clipping sebrae 03 07

16
Data Veículo Página Tamanho 02.07.2014 Jornal de Hoje Hoje na Economia07 9 cm

Upload: ucm-sebraern

Post on 01-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Jornal de Hoje Hoje na Economia– 07 9 cm

Page 2: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Novo Jornal Principal– 03 300 cm

CONTINUA

Page 3: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Novo Jornal Principal– 03 300 cm

CONTINUA

Page 4: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Novo Jornal Principal– 03 300 cm

FIM

Page 5: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças-06 9 cm

Page 6: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Jornal de Fato Lisboa Batista-02 12 cm

Page 7: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Jornal de Fato Eventos-11 30 cm

Page 8: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Gazeta do Oeste Mossoró- 06 60 cm

Page 9: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 O Mossoroense Clístenes Carlos- 07 4 cm

Page 10: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

03.07.2014 Novo Jornal Sá de Paula- 12 5 cm

Page 11: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Portal no Ar

Rio Grande do Norte terá mais de 600 unidades do PAIS até 2015

Mais de 30 municípios potiguares são beneficiados por tecnologia social da Produção Agroecológica Integrada

e Sustentável (PAIS)

Por Agência Sebrae

Passados nove anos da instalação das primeiras unidades da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) no Rio Grande do Norte, o número de famílias que reencontraram no campo uma fonte de renda e a melhoria da qualidade de vida já chega a mais de 360. A meta para 2014 é a conclusão da tecnologia em mais 200 propriedades rurais, e, até 2015, a finalização do programa em outras 100 unidades, totalizando 3,3 mil pessoas atendidas pelo programa somente no estado. Hoje, 20 municípios potiguares já têm unidades implantadas, além de outras 13 cidades, onde o projeto está em instalação. A intenção é que a tecnologia possa ser expandida nos próximos anos para as regiões do Alto Oeste e Agreste Potiguar.

Implementado por meio de uma parceria entre Sebrae e Fundação Banco do Brasil, a Tecnologia Social (TS) visa apoiar e financiar a implantação de hortas em formato circular em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos. A técnica foi desenvolvida pelo agrônomo senegalês Aly N’diaye que buscou utilizar princípios agroecológicos com o objetivo de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda e fortalecendo o processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos.

“Devolvemos o conceito de viver bem para aqueles que não tinham oportunidade. O sonho de muito dos produtores rurais era vender a terra e sair do campo. Agora, eles têm uma riqueza. Também cresceu o número de formalização dos familiares envolvidos no programa. Muitos se tornaram Microemprendedores Individuais para poder comercializar os produtos”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti.

No Rio Grande do Norte, o município de Assu lidera a quantidade de unidades instaladas, totalizando 43 propriedades, seguido por Mossoró que possui 30 instaladas e outras 30 em implantação, assim como, a cidade de Ipanguaçu que tem o mesmo número de propriedades. Os municípios de Jucurutú, São José do Seridó e Caicó serão os próximos a receber a tecnologia social.

O Sebrae conduz a seleção, implantação e acompanhamento do programa. Durante 30 meses, técnicos e agrônomos acompanham as unidades. A prioridade são os municípios com disponibilidade de água e que possuam baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estatística composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita recolhidos a nível nacional.

“A tecnologia tem movimentado e fortalecido o desenvolvimento local dos municípios. Os produtores rurais deixaram de comprar e passaram a produzir os alimentos. Há uma economia na renda familiar e uma geração de renda”, afirma o diretor técnico do Sebrae-RN.

Os principais alimentos produzidos nas unidades do PAIS no Rio Grande do Norte são hortaliças, frutas como caju e mamão, galinhas e ovos. Além de fornecer e suprir os mercados locais e programas do governo, uma vez por semana os produtores participam de feiras agroecológicas. No estado são realizadas semanalmente 22 delas.

CONTINUA

Page 12: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Portal no Ar

“O objetivo inicial da tecnologia era a segurança alimentar dessas famílias e proporcioná-las uma renda. Mas vimos que seria uma boa oportunidade de inserí-las no mercado. Foi quando criamos as primeiras feiras agroecológicas no estado. Dessa forma, há a venda desses alimentos pelos próprios produtores com um preço justo”, esclarece o diretor técnico.

