ciências sociais 20132013 2013ªncias-sociais2.pdf · da ufsc, sendo a escolha realizada pel@...

21
2013 2013 Ciências Sociais Ciências Sociais Ciências Sociais 2013

Upload: others

Post on 19-Jan-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

2 0 1 32 0 1 3C i ê n c i a s S o c i a i sC i ê n c i a s S o c i a i sC i ê n c i a s S o c i a i s

2 0 1 3

Page 2: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

2

Este guia foi elaborado pela Coordenadoria do Curso de Ciên-Cias soCiais juntamente com Centro aCadêmiCo Livre de CiênCias soCiais – CALCS com o objetivo de orientar @s acadêmic@s de graduação em relação às suas duvidas mais freqüentes.

Apesar de estar em consonância com o reguLamento dos Cur-sos de graduação da UFSC (Resolução nº 017/CUn/97), este guia não contempla o regulamento em sua totalidade, sendo impres-cindível a sua leitura.

Ainda, recomenda-se que @ acadêmic@ acompanhe o CaLen-dário aCadêmiCo, aprovado anualmente pelo ConseLho universitá-rio, estando atento aos prazos para matrícula, ajuste de matrí-cula, trancamentos, transferências, entre outros.

Estimad@s Alun@s

Page 3: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

3

1. O Curso de Graduação em Ciências Sociais ............................... ...........4

2. Perfil e Campo de Atuação do Profissional Egresso .................. ...........4

3. A Organização Pedagógica do Curso .......................................... ...........5

4. Articulação entre Teoria e Prática ............................................. ...........6

4.1 PPCC ......................................................................................... ...........6

4.2 Práticas de Pesquisa I e II ........................................................ ...........7

4.3 Estágio Obrigatório(Habilitação em Licenciatura) ................ ...........8

4.4 Estágio Não-Obrigatório .......................................................... ...........9

5. Conclusão do Curso .................................................................... .........10

6. Matrículas e Trancamentos ....................................................... ..........11

7. Revista Mosaico Social ............................................................... .........12

8. Oportunidades ........................................................................... .........12

9. E o CALCS, o que é? ................................................................... ..........13

10. Atividades Complementares .................................................... .........14

ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS (ACC).......................... .........16

ATIVIDADES DE EXTENSÃO (AE) .............................................. ..........17

LABORATÓRIOS E NÚCLEOS...................................................... .........18

Page 4: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

4

1. O CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS Foi criado em 1973 e reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 81.144 de 1978,

estando vinculado ao Centro de FiLosoFia e CiênCias humanas.

A partir das orientações das diretrizes CurriCuLares para os Cursos de CiênCias soCiais (Parecer 1363/01- CES de março de 2002) assumiu as seguintes característi-cas:

Nos quatro primeiros semestres @s alun@s concentram seu aprendizado nos campos de formação específica da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. A par-tir do 5o semestre, é feita a opção pelo campo de formação especializada, nos campos de atuação profissional para o baChareLado e/ ou LiCenCiatura.

Período Vagas Início Habiliatações Prazo para conclusãoMínimo Máximo

Ciências Sociais (310)

Diurno 42 Primeiro semes-tre letivo

Bacharelado 6 14

Licenciatura Plena

6 14

Ciências Sociais (320)

Noturno 48 Segundo semes-tre letivo

Bacharelado 6 14

Licenciatura Plena

6 14

2. PERFIL E CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EGRESSO

O Curso de CiênCias soCiais está orientado pelo princípio pedagógico de formar as novas gerações para sua capacitação analítica, interpretativa e que possa intervir junto à realidade social.

A concentrAção em BAchArelAdo hABilitA preferenciAlmente pArA As se-guintes modAlidAdes profissionAis:

i) Profissional que atue no planejamento e gestão social, consultorias, assesso-rias, laudos, pareceres, relatarias e formação dos recursos humanos junto a empre-sas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais e atividades similares; instituições da so-ciedade civil nos diferentes âmbito que abrangem as políticas públicas e sociais mais amplas (saúde, educação, meio ambiente, planejamento urbano, segurança,

Page 5: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

5

3. A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO A orgAnizAção AcAdêmicA do curso está distriBuídA nos seguintes núcleos:

núCLeo de Formação básiCa: É composto por disciplinas obrigatórias e optati-vas que têm como objetivo a formação teórico-metodológica nas áreas que formam a identidade do curso: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Além das disciplinas oferecidas por outros departamentos da UFSC (história, geograFia, eConomia e esta-tístiCa).

núCLeo de Formação Livre: É formado pelas disciplinas oferecidas pelos cursos da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse.

núCLeo de Formação CompLementar: É composto por 200 horas de atividades científico-culturais, atribuídas pela vinculação d@ alun@ em atividades de pesquisa, extensão e ensino. São de livre escolha d@s acadêmic@s e devem ser administradas mediante apresentação de comprovação de freqüência e desempenho, quando hou-ver avaliação, junto à Coordenadoria do Curso.

