cne - junta regional de aveiro - plano regional 2015

44
2015 OUSAR SER PLANO TRIENAL 2015|17 2016 ESCUTEIRO CATÓLICO 2017 NA ALEGRIA DO EVANGELHO REGIÃO DE AVEIRO

Upload: junta-regional-de-aveiro-do-cne

Post on 19-Jul-2015

591 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

2015 OUSAR SERPLANO TRIENAL 2015|17

2016 ESCUTEIRO CATÓLICO2017 NA ALEGRIA DO EVANGELHO

REGIÃO DE AVEIRO

Page 2: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015
Page 3: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 03

ÍNDICE

Introdução ao Plano Regional

Chea Regional

Assistência Regional Plano trienal 2015|17 Plano regional 2015

Secretarias regionais Administrativa e nanceira Orçamento nanceiro

Recursos Adultos

Pedagógica

Património, Expansão e Ação Local

Ambiente e Proteção Civil

Comunicação e Imagem

Nós

Patrulha da sede

Centro nacional de formação ambiental de S. Jacinto

Calendarização

05

07

1014

1516

21

22

24

25

26

27

28

29

31

Page 4: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

"A vida seria aborrecidase fosse toda de rosas;o sal tomado sozinho é amargo,mas saboreado com a comidadá-lhe bom paladar.As diculdades são o sal da vida (..)Quando tiveres que fazer um trabalho difícil,pede a Deus que te ajude a fazê-lo,e Ele dar-te-á forças.Mas continuas a ser tuquem tem que o fazer."in RASTO DO FUNDADOR de Robert Baden-Powell

Page 5: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Caros Dirigentes, Caminheiros, Irmãos no Escutismo e na Igreja

Será este o documento que orientará os destinos da nossa Região, durante o próximo triénio. Um documento que, fizemos questão, fosse o mais participado possível por todos, com o objetivo de espelhar na sua conceção a Região que todos queremos ter. Um obrigado a todos os que contribuíram de uma forma ou de outra.

Na cerimónia de tomada de posse, o nosso Bispo, Dom António Moiteiro lançou-nos um desafio de, para além de sermos o sal que nos propomos ser, sermos também luz. Logo lhe respondemos afirmativamente e com base nesta premissa, nas linhas orientadoras do plano Pastoral, no nosso lema de patrulha e nos objetivos que definimos, chegámos ao nosso lema regional para o Triénio:

Ousar Ser Escuteiro Católico na Alegria do Evangelho

Pretende-se que este lema seja dividido em três partes e nos três anos do nosso mandato. Um lema que evolua de ano para ano e que seja o aberto suficiente que permita aos nossos Agrupamentos, nas suas vivências enquanto estrutura local mas também na sua integração com a comunidade estabelecer as suas próprias diretrizes; mas que indique também orientações, propostas que nos façam, na conjugação de ações sentir que somos membros de um mesmo corpo, sincronizados nos princípios e nos valores.

No primeiro ano queremos Ousar ser; nós todos e cada um, atores de um mundo que queremos melhor... a diferença que tem de começar por ti, por mim... olhar para dentro, perceber quem somos e ao que vimos. Para isso temos de sair da nossa zona de conforto e

estar atento, atuar e avaliar. O que sentiste? O que tens de ajustar no teu caráter, no teu relacionamento com os outros?

Ousar ser incómodo para com as injustiças;Ousar ser a palavra que destoa nos momentos de fragilidade humana;Ousar ser ponte que une, que elimina barreiras;Ousar ser a diferença que queremos ver no mundo;Ousar ser sentinelas da manhã;Ousar ser uma nova maré de escutismo com sal.

No segundo ano queremos Ousar ser Escuteiros Católicos; indissociável do escutismo católico, o ser Igreja aparece-nos como o grande desafio... verdadeiro tempero que no seu projeto salvífico do Homem Novo, nos mostra o caminho da Felicidade e do Amor que nos leva a não nos resignarmos com diversões insípidas, modas passageiras e projetos redutivos e, dessa forma evitar a mediocridade e o conformismo tão espalhados na nossa sociedade como nos diz S. João Paulo II.

Neste início de trabalho na nossa Diocese, o nosso Bispo impele-nos a viver e a proclamar com alegria a palavra de Deus e com essa alegria contagiar todos os outros numa atitude evangélica congregadora. O escuta tem sempre boa disposição de espírito ou o lobito é alegre... sabemos ser assim nas nossas atividades e verificamos quanto é bom perceber a felicidade que a alma espelha nos sorrisos e nos gestos... é por isso importante que neste terceiro ano Ousemos Ser Escuteiros Católicos na Alegria do Evangelho.A atividade da Chefia Regional para este triénio, para além das várias competências instituídas pelo Regulamento Geral do CNE, consubstancia-se nos planos das secretarias

INTRODUÇÃOAO PLANO REGIONAL

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 05

Page 6: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

regionais em anexo e no organigrama operacional, documentos orientadores da área executiva na gestão da nossa Região numa transversalidade que otimize e que seja facilitadora de processos.

Termino da mesma forma que terminei na tomada de posse desta nova junta com um trecho da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, por alturas dos 90 anos do CNE:“... A melhor forma de viver o Escutismo, consiste em fazê-lo de forma autêntica, segundo a sua pedagogia própria, na adaptação aos tempos novos e na fidelidade aos seus princípios. Se cada escuteiro estiver “Sempre Alerta” praticando dedicadamente o “Serviço” irá descobrir que “há mais felicidade em dar do que em receber” (at 20,35).

Queremos ajudar todos os escuteiros da nossa Região a viverem o escutismo de forma autêntica e na fidelidade aos princípios. Contamos com todos nesta Missão em que nos disponibil izamos para praticar dedicadamente o Serviço... podem contar connosco ao vosso lado neste caminho que queremos trilhar juntos.

Que Deus, na sua Misericórdia e Amor incondicional nos ajude.

Por último, neste tempo em que se renovam as estruturas regionais, queremos deixar uma palavra especial de reconhecimento aos anteriores elementos pelo empenhamento e pela generosidade com que desde sempre se entregaram à nossa Região.

Com uma canhota forte,

José Carlos SantosCHEFE REGIONAL DE AVEIRO

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português06|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 7: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Ao apresentarmos este plano de atividades da Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas para o ano de 2015, pretendemos que ele espelhe o rosto da nossa região, nesta “nova maré de escutismo com sal”. Pretendemos que ele seja o reflexo de uma região viva, que ouse ser e fazer “verdadeiro escutismo Católico na Alegria do Evangelho.

Organização da Junta RegionalDepois de estudarmos as estruturas regionais das várias regiões e de olharmos para as singularidades da nossa região, ousamos um novo modelo de organização da junta regional.À luz dos novos desafios que se colocam ao escutismo nestes “novos e belos tempos”, desenhamos uma estrutura regional que quer estar mais próxima de todos, seja através das diversas secretarias regionais bem como dos coordenadores das áreas da nossa região (norte, sul, nascente e bairrada) a que chamamos de NÓS.

Assistência RegionalFruto de um trabalho das equipas regionais anteriores e de uma abertura plena e efetiva do escutismo à nossa diocese, o CNE encontra-se perfeitamente enquadrado nas metas traçadas pela diocese para os próximos tempos. Por outro lado o trabalho próximo que vem sendo realizado com os serviços diocesanos que mais de perto trabalham com as crianças, adolescentes e jovens augura uma vivência e comunhão plena que culminará em trilhos de vivência da fé, ousando a “alegria da conversão eclesial”.

Concretamente o trabalho próximo e amigo da equipa da assistência regional será balizado pela animação, com os dirigentes leigos, da comunidade escutista enquanto espaço eclesial de evangelização e vivência da fé, sendo ainda potenciadores de encontros entre os nossos assistentes regionais, que tão importante papel possuem no agrupamento, como forma de criação de uma identidade regional. Por último esta equipa será sempre a representação do nosso Bispo no CNE de Aveiro.

Secretaria Regional Administrativa e FinanceiraPara este triénio pretendemos que esta estrutura regional apoie os agrupamentos no cumprimento dos seus deveres estatutários, através da disponibilização de documentos de apoio às áreas administrativas e financeira. Por outro lado que zele pela saúde financeira da junta regional e que trabalhe muito próximo com a patrulha da Sede, seja através de uma rigorosa e atenta gestão de controlo de custos, promovendo ainda ações concretas de angariação de fundos para a nossa Sede regional. Fruto disso é o desafio que lançamos desde já a toda a região com o fim-de-semana “Ser +”, que pretende ser um tempo em que toda a região, de uma forma ou de outra, faça algo de concreto para a nossa Sede. Por último, esta secretaria propõe-se a promover uma organização interna dos serviços regionais, nomeadamente através de i n s t r u m e n t o s q u e n o r m a l i z e m procedimentos.

