astrologia empresarial: adequando o tempo e o espaço à

5
2 CONTRAPONTO ASTROLOGIA EMPRESARIAL: adequando o tempo e o espaço à tomada de decisões Maurício Bernis © 2000, RAE - Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, Brasil. RAE Light v. 7 n. 1 p. 2-6 Jan./Mar. 2000 Uma das especializações mais interessantes da Astrologia é a cha- mada Astrologia Empresarial, ou seja, aquela aplicada à análise de negócios e de situações empresari- ais em geral. A Astrologia Empre- sarial assessora a vida das empresas nos seus variados aspectos, por exemplo, indicando o melhor mo- mento para a abertura de um negó- cio, analisando sua atuação no mer- cado com sugestões acerca da hora mais adequada para lançar produtos, criar eventos promocionais, fazer investimentos (sugerindo, inclusive o tipo), realizar mudanças na admi- nistração e até acerca da contrata- ção de pessoal. Essa prática, por mais que pa- reça inusitada, tem sido freqüen- temente documentada na impren- sa nacional e internacional há vá- rios anos. E também não se trata de uma novidade, pois, no início deste século, o banqueiro J. P. Morgan nos legou a seguinte fra- se: “Milionários não usam Astro- logia, só os bilionários”, numa cla- ra alusão de seu sucesso ter sido apoiado pela Astrologia. Segundo N. Sementovsky-Kurilo, em seu li- vro El hombre y su estrella , edi- ção de 1989, foi realizado na Ale- manha um levantamento que apon- ta que seis milhões de pessoas se dedicavam aos estudos astrológicos como profissionais ou aficionados. Isso na década de 60! Seria exaustivo listar os nume- rosos registros dos acertos das con- sultorias astrológicas estampados na imprensa. O importante é esclarecer

Upload: ngokhue

Post on 10-Jan-2017

220 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: ASTROLOGIA EMPRESARIAL: adequando o tempo e o espaço à

2

CONTRAPONTO

ASTROLOGIA

EMPRESARIAL:

adequando o tempo e

o espaço à tomada

de decisões

Maurício Bernis

© 2

000,

RAE

- R

evis

ta d

e Ad

min

istr

ação

de

Empr

esas

/ EA

ESP

/ FG

V, S

ão P

aulo

, Bra

sil.

RAE Light • v. 7 • n. 1 • p. 2-6 • Jan./Mar. 2000

Uma das especializações maisinteressantes da Astrologia é a cha-mada Astrologia Empresarial, ouseja, aquela aplicada à análise denegócios e de situações empresari-ais em geral. A Astrologia Empre-sarial assessora a vida das empresasnos seus variados aspectos, porexemplo, indicando o melhor mo-mento para a abertura de um negó-cio, analisando sua atuação no mer-cado com sugestões acerca da horamais adequada para lançar produtos,criar eventos promocionais, fazer

investimentos (sugerindo, inclusiveo tipo), realizar mudanças na admi-nistração e até acerca da contrata-ção de pessoal.

Essa prática, por mais que pa-reça inusitada, tem sido freqüen-temente documentada na impren-sa nacional e internacional há vá-rios anos. E também não se tratade uma novidade, pois, no iníciodeste século, o banqueiro J. P.Morgan nos legou a seguinte fra-se: “Milionários não usam Astro-logia, só os bilionários”, numa cla-

ra alusão de seu sucesso ter sidoapoiado pela Astrologia. SegundoN. Sementovsky-Kurilo, em seu li-vro El hombre y su estrella, edi-ção de 1989, foi realizado na Ale-manha um levantamento que apon-ta que seis milhões de pessoas sededicavam aos estudos astrológicoscomo profissionais ou aficionados.Isso na década de 60!