A reAlizAção de disciplinAs optAtivAs e de livre escolhA devem ser cursA-dAs de Acordo com os seguintes critérios:

relações internacionais, comunicações, forense), etc.;

ii) Pesquisador na área acadêmica ou profissional mais ampla e docência em ensino superior;

A concentrAção em licenciAturA hABilitA, preferenciAlmente, pArA As se-guintes modAlidAdes de ensino:

i) Professor da Educação Básica Fundamental e Médio;

ii) Em âmbito interdisciplinar, atendendo os objetivos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) atinentes às CiênCias soCiais;

iii) Atuando nas disciplinas de Sociologia no Ensino Médio;

iv) Atuando nas disciplinas relativas às questões étnicas e multiculturais do Ensino Fundamental;

v) Atuando nas disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia do En-sino Superior.

Page 6: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

6

As disciplinas específicas de uma das habilitações do curso (LiCenCiatura ou ba-ChareLado) podem ser consideradas optativas para outra habilitação nos seguintes termos:

baChareLado: A carga horária de duas disciplinas específicas da habilitação em baChareLado podem ser consideradas horas de optativas na habilitação em LiCenCia-tura.

LiCenCiatura: Constituem carga horária válida de optativas para o baChareLado, as horas da disciplina soCioLogia da eduCação, e de mais duas disciplinas específicas da LiCenCiatura.

Desse modo, o curso de CiênCias soCiais oferece um quadro formativo que per-mitirá a absorção de uma pluralidade de abordagens e problemáticas importantes para a formação conceitual e crítica.

baChareLado: 432 horas, sendo no mínimo 30% dessas horas cursadas em dis-ciplinas optativas oferecidas pelo Curso de CiênCias soCiais e no máximo 70% dessas horas cursadas em disciplinas oferecidas pela UFSC.

LiCenCiatura pLena: 288 horas, sendo no mínimo 30% dessas horas cursadas em disciplinas optativas oferecidas pelo Curso de CiênCias soCiais e no máximo 70% dessas horas cursadas em outras disciplinas oferecidas pela UFSC.

4. ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA A articulação entre teoria e prática é realizada de diferentes formas, como ppCC,

prátiCas de pesquisa i e ii, estágio obrigatório (LiCenCiatura) e estágio não-obrigató-rio.

4.1 PPCC Desde 2007, o Curso de CiênCias soCiais realiza o ppCC (prátiCa pedagógiCa Como

Componente CurriCuLar), ressaltando a importância do trabalho interdisciplinar e da articulação entre as disciplinas das áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociolo-gia.

Deve ser destacada a relevância das disciplinas da primeira e segunda fases do curso, onde cada uma das teorias (antropológica, política e sociológica), têm36 horas alocadas para ppCC. Nas duas primeiras fases a idéia de “turma” ainda está mui-to presente, de modo que é possível pensar num trabalho integrado contando com

Page 7: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

7

alun@s organicamente vinculados às suas respectivas fases.

Na primeira fase do curso está consolidada a proposta de trabalhar questões relativas ao tema Cidades, com o objetivo de articulação dos conteúdos das disci-plinas com contextos ou fenômenos sociais. Na segunda fase do curso, vem se con-solidando uma experiência de trabalhar eixos temáticos comuns às três áreas, com o objetivo de exercitar uma articulação mais teórica dos conteúdos das disciplinas.

Na terceira fase do curso, como as disciplinas destinam apenas 18 horas/aula para ppCC, realizam-se atividades restritas às disciplinas. Na quarta fase do curso, novamente as disciplinas de teoria destinam 36 horas/aula para ppCC e é realizado no âmbito restrito de cada disciplina.

Em sua totalidade, a articulação entre teoria e prática é contemplada por dife-rentes disciplinas desde o início do curso. Tanto para o baChareLado quanto para a LiCenCiatura, estão propostas disciplinas obrigatórias, com 6 e 4 horas-aula, onde até duas horas são dedicadas ao conhecimento prático e à transposição didática. Destas, uma parte corresponde às 480 horas obrigatórias de prátiCa pedagógiCa Como Compo-nente CurriCuLar (ppCC), conforme exige a legislação (para a LiCenCiatura).

no conjunto de AtividAdes práticAs pode-se destAcAr:

Aprendizagens específicas sobre conteúdos das CiênCias soCiais;

Aproximações continuadas com o campo de estágio tendo como base as dire-trizes CurriCuLares naCionais para Antropologia, Sociologia e Ciência Política;

Observação e prática pedagógica das CiênCias soCiais.