Além da geração de trabalho e renda que chega ao campo, o produtor rural passou a aprender como lidar de forma sustentável com a terra, proporcionando uma melhor qualidade dos alimentos produzidos e um olhar consciente sob o meio ambiente. Um ganho também para consumidor final. “Fomos os primeiros a certificar as feiras agroecológicas. Não é só agroecológica, é orgânico. São produtos com o selo orgânico”, afirma João Hélio Cavalcanti.

http://portalnoar.com/rio-grande-norte-tera-mais-de-600-unidades-pais-ate-2015/

FIM

Page 13: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Portal no Ar

Microempresa equilibra geração de empregos no estado em maio

O segmento foi responsável por um saldo de 5.937 empregos acumulados nos cinco primeiros meses do ano

Por Agência Sebrae

O Rio Grande do Norte encerrou o mês de maio com um saldo acumulado de 1.367 empregos. O resultado da diferença entre o número de admissões e o de desligamentos foi positivo e alavancado principalmente pelas microempresas, responsáveis por um saldo positivo de 5.937 empregos. As demais faixas as demissões superaram as contratações, resultando em estoques negativos nos cinco primeiros meses de 2014. Os dados constam na “Síntese do comportamento do mercado de trabalho formal no RN”, relatório produzido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).O setor de serviço foi o maior responsável pelo saldo positivo.

Durante os cinco primeiros meses, essa faixa de empresa, que segundo divisão do Ministério do Trabalho e Emprego (TME) são aquelas que possuem até 19 funcionários, foi responsável por um saldo positivo de 5937 novas vagas no mercado de trabalho potiguar, resultado das 36.671 contratações e 30.824 desligamentos. Apenas em maio, o número de admissões na Microempresa chegou a quase 7.500 vagas, uma participação positiva na geração de empregos do mês frente ao alto saldo negativo nas empresas de pequeno porte, médias e grandes empresas.

O saldo de empregos nos cinco primeiros meses no Rio Grande do Norte foi de 1367 novas vagas, resultado de 86.266 admissões e 84.899 desligamentos na Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Média Empresa e Grande Empresa. No comparativo com o mesmo período do ano passado, em que houve um número de desligamentos superior ao de admissões, o saldo é positivo.

A retração de 406 vagas no mês de maio também é resultado da diminuição na geração de empregos na Construção Civil (-925) e na Indústria de Transformação (-379), cujos saldos superaram o aumento de empregos no setor de Serviços, que apresentou 1209 novas vagas no mercado de trabalho potiguar.

O setor de Serviços também foi responsável, nos cinco primeiros meses do ano, pela abertura de 6.505 novos postos de trabalho. Logo em seguida aparecem os setores da Construção Civil (1605 vagas), Serviços Industriais de Utilidade Pública (144 vagas) e Administração Pública (54 vagas).

http://portalnoar.com/microempresa-equilibra-geracao-de-empregos-estado-em-maio/

Page 14: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Portal no Ar

Organização define nova data para realização da Exponovos

O objetivo dos organizadores é realizar a Exposição Agropecuária na mesma data da Grande Vaquejada de

Currais Novos

Por Redação

A 17ª Exposição Agropecuária de Currais Novos tem uma nova data para acontecer. Será entre os dias 18 e 20 de julho e não no próximo fim de semana, como divulgado anteriormente. O evento é uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Prefeitura de Currais Novos, ANCOC e ANORC. E conta com o apoio da FaerAERN, SEBRAE e ASSEC.

O objetivo dos organizadores é realizar a Exposição Agropecuária na mesma data da Grande Vaquejada de Currais Novos. Uma maneira de valorizar os dois eventos e atrair um público maior para a cidade.

A expectativa é que essa edição da EXPONOVOS seja recordista em participação e número de animais. Praticamente todos os currais e argolas do Parque de Exposições José Bezerra de Araújo estão vendidos. Entre os destaques da programação está o torneio leiteiro de bovinos com excelente premiação, projetada em mais de 15 mil reais.

Durante a EXPONOVOS, agropecuaristas contarão com financiamentos rurais do Banco do Nordeste e Banco do Brasil que poderão ser utilizados para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas. A perspectiva é que com isso a Exposição também seja sucesso na realização de negócios. Na Exposição Agropecuária do Seridó, a última realizada pela SAPE, foram movimentados mais de R$ 7 milhões em vendas e financiamentos.

A EXPONOVOS terá ainda estandes comerciais, de artesanato, apresentações artísticas e o melhor da culinária do Seridó. Os participantes poderão assistir o desfile e aos julgamentos de animais de elevada genética. O Rio Grande do Norte se destaca como um dos estados com os melhores selecionadores de bovinos, notadamente na raça Guzerá.

Todos os órgãos vinculados a SAPE estarão presentes ao evento. A EMATER realizará oficinas e amostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta, a exemplo de anos anteriores; a EMPARN participará com os programas de ensilagem, fenação e avicultura caipira; e o IDIARN garantirá a vigilância sanitária do evento, além de incentivar os criadores a regularizarem os cadastros e fazerem a declaração do rebanho vacinado.