Seria exaustivo listar os nume-rosos registros dos acertos das con-sultorias astrológicas estampados naimprensa. O importante é esclarecer

Page 2: ASTROLOGIA EMPRESARIAL: adequando o tempo e o espaço à

33

ASTROLOGIA EMPRESARIAL: ADEQUANDO O TEMPO E O ESPAÇO À TOMADA DE DECISÕES

RAE Light • v. 7 • n. 1 • Jan./Mar. 2000

as correlações que existem entre asposições dos astros e os eventos hu-manos. Com efeito, todos os meca-nismos de funcionamento do univer-so obedecem a eventos cíclicos; asequações da Física representam ma-tematicamente as leis cíclicas natu-rais. Da mesma forma, a Astrologia,

por meio da observação do movi-mento dos astros e dos ciclos astro-nômicos, estabelece correlaçõescom as ocorrências da vida na Ter-ra. E, ao longo do tempo, inúmeraspesquisas e estudos estatísticos quevêm sendo realizados em ambientesacadêmicos têm validado a eficáciada Astrologia como um instrumen-to de identificação e análise de ci-clos. Desse modo, a inserção de téc-nicas astrológicas no ambiente em-presarial – que nada tem de crendi-ce ou de superstição – permite a aná-lise dessas correlações, cujos parâ-metros, vale ressaltar, não estão su-jeitos à ação humana.

POR QUE ASTROLOGIAEMPRESARIAL

Estudos históricos mostram quetodo momento que antecede a vira-da de um século é fortemente mar-cado por mudanças, principalmenteno que concerne a concepções, cren-ças e atitudes, seja no mundo dos ne-

gócios ou na vida particular. Contu-do, estudiosos do comportamentoempresarial afirmam que, diante deiminentes mudanças, há três catego-rias de pessoas:

a) os reacionários às mudanças, re-presentando cerca de 80%;

b) os que nem apóiam nem discor-dam, representando cerca de15%;

c) os que “abraçam” as mudanças,ou seja, os restantes 5%.

Estes últimos, ao compreende-rem o processo de mudança, nãoesperam que elas aconteçam, mas,ao contrário, tornam-se agentes ati-vos dela; estes são os chamados lí-deres. Esses líderes – que a maioriaos rotularia de “visionários” – sãojustamente aqueles que acabam sen-do responsáveis pela efetivação denovos paradigmas e pela introduçãode inovações corporativas e organi-zacionais. São aqueles homens coma “cabeça no céu e os pés no chão”,sem os quais o mundo ainda estariaengatinhando. Jan Carlson, quandopresidente e CEO da Scandinavian,em seu livro A hora da verdade, dis-se a respeito do tema: “A capacida-de de compreender e dirigir mudan-ças é crucial para uma liderança efe-tiva.”

Karl Albrecht, renomado por seutrabalho na área da Qualidade, fazmenção a uma afirmação divulgadapela British Airways: “Mudar parauma cultura voltada para o clientenão é, simplesmente, uma questãode estabelecer novas missões, obje-tivos e metas. É mudar a forma comoas pessoas sentem e o que elas va-lorizam (grifo nosso).”

J. Guitton, com profunda lucidez,afirma: “Não há ação sem uma cer-ta faculdade de antecipar, sem umaviva imaginação do futuro. Os tími-dos vêem principalmente o impos-sível. Os temerários imaginam opossível impossível. Apenas os au-daciosos, que são raríssimos, porque

o poder criativo e o sentido do realquase nunca se encontram numamesma pessoa, vêem de antemão oque verdadeiramente é possível esabem coordenar e concentrar es-forços para alcançar o fim preten-dido.”

Assim, o uso da Astrologia Em-presarial insere-se nesse contextode mudança e necessidade de con-duzi-la, sendo um instrumento ino-vador e extremamente útil no pro-cesso de tomada de decisões emqualquer área da vida empresarial,notadamente porque permite intro-duzir informações que, de outraforma, não poderiam ser obtidas. Aposse e a utilização de uma tecno-logia que fornece informações re-levantes e exclusivas – não dispo-níveis a seus concorrentes – acabapor configurar uma vantagem com-petitiva conjuntural.

APLICAÇÕES DAASTROLOGIA EMPRESARIAL

As principais aplicações da As-trologia Empresarial podem ser ex-planadas como descrito a seguir.

Análise de potencial: visãoestratégica1. Abordagem geral: análise

indicativa das possibilidades ge-rais de crescimento e sucesso daempresa, apontando as principaisfacilidades e dificuldades quepossam comprometer o sucessoda empresa. Make or brake.

A Astrologia

Empresarial assessora

a vida das empresas

nos seus variados

aspectos, por exemplo,

indicando o melhor

momento para a

abertura de um

negócio ou analisando

sua atuação no

mercado.A Astrologia, por meio

da observação do

movimento dos astros

e dos ciclos

astronômicos,

estabelece correlações

com as ocorrências da

vida na Terra.

Page 3: ASTROLOGIA EMPRESARIAL: adequando o tempo e o espaço à

4

CONTRAPONTO

RAE Light • v. 7 • n. 1 • Jan./Mar. 2000

2. As cinco forças: fornecedores,clientes, concorrentes, novos en-trantes e produtos substitutivos.Enfoque da relação da empresacom esses itens. Perspectiva devantagem competitiva.

3. Forças e fraquezas: análise dasprincipais forças e fraquezas daempresa (ambiente interno, mes-mo que tenham impacto nomercado).

4. Ameaças e oportunidades: aná-lise das principais ameaças eoportunidades (ambiente externo– relações mercadológicas).

Posição atual e perspectivas1. Ciclo de tendências astroempre-

sariais, indicando a última fase,a fase atual em que a empresase encontra e a próxima fase, nomínimo.

2. Subciclos positivos e negativos:tendências astroempresariais

para um determinado período detempo (normalmente um ano),separadas por condições de fa-vorabilidade e desfavorabilida-de de acordo com atividades es-pecíficas, em períodos mensaisou trimestrais.

3. Pontos críticos positivos e nega-tivos: datas específicas críticassob o ponto de vista de iniciati-vas e tomadas de decisões.

4. Horários proibitivos: horáriosimpeditivos para determinadasações empresariais.

Astrogeografia1. Indicações de localidades e dire-

ções geográficas para efeito denegócios, seja no município, noestado, no país ou no mundo (in-cluindo a perspectiva de comér-cio exterior).

2. Distribuição de produtos, escolhade espaços na sede da empresa.

Estudos específicos1. Escolha de momento para aber-

tura de empresas, início de ati-vidades, campanhas publicitá-rias e lançamentos.

2. Estudo de perfil para elaboraçãode campanhas publicitárias.

Astrologia política1. Fundamentos para elaboração de

perfil eleitoral.2. Termo de referência para pla-

nejamento de campanha elei-toral.

3. Estudos de apoio à condução domandato, seja executivo oulegislativo.

Astrologia para recursoshumanos1. Laudos para seleção de pessoal.2. Estudos de perfil de liderança.3. Diagnóstico de integração de

equipes de trabalho.

Figura 1 – Diagrama de astrogeografia

Page 4: ASTROLOGIA EMPRESARIAL: adequando o tempo e o espaço à

55

ASTROLOGIA EMPRESARIAL: ADEQUANDO O TEMPO E O ESPAÇO À TOMADA DE DECISÕES

RAE Light • v. 7 • n. 1 • Jan./Mar. 2000

Palestras e treinamentos1. Palestras para empresas ou públi-

co em geral abordando temas deAstrologia relacionados à Econo-mia e à Política.

2. Treinamentos comportamentaistendo como base fundamentaçãoastrológica.

ESTUDOS DE CASO

EXPORTAÇÃO DE BIQUÍNIS

PARA O JAPÃO

Empresa: Confecções SurfwareBrasileira, com grife internacional.

Estudo 1: Astrogeografia

Solicitação: avaliar as possibilida-des de negócios internacionais, emqualquer parte da Terra, tanto paraefeito de exportação de produtosfinais como para a aquisição dematérias-primas ou eventual tercei-rização de produção básica.

