clima e formações vegetais - toda a matÉria

13
 Clima e formações vegetais  1. Estado do tempo e clima  O que é a atmosfera?  A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e permite a manutenção de vida no nosso planeta. Permite a regulação da temperatura na superfície terrestre e a protecção da radiação nociva. Composição da atmosfera: Azoto (!"# $%igénio (&'"# apor de )gua* di+%ido de car,ono* poeiras* polén* gases raros ('"#  Tabela Estrutura da atmosfera  Qual a diferença entre estado do tempo e clima? $ estado do tempo varia de lugar para lugar e est) dependente do con-unto das condiçes atmosféricas* que ocorrem num determinado momento e num determinado lugar. /uando falas que faz calor ou frio* ou vai c0over * ou qual a intensidade do vento* est)s a falar de estado do tempo.  As condiçes atmosféricas que caracterizam o estado do tempo são: Temperatura1 Precipitação1 

Upload: patriciatomas13

Post on 05-Feb-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 1/13

Clima e formações vegetais

 

1. Estado do tempo e clima

 

O que é a atmosfera?

 

A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e permite a manutenção de vida no nossoplaneta. Permite a regulação da temperatura na superfície terrestre e a protecção da radiaçãonociva.Composição da atmosfera:

• Azoto (!"# 

• $%igénio (&'"# 

• apor de )gua* di+%ido de car,ono* poeiras* polén* gases raros ('"#

 

TabelaEstrutura da atmosfera

 

Qual a diferença entre estado do tempo e clima?$ estado do tempo varia de lugar para lugar e est) dependente do con-unto das condiçesatmosféricas* que ocorrem num determinado momento e num determinado lugar. /uando falasque faz calor ou frio* ou vai c0over* ou qual a intensidade do vento* est)s a falar de estado dotempo. 

As condiçes atmosféricas que caracterizam o estado do tempo são:

• Temperatura1 

• Precipitação1 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 2/13

• 2umidade1 

• ento1 

• 3e,ulosidade1 

• Pressão atmosférica.

Por outro lado* ao con-unto dos estados do tempo mais frequentes* o,servados e registadosdurante 45 anos* denomina6se clima.

/uais são os elementos e os factores clim)ticos7 

Para estudares o clima de uma dada região deves considerar os diferentes elementos clim)ticos.$s principais elementos clim)ticos são a temperatura e precipitação. 8stes elementos variam notempo e no espaço* devido aos factores clim)ticos:

• 9atitude1 

elevo1 

• Pro%imidade ou afastamento do mar1 

• Correntes marítimas.

 

.Temperatura! distribuiç"o e variaç"oA temperatura e a latitude 

Como varia a distri,uição da temperatura de lugar para lugar7

A temperatura do ar varia ao longo do dia e do ano* num mesmo lugar* mas tam,ém varia delugar para lugar. A variação da temperatura depende* essencialmente* de dois factores: 

• ;nclinação dos raios solares < quanto maior for a inclinação dos raios solares* maior ésuperfície aquecida e mais ,ai%a é a temperatura. 

• 8spessura da atmosfera < a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares étanto mais quanto maior for a inclinação dos raios solares. /uanto maior é a inclinação*maior é o tra-ecto percorrido pelos raios solares* logo a energia dispersa6se e atemperatura diminui.

 

A variação diurna da temperatura* ao longo de &= 0oras* deve6se ao movimento de rotação daTerra: 

• Ao nascer do >ol os raios solares incidem de forma o,líqua (?ig.' < A#* e a espessura deatmosfera por eles atravessada é maior. A temperatura do ar é relativamente ,ai%a*porque a energia solar espal0a6se por uma )rea maior (A'#. 

• /uando c0egamos ao meio6dia* a radiação emitida pelo sol incide directamente so,re

superfície* -) que a inclinação dos raios solares é menor (?ig.' @# e atravessa umaespessura de atmosfera mais pequena. A temperatura é mais elevada* mas não é am)%ima di)ria. 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 3/13

• Ao pr6do6sol* os raios solares voltam a estar o,líquos (?ig.' < C#* sendo* mais uma vez*grande a espessura de atmosfera atravessada pelos raios solares e a superfície aquecidavolta a ser maior (C'#. Besta forma* a temperatura volta a ,ai%ar. 

