clipping - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/material_consulta... ·...

31
CLIPPING 27 de Outubro de 2015 Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social SEDESE

Upload: truongthu

Post on 23-Aug-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

CLIPPING

27 de Outubro de 2015

Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social

SEDESE

Page 2: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à
Page 3: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à
Page 4: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à
Page 5: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Agência Minas

DOM 25 OUTUBRO 00:00 ATUALIZADO EM 16:54

Ministra Tereza Campello participa da abertura da

11ª Conferência Estadual de Assistência Social,

no Minascentro

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa, na segunda-feira (26/10), da abertura da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, às 19h, no Minascentro, em Belo Horizonte. Pouco antes da abertura, a ministra estará à disposição da imprensa.

Realizada em parceria pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/MG) e pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social espera reunir cerca de 1,4 mil participantes, entre delegados e convidados.

O evento ocorrerá até a quinta-feira (29/10), período em que vão ser elaboradas propostas para a política pública de assistência social em nível estadual e eleitos delegados para representarem Minas Gerais na conferência nacional, marcada para dezembro, em Brasília.

A construção da Política de Assistência Social no Estado tem se dado de forma participativa. Para isso, foram realizadas, neste ano, 834 conferências municipais, das quais participaram em torno de 80 mil pessoas; e 15 conferências regionais, com as presenças de 2.755 representantes de 650 dos 853 municípios mineiros.

Além da ministra Tereza Campello, vão compor a mesa de abertura da conferência o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Edivaldo da Silva Ramos; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes; o presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Júlio de Faria; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth; e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Minas Gerais (Cogemas), Júlia Restori; que serão recepcionados pelo secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; pela presidente do Ceas/MG, Maria Alves de Souza; e pela subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque.

Page 6: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Agência Minas

TER 27 OUTUBRO 2015 09:16 ATUALIZADO EM TER 27 OUTUBRO 2015 09:27

Governo apresenta à Assembleia Legislativa as

principais contribuições dos Fóruns Regionais

ao PPAG

Documento, que inova por seu caráter participativo, está sendo apreciado pelos deputados e poderá receber emendas populares nos próximos dias

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, apresentou, nesta segunda-feira (26/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as contribuições dos Fóruns Regionais de Governo ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), documento que contém todos os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar nos próximos quatro anos.

Também participaram da audiência pública os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, André Quintão; e de Diretos Humanos e Cidadania, Nilmário Miranda; o secretário-adjunto de Governo, Francisco Moreira; a presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, deputada Marília Campos; e o presidente da Comissão Orçamentária e Financeira da ALMG, Thiago Ulisses.

Ao apresentar as contribuições dos Fóruns Regionais, o secretário Helvécio Magalhães destacou que o PPAG 2016-19 é um dos mais inovadores já elaborados, tendo em vista o fato de o documento ter nascido a partir de um amplo debate realizado em todos os 17 territórios de Minas Gerais. “Milhares de pessoas se debruçaram sobre as ações e as necessidades locais, contribuindo de forma qualificada para a elaboração do PPAG”, ressalta.

Segundo Magalhães, o cenário de restrição fiscal pelo qual passa o país deve impactar o plano plurianual, mas essa situação fará com que o Governo tenha um cuidado ainda maior no planejamento das ações e dê mais transparência a todo o processo.

“As demandas que chegaram de todo o estado vão passar por uma avaliação técnica rigorosa a partir das prioridades que o Legislativo definir, mas os investimentos ou recursos de custeio nas principais políticas públicas de educação, saúde, obras e infraestrutrua seguirão a ordem de prioridade que os territórios definiram. Portanto, há um elo direto com as demandas da vida real dos mineiros”, explica o secretário.

Como é a tramitação do PPAG

A proposta do PPAG 2016-19 está contida no Projeto de Lei nº 2.937/2015, de autoria do governador. Ele foi recebido pela Mesa da Assembleia Legislativa e encaminhado à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), que tem 60 dias para analisá-lo.