“Temos confirmada a participação de animais oriundos de outros estados, como Pernambuco e Paraíba, bem como de todas as regiões do RN. Isso leva a crer que essa Exposição Agropecuária de Currais Novos poderá ser uma das melhores dos últimos anos e seguramente a maior em número de animais em exposição para comercialização. Isto é um reflexo da animação dos criadores pelo retorno das chuvas, a organização prévia da Exponovos e as facilidades de financiamentos do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que terão equipes atuando antes e durante a realização da exposição”, afirma o secretário de Agricultura, Tarcísio Dantas.

O Governo do Estado também estará comemorando a importante conquista para o setor agropecuário Potiguar, que é a reclassificação do Rio Grande do Norte pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como “Área Livre da Febre Aftosa com Vacinação”, o que ocorreu no final do mês passado, após mais de treze anos de árduas lutas.

http://portalnoar.com/organizacao-define-nova-data-para-realizacao-da-exponovos/

Page 15: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Portal Mercado Aberto

Ações estimulam empreendedorismo no Polo Costa Branca

Sebrae promove vasta programação nesta quinta-feira (3) para incentivar empreendedores locais na busca

por novas oportunidades de negócio.

Localizado no Polo Costa Branca do Rio Grande do Norte e com pouco mais de 3.900 habitantes que encontram na atividade turística uma das principais fontes de renda, o município de Tibau, recebe nesta quinta-feira (2), ações de estímulo ao empreendedorismo. Ao longo de todo o dia, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove vasta programação destinada a incentivar empreendedores locais na busca por novas oportunidades de negócio. As atividades acontecem das 8h às 17h em diferentes pontos da cidade.

Uma das medidas é a inauguração da Sala do Empreendedor, instrumento que agiliza e desburocratiza o processo de implantação de micro e pequenos negócios. Para isso, serão oferecidos no local acesso aos serviços para abertura e regularização de empreendimentos. A inauguração acontece às 10h, na sede da Prefeitura Municipal. “As ações acontecem em diversos âmbitos, beneficiando aquele que pretende ser um empreendedor, assim como as pessoas que já possuem um empreendimento e buscam capacitação para melhorar o desempenho empresarial”, destaca o gerente do Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, João Vidal.

Além da instalação da Sala do Empreendedor, a programação conta com a realização das oficinas Sei Planejar, das 9h às 12h, e Sei Controlar Meu Dinheiro, das 14h às 17h, destinadas a Microempreendedores Individuais (MEI). As capacitações acontecem na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus.

Ainda dentro do cronograma de atividades, será ministrada palestra “Turismo como oportunidade de negócio”, às 16h, na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, e seminário que trata do trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RN, ações promovidas no agronegócio e apresentação de casos de sucesso. O evento acontece às 16h, na igreja do Assentamento Vila Nova.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN

http://www.portalmercadoaberto.com.br/noticias-det?noticia=11195

Page 16: Clipping sebrae 03 07

Data Veículo Página Tamanho

02.07.2014 Portal Mercado Aberto

Oficina ensina empreendedores a planejar futuro do negócio

Além de aulas presenciais para estruturar o plano de negócio, a oficina prevê ainda consultorias

individualizadas aos empresários participantes

Uma capacitação voltada para quem está à frente de uma empresa e precisa definir as estratégias para o futuro do negócio ou simplesmente pensa em abrir uma empresa. O Sebrae no Rio Grande do Norte ministra a Oficina de Plano de Negócio partir desta quarta-feira (2), na sede da Instituição, em Natal. A oficina visa munir os donos de micro e pequenas empresas a elaborar um plano de negócio. Além de aulas presenciais, a oficina prevê ainda consultorias individualizadas aos empresários participantes. O encontro prossegue até a quinta-feira (3). Mais detalhes pelo 0800 570 0800.

Inicialmente, a turma recebe informações necessárias à construção do plano de negócio, incluindo meios de estabelecer situações de contorno em casos de crises mercadológicas. De forma prática, os empresários entenderão como estruturar esse planejamento, que é decisivo para o futuro da empresa.

Na quinta-feira, os participantes terão a chance de compreender a importância do plano financeiro. Esse documento traça o levantamento completo e meticuloso dos recursos empregados, entre eles o capital de giro, estimativas do estoque inicial e do caixa mínimo, e os investimentos pré-operacionais. A área financeira é uma das que mais tiram o sono do empreendedor, daí a importância do planejamento.

O terceiro encontro da capacitação é voltado para orientação individualizada. De posse do plano de negócio preenchido, o empreendedor recebe de um consultor esclarecimentos a respeito de suas dúvidas sobre o plano. As datas para essa consultoria serão estipuladas pela instituição com agendamento prévio acordado entre o consultor e o empresário.

*Fonte: Assessoria Sebrae RN

http://www.portalmercadoaberto.com.br/noticias-det?noticia=11178