Optou-se por este modelo de inclusão do ppCC no currículo de ambas as habili-tações, ou seja, também para o baChareLado, visto ter-se como perspectiva a formação d@ cientista social como pesquisador e professor, atendendo-se, assim, as exigências da Resolução 02/02.

4.2 PRÁTICAS DE PESQUISA I E II As disciplinas CSO 7205 – prátiCa de pesquisa i e Cso 7505 – prátiCa de pes-

quisa ii tem como objetivo proporcionar @s acadêmic@s conhecimentos sobre os projetos desenvolvidos pel@s professores do Curso nos núcleos de pesquisa e estudo dos departamentos de Antropologia e Sociologia e Ciência Política.

Nesse sentido, @ acadêmic@ opta pelo desenvolvimento de atividades em um dos núCLeos | Laboratórios, contando com a orientação d@s docentes que atuam nes-se espaço.

Page 8: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

8

4.3 estágio oBrigAtório(hABilitAção em licenciAturA) O estágio supervisionado da LiCenCiatura segue as disposições da legislação

(conforme a Resolução nº 01/2002 - CP/CNE, integrante do Parecer nº 009/2001/CP, que institui as diretrizes CurriCuLares naCionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de LiCenCiatura, de graduação plena; e a Resolução nº 02/2002 - CP/CNE, integrante do Parecer nº 28/01 - CP/CNE, que institui a duração e a carga horária dos cursos de LiCenCiatura, de formação de professores da Educação Básica em nível superior), perfazendo 504 horas de estágio curricular supervisionado, a partir da segunda metade do curso.

O estágio curricular supervisionado será realizado em estabelecimentos de en-sino conveniados no Centro de CiênCias da eduCação – UFSC e na Coordenação de estágios do curso, sendo realizado nas disciplinas MEN 7021 - estágio supervisionado i e MEN 7022 - estágio supervisionado iI, de 252 horas cada, oferecidas pelo MEN (Departamento de Metodologia de Ensino).

Na disciplina estágio supervisionado i, prevista para o 7o semestre, @s alun@s deverão ser envolvidos com conteúdos que priorizem a relação pesquisa-ensino, to-mando a primeira como fundamento da atividadede ensino aprendizagem, para reco-nhecimento do campo escolar e elaboração de um projeto de estágio, a ser executado no semestre seguinte (estágio supervisionado ii).

Esta disciplina objetiva a familiarização d@ alun@ com o campo escolar, apoia-da na atitude téorico-prática, auxiliada pelos instrumentos da pesquisa social (proto-colos de campo, roteiros de entrevista, analise de documentos, planos de aula), bem como pela participação no contexto escolar, de reuniões sistemáticas e atividades integrativas do cotidiano escolar.

O estágio i é o momento das primeiras aproximações com a escola e outras ins-tituições de caráter educativo para observação e levantamento de informações e da-dos, discussão e análise do material de campo e definição do problema e elaboração de um projeto de ensino.

No estágio CurriCuLar supervisionado ii (8o semestre), @ alun@ deve-rá atuar integralmente nas escolas e executar o planejamento da atividade docen-te, através do desenvolvimento do projeto de ensino que elaborou anteriormente. Os resultados dessa experiência serão avaliados, comunicados e divulgados no 9o semestre com a elaboração do TrabaLho de ConCLusão da LiCenCiatura (tCL). A ex-posição pública desses resultados, acontece durante o seminário da LiCenCiatura, que deverá contribuir para a sistematização da experiência e elaboração do TCL.

Page 9: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

9

4.4 ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO Embora não obrigatórios, os estágio serão valorizados na formação d@s alun@s

de CiênCias soCiais, sendo consideradas como atividades curriculares até 400 horas de estágio supervisionado . Nesse caso, as atividades deverão ser registradas na Co-ordenadoria do Curso, com a elaboração de projeto no início e de um relatório no final do período do estágio. As atividades de estágio que atingirem 400 horas poderão ser objeto de trabalho de conclusão da Graduação, na modalidade estágio CurriCuLar proFissionaL (ECP).

O estágio, remunerado ou não, deverá ser realizado em instituição relacio-nada com a prática profissional das CiênCias soCiais. Poderá ser realizado a partir do segundo semestre, em qualquer momento do curso. A participação d@ alun@ em um núCLeo de pesquisa ou projeto de extensão é considerada também como oportunidade de estágio, não havendo, entretanto, reduplicação na contabiliza-ção dos créditos necessários à integralização do curso. Isto é, @ alun@ que esti-ver realizando estágio, remunerado ou não, em um determinado núCLeo, não pode-rá considerar essa atividade como equivalente à prátiCa de pesquisa e vice versa. @ alun@ elaborará e desenvolverá um projeto de estágio, orientado por um professor do curso de CiênCias soCiais de uma área afim daquela em que está sendo realiza-do o estágio, e coordenado por um profissional no local de realização do estágio.

A implementação do estágio se dará mediante a apresentação da seguinte docu-mentação:

1. PROJETO CONTENDO:

a) Identificação d@ alun@ e do local de realização do estágio;

b) Descrição do projeto de estágio;

c) Objetivos e metas;

d) Plano descritivo das atividades previstas para o estagiário;

e) Cronograma de desenvolvimento do estágio (incluindo a elaboração de relatórios parciais e finais);

2. Termo de responsabilidade pela supervisão e orientação do estagiário, assi-nado pel@ coordenador do projeto no local onde o estágio se desenvolverá;

3. Carta de um professor do curso de CiênCias soCiais, ligado à temática do pro-jeto do estágio, aceitando a orientação do estagiário;

4. Termo de Compromisso de estágio para o projeto proposto, conforme deter-minação do departamento de estágios da UFSC.

Page 10: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

10

Ao final do estágio, @ alun@ deverá submeter à Coordenadoria do Curso o rela-tório do estágio realizado, devidamente analisado e assinado pel@ professor orienta-dor e pel@ coordenador do estágio no local onde se desenvolveu o estágio.

As horas de estágio serão validadas no histórico escolar somente após a aprova-ção do relatório pela Coordenadoria do Curso, pel@ professor orientador do estagiá-rio e profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto no local do estágio.

O estágio não obrigatório, remunerados ou não, que atingir 400 horas poderá ser objeto de trabalho de conclusão de graduação. Neste caso, @ alun@ deverá matricular--se nas disciplinas ECP I e ECP II, sob a orientação de um professor do curso de CiênCias soCiais e apresentar projeto de intervenção na perspectiva das CiênCias soCiais, o qual deverá ser defendido em banca constituída de três membros, sendo dois professores do curso de CiênCias soCiais e @ supervisor do estágio no local onde foi realizado. O trabalho de conclusão de graduação, diferente do relatório de estágio mencionado no parágrafo anterior, deve ir além de um relato de atividades e discutir, teoricamente, a experiência do estágio (conforme especificado no item sobre trabalhos de conclusão).

5. CONCLUSÃO DO CURSO Para habilitar-se a colar grau na Graduação em CiênCias soCiais – habiLitação

baChareLado e/ou LiCenCiatura, @ acadêmic@ deverá completar as disciplinas e ati-vidades previstas no item “3. a organização pedagógiCa do Curso”, respeitadas as pe-culiaridades de cada habiLitação.

A integralização do currículo do curso ocorre com a defesa de um TrabaLho de ConCLusão do Curso (tCC) ou reLatório FinaL do estágio CurriCuLar proFissionaL (ECP), no caso do baChareLado, ou do trabaLho de ConCLusão da LiCenCiatura (tCL), no caso da LiCenCiatura.

As atividades referentes aos TCC/ECP ou TCL deverão ser centralizadas pela Coordenação pedagógiCa do Curso, considerando os seguintes procedimentos:

1. Nomeação de orientador, em ocasião da matrícula na disciplina TCC II, EC-PII ou TCL, através do preenchimento de formulário disponível na Coordenação do Curso, com o aceite d@ professor orientador;

2. Agendamento da deFesa com @ professor orientador e demais membros da banCa, sendo a reserva do espaço físico responsabilidade d@ acadêmic@;

3. Indicação da banCa de deFesa, através de formulário disponível na Coordena-ção do Curso, com a antecedência mínima de 3 (três) dias;

Page 11: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

11

4. Entrega da ata de deFesa na Coordenação do Curso;

5. Entrega, no prazo de até trinta dias, duas cópias do documento final impres-sas em formato A5 (resolução disponível no site http://portalbu.ufsc.br/), 1 (um) CD contendo o documento em arquivo .pdf e formulário de autorização de publicação da bibLioteCa universitária devidamente preenchido.

Ainda, na ocasião da matrícula d@ acadêmic@ na disciplina TCC II, ECP II e TCL, o mesmo deve comparecer à Coordenadoria do Curso para verificar trâmites re-ferentes à CoLação de grau.