Page 7: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à análise de admissibilidade pelo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

A Comissão de Participação Popular (CPP) é um dos atores nesse processo orçamentário capaz de apresentar emendas ao projeto. Para isso promove, em conjunto com a FFO e com a participação das comissões temáticas, uma série de audiências públicas que apresentam e discutem o projeto de lei que institui o PPAG à população e recebe sugestões para o seu aprimoramento.

Page 8: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Agência Minas

SEG 26 OUTUBRO 2015 15:45 ATUALIZADO EM TER 27 OUTUBRO 2015 00:00

Sine oferece mais de mil vagas de emprego para

pessoas com deficiência

Orientações às empresas e aos candidatos favorecem parcerias; interessados podem consultar banco de oportunidades pela web

Divulgação/Sedese Interessados podem comparecer a um dos 133 postos do Sine, presentes em 121 cidades mineiras

Pessoas com deficiências físicas (PCD) que procuram emprego têm boas chances de conseguir trabalho em Minas Gerais. Estão abertas 1.096 vagas no Sistema Nacional de Emprego (Sine), sendo 508 delas em Belo Horizonte. As demais em todo interior do estado. Os cargos mais ofertados são para auxiliar de limpeza, atendente de telemarketing, recepcionista e cobrador de transporte coletivo com salários que variam entre R$ 788,00 e R$ 2.384,00.

Os interessados podem acessar o Portal Mais Emprego (www.masiemprego.mte.gov.br) e lá selecionar as opções de seu interesse, além de montar seu próprio perfil. Quem preferir pode comparecer a um dos 133 postos do Sine, presentes em 121 cidades mineiras. Clique aqui para localizar o Sine mais perto de você.

O diretor de Política de Emprego, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), Frederico de Sant’Anna Caetano Ribeiro, explica que o aumento de vagas se deve às captações realizadas em outubro, após o Dia D (Dia Nacional de inclusão social e profissional da pessoa com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS), em que diversas empresas que receberam orientações sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência.

Segundo ele, falta de informação por parte dos empregadores sobre a real capacidade das pessoas com deficiência é um dos principais fatores que dificultam o preenchimento desses postos de emprego. “Precisamos, sistematicamente esclarecer dúvidas quanto às possibilidades de contratação das pessoas com deficiência, tanto para empregadores, quanto para o público. Há diversos aspectos a serem desmistificados sobre as cotas e a qualificação

Page 9: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

dessas pessoas. A qualificação é outro fator fundamental que vai ser agenda dos próximos anos no Governo de Minas Gerais” ressalta Frederico Ribeiro.

Ainda no fim de 2015, os Sines disponibilizarão vagas para realização de cursos pelo Pronatec, sendo que em 2016 haverá contratações de cursos adaptados para o público PCD, além de confecção e distribuição de outros materiais informativos para candidatos e empresários, visando aumentar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Empresários interessados em orientações sobre como ofertar vagas ou candidatos com deficiência que queiram procurar cursos e vagas de emprego podem recorrer, em qualquer dia e horário, às unidades do Sines para obter outras informações ou acessar o Portal Mais Emprego.

Page 10: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Diretrizes da política pública de assistência social serão definidas na próxima semana

22 de outubro de 2015 Minas Gerais Deixe um Comentário

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de

Assistência Social (Suas) de Minas Gerais se reúnem nos dias 26, 27, 28 e

29 de outubro para avaliarem os 10 anos de implantação do Suas e

definirem sobre as diretrizes da política de assistência social para os

próximos 10 anos.

Realizada em parceria pelo Conselho Estadual de Assistência Social

(Ceas/MG) e Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social

(Sedese), a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social aguarda a

presença de cerca de 1400 pessoas, entre delegados e convidados.

