clipping sebrae 24 07

12
Data Veículo Página Tamanho 24.07.2014 O Mossoroense Gerais-05 68 cm

Upload: ucm-sebraern

Post on 01-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 O Mossoroense Gerais-05 68 cm

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Gazeta do Oeste Sociais-04 30 cm

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças-02 10 cm

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças-02 5 cm

Data Veículo Página Tamanho

24.07.2014 Tribuna do Norte Negócios e Finanças- 02 12 cm

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal No Minuto

Corpo de Bombeiros estuda medidas para agilizar a legalização de

empreendimentos

Em reunião nesta quarta, a corporação discutiu a efetivação da Rede Nacional para a Simplificação do

Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no estado.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (23), na sede do Comando Geral do CBM, em Natal, com o diretor superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto, secretário estadual de Tributação do Estado, José Airton da Silva, e Irani Santos, coordenadora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), para discutir a efetivação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, a reunião teve por objetivo esclarecer a participação dos Bombeiros no processo de construção da Redesim no RN, tendo em vista, que compete a Corporação, por meio do Serviço Técnico de Engenharia (Serten), realizar a análise de projetos e vistorias em edificações, nos aspectos relacionados à proteção contra incêndio e pânico, e, consequentemente, conceder as devidas liberações. “A Redesim fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pela legalização das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. A Redesim oferecerá aos usuários mecanismos de simplificação e desburocratização para facilitar a abertura de novos negócios. Esperamos através desta integração de dados poder dar mais celeridade a quem busca se regularizar junto a nossa instituição”, disse o coronel Elizeu Lisboa Dantas. Segundo o diretor superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto, a Redesim será administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples, tendo o Sebrae RN como um articulador.

“A Redesim é um grande cadastro sincronizado e já existe na forma da lei. Estamos trabalhando na sua efetivação. A participação do Corpo de Bombeiros é fundamental neste sistema pois as demais liberações dependem dele. Quando a Redesim estiver em funcionamento trará grandes facilidades ao empreendedor. A nossa expectativa é que o projeto esteja implantado até o final deste ano”, disse José Ferreira de Melo Neto.

CONTINUA

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal No Minuto

Corporação aguarda a aprovação do novo Código de Segurança contra Incêndios pela Assembleia

Legislativa do RN

O Estado, desde o dia 5 de maio de 2014, encaminhou para a Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que regulamenta o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do Rio Grande do Norte. Participaram da elaboração do PL representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Conselho Regional de Engenharia Civil (Crea), além do Sebrae. O documento consiste na atualização dos conceitos previstos no Decreto 6.576 de 03 de janeiro de 1975, tendo como inovação o estabelecimento de medidas que há três décadas não estavam ainda disponibilizadas pela tecnologia de equipamentos preventivos contra incêndio. Dentre as mudanças estão a inclusão dos sistemas de detecção e alarme; o controle de fumaça e os sistemas de extinção por gases inertes, bem como as medidas de proteção passiva que não foram contempladas à época, entre elas o controle de materiais de revestimento e acabamento; a acessibilidade de veículos de combate a incêndio às edificações; a distância de segurança entre as edificações; a compartimentação horizontal e vertical e a exigência de equipes de intervenção (brigadas de incêndio). “A aprovação do novo Código do CBM será um grande avanço para o Rio Grande do Norte, pois é concebível se ter um código de prevenção tão antigo, que não atenda às necessidades atuais. Além disso, irá facilitar a concessão de licenças para os micro e pequenos empresários, retirando a necessidade de contratação de arquitetos para a elaboração de projetos como acontece hoje. Com a implantação do novo código, eles vão poder passar direto para a etapa da vistoria, agilizando o processo”, explica o coronel Elizeu Dantas. A partir da implantação do Projeto de Lei somente as edificações com mais de 500m² serão obrigadas a apresentar projetos de combate a incêndio e controle de pânico para se regularizarem junto ao órgão. As edificações menores que 500m² ficam sujeitas somente a vistoria dos bombeiros. Assim, o estado passa a oferecer um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e espera, com isso, uma maior procura, deste seguimento, em busca da regularização de suas edificações. “Com uma demanda reduzida de projetos para analisar, a Corporação terá mais tempo para se dedicar aos grandes empreendimentos, considerados de maior risco”, explica o Comandante do CBMRN, Elizeu Lisboa Dantas.

