clipping 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

23
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING 28 de setembro de 2021

Upload: others

Post on 06-Nov-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

CLIPPING

28 de setembro

de 2021

Page 2: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Eleição para o Conselho Superior do MPMAserá sexta

O ESTADO DO MARANHÃO / SÃO LUÍS / MA - GERAL - pág.: 09. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Será realizada na próxima sexta-feira, dia 1º/10, das8h às 15h, na sala de reunião dos Órgãos Colegiadosda Procuradoria Geral de Justiça, a eleição destinadaà escolha dos integrantes do Conselho Superior doMinistério Público do Maranhão, para o mandato dobiênio 2021/2023. O processo acontecerá por meio devoto eletrônico e todos os procuradores e ospromotores de Justiça em efetivo exercício poderãovotar. Inscreveram-se para concorrer às cinco vagasdisponíveis do Conselho, nove procuradores de justiça

1

Page 3: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Acusado de matar publicitário vai a juri

O IMPARCIAL / SÃO LUÍS / MA - VIDA - pág.: 09. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

O julgamento de Raimundo Cláudio Diniz, conhecidocomo "Vando" ou "Louro", acusado de matar opublicitário Diogo Adriano Costa Campos, conhecidotambém como "Diogo Sarney", será nesta quarta-feira,29, no Fórum Desembargador Sarney Costa. O crimeocorreu no dia 16 de junho de 2020, na Lagoa daJansen (Ponta d'Areia). O acusado continua preso poresse crime.

A sessão está marcada para as 8h30 e será presididapelo juiz titular da 4a Vara do Tribunal do Júri, JoséRibamar Goulart Heluy Júnior. O acusado já foi julgadoe condenado a 12 anos e 6 meses de reclusão, emjunho de 2021, por roubo e receptação do carro que oréu usava no dia do assassinato do publicitário.

Raimundo Cláudio Diniz foi denunciado peloMinistério Público pela suposta prática do crime dehomicídio qualificado por motivo fútil e medianterecurso que reduziu a possibilidade de defesa davítima. De acordo com a denúncia, o acusado matou opublicitário com um disparo de arma de fogo.Conforme depoimento de uma testemunha queconhece o réu há mais de 10 anos, ele trabalhavacomo técnico radiologista e depois como motorista.

Consta na sentença que o interrogatório do acusadoperante o juiz não fora realizado porque ele sereservou a fazer uso ao direito de permanecer emsilêncio, mas que ele já havia, perante as autoridadespoliciais, confessado a prática do crime.

Na Delegacia de Polícia o interrogado disse queestava dirigindo e outros dois homens conhecidoscomo "Gordo" e "Koreano" estavam no banco de trás;que ao trafegar por uma rua próximo à Lagoa daJansen observou um automóvel branco saindo de umavez da garagem de um prédio e que o acusadodesviou o veículo que conduzia, para não bater econtinuou seguindo e quando já estava para entrar naavenida da Lagoa foi trancado pelo carro da vítima.Disse, ainda, que ao ser ofendido pelo publicitáriopegou o revólver calibre 38, que estava com Gordo, eefetuou um disparo contra a vítima. Em seguida seretirou do local e seguiu para o apartamento ondemorava.

Na decisão de pronúncia, do dia 26 de maio de 2021,o juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, negou aoacusado o benefício de aguardar o julgamento emliberdade por estarem presentes os requisitosautorizadores da prisão cautelar dele, para garantia daordem pública, "tendo em vista a provável reiteração

delitiva, pois, a prática deste crime culminou de umasequência de práticas delituosas". Além disso, empesquisa ao sistema de consulta processual doTribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) consta outraação penal, na 2a Vara Criminal de São Luís(processo n° 636519.2020.8.10.0001), contraRaimundo Cláudio Diniz, pelos crimes de receptação eroubo, praticados em 13 de junho de 2020, contra ummotorista de aplicativo, na Avenida Litorânea (Calhau).Ele já foi julgado e condenado a 12 anos e 6 meses dereclusão por esses crimes.

Consta no processo que o acusado e o seu comparsaconhecido como Koreano assaltaram o motorista deaplicativo e levaram o carro e um aparelho celular.

Com o veículo roubado eles iriam praticar outrosassaltos, ocasião em que ocorreu a discussão detrânsito, na Lagoa da Jansen, com o publicitário DiogoAdriano Costa Campos, tendo Raimundo Cláudio Dinizefetuado um disparo de revólver calibre 38, matando opublicitário. Segundo consta nos autos, o réu teriavendido, no interior do estado, o automóvel usado noassassinato.

Site:

https://banca.oimparcial.com.br/app/uploads/edicoes/20

21/oimparcial-36.484.orig.pdf

2

Page 4: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Órgãos colegiados - NEDILSONMACHADO

O IMPARCIAL / SÃO LUÍS / MA - IMPAR - pág.: 12. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Vai ser realizada nesta sexta-feira, dia 1° de outubro,das 8h às 15h, na sala de reunião dos ÓrgãosColegiados da Procuradoria Geral de Justiça, a eleiçãodestinada à escolha dos integrantes do ConselhoSuperior do Ministério Público Maranhão, para omandato do biênio 2021/2023. O processo acontecerápor meio de voto eletrônico e todos os procuradores eos promotores de Justiça em efetivo exercício poderãovotar. Inscreveram-se para concorrer às cinco vagasdisponíveis do Conselho, nove procuradores dejustiça.