CHEFIA REGIONAL

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 07

Page 8: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Secretaria Regional dos Recursos AdultosEsta secretaria que é o pilar basilar da formação dos nossos recursos adultos tem desafios extraordinários para os próximos tempos, fruto de todos os projetos que vêm sendo lançados pelos correspondentes órgãos nacionais. Assim para este ano iremos ser elo de ligação com a secretaria nacional da formação, participando nos diversos encontros nacionais e fazendo eco na região. Por outro lado iremos promover uma formação de qualidade na região, reforçando a equipa regional de formadores e continuando com a oferta formativa aos mais variados níveis. Seremos ainda o garante da formação específica dos chefes de unidade e dos chefes de agrupamento, criando condições para a conclusão de formações pendentes (CIP, CAP, CAL).

Secretaria Regional PedagógicasComo movimento de formação integral de crianças, adolescentes e jovens a área da pedagogia escutista é de suma importância para o nosso movimento. Atenta às alterações que foram ocorrendo ao longo dos últimos anos nesta área, esta secretaria propõe-se a ser o elo de ligação com a correspondente secretaria a nível nacional, dinamizando o processo de avaliação que está a decorrer neste ano. Por outro lado pretende consolidar o programa educativo na região, suportando a partilha de boas práticas entre os agrupamentos e as secções ao nível do programa educativo. Concretamente realizaremos as jornadas do Chill e criaremos uma espaço virtual de recursos pedagógicos.Dentro desta secretaria teremos, como seria de esperar, os departamentos referentes às quatro secções que são o rosto visível e próximo na região para todo este projeto pedagógico.

Secretaria Regional para o património, expansão e ação localEsta secretaria subdivide-se em dois departamentos. Por um lado teremos a área do património que terá como metas a inventariação do património da região e o

grande desígnio regional da conclusão da nossa sede regional, obra tão necessária para a identidade da nossa região. Outro departamento corresponde à expansão e ação local, onde se irá apoiar os agrupamentos em formação, acompanhando a formação dos candidatos a dirigentes. Queremos também num prazo no nosso mandato conseguir aumentar em dez por cento o número de agrupamentos da região, respondendo ao desafio que o nosso Bispo D. António Moiteiro, nos lançou na altura da tomada de posse.

Secretaria Regional para o ambiente e proteção civilÀ semelhança da secretaria anterior também esta irá estar dividida em dois grandes departamentos (ambiente e proteção civil).Em termos ambientais procuraremos trazer para a mesa da discussão a educação ambiental no escutismo e a promoção das diversas especialidades na área do ambiente. Criaremos um registo de espaços para atividades escutistas na região, realizando para já, um levantamento e identificação dos mesmos. E lançaremos um desafio ambiental por ano, sendo que a concretização para este, será a dinamização da criação de um posto de compostagem.Ao nível da proteção civil iremos construir uma equipa regional para esta área e solicitaremos aos agrupamentos que identifiquem quem são os seus delegados. Instituiremos uma equipa de delegados municipais, identificando os atuais e nomeando novos. Será também relevante operacionalizar a rede de rádio escutismo na região.

Secretaria regional de comunicação e imagemAtualmente e face aos desafios que diariamente são colocados ao nosso movimento justifica, per se, a inclusão na estrutura regional da área da comunicação e imagem. Como tal teremos de colocar metas a atingir nos próximos anos. Será necessário a definição de estratégias de processamento de informação, centralizando a informação num único espaço. A página na internet, que será

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português08|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 9: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

remodelada, tornar-se-á a principal plataforma de informação da região. Seremos também o agente de divulgação das atividades da região, quer a nível interno como a nível externo ao movimento, criando uma identidade gráfica que possibilite a fácil identificação do escutismo na região de Aveiro.

Por último apenas nos resta afirmar perentoriamente que o escutismo se faz nos agrupamentos e em agrupamento e portanto esta junta regional tentará sempre estar próxima dos vários agrupamentos que compõem a nossa região. Toda a nossa estrutura regional está ao serviço de todos os escuteiros e acima de tudo ousaremos ser mais próximos e amigos de todos os outros escutas. Acreditamos portanto que, com a graça de Deus, a bênção de Maria Mãe dos Escutas e de Santa Joana padroeira da nossa diocese e a proteção de São João Paulo II seremos, todos juntos, capazes de ser uma nova maré de escutismo com sal.

José Carlos SantosChefe Regional

Fernando Cassola MarquesChefe Regional Adjunto

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 09

Page 10: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

PLANO TRIENAL 2015-17

I. Considerações PreliminaresÉ sempre bem recordar que a identidade da nossa associação, na sua opção católica, tem sempre uma matriz eclesial. Este alicerce fundacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é, entre vários motivos, uma das razões da excelência e sucesso do movimento junto das comunidades que vivem a fraternidade, a esperança e a sabedoria, pois catalisam e se enriquecem com uma das ferramentas pedagógicas de responsabilidade e participação mais poderosas do movimento escutista: o “Sistema de Patrulhas”. A Equipa Regional da Assistência procura abrir horizontes e enquadrar, na medida das suas forças e possibilidades, esta e as outras realidades do universo pedagógico escutista centradas nos conteúdos da Lei, princípios e promessa do escuteiro. A Equipa Regional da Assistência (ERA), sendo transversal aos grupos e ao trabalho desenvolvido da região, tem as suas competências e os seus campos de ação largamente explicitados nos Estatutos (artigo 41º) e no Regulamento Geral (artigo 27º) do CNE.O início de um novo mandato de Junta Regional, com praticamente uma nova equipa, uma nova liderança e com um novo figurino, procura agora responder a outros desafios e a novas perspetivas. Lembramos mais uma vez que os objetivos estruturais da Assistência Regional, que continuarão a guiar o trabalho desta ERA renomeada pelo senhor

Bispo, estão já estruturalmente estabelecidos e que será na criatividade das estratégias para atingir esses objetivos que centraremos este ano mais os nossos recursos, aproveitando a frescura e o vigor de uma nova liderança. Tal como já fizemos em anteriores ocasiões, iremos também aqui lembrar alguns contextos prévios onde apontamos algumas fragilidades, dinamismos, sintomas e possibilidades que podem também dar, de forma criativa, alguns contornos às estratégias a que se propõe a ERA. Este ano, iremos procurar também inovar na forma de organizar e promover as ações que as estratégias lançam. Certamente que o relatório relativo a este plano terá que avaliar e mensurar, um pouco melhor do que até agora, a forma como foram atingidos (ou não) os objetivos.

II. ObjetivosPara 2015, os objetivos principais da Equipa Regional da Assistência (ERA) configuram a essencial tarefa deste setor de trabalho na associação, que são concretamente:

1. Representar o Bispo Diocesano no CNE e2. Animar, com os dirigentes leigos, a comunidade escutista, no sentido de ela ser espaço eclesial de evangelização e vivência da Fé.

III. Estratégias1. ContextosAlgumas das estratégias a concretizar

ASSISTÊNCIA REGIONAL

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português10|

Page 11: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

prolongam-se necessariamente da memória e do trabalho efetuado, pois mantêm atualidade e necessidade. Mas vamos aos contextos.

Início do Ministério Pastoral do novo prelado AveirenseChegado a 14 de Setembro de 2014, D. António Manuel Moiteiro Ramos diz na mensagem que dirigiu à diocese que “para os próximos anos, o nosso horizonte pastoral deve ser o dinamismo criado pela Missão Jubilar que celebrou os 75 anos da restauração da Diocese”, tendo nessa linha explicitado uma das ideias força desta perspetivação: “sem comunidades cristãs vivas não há Igreja de Jesus”. Para o novo prelado de Aveiro “a missão da Igreja não podia ser outra que a de proclamar o amor gratuito de Deus, a conversão ao Evangelho, o dom do Espírito, o Batismo para o perdão dos pecados e a formação de comunidades cristãs onde a fraternidade seja o selo da nossa identidade” acrescentando ainda que “a missão da Igreja não é outra senão a de propor a toda a humanidade a alegria do Evangelho”. Entre os objetivos da ação pastoral que a diocese estabelecerá de futuro, como referência para os seus serviços, obras, associações e movimentos, destacamos o recriar espaços e tempos para os cristãos poderem viver o seu ser em Cristo e o envolver e consciencializar as pessoas no papel e ação que possuem na construção de um mundo melhor – diretrizes que irão dirigir o compromisso regional no espaço diocesano.