6. MATRÍCULAS E TRANCAMENTOS A matrícula do curso deve ser realizada semestralmente pel@ acadêmic@, nas

disciplinas de interesse, por meio do site www.cagr.ufsc.br , respeitando o limite mí-nimo de 11 horas/aula e máximo de 25 horas/aula. As datas para a realização de ma-trícula e ajuste são publicadas no CaLendário aCadêmiCo da UFSC. A não realização da matrícula implica em abandono de curso, repercutindo no desligamento d@ acadê-mic@ da UFSC.

Caso, por motivo de força maior, seja necessário desistir de uma disciplina do curso, @ acadêmic@ deve solicitar a exCLusão da disCipLina ou o tranCamento do Curso, conforme o caso, RESPEITANDO OS PRAZOS estabelecidos no CaLendário aCa-dêmiCo da UFSC.

Se a desistência não estiver formalizada no prazo determinado, @ acadêmic@ obterá FI (FreqüênCia insuFiCiente) e nota zero. Cabe destacar que a nota zero não é alterada se @ alun@ cursar a disciplina posteriormente, caso em que @ alun@ deve matricular-se novamente na disciplina. Dessa forma, a reprovação reflete no índiCe de aproveitamento aCadêmiCo – IAA, impedindo @ acadêmic@ de concorrer à bolsa de iniCiação CientíFiCa. A disciplina com nota zero somente é excluída do histórico escolar quando ocorrer a integralização do curso.

Quando há necessidade de afastamento do curso por período prolongado, @ alun@ poderá solicitar o trancamento de curso por prazo de até 04 (quatro) semes-tres, período que não contará para o prazo máximo de integralização curricular per-mitido pelo regulamento da graduação.

O trancamento é realizado pela Coordenadoria do Curso, mediante requerimen-to entregue pel@ alun@, juntamente com a deCLaração da inexistência de dívidas com a bibLioteCa universitária (retirada na BU).

Page 12: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

12

verifique seu espelho e AtestAdo de mAtrículA A cAdA se-mestre, pois essAs são As ferrAmentAs pArA o AcompAnhAmento

dA vidA AcAdêmicA.

7. REVISTA MOSAICO SOCIAL Uma iniciativa pioneira no âmbito de CiênCias soCiais, a revista mosaiCo soCiaL

está na sua 5ª Edição. Sua publicação é bianual, tendo como objetivo reunir textos de reconhecida contribuição científica, d@s acadêmic@s do curso de graduação em CiênCias soCiais da UFSC.

As chamadas para publicação são realizadas pela Comissão Organizadora da Revista, por meio de Edital publicado no site

www.cfh.ufsc.br/gradCienciasSociais

8. OPORTUNIDADES No decorrer da vida acadêmica, @ estudante encontra diversas oportunidades

de apoio e de desenvolvimento profissional:

apoio prestado peLa pró-reitoria de assuntos estudantis – prae:

A PRAE disponibiliza vários programas de apoio estudantil, como boLsa perma-nênCia; isenção do pagamento de taxas púbLiCas; boLsas para Cursos de Língua estran-geira; isenção do pagamento das reFeições do restaurante universitário; e moradia estudantiL.

Para detalhes, entrar em contato pelo site www.prae.ufsc.br,

e-mail [email protected] ou telefone (48) 3721 9419.

monitorias: Os departamentos de Antropologia, Sociologia e Ciência Política lançam semestralmente avisos solicitando inscrições para @s alun@s monitores, di-vulgando pré-requisitos para a inscrição.

boLsa de iniCiação CientíFiCa: A cada ano, a UFSC lança o Edital do Programa CNPq/PIBIC para bolsistas de pesquisa. Esse edital dispõe das vagas e pré-requisitos para a seleção de bolsistas.

estágios: a CentraL de Carreiras da UFSC, vinculada à pró-reitoria de ensino de graduação – PREG, é responsável pela divulgação de ofertas de vagas de estágios,

Page 13: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

13

empregos e trainees.

Por sua vez, a Coordenadoria de estágios do Curso de CiênCias soCiais atua na regulamentação de estágios para @s acadêmic@s do curso, estando envolvida desde o cadastramento do estágio até a sua avaliação final. Para informações sobre vagas disponíveis, entrar em contato com a CentraL de Carreiras no e-mail:

[email protected] ou telefones (48) 3721 9301 | (48) 3721 4789.

trabaLho voLuntário em pesquisa ou extensão: @ alun@ pode, ainda, unir-se a um núCLeo de estudos para a realização de atividades voluntárias. Para isso, deve buscar o núcleo de interesse em entrar em contato com @ professor responsável.