“A 11ª Conferência Estadual de Assistência Social é muito importante para

trazer a discussão dos Suas que a gente quer, compreendendo as mulheres, a

juventude, as pessoas da terceira idade, os negros e os povos de comunidades

tradicionais. Um Suas que possa garantir aos mineiros condições dignas de

vida. Com certeza, será de grande importância para garantir aos mineiros um

Suas que, de fato, possa ser exemplo para todo o Brasil”, avalia a preside do

Ceas/MG, Maria Alves de Souza.

Além da construção de proposições que integrarão a política pública de

assistência social, em nível estadual, o encontro elegerá delegados para a X

Conferência Nacional de Assistência Social. “Convidamos todos os delegados

e delegadas a participarem de forma interativa e efetiva para além desse

momento. Convidamos todos os mineiros, junto conosco, conselho estadual e

Sedese, a fazerem de fato o controle social e garantir na prática todas as

propostas saídas dessa conferência”, completou Maria.

Programação

No primeiro dia, durante as oficinas os participantes terão a oportunidade de

dialogar e trocar conhecimentos sobre os seis macros objetivos delineados

Page 11: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

pela Sedese para os próximos três anos: Sistema de Justiça e Suas; O Suas e

a população rural; Protagonismo Juvenil e Suas; Cuidados com os idosos e

com as pessoas com deficiência e Marco Regulatório das Organizações da

Sociedade Civil.

No segundo dia, com a realização dos painéis temáticos, os presentes serão

convidados a avaliarem os 10 anos de implantação do Suas, sob a perspectiva

da gestão e do controle social. Este momento, de caráter preparatório,

subsidiará os debates nas cinco plenárias temáticas simultâneas, marcadas

para o dia 28.

Ainda no segundo dia acontecem as mesas temáticas para apresentar as 180

propostas aprovadas nas 15 conferências regionais. Essas propostas, caso

aprovadas nas plenárias temáticas, comporão o Plano Decenal de Assistência

Social 2016/2026 para o estado de Minas Gerais.

As plenárias temáticas, de caráter deliberativo e ponto central da Conferência

Estadual, acontecem no dia 28. Elas se dedicam a aprofundar o debate sobre

cinco temas: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para

a consolidação do Suas no Pacto Federativo; Participação Social como

fundamento do Pacto Federativo no Suas; Primazia da Responsabilidade do

Estado: por um Suas público, universal, republicano e federativo; Qualificação

do trabalho no Suas e na consolidação do Pacto Federativo e Assistência

Social é direito no âmbito do Pacto Federativo.

Essas plenárias vão deliberar sobre as propostas construídas a partir das

conferências municipais. Os delegados da Conferência Estadual poderão

aprovar na íntegra, aprovar com alteração ou rejeitar. Novas propostas também

poderão ser apresentadas para eleger três prioridades de cada dimensão para

a conferência nacional – totalizando 15 propostas -, e quatro, também de cada

uma das cinco dimensões – totalizando 20 -, para integrar o Plano Decenal

Estadual.

Balanço das conferências regionais e municipais

A construção da política pública de assistência social tem se dado de forma

participativa, por meio da realização de conferências em níveis, municipal,

regional, estadual e nacional. As duas primeiras etapas já foram cumpridas e

as conferências estadual e nacional acontecem de 26 a 29 de outubro, em Belo

Horizonte, e de 7 a 10 de dezembro, em Brasília, respectivamente.

O processo teve início em maio quando 834 municípios fizeram suas

conferências, prosseguiu em setembro e outubro, período de realização das 15

conferências regionais, estas últimas com a participação de 2755 pessoas,

entre delegados e convidados, de 650 municípios.

Page 12: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

As deliberações das conferências municipais e regionais, de forma geral,

apontaram estratégias para a universalização do acesso, especialmente para

os municípios muito pequenos, o que corresponde a 70% dos municípios

mineiros; mudança no papel do governo estadual, que passa a ser mais

proativo e menos fiscalizador; a participação do usuário, que rompe com uma

visão preconceituosa sobre o beneficiário de programas sociais e ainda sobre a

qualificação e capacitação dos profissionais do Suas e a consequente melhoria

nos serviços e programas oferecidos às parcelas mais vulneráveis da

população mineira.

