cn goiás - 1° quinzena de abril

8
O JORNAL DE QUEM QUER E MERECE MAIS Correio de Notícias www.cngoias.com.br Ano VIII Nº 100 - Goiânia, 1ª quinzena de abril / 2014 [email protected] www.twitter.com/jornal_cn DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Tayrone propõe responsabilizar entidades no caso de vandalismo de torcedores (6 Governador pede o esforço de todos por alterações na legislação penal Alves e Arruda Comunicações lança em maio a REVISTA VIVER GOIÁS ( 4 ( 3 Um sonho chamado CORREIO DE NOTÍCIAS completa 100 edições ( 2 Grazi Massafera desabafa sobre a separação de Cauã Reymond (7 Ao fazer, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a apresentação das estatísticas do Programa “Goiás Ci- dadão Seguro”, da Secretaria de Se- gurança Pública (SSP-GO), o gover- nador Marconi Perillo lançou o que chamou de “pacto pela paz na socie- dade”, conclamando o poder público e a sociedade a se unirem em busca de alterar a legislação penal, de for- ma que os criminosos permaneçam nas cadeias, e não sejam soltos em pouco tempo, como ocorre hoje. ( 5 Procon Goiás divulga pesquisa de preços de ovos de chocolate e bombons Lailson Damásio

Upload: brenno-alves

Post on 12-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

www.cngoias.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

O JORNAL DE QUEM QUER E MERECE MAIS

Correio de Notícias

www.cngoias.com.br

Ano VIII Nº 100 - Goiânia, 1ª quinzena de abril / 2014 [email protected] www.twitter.com/jornal_cn DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tayrone propõe responsabilizar entidades no caso de vandalismode torcedores (6

Governador pede o esforço de todos por alterações na

legislação penal

Alves e Arruda Comunicações lança em maio a REVISTA VIVER GOIÁS

( 4

( 3

Um sonho chamado CORREIO DE

NOTÍCIAS completa 100 edições ( 2

Grazi Massafera desabafasobre a separação de

Cauã Reymond (7

Ao fazer, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a apresentação das estatísticas do Programa “Goiás Ci-dadão Seguro”, da Secretaria de Se-gurança Pública (SSP-GO), o gover-nador Marconi Perillo lançou o que chamou de “pacto pela paz na socie-dade”, conclamando o poder público e a sociedade a se unirem em busca de alterar a legislação penal, de for-ma que os criminosos permaneçam nas cadeias, e não sejam soltos em pouco tempo, como ocorre hoje.

( 5

Procon Goiás divulga pesquisa depreços de ovos de chocolate e bombons

Lails

on D

amás

io

Page 2: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 20142 OPINIÃO

CENÁRIOBrenno Alves ([email protected])

WhatsApp: 62 – 8472.9798www.twitter.com/brennoalves

https://www.facebook.com/BrennoAlves

NOTA 10Para o Governador Marconi

Perillo que lançou um programa de repasse de

recursos direto para a reforma de delegacias e quartéis.

NOTA 0Para a legislação Brasileira.

Hoje a policia prende o bandido e amanha a

legislação o coloca na rua. Mobilização e exigência para

que isso seja mudado.

RÁPIDAS•Marina Sant’anna poderásercandidataaoSenadonachapadeGomide.

• Fabio Sousa será candidato a Deputado Federal.

• JoséElitoncontinuanopá-reoparavicedeMarconi.

• Sandro Mabel não será can-didato a Deputado. Sua meta é a prefeitura em 2016.

• PDT pode deixar a basede sustentação do PrefeitoPauloGarcia.

• Cuidado com os preços dos Ovos de Páscoa.

• Que Cristo ressuscite emnossos corações. FelizPáscoa.

PartidoNovoElison Bernades do Partido NOVO informa que esta concluindo a eta-

pa de coleta das assinaturas, das 500 mil necessárias, já tem 363.865 certi-dões e 201.410 em análise, além disso, contam com 534 mil curtidas na rede social Facebook. Em Goiás já conseguiram 60 mil assinaturas, e certificaram 50 mil, para maiores informações, acesse www.novo.org.br.

NovoVereadorNa Câmara Municipal

de Goiânia, Ricardo Luis, do PSL, foi empossado na vaga do titular Antônio Uchoa, também do PSL, que deixa o cargo para disputar uma cadeira na Assembleia Legis-lativa nas eleições deste ano.

Sergipano de Aracaju, Ricardo Luis, que é evangéli-co e mora há mais de 20 anos em Goiânia, teve 2.632 votos nas eleições municipais de 2012, ficando na primeira suplência do partido.

CampanhaAntonio Uchoa, por sua vez, reafirmou que se afastamento da Câmara

se deve à campanha para deputado estadual neste ano. Ele pediu licença por tempo indeterminado, sem remuneração durante sua ausência. "Para tanto, minha licença é para tratar de assuntos particulares. Pois, não dá para fazer campanha e deixar de comparecer às sessões da Câmara. Espero igualmente que o meu exemplo seja seguido por outros vereadores candidatos a deputa-do, seja estadual ou federal", enfatizou Uchoa.

Eleições2014Por conta da legislação eleito-

ral, Antônio Gomide transferiu o car-go de prefeito da cidade de Anápolis a seu vice, o empresário João Gomes, em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Anápolis. Gomide se torna um efetivo pré-candidato ao go-verno de Goiás e percorrerá todos os 246 municípios do Estado, apresen-tando o seu nome aos milhões de cida-dãos goianos para as eleições de 2014.

LulaláEsta correndo na internet que a Presidenta Dilma não será candidata

a reeleição. Devido ao enorme número de manifestações e contrariedades do povo Brasileiro, a saída do PT seria indicar o nome do ex-presidente Lula para a eleição deste ano. Falta pouco né? Vamos aguardar e ver quem será a cabeça de chapa do Partido nessas eleições que tende ser a mais disputada da história.

DivisãoFoi um balde de agua gelada o anúncio do ex-prefeito Iris Rezende

que poderá disputar o governo no Estado para os defensores de Júnior do Friboi. Uma ala do PMDB esta de cabelos em pé. De um lado o manda chuva do partido e de outro lado o que tem nas mãos o que os candidatos mais irão precisar nessa campanha eleitoral, a grana.

EDITORIAL

EXPEDIENTE BRENNO ALVES - MTE 2832/GOLEONARDO ARRUDA - MTE 2831/GO

Sócios Diretores

FREDERICO LEÃO: Diretor Jurídico – OAB/GO – 27.871

NEIDE ATAIDE - MTE 2690GODiagramação / Arte-finalista

(62) 8588-5925

ColaboradoresSecom – Aparecida de Goiânia, Anápolis, catalão,

Caldas Novas, Goiânia, Trindade em outras cidades. Agência Senado, ABN – Associação

Brasileira de Noticias, Agecom, Governo Federal.

Contatos: (62) 3247-3647 / 8472-9798 / 8438-2554

Tiragem: 7.000 exemplares

Editado por

CNPJ: 07.898.172/0001-73Os artigos que manifestam opinião ou análises pessoais são de

responsabilidade de seus autores. O Jornal não se responsabiliza por matérias e artigos assinados.

[email protected] www.facebook.com/cn.goias www.twitter.com/jornal_cn [email protected] [email protected]

Um sonho chamado CORREIO DE NOTÍCIAScompleta 100 edições

Há oito anos, através de um sonho surgia o Jornal Correio de Notícias. Hoje a brincadeira ficou séria, o tablóide cresceu e se profissionalizou. É gratuito, e assim como muitos espalhados pelo mundo sobrevive de seus anunciantes. Esta é uma edição especial em que o CN Goiás completa 100 edições nas ruas. Com grande abrangência e o leitor que não paga para ter acesso à informação nem para ler a publicidade; os patrocinadores realizam seus negócios através do jornal, com uma ótima relação custo-benefício; Matérias do bairro, da comunidade, do Estado e atuais com foco local, com temas não-factuais que fazem com que o jornal seja lido por muito tempo depois de sua distribuição. Poucas páginas em formato Germânico o leitor pode ler o jornal rapidamente, transportá-lo facilmente e guardá-lo. Diferente de países mais evoluídos, no Brasil, esse tipo de jornal, não é muito aceito pelos gigantes da mídia.

O Jornal Correio de Notícias, que hoje é quinzenal, e com ótima aceitação, sobrevive da luta de seus idealizadores, que não se cala e não se rende e crescem com parceiros, comerciantes e amigos que acreditam nesse projeto. Nesses oito anos a equipe que trabalha na manutenção e na realização deste veiculo de comunicação que cresce só tem a agradecer. Hoje o Jornal Correio de Noticias é reconhecido por todo o Estado de Goiás e tem seu nome respeitado inclusive pela Equipe de Comunicação da Presidência da Republica. Cadernos Especiais como o que traz uma homenagem à Festa de Trindade já é um marco na história deste jornal. Matérias variadas, que trazem curiosidades, TV, Baladas, Política, Esporte, Meio Ambiente, Social e muito mais. O Jornal vem se destacando cada vez mais pela luta incansável dos seus diretores Brenno Alves e Leonardo Arruda que chegaram a este mês de Abril de 2014 completando 100 edições, além da 8° edição do Guia Comercial Sudoeste e se preparam para lançar em Maio mais um veículo para os Goianos que é a Revista de Variedades Viver Goiás.

OposiçãoSerá que a oposição poderia

mesmo fazer uma chapa imbatível parra as eleições de Outubro? Uns apostam que Iris vai na cabeça de chapa, Junior do Friboi na vice e An-tônio Gomide para o Senado.

SituaçãoCom essas brigas que

ocorrem na oposição, quem mais tem se alegrado é a situ-ação. Enquanto eles não sabem quem irá disputar a eleição, nós já estamos trabalhando e temos a melhor opção para Goiás, de-clarou um deputado.

LivrosA Secretaria Municipal do

Meio Ambiente (Semmac) de Cata-lão recebeu a doação de aproxima-damente 100 obras do Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre livros e vídeos que vão fazer parte do pro-jeto “Sala Verde”, da Semmac. Em breve, todas estarão à disposição da população no Centro de Educação Ambiental da cidade.

Page 3: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 2014 3ECONOMIA

Pesquisa do Procon Goiás constata grande aumento nos pre-ços dos ovos de chocolate.

Consumidores que preten-dem adquirir ovos de chocolate nesta páscoa irão pagar mais caro pelo produto, é o que revela pesqui-sa realizada pelo Procon Goiás.

O aumento foi verificado em quase todos os itens pesquisados, em comparação com os preços do ano passado.

Técnicos do órgão visitaram, entre os dias 19 e 26 de Março, 14 estabelecimentos na capital, verifi-cando os preços de 65 tipos diferen-tes de ovos de chocolates e caixas de bombons. Foram consideradas a mesma marca, numeração e grama-tura (peso).

AUMENTONOSPREÇOSMÉDIOS

96% dos produtos sofreram aumento no preço. O maior deles foi registrado no ovo de chocolate Operata (Garoto) nº 15 de 225 gra-mas, que teve o preço médio ele-vado de R$ 21,35 no ano passado, para R$ 25,09 este ano, um aumen-to de 17,53%.

O ovo de chocolate Trakinas (Lacta) nº 12 de 120 gramas, teve um aumento de 17,09%.

14,90% foi o aumento re-gistrado no preço médio do ovo de chocolate Laka (Lacta) nº 15 de 196 gramas, passando de R$ 18,25 para R$ 20,97.

Outro item, com aumento de 13,34%, foi o ovo de chocolate Barbie (Lacta) nº 15 de 170 gra-mas, que aumentou de R$ 20,62 para R$ 23,37.

Variação de preços entre es-tabelecimentos

Com esse aumento apurado em quase todos os itens pesquisa-

dos, para um mesmo tipo de produ-to, reforça ainda mais a necessidade do consumidor em fazer a pesquisa de preços, quando a intenção é eco-nomizar.

A maior variação de preço foi verificada no ovo de chocola-te Operata nº 15 (Garoto), de 225 gramas, com 87,91%. Esse produ-to foi encontrado pelos técnicos do órgão variando entre R$ 18,78 a R$ 35,29.

51,34% é a variação entre menor e maior preço do ovo de chocolate Sonho de Valsa (Lacta) nº 21, de 530 gramas, com pre-ços oscilando entre R$ 30,99 e R$ 46,90.

Com preços entre R$ 22,99 e

R$ 37,49, o ovo Serenata de Amor (Garoto) nº 20, de 375 gramas, teve variação de 63,07%;

O ovo Talento Branco Ce-reais (Garoto) nº 20, de 375 gra-mas, teve variação de 54,49%, com o menor preço encontrado por R$ 22,59 e o maior por R$ 34,90.

32,54% foi a variação en-contrada no ovo de chocolate Di-plomata (Nestle) nº 20, de 375 gra-mas, com preços entre R$ 27,38 e R$ 36,29.

A caixa de bombom (AR-COR) de 200 gramas foi encontra-da por R$ 2,58 (menor preço) e R$ 4,99 (maior preço), com uma varia-ção de 93,41%.

NUMERAÇÃONÃOSIGNIFICAMESMOPESO

O Procon Goiás orienta os consumidores na hora de comparar os preços, inclusive para produtos da mesma marca, que atente para a gramatura (peso) do produto e não para a numeração. Isso porque, produtos com uma mesma numera-ção, podem ter pesos diferenciados.

Um exemplo prático é o ovo de chocolate Sonho de Valsa Meio a Meio nº 15 e o ovo de chocolate Laka nº 15, ambos da mesma mar-ca (Laka), possuem pesos de 270 e 196 gramas, respectivamente.

Portanto, quando a escolha for feita pelo tamanho, independen-te do modelo ou da marca, o consu-

midor deve levar em consideração o peso e não a numeração, sugere o gerente de pesquisa e cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz.

ORIENTAÇÕESPARAOCONSUMIDORANTESDECOMPRARPRODUTOSPARAAPÁSCOA

Antes de sair de casa, é im-portante que o consumidor já tenha em mente que tipo de produto pre-tende adquirir e uma noção prévia dos preços praticados, pois isso ajuda a evitar a compra de produtos que estejam com preços elevados. Uma análise na pesquisa de preços do Procon também ajuda a ter uma noção dos preços, diz o gerente.

Uma leitura cuidadosa do ró-tulo do produto é primordial, dando atenção especial às especificações de peso, data de validade, composi-ção e restrições de consumo.

Para os ovos de chocolate que possuem brinquedos no seu interior, a atenção deve ser ainda maior, pois além desses cuidados com as informações do rótulo, é preciso verificar se a embalagem traz também o selo do Inmetro e a recomendação da idade da criança.

Produtos que estão em ban-cas de promoção, normalmente com a informação de que estão quebrados e com preços mais bai-xos que outros em perfeitas condi-ções, não dá ao consumidor o direi-to de reclamar futuramente.

Os pais devem avaliar o me-lhor custo/benefício. Ovos de cho-colate com personagens infantis, geralmente com brinquedos em seu interior, encarecendo ainda mais o preço do produto, acabam chaman-do mais a atenção das crianças. Por isso, o aconselhável é ir às compras sem elas.

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de ovos de chocolate e bombons

Page 4: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 20144 CIDADES

Alves e Arruda Comunicações lança em maio a REVISTA VIVER GOIÁSCom oito anos no mercado a Alves e Arruda Comunicações lançara em Maio de 2014 a Revista Viver Goiás.

A Revista Viver Goiás é a única revista de Variedades do nos-so Estado que lança sua 1ª edição em Maio, com o Especial Mães e Noivas para as empresas anuncia-rem suas marcas, produtos e servi-ços.

A revista possui um belo projeto gráfico, associado a um conteúdo editorial de qualidade, abordando temas que interessam ao seu consumidor potencial.

A revista será de circulação local, direcionada para um públi-co com alto potencial de consumo e que abrange toda a cidade. Cada exemplar da revista será visto em média por três pessoas e a publi-cação raramente é descartada. Se a revista permanece nas mãos do pú-blico, os anúncios também perma-necem impactando o consumidor potencial por mais tempo.

Com uma tiragem de 5 mil exemplares a Revista Viver Goiás terá periodicidade Bimestral. Com temas como: Culinária, Moda, de-sign, arte, paisagismo, turismo, carros, entrevistas. Nasce assim uma nova revista que será um ver-dadeiro catálogo de informações.

Em seu lançamento a edição especial Mães e Noivas abordarão temas como: Guias de um casa-

mento perfeito, listas de presen-tes, além dos lugares mais apro-priados para uma lua de mel.

Além de trazer com ex-clusividade uma Entrevista com a atriz, modelo e apresentadora FERNANDA LIMA e tudo que o há de melhor no Estado de Goiás.

Faça parte você também desse projeto que veio para revolucionar a comunicação impressa do estado de Goiás.

Informações:(62) 3247-3647 [email protected]://www.facebook.com/Revistavivergoias

Encontros são realizados em busca de alternativas e propostas para fomentar o crescimento da região.

O vice prefeito de Caldas Novas, Marco Aurélio Palmerston (PSDB), se reuniu com os verea-dores Rondilene Duarte de Brito (PSDB) e Mussio Mário de Sousa (PSDB), da cidade de Cromínia, para debaterem formas alavancar o crescimento das cidades do Sul de Goiás.

A região Sul do Estado compreende 26 municípios que ocupam 25.122,039 km², corres-pondendo a 7,39% do território goiano e é composta por cidades como Caldas Novas, Pires do Rio, Morrinhos, Cromínia e Edeia.

De acordo com o IBGE, o Sul de Goiás é uma das regiões mais ricas do Estado, além de apresentar uma das melhores con-dições no que se refere a infraes-trutura econômica e social.

Vice-prefeito de Caldas Novas busca parceiros para o desenvolvimento da

região Sul de Goiás

pensando na geração de empregos e de renda, mas temos que levar em consideração as restrições fi-nanceiras, sócio-ambientais, de recursos humanos ou de locali-zação de cada cidade e garantir o desenvolvimento em conjunto dos municípios”, disse.

O vereador Rondilene Du-arte de Brito classificou como "satisfatória" a reunião. “Vamos garantir um desenvolvimento completo para toda a região sul, garantido mais emprego para nos-sas cidades. Fico muito contente com esta parceria entre Caldas Novas e nossa cidade.”

Fonte: Secretaria de Comunica-ção de Caldas Novas (SECOM)

Prefeito Paulo Garcia visita ministro e

solicita mais recursos para Saúde

Recursos para combate à dengue e construção de maternidade na região Oeste da capital estão entre as prioridades apresentadas a Arthur Chioro

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e o secre-tário municipal de Saúde, Fernando Machado, se reu-niram dia 1º, em Brasília, com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Du-rante o encontro, que aconteceu no gabinete do subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, o chefe do executivo goia-niense entregou ao ministro uma lista de prioridades para o sistema de saúde da capital.

Para o combate à dengue, foram requisitados R$ 19 milhões. “A dengue é uma questão essencial e o ministro, de pronto, já propôs um encaminhamento. Temos certeza que recursos adicionais serão aportados para o combate à doença na cidade de Goiânia”, declarou o prefeito que solicitou também o aumento de recursos em R$ 10 milhões para construção de uma nova maternidade na região Oeste. “Os recursos – R$ 41 milhões – já estão garantidos. O que esta-mos discutindo é a possibilidade deles se tornarem um pouco mais volumosos para atenderem toda a nossa necessidade”, explicou. O secretário Fernando Machado lembrou que o processo de licitação da nova unidade já está avançado.

Na pauta de prioridades entregue ao ministro da Saúde es-tão também a recomposição do teto de alta e média complexidade em mais R$ 79 milhões para suprir o que prefeitura gasta a mais em prestação de serviços, como exames de alto custo e cirurgias; complemento financeiro de R$ 79 milhões para cobrir gastos com o Protocolo de Cooperação de Entes Públicos (PCEP), recentemente firmado com o governo do Estado; custeio do Hospital e Materni-dade Dona Iris (HDMI) em R$ 1,7 milhão/mês e qualificação do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Goiânia.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

SULGOIANOA economia da região é diver-

sificada, tendo uma agricultura forte, notadamente a produção de soja, que é hoje o principal item das exporta-ções do Sul Goiano e uma das maio-res bacias leiteiras do Estado, a loca-lizada entre Piracanjuba e Morrinhos, um parque industrial em expansão, concentrado principalmente em Itum-biara e Goiatuba e o maior polo turís-tico de Goiás, com as águas quentes de Caldas Novas e Rio Quente.

Marco Aurélio Palmerston ressaltou a importância da realização de estudos para potencializar o cres-cimento da região. “Éfundamental pensar em formas de potencializar o desenvolvimento da nossa região

SUS inclui novos procedimentos para

tratamento de doença renal crônica

Portaria do Ministério da Saúde publicada dia 07 no Diário Oficial da União inclui na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) novos proce-dimentos para o tratamento de pacientes com doença renal crônica.

Os procedimentos incluem exames como dosagem de sódio, do-sagem de hormônio tireoestimulante (TSH), dosagem de tiroxina (T4), ultrassonografia do aparelho urinário, cultura de bactérias para identifica-ção, hemocultura e eletrocardiograma.

Em março, uma portaria do ministério ampliou o atendimento à pessoa com doença renal crônica. A partir deste ano, serviços de nefrolo-gia, que atendiam apenas pacientes em estágio avançado, podem se habi-litar também para o atendimento de pacientes em estágios iniciais, com acompanhamento ambulatorial e realização de exames periódicos.

A doença renal crônica se caracteriza pelo mau funcionamento dos rins, responsáveis por filtrar e tirar impurezas do sangue. Dados do gover-no indicam que o problema é silencioso, já que cerca de 70% dos pacien-tes que entram para diálise não sabiam que estavam com a doença. Em parte dos casos, é preciso passar por um transplante de rim.

Page 5: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 2014 5SEGURANÇA PÚBLICA

Ao fazer, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a apresentação das estatísticas do Programa “Goi-ás Cidadão Seguro”, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), o governador Marconi Perillo lançou o que chamou de “pacto pela paz na sociedade”, conclamando o poder público e a sociedade a se unirem em busca de alterar a legislação penal, de forma que os criminosos permaneçam nas cadeias, e não se-jam soltos em pouco tempo, como ocorre hoje. Os números compa-rativos de todas as modalidades de crimes ocorridos em Goiás no primeiro trimestre de 2014 são me-lhores do que os de 2013, atestando que houve diminuição da violência.

Foram realizadas, até março deste ano, 141.238 abordagens po-liciais (9,4% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2013); 12.816 operações policiais (66,5% a mais); 1.614 apreensões de drogas (9,7% a mais); 834 apreensões de armas de fogo (28,7%); 1.128 foragidos recap-turados (29,4% a mais); e 3.870 ve-ículos recuperados (30,8% a mais).

“Essas estatísticas apontam que em Goiás não há omissão, ina-ção, acomodação em relação ao crime. Pelo contrário, há uma ação vigorosa, que passa pela valoriza-ção das policiais, investimentos, aquisição permanente da frota, armamentos e de equipamentos; formação, profissionalização, in-formatização. Os dados revelam que a atuação das nossas polícias tem sido extraordinária no sentido de repreender e combater o crime”, disse. Ponderou, porém, a necessi-dade de um trabalho pesado para alteração da legislação e por maior apoio do governo federal na cons-trução de mais cadeias e peniten-ciárias. “A sociedade não tem paz enquanto os bandidos estão soltos pelas ruas”, frisou.

Marconi voltou a criticar a vulnerabilidade das fronteiras do Brasil com a Bolívia, Colômbia e Venezuela, e reiterou a necessidade de colocar as Forças Armadas para protegê-las e impedir a entrada de drogas e armamentos. “Em Goiás criamos uma medida simples, mas eficaz, que foi a criação do Coman-do de Operações de Divisas (Code).

Governador pede o esforço de todos por alterações na legislação penal

Nunca tivemos tanta apreensão de drogas e de armas como depois dessa iniciativa. Se nós tivéssemos essa providência em nível nacio-nal, e o uso das Forças Armadas para combater entrada de drogas e armas, com certeza teríamos um País mais pacificado e mais livre de drogas e criminalidade”, observou.

Ele disse também estar sa-tisfeito com início do emprego das tornozeleiras eletrônicas, porque já foi possível obter dados concretos de redução dos indicadores de cri-minalidade, e também com o blo-queio de celulares nas regiões dos presídios. Marconi lembrou que o governo tem cuidado da valoriza-ção dos policiais. Já encaminhou à Assembleia Legislativa planos de carreira das polícias Civil e Téc-nico-Científica, e estuda também para a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

“O apelo que faço a todos é que trabalhemos de forma contun-dente para tranqüilizar a sociedade, afastar o medo. Vamos trabalhar cada vez mais com foco na redu-ção desses índices. Vamos provar para a sociedade que juntos somos capazes de reduzir os crimes e dar tranquilidade à sociedade goiana”, afirmou.

“É, ao mesmo tempo, um

Lails

on D

amás

io

A Assembleia apro-vou projeto de lei de número 1.107/14, que reajusta os salá-rios de 4.863 servidores dos car-gos de Agente de Polícia, Escri-vão de Polícia, Agente Auxiliar, Agente Policial, Comissário, es-crevente, papiloscopista policial, classificador e datiloscopista.

O reajuste proposto na ma-téria é de 18,5%, a ser pago in-tegralmente em novembro, além

repto para que possamos sensibili-zar o governo federal e o Congres-so Nacional pela modificação da legislação penal. E nós, do poder público, temos ainda a obrigação de juntar todos os nossos esforços para viabilizar novas vagas nos presídios”, arrematou.

O secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, expôs os índices de homicídios registra-dos, nos meses de março, de 2012 a 2014. Os números apontam recuo no crescimento de ocorrências nos dois últimos anos. Entre março de 2013 e 2014, por exemplo, a re-dução foi de 13,62%. Segundo o secretário, houve avanço também em relação ao índice de bairros de Goiânia onde não há registro de ocorrências. No ano passado, em 75% dos bairros não houve regis-tro. Neste ano, 88% dos bairros não apresentaram ocorrência. Em 144 municípios goianos, dos 246 exis-tentes, não foram registrados cri-mes de homicídio.

Mesquita fez um balanço dos avanços na área da seguran-ça nos dois últimos anos, e citou a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RIP’s), por meio das quais foi possível fazer um mapeamento do Estado. Das 36 áreas integradas, 22 consegui-

ram apresentar redução de ocorrên-cias. Ele lembrou que o aumento em 30% do número do efetivo e a criação do Serviço de Interesse Mi-litar Voluntário Estadual (Simve) melhoraram significativamente o trabalho da polícia. O governo do Estado tem investido, anualmente, aproximadamente R$ 1,7 bilhão na segurança pública.

Dentre as ações empreen-didas nesse período, mencionou a construção do Centro Integrado de Comando e Controle (que está em obras), a parceria com a Secretaria

de Estado da Administração Peni-tenciária e Justiça (SapeJus) para aplicação do uso de tornozeleiras eletrônicas, a criação do bônus por apreensão de armas de fogo, e o recém-criado Programa Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias (PDDQD), que suprirá as deman-das de materiais de consumo e re-formas das unidades. “É inegável que estamos conseguindo reduzir os índices e que vamos conseguir, com o esforço de nossos policiais e da sociedade organizada, alcançar resultados ainda melhores”, afir-mou Mesquita.

O secretário de Adminis-tração Penitenciária e Justiça, Edemundo Dias, também fez um balanço dos significativos avan-ços que ocorreram nas unidades penitenciárias do Estado. Somente neste ano, foram criadas 748 novas vagas. Atualmente, 32% da popula-ção carcerária de Goiás está traba-lhando, enquanto a média nacional é de 10%. Foram contratados 297 profissionais de saúde para traba-lhar nas unidades e 45 delas, do total de 88, têm biblioteca. A mé-dia de reincidência no último ano foi de 61% no Estado, ao tempo em que a nacional foi de 80%.

Ele destacou ainda a criação do GoiásPen, que formula e mapeia as informações relativas a todos os presos e o estabelecimento de Par-ceria Público-Privada (PPP) para construção de presídio moderno que substituirá o Cepal.

Polícia Civil terá salário reajustadode 12,33% em novembro de 2015; 12,33% em novembro de 2016; e 12,33% em novembro de 2017.

Outra matéria, protocolada sob nº 1.106/14, também de inte-resse da categoria, propõe reajuste para ocupantes de cargos de auxi-liar de autópsia, auxiliar de labora-tório criminal, desenhista crimina-lístico e fotógrafo criminalístico, bem como de aposentados e pen-sionistas com direito à paridade.

Já o terceiro projeto, de nº 1.108/14, também fruto da nego-ciação salarial com servidores e a cúpula da Segurança Pública em Goiás, propõe aumento para ocu-pantes dos cargos de perito crimi-nal, médico legista e odontolegista, todos constantes do anexo I, da lei 16.897, de 26 de janeiro de 2010.

Até o fechamento des-ta edição o projeto caminhava para sanção do governador.

Page 6: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 20146 CIDADES / ECONOMIA

Depois de notificadas, entidades terão 30 dias para realizar reparos em bens municipais depredados.

De autoria do vereador Tayrone Di Martino (PT), foi apre-sentado no dia 1°, durante sessão na Câmara Municipal de Goiânia, Projeto de Lei que prevê a respon-sabilização dos danos causados por torcedores em dias de jogos profis-sionais realizados na Capital.

Segundo a proposta, as de-predações e demais atos de van-dalismo em pontos de ônibus, es-tações, parques, praças, escolas e demais bens públicos municipais que forem realizados por torcedo-res das entidades desportivas pro-fissionais, serão de responsabilida-de das respectivas entidades e seus dirigentes. Após notificadas, as entidades terão 30 (trinta) dias de prazo para realizar os reparos cau-sados por seus torcedores, ou efe-tuar o pagamento dos correspon-dentes valores ao órgão municipal competente.

Em sua justificativa, Tayro-ne afirma que “estamos vivendo períodos de turbulência em nossos

estádios: atos de violência delibe-rada entre torcedores rivais, mani-festações racistas, ofensas físicas e morais, destruição do patrimônio público e privado, entre outros re-prováveis e desagradáveis even-tos”. E “diante deste quadro, há a necessidade de uma resposta firme e contundente de nossas autorida-des constituídas, restabelecendo-se a ordem e os princípios democráti-cos em nossos estádios”, finaliza o vereador.

Fonte: Diretoria de Comunicação/Câmara Municipal de Goiânia

Tayrone propõe responsabilizar entidades no caso de vandalismo de torcedores

Construtora quer investir em condomínio fechado em Aparecida

O prefeito Maguito Vilela recebeu no úl-timo dia 02, representantes da construtora FGR empreendimentos. Durante o encontro, a FGR demonstrou interesse em construir no município um condomínio horizontal residencial. “Empre-endimentos como este são muito importante para nossa cidade para acabar com os vazios ur-banos, além de propiciar que mais pessoas op-tem por morar e trabalhar aqui”, disse Maguito, destacado a construção do shopping de Apareci-da e de outros empreendimentos habitacionais no município.

Os lotes terão 200 metros quadrados e a FGR ficará responsável pelo loteamento, infra-estrutura e manutenção do condomínio. A ideia de lotes menores também contribui para acabar com os vazios urbanos e torna o empreendimen-to mais acessível à população, com prestações menores. “A FGR fará toda infraestrutura de um condomínio, a partir daí as pessoas poderão comprar lotes e construir suas casas”, contou o diretor comercial da FGR, Adriano Carrijo.

A legislação atual permite apenas lotes de 360 metros quadrados, por isso os vereadores, representados durante a reunião pelo Presidente da Câmara Gustavo Mendanha (PMDB), saben-

do da importância do empreendimento para o progresso da cidade, vão se reunir e elaborar uma lei complementar para aprovar lotes me-nores. “Quanto mais gente morando na cidade, teremos mais arrecadação, desenvolvimento, além de resolver o principal problema que é dos vazios urbanos e áreas improdutivas com especulação imobiliária”, disse o vereador.

A FGR é uma construtora especializada em pavimentação asfáltica, saneamento bási-co, conjuntos habitacionais, redes e subesta-ções elétricas, construção civil e, principal-mente, condomínios horizontais residenciais. A FGR é uma empresa de Aparecida, locali-zada na Cidade Empresarial, na Avenida Rio Verde. A construtora também é dona de outros seis empreendimentos no município, incluindo a Cidade Empresarial.

Também participaram da reunião o de-putado estadual Daniel Vilela (PMDB) e os se-cretários Afonso Boaventura (Planejamento), Euler de Morais (Governo e Integração Insti-tucional), Ozéias Laurentino (Comunicação) e Carlos Eduardo de Paula (Fazenda).

Fonte: Prefeitura Municipal de Apare-cida de Goiânia

Os contribuintes que entre-garam a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2014 no início do prazo vão saber se receberão a restituição no pri-meiro lote daqui a dois meses, quando será liberada a consulta pela Receita Federal. O calendá-

IRPF 2014: Receita divulga calendário

de restituiçãorio para a liberação da restituição foi publicado no Diário Oficial da União.

A restituição do imposto sobre a renda da pessoa física, referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013, será efe-tuada em sete lotes no período de

junho a dezembro de 2014.O valor restituído será de-

positado ao contribuinte na agên-cia bancária indicada na Decla-ração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2014, de acordo com o seguinte crono-grama:

As restituições obedecem a ordem de entrega das declarações, mas têm prioridade as pessoas a partir de 60 anos, como determina o Estatuto do Idoso e os portado-

Calendário de restituição do Imposto de RendaLOTE DATA

Primeiro lote 16 de junhoSegundo lote 15 de julhoTerceiro lote 15 de agostoQuarto lote 15 de setembroQuinto lote 15 de outubroSexto lote 15 de novembroSétimo lote 15 de dezembro

res de deficiência, física ou mental, conforme a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999.

O calendário de restituição publicado hoje não se aplica às de-

clarações de 2014 retidas na malha fina para análise, em decorrência de inconsistências nas informações.

Fonte: Agência Brasil

Page 7: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 2014 7

HomenagemO bispo da Diocese de Goiás, Dom Eugênio Rixen será homenageado pelo deputado estadual Karlos Cabral com o título de Cidadão Goiano, em reconhecimento pelo trabalho prestado à sociedade desde que chegou a Goiás há 16 anos.

VARIEDADES

Grazi Massafera desabafa sobre a separação de Cauã Reymond

Grazi Massafera falou abertamente sobre o fim do casamento de sete anos com o ator Cauã Reymond e de toda a polêmica envolvendo o assunto. Sem citar nomes, a atriz contou em entrevista à Revista Clau-dia, que enfrentou a má fase de cabeça er-guida e que, ao contrário do que muitos pensam, passou longe da figura frágil e desprotegida. Questionada sobre como ela enfrentou a dor da separação, envolvendo inclusive o nome de Isis Valverde como o pivô da crise, Grazi respondeu que sempre procurou fugir do drama. “Perguntam se me recuperei”. Por que, meu Pai? Não fiquei doente!

Anitta comemora ao saber que nova música está em primeiro lugar entre mais tocadas do país

Anitta esteve curtindo férias, mas o público não a esqueceu. Na manhã do úl-timo dia 4, a cantora comemorou ao saber que Blá Blá Blá foi a música mais tocada

nas rádios do país todo, o que a deixou em êxtase. Além disso, Zen, que já conta mais de 25 milhões de visualizações no Youtube, ain-da ocupa o quarto lugar na lista. Puro sucesso. Depois de gravar o primeiro DVD no Rio de Janeiro, Anitta viajou para a Europa para promover o CD Show das Poderosas em Lisboa e Madrid.

Rainha Elizabeth autoriza que Kate e William chamem filha de Diana

Segundo o tablóide Globe, Kate Middleton já tem a permis-são da Rainha Elizabeth para dar o nome de Diana à filha que ela e o Príncipe William querem ter em breve. A publicação disse em fevereiro passado, que a Duquesa de Cambridge já estaria grávida de uma menina, mas a notícia nunca se confirmou. A fonte da revista assegura que ela e William já con-versaram com a Rainha sobre sua decisão: "Se for menina poderia se chamar Diana Elizabeth ou simplesmente Diana se a Rainha se opor a que seu nome venha em segundo lugar", disse um infor-mante. Por enquanto o casal se prepara para a turnê australiana que farão junto da nova babá espanhola do pequeno George.

Bruno Gagliasso inaugura restaurante e recebe amigos famosos

A família Gagliasso segue in-vestindo no ramo empreendedor. Bruno Gagliasso, a mãe e o irmão

inauguraram um restaurante. O estabelecimento fica no Shopping Barra Garden, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janei-ro. Dona Lúcia, chef de mão cheia, e Thiago Gagliasso, irmão de Bruno, descerraram a fita. Amigos famosos também estiveram no primeiro dia do Pronto Família Gagliasso. Entre eles, Fernanda Paes Leme, Giovanna Lancellotti e Aline Prado.

Peladona do BuenoPra quem discriminava

tanto as festas da periferia o caso se inverteu, os bairros nobres de Goiânia também clamam por so-corro. A gota d’água foi O barulho dos gritos de uma mulher nua em uma Rua do Setor Bueno, que ti-rou o sono dos moradores do bair-ro na madrugada do ultimo sába-do (5). A vizinhança afirma que o escândalo aconteceu por volta das 5h e durou pelo menos 50 minu-tos. Testemunhas relataram que, depois de brigar com o compa-nheiro, a mulher saiu do carro sem roupa nenhuma.

Remédio em casaCom o objetivo de melho-

rar a assistência farmacêutica e fa-cilitar o acesso aos medicamentos para Pacientes idosos, acamados ou com dificuldades locomotoras, a Prefeitura de Catalão lançou o “Programa Remédio” Que consis-te na entrega domiciliar de medi-camentos onde os pacientes rece-berão remédio na residência sem qualquer custo. Para se cadastrar no Programa deve-se procurar a Farmácia Municipal e levar cópias dos documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço. As entregas serão agendadas.

Honras ao HDT

O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) recebeu na ulti-ma segunda-feira, dia 7, menção honrosa do Ministério da Saúde pela vitória no concurso cultu-ral Somos parte do SUS que dá certo, que classificou a unidade como a melhor prática humani-zadora do sistema de saúde. A cerimônia aconteceu às 16 horas, no auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério. O que todos os órgãos de saúde do Estado e do Brasil devia seguir. Da certo com o HDT com certeza pode ser certos com todos.

OVG abre inscrições para curso de Libras

O Centro de Qualificação Profissional (CQP) da Organi-zação das Voluntárias de Goiás (OVG) abriu inscrições para o curso gratuito de Língua Brasi-leira de Sinais (Libras). As au-las terão início dia 28 de abril e

prosseguem até 1º de julho. Para se inscrever, o aluno precisa ter idade a partir de 16 anos e apre-sentar cópias do CPF e da carteira de identidade, do comprovante de endereço e de declaração atestan-do que concluiu ou está cursando o Ensino Médio.

O Brasil se despede de José Wilker, aos 66 anos

Nascido em Juazeiro do Norte (CE), em 1947, Wilker ini-ciou sua carreira na comunicação como locutor de rádio no Ceará e se mudou para o Rio de Janei-ro aos dezenove anos. Participou de seu primeiro filme em 1965 ao lado de grandes atores e atrizes. Fez sucesso também em vários fil-mes ao todo Foram 29 novelas e 49 filmes!

SucessoQuem anda fazendo muito sucesso nas noites Goianas é o jovem cantor Richard Rian. No ritmo do sertanejo Richard Rian tem conquistado espaço e encantado a todos com seu jeito humilde com que apresenta.

Você sabia?• Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de chocolate.• Uma em um milhão – São as hipóteses de se morrer atingido

por um relâmpago.• Uma girafa pode limpar as suas orelhas com a língua.• Uma girafa pode matar um leão com apenas um pontapé (coice).• Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o

consumo.• Uma hiena manchada pode engolir 15 a 20 quilos de carne em poucas horas.• Uma pessoa normal tem por volta de 1.460 sonhos por ano.• Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.• Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.• Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas

dúzias de sabonetes.• Uma piscadela de olho dura, em média, um décimo de segundo.• Uma tonelada – A quantidade de alimentos que uma pessoa normal come

durante um ano.• Chefe intimidador se sente incompetente• O primeiro produto a ter um código de barras foi

uma pastilha elástica.• Em média, os americanos consomem 72.800 metros

quadrados de pizza por dia (uma área de 270m x 270m).

ParabénsOs cumprimentos desta edição vão para o líder Comunitário Ulisses Sousa que virou a folhinha no último dia 03. Ulisses é líder comunitário e tem feito um brilhante trabalho na região da Vila União em Goiânia.

Mister CountryServidor da Comurg Diony da Silva Marinho é eleito Mister Country Goiás. O Jovem de 26 anos garante que da para conciliar o trabalho de coletor com a carreira de modelo. “Eu fiquei surpreso, não esperava esse resultado. E a minha vida mudou completamente. Faço fotos, participo de eventos, entre outras atividades. Estou ansioso com a chegada da 1ª etapa do concurso que será realizado no mês de novembro, quando vou passar a faixa”, explica Diony.

Page 8: CN Goiás - 1° Quinzena de Abril

Goiânia, 1ª quinzena de abril / 20148 PUBLICIDADE