cirurgia minimamente invasiva - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do...

8
PÓS - GRADUAÇÃO CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Upload: phungngoc

Post on 04-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

PÓS - GRADUAÇÃO

CIRURGIA MINIMAMENTEINVASIVA

Page 2: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

APRESENTAÇÃO DO CURSOO curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva, conduzido pelo IJP (Instituto Jacques Perissat) e pela Universidade Positivo, tem como objetivo principal o ensino teórico-prático com enfoque no aprimoramento de técnicas videocirúrgicas em diversas especialidades. Para isso, utiliza de metodologia de ensino continuado, associando aulas práticas em animais, plataformas de treinamento, aulas teóricas em modernas salas e participação em cirurgias ao vivo.

Iniciado em 2004, o curso capacita todos os anos mais de 50 profissionais, provenientes de todo o país e América Latina, para a prática da videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho.

PÚBLICO-ALVOMédicos-cirurgiões das áreas de Cirurgia Geral, Aparelho Digestivo, Pediatria, Oncologia e Colorretal.

ESTRUTURA DO CURSOO curso consiste em oito encontros de três dias ao longo de um ano, de quinta a

sábado, com carga horária de 460 horas-aula. Ao aluno aprovado é fornecido um certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Cirurgia Minimamente Invasiva, emitido pela Universidade Positivo e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

Em cada módulo, são realizadas atividades teóricas na Universidade Positivo, contemplando um dia de atualizações, discussões aprofundadas de tópicos relevantes, palestras com os melhores especialistas de cada área e videoconferência com transmissão de aulas magnas e cirurgias em tempo real, diretamente do Hôpital Saint-Eloi, chefiado pelo dr. Jean-Michel Fabre, em Montpellier, França.

São realizadas cirurgias com transmissão ao vivo para o auditório do Hospital INC e exibição de vídeos editados. As cirurgias são realizadas em duas salas com transmissão simultânea, proporcionando ao aluno comparação de técnicas e interação imediata com os cirurgiões.Aos sábados, as atividades práticas são desenvolvidas no centro cirúrgico experimental da Universidade Positivo, tanto em animais vivos como em plataformas de treinamento especialmente desenvolvidas para videocirurgia.

Page 3: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

Outras atividades incluem: desenvolvimento e elaboração do TCC, estágios supervisionados semanais com a participação do corpo docente e possibilidade de estágios no exterior por meio de convênios de cooperação em ensino (Universidade de Bordeaux e Montpellier – França).

PERIODICIDADE, DIAS, HORÁRIOS E DURAÇÃO• Mensalmente• Quintas e sextas-feiras, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 15h30.• O curso tem duração de 15 meses.CARGA HORÁRIA460 horas-aula

COORDENAÇÃO GERAL• Dr. Marcelo de Paula Loureiro E-mail: [email protected]

• Dr. Christiano M. P. Claus E-mail: [email protected]

INVESTIMENTOMatrícula + 15 parcelas de R$ 2.595,00

CORPO DOCENTEChristiano M. P. ClausDaniellson DimbarreGiorgio BarettaMarcelo de Paula Loureiro

PROFESSORES CONVIDADOSAndré Brandalise / SPAníbal Branco / PREduardo Bonin / PR Gustavo L. Carvalho / PELeandro T. Cavazzola / RSMarco Aurélio Raeder da Costa / PRMauro Pinho / SCNertan Tefilli / PRPaulo César B. Boscardim / PRReitan Ribeiro / PR

MARÇO Introdução à Laparoscopia Avançada e Novos Acessos

ABRIL Fígado, Pâncreas e Vias Biliares

MAIO Hérnias da Parede Abdominal / Hernialap

JUNHO Trato Digestivo Alto

AGOSTO Cirurgia Oncológica

SETEMBRO Obesidade e Cirurgia Metabólica

OUTUBRO Imersão em Prática Experimental

NOVEMBRO Cirurgia Colorretal

MARÇO DE 2018 Apresentação do TCC – bancas

CRONOGRAMA 2017

Page 4: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

A cada dois anos, o módulo de Hérnias da Parede Abdominal é realizado em formato de simpósio, trazendo um número maior de palestrantes convidados e debates aprofundados na cirurgia de hérnias. O evento equivale a 43 horas/aula, sendo obrigatória a presença dos alunos no mínimo em 75% do simpósio.

INSTITUTO JACQUES PERISSAT

O IJP é voltado para a pesquisa, estudo, ensino e prática da Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI). Seus integrantes são os médicos-cirurgiões Marcelo de Paula Loureiro, Christiano M. P. Claus e Daniellson Dimbarre.