Década para o CentenárioA celebração em 2013 dos 90 anos da associação e a celebração dos 100 anos da chegada a Portugal do movimento colocaram vários e sérios desafios a todos os intervenientes do processo educativo que o Escutismo proporciona, quer para as atuais gerações quer para aqueles que vão receber este legado. Em 2023 o CNE vai celebrar os seus 100 anos, num marco histórico de oportunidades quer na identidade, na abertura, na integração, na comunhão e no

processo de evangelização em que está integrado o CNE, reconhecimento este que continua a ser uma das chaves de interpretação de um itinerário a concretizar na participação das atividades e a materializar na cooperação entre todos os níveis de responsabilidade, não só ao nível regional mas nos outros setores de intervenção e atuação.

Crescimento e Participação da RegiãoEsta tem sido uma preocupação constante da ERA e das equipas regionais dos últimos anos: o crescimento sustentado e a expansão integrada da associação pela região. Como já sabemos há agrupamentos em todos os dez concelhos que integram a região de Aveiro; havendo dois em processo de fundação: Silva Escura, no concelho de Sever do Vouga e Oliveira do Bairro, no concelho com o mesmo nome. Das 101 paróquias da diocese apenas 44 têm agrupamentos. Num conjunto reduzido, o número de habitantes em algumas paróquias e as suas perspetivas de crescimento não permitem o surgimento sustentáve l de uma est rutura de agrupamento. Mas esse é um desafio aos serviços da região e à igreja diocesana. Vale a pena lembrar, na nossa diocese, a situação singular do agrupamento 1084 que foi criado a partir da preocupação de uma realidade que nasce de perspetivas interessantes e criativas. Os agrupamentos 191 e 794 são neste momento uma experiência original, ainda a integrar perspetivas e a congregar dinamismos numa mesma comunidade. Vemos assim que vários desafios trouxeram várias soluções e compromissos. Como já foi dito atrás, há 44 agrupamentos na região, havendo contactos e diligências expressivas, junto de, pelo menos, seis párocos e suas comunidades. Gostaríamos todos de, até 2023, ano do centenário do CNE, ultrapassar mais de metade das comunidades paroquiais da nossa diocese com agrupamentos do CNE. A ERA continuará assim a intervir e a marcar uma presença fundamental nesse setor e nos seus processos, quer de forma direta, quer nos vários níveis e modalidades de

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 11

Page 12: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

responsabilidade junto da vida diocesana.

Dinamização da Formação de DirigentesNeste momento o CNE, e nele a nossa região, passa pela implementação de uma nova abordagem dos Adultos no Escutismo e nela do renovado Sistema de Formação de Adultos no Escutismo. O momento presente, a promoção, a participação, o acom-panhamento e o enriquecimento na região destes novos ciclos de formação são uma prioridade da ERA com perspetiva de futuro.

Programa educativo e oportunidadesApós um tempo razoável de todo um conjunto de iniciativas para renovação da animação pedagógica do movimento e nele do CNE, encontra-se em fase de estabilização nos agrupamentos os pressupostos do Programa Educativo; a assistência continuará a estar muito atenta e envolvida neste percurso e continuará a contribuir para a sua execução. Seguindo esta óptica, o desenvolvimento e agilização dos recursos proporcionados pelo Campo de Formação de São Jacinto, da gestão da Junta Regional, continuarão a suscitar algumas iniciativas, trazidas pela continuidade e avaliação de um trabalho já desenvolvido. Concluímos em 2015 a década Internacional “Água para a Vida” e estamos na parte final da década das Nações Unidas para a “Educação do Desenvolvimento Sustentável”, sendo que o próximo ano será o Ano Europeu para o Desenvolvimento. Para além disso, iniciamos há pouco tempo a década, também no âmbito das Nações Unidas, sobre a Biodiversidade. 2015 será ainda o Ano Internacional da Luz e também dos Solos. Todas estas comemorações, a terem lugar e a trazerem consigo vários meios e uma diversificação variada de recursos, são oportunidades para a vida da associação, entre outros níveis na região, e nela da espiritualidade cristã.

Junta Regional – Mandato: 2015-2017A nova equipa de trabalho da Junta Regional inicia agora uma caminhada, por coincidência associada ao início do trabalho

pastoral do bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos. Mantendo algumas diretrizes de trabalho que já tinham sido desenhadas por anteriores conselhos regionais, esta nova equipa, denominada “Patrulha João Paulo II”, tem simbolicamente introduzido no seu lema uma “nova maré de escutismo com sal”, de forma a introduzir novos dinamismos para os próximos três anos. Cientes das responsabilidades que lhes advêm da matriz identitária da associação e do elo espiritual indissociável do movimento, esta nova equipa recebe desafios setoriais, aliás, onde ainda há muito a edificar.

Sede RegionalA construção da sede para a Junta Regional no Bairro de Santiago da União de freguesias de Glória e Vera-Cuz, continua a ser uma realidade mobilizadora de e para toda a região. O projeto que lhe deu forma e a sua atual concretização não querem mobilizar protagonismos nem obviamente centrar atenções numa pessoa ou num pequeno grupo, mas sim pretendem destacar o serviço fiel e generoso de todo um contingente regional, nos seus agrupamentos de forma concreta. Desta forma, surge a necessidade de convocar a região, sendo necessária uma melhor sensibilização, mais alargada e explicitadora, motivando para uma participação mais ativa e consciente.

2. IniciativasAs estratégias apresentadas são plurianuais e foram recentemente reformuladas, dados os novos desafios entretanto suscitados. Desta forma, algumas chegam do passado e reiteram a sua existência dados os impactos esperados e os destinatários. A ERA mantém no seu horizonte mais próximo a atenção e o acompanhamento da equipa da Junta Regional e os dirigentes que coordenam a vida dos agrupamentos. Estratégias a implementar/consolidar:

- Ent rosamento dos meios da espiritualidade e da animação da Fé nas várias equipas e departamentos regionais;

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português12|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 13: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

- Motivação e desenvolvimento, em todas as áreas específicas da assistência regional, da execução do projeto educativo e das suas consequentes orgânicas.

- Alargamento e incrementação de alguns meios de uma Animação da Fé integrada na vida da associação, comprometendo de forma mais ativa os dirigentes.

- Fomento, ao nível dos conteúdos da espiritualidade na sua matriz cristã-católica, da formação, da informação e da comunicação na vida da região.

- Reforço, nas atividades, do papel da oração e da espiritualidade, e suas vertentes formativas, como meio privilegiado de fazer a sintonia com os objetivos finais do sistema de progresso.

- Sensibilizar e estabelecer contactos com as paróquias que possuam condições de sustentabilidade, e seus párocos, que ainda não possuem agrupamentos, de forma a se poder obter meios e oportunidades para o seu surgimento, em parceria com a coordenação das áreas pedagógicas e com o departamento próprio.

- Implementação de espaços de encontro e de partilha entre os assistentes na região, de forma: a melhorar a comunicação, a obter uma atualização das novas metodologias educativas e a atingir uma eficiente intervenção destes junto dos seus grupos.

- Promoção e organização de espaço de caráter regional com a presença dos assistentes, para a consciencialização do “perfil de assistente”, “natureza” e formação especial ou específica e r e c u r s o s d i s p o n í v e i s o u a disponibilizar;

- Acompanhamento dos agrupamentos na implementação de uma efetiva e articulada animação da fé;

- Implementação de iniciativas que procurem a efetiva relação da vida da

associação com a sua natural adesão espiritual, ligadas à vivência eclesial;

- Ponderação e participação na preparação dos tempos de animação pedagógica da Fé nos espaços de formação específica da vida do movimento;

IV. CalendárioA organização do calendário e dos seus dinamismos relacionados com a ERA vão ter lugar, de acordo com a natureza do seu ordenamento, numa atuação de articulação e compromisso com as demais equipas regionais. Mesmo aquelas actividades mais específicas terão sempre o natural suporte e o essencial apoio da ERA no âmbito das secções de trabalho pedagógico da região e dos restantes departamentos e serviços regionais.

Pe. Manuel Augusto Marques de OliveiraAssistente Regional

Diácono Élio SimõesAssistente Regional Adjunto

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 13

Page 14: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

PLANO REGIONAL 2015

I. Notas IniciaisA Assistência Regional, constituída pela Equipa Regional da Assistência (ERA), irá dar sequência nos próximos três anos a um projeto mais alargado - e que se encontra expresso no plano trienal. A compreensão dos seus objetivos e o entendimento das estratégias a eles ligados, verificando a sua normal transversalidade, poderão agilizar algumas realizações do CNE na Região de Aveiro. Neste plano alargado, ao iniciar o “Ano Um” de um tempo virado para a ousadia de ativar aquilo que é essencial, a oportunidade do apoio natural de novas e empenhadas lideranças, bem como o estímulo responsável de um trabalho em equipa organizado, estruturado e consciente terão certamente um peso maior no atingir das metas que estão em correlação e (sobre)vivem desse vínculo. Há evidentes ligações (e o reiterar da insistência) a planos anteriores, o que manifesta a insatisfação pelos impactos atingidos, a verificação das possibilidades e a consciência das dificuldades e obstáculos enfrentados.

II. RealizaçõesHá contextos gerais que influenciam conscientemente qualquer plano e nele os seus pressupostos e as suas atividades. Em início de atividade pastoral na nossa diocese, D. António Manuel Moiteiro Ramos, está a reunir as pessoas e os grupos de dinamização eclesial e com eles a estabelecer as metas e os meios para a expressão, um Plano Diocesano claramente influenciado pelas convocações recentes a uma missão de participação, transformação e proximidade. O presente documento da Junta Regional e seu Plano Trienal estão já convictamente mergulhados nesse dinamismo.Neste “Ano Um” irá também decorrer o «Ano para a Vida Consagrada» que terá o seu começo oficialmente no próximo dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento e se estenderá até o dia 2 de fevereiro de 2016. O e s c u t i smo , n a s u a p r o po s t a d e desenvolvimento global, é também um meio para a descoberta desta vida consagrada e

ocasião particular para dar resposta generosa ao chamamento a uma vida de consagração. Iremos ter em conta este contexto nas várias propostas e ações a promover.A vida do Corpo Nacional de Escutas (CNE) tem a sua realização plena junto dos agrupamentos, perto dos grupos e no contacto e interação com as crianças, adolescentes e jovens. A renovação da ação pedagógica ocorrida há poucos anos, traduzida no “Programa Educativo do CNE” e no recente “Sistema de Formação de Adultos”, coloca novos desafios também às lideranças locais e seus naturais parceiros. Deste modo, a ERA irá concretizar alguns encontros com assistentes nessas vertentes, de forma a contribuir para uma melhor agilização de papéis (funções) e intervenções. Além disso, a atividade ANIMA, que ocorria em finais de setembro de cada ano com dirigentes e candidatos a dirigentes, terá no próximo ano um figurino renovado (irá denominar-se “ANIMATIVA”) em virtude de vários fatores.Queremos ousar… em conjunto.

Pe. Manuel Augusto Marques de OliveiraAssistente Regional

Diácono Élio SimõesAssistente Regional Adjunto

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português14|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 15: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Tomando consciência da realidade da região, no que aos aspetos de organização administrativa diz respeito, alguma evolução foi feita. Muitos agrupamentos já estão organizados e cumprem as designações dos regulamentos do CNE e seguem as boas práticas de organização e comunicação com a JR.Quanto aos aspetos de carater financeiro, ainda desconhecemos a realidade da região. Com esta noção do que se passa, ou não passa, é nosso interesse que neste mandato os agrupamentos tenham ao dispor folhas de trabalho que os ajude a estar organizados e a fazer a história do próprio agrupamento, já que a história não pode ser só recordações, mas também arquivo, documentos, fotos, relatórios, etc.Vamos por isso emitir documentos que permitam, em primeiro lugar, uma ajuda direta ao agrupamento que terá a consequência de o ter organizado.

O outro propósito que nos vai fazer agir de forma ativa é a Sede Regional e a angariação de fundos para a sua construção / conclusão. Está constituída a equipa da Sede, mas esta

secretaria não se pode alhear de colaborar.Estaremos sempre ao lado deles para toda a ajuda necessária, mas também tomaremos iniciativas para ajudar na angariação de fundos. Programamos desde já um fim-de-semana, em que toda a região estará unida e em comunhão com este projeto, e para o qual daremos propostas de atividades.

Finalmente, uma palavra ao DMF e ao atendimento geral, que vai continuar a prestar o serviço de qualidade que nos habituou e s t a ndo s emp r e c om a máx ima disponibilidade e celeridade no tratamento dos vossos pedidos.

Concluindo, reiteramos a intenção para colaborar com todos nas dificuldades, dúvidas ou preocupações que tenham nestas áreas.

Nuno NogueiraSRAF

SECRETARIA REGIONALADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Harmonizar a forma

de cumprimentos dos

deveres estatutários

pelos agrupamentos

2. Zelar pela saúde

financeira da Junta

Regional e colaborar

com a Patrulha da Sede

3. Organização interna

dos serviços regionais

1. 1 Simplificar a forma

de comunicação

2. 1 Canalizar os recursos

financeiros para

a construção da sede regional

3. 1 Criar procedimentos

de gestão financeira

e documental.

1. 1.1 Desenvolver documentos de

apoio à função administrativa

e financeira dos agrupamentos

2. 1.1 Controlo de custos e promover

ação regional de angariação

de fundos para a sede

3.1 .1 Criar um regulamento de despesas

3.1.2 Estandardizar procedimentos

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 15

Page 16: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

ORÇAMENTO FINANCEIRO 2015

QUOTIZAÇÕESA proposta de quota regional para este ano é de 3,00 � por elemento, sendo os agravamentos os seguintes:- 1º mês de atraso nos censos: 0,50 � por elemento- 2º mês de atraso nos censos: 1,00 � por elementoUltrapassados estes prazos, serão os Agrupamentos considerados suspensos, devendo cessar todas as atividades até regularização da situação, nomeadamente para efeitos do seguro escutista.

Descrição

Comunicação

Material Secretaria

Deslocações

Locação espaço

Subtotal

Conselho Fiscal

Descrição

Comunicação

Material Secretaria

Deslocações

Reuniões

Subtotal

Comissão Eleitoral Regional

Descrição

Comunicação

Material Secretaria

Deslocações

Donativos

Subtotal

Assistência Religiosa

Descrição

Comunicação

Material Secretaria

Deslocações

Donativos

Subtotal

Secretaria Regional Pedagógica

Descrição

Deslocações

Comunicações

Material

Subtotal

Custos

0.00

25.00

20.00

0.00

45.00

Custos

0.00

0.00

0.00

50.00

50.00

Custos

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

Custos

0.00

50.00

300.00

0.00

350.00

Custos

500.00

50.00

100.00

650.00

Proveitos

0.00

0.00

10.00

0.00

10.00

Proveitos

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

Proveitos

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

Proveitos

0.00

0.00

150.00

0.00

150.00

Proveitos

250.00

0.00

0.00

250.00

Saldo

0.00

-25.00

-10.00

0.00

-35.00

Saldo

0.00

0.00

0.00

-50.00

-50.00

Saldo

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

Saldo

0.00

-50.00

-150.00

0.00

-200.00

Saldo

-250.00

-50.00

-100.00

-400.00

Mesa dos Conselhos Regionais

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português16|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 17: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Secretaria Regional Administrativa e Financeira

Descrição

Comunicação

Material

Deslocações

Donativos

Subtotal

Secretaria Regional dos Recursos Adultos

Descrição

Comunicação

Material

Deslocações

Donativos

Subtotal

Secretaria Regional Património, Expansão e Ação Local

Descrição

Comunicação

Material

Deslocações

Donativos

Subtotal

Secretaria Regional Ambiente e Proteção Civil

Descrição

Comunicação

Material

Deslocações

Donativos

Subtotal

Secretaria Regional para a Comunicação e Imagem

Descrição

Comunicação

Serviços

Deslocações

Equipamentos

Subtotal

I Secção

Descrição

Atividades

Deslocações

Material

Donativos

Subtotal

Custos

0.00

45.00

300.00

0.00

345.00

Custos

0.00

0.00

200.00

0.00

200.00

Custos

25.00

0.00

300.00

0.00

325.00

Custos

0.00

0.00

250.00

0.00

250.00

Custos

100.00

200.00

200.00

300.00

800.00

Custos

250.00

100.00

100.00

0.00

450.00

Proveitos

0.00

0.00

150.00

0.00

150.00

Proveitos

0.00

0.00

100.00

0.00

100.00

Proveitos

0.00

0.00

150.00

0.00

150.00

Proveitos

0.00

0.00

125.00

0.00

125.00

Proveitos

0.00

0.00

100.00

0.00

100.00

Proveitos

250.00

50.00

0.00

0.00

300.00

Saldo

0.00

-45.00

-150.00

0.00

-195.00

Saldo

0.00

0.00

-100.00

0.00

-100.00

Saldo

-25.00

0.00

-150.00

0.00

-175.00

Saldo

0.00

0.00

-125.00

0.00

-125.00

Saldo

-100.00

-200.00

-100.00

-300.00

-700.00

Saldo

0.00

-50.00

-100.00

0.00

-150.00

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 17

Page 18: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

II Secção

Descrição

Deslocações

Material

Atividades

Subtotal

III Secção

Descrição

Atividades

Material

Comunicações

Deslocações

Donativos

Subtotal

IV Secção

Descrição

ERCA

Outras Atividades

Formação

Atividades de Área

Deslocações

Material

Donativos

Subtotal

Departamento da Formação

Descrição

EI

IPE e FGPE

Formação Externa

Deslocações

Subtotal

Departamento de Proteção Civil

Descrição

Actividades

Comunicações

Deslocações

Donativos

Subtotal

Departamento de Ambiente

Descrição

Actividades

Comunicações

Deslocações

Subtotal

Custos

100.00

75.00

150.00

325.00

Custos

500.00

100.00

50.00

100.00

0.00

750.00

Custos

0.00

200.00

0.00

0.00

150.00

50.00

0.00

400.00

Custos

300.00

1.500.00

0.00

300.00

2.100.00

Custos

100,00

10,00

50,00

0,00

160,00

Custos

100,00

10,00

100,00

210,00

Proveitos

50.00

0.00

150.00

200.00

Proveitos

500.00

0.00

0.00

50.00

0.00

550.00

Proveitos

0.00

200.00

0.00

0.00

75.00

0.00

0.00

275.00

Proveitos

300.00

1.500.00

0.00

150.00

1.950.00

Proveitos

100,00

0,00

25,00

0,00

125,00

Proveitos

100,00

0,00

50,00

150,00

Saldo

-50.00

-75.00

0.00

-125.00

Saldo

0.00

-100.00

-50.00

-50.00

0.00

-200.00

Saldo

0.00

0.00

0.00

0.00

-75.00

-50.00

0.00

-125.00

Saldo

0.00

0.00

0.00

-150.00

-150.00

Saldo

0.00

-10.00

-25.00

0.00

-35.00

Saldo

0.00

-10.00

-50.00

-60.00

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português18|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 19: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Departamento Internacional

Descrição

Deslocações

EPI

Material Pedagógico

Subtotal

Depósito de Material e Fardamento

Descrição

Pessoal

Deslocações

Donativos

Fardamento e Livraria

Despesas funcionamento

Investimento - Bens próprios

Outras despesas

Outros proveitos

Subtotal

Sede Regional

Descrição

Nova fase de construção e acabamentos

Restituição impostos

Alocação JR – Depósitos prazo

Alocação JR – Fundos próprios e angariações

Donativos e ofertas

Empréstimos

Subtotal

CENFA São Jacinto

Descrição

Utilização do Campo

Bicicletas, Canoas

Outras Receitas

Loja Escutista

Combustíveis

Eletricidade

Água

Comunicações

Manutenção

Aquisição Equipamentos e Infraestuturas

Direção

Assalariados

Informática

Custos com staff

Jornadas de Serviço

Seguros Veículos

Seguros Multirriscos

Alocação da Junta Regional

Subtotal

Custos

250.00

0.00

100.00

0.00

350.00

Custos

12.200.00

150.00

0.00

50.000.00

400.00

100.00

200.00

0.00

63.050.00

Custos

200.000.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

200.000.00

Custos

0.00

0.00

0.00

0.00

1.000.00

1.500.00

1.200.00

1.000.00

9.500.00

5.050.00

5.000.00

12.000.00

1.500.00

2.000.00

1.000.00

900.00

600.00

0.00

42.250.00

Proveitos

100.00

0.00

0.00

0.00

100.00

Proveitos

0.00

0.00

75.00

66.000.00

0.00

0.00

0.00

50.00

66.125.00

Proveitos

0.00

40.000.00

60.000.00

6.700.00

30.000.00

63.300.00

200.000.00

Proveitos

37.500.00

250.00

500.00

4.000.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

0.00

42.250.00

Saldo

-150.00

0.00

-100.00

0.00

-250.00

Saldo

-12.200.00

-150.00

75.00

16.000.00

-400.00

-100.00

-200.00

50.00

3.075.00

Saldo

200.000.00

-40.000.00

-60.000.00

-6.700.00

-30.000.00

-63.300.00

0.00

Saldo

37.500.00

250.00

500.00

4.000.00

-1.000.00

-1.500.00

-1.200.00

-1.000.00

-9.500.00

-5.050.00

-5.000.00

-12.000.00

-1.500.00

-2.000.00

-1.000.00

-900.00

-600.00

0.00

0.00

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 19

Page 20: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Serviços regionais

Descrição

Pessoal

Despesas funcionamento

Quota regional

Quota Nacional

Quota Internacional

Assim. Flor de Lis

Seguro Dirigentes

Seguro Associados

Derrama

Agravamentos

Calendários

Outras despesas

Rendas edifícios

Receitas Financeiras

Deslocações

Donativos

Dia da Região - S. Jorge

Ofertas e donativos

Outras receitas

Serviço Contabilidade

Alocação Sede Regional

Subtotal

ORÇAMENTO FINANCEIRO CONSOLIDADO

Descrição

Mesa do Conselho

Conselho Fiscal

Comissão Eleitoral Regional

Assistência Religiosa

Secretaria Regional Pedagógica

Secretaria Regional Administrativa e Financeira

Secretaria Regional dos Recursos Adultos

Secretaria Regional Património, Expansão e Ação Local

Secretaria Regional Ambiente e Proteção Civil

Secretaria Regional para a Comunicação e Imagem

I Secção

II Secção

III Secção

IV Secção

Departamento da Formação

Departamento de Proteção Civil

Departamento de Ambiente

Departamento Internacional

Depósito de Material e Fardamento

Sede Regional

CNFA São Jacinto

Serviços Regionais

Subtotal

Custos

0

3500

9000

18000

3000

8085

8085

7383

0

0

8442

1000

2500

0

4000

0

0

0

0

1500

6700

81195

Custos

45.00

50.00

0.00

350.00

650.00

345.00

200.00

325.00

250.00

800.00

450.00

325.00

750.00

400.00

2.100.00

160.00

210.00

350.00

63.050.00

200.000.00

42.250.00

81.195.00

394.255.00

Proveitos

0

0

9000

18000

3000

8085

8085

7383

1500

500

16442

0

0

2500

2000

500

0

200

4000

0

0

81195

Proveitos

10.00

0.00

0.00

150.00

250.00

150.00

100.00

150.00

125.00

100.00

300.00

200.00

550.00

275.00

1.950.00

125.00

150.00

100.00

66.125.00

200.000.00

42.250.00

81.195.00

394.255.00

Saldo

0

-3500

0

0

0

0

0

0

1500

500

8000

-1000

-2500

2500

-2000

500

0

200

4000

-1500

-6700

0

Saldo

-35.00

-50.00

0.00

-200.00

-400.00

-195.00

-100.00

-175.00

-125.00

-700.00

-150.00

-125.00

-200.00

-125.00

-150.00

-35.00

-60.00

-250.00

3.075.00

0.00

0.00

0.00

0.00

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português20|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 21: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

SECRETARIA REGIONALDOS RECURSOS ADULTOS

Amigos diretores de formação, formadores, dirigentes, aspirantes e noviços a dirigentes da nossa região, sois vós os intervenientes e os visados nesta secretaria, é convosco que queremos trabalhar.Um novo ano se aproxima e, com ele, uma equipa renovada que quer estar próxima de cada um de vós.Pretende, esta secretaria, ir ao vosso encontro no sentido de avaliar as vossas necessidades de formação, nos diversos níveis e em colaboração com a equipa de formação regional, proporcionar-vos essa formação tão necessária para todos e na medida das necessidades de cada um.A formação é muito importante, não só para os que chegam ao movimento, mas também para os que nele estão. A necessidade de formação deve ser uma constante pois só acompanhando o desenvolvimento e estando

por dentro do programa educativo, podemos estar à altura das necessidades dos nossos educandos. O dirigente do CNE deve sentir-se sempre inquieto na busca de um melhor desempenho. Recordou-nos isto mesmo o nosso bispo, na nossa tomada de posse, em jeito de partilha, com quem pôde estar presente neste momento tão importante, da vida do escutismo da nossa região.É com este espirito que queremos abraçar este novo ano de 2015. Conto com todos vós, nesta missão, difícil mas possível, que todos queremos aceitar como desafio e que a todos deixará mais ricos.

Carlos CruzSRRA

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Ser o elo de ligação

com a Secretaria

Nacional de Formação

2. Promover uma

formação de qualidade

na região

3. Garantir formação

específica de chefes

de unidade e agrupamento

1.1. Veicular para a região

os conteúdos programáticos

e as propostas nacionais

2.1 Reforçar a equipa

de formação da região

2.2 Continuar a oferta

formativa regional

3. 1 Concluir os processos

formativos pendentes.

1.1.1. Participar nos encontros

nacionais [comités, fóruns,…]

2.1.1 Identificar e convidar novos

candidatos a formadores

2.2.1 Promover a formação dos

candidatos

2.2.2 Encontros Iniciais [EI]

Iniciação à Pedagogia Escutista [IPE]

Formação Geral de Pedagogia

Escutista [FGPE]

3. 1.1 Criar condições para a conclusão

de formações pendentes

[CIP, CAP, CAL…]

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 21

Page 22: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

SECRETARIA REGIONALPEDAGÓGICA

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português22|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Secretaria: casa, repartição ou escritório onde se faz o expediente de qualquer serviço público.Regional: referente a uma região, local; típico ou característico de determinada região.Pedagógica: relativo ou conforme à pedagogia => teoria da arte, filosofia ou ciência da educação, com vista à definição dos seus fins e dos meios capazes de os realizar.através de infopedia.pt

Somos uma nova equipa agora a iniciar um trabalho que já não é novo; é um trabalho com um mesmo fundamento há mais de 100 anos: educar jovens para serem melhores cidadãos!

O Escutismo é uma escola base de comportamentos e formas de estar, pela qual orientamos a nossa vida em todas as vertentes e em todos os papéis que desempenhamos, como filhos, pais, profissionais, amigos, estudantes…

É uma escola de educação não formal, uma forma de educação e não só de instrução, onde é privilegiada a sabedoria e as experiências (mais orientadas para a aquisição de competências de sociabilidade, bom senso e até equilíbrio emocional),

preferencialmente à lógica “apenas” do conhecimento (na vertente de aquisição de informação técnica com fim operacional). Este último poderá e deverá estar sempre presente, mas sempre como uma Oportunidade para alcançar o primeiro!

O Escutismo é, então, uma escola diferente!

Desde 2007 até agora, aquele que ainda continuamos insistentemente a chamar de “novo” Sistema de Progresso, já não é novo e já está bem vivo nos nossos Bandos, Patrulhas, Equipas e Tribos! Veio colocar-nos algumas questões, novas formas de trabalhar, diferentes maneiras de olharmos e de acompanharmos os nossos escuteiros!

Queremos então edificar na região, um espaço de partilha entre todos, que junte ideias e desenvolva ferramentas e conceitos que nos ajudem, a nós Dirigentes, a encontrarmos e operacionalizarmos os melhores meios, para que os nossos escuteiros atinjam os seus fins com sucesso!

Nuno PeixinhoSRP

Para isso, propomo-nos a:

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Ser o elo de ligação

com secretaria nacional

pedagógica [SNP]

2. Consolidar o

programa educativo

na região

1. 1 Dinamizar junto da

região a avaliação do

programa educativo [PE],

de forma a suportar a SNP

2. 1 Suportar a continuidade

da implementação do PE

através da partilha de boas

práticas entre os vários

agrupamentos e secções

1.1. 1 Avaliação proposta pela junta

central

2.1.1 Realização das Jornadas do Chill

2.1.2 Suporte à promoção e dinamização

das atividades das várias secções a nível

regional e outras atividades/estruturas

[cenáculo, SCUA, etc...]

Page 23: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

3. Fomentar o sentido

de corpo e união do

movimentos

2.2 Disponibilizar ferramentas

de forma a apoiar os

agrupamentos e secções

a operacionalizar

o PE de forma prática

e funcional

3.1 Promover as atividades

dinamizadas por outros

níveis/estruturas de escutismo

[nacional e internacional]

2.2.1 Criação de documento

de recursos

3.1 .1 Divulgação e incentivo

à participação nas atividades

de nacional e internacional

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 23

Page 24: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

PATRIMÓNIOA sede regional, edifício que se espera congregador de toda a região, é uma das prioridades da equipa regional para este triénio.Continuando os trabalhos com a "Patrulha da Sede" , e procurando envo lver os agrupamentos e todos os escuteiros com algumas iniciativas, queremos concluir esta obra tão necessária para a identidade da

nossa região.Paralelamente, considera-se importante aferir o património existente a nível regional e a nível local (imóveis, viaturas e contratos de serviços).

Liliana MoraisSRPEAL

SECRETARIA REGIONAL PARA O PATRIMÓNIO,EXPANSÃO E AÇÃO LOCAL

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Inventariar património

da região

2. Concluir a sede regional

1. Inventariar veículos,

imóveis e contratos de serviços

2. Fechar a sede e iniciar

trabalhos de acabamentos

1. Contacto com os agrupamentos

para averiguar

2. Promover ações tendentes

à angariação de fundos

EXPANSÃO E AÇÃO LOCALEsta secretaria continuará a apoiar os agrupamentos que se encontram em formação, numa relação de proximidade e acompanhamento da formação dos candidatos a dirigente e da ação dos agrupamentos "tutor".Queremos também dar oportunidade a mais crianças e jovens experimentarem o

Escutismo, levando-o a mais paróquias da nossa Diocese.Os objetivos que se pretendem atingir e as ações a desenvolver serão parte de um trabalho conjunto com a Assistência Regional (ERA) e com a Formação de Adultos.

Liliana MoraisSRPEAL

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Apoiar os agrupamentos

em formação

2. Incrementar em 10%

a expansão do número

e agrupamentos na região

1. 1 Acompanhar a formação

dos candidatos a dirigentes

2.1 Aferir realidades locais

1.1. 1 Identificar e convidar

agrupamento “tutor” para o

agrupamento em formação

de Silva Escura

1.1.2 Encontro entre Junta Regional,

agrupamentos em formação

e agrupamento “tutor”

2.1.1 Contactar e motivar os párocos

para a implementação do movimento

na paróquia

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português24|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 25: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

O ambiente que nos rodeia durante as atividades escutistas, quer seja na sede ou em campo, é espaço de oportunidades e deve ser garantida a sua qualidade, mas também de perigos que deverão ser prevenidos. A SRAPC pretende alertar e consciencializar para a proteção da natureza e para a segurança das pessoas, assim como para a preparação dos escuteiros no auxílio que devem prestar ao próximo.A SRAPC pretende reforçar a ligação entre a Secretaria Nacional para o Ambiente e Prevenção e os agrupamentos da Região de Aveiro, promovendo as diversas iniciativas lançadas a nível nacional. A nível regional a

SRAPC tem como principais objetivos desafiar os agrupamentos a nível ambiental, divulgar diferentes espaços na região que podem ser utilizados para atividades escutistas, formar a equipa de Delegados de proteção civil e divulgar o RadioEscutismo na região. A SRAPC pretende também incentivar os escuteiros da Região de Aveiro a lançarem-se na conquista da Insígnia Mundial de Ambiente e nas Especialidades relacionadas com o ambiente e a proteção civil.

Mónica MonteiroSRAPC

SECRETARIA REGIONALPARA O AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

OBJETIVOS TRIENAIS

AMBIENTE

PROTEÇÃO CIVIL

OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Motivar para a educação

ambiental no escutismo

2. Lançar um desafio

ambiental por ano

3. Potenciar espaços

para atividades escutistas

na região

4. Promover as

especialidades na

área do ambiente

2.1 Vivenciar o Ano

Internacional do Solos [FAO]

3. 1 Fazer levantamento

dos espaços escutistas na região

3.2 Promover as atividades

dinamizadas por outros

níveis/estruturas de escutismo

1. Dinamização da criação de um

posto de compostagem por agrupamento

3.1.1 Criação de registo

à angariação de fundos

3.2.1 Divulgação pelos agrupamentos

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Constituir e formar

equipa regional

2. Instituir a equipa

de delegados municipais

3. Operacionalizar a rede

de rádio-escutismo

na região

1.1 Constituir equipa regional

de proteção civil

2. 1 Identificar os delegados

municipais

3. 1 Constituir equipa regional

de rádio-escutismo

1.1.1 Contacto junto dos agrupamentos

para identificar delegados

2.1.1. Nomeação dos delegados

municipais

3.1.1 Contacto junto dos agrupamentos

que têm rádio-escutismo

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 25

Page 26: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

“communicare”, que significa fazer comum, par t ic ipar, av isar, in formar, fa lar, corresponder-se.Uma secretaria para a comunicação organizacional tem a função de informar e/ou receber informações dos públicos, tanto internos quanto externos. Deve ser o canal de excelência da comunicação da Junta Regional para com agrupamentos, outras regiões escutistas e junta central; assim como com as entidades civis, imprensa e a população em geral.