.

As conferências regionais, este ano, deixaram de ser apenas uma etapa de

preparação e ganharam caráter deliberativo, o que possibilitou o debate sobre

as especificidades e prioridades regionais em relação à gestão e à oferta e

execução dos serviços socioassistenciais e ainda na organização de usuários e

de trabalhadores, por meio inclusive da criação e instalação de fóruns

regionais. (Leonardo Amorim Silva – SEDESE)

Page 13: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Alto São Francisco ( Notícias ) - MG – Brasil

05-10-2015 - 11:21 - Página Inicial: Capa - Página Final: 11

Page 14: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à
Page 15: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

RÁDIO ASSEMBLEIA

ÁUDIOS

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEFINE PRIORIDADES PARA A ÁREA EM MINAS

00:14

03:16

Data: 22/10/2015

Categorias: Notícias da Assembleia

Categorias: O evento, promovido pelo Governo, com o apoio da ALMG, vai ser realizado entre 26 e 29 de outubro, em Belo Horizonte.

Pessoas: MARIA ALVES, PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; ANDRÉ QUINTÃO, SECRETÁRIO DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Page 16: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

26/10/2015 - 17h21

Timóteo terá representantes na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social

O evento discutirá vários temas relevantes a fim de propor diretrizes e eleger delegados para a Conferência Nacional

PMT

Conferencia Estadual da Assistência Social

Inicia na tarde desta segunda-feira (26/10), a 11ª Conferência Estadual de

Assistência Social em Belo Horizonte. O evento tem por objetivo analisar,

propor e deliberar as diretrizes para a construção do Plano Decenal da

Assistência Social do Estado (CEAS) e da União, reconhecendo a

responsabilidade de cada ente federado, bem como, escolher delegados (as)

para a X Conferência Nacional de Assistência Social.

Os delegados que estarão representando o município de Timóteo em Belo

Horizonte são: Patrícia Nunes, secretária de Assistência Social (Delegada

Governamental), Neide Barbosa Morais, Elizabeth Boaventura Ferreira e Maria

Aparecida Martins (Delegadas Não Governamentais).

Page 17: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

A programação da semana contará com oficinas temáticas simultâneas,

solenidade de abertura, Painéis Temáticos referente aos temas a serem

discutidos, Mesas temáticas, Plenárias, apresentação dos candidatos à eleição

para o CEAS seguida do Processo Eleitoral da representação da Sociedade

Civil e dos Conselhos Municipais de Assistência Social no CEAS, gestão

2015/2017. E encerrando com a Plenária Final que trará a Deliberação das

Propostas oriundas das Plenárias Temáticas e das Moções e escolha dos

delegados para a X Conferência Nacional.

A 11ª Conferência Estadual de Assistência Social será realizada no Minas

Centro e acontece até a próxima quinta-feira (29/10).

Fonte : PMT

Page 18: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Rádio Cataguases AM 550

Conferência Estadual define diretrizes da política pública de assistência social Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015 às 13:04

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Minas Gerais se reúnem nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro para avaliar os dez anos de implantação do Suas e definir sobre as diretrizes da política de assistência social para os próximos 10 anos.

Realizada em parceria pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/MG) e Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social aguarda a presença de cerca de 1.400 pessoas, entre delegados e convidados.

“A Conferência é muito importante para trazer a discussão dos Suas que a gente quer, compreendendo as mulheres, a juventude, as pessoas da terceira idade, os negros e os povos de comunidades tradicionais”, diz a presidente do Ceas/MG, Maria Alves de Souza. “Com certeza, será de grande importância para garantir aos mineiros um Suas que, de fato, possa ser exemplo para todo o Brasil”, completa.

Além da construção de proposições que integrarão a política pública de assistência social, em nível estadual, o encontro elegerá delegados para a X Conferência Nacional de Assistência Social.