Há 12 anos, o IJP, em parceria com a Universidade Positivo, coordena o curso de Pós-Graduação em CMI, consolidando-o ano após ano como um dos melhores cursos de Pós-Graduação e treinamento em cirurgia minimamente invasiva do país, sempre priorizando a excelência na educação e o aprimoramento da cirurgia minimamente invasiva, trazendo todas as novidades e inovações em CMI.

MÓDULO / EVENTO

3º SIMPÓSIO DE VIDEOCIRURGIA DAS HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL MAIO DE 2017 | UNIVERSIDADE POSITIVO | hernialap.com.br

“O curso de CMI do IJP e Universidade Positivo, em sua décima segunda edição, se estabelece como uma das melhores opções na aprendizagem da laparoscopia no Brasil. Corpo docente qualificado, estrutura invejável, pioneirismo e a energia de seus empreendedores fazem parte dos diferenciais do Instituto. Os alunos têm a sua disposição um forte embasamento teórico, excelência nas cirurgias acompanhadas ao vivo e ainda o treinamento de simulação em animais, o que promove uma formação integral na área”

Jacques Perissat

PRÉ-MATRÍCULA

Período: outubro de 2016 a janeiro de 2017.

No ato da inscrição, é emitido ao candidato um boleto bancário no valor de R$ 150,00, considerado como pré-matrícula. Essa importância será descontada na taxa de matrícula e, em caso de não-abertura do curso, será devolvida integralmente ao inscrito.

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção será realizado através de análise da ficha de inscrição e currículo. Caso seja necessário, será solicitado entrevista com o coordenador e/ou prova seletiva.

MATRÍCULASAs matrículas serão realizadas por meio do site

da Universidade Positivo (up.edu.br/pos). Os alunos pré-inscritos receberão um comunicado sobre a abertura do processo de matrícula.

Após realização das matrículas pelo site, deve-se apresentar na secretaria da Pós-Graduação, até o primeiro dia de aula, os seguintes documentos:

• Fotocópia autenticada da carteira de identidade;

• Fotocópia autenticada do CPF;

• Fotocópia autenticada do diploma de

Graduação (frente e verso);

• Fotocópia autenticada do histórico da

Graduação;

• Fotocópia autenticada da declaração de

conclusão de curso;

• Comprovante de pagamento do boleto de

pré-matrícula.

Page 5: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

Para mais informações sobre a documentação

necessária para as matrículas, acesse o site

up.edu.br/pos.

CERTIFICAÇÃOReceberão certificados de especialização (conforme Resolução 01/07 do CNE de 8/06/07) os participantes que conseguirem aprovação em todas as disciplinas/módulos do curso (conceito mínimo: C) e obtiverem frequência mínima de 75% em cada módulo.

OBSERVAÇÕESCaso não se complete o número mínimo de 15 alunos no curso ofertado, a Universidade Positivo se reserva no direito de não realizá-lo.O curso poderá ofertar, casualmente, aulas em

datas e horários diferentes daqueles inicialmente programados para seu funcionamento, mas essas serão avisadas antecipadamente a todos os alunos e profissionais envolvidos.

Eventualmente, alguns professores constantes do quadro docente do curso, em função de impedimento motivado por força maior, poderão ser substituídos por outros de mesma qualificação técnica e acadêmica.

MAIS INFORMAÇÕES

(41) 3373-8688 | (41) 3317-3093

[email protected]

[email protected]

up.edu.br/pos | ijp.com.br

CHRISTIANO M. P. CLAUS

MARCELO DE PAULA LOUREIRO

DANIELLSON DIMBARRE

• Doutor e mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade

Federal do Paraná;

• Fellow em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Oncologia do

Centre Val D´Aurelle-Paul Lamarque, Montpellier – França;

• Felllow em Cirurgia do Aparelho Digestivo e

Videolaparoscopia do Hôpital Saint-Eloi, Montpellier – França.

• Pós doutorado em Cirurgia Bariátrica pela Universidade de

Montpellier, França;

• Doutor em Cirurgia pela Universidade de São Paulo (USP);

• Especialista em Cirurgia Laparoscópica pela Universidade de

Bordeaux II.

• Professor do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo.

• Membro titular das sociedades CBC, SOBRACIL, SBH, SBCBM,

EAES (European Association of Endoscopic Surgery) e La SFCE

(Societé Française de Chirurgie Endoscopique).

• Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná;

• Especialista em Videocirurgia pelo Colégio Brasileiro de

Cirurgiões;

• Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Sociedade

Brasileira de Cirurgia Bariátrica.

COORDENADORES DO CURSO

Page 6: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

MARÇO / INTRODUÇÃO À LAPAROSCOPIA AVANÇADA E NOVOS ACESSOS

Professor convidado: Dr. Gustavo Carvalho

PRINCIPAIS TEMAS:

• Cirurgia de Portal Único;• Minilaparoscopia: quais as diferenças do convencional? Tem realmente vantagens?;• Cirurgia robótica: entendendo os conceitos. Realidade no Brasil ou apenas para o futuro?

ABRIL / FÍGADO, PÂNCREAS E VIAS BILIARES

Professores convidados: Dr. Marco Aurélio Raeder da Costa, Dr. Nertan Tefilli

PRINCIPAIS TEMAS:

• Como realizar a colecistectomia laparoscópica de forma segura;• Lesão de Via Biliar;• Pancreatectomia laparoscópica: técnica e resultados;• Hepatectomia laparoscópica: como começar entendendo as diferentes técnicas.

MAIO / HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL / HERNIALAP

Professores convidados: Dr. Alexander Morell, Dr. Flavio Malcher, Dr. Leandro Totti Cavazzola, Dr. Marcelo Furtado, Dr. Miguel Nácul.

O evento irá debater de uma forma ampla todas as inovações, princípios e técnicas para o tratamento dos defeitos da parede abdominal.

O Hernialap se diferencia dos demais eventos por trazer na sua essência um grande número de cirurgias ao vivo, interatividade e discussões. Após o sucesso das primeiras edições, a UP continua empenhada em realizar um simpósio com objetivo de debater questões práticas do dia a dia.

PRINCIPAIS TEMAS:

• Hérnia incisional laparoscópica: racional, resultados e sistematização;• TEP: sistematização técnica;• TAPP: técnica passo a passo;• A correção laparoscópica deve ser indicada para todos os pacientes?;• Realidade no Brasil ou apenas para o futuro?

MÓDULOS

Page 7: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

JUNHO / TRATO DIGESTIVO ALTO

Professor convidado: Dr. André Brandalise

PRINCIPAIS TEMAS:

• Quando indicar ou contraindicar a cirurgia anti-refluxo;• Fundoplicatura laparoscópica: sistematização técnica;• O que fazer nas grandes hérnias hiatais.

AGOSTO / CIRURGIA ONCOLÓGICA

Professores convidados: Dr. Aníbal Wood Branco, Dr. Reitan Ribeiro

PRINCIPAIS TEMAS:

• Princípios da cirurgia oncológica vs. cirurgia laparoscopia;• Quais as reais vantagens da cirurgia laparoscópica em pacientes oncológicos;• Limites da laparoscopia nas neoplasias ginecológicas;• Quando não indicar as técnicas mini invasivas;• Nefrectomia laparoscópica.

SETEMBRO / OBESIDADE E CIRURGIA METABÓLICA

PRINCIPAIS TEMAS:

• Bypass ainda é a melhor cirurgia?;• A gastrectomia vertical se tornará a técnica de escolha?;• Como evitar e tratar as complicações;• Cirurgia metabólica: onde estamos?

NOVEMBRO / CIRURGIA COLORRETAL

Professor convidado: Dr. Mauro Pinho

PRINCIPAIS TEMAS:

Colectomia direita laparoscópica: sistematização técnica;• Estado atual do tratamento do câncer de reto por laparoscopia;• Retossigmoidectomia laparoscópica: passo a passo;• Como progredir na cirurgia laparoscópica.

OUTUBRO / IMERSÃO EM PRÁTICA EXPERIMENTAL

Esse módulo tem sua programação voltada à revisão de conceitos e técnicas. Além disso, o grande objetivo é expor os alunos a uma maior carga de treinamento no centro cirúrgico experimental. São reservados quatro períodos para intensa prática cirúrgica.

Page 8: CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA - up.edu.br · videocirurgia, sempre adequando à realidade do sistema de saúde nacional e ao mercado de trabalho. PÚBLICO-ALVO Médicos-cirurgiões

Empresas parceiras do curso:

ijp.com.br

Rua Jeremias Maciel Perretto, 300

CEP: 81210-310 | Campo Comprido | Curitiba | PR

(41) 3317 3093 | [email protected]

up.edu.br/pos

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

CEP: 81280-330 | Campo Comprido | Curitiba | PR

(41) 3373-8688 | [email protected]