Procedimento: primeiro foramavaliadas astrologicamente as possi-bilidades (potencial) presentes no

mapa astrológico da empresa quantoàs relações internacionais. Foram en-contrados fortes fatores de alavanca-gem de negócios e desenvolvimento

de mercado. Isso se verificou pormeio do Setor IX do referido mapaastrológico e da posição em que seencontrava a Lua. A seguir, foi cal-culado o Mapa Astrogeográfico paraa verificação das “linhas planetári-as” mais convenientes e, conforme

Figura 2 – Ciclo de tendências astroempresariais

ilustrado na Figura 1, o Japão foiidentificado como ponto focal paraexportações.

Solução: a empresa procurou a Câ-mara de Comércio e, em curto espa-ço de tempo, iniciou suas exporta-ções para o Japão com sucesso.

NEGÓCIOS PARADOS

Empresa: agência de publicidade

Estudo 2: posição atual e perspec-tivas

Solicitação: avaliar os motivos paraos negócios não estarem evoluindoconforme o estabelecido no plane-jamento estratégico.

Procedimento: identificação daposição da empresa no CicloAstroempresarial de suas perspecti-vas de curto prazo.

Solução: apesar de o planejamentoestratégico ter sido realizado corre-tamente do ponto de vista técnico,havia uma defasagem de timing com

O uso da Astrologia

Empresarial insere-se

nesse contexto de

mudança e

necessidade de

conduzi-la,

notadamente porque

permite introduzir

informações que, de

outra forma, não

poderiam ser obtidas.

Page 5: ASTROLOGIA EMPRESARIAL: adequando o tempo e o espaço à

6

CONTRAPONTO

RAE Light • v. 7 • n. 1 • Jan./Mar. 2000

Figura 3 – Bússola

Colaborou com este artigo Manuela Camargo, Administra-dora pela EAESP/FGV e Consultora desde 1992.

relação ao Ciclo Astroempresarial.As ações táticas também estavamdefasadas. Corrigidas essas situa-ções, “os negócios voltaram a an-dar”. Conforme a Figura 2, forammarcados os períodos corretos paraas ações empresariais.

ORIENTAÇÃO DE PRODUTOS

NA LOJA

Empresa: comércio de produtospara terapeutas

Estudo 3: Astrogeografia

Solicitação: alguns tipos de produ-tos não “giram”, particularmente umequipamento de elevado valor quenunca vendeu, estando exposto hámuito tempo.

Procedimento: com o mapa astro-lógico da inauguração do estabele-cimento, foi avaliada qual deveria

ser a melhor orientação dos produ-tos dentro da loja.

Resultado: após a alteraçãosugerida, o produto acima referidofoi vendido em menos de três dias.O mapa a seguir (Figura 3) exem-

O que importa é

ressaltar que a

Astrologia Empresarial

é uma ferramenta

adicional aos processos

de planejamento, uma

vez que permite um

excelente ajuste de

“tempo” e “espaço”

para as ações

empresariais.

plifica esse tipo de orientação, quan-do colocado no centro da loja.

Enfim, inúmeros são os casosque poderiam ilustrar essa matéria.No entanto, o que importa é ressal-tar que a Astrologia Empresarial éuma ferramenta adicional aos pro-cessos de planejamento, uma vezque permite um excelente ajuste de“tempo” e “espaço” (literalmente,conforme visto nos exemplos) paraas ações empresariais.

Se bem aprendemos com M.Porter, “o objetivo da estratégia deuma empresa é superar os concor-rentes, portanto, vantagem compe-titiva é a habilidade que torna umaempresa melhor do que os concor-rentes”. Na era da informação, aAstrologia Empresarial, quando ali-ada aos conceitos de Administra-ção, surge como ferramenta para seobter essa vantagem sobre os con-correntes, uma vez que a empresaserá munida de informações nãodisponíveis por outros meios, con-vencionais ou não. �

NOTA

ComércioNatal Chart7 Oct 199220:00 BZT2 + 3:00SNo Paulo

23S33 046W38

Maurício Bernis éEngenheiro, Professor de

Astrologia, comEspecialização em

Planejamento Estratégico eMarketing e Diretor da Planum

Consultoria Empresarial, aprimeira empresa brasileira de

Consultoria AstrológicaEmpresarial, no mercado

desde 1989.E-mail: [email protected]