CONTINUA

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal No Minuto

Corporação discutiu a efetivação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de

Empresas e Negócios no estado.

http://www.nominuto.com/noticias/seguranca-publica/corpo-de-bombeiros-estuda-medidas-para-agilizar-a-

legalizacao-de-empreendimentos/113473/

FIM

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal no Ar

Sebrae retoma feirinha de legumes e hortaliças sem agrotóxicos

A sede do Sebrae, em Natal, será ponto de venda de orgânicos. A iniciativa visa ampliar os canais de

comercialização de grupos produtores

Por Agência Sebrae

Os agricultores familiares que cultivam gêneros sem agrotóxicos terão mais um ponto fixo para comercialização dos produtos em Natal. A feira de hortaliças e legumes que funcionava semanalmente na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte será retomada na próxima sexta-feira (25), beneficiando produtores da comunidade de Pium, em Parnamirim, e de Gramorezinho, na zona Norte de Natal. A iniciativa havia sido suspensa em função das obras de reforma e adaptação do prédio. A feira começa a funcionar a partir das 7h30 e é aberta ao público.

A retomada da feirinha vai ajudar a ampliar os canais de comercialização da produção dez agricultores de Pium, que, mesmo sem certificação de orgânicos, já cultivam lavouras sem o uso de defensivos químicos. O grupo vem sendo acompanhado pelo Sebrae, que o capacitou para atuar com o sistema de produção de orgânicos. Frutas, hortaliças, mandioca, legumes e outros gêneros, como ervas aromáticas e flores, estão entre os produtos ofertados e que, antes eram vendidos na Feirinha de Pium e outra parte direcionada para os supermercados da Rede Mais.

O mesmo ocorre com os agricultores do projeto Amigo Verde Gramorezinho, resultante de uma parceria entre o Sebrae e outras instituições, principalmente Petrobras e Ministério Público estadual. No projeto, o Sebrae particpa fornecendo consultorias e apoio técnicos às propriedades na área de gestão, noção de associativismo e também no repasse de técnicas de agroecologia e adequação ao sistema orgânico de produção.

Os integrantes do projeto já têm pontos de vendas semanais fixos na capital, como no Bosque das Mangueiras (sábados), sede da Semurb (quintas-feiras), Ministério Público (quartas-feiras) e Petrobras (sextas-feiras). A comunidade Gramorezinho reúne 120 famílias, das quais 30 já possuem certificação orgânica emitida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Apenas esses produtores que detêm o selo podem comercializar a produção nas Feiras Agroecológicas, incluindo a do Sebrae.

De acordo com a gestora do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Honorina Eugênia, a proposta é que a feirinha do Sebrae ocorra semanalmente às quintas-feiras a partir da próxima semana para atender aos dois grupos. Já a analista do Sebrae responsável pelo atendimento aos produtores de Pium, Jupira Nunes, enfatiza que a iniciativa é importante porque aproxima os agricultores locais dos consumidores de Natal, que buscam gêneros mais saudáveis.

http://portalnoar.com/sebrae-retoma-feirinha-de-legumes-e-hortalicas-sem-agrotoxicos/

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal No Ar

19% das oportunidades de negócios estão na região de Mossoró

O agronegócio aparece entre os setores com elevado potencial de crescimento. O estudo, realizado pela Fiern,

foi apresentado na noite de ontem (22), em Mossoró

Por Agência Sebrae

A região conhecida como Zona de Mossoró está entre os vetores de desenvolvimento da economia potiguar para os próximos 20 anos, com a concentração de 19,1% das oportunidades de negócios previstas para o Estado até 2035. É o que aponta o estudo Mais RN, encomendado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, apresentado na noite desta terça-feira (22), na sede do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, em Mossoró. O agronegócio aparece como um dos setores com mais elevado potencial para crescimento.

