ciÊncias humanas e suas tecnologias - questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · c) considere dois...

40
SIMULADO 1ª Série – 2014 SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 1 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 1) Embora o mito se caracterize, historicamente, por ser um tipo de consciência primitiva e anterior ao advento da escrita, ainda hoje subsiste em nossas fabulações, nos contos da sabedoria popular, no folclore, constituindo parte do nosso imaginário. Até mesmo Platão não o descartou inteiramente; pelo contrário, aproveitou-se de sua riqueza, narrando, na obra A República, pelo menos dois episódios com essa conotação: ora dizendo dos prisioneiros acorrentados ao fundo de uma caverna, ora narrando a história de Er. Pode-se mencionar ainda a utilização do mito de Édipo na psicanálise. Considerando que o discurso mítico ainda persiste segundo variadas formas, assinale a alternativa CORRETA. A) Devido ao fato de que o mito constitui a primeira leitura de mundo, o aparecimento de outras interpretações, como a crítico-reflexiva, faz dele um discurso sem inteligibilidade. B) Em sentido lato, tudo o que desejamos e pensamos deveria excluir, desde a infância, toda forma de imaginação cujos pressupostos são míticos, pois impedem um posterior trabalho com a própria razão presente nas coisas. C) Justamente porque o mito propõe relatos extraordinários, escapando à nossa compreensão, há enorme dificuldade da consciência de dispor a seu respeito e reconhecer-lhe tanto a validade, quanto a importância. D) O pensamento crítico-reflexivo permite, hoje, o exercício de um pensamento capaz de distinguir os mitos que são prejudiciais e aqueles que compõem positivamente o horizonte da imaginação. 2) (UEM mod.) “A relação da filosofia com sua história não coincide, por exemplo, com a relação entre a ciência e sua história. Neste último caso, são duas coisas distintas: por um lado, a ciência e, por outro, o que foi a ciência, ou seja, sua história. São independentes; a ciência pode ser conhecida, cultivada e existir à parte da história do que foi. Na filosofia, o problema é ela mesma. [...] Há, portanto, uma inseparável conexão entre filosofia e história da filosofia. A filosofia é histórica, e sua história lhe pertence essencialmente. Por outro lado, a história da filosofia não é uma mera informação erudita a respeito das opiniões dos filósofos, e sim a exposição verdadeira do conteúdo real da filosofia. É, portanto, com todo rigor, filosofia” (MARÍAS, Julián. História da filosofia. In: ARANHA, M. L. de A. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 279). A partir do trecho citado, assinale a alternativa CORRETA. A) O passado da filosofia, sua história, é uma coleção de ideias sem sentido filosófico. B) A investigação científica não necessita do conhecimento da história da ciência para ser verdadeira hoje. C) A filosofia é uma subárea da disciplina da história. D) Os conhecimentos passados se apresentam de modos diferentes para a ciência e para a filosofia.

Upload: others

Post on 08-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 1

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22

1) Embora o mito se caracterize, historicamente, por ser um tipo de consciência primitiva e anterior ao advento da escrita, ainda hoje subsiste em nossas fabulações, nos contos da sabedoria popular, no folclore, constituindo parte do nosso imaginário. Até mesmo Platão não o descartou inteiramente; pelo contrário, aproveitou-se de sua riqueza, narrando, na obra A República, pelo menos dois episódios com essa conotação: ora dizendo dos prisioneiros acorrentados ao fundo de uma caverna, ora narrando a história de Er. Pode-se mencionar ainda a utilização do mito de Édipo na psicanálise. Considerando que o discurso mítico ainda persiste segundo variadas formas, assinale a alternativa CORRETA.

A) Devido ao fato de que o mito constitui a primeira leitura de mundo, o aparecimento de outras interpretações, como a crítico-reflexiva, faz dele um discurso sem inteligibilidade.

B) Em sentido lato, tudo o que desejamos e pensamos deveria excluir, desde a infância, toda forma de imaginação cujos pressupostos são míticos, pois impedem um posterior trabalho com a própria razão presente nas coisas.

C) Justamente porque o mito propõe relatos extraordinários, escapando à nossa compreensão, há enorme dificuldade da consciência de dispor a seu respeito e reconhecer-lhe tanto a validade, quanto a importância.

D) O pensamento crítico-reflexivo permite, hoje, o exercício de um pensamento capaz de distinguir os mitos que são prejudiciais e aqueles que compõem positivamente o horizonte da imaginação.

2) (UEM mod.) “A relação da filosofia com sua história não coincide, