normas abnt citações e referências 2013

27
NORMAS ABNT - CITAÇÕES E REFERÊNCIAS NORMAS ABNT - CITAÇÕES NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documento CITAÇÕES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS - Em todo o tipo de trabalho científico ou criação de projetos, principalmente nas partes textuais, acabamos copiando ou tomando emprestado parte do conhecimento de outras pessoas. - Isso ocorre porque existem fontes que realmente servem como base para desenvolver um trabalho e, consequentemente, devem ser usadas e consultadas. Em toda citação deve-se citar a fonte pois, caso não o faça, você acaba apoderando-se e levando créditos com base no conhecimento de outra pessoa, sendo antiético e completamente deselegante. Esse fato configura-se, no trabalho científico, em plágio . - PLÁGIO É CRIME: no Código Penal Brasileiro, Crimes Contra a Propriedade Intelectual previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. TIPOS DE CITAÇÕES: CITAÇÃO DIRETA - CITAÇÃO INDIRETA - CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO DIRETA: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página . CITAÇÕES DIRETAS ATÉ 3 LINHAS- - Deve ser inserida no parágrafo entre aspas duplas . Caso existir citação no interior de uma citação entre aspas duplas (“) no texto original, substituí-las por aspas simples (‘) . Quando iniciadas com letra maiúscula, as citações devem ser precedidas por dois pontos (:). -Se a citação for feita como sendo um parágrafo do texto , o sobrenome do autor deve ser digitado normalmente, com a primeira letra em maiúscula e as demais em forma minúscula, seguido do ano e página em que o texto se encontra, sendo estas informações apresentadas entre parênteses.

Upload: christiana-santos

Post on 29-Oct-2015

243 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Normas ABNT Citações e Referências 2013

NORMAS ABNT - CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

NORMAS ABNT - CITAÇÕES

NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documento

CITAÇÕES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS

- Em todo o tipo de trabalho científico ou criação de projetos, principalmente nas partes textuais, acabamos copiando ou tomando emprestado parte do conhecimento de outras pessoas.

- Isso ocorre porque existem fontes que realmente servem como base para desenvolver um trabalho e, consequentemente, devem ser usadas e consultadas.

Em toda citação deve-se citar a fonte pois, caso não o faça, você acaba apoderando-se e levando créditos com base no conhecimento de outra pessoa, sendo antiético e completamente deselegante. Esse fato configura-se, no trabalho científico, em plágio.

- PLÁGIO É CRIME: no Código Penal Brasileiro, Crimes Contra a Propriedade Intelectual previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

TIPOS DE CITAÇÕES:

CITAÇÃO DIRETA - CITAÇÃO INDIRETA - CITAÇÃO DE CITAÇÃO

CITAÇÃO DIRETA: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página.

CITAÇÕES DIRETAS ATÉ 3 LINHAS-

- Deve ser inserida no parágrafo entre aspas duplas. Caso existir citação no interior de uma citação entre aspas duplas (“) no texto original, substituí-las por aspas simples (‘) . Quando iniciadas com letra maiúscula, as citações devem ser precedidas por dois pontos (:).

-Se a citação for feita como sendo um parágrafo do texto, o sobrenome do autor deve ser digitado normalmente, com a primeira letra em maiúscula e as demais em forma minúscula, seguido do ano e página em que o texto se encontra, sendo estas informações apresentadas entre parênteses.

- A chamada pelo nome do autor, quando feita no final da citação, deve apresentar-se entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra.

Exemplos:

De acordo com os estudos de Cervo e Bervian ( 1978, p. 97): “ Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho."

Ou

"Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como ideias e sugestões alheias inseridas no trabalho" (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97).

Page 2: Normas ABNT Citações e Referências 2013

CITAÇÕES DIRETAS COM MAIS DE 3 LINHAS

- Colocar em parágrafo distinto, a 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto e sem aspas. Recomenda-se fonte 10.

- As citações longas devem ser digitadas em espaço simples, separadas dos parágrafos anterior e posterior por espaço duplo.

Exemplos:

Tratando desta temática, prelecionam Farias e Rosenvald (2007, p. 98):

O postulado fundamental da ordem jurídica brasileira é a

dignidade humana, enfeixando todos os valores e direitos

que podem ser reconhecidos à pessoa humana, englo-

bando a afirmação de sua integridade física, psíquica e

intelectual, além de garantir a sua autonomia e livre

desenvolvimento da personalidade.

Ou

  Tratando desta temática:

O postulado fundamental da ordem jurídica brasileira é a

dignidade humana, enfeixando todos os valores e direitos

que podem ser reconhecidos à pessoa humana, englo-

bando a afirmação de sua integridade física, psíquica e

intelectual, além de garantir a sua autonomia e livre

desenvolvimento da personalidade (FARIAS; ROSENVAL,

2007, p. 98).

CITAÇÃO INDIRETA:

- Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em transcrição não textual da(s) idéia(s) do autor consultado, ou seja, uma paráfrase. Indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página.

- Seguindo o mesmo formato de apresentação da citação direta, a indireta também deve conter o autor da frase citada, bem como o ano da publicação do artigo/livro. Apresentar a página em que o conteúdo se encontra é opcional.

Exemplo:

Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.

Ou

Page 3: Normas ABNT Citações e Referências 2013

Apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido (BARRAS, 1979).

CITAÇÃO DE CITAÇÃO

- Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.

- Se você não teve acesso ao documento em seu formato original, mas, durante suas pesquisas, encontrou um autor que teve a sorte de ter em mãos o documento, e este fizera uma citação extremamente importante para o seu trabalho.

- Indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina "apud" (apud = por), o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação. Ex.:

- Segue a mesma formatação quanto a referência do sobrenome do autor (no início ou no final da frase).

- Lembre-se de usar esse tipo de citação com cautela, para não fazer um trabalho do tipo “fofoca”, no qual você apenas copia algum conteúdo que, na verdade, já foi copiado.

Exemplo:

Segundo Enok (1990, p.3 apud (ou citado por) MENEZES, 2001, p. 33): "A dimensão biográfica do romance, não se esgota nos conflitos psicológicos".

- Nesse caso, não foi possível o acesso ao livro de Enok, mas encontramos referências a suas ideias no livro de Menezes, ao qual tivemos acesso. Se na fonte consultada não constarem o ano e a página da obra original, podemos ignorar esses elementos.

Lá nas Referências ou em Nota de Rodapé:

____________________________________

ENOK, Holsegaard. O Romance, 1990. In: MENEZES, Caio de. A Estrutura do Romance. São Paulo: Ed. Letras, 2001. p.33.

ou

MENEZES, Caio de. A Estrutura do Romance. São Paulo: Ed. Letras, 2001. p.33.

- CITAÇÃO DE CITAÇÃO INDIRETA - Exemplo:

Segundo Bentley (1960, apud EICO, 1971, p. 59), Kitsch é uma arte típica da classe média, que acumula estilo sobre estilo; além disso, agigantando-se, frente à exacerbação das carências sociais.

Lá nas Referências ou em Nota de Rodapé:

____________________________________

BENTLEY, Eric. Kitsch, 1960. In: EICO, Fernando. A História da Arte. São Paulo: Ed. Letras, 1971, p. 59.

ou

EICO, Fernando. A História da Arte. São Paulo: Ed. Letras, 1971, p. 59.

Page 4: Normas ABNT Citações e Referências 2013

CITAÇÃO DE CITAÇÃO NO TEXTO E ENTRE PARÊNTESIS – Exemplo:

"0 homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160).

Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) “ diz ser . . . “

ou

Segundo Silva (1983) apud Abreu (1999, p. 3) “ diz ser . . .

OUTROS RECURSOS PARA AS CITAÇÕES:

- OMISSÃO EM CITAÇÃO

As omissões de palavras ou frases nas citações são indicadas pelo uso de elipse [ . . . ] entre colchetes.

- ACRÉSCIMO EM CITAÇÃO

Acréscimos e/ou comentários, quando necessários à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [ ].

- DESTAQUE EM CITAÇÃO

Para se destacar palavras ou frases em uma citação usa-se o grifo ou negrito ou itálico seguido da expressão grifo meu ou grifo do autor entre colchetes, após a chamada da citação.

- TRADUÇÃO EM CITAÇÃO

Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor do texto, deve-se incluir a expressão ‘tradução nossa’ entre parênteses, logo após a chamada da citação.

- INFORMAÇÃO VERBAL

Quando se tratar de dados obtidos através de informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.), indicar entre parênteses a expressão "informação verbal", mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

OUTRAS VARIÁVEIS PARA AS CITAÇÕES:

- Citação sem autoria conhecida - Citação de Entidade coletiva - Citação de Entidade

- Observação: Citação de fontes virtuais deve seguir as formas de citação já referidas com as informações essenciais _ autoria, ano e página (se houver) – nas Referências Bibliográficas virão as informações do site e da data de acesso

CITAÇÃO SEM AUTORIA CONHECIDA

- Citar o título e o ano (página se for citação direta). Exemplo:

Conforme análise feita em Conservacionistas e Neoliberalistas (1980, p.15) “os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha”.

Page 5: Normas ABNT Citações e Referências 2013

No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos, segundo o Boletim Científico de Análises (1974).

- Citar o título e o ano (página se for citação direta) com letra maiúscula entre parêntesis. Exemplo:

Conforme análise feita “os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha” ( CONSERVACIONISTAS E NEOLIBERALISTAS, 1980, p.15).

No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos (BOLETIM CIENTÍFICO DE ANÁLISES ,1974).

CITAÇÃO DE ENTIDADE COLETIVA

- Citar o nome da instituição e ano. Nas citações subsequentes , usar apenas a sigla. Exemplo:

"O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho" (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1978, p. 46).

De acordo com Associação brasileira de Normas Técnicas (1978, p. 46): "O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho.“

CITAÇÃO DE ENTIDADE

- Quando a autoria for atribuída a uma entidade, cita-se o nome de acordo com a forma em que aparece na lista de Referências Bibliográficas.

- Na primeira menção cita-se o nome e a sigla e ser houver outras menções usa-se a sigla podendo . Observe os exemplos a seguir:

Texto:

O número de crianças obesas no mundo, com idade menor a 5 anos, já chega aos 17,6 milhões (OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2003).

Referência:

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre a alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília (DF), 2003.

Texto:

A situação das crianças brasileiras de acordo com o UNICEF (2003) é considerada...

Referência:

UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Situação mundial da infância - 2003. Brasília (DF): Escritório da Representação do UNICEF no Brasil, 2003.

Page 6: Normas ABNT Citações e Referências 2013

Texto:

Dados da CETESB, em 2004, comprovam a ausência de saneamento...

Referência:

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Inventário estadual de resíduos sólidos domiciliares 2004 [relatório na internet]. São Paulo; 2004. Disponível em <http://www.cetesb.sp.gov.br/Solo/relatorios/domiciliares 2004. zip > Acesso em 29 ago. 2005.

NOTAS DE RODAPÉ

- As notas de rodapé são caracterizadas por números ou letras apresentado no final de citação ou palavras, que aparecem em sequência, no corpo do trabalho.

- São textos que apontam informações, citações ou referências, no fim da página, em fonte menor, recomenda-se tamanho 10, e divididas do restante do texto através de uma pequena linha.

Uma nota de rodapé é, em geral, associada com a marcação de um número sobrescrito no final do texto a ser comentado com a nota ao pé da página:

Um texto na página a ser comentado recebe o primeiro número¹. Cada outra anotação receberá o próximo número associado com a anotação ao pé da mesma página.²

- No rodapé, você pode referenciar:

• Um trabalho que ainda esteja em fase de elaboração, sendo que em seu texto, deve constar a expressão entre parênteses (em fase de elaboração).

• Informações verbais obtidas durante uma conversa, dados coletados em uma palestra etc., sendo que em seu texto, deve constar a expressão entre parênteses (informação verbal).

•Qualquer tipo de menção que julgue necessário, seguindo as normas de referências ou vocabulário livre.

• As Referências Bibliográficas que depois devem, obrigatoriamente, serem mencionadas no final do trabalho.

Algumas expressões latinas usadas somente em notas de rodapé, no caso do Sistema Numérico:

♦ Cf. = confira, confronte.

Ex.: Cf. BERNARDES, 1998.

♦ Ibid . ou Ibidem = mesma obra citada em sequência na página

Ex.: GADOTTI, 1992, p. 210. Ibid., 1995, p. 190.

Page 7: Normas ABNT Citações e Referências 2013

♦ Id . ou Idem = mesmo autor; igual a anterior citado em sequência na página.

Ex.: FREIRE, 1990, p. 7. Id., 1995, p. 20.

♦ Loc. cit . ou loco citato = no lugar citado.

Ex.: CASTRO; GOMES, 1997, p. 52-57. CASTRO; GOMES, 1997, loc. cit.

♦ Op. cit ou opus citatum ou opere cita to = na obra citada subsequente na página.

Ex.: SANTOS, 1996, p. 42. SILVA, 1990, p. 20-24. SANTOS, op. cit., p. 19.

♦ Passim = aqui e ali; em vários trechos ou passagens.

Ex.: MORAES, 1991, passim

♦ Et seq. ou sequentia =seguinte ou que se segue.

Ex.: LOCK, 2000, p. 30 et seq.

♦ E.g . ou exempli gratia = por exemplo

♦ Sic = assim.

Grifo

- Pode ser em itálico, em negrito ou sublimado.

- Caso você use um desses grifos dentro de uma citação ou em seu texto, deve-se avisar que o grifo é do autor do trabalho, no caso você, colocando a seguinte informação – grifo nosso – essa informação pode vir entre colchetes, [ grifo nosso], no texto da citação ou em nota de rodapé.

- Se o grifo da citação for do texto original deve seguir a mesma forma anterior com a seguinte informação , grifo do autor. - Use itálico em seu texto apenas para palavras latinas ou estrangeiras, títulos de livros ou obras.

Page 8: Normas ABNT Citações e Referências 2013

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - NBR 6023

- Referência bibliográfica é a relação dos documentos que foram efetivamente utilizados na redação do trabalho. Todos os documentos listados devem obrigatoriamente estar citados na parte textual.

- Bibliografia é a relação dos documentos que foram lidos, porém não foram efetivamente utilizados na redação do trabalho, pode-se considerar como literatura sugerida ou leitura complementar.

Referências -

Definição: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. (NBR 6023)

Exemplo: Obra ou fonte de Pesquisa:

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 2 ed. São Paulo:Ed. Cortez, 2003.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEHRING, Elaine. Brasil em contra reforma: desestruturação do Estado e perda dos direitos. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 2 ed. São Paulo:Ed. Cortez, 2003.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 2 ed. São Paulo:Ed. Cortez, 1999.

__________. Renovação e conservadorismo no Serviço Social- Ensaios críticos. 5 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2000.

__________. 20 anos do livro Relações Socais e Serviço Social no Brasil: uma leitura retrospectiva. In: Revista Temporalis. Suplemento. Abepss. Brasília. Ano III, Nov. 2002.

CITAÇÃO DIRETA ( até 3 linhas)

Este período revela a busca dos profissionais do Serviço Social por referências teórico-metodológicas que sustentasse a nova proposta de profissão e formação que aparece no Código de Ética de 1986 e no Currículo Mínimo de 1982, respectivamente. Nas palavras de Barroco (2003, p.168), “o amadurecimento intelectual se objetiva através da superação dos equívocos do marxismo vulgar, evidenciados nas leituras mecanicistas que marcaram a negação inicial da prática tradicional”.

Este período revela a busca dos profissionais do Serviço Social por referências teórico-metodológicas que sustentasse a nova proposta de profissão e formação que aparece no Código de Ética de 1986 e no Currículo Mínimo de 1982, respectivamente, “o amadurecimento intelectual se objetiva através da superação dos equívocos do marxismo vulgar, evidenciados nas leituras mecanicistas que marcaram a negação inicial da prática tradicional” (BARROCO, 2003, p. 168).

Page 9: Normas ABNT Citações e Referências 2013

Citação Direta ( mais de 3 linhas)

Barroco, (2003, p.180) faz a seguinte referência sobre este momento:

As condições sócio-econômicas e ideo-

políticas dos anos 1990 atinge diretamente

a classe trabalhadora, rebatendo duplamente

no Serviço Social, seus agentes são

atingidos como cidadãos e trabalhadores

assalariados e como profissionais

viabilizadores de direitos sociais. A vertente

profissional que, nos anos de 1980, ganhou a

legitimidade na direção das entidades de

profissionais e estudantes, na organização

sindical, no debate crítico.

Citação Direta ( mais de 3 linhas)

Faz-se a seguinte referência sobre este momento:

As condições sócio-econômicas e ideo-

políticas dos anos 1990 atinge diretamente

a classe trabalhadora, rebatendo duplamente

no Serviço Social, seus agentes são

atingidos como cidadãos e trabalhadores

assalariados e como profissionais

viabilizadores de direitos sociais. A vertente

profissional que, nos anos de 1980, ganhou a

legitimidade na direção das entidades de

profissionais e estudantes, na organização

sindical, no debate crítico. (BARROCO, 2003,

p.180)

Page 10: Normas ABNT Citações e Referências 2013

Citação Indireta

Segundo Barroco (2003), o Serviço Social na década de 1990 rompe em sua base formal com o conservadorismo, claramente com uma visão de homem enquanto ser social que constrói sua história, tendo a liberdade como eixo central de orientação deste projeto, entendida não apenas como valor, mas como capacidade ontológica do ser social.

O Serviço Social na década de 1990 rompe em sua base formal com o conservadorismo, claramente com uma visão de homem enquanto ser social que constrói sua história, tendo a liberdade como eixo central de orientação deste projeto, entendida não apenas como valor, mas como capacidade ontológica do ser social (BARROCO, 2003).

ELEMENTOS DA REFERÊNCIA

A referência é constituída de elementos essenciais e quando necessário, acrescidos de elementos complementares.

1 Elementos essenciais: são informações indispensáveis à identificação do documento. Estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.

(Autoria. Título . Cidade : Editora, Ano)

2 Elementos complementares: são informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar o documento.

Exemplos:

MUSZKAT, M. E. Guia prático de mediação de conflitos em famílias e organizações. São Paulo: Summus Editorial, 2003.

BUCCI, M. P. D. Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2003.

OLIVEIRA, Fátima Bayma de (org.). Desafios da Educação: Contribuições estratégicas para o ensino superior. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas/E-Papers, 2003.

CHAVES, I. M. B.; COSTA, V. A. da; CARNEIRO, W. (orgs.). Políticas Públicas de Educação: pesquisas em confluência. São Paulo: Editora Intertexto, 2003.

MARTINELLI, M. L. Serviço Social Identidade e Alienação. 15ª. ed. São Paulo: Cortez, 2003

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. São Paulo: Liber Livro, 2003.

Et al ou et alii = e outros

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

1- Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.

2- As referências são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento.

Page 11: Normas ABNT Citações e Referências 2013

3- O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

4 - As referências devem ser digitadas, usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las.

5 - As abreviaturas devem seguir a NBR10522

6 - As referências podem ser ordenadas conforme o sistema utilizado para citação no texto, alfabética, cronológica e sistemática (por assunto). Nos trabalhos técnicos e científicos a ordenações mais utilizadas são: numérica (ordem de citação no texto) e alfabético (sistema autor data).

7 - As referências devem ser listadas no final do trabalho.

TRANSCRIÇÃO DOS ELEMENTOS

1 Autoria

Pessoa(s) física(s) ou representação (ões)responsável (eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.

1.1 - um autor

1.2 - dois autores

1.3 - mais de três autores

1.4 - responsabilidade intelectual diferente de autor

1.5 - autoria desconhecida

1.6 - outros tipos de responsabilidade

1.7 - autoria cooperativa

1.8- entidade com denominação genérica

1.1 Um autor

Indica-se o autor pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido doprenome e outro(s) sobrenome(s), abreviados ou não. Exemplo:

BOAS, Marco Antonio Vilas. Estatuto do idoso comentado. São Paulo: Forense, 2007.

RAMAYANA, Marcos. Estatuto do Idoso Comentado. Rio de Janeiro: Ed. Roma Victor, 2004.

1.2 Dois ou três autores

Quando houver dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.

Exemplo

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

1.3 - Mais de três autores

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina :

et al = et alii (e outros) .

Exemplo

NOBRE, Marcos et alii. O que pesquisa em direito? São Paulo: Quartier Latin, 2005. 208 p.

Page 12: Normas ABNT Citações e Referências 2013

1.4 Responsabilidade intelectual diferente de autor

Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida pela abreviatura singular do mesmo, (organizador, coordenador, editor / org., coord., ed.), entre parênteses.

Exemplos

BARTUCCI, G. (Org.). Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2001. 408 p.

OLIVEIRA, V. B.; BOSSA, N. A. (Org.). Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos. Petrópolis: Vozes, 1996. 182 p.

1.5 Autoria desconhecida

Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título. Exemplo:

ALIMENTAÇÃO dos animais monogástricos: suínos, coelhos e aves. 2.ed. São Paulo: Roca, 1999. 245p.

1.6 Outros tipos de responsabilidade como tradução

Quando necessário, acrescentam-se outros tipos de responsabilidade logo após o título, conforme aparecem no documento.

Exemplos

DAVIS, F. A comunicação não-verbal. Tradução de Antonio Dimas. São Paulo: Summus, 1979. 196 p.

1.7 Autoria cooperativa

As obras de responsabilidade de entidades coletivas (órgão governamentais, empresas, associações, congressos, seminários, etc.) têm entrada pelo seu próprio nome, por extenso em caixa alta considerando a subordinação hierárquica quando houver.

Exemplo

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referência – elaboração. Rio de Janeiro, 2000.

1.8 Entidade com denominação genérica

Quando a entidade tem uma denominação genérica, seu nome é precedido pelo nome do órgão superior, ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence.

Exemplo

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Manjuba (ancharella lepidentostole) no rio Ribeira de Iguape. São Paulo: Ibama, 1990. 125 p.

ARQUIVO DO ESTADO (SP). Guia de arquivos privados de Arquivo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1994.

Page 13: Normas ABNT Citações e Referências 2013

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Enunciados, instituições e precedentes normativos. Brasília, DF, 1995.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Índice elaborado por Edson Seda. Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 1994.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

BRASIL. Estatuto do Idoso: Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. São Paulo: Sugestões Literárias, 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Texto Constitucional de 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a nº 28/2000 e Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a nº 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000.

BRASIL. LEI 10.741/2003 (LEI ORDINÁRIA) 01/10/2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em <http :// www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.741. htm>. Acesso em: 20 de Nov. de 2012.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Prenome abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome do autor do livro (tipo de participação do autor na obra: Org(s), Ed(s) etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. paginação referente ao capítulo.

Exemplo

BANKS-LEITE, L. As questões lingüísticas na obra de Piaget: apontamentos para uma reflexão crítica. In: ________. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 207-223.

GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

Obs.: O destaque é para o título do livro e não para o título do capítulo. Quando se referencia várias obras do mesmo autor, substitui-se o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.

Partes de publicações

Quando se referenciarem partes de publicações, deve-se mencionar os números das páginas inicial e final, precedido da abreviatura "p."

Exemplo :

BENJAMIN, Walter. Visão do livro infantil. In.: __________ . Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2002. (p. 69-80)

GIANNOTTI, A. Psicologia nas instituições médicas e hospitalares. In: OLIVEIRA, M. F. P.; ISMAEL, M. C. (Org.). Rumos da psicologia hospitalar em cardiologia. Campinas: Papirus, 1996. (p. 14-28)

Obs.:Quando a publicação não for paginada ou a numeração for irregular, deve-se indicar esta característica (Paginação irregular).

Page 14: Normas ABNT Citações e Referências 2013

Dissertações ou Teses

SOBRENOME, Prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de defesa. Descrição física do suporte

Exemplo

FANTUCCI, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2001. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

Dicionário

SOBRENOME, Prenome abreviado Título do dicionário: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação.

Exemplo

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Periódicos

Inclui coleção como um todo, volume ou fascículo de revista, número de jornal, caderno etc., na íntegra, ou a matéria existente em artigos, matérias jornalísticas, editoriais, reportagens etc.

1 Artigo e/ou matéria de periódico

Elementos essenciais:

autor(es), título do artigo ou matéria, subtítulo (se houver), título da publicação, local de publicação, título do fascículo, suplemento, número especial (quando houver). Indicação de volume, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo ou matéria, informações de período e data de publicação.

SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru: espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.

SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.

Obs.: o destaque é para o título do periódico, o subtítulo não é destacado.

Artigo de jornal

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado.

Exemplo

ADES, C. Os animais também pensam: e têm consciência. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 4D, 15 abr. 2001.

Obs.: o destaque é para o nome do jornal.

Page 15: Normas ABNT Citações e Referências 2013

DOCUMENTOS EM MEIO ELETRÔNICO

Os elementos essenciais para referenciar os documentos em meio eletrônico são os mesmos recomendados para documentos impressos, acrescentando-se, em seguida, as informações relativas a descrição física do meio ou suporte.

Quando se tratar de obras consultadas on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso do documento, precedido da expressão Acesso em:

Periódicos eletrônicos:

Sobrenome do autor em letras maiúsculas. Virgula. Prenomes em letras minúsculas. Ponto. Título do artigo ou texto – sem nenhum destaque. Ponto. Nome do periódico em destaque. Ponto. Local da publicação. Virgula. Número do periódico. Endereço eletrônico do texto. Ponto. Data de acesso.Exemplo:

FREDERICO, Alencar. Brevíssimas linhas sobre os princípios constitucionais do processo. Revista Juristas. João Pessoa/ PB. n. 121. Disponível em <http://www.juristas.com.br/mod_revistas.asp?ic=2597> .Acesso em 07 de maio de 2007.

Trabalho publicado em CD

SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do trabalho. Título: subtítulo (se houver) In: NOME DO EVENTO, número., ano. Local de realização do evento. Anais... Local de publicação dos Anais: Editora, ano. Descrição física do suporte.

Exemplo

RIBEIRO, R. Psicologia social e desenvolvimento do terceiro setor: participação da Universidade. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA, 2., 2001, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001. 1 CD.

2 Artigo publicado em periódico eletrônico

SOBRENOME, PRENOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. <endereço da URL>. Data de acesso:

PAIVA, G. J. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 12 mar. 2001.

3 Verbete de enciclopédia eletrônica

SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver) In: SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor da Enciclopédia. Título da enciclopédia. Disponível em: <endereço da URL>. Data de acesso

Exemplo

FOULKES, H.; CARTWRIGHT, R. Sleep. In: ________Encyclopedia Britânica On-line. Disponível em: <http://www.britanica.com/bcom/eb/article>. Acesso em: 5 de fev. 2000.

Page 16: Normas ABNT Citações e Referências 2013

4 Documento publicado na Internet

AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso

Exemplo

FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm>.Acesso em: 20 de ago. 2002.

DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA

Inclui legislação, jurisprudência (decisões jurídicas) e doutrina (interpretação dos textos legais).

Documentos legislativos

JURISDIÇÃO. (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas), título. Edição. Local: Editora, ano. Total de páginas.

Exemplo

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 210p.

Legislação

Compreende :

- Constituição, as emendas constitucionais

- Os textos legais infraconstitucionais: lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal.

- Normas emanadas das entidades públicas e privadas: ato normativo, portaria, resolução, ordem de serviço, instrução normativa, comunicado, aviso, circular, decisão administrativa, entre outros.

Elementos essenciais

São jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.

Exemplos:

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

BRASIL. Medida provisória no 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

Page 17: Normas ABNT Citações e Referências 2013

BRASIL. Decreto-lei no 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, 1943. Suplemento.

BRASIL. Código civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

BRASIL. Congresso. Senado. Resolução no 17, de 1991. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n° 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginália, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

- Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento:

SÃO PAULO (Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

BRASIL. Medida provisória no 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

Constituição

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

Emenda Constitucional

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n.º 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

Medida Provisória

BRASIL. Medida provisória n.° 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importações e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

Leis

BRASIL. Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990. p. 018055.

SÃO PAULO (Estado). Lei n.º 10.241, de 17 de março de 1999. Dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços e das ações de saúde no Estado e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 18 mar. 1999. Seção 1, p. 1.

Page 18: Normas ABNT Citações e Referências 2013

Decretos

SÃO PAULO (Estado). Decreto n.º 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre a desativação de unidades administrativas de órgãos, emite a Portaria da administração direta e das autarquias do Estado e dá providências correlatas. Lex-Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Portarias

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria n.º 1.399, de 15 de dezembro de 1999. Regulamenta a NOB SUS 01/96 no que se refere às competências da União, estados, municípios e Distrito Federal, na área de epidemiologia e controle de doenças, define a sistemática de financiamento e dá providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 1999. p. 30.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Gabinete do Reitor. Portaria GR N.º 3503, de 26 de agosto de 2004. Dispõe sobre a definição de servidores de redes como arquivos de registro e memória no âmbito da USP e demais providências. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 27 ago. 2004. Seção 1, p. 59.