No total, o estudo contempla mais de 400 oportunidades de negócios para o Rio Grande do Norte. Os dados foram apresentados pelo consultor da Fiern, Mário Sérgio Viveiros, e o representante da Macroplan – empresa responsável pelo diagnóstico – Arthur Araújo.

O consultor Mário Sérgio Viveiros apresentou os dados do estudo (Foto: Ruglisânio Alves/Divulgação)

A diversificação na produção de frutas e a agregação de valor aparecem como mecanismos que devem impulsionar o segmento da fruticultura. Por outro lado, não só o agronegócio, mas também setores como o de energias, serviços e exploração de petróleo, precisam driblar gargalos existentes, como déficit de infra-estrutura e gestão pública, por exemplo.

A região conhecida como Zona de Mossoró está entre os vetores de desenvolvimento da economia potiguar para os próximos 20 anos, com a concentração de 19,1% das oportunidades de negócios previstas para o Estado até 2035. É o que aponta o estudo Mais RN, encomendado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, apresentado na noite desta terça-feira (22), na sede do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, em Mossoró. O agronegócio aparece como um dos setores com mais elevado potencial para crescimento.

CONTINUA

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal No Ar

No total, o estudo contempla mais de 400 oportunidades de negócios para o Rio Grande do Norte. Os dados foram apresentados pelo consultor da Fiern, Mário Sérgio Viveiros, e o representante da Macroplan – empresa responsável pelo diagnóstico – Arthur Araújo.

A diversificação na produção de frutas e a agregação de valor aparecem como mecanismos que devem impulsionar o segmento da fruticultura. Por outro lado, não só o agronegócio, mas também setores como o de energias, serviços e exploração de petróleo, precisam driblar gargalos existentes, como déficit de infra-estrutura e gestão pública, por exemplo.

http://portalnoar.com/19-das-oportunidades-de-negocios-estao-na-regiao-de-mossoro/

FIM

Data Veículo Página Tamanho

23.07.2014 Portal No Ar

Corpo de Bombeiros estuda medidas para agilizar a legalização de

empreendimentos

Reunião teve por objetivo esclarecer a participação dos Bombeiros no processo de construção da Redesim no RN

Por Redação

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (23), na sede do Comando Geral do CBMRN, em Natal, com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, secretário estadual de Tributação do RN, José Airton da Silva, e Irani Santos, Coordenadora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), para discutir a efetivação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado do Rio Grande do Norte. A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a reunião teve por objetivo esclarecer a participação dos Bombeiros no processo de construção da Redesim no RN, tendo em vista, que compete a Corporação, por meio do Serviço Técnico de Engenharia (Serten), realizar a análise de projetos e vistorias em edificações, nos aspectos relacionados à proteção contra incêndio e pânico, e, consequentemente, conceder as devidas liberações.

“A Redesim fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pela legalização das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. A Redesim oferecerá aos usuários mecanismos de simplificação e desburocratização para facilitar a abertura de novos negócios. Esperamos através desta integração de dados poder dar mais celeridade a quem busca se regularizar junto a nossa instituição”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a Redesim será administrada por um Comitê Gestor,composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples, tendo o Sebrae RN como um articulador.

“A Redesim é um grande cadastro sicronizado e já existe na forma da lei. Estamos trabalhando na sua efetivação. A participação do Corpo de Bombeiros é fundamental neste sistema pois as demais liberações dependem dele. Quando a Redesim estiver em funcionamento trará grandes facilidades ao empreendedor. A nossa expectativa é que o projeto esteja implantado até o final deste ano”, disse José Ferreira de Melo Neto.

http://portalnoar.com/corpo-de-bombeiros-estuda-medidas-para-agilizar-legalizacao-de-empreendimentos/