Site:

https://banca.oimparcial.com.br/app/uploads/edicoes/20

21/oimparcial-36.484.orig.pdf

3

Page 5: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Acusado de matar publicitário Diogo CostaCampos será julgado nesta quarta (29)

ATOS E FATOS / SÃO LUÍS / MA - POLICIA - pág.: 08. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Ocorre nesta quarta--feira (29). no Fórum Des. SarneyCosta, o julgamento de Raimundo Claúdio Diniz.conhecido como Vando ou Louro, acusado de matar opublicitário Diogo Adriano Costa Campos, no dia 16 dejunho de 2020. por volta das 11h30, na Lagoa daJansen, no bairro Ponta d Areia.

A sessão começa às 8h3O e será presidida pelo juiztitular da 4" Vara do Tribunal do Júri. José RibamarGoulart Heluy Júnior. O acusado continua preso poresse crime. Ele também já foi julgado e condenado a12 anos e 6 meses de reclusão, em junho de 2021, porroubo e receptaçâo do carro que o réu usava no dia doassassinato do publicitário. Raimundo Cláudio Diniz foidenunciado pelo Ministério Público pela supostaprática do crime de homicídio qualificado por motivofútil e mediante recurso que reduziu a possibilidade dedefesa da vitima.

De acordo com a denúncia. o acusado matou opublicitário com um disparo de arma de fogo.Conforme depoimento de uma testemunha queconhece o réu há mais de 10 anos, ele trabalhavacomo técnico radiologista e depois como motorista.Consta na sentença de pronúncia que o interrogatóriodo acusado perante o juiz não fora realizado porqueele se reservou a fazer uso ao direito de permanecerem silêncio, mas que ele já havia, perante asautoridades policiais, confessado a prática do crime.Na Delegacia de Policia o interrogado disse queestava dirigindo e outros dois homens conhecidoscomo Gordo e Koreano estavam no banco de trás; queao trafegar por uma rua próximo à Lagoa da Jansenobservou um automóvel branco saindo de uma vez dagaragem de um prédio e que o acusado desviou oveículo que conduzia, para não bater e continuouseguindo e quando já estava para entrar na avenidada Lagoa foi trancado pelo carro da vítima. Disse,ainda, que ao ser ofendido pelo publicitário pegou orevólver calibre 38, que estava com Gordo, e efetuouum disparo contra a vitima, retirando-se do retirou dolocal e segui para o apartamento onde morava.

Na decisão de pronúncia. do dia 26 de maio de 2021.o juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, negou aacusado o benefício de aguardar o julgamento emliberdade por estarem presentes os requisitosautorizadores da prisão cautelar dele, para garantia daordem pública, "tendo em vista a provável reiteraçãodelitiva, pois, a prática deste crime culminou de uma

sequência de práticas delituosas", consta na sentença.

Além disso, em pesquisa ao sistema de consultaprocessual do Tribunal de Justiça do Maranhão(TJMA) consta outra ação penal, na 2* Vara Criminalde São Luís (processo n° 6365-19.2020.8.10.0001),contra Raimundo Cláudio Diniz, pelos crimes dereceptaçâo e roubo, praticados. por volta das 15h30do dia 13 de junho de 2020. contra um motorista deaplicativo, na Avenida Litorânea (Calhau). Ele já foijulgado e condenado a 12 anos e 6 meses de reclusãopor esses crimes Consta nesse processo da 2' VaraCriminal que o acusado e o seu comparsa conhecidocomo Koreano assaltaram o motorista de aplicativo elevaram o carro e um aparelho celular. Com o veículoroubado (Fiat Argo vermelho), eles iriam praticaroutros assaltos, quando ocorreu a discussão detrânsito, na Lagoa da Jansen, com o publicitário DiogoAdriano Costa Campos, tendo Raimundo Cláudio Dinizefetuado um disparo de revólver calibre 38, matando opublicitário. Segundo consta nos autos, o réu teriavendido, no interior do estado, o automóvel usado noassassinato

Site: https://issuu.pdf-

downloader.com/print.php?documentId=210928004947-

729b2a9ecaee4903e409aee6732951b1&count=8

4

Page 6: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Acusado de matar homem a pauladas serájulgado em Bacabal

ATOS E FATOS / SÃO LUÍS / MA - POLICIA - pág.: 08. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

O juiz Marcello Frazão Pereira, titular da 1" VaraCriminal de Bacabal. vai presidir uma sessão doTribunal do Júri na próxima semana na unidadejudicial. No dia 6 de outubro, será julgado o homemMatheus Martins Coelho Ele está sendo acusado deter matado a pauladas a vítima. Gledson de Oliveira,em um crime ocorrido em 6 de agosto de 2017. notermo sede Bacabal. A sessão de julgamento estámarcada para as 8h da manhã, no salão do júri dofórum bacabalense.