9. E O CALCS, O QUE É? O Centro aCadêmiCo Livre de CiênCias soCiais – CALCS - é o principal espaço

institucional de representação d@s estudantes do curso. Ele representa e converge as diferentes vozes d@s estudantes, respeitando sempre toda a diversidade e plu-ralidade de pensamentos, entendendo como fato essencial as diferentes perspec-tivas, até mesmo pela certeza de que as opiniões críticas, as ideias singulares e os pensamentos próprios são, talvez, a maior gratificação que o curso pode nos trazer.

O CaLCs se pauta pela defesa da diversidade, mas exerce a função de integra-dor das diferenças. O Centro aCadêmiCo Livre de CiênCias soCiais, sabendo da funda-mental importância social do curso para o desenvolvimento mais justo, humano, e saudável da sociedade, não limita, de maneira alguma, suas lutas, suas expectativas e esperanças, mas sim, está sempre buscando a fomentação cultural, a defesa das jus-tas lutas sociais, o desenvolvimento mais frutífero da graduação e a integração d@s estudantes de CiênCias soCiais.

e o que o CaLCs Faz de ConCreto?

As atuações concretas de um Centro aCadêmiCo norteiam-se, principalmente, pela orientação política que @s estudantes dão a ele, mas em linhas gerais é sua fun-ção: promover a integração entre @s estudantes do curso, organizar discussões sobre assuntos pertinentes ao curso, assim como, integrar as diferentes ideias que surgem nessas discussões, propiciar o intercâmbio de experiências d@s estudantes do curso de CiênCias soCiais da UFSC com outras universidades, principalmente, através da participação em enContros regionais e naCionais dos estudantes, preparar e construir a Semana aCadêmiCa do Curso, fomentar eventos de caráter cultural que integrem con-teúdos referentes ao curso, assim como a arte criada pel@s estudantes de CiênCias soCiais, promover a discussão com o corpo discente sobre questões políticas como,

Page 14: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

14

por exemplo, reforma agrária, sustentabilidade, transporte público, etc.; tomar po-sição em relação a lutas justas, discutir e construir a nossa própria formação como Cientistas soCiais.

Como partiCipar do CaLCs?

O Centro aCadêmiCo Livre de CiênCias soCiais possui gestão de um ano, regula-mentada por um estatuto que o rege. A última eleição ocorreu em abril de 2012.

Atualmente o CaLCs organiza-se em gestão horizontal e aberta, isto é, sem hie-rarquias e aberta à participação de qualquer estudante do curso. Divide-se também, em quatro comissões: Comissão de representação, Comissão de arte & CuLtura, Co-missão de Curso e Comissão de ComuniCação e, possui um seCretariado que articula o repasse de informações entre as quatro comissões.

O CaLCs realiza reuniões gerais e reuniões das comissões toda semana. O ca-lendário com os dias da semana em que ocorre cada reunião está disponível no blog:

http://blogcalcs.wordpress.com

e o e-mail para contato com o CaLCs é:

[email protected]

10. ATIVIDADES COMPLEMENTARES Entende-se como atividades complementares do curso de CiênCias soCiais, as

atividades curriculares extra-classe realizadas pel@s alun@s no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão universitárias, com a comprovação de supervisão docente e obrigatoriamente relacionadas com as áreas de Antropologia, Sociologia e Ciência Política.

São consideradas complementares as atividades cientifico - culturais e de ex-tensão, que assegurem a participação d@s alun@s em projetos de pesquisa integrados ou individuais de proFessores; projetos de iniCiação CientíFiCa; grupos de estudo e inter-venção Com projeto nas áreas das CiênCias soCiais; projetos de extensão devidamente aprovados nos departamentos; monitoria; estágios extra-CurriCuLares supervisionado em empresas/órgão púbLiCos ou privados; atividades CientíFiCo-CuLturais; outras atividades sob responsabilidade e organização do Centro aCadêmiCo de CiênCias soCiais ou da Coordenação do Curso, desde que aprovadas pelo CoLegiado, como, por exemplo, en-contros que visem a participação em diferentes atividades político-culturais.

Finalizadas as atividades complementares, @ alun@ deve entregar os compro-vantes no departamento de administração esCoLar – dae, preenchendo requerimento

Page 15: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

15

de validação de horas complementares.

Estas atividades deverão ser analisadas e aprovadas pel@ coordenador do curso para serem registradas no histórico escolar d@ alun@s e terão seus créditos atribuí-dos num total de 200 horas. As horas excedentes à carga mínima exigida não poderão ser validadas como disciplinas optativas.