“Convidamos todos os delegados e delegadas a participarem de forma interativa e efetiva para além desse momento. Convidamos todos os mineiros, junto conosco, conselho estadual e Sedese, a fazerem de fato o controle social e garantir na prática todas as propostas saídas dessa conferência”, enfatiza Maria Alves.

Balanço

A construção da política pública de assistência social tem se dado de forma participativa, por meio da realização de conferências em níveis municipal, regional, estadual e nacional.

O processo teve início em maio, quando 834 municípios fizeram suas conferências, prosseguiu em setembro e outubro, período de realização das 15 conferências regionais -, estas últimas com a participação de 2.755 pessoas, entre delegados e convidados, de 650 municípios.

Page 19: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

As deliberações das conferências municipais e regionais, de forma geral, apontaram estratégias para a universalização do acesso aos programas de assistência social, especialmente para os municípios muito pequenos, o que corresponde a 70% dos municípios mineiros.

Também indicaram a mudança no papel do Governo Estadual, que passa a ser mais proativo e menos fiscalizador; a participação do usuário, que rompe com uma visão preconceituosa sobre o beneficiário de programas sociais e ainda a qualificação e capacitação dos profissionais do Suas e a consequente melhoria nos serviços e programas oferecidos às parcelas mais vulneráveis da população mineira.

As conferências regionais, este ano, deixaram de ser apenas uma etapa de preparação e ganharam caráter deliberativo. Esta mudança possibilitou o debate sobre as especificidades e prioridades regionais em relação à gestão e à oferta e execução dos serviços socioassistenciais e ainda na organização de usuários e de trabalhadores, por meio da criação e instalação de fóruns regionais.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

Fonte: SEGOV – Governo de Minas – Central de Imprensa – 23/10/2015 – 12h23

Page 20: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

- Divinópolis

ESTADUAL >

Ministra Tereza Campello participa da XI Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 às 13h 10 - Por:

Evento em Belo Horizonte discute avanços do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e os desafios para os próximos dez anos

Page 21: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Os serviços e ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na última

década são tema da XI Conferência Estadual de Assistência Social de Minas

Gerais. O debate promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social é

realizado de segunda (26) a quinta-feira (29), no Minascentro, em Belo

Horizonte.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a

secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, e o presidente

do Conselho Nacional de Assistência Social, Edivaldo Ramos, participam da

abertura do evento, na segunda-feira, às 19h.

No encontro, os participantes debatem os avanços do Suas e os desafios para

os próximos 10 anos. Além disso, serão eleitos os delegados que participarão

da Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os

dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.

Serviço:

Ministra Tereza Campello na abertura da XI Conferência Estadual de

Assistência Social de Minas Gerais

Quando: segunda-feira (26), às 19h

Onde: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro – Belo Horizonte (MG)

Page 22: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Jornal do Pontal - Ituiutaba ( Notícias ) - MG – Brasil

26-09-2015 - 13:38 - Página: 5

Page 23: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

O Globo - RJ - Caderno: 1º Caderno

Página: 6 - Tiragem: 267.505

Publicada: Terça-feira, 27 de outubro de 2015

Page 24: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Hoje em Dia - Belo Horizonte - MG - Caderno: 1º Caderno

Página: 3 - Tiragem: 25.825

Publicada: Terça-feira, 27 de outubro de 2015

Page 25: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

O Tempo - Belo Horizonte - MG - Caderno: 1º Caderno

Página: 2 - Tiragem: 49.273

Publicada: Terça-feira, 27 de outubro de 2015

Page 26: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à
Page 27: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

O Globo - RJ - Caderno: 1º Caderno

Página: 2 - Tiragem: 267.505

Publicada: Terça-feira, 27 de outubro de 2015

Page 28: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Bolsa Família antecipa pagamentos em áreas afetadas pela chuva no sul do país

TER, 27/10/2015 - 07:38

Da Agência Brasil O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou hoje (26) que antecipou o pagamento do Bolsa Família para famílias atingidas pelas chuvas no Paraná e no Rio Grande do Sul.