Narra a denúncia oferecida pelo Ministério Públicoque, na data acima mencionada, na Vila Frei Solano. oacusado teria. em companhia de uma terceira pessoa,ceifado a vida de Gledson. utilizando--se de umpedaço de madeira Destaca que o denunciado, nacompanhia de um primo de nome Patrick Coelho deSousa, deslocou-se até o endereço da vítima, nocitado bairro. Ao chegarem ao endereço de Gledson,Patrick teria ficado na porta, enquanto Matheus entrouna casa para tomar satisfação com a vítima, uma vezque o responsabilizava pelo sumiço de algumasroupas de sua propriedade ocorrido há uma semana.

Após alguns minutos dentro da residência, o acusadoteria se armado com um pedaço de madeira,desferindo alguns golpes na cabeça do ofendido,ocasionando graves ferimentos que resultaram namorte de Gledson. Em seguida. utilizando umamotocicleta. o denunciado evadiu-se do local nacompanhia de Patrick. Devidamente citado, o réuapresentou resposta à acusação, requerendo. deforma genérica, a sua absolvição. Nas audiências deinstrução e julgamento foram ouvidas as testemunhasarroladas pela acusação e as demais, trazidas aoprocesso pela defesa do acusado.

SEM INTENÇÃO Alega a defesa, de forma subsidiária,a ausência de dolo de tirar a vida, por parte doacusado, requerendo o reconhecimento da lesãocorporal. Ainda, o acusado, através do seu defensor,pediu para recorrer em liberdade. "A sentença depronúncia revela em seu conteúdo intrínseco oselementos essenciais à configuração do juízo deadmissibilidade da acusação acerca da existência docrime e de indícios suficientes de autoria, cujasconclusões legit imam a submissão do réu aojulgamento por seu julgador natural, o Tribunal doJúri", entendeu a Justiça na sentença de pronúncia.

A unidade judicial realiza. ainda, mais duas sessõesde julgamento, marcadas para as datas de 20 e 27 deoutubro Os réus serão José Alexandre Rodrigues ePaulo Henrique Freire. Ambos acusados de prática dehomicídio.

Site: https://issuu.pdf-

downloader.com/print.php?documentId=210928004947-

729b2a9ecaee4903e409aee6732951b1&count=8

5

Page 7: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Mulher é morta a golpes de faca pelo ex-companheiro na Vila Bacanga

RÁDIO MIRANTE AM 600 / SÃO LUÍS / MA - ACORDA MARANHÃO. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Marcial Lima

Na manhã desta segunda-feira (27), uma mulheridentificada como Gildelene Botelho Braga, de 31anos, foi morta a golpes de faca pelo ex-namorado emSão Luís. Segundo a polícia, o crime foi aconteceu porvolta das 11h, na casa onde ela morava, na VilaBacanga. No local, estavam a filha, uma amiga e aindaa mãe de Gildelene.

Multimídia:

http://midia.smi.srv.br/audio/2021/09/28/RDIOMIRANTEA

M600SOLUSMA-06.08.10-06.13.34-1632821828.mp3

6

Page 8: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - CAPA - pág.: 01. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

1

Page 9: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Crime contra Diogo Costa, sobrinho-neto deSarney, deve ter julgamento na quarta-feira

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - CAPA - pág.: 01. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Foi marcado para quarta-feira (29), na 4ª Vara doTribunal do Júri, situado no Fórum DesembargadorSarney Costa, no bairro do Calhau, o julgamento deRaimundo Cláudio Diniz, conhecido como "Louro",acusado de assassinar o publicitário Diogo AdrianoCosta Campos, no dia 16 de junho do ano passado, naLagoa da Jansen, no bairro Ponta d'Areia, em SãoLuís. O réu foi denunciado pelo Ministério Públicopela prática do crime de homicídio qualificado pormotivo fútil e mediante recurso que reduziu apossibilidade de defesa da vítima. Conforme adenúncia, o acusado, que segue preso por esse crime,matou o publicitário com um disparo de arma de fogo.

PÁG.12

2

Page 10: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - ATOS, FATOS E BARATOS - pág.: 02. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

3

Page 11: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Eleição para Conselho Superior do MPMAserá realizada sexta-feira

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - ATOS, FATOS E BARATOS - pág.: 02. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Vai ser realizada na sextafeira (1º), das 8 às 15h, nasala de reunião dos Órgãos Colegiados daProcuradoria Geral de Justiça, a eleição destinada àescolha dos integrantes do Conselho Superior doMinistério Público do Maranhão, para o mandato dobiênio 2021/2023. O processo acontecerá por meio devoto eletrônico e todos os procuradores e ospromotores de Justiça em efetivo exercício poderãovotar. Inscreveram-se para concorrer as cinco vagasdisponíveis do Conselho nove procuradores de justiça.São candidatos, por ordem de inscrição: Maria deFátima Rodrigues Travassos Cordeiro, MariléaCampos dos Santos Costa, Regina Maria da CostaLeite, Domingas de Jesus Fróz Gomes, Francisco dasChagas Barros de Sousa, Carlos Jorge Avelar Silva,Marco Antonio Anchieta Guerreiro, Joaquim Henriquede Carvalho Lobato e Lize de Maria Brandão de SáCosta. A comissão escolhida pelo Colégio deProcuradores para conduzir o processo eleitoral écomposta pelos procuradores de justiça TeodoroPeres Neto (presidente), Themis Maria Pacheco deCarvalho e Maria Luiza Ribeiro Martins (comotitulares), e Selene Coelho de Lacerda (comosuplente). O Conselho Superior do Ministério Público(CSMP) é composto por sete membros, sendo doisnatos - o procurador-geral de justiça e o corregedor-geral do Ministério Público -, e cinco procuradores dejustiça eleitos por membros da instituição, para ummandato de dois anos.