• Ao longo da noite* a ausncia de radiação solar -untamente com a li,ertação de energiacalorífica da Terra para o espaço* a temperatura vai ,ai%ando gradualmente. 3o entanto*quando 0) presença de nuvens no céu* durante os períodos da noite* e%iste umamanutenção das temperaturas* não se perdendo toda a energia acumulada durante operíodo diurno.

 

#igura

 

$ovimento aparente do sol

 

A' < >uperfície aquecida ao princípio da man0ã@' < >uperfície aquecida ao meio6diaC' < >uperfície aquecida ao fim da tarde 

A variação anual da temperatura tem como principal e%plicação o movimento de translação daTerra. $s raios solares não incidem da mesma forma na superfície terrestre* devido D inclinaçãodo ei%o da Terra em relação D sua +r,ita. 

#igura

$ovimento de translaç"o da Terra

 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 4/13

 

Como podes o,servar na figura &* devido D forma arredondada da Terra* os raios solaresatingem a superfície terrestre com diferentes graus de inclinação. 

8ntre os tr+picos de CEncer e de Capric+rnio* a inclinação dos raios solares é menor do que nasregies polares. Por isso* entre os tr+picos* a energia dos raios solares é distri,uída por umasuperfície menor do que nas regies polares: 

• 3a regi"o intertropical (entre o tr+pico de CEncer e o tr+pico de Capric+rnio#* 0) umamaior concentração da energia os raios solares e* por consequncia* um maior

aquecimento1 

• 3as regiões polares* a menor concentração da energia dos raios solares provoca ummenor aquecimento.

Besta forma* podes concluir que quanto maior é o valor da latitude* menor é o aquecimento dasuperfície terrestre* ou se-a* a temperatura diminui D medida que a latitude aumenta. 

% temperatura e o relevo

 

A temperatura diminui com o aumento da latitude e o mesmo acontece com a altitude* ou se-a*D medida que vai aumentando a altitude vai diminuindo a temperatura. A temperatura ,ai%aF*GHC por cada mil metros < gradiente térmico. 8sta situação acontece porque diminui acapacidade de a,sorção da radiação solar e da radiação terrestre* em virtude da diminuição daquantidade de vapor de )gua e di+%ido de car,ono* entre outros. 

Contudo* tam,ém a orientação das vertentes pode fazer varia a temperatura: 

• As vertentes e%postas a >ul no 0emisfério 3orte e e%postas a 3orte no 0emisfério >ulsão vertentes soal0eiras < temperatura elevada1 

• ertentes e%postas a 3orte no 0emisfério 3orte e%postas a >ul no 0emisfério >ul são

vertentes um,rias < temperaturas bai&as.

 

As montan0as podem ter* uma orientação em relação D lin0a de costa: 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 5/13

• Concordantes < montan0as paralelas D lin0a de costa* constituem uma ,arreira Dpassagem de ventos 0Imidos vindo do oceano1 

• Biscordantes < montan0as perpendiculares ou o,líquas D lin0a de costa* permitindo apenetração dos ventos 0Imidos nas regies do interior* amenizando a temperatura.

 

% temperatura e a pro&imidade' afastamento do marA pro%imidade ou afastamento de um lugar em relação ao mar e%plica as diferenças de

temperatura entre o litoral e o interior. Be facto* a )gua tem um papel de regulador térmico*diminuindo o efeito das diferenças de temperatura < temperaturas muito elevadas etemperaturas muito ,ai%as. 3as )reas pr+%imas do litoral é menor a amplitude térmica* sendoque não são muito elevadas no erão nem muito ,ai%as no inverno. Por outro lado* as regiesafastadas do mar registam maiores amplitudes térmicas anuais* ou se-a* o erão é muito quentee o inverno é muito frio. 