“identitas”, conjunto de traços próprios, consciência do ser.A “imagem regional” pretende ser uma identidade gráfica transversal a todo o organograma regional. Ambiciona ser imagem identificativa/corporativa do escutismo na região para com a sociedade civil.

Pedro VenturaSRCI

SECRETARIA REGIONALPARA A COMUNICAÇÃO E IMAGEM

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Definir estratégias de

processamento de

informação em diversos

níveis afetos à JR

2. Centralizar a informação,

tornando a página Web

da região na principal

plataforma de informação

e comunicação

3. Divulgar a atividade

da região às outras regiões

e extra escutismo

4. Criar “identidade”

gráfica da região

1. 1 Criar normas de

comunicação internas

2. 1 Conceber nova página web

3.1 Fazer eco da vida

dos agrupamentos

4.1 Implementar imagem

identificativa da região

em todas as secretarias

regionais e diversos

departamentos e ações

regionais

1. 1.1 Compor documento/organograma

2.1.1 Estudar páginas de JR e JC,

e definir raiz da nova página regional

2.1.2 Atualização de facebook

3.1.1 Envio de press's sempre que

houver ações da JR e da região

que o justifique

3.1.2 Criar newsletter mensal com

atividades que vão acontecer e enviar

por e-mail para agrupamentos

e entidades civis

3.1.3 Criar espaço na página onde

se fará eco das atividades dos

agrupamentos

3.1.4 Dinamizar espaço “fixo”

no semanário Correio do Vouga

4.1.1 Criar identidade gráfica

para ofícios/comunicados regionais

4.1.2 Criar identidade gráfica

para as diversas secretarias,

respeitando a “identidade” nacional

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português26|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 27: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

Iremos agora apresentar sucintamente um esquema com a estrutura regional e a forma como a própria equipa regional se encontra distribuída. Por outro lado, apresentamos uma estrutura de suporte à chefia regional, a que carinhosamente apelidamos de NÓS. Esta estrutura possui quatro ligações, o que corresponde às quatro áreas geográficas que a nossa região possui. Assim estes quatro elementos, que pertencem à equipa regional, serão o NÓ de ligação entre a junta regional, concretamente a chefia regional, e os agrupamentos.Com eles queremos estar mais ligados, mais

entrelaçados e mais unidos com os agrupamentos que se encontram distribuídos pelas quatro áreas. Daí a designação de NÓS; porque como um NÓ, apesar das diferentes “bitolas”, formas e feitios sabemos que existem muitas coisas que nos unem e por conseguinte com um NÓ sabemos que essa união será forte e consistente.

José Carlos SantosChefe Regional

Fernando Cassola MarquesChefe Regional Adjunto

«NÓS»

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 27

DISTRIBUIÇÃO DOS AGRUPAMENTOS POR ÁREAS ORGANOGRAMA

NORTE NASCENTE

SUL BAIRRADA

Chefe Carlos Cruz Chefe Liliana Morais

Chefe Mónica Monteiro Chefe Nuno Nogueira

136190191233283319402530692779794824

108811571334

141838853969

10451084110211161145117812869105

189531588822826850851878

10211024

221480681789836970

114313459107

EsgueiraMurtosaAveiroEstarreja Vera CruzSanta JoanaAvancaCanelasSão JacintoCaciaVilarTorreiraS. BernardoAradasOliveirinha

Águeda Albergaria-a-VelhaTravassôAguada de Cima RecardãesTrofa – SegadãesBarrôBrancaAngeja ValmaiorRocas do VougaSilva Escura

ÍlhavoGafanha do CarmoGafanha da NazaréVagosFonte de AngeãoCalvãoPonte de VagosCosta NovaPraia da BarraGafanha da Encarnação

Anadia TroviscalSangalhosFermentelosAvelãs de CimaPalhaçaOiãS. Lourenço do BairroOliveira do Bairro

Page 28: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

O ano de 2015 vai ser um ano de muito trabalho, a sua maioria em “pormenores” que levam algum tempo e exigem atenção e uma superior dedicação a todo o desenrolar deste nosso projeto. Vamos este ano entrar em áreas de trabalho mais minuciosas, os a cabamen t o s e a i n s t a l a ção d e equipamentos. Esta etapa obriga-nos a um trabalho cuidado entre os nossos Engenheiros e a Arquiteta da obra e um grupo grande de profissionais que vai estar envolvido em toda esta fase desta obra. Acreditamos que a Patrulha da Sede Regional em comunhão com a Junta Regional e com o apoio de toda a nossa região conseguirá neste ano colocar a

sede regional já ao serviço do Escutismo da nossa Região. Não podemos garantir a conclusão total, até porque um edifício destes é difícil dar por terminado, mas tudo faremos para que existam as melhores condições para todos fruirmos desta casa. Queremos que a mesma no mais breve prazo seja o covil, base, abrigo e albergue de todos os escuteiros e de todos os outros que queiram viver e partilhar com o CNE da diocese de Aveiro.

Pela Patrulha da Sede RegionalManuel Santos

PATRULHA DA SEDE

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português28|

Page 29: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

No seguimento do que tem sido o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, o CENFA continua a ser um projeto dinâmico mas ao mesmo tempo recorrente.

Dinâmico porque na sua gestão, a preocupação de alavancar a utilização do espaço através de ações de promoção, a diversificação da oferta quer formativa quer mesmo meramente recreativa e o garantir das condições adequadas para a sua fruição, são um constante desafio a par com a preocupação também constante de um equilíbrio financeiro que importa assegurar.

É também um projeto recorrente em algumas áreas porque transporta de ano para ano tudo o que se reporta a princípios e ações que têm a ver essencialmente com o investimento necessário em manutenção e em reparações que cada vez vão sendo mais significativas dado o desgaste que se vai verificando pelo seu uso normal mas também pelos 26 anos de existência em ambiente adverso.Também importante referir que, como sabemos, 90% das infraestruturas existentes já não eram novas quando foram instaladas.

É assim que, conforme indicado nos objetivos para este ano, para além das já referidas obras de manutenção que serão alvo de uma análise criteriosa de relação custo / benefício, a idealização e implementação de novas ofertas pedagógicas direcionadas às secções

como forma de corresponder ao constatado aumento de solicitações nesta área - que foram colmatadas da forma possível mas não ideal com o Goose Network Game – assumirá um cariz prioritário.

Também a possibilidade de realização de um encontro internacional no nosso Campo num tempo próximo nos levará a uma análise mais cuidada das condições que temos para receber de forma digna e eficaz estes escuteiros da Europa que nos visitarão.

Pela primeira vez pondera-se, no âmbito do intercâmbio de staff do Goose Network, enviar alguém do Staff de Campo prestar serviço num outro campo da rede, da mesma forma que S. Jacinto tem acolhido ao longo dos últimos anos.

O CENFA como estrutura da Região de Aveiro conta ainda com a generosidade e o Serviço dos seus escuteiros nas Jornadas de Serviço que irá realizar este ano e que são tão importantes.

O CENFA é uma riqueza que a Região tem e da qual todos os escuteiros podem e devem usufruir.

José Carlos SantosDIRETOR DO CENFA

CENFA – CENTRO NACIONALDE FORMAÇÃO AMBIENTAL DE S. JACINTO

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 29

Page 30: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

OBJETIVOS TRIENAIS OBJETIVOS 2014/15 AÇÕES CONCRETAS

1. Manter a aposta

na Internacionalização

do Campo;

2. Aumentar o número

de utilizadores;

3. Aumentar e/ou

reformular a oferta

pedagógica;

4. Aumentar a qualidade

das infra-estruturas

disponíveis;

5. Garantir o equilíbrio

financeiro.