4

Page 12: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - POLÍCIA - pág.: 12. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

5

Page 13: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Marcado julgamento do acusado de matarpublicitário Diogo Costa

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - POLÍCIA - pág.: 12. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Foi marcado para esta quartafeira (29), na 4ª Vara doTribunal do Júri, situado no Fórum DesembargadorSarney Costa, no bairro do Calhau, o julgamento deRaimundo Cláudio Diniz, conhecido como "Louro",acusado de assassinar o publicitário Diogo AdrianoCosta Campos, no dia 16 de junho do ano passado, naLagoa da Jansen, no bairro Ponta d'Areia, em SãoLuís.

O réu foi denunciado foi denunciado pelo MinistérioPúblico do Maranhão (MPMA) pela suposta prática docrime de homicídio qualificado por motivo fútil emediante recurso que reduziu a possibilidade dedefesa da vítima. Conforme a denúncia, o acusado,que segue preso por esse crime, matou o publicitáriocom um disparo de arma de fogo.

Além disso, ele também foi julgado e condenado a 12anos e 6 meses de reclusão, em junho desse ano, porroubo e receptação do carro usava no dia dohomicídio.

A sessão será presidida pelo presidida pelo juiz titularda 4ª Vara do Tribunal do Júri, José Ribamar GoulartHeluy Júnior e o Advogado criminalista Adriano Cunhaparticipará da defesa do réu.

RELEMBRE O CRIME O publicitário Diogo AdrianoCosta Campos, 41 anos, sobrinho-neto do ex-presidente da República, José Sarney, foi morto comum tiro no pescoço, quando saía do condomínio noqual morava, na Lagoa da Jansen. O crime ocorreuapós uma discussão de trânsito, que foi gravada pelascâmeras de segurança do local.

Raimundo Cláudio Diniz, que conduzia o Fiat Argovermelho, se entregou à polícia, dez dias depois docrime. O carro usado no dia havia sido clonado e umjovem chegou a ser preso no mesmo dia, suspeito dohomicídio. Ele foi liberado dois dias depois, quandoficou comprovada a clonagem do veículo. O caso tevebastante repercussão na época.

Em depoimento na delegacia, Raimundo confessou ocrime.

Alegou, ainda, que a vítima o agrediu com um tapa nopeito, ele pegou a arma de fogo que estava com umdos comparsas e efetuou um disparo. Diogo morreu nolocal e o acusado fugiu. (AIDÊ ROCHA)

6

Page 14: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - POLÍCIA - pág.: 12. Ter, 28 de Setembro de 2021ASSUNTOS AFINS

1

Page 15: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Revisão da Lei de ImprobidadeAdministrativa será debatida na CCJ -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JORNAL PEQUENO / SÃO LUÍS / MA - POLÍCIA - pág.: 12. Ter, 28 de Setembro de 2021ASSUNTOS AFINS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) doSenado vai discutir nesta terça-feira (28) o Projeto deLei 2.505/2021, que propõe a revisão da Lei deImprobidade Administrativa (Lei 8.429 de 1992) Oprojeto teve origem na Câmara dos Deputados (ondetramitou como PL 10.887/2018). Uma das principaismudanças previstas nesse projeto de lei é a puniçãoapenas para agentes públicos que agirem com dolo,ou seja, com intenção de lesar a administraçãopública.

A proposta diz que o agente público será punido seagir com intenção de cometer crime, não bastando avoluntariedade do agente. O mero exercício da funçãoou desempenho de competências públicas ou ainterpretação da lei sem comprovação de ato dolosocom fim ilícito também afastariam a responsabilidadedo autor.

O debate ocorrerá por meio de audiência públicainterativa a partir das 9 horas, com a participaçãosemipresencial de senadores e convidados. Entre osconvidados estão: Roberto Livianu, do Instituto NãoAceito Corrupção; Marcelo Kalil Issa, do MovimentoTransparência Partidária; Gil Castelo Branco, daAssociação Contas Abertas; Henrique Parra ParraFilho, do Instituto Cidade Democrática; e ManoelGaldino, da Transparência Brasil.

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR), que propõe odebate, enfatizou a preocupação de várias entidadesda sociedade civil com o risco de que mudanças naLei de Improbidade resultem no aumento dos índicesde impunidade, dos casos de corrupção e dedilapidação do patrimônio público.

"A atual lei propiciou inegáveis avanços, tanto emtermos éticos quanto econômicos. É preciso, portanto,que as mudanças sejam mais bem debatidas, nãoapenas por juristas e entidades de classe, mastambém pelos movimentos da sociedade civil queestão ligados ao tema da transparência e do combateà corrupção", destacou.

2

Page 16: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

TUTÓIA | MPMA Recomenda Anulação dePregão Eletrônico

BLOG DO SOUSA NETO / CHAPADINHA/ MA - NOTÍCIAS. Ter, 28 de Setembro de 2021ASSUNTOS AFINS

Sousa Neto

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 28.Setembro.2021

O Município de Tutóia tem cinco dias úteis paracomprovar ao Ministério Público do Maranhão(MPMA) as providências tomadas para anular opregão eletrônico nº 033/2021, como solicitado naRecomendação encaminhada, em 24 de setembro, aoprefeito de Tutóia, Raimundo Baquil, e à pregoeiramunicipal Fabiana Lima.