Be facto* estas as amplitudes térmicas e%plicam6se com ,ase na capacidade calorífica doscontinentes e dos oceanos. $s continentes gan0am e perdem muito facilmente o calor querece,em durante o dia* ao passo que os oceanos aquecem menos e de forma mais lenta.

% temperatura e as correntes mar(timas

As características das correntes marítimas < quentes ou frias < influenciam a temperatura e a0umidade das regies -unto ao litoral. Besta forma* nas regies influenciadas por uma correntemarítima fria* as temperaturas são muito mais ,ai%as no ;nverno* enquanto nas regies,an0adas por uma corrente quente* as temperaturas são sempre amenas* mesmo no ;nverno.

• As correntes quentes contri,uem para moderar as temperaturas dos lugares localizados -unto D costa são mais amenas no ;nverno. A corrente quente do Jolfo do Ké%icodesloca6se para o 3oroeste da 8uropa* permitindo que os ;nvernos se-am mais amenos. 

• As correntes frias contri,uem para um maior arrefecimento do ar no ;nverno e

temperaturas mais amenas no erão.

). % precipitaç"o! distribuiç"o e variaç"o

Como e por que é que ocorre precipitaç"o?

 

A precipitação est) associada D e%istncia de nuvens* no entanto* nem sempre ocorre. Para queocorra precipitação é necess)rio que as gotículas em suspensão que formam as nuvens originemgotas de )gua maiores e com um peso que l0es permita vencer a gravidade e atingir o solo.Kas para ocorrer precipitação é necess)rio que e%ista a su,ida do ar. Beste facto* o ar ao su,ir*vai e%pandir6se e arrefecer* até atingir o ponto de saturação* a partir deste momento o ar podecondensar* formando nuvens* que por sua vez podem levar D ocorrncia de precipitação. 

Tipos de precipitaç"o

 

A su,ida do ar pode acontecer através de quatro processos diferentes* originando quatro tiposde precipitação:

• $rogr)ficas < su,ida do ar ao longo das vertentes montan0as1 

• Convergente < su,ida do ar devido D convergncia dos ventos numa determinada zona1 

• Convectiva < su,ida do ar* causada pelo seu aquecimento* ap+s ter contactado com umasuperfície mais quente. Ao aquecer* torna6se mais leve e so,e1 

• ?rontal < su,ida do ar devido ao contacto de duas massas de ar diferente.

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 6/13

A precipitação* como a temperatura é influenciada pela latitude* altitude* afastamento epro%imidade do mar e das correntes marítimas* o que e%plica a sua desigual distri,uição Dsuperfície da Terra. 

% *recipitaç"o+ a latitude e a press"o atmosférica

 

A circulação do ar na atmosfera influncia a pressão atmosférica* que por sua vez influncia oestado do tempo. $ ar desloca6se sempre das altas para as ,ai%as presses* o que origina aconvergncia e a su,ida do ar nas )reas de ,ai%as presses* e divergncia e descida do ar noscentros de altas presses.

• Altas presses polares (no 0emisfério norte e 0emisfério sul#1 

• @ai%as presses su,polares (no 0emisfério norte e 0emisfério sul#1 

• Altas presses su,tropicais (no 0emisfério norte e 0emisfério sul#1 

• @ai%as presses equatoriais.

 

A distri,uição dos principais centros de pressão atmosférica em latitude influencia a distri,uiçãoda precipitação mundial. 

$apa

 

,istribuiç"o da precipitaç"o anual e dos centros de press"o atmosférica em latitude

 

• $s centros de ,ai%as presses estão associados a céu muito nu,lado e ao mau tempo <contri,uem para o aumento da precipitação. 

• $s centros de altas presses estão associados a céu limpo e a tempo seco < contri,uempara a diminuição da precipitação.

 

Tabela

 

$ movimento do ar* nos centros de ,ai%as e de altas presses* no 0emisfério norte. 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 7/13

 

Assim* podemos verificar: 

• 3as regiões equatoriais* onde 0) elevadas temperaturas* o ar so,e* formando centrosde ,ai%as presses que originam precipitação muito a,undante. 