Page 16: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

16

Nº Atividade Período Máximo

Carga Horária Máxi-ma Anual

1 Monitoria (voluntária ou bolsa de monitoria na instituição)

3 anos 50 horas

2 Iniciação Científica (voluntária ou bolsa de iniciação na instituição), com período ≥ 12 meses

3 anos 50 horas

3 Estágio de curta duração (1 a 3 meses) em la-boratório ou projeto de pesquisa

3 anos 10 horas (até um máximo de 2 es-

tágios/ano

4 Participação em eventos com apresentação de trabalho

- 10 horas/publi-cação (sem limite

anual)

5 Participação em eventos sem apresentação de trabalho

- 2 horas/parti-cipação (até um

máximo de 3 par-ticipações/ano)

6 Participação em publicação de artigo técnico--científico em revista indexada

4 anos 25 horas/publica-ção

(sem limite anual)

7 Curso / Mini-curso / Oficina / Grupo de estu-dos em assunto correlato ao curso

- Carga horária cursada

8 Curso de Língua Estrangeira completo/esta-tística e outros relacionados às CiênCias soCiais

- 30 horas

9 Curso de informática completo* | NECIP - 30 horas

10 Participação em organização de eventos de na-tureza técnico-científica

- 5 horas/evento(até um máximo

de 20 horas)

ATIVIDADES CIENTÍFICO-CULTURAIS (ACC)a Cumprir horas (200 horas/auLas)

*Carga horária abaixo de 30 horas, a pontuação obedecerá a carga horária informada no certificado.

Nº Atividade Período Máximo

Carga Horária Máxima Anual

1 Monitoria (voluntária ou bolsa de monitoria em ou-tra instituição/empresa).

2 anos 50 horas

2 Estágio em projeto de Extensão (apenas quando se relacionar com AE).

3 anos 50 horas

3 Monitoria em evento (apenas quando se relacionar com AE).

4 anos 20 horas

4 Estágio Extra Curricular (apenas quando se relacio-nar com AE).

4 anos 25 horas

5 Representação estudantil (participação em Centro Acadêmico, Diretório Estudantil, Conselhos).

3 anos 5 horas

6 Assessoria a movimentos sociais, culturais, movi-mentos sociais, sindicatos e outros de natureza afim.

4 anos 20 horas

7 Estágio em ensino de Antropologia, Ciência Política e Sociologia (rede publica e mínimo de 02 semestres letivos), à exceção das disciplinas de Estágio Super-visionado e Estagio Curricular Profissional.

3 anos 20 horas

8 Participação em Campanhas públicas rela-cionadas a programas sociais e culturais du-rante o período de integralização do curso.

4 anos 5 horas/campanha

9 Participação em curso de extensão oferecido à co-munidade em geral como palestrante ou monitor

- 2 horas/palestra (até um máximo de 10 horas)

10 Participação em mostras, apresentações, projeções comentadas de vídeos técnicos à comunidade du-rante o período de integralização do curso.

- 1h/atividade(até um máximo de 20 horas)

11 Excursões científicas (apenas quando se relacionar com AE)

- 2horas/excursão(até um máximo de 10 horas)

Page 17: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

17

ATIVIDADES DE EXTENSÃO (AE)(Correspondendo até 10% da Carga horária totaL em Cada uma das habiLitações)

Nº Atividade Período Máximo

Carga Horária Máxima Anual

1 Monitoria (voluntária ou bolsa de monitoria em ou-tra instituição/empresa).

2 anos 50 horas

2 Estágio em projeto de Extensão (apenas quando se relacionar com AE).

3 anos 50 horas

3 Monitoria em evento (apenas quando se relacionar com AE).

4 anos 20 horas

4 Estágio Extra Curricular (apenas quando se relacio-nar com AE).

4 anos 25 horas

5 Representação estudantil (participação em Centro Acadêmico, Diretório Estudantil, Conselhos).

3 anos 5 horas

6 Assessoria a movimentos sociais, culturais, movi-mentos sociais, sindicatos e outros de natureza afim.

4 anos 20 horas

7 Estágio em ensino de Antropologia, Ciência Política e Sociologia (rede publica e mínimo de 02 semestres letivos), à exceção das disciplinas de Estágio Super-visionado e Estagio Curricular Profissional.

3 anos 20 horas

8 Participação em Campanhas públicas rela-cionadas a programas sociais e culturais du-rante o período de integralização do curso.

4 anos 5 horas/campanha

9 Participação em curso de extensão oferecido à co-munidade em geral como palestrante ou monitor

- 2 horas/palestra (até um máximo de 10 horas)

10 Participação em mostras, apresentações, projeções comentadas de vídeos técnicos à comunidade du-rante o período de integralização do curso.