O procedimento licitatório, de 23 de setembro, no valorde R$ 3.830.557,50, resultou na contratação daempresa Emet Instituto Eireli para estudo científicosobre ocorrência das 39 doenças relacionadas noGuia Nacional de Vigilância Epidemiológica com focoprincipal em Covid-19. O monitoramento deverá serfeito por meio de realização de exames laboratoriaisem domicílio.

A manifestação ministerial, assinada pelo promotorde justiça Fernando José Alves Silva, é baseada emRepresentação contra o Município, pregoeira eempresa, apresentada ao Tribunal de Contas doEstado (TCE) pelo Ministério Público de Contas(MPC), que relatou que o pregão seria vencido peloinstituto, demonstrando direcionamento do certame.

MESMO OBJETO

Segundo a Notícia de Fato instaurada pelo procuradorde contas Jairo Cavalcanti Vieira, 18 Municípiospubl icaram edi ta is com o mesmo objeto doprocedimento licitatório realizado pelo Município deTutóia.

Dentre as 39 doenças listadas no Guia Nacional deVig i lância Epidemiológica, as seis doençasselecionadas nos Termos de Referência eram sempreas mesmas: HIV, sífilis, PSA (Peste Suína Africana),dengue, influenza e hepatite C. Além disso, sempreeram incluídos exames de próstata-PSA e Covid-19,que não constam no guia.

Todos os editais também incluíam exigência decomprovação de vínculo dos profissionais e utilizaçãode alguma das empresas ISI, Quantum e SRA, nacotação de preços. Porém, coincidentemente, emtodos os certames a vencedora foi a empresa Emet

Instituto Eireli, como ocorreu em Tutóia.

" De acordo com o artigo 71 da nova Lei de Licitações,quando são encerradas as fases de julgamento ehabilitação e exauridos recursos administrativos, oprocesso l ic i tatório deve ser encaminhado àautoridade superior, que poderá anulá-lo, de ofício oupor provocação de terceiros, sempre que houverilegalidades insanáveis ", explica o promotor dejustiça.

Em caso de descumprimento da solicitação doM i n i s t é r i o P ú b l i c o , o s d e s t i n a t á r i o s d aRecomendação estarão sujeitos ao ajuizamento deAção Civil Pública.

Redação: CCOM-MPMA

Site: https://chapadinhasite.blogspot.com/2021/09/tutoia-

mpma-recomenda-anulacao-de.html

1

Page 17: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Ministério Público investiga falta detransparência do governo Dino com recursos

de programas assistenciais

BLOG ATUAL 7 / SÃO LUÍS / MA - POLÍTICA. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Yuri Almeida

O Ministério Público do Maranhão instaurou notíciade fato para apurar denúncia sobre falta detransparência do governo Flávio Dino (PSB) no uso derecursos públicos com programas assistenciais,inclusive voltados a minimizar os impactos sociais eeconômicos provocados pela pandemia da Covid-19.

A investigação preliminar para levantamento deinformações foi aberta pelo promotor Zanony PassosFilho, da 31ª Promotoria Especializada de São Luís,com base em representação formulada pelo deputadoestadual César Pires (PV).

No documento, o oposicionista aponta ausência dedados no Portal da Transparência do Governo doEstado relativos ao incremento salarial para catadoresde lixo, concessão de auxílio-moradia para mulheresvítimas de violência doméstica e dos programasVoucher Beleza e Cheque Minha Casa, tanto sobre aomissão dos valores despendidos com as açõesquanto à identificação dos beneficiários.

Para melhor detalhamento da apuração, o membro doMP maranhense solicitou ao parlamentar informaçõessobre o período e valores dos programas que nãoestariam sendo divulgados para acesso público econtrole social, e aguarda a complementação dosfatos.

O governador do Maranhão foi procurado peloATUAL7 na semana passada para se posicionar sobreo assunto e para orientar onde poderiam serencontradas em transparência ativa as informaçõesapontadas por Pires como ausentes no Portal daTransparência. Dino, porém, ignorou a tentativa decontato e não retornou e-mail enviado ao seugabinete.

Também questionada, embora a Lei 12.527/2011, achamada Lei de Acesso à Informação (LAI), determineque seja autorizado ou concedido pelo Estado oacesso imediato à informação disponível, a STC(Secretaria de Estado da Transparência e Controle)apenas orientou que a solicitação fosse efetivada emcadastro de pedido diretamente no e-SIC (Sistema

Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) oupresencialmente, na sede da Ouvidoria-Geral doEstado.

Assim foi feito, via e-SIC, e o prazo para respostatermina no próximo dia 18 de outubro.

De acordo com o artigo 8º da LAI, considerada porentidades de combate aos danos à administraçãopública e à corrupção marco para a transparência nasinformações dos órgãos públicos, "é dever dos órgãose entidades públicas promover, independentemente derequerimentos, a divulgação em local de fácil acesso,no âmbito de suas competências, de informações deinteresse coletivo ou geral por eles produzidas oucustodiadas".

