citações e assuntos depsicologia

2
CHAMIE, L.M.S. A relação aluno-Matemática: alguns dos seus significados. Dissertação de Mestrado, UNESP-Rio Claro, 1990. D’Ambrósio, Ubiratam. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática. Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986. _________. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990. _________. Etnomatemática: Um programa. Educação matemática em revista. São Paulo, n. 1 (reedição), p.7-12, 2002. Thomaz, T.C. Não gostar de Matemática: que fenômeno é este? Cadernos de Educação/UFPel, Pelotas, n. 12, 1999. “Ao contrário das demais matérias estudadas na escola, que lidam diretamente com objetos e situações concretas, a Matemática trata, em sua essência, de verdades abstratas daí a dificuldade dos alunos em entenderem seus conteúdos”. (Lima, op.cit.). “A Matemática é uma disciplina que se destaca em relação às outras, muito mais pela dificuldade que representa para muitos alunos do que pela sua importância enquanto área de conhecimento. Dificuldade entendida como algo complexo, complicado, custoso de entender e de fazer”. (Thomaz, 1999). Pesquisas colaborativas considerando aspectos da cognição e da afetividade e sua influência na aprendizagem da Matemática poderiam ser exploradas envolvendo

Upload: luciano-castro-alves

Post on 25-Jul-2015

75 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Citações e assuntos depsicologia

CHAMIE, L.M.S. A relação aluno-Matemática: alguns dos seus significados. Dissertação

de Mestrado, UNESP-Rio Claro, 1990.

D’Ambrósio, Ubiratam. Da realidade à ação: reflexões sobre a educação matemática.

Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986. _________. Etnomatemática:

arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990. _________.

Etnomatemática: Um programa. Educação matemática em revista. São Paulo, n. 1

(reedição), p.7-12, 2002.

Thomaz, T.C. Não gostar de Matemática: que fenômeno é este? Cadernos de

Educação/UFPel, Pelotas, n. 12, 1999.

“Ao contrário das demais matérias estudadas na escola, que lidam diretamente com objetos e situações concretas, a Matemática trata, em sua essência, de verdades abstratas daí a dificuldade dos alunos em entenderem seus conteúdos”. (Lima, op.cit.).

“A Matemática é uma disciplina que se destaca em relação às outras, muito mais pela dificuldade que representa para muitos alunos do que pela sua importância enquanto área de conhecimento. Dificuldade entendida como algo complexo, complicado, custoso de entender e de fazer”. (Thomaz, 1999).

Pesquisas colaborativas considerando aspectos da cognição e da afetividade e sua influência na aprendizagem da Matemática poderiam ser exploradas envolvendo membros de ambos os grupos de pesquisa. Na ocasião da conferência, apontei alguns temas que poderiam nortear tais pesquisas colaborativas. Apresento, a seguir, alguns dos temas que mencionei. - o papel da Psicologia na formação do professor de Matemática; - mapeamento das pesquisas em Psicologia da Educação Matemática em eventos científicos e periódicos da Educação Matemática; - dificuldades na aprendizagem de Matemática no ensino fundamental, médio e superior; - aspectos metacognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem da Matemática; - concepções de professores e alunos acerca de conceitos matemáticos; - desenvolvimento do pensamento algébrico; - passagem da Aritmética à Álgebra; Além desses temas, discuti a possibilidade de investigar o processo de conceitualização à luz de teorias da aprendizagem desenvolvidas por psicólogos ou

Page 2: Citações e assuntos depsicologia

11

pesquisadores que buscaram teorizar sobre aspectos da cognição, entre as quais, citamos: Aprendizagem Significativa (David Ausubel); Sócio-interacionismo e Zona de Desenvolvimento Proximal (Lev S. Vygotsky); Teoria dos Constructos (George Kelly); Behaviorismo (Skinner; Watson; Pavlov); Teoria dos Campos Conceituais (Gérard Vergnaud). Os trabalhos desenvolvidos por Piaget sobre a Epistemologia Genética e os trabalhos desenvolvidos por Jean Lave e Etienne Wenger sobre Cognição Situada (teoria social de aprendizagem) também poderiam ser levados em consideração.