- 1h/atividade(até um máximo de 20 horas)

11 Excursões científicas (apenas quando se relacionar com AE)

- 2horas/excursão(até um máximo de 10 horas)

Page 18: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

18

D E P T O Laboratório Responsável B L O C O ANDAR S A L A

ANT a-Funda Núcleo de Pesquisa em Fundamentos da Antro-

pologia

Marnio Texeira-Pinto |Miriam Hartung

ANT Laboratório de Estudos das Violências | Levis

Theophilos Rifiotis D 1º 03

ANT Núcleo de Arte

ANT Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio

Cultural | naui

Alicia N. González de Castells

C 1º 03

ANT Núcleo de Estudos de Identidades e Relações

Interétnicas | NUER

D 2º S/N

ANT Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetivida-

des | nigs

Miriam Grossi

ANT Núcleo de Antropologia do Contemporâneo |

transes

Sonia Maluf C 1º 02

ANT Núcleo de Estudos de Saberes e Saúde Indíge-

na | nessi

Jean Langdon | Oscar Calavia Saéz

C 1º 02

ANT Grupo de Estudos em Oralidade e Performance

| gesto

Jean Langdon | Vânia Zikán Cardoso

C 1º 02

ANT Laboratório de Imagem das Ciências Sociais |

LabiCs

Carmen Silva de Mora-es Rial

SPO Projetos globais e o es-tranho. Situações locais

e o diverso

Elizabeth F. da Silva

ANT Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade na

América Latina e Caribe | musa

Rafael José de Menezes Bastos | María Eugenia

Domínguez

C 1º 03

LABORATÓRIOS E NÚCLEOS

Page 19: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

19

D E P T O Laboratório Responsável B L O C O ANDAR S A L A

ANT Núcleo de Estudos de Populações Indígenas |

nepi

Edviges Marta Ioris D 3º 313

ANT Núcleo Laboratório de Estudo das Violências |

Levis

D 1º 03

SPO Núcleo de Ecologia Hu-mana e Saúde | eCos

Marcia Grisotti C 2º 11B

SPO Laboratório de Sociolo-gia do Trabalho | Las-

tro

Fernando Ponte de Sousa

D 3º 301

SPO Núcleo de Estudos sobre Agricultura Familiar |

naF

Maria Ignez Silveira Paulilo

D 3º 309

SPO Núcleo de Estu-dos Sociológicos dos Mercados|nusmer

Maria Soledad Etche-verry

C 2º 09B

SPO Núcleo de Estudos So-ciopolíticos do Sistema

Financeiro

Ary Cesar Minella

SPO Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais |

npms

Ilse Scherer Warren | Ligia Helena H. Luch-mann | Julian Borba |

Carlos Eduardo Sell

D 3º 302

SPO Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente e De-senvolvimento | nmd

Paulo Henrique Freire Vieira

D 3º 303

SPO Núcleo Interdisciplinar Estudo da Infância e da Juventude Contemporâ-

nea | nejuC

Janice Tirelli Ponte de Sousa

D 3º 305

SPO Núcleo de Ecologia Hu-mana e Saúde | eCos

Márcia Grisotti

SPO Núcleo de Estudos em Educação Tecnologia e

Cultura | neteC

Tamara Benakouche

Page 20: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

20

D E P T O Laboratório Responsável B L O C O ANDAR S A L A

SPO Instituto de Pesquisa em Risco de Sustentabilida-

de | iris

Júlia Silvia Guivant D 3º 306 e 308

SPO Laboratório Estado Empresariado e Políticas

Públicas

Ary Cesar Minella C 2º 23B

SPO Núcleo de Estudos do Pensamento Político |

nepp

Ricardo Virgilino da Silva

SPO Núcleo de Estudos em Comportamento e Insti-tuições Políticas | neCip

Yan de Souza Carreirão

SPO Núcleo de Estudos em Gerações, gênero, etnia e

educação

Alexandre Bergamo|Luzinete Simões|Elizabeth

Farias |Janice Tirelli Ponte

SPO Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho |

TMT

Ricardo Gaspar Muller D 3º 304

SPO Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura

Alexandre Bergamo

SPO Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura - Sociologia para a Tele-

visão

Alexandre Bergamo

SPO Núcleo Interdisciplinar em Políticas PÚblicas |

NIPP

Erni José Seibel D 3º 307

ANT Laboratório de Imagem das Ciências Sociais |

LabiCs

Carmen Silva de Mora-es Rial

SPO Projetos globais e o es-tranho. Situações locais

e o diverso

Elizabeth F. da Silva

Page 21: Ciências Sociais 20132013 2013ªncias-Sociais2.pdf · da uFsC, sendo a escolha realizada pel@ acadêmic@ de acordo com seu interesse. núCLeo de Formação CompLementar: É composto

21

Para falar conosco, procure a Coordenadoria do Curso de CiênCias soCiais, utilize o

email: [email protected]

ou o telefone (48) 3721 9508.