Na divulgação dessas informações na internet, dentreoutras informações obrigatórias, deverão constar, nomínimo: registros de quaisquer repasses outransferências de recursos financeiro; registros dasdespesas; e dados gerais para o acompanhamento deprogramas, ações, projetos e obras de órgãos eentidades.

Simples consulta ao Portal da Transparência dogoverno maranhense constata que essa regra estásendo desobedecida.

O descumprimento da LAI -caso não seja aprovadapelo Senado proposta relatada pelo senador WevertonRocha (PDT-MA) - é cons iderado in f raçãoadministrativa e pode sujeitar os responsáveis aresponder por improbidade, inclusive com sanção deafastamento e perda da função pública.

Site:

https://atual7.com/noticias/politica/2021/09/ministerio-

publico-investiga-falta-de-transparencia-do-governo-

dino-com-recursos-de-programas-assistenciais/

2

Page 18: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Empresas de transporte tentam suspenderrenovação de ônibus de São Luís; MP reage

PORTAL GUARÁ / SÃO LUÍS / MA. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

Na última sexta-feira (24), o Ministério Público doMaranhão (MPMA) emitiu parecer contrário ao pedidode suspensão da renovação da frota de ônibus dacapital maranhense feito em Ação Civil Públicaproposta pelo Sindicato das Empresas de TransporteColetivo de Passageiros de São Luís junto à Vara dosDireitos Difusos de São Luís. Assinou a manifestaçãoministerial a promotora de justiça Lítia Cavalcanti,titular da 10ª Promotoria de Justiça Especializada naDefesa do Consumidor da Capital.

O pedido do sindicato prevê a suspensão daobrigatoriedade de os consórcios do serviço detransporte urbano de passageiros promoverem arenovação dos veículos com mais de 10 anos (atédezembro de 2022) e dos veículos equipados com ar-condicionado (até dezembro de 2023).

Para o MPMA, a solicitação afeta diretamente aqualidade da frota dos ônibus coletivos de São Luís,comprometendo inclusive a circulação dos veículos depassageiros equipados com ar-condicionado.

"É inconcebível a pretensão do sindicato de suspendera renovação da frota de ônibus com mais de 10 anos ede veículos equipados com ar-condicionado,constituindo inegável retrocesso social, na medida emque esse direito do usuário é resultante de uma longademanda judicial iniciada por este órgão ministerial noano de 2010, em que se postulou judicialmente pelarealização de procedimento licitatório destinado àconcessão das linhas do sistema de transporte urbanoda Capital", disse a promotora de justiça LítiaCavalcanti.

"Portanto, depois de tanto esforço para conseguirmosgarantir um transporte mais digno aos usuários,querem retroceder. Não podemos permitir que apopulação perca direitos já adquiridos", completou.

CRONOGRAMA

Ajuizada contra o Município de São Luís, a ação dosindicato obteve inicialmente decisão liminar favorável.A entidade argumentou que a pandemia de Covid-19acarretou uma queda significativa de usuários nosistema de transporte coletivo de São Luís, com aconsequente diminuição de arrecadação.

A decisão determinou que o Município de São Luís se

abstivesse da exigência da renovação da frota,permitindo a operação de ônibus fabricados em 2010 e2011, incluindo os veículos que já sofreram baixa eexclusão do sistema, enquanto perdurar o estado deemergência, referente à pandemia, de que trata a Leinº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

O sindicato apontou que a utilização de veículosclimatizados aumenta, aproximadamente, em R$ 50mil o custo de cada veículo a ser inserido no sistemade transporte.

Contra a decisão, a Prefeitura de São Luís recorreu,interpondo agravo de instrumento, cujo efeitosuspensivo à liminar foi concedido pelo Tribunal deJustiça do Maranhão.

O Município sustentou a aplicação do princípio davinculação ao edital e inalterabilidade das cláusulasdos contratos administrativos; a inexistência dedesequilíbrio econômico-financeiro do contrato e odever de prestação do serviço adequado. Por sua vez,o sindicato ofereceu réplica à contestação.

IMPROCEDÊNCIA

No parecer, o Ministério Público se manifesta pelojulgamento antecipado de mérito, no sentido da totalimprocedência da demanda apresentada peloSindicato das Empresas de Transporte Coletivo dePassageiros.

"Acrescenta-se a todos os argumentos expendidos, ofato de residirmos em uma cidade que possui umatemperatura média que varia de 25 a 33ºC. Portanto, aexigência do edital de concessão da inserção nosistema de novos ônibus equipados com ar-condicionado não se trata de luxo, mas sim umagarantia mínima de conforto aos cidadãos nos seusdeslocamentos diários, concretizando o princípio dadignidade da pessoa humana", afirmou a promotora dejustiça Lítia Cavalcanti.

A representante do Ministério Público do Maranhãotambém declarou que a queda na receita do serviço,em decorrência da pandemia de Covid-19, é umasituação temporária que não tem força para promoveruma alteração do contrato administrativo de forma tãocontundente, a ponto de contrariar o interesse públicoe desconsiderar os dispositivos legais que regem o

3

Page 19: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

PORTAL GUARÁ / SÃO LUÍS / MA. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

setor.