De acordo com o ministério, a medida vai beneficiar 98,7 mil famílias em 61 cidades do Rio Grande do Sul e seis municípios paranaenses. A lista completa está disponível no site do ministério. As famílias poderão sacar o benefício independentemente do último número impresso no cartão. Normalmente, os beneficiários seguem um calendário de saque apresentado no início do ano, no qual as datas são definidas de acordo com o último algarismo impresso no cartão.

Page 29: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Mesmo se o beneficiário tiver problema com o cartão, pode retirar o valor disponível. Para tanto, ele deve ir ao setor do Bolsa Família na cidade e solicitar uma declaração especial para o pagamento, válida por 60 dias.

Mais de 177 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em 132 municípios do Rio Grande do Sul. São 5,9 mil famílias desalojadas e 1,2 mil desabrigadas. O governo federal já reconheceu situação de emergência em 67 municípios do Rio Grande do Sul - entre eles a capital, Porto Alegre. No Paraná, mais de 9 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas.

Page 30: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Brasil 247

CORTE NO BOLSA FAMÍLIA

EVIDENCIA FALÊNCIA DO GOVERNO,

DIZ AÉCIO

Senador criticou, pelas redes sociais, a proposta de corte de R$ 10

bilhões dos recursos do programa Bolsa Família; segundo ele, a proposta "evidencia a falência do governo do PT, comandado pela

presidente Dilma Rousseff. Uma falência que não diz respeito apenas ao caixa. Antes de mais nada, trata-se de uma falência moral"; o

presidente do PSDB também disse que a oposição votará contra o corte; "Não permitiremos que o governo que alimentou o Bolsa

Corrupção na Petrobras, na Eletrobras e no Ministério do

Planejamento — e onde mais? — corte o Bolsa Família ou aumente impostos", destacou Aécio Neves

24 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 17:36

247 - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG),

criticou, por meio das redes sociais, o corte de R$ 10 bilhões dos recursos do programa Bolsa Família proposto pelo relator do

Orçamento Geral da União para 2016, Ricardo Barros (PP-PR). Segundo ele, os cortes em cima do maior programa social do

governo federal destacam a "falência do governo do PT". "A proposta do relator do orçamento, deputado Ricardo Barros, da

base do governo, de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família evidencia a falência do governo do PT, comandado pela presidente Dilma

Page 31: CLIPPING - social.mg.gov.brsocial.mg.gov.br/images/documentos/capacita_suas/Material_consulta... · Nos primeiros 20 dias poderão ser apresentadas emendas ao projeto, sujeitas à

Rousseff. Uma falência que não diz respeito apenas ao caixa. Antes

de mais nada, trata-se de uma falência moral", postou Aécio no Facebook.

Segundo o tucano, a crise gerada pela, "incompetência, demagogia e imprudência" do PT resultaram na atual recessão econômica e na

ameaça de corte de um dos mais importantes programas sociais do país.

"Dilma elegeu-se, infelizmente, entre o terrorismo e o estelionato,

atribuindo à oposição aquelas que eram as suas intenções secretas. O PSDB, como é óbvio, jamais pensou em extinguir ou cortar o Bolsa

Família. Ao contrário: nosso propósito sempre foi aprimorá-lo. Por isso defendemos que ele se transformasse em política de estado,

para impedir que governos pudessem utilizá-lo como instrumento de ameaça aos mais pobres", postou.

Aécio também disse que é preciso ter atenção quanto á possibilidade

dos cortes no programa, uma vez que poderia ser apenas "um truque" do governo federal para conseguir aprovar a recriação da

CPMF pelo Congresso. "Em razão da recessão e do desastre

econômico provocado pelo governo Dilma, o programa se faz mais necessário do que nunca", disse.

"Não permitiremos que o governo que alimentou o Bolsa Corrupção

na Petrobras, na Eletrobras e no Ministério do Planejamento — e onde mais? — corte o Bolsa Família ou aumente impostos", destacou em

seguida.