1.1 Participação em iniciativas

internacionais que promovam

a sua divulgação nesse nível;

2.1 Promoção iniciativas âncora

e produzir material de

divulgação do Campo;

3.1 Criação de novos programas/

reformular existentes para

a I e II Secção;

4.1 Reparação parcial de Casa

de Staff, Casa da Direção

e Salão Nobre;

4.2 Execução as obras

de manutenção corrente;

4.3 Verificação e ajuste

das condições de segurança;

5.1 Aferição de um controle

rigoroso da Despesa

e da Receita;

1.1.1 Participação no Goose Network,

CMC e outros eventos tidos como

interessantes para o campo;

2.1.1 Criação de Guião Anual com

iniciativas várias para envio

para os centros;

2.1.2 Realização da Mostra de artigos

escutistas;

2.1.3 Realização de workshop

de Danças do Mundo;

2.1.4 Realização de workshop

de rádio-escutismo;

2.1.5 Realização de um workshop

de Judo;

2.1.6 Realização de um workshop

de dança contemporânea;

3.1.1 Construção de um programa

de fim de semana para alcateias

“Com Maugli na Selva”;

3.1.2 Construção de programa

de fim de semana “Na terra dos Zulus”

destinado à II Secção;

4.1.1 Reparação do telhado da casa

de Staff;

4.1.2 Reparação telhado Salão Nobre;

4.1.3 Reparação telhado casa da

direção;

4.2.1 Manutenção de instalações várias;

4.3.1 Execução do Plano de Segurança;

4.3.2 Aquisição de sistema

de vigilância;

5.1.1 Elaboração do Orçamento

Financeiro

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português30|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 31: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

CALENDARIZAÇÃO

JANEIRO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

Dia Mundial da Paz / Santa Maria Mãe de Deus

Epifania do Senhor

Dia de Reis

Aniversário da morte de B.P. , Fundador do Escutismo

Batismo do Senhor

Aniversário do Agrupamento 789, Santo André de Fermentelos [1986]

Dia da Conversão de S. Paulo

Encontro Regional de Assistentes 1

Jornadas Pedagógicas+ANIMATIVA

Aniversário do Agrupamento 136, Santo André de Esgueira [1987]

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 31

Page 32: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

FEVEREIRO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

.

Dia do Consagrado/Eucaristia na Sé

Aniversário do Agrupamento 970, S. Pedro da Palhaça [1981]

Dia do Pioneiro

Aniversário do Agrupamento 1084, S. Sebastião de Trofa – Segadães [1996]

Quarta Feira de Cinzas

Domingo I da Quaresma

Aniversário Nascimento de B.P.

Dia do Pensamento

Encontro Regional de Assistentes 2

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português32|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 33: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

MARÇO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

.

Dia do Lobito

Aniversário do Agrupamento 402, Santa Marinha de Avanca [1974]

Dia de S. José/ Dia do Pai

Aniversário do Agrupamento 836, S. Pedro de Avelãs de Cima [1987]

Dia Mundial da Floresta

Anunciação do Senhor

Domingo de Ramos

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 33

Page 34: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

ABRIL1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

.

Quinta Feira Santa/ Início do Tríduo Pascal

Sexta-Feira Santa

Sábado Santo

Dia de Páscoa

Aniversário do Agrupamento 190, S. Nuno da Murtosa [1929]

Festival das Sopas – 1157 Aradas

Aniversário do Agrupamento 838, Nª Srª do Socorro de Albergaria-a-Velha [1986]

Aniversário do Agrupamento 1345, NS. Lourençodo Bairro [2010]

Aniversário do Agrupamento 221, S. Sebastião de Anadia [1966]

2º IPE + 1º FGPE

2º IPE + 1º FGPE

Festival de Sopas – 836 Avelãs Cima

Dia de S. Jorge

Aniversário do Agrupamento 141, Santa Eulália de Águeda [1961]

Aniversário do Agrupamento 681, S. Vicente de Sangalhos [1982]

Dia da Região

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português34|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 35: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

MAIO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

Encontro Nacional de Dirigentes

Encontro Nacional de Dirigentes

Encontro Nacional de Dirigentes

Dia da Mãe

Aniversário do CENFA de S. Jacinto

Aniversário do Agrupamento 1088, S. Bernardo de S. Bernardo [1996]

Dia do Explorador

Aniversário do Agrupamento 794, Stº Amaro de Vilar [1986]

Dia de Santa Joana Princesa

Dia Internacional da Família

2º FGPE

Ascensão do Senhor

2º FGPE

Aniversário do Agrupamento 319, Santa Joana de Santa Joana [1970]

Trilho das Cores - Agr 789 Fermentelos

Conselho Nacional de Representantes

Domingo de Pentecostes

Conselho Nacional de Representantes

Aniversário do Agrupamento 1334, Santo António de Oliveirinha [2009]

Aniversário do Agrupamento 1143, S. Simão de Oiã [1999]

Conselho Regional (Data indicativa)

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 35

Page 36: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

JUNHO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Dia Mundial da Criança

Dia do Corpo de Deus

Aniversário do Agrupamento 1145, Nª Srª das Neves de Angeja [1999]

Dia Mundial do Ambiente

Corpo de Deus

Aniversário do Agrupamento 826, Fonte de Angeão [2007]

Fim de Semana Ser+ (Sede Regional)

Fim de Semana Ser+ (Sede Regional)

Aniversário do Agrupamento 530, Canelas [1977]

Aniversário do Agrupamento 1286, João Paulo II de Rocas do Vouga [2005]

Conselho Consultivo

Dia de S. Pedro

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português36|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 37: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

JULHO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

Aniversário do Agrupamento 850, Calvão [1987]

Aniversário do Agrupamento 531, Gafanha do Carmos [1978]

Expotrocas CENFA

Expotrocas CENFA

Aniversário do Agrupamento 283, Nª Srª Apresentação da Vera Cruz [2009]

Dia de S. Tiago

Aniversário do Agrupamento 588, D. José de Lencastre da Gafanha da Nazaré [1979]

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 37

Page 38: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

AGOSTO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

.

Rover Ibérico

Rover Ibérico

Rover Ibérico

Rover Ibérico

Rover Ibérico

Aniversário do Agrupamento 878, Costa Nova [1988]

Rover Ibérico

Dia Internacional da Juventude

Assunção de Nossa Senhora

Aniversário do Agrupamento 189, Nossa Sra do Rosário de Ílhavo [1928]

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português38|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 39: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

SETEMBRO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

.

datas a marcar:

ANIMATIVA: inclui Jornadas Chill e Conselho Regional

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 39

Page 40: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

OUTUBRO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

.

ERCA – Encontro Regional de Caminheiros

ERCA – Encontro Regional de Caminheiros

ERCA – Encontro Regional de Caminheiros

Dia de S. Francisco de Assis

Aniversário do Agrupamento 853, S. Miguel de Travassô [1987]

Aniversário do Agrupamento 1116, S. Vicente da Branca [1997]

Aniversário do Agrupamento 1178, Vale Maior [2000]

Dia de S. João Paulo II

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português40|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 41: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

NOVEMBRO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

Dia de Todos os Santos

Dia de São Nuno de Santa Maria

Aniversário do Agrupamento 1157, S. Pedro de Aradas [1999]

Aniversário do Agrupamento 851, Ponte de Vagos [1987]

Aniversário do Agrupamento 692, S. Jacinto [1982]

datas a marcar:

3º E.I.

Junta Regional de Aveiro | triénio 2015|17 | plano 2015 | 41

Page 42: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

DEZEMBRO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

.

Dia Internacional do Voluntariado

Imaculada Conceição

Aniversário do Agrupamento 779, S. Julião de Cacia [1985]

Aniversário do Agrupamento 822, Nª Srª Vagos de Vagos [1986]

Aniversário do Agrupamento 969, Sta Eulália de Aguada de Cima [1994]

Dia de Natal

Corpo Nacional de Escutas | Escutismo Católico Português42|

2015 OUSAR SER 2016 2017ESCUTEIRO CATÓLICO NA ALEGRIA DO EVANGELHO

Page 43: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015
Page 44: CNE - Junta Regional de Aveiro - Plano Regional 2015

CORPO NACIONAL DE ESCUTASESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊSREGIÃO DE AVEIRO

geralgeral chefia regional chefe regional chefe regional adjunto secretarias regionais recurso dos adultos pedagógica comunicação e imagem património e ação local ambiente administrativa e financeira assistência assistente assistente adjunto "nós" bairrada norte sul nascente secções 1ª secção 2ª secção 3ª secção 4ª secção departamentos proteção civil formação patrulha da sede outros dmf informática conselho fiscal comissão eleitoral mesa do conselho regional

[email protected]

[email protected]@aveiro.cne-escutismo.pt [email protected]@aveiro.cne-escutismo.ptcomunicacao@[email protected]@[email protected] [email protected]@aveiro.cne-escutismo.pt [email protected]@[email protected]@aveiro.cne-escutismo.pt

[email protected]@[email protected]@aveiro.cne-escutismo.pt

[email protected]@[email protected]

[email protected]@aveiro.cne-escutismo.ptconselhofiscal@aveiro.cne-escutismo.ptcomissaoeleitoral@aveiro.cne-escutismo.ptmesaconselhoregional@aveiro.cne-escutismo.pt

com o apoio:

T 234 381 290