Medida Provisória

BRASIL. Medida provisória n.° 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importações e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

_______________________________________________________________________________________________

DICAS PARA REDAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Artigo de Revisão

- observar o conteúdo correto e adequado, a integridade ética dos autores, ou seja, não plagiar mas reconhecer o trabalho dos outros por meio de citações.

- Manter registro de tudo, notas das ideias, documentação, notas de aulas, autores, obras e fontes de referência para usar no texto do artigo.

A Estruturação Lógica e a Técnica de Redação

- Dispor, inteligentemente, o material pesquisado de modo que as diferentes ideias se coordenem e relacionem de maneira lógica, para que o objetivo da proposta seja amplamente atingido.

- Deverá se formar um conjunto homogêneo, organizado e sólido do conteúdo pesquisado que se distribua em introdução, desenvolvimento e conclusão.

- Usa-se a 3ª pessoa do singular ou do plural, em voz passiva sintética (“fez-se”, “obtiveram-se”) ou analítica (“foi feita”, “foram obtidos”).

- Evitam-se referências pessoais como "neste meu estudo“ e, também, a primeira pessoa do plural por exemplo "neste nosso estudo".

- Pode-se usar os verbos na 1ª, pessoa do plural como por exemplo: “ buscamos”, “ analisamos” mas sem usar “nós”, “nosso”, “nossa”.

Page 19: Normas ABNT Citações e Referências 2013

REFERÊNCIAS:

ADEODATO, João Maurício Leitão. Bases para uma metodologia da pesquisa em direito. Revista CEJ, Brasília, v. 3, n. 7, p. 143-150, jan./abr. 1999. Disponível em <http://www.cjf.gov.br/revista/numero7/artigo17.htm>. Acesso em 07 de maio de 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documento. São Paulo: ABNT, 2000.

AZEVEDO, Israel Belo. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 10.ed. ver. e atual.São Paulo: Hagnos, 2001. 205p.

CARNELUTTI, Francesco. Metodologia do direito. Tradução de Ricardo Rodrigues Gama. Campinas: Russel, 2005. 88 p.

CERQUEIRA, Daniel Torres; FRAGALE FILHO, Roberto. O ensino jurídico em debate: o papel das disciplinas propedêuticas na formação jurídica. Campinas: Millennium, 2007. 292 p.

COSTA, José Maria da. Manual de redação profissional. 3ª ed. Campinas: Millennium, 2004. 1.600 p.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 748 p.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.

DUARTE, Marcos. Uma visão sobre formas de pesquisa. Disponível em:

<http://lob.incubadora.fapesp.br/portal/t/metodologia/pesquisa.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2010.

GONÇALVES, Hortência de Abreu.Manual de Artigos Científicos. São Paulo: Editora Avercamp, 2004.86p.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson César Cardoso. 15ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. 170 p.

HESSE, Johannes. Teoria do conhecimento. Tradução de João Vergílio Galleroni Cuter. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 177 p.

Page 20: Normas ABNT Citações e Referências 2013

KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade. Tradução Cláudia Schilling; FátimaMurad. São Paulo : Editora da Universidade Estadual paulista, 1990.

MARCONI, M.A. & LAKATOS E. A. Fundamentos de metodologia Científica. 7ª.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

______ . Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NOBRE, Marcos et. alii. O que pesquisa em direito?. São Paulo: Quartier Latin, 2005. 208 p.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

SABADELL, Ana Lucia. Reflexões sobre a metodologia na história do direito. Cadernos de direito: cadernos do curso de mestrado em direito da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, v. 2, n. 4, p.25-39, 2003.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SILVA,A .M.; PINHEIRO, M.S. F; FREITAS, FRANÇA,M.N. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. Uberlândia -MG: EDUFU- 2006.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. 108p.

Sites:

http://marcoreis.net/apresentacoes/ComoFazerReferenciasBibliograficas.pdf

http://www.tecmundo.com.br/tutorial/834-aprenda-a-usar-as-normas-da-abnt-citacao-2-de-4-.htm

http://fortaleza.olx.com.br/metodologia-como-fazer-citacoes-conforme-a-abnt-nbr-10520-fone-85-8150-6068-iid-300546885

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1818762