"De igual modo, não se vislumbra a necessidade namedida pleiteada, pois o objetivo almejado pode serobtido por outras vias de modo menos oneroso aousuár io . Não se ver i f ica , de toda sor te , aproporcionalidade em sentido estrito, pois asdesvantagens a serem suportadas pelos usuários doserviço superam as vantagens a serem obtidas com ospedidos formulados pelo autor", completou LítiaCavalcanti.

Site: https://portalguara.com/empresas-de-transporte-

tentam-suspender-renovacao-de-onibus-de-sao-luis-mp-

reage/

4

Page 20: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

MP recomenda anulação de pregãoeletrônico no valor de R$ 3,8 milhões em

Tutóia (Justiça)

PORTAL DO MUNIM. Ter, 28 de Setembro de 2021ASSUNTOS AFINS

Portal do Munim

TUTÓIA/MA - O Município de Tutóia tem cinco diasúteis para comprovar ao Ministério Público doMaranhão (MPMA) as providências tomadas paraanular o pregão eletrônico nº 033/2021, comosolicitado na Recomendação encaminhada, em 24 desetembro, ao prefeito de Tutóia, Raimundo Baquil, e àpregoeira municipal Fabiana Lima.

O procedimento licitatório, de 23 de setembro, no valorde R$ 3.830.557,50, resultou na contratação daempresa Emet Instituto Eireli para estudo científicosobre ocorrência das 39 doenças relacionadas noGuia Nacional de Vigilância Epidemiológica com focoprincipal em Covid-19. O monitoramento deverá serfeito por meio de realização de exames laboratoriaisem domicílio. A manifestação ministerial, assinadapelo promotor de justiça Fernando José Alves Silva,é baseada em Representação contra o Município,pregoeira e empresa, apresentada ao Tribunal deContas do Estado (TCE) pelo Ministério Público deContas (MPC), que relatou que o pregão seria vencidopelo instituto, demonstrando direcionamento docertame.

MESMO OBJETO

Segundo a Notícia de Fato instaurada pelo procuradorde contas Jairo Cavalcanti Vieira, 18 Municípiospubl icaram edi ta is com o mesmo objeto doprocedimento licitatório realizado pelo Município deTutóia.

Dentre as 39 doenças listadas no Guia Nacional deVig i lância Epidemiológica, as seis doençasselecionadas nos Termos de Referência eram sempreas mesmas: HIV, sífilis, PSA (Peste Suína Africana),dengue, influenza e hepatite C. Além disso, sempreeram incluídos exames de próstata-PSA e Covid-19,que não constam no guia.

Todos os editais também incluíam exigência decomprovação de vínculo dos profissionais e utilizaçãode alguma das empresas ISI, Quantum e SRA, nacotação de preços. Porém, coincidentemente, emtodos os certames a vencedora foi a empresa Emet

Instituto Eireli, como ocorreu em Tutóia. "De acordocom o artigo 71 da nova Lei de Licitações, quando sãoencerradas as fases de julgamento e habilitação eexauridos recursos administrativos, o processolicitatório deve ser encaminhado à autoridade superior,que poderá anulá-lo, de ofício ou por provocação deterceiros, sempre que houver ilegalidades insanáveis",explica o promotor de justiça.

Em caso de descumprimento da solicitação doM i n i s t é r i o P ú b l i c o , o s d e s t i n a t á r i o s d aRecomendação estarão sujeitos ao ajuizamento deAção Civil Pública.

FONTE: CCOM-MPMA

Site: https://www.portaldomunim.com.br/mp-recomenda-

anulacao-de-pregao-eletronico-no-valor-de-r-38-milhoes-

em-tutoia/

5

Page 21: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

SÃO LUÍS - MPMA emite parecer contrárioà suspensão da renovação da frota de ônibus

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO - NOTÍCIAS. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

A representante do Ministério Público do Maranhãotambém declarou que a queda na receita do serviço, emdecorrência da pandemia de Covid-19, é uma situaçãotemporária que não tem força para promover umaalteração do contrato administrativo de forma tãocontundente, a ponto de contrariar o interesse público edesconsiderar os dispositivos legais que regem o setor.

No dia 24 de setembro, o Ministério Público doMaranhão (MPMA) emitiu parecer contrário ao pedidode suspensão da renovação da frota de ônibus dacapital maranhense feito em Ação Civil Públicaproposta pelo Sindicato das Empresas de TransporteColetivo de Passageiros de São Luís junto à Vara dosDireitos Difusos de São Luís. Assinou a manifestaçãoministerial a promotora de justiça Lítia Cavalcanti,titular da 10ª Promotoria de Justiça Especializada naDefesa do Consumidor da Capital.

O pedido do sindicato prevê a suspensão daobrigatoriedade de os consórcios do serviço detransporte urbano de passageiros promoverem arenovação dos veículos com mais de 10 anos (atédezembro de 2022) e dos veículos equipados com ar-condicionado (até dezembro de 2023).

Para o MPMA, a solicitação afeta diretamente aqualidade da frota dos ônibus coletivos de São Luís,comprometendo inclusive a circulação dos veículos depassageiros equipados com ar-condicionado.