• Pr+%imo dos tr-picos* o ar desce* originando altas presses* que são respons)veis pelo

tempo seco predominante nessas latitudes. 

• 3as latitudes médias* d)6se a convergncia do ar tropical com o ar polar* formando6seas ,ai%as presses que e%plicam a ocorrncia de precipitação a,undante. 

• 3os p-los* onde 0) ,ai%as temperaturas* formam6se altas presses e* por isso* 0),ai%os valores de precipitação.

 

% precipitaç"o e o relevo

 

A precipitação é influenciada pela altitude e pela sua e%posição em relação D lin0a de costa. Befacto* a precipitação é mais elevada em )reas de maior altitude e nas )reas montan0osasconcordante. As )reas de montan0as concordantes são paralelas D lin0a de costa e sãofortemente influenciadas pelos ventos 0Imidos. 

As montan0as podem ter vertentes ,arlavento* que estão e%postas aos ventos 0Imidos evertentes sotavento* que estão a,rigadas dos ventos 0Imidos. 3as vertentes ,arlavento é maiora precipitação do que nas vertentes sotavento* que normalmente são muito secas. 

% precipitaç"o e a pro&imidade' afastamento do mar

 

As )reas pr+%imas do mar são influenciadas pelos ventos 0Imidos marítimos registando valores

elevados de precipitação* D medida que os ventos marítimos vão avançando para o interior doterrit+rio* perdem 0umidade e o seu efeito amenizador da temperatura. Assim* verifica6se umcontraste litoralLinterior. 

% precipitaç"o e as correntes mar(timas

 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 8/13

 

. Os climas e as formações vegetais

 

$s principais climas do mundo 

A con-ugação dos factores clim)ticos origina trs grandes tipos de clima < quentes*temperados e frios. 

Como se distribuem os climas no mundo?

 

$s climas distri,uem6se em trs zonas clim)ticas:

 

• Mona /uente ou ;ntertropical < temperaturas médias mensais e anuais elevadas e poucavariação anual1 

• Mona Temperada do 3orte e do >ul < temperaturas médias anuais moderadas e comvariação das temperaturas médias mensais ao longo do ano1 

• Mona ?ria do 3orte e do >ul < temperaturas médias anuais negativas e um grandecontraste nas temperaturas médias mensais.

 

$apa,istribuiç"o dos climas

 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 9/13

 

$apa,istribuiç"o dos biomas

 

TabelaClassificaç"o clim/tica e as formações vegetais associadas

 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 10/13

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 11/13

 

O clima e as formações vegetais *ortugal

 

Portugal tem características clim)ticas das regies de clima temperado mediterrEneo* masapresenta grandes contrastes regionais. Assim* podemos distinguir v)rias regies clim)ticas: 

• egião mediterrEnica < >ul de Portugal Continental e egião Aut+noma da Kadeira1 

• egião atlEntica < 9itoral 3orte e egião Aut+noma dos Açores1 

• egião continental do norte < ;nterior 3orte1 

• egião de influncia da altitude < Nreas de montan0as de maior altitude.

 

$apas,istribuiç"o do clima em *ortugal,istribuiç"o da vegetaç"o em *ortugal

 

As características clim)ticas reflectem6se no tipo de vegetação. Besta forma* podemos encontrarem Portugal continental* espécies diferentes* consoante os traços clim)ticos dominantes:

• ?loresta caducif+lia1 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 12/13

• ?loresta mediterrEnea1 

• Kaquis1 

• Jarrigues.

 

3as regies Aut+nomas* a vegetação natural tam,ém apresenta característicaspredominantemente mediterrEnicas. Bevido D influncia do oceano* que modera astemperaturas e gera grande 0umidade* ainda se preserva a floresta laurisilva* que em temposremotos* co,riu uma ,oa parte da 8uropa do >ul. 

Esquemas s(ntese

 

Clima e formações vegetais

 

7/21/2019 Clima e Formações Vegetais - ToDA a MATÉRIA

http://slidepdf.com/reader/full/clima-e-formacoes-vegetais-toda-a-materia 13/13