"É inconcebível a pretensão do sindicato de suspendera renovação da frota de ônibus com mais de 10 anos ede veículos equipados com ar-condicionado,constituindo inegável retrocesso social, na medida emque esse direito do usuário é resultante de uma longademanda judicial iniciada por este órgão ministerial noano de 2010, em que se postulou judicialmente pelarealização de procedimento licitatório destinado àconcessão das linhas do sistema de transporte urbanoda Capital", disse a promotora de justiça LítiaCavalcanti.

"Portanto, depois de tanto esforço para conseguirmosgarantir um transporte mais digno aos usuários,querem retroceder. Não podemos permitir que apopulação perca direitos já adquiridos", completou.

CRONOGRAMA

Ajuizada contra o Município de São Luís, a ação dosindicato obteve inicialmente decisão liminar favorável.A entidade argumentou que a pandemia de Covid-19acarretou uma queda significativa de usuários nosistema de transporte coletivo de São Luís, com aconsequente diminuição de arrecadação.

A decisão determinou que o Município de São Luís seabstivesse da exigência da renovação da frota,permitindo a operação de ônibus fabricados em 2010 e2011, incluindo os veículos que já sofreram baixa eexclusão do sistema, enquanto perdurar o estado deemergência, referente à pandemia, de que trata a Leinº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

O sindicato apontou que a utilização de veículosclimatizados aumenta, aproximadamente, em R$ 50mil o custo de cada veículo a ser inserido no sistemade transporte.

Contra a decisão, a Prefeitura de São Luís recorreu,interpondo agravo de instrumento, cujo efeitosuspensivo à liminar foi concedido pelo Tribunal deJustiça do Maranhão.

O Município sustentou a aplicação do princípio davinculação ao edital e inalterabilidade das cláusulasdos contratos administrativos; a inexistência dedesequilíbrio econômico-financeiro do contrato e odever de prestação do serviço adequado. Por sua vez,o sindicato ofereceu réplica à contestação.

IMPROCEDÊNCIA

No parecer, o Ministério Público se manifesta pelojulgamento antecipado de mérito, no sentido da totalimprocedência da demanda apresentada peloSindicato das Empresas de Transporte Coletivo dePassageiros.

"Acrescenta-se a todos os argumentos expendidos, ofato de residirmos em uma cidade que possui umatemperatura média que varia de 25 a 33ºC. Portanto, aexigência do edital de concessão da inserção nosistema de novos ônibus equipados com ar-condicionado não se trata de luxo, mas sim umagarantia mínima de conforto aos cidadãos nos seusdeslocamentos diários, concretizando o princípio dadignidade da pessoa humana", afirmou a promotora dejustiça Lítia Cavalcanti.

6

Page 22: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO - NOTÍCIAS. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

A representante do Ministério Público do Maranhãotambém declarou que a queda na receita do serviço,em decorrência da pandemia de Covid-19, é umasituação temporária que não tem força para promoveruma alteração do contrato administrativo de forma tãocontundente, a ponto de contrariar o interesse públicoe desconsiderar os dispositivos legais que regem osetor.

"De igual modo, não se vislumbra a necessidade namedida pleiteada, pois o objetivo almejado pode serobtido por outras vias de modo menos oneroso aousuár io . Não se ver i f ica , de toda sor te , aproporcionalidade em sentido estrito, pois asdesvantagens a serem suportadas pelos usuários doserviço superam as vantagens a serem obtidas com ospedidos formulados pelo autor", completou LítiaCavalcanti.

Redação : Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)

Site: https://www.mpma.mp.br/index.php/lista-de-

noticias-gerais/11/18367

7

Page 23: CLIPPING 28 de setembro de 2021 - mpma.mp.br

Justiça manda prefeita de Paço fazer 'rapa'em servidores não-concursados

EXTRA / SÃO LUÍS / MA - POLITICA - pág.: 03. Ter, 28 de Setembro de 2021MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

O Município de Paço do Lumiar terá de substituir todosos serv idores selet ivados e os contratadosirregularmente, sem prévia aprovação em concursopúblico, por candidatos aprovados no concurso doEdital nº 001/2018.

A determinação é do juiz titular da Vara de InteressesDifusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins, na açãoajuizada pelo Ministério Público Estadual e mais 23pessoas. A substituição completa deve ser realizadano prazo máximo de um ano.

Na ação civil pública, a 1ª Promotoria de Justiça daComarca de Paço do Lumiar relata que a prefeiturapromoveu concurso público para provimento dediversos cargos efetivos, com previsão de vagas paranível superior, médio e fundamental , conformeespecificados no Edital nº 001/2018.

Afirma, contudo, que o município lançou o Edital nº02/2021/SEMED, referente a processo seletivosimplificado para formação de cadastro de reserva econtratação temporária de profissionais paraatendimento da rede municipal de educação.

Douglas de Melo Martins determinou que o municípioapresente, no prazo máximo de 30 dias, a relação detodos os seletivados e/ou contratados irregularmente,sem prévia aprovação em concurso público, incluindoaqueles contratados com base nos editais deprocessos seletivos citados na ação civil pública ouem outros porventura lançados e/ou por outros meios.

Em 30 dias, a prefeitura de Paço do Lumiar tambémterá que apresentar cronograma de substituição, noprazo máximo de 1 ano, de todos os seletivados e/oucontratados por candidatos concursados.

Site:

https://digital.maven.com.br/pub/diariodaregiao/index.js

p?serviceCode=login&numero=20782&edicao=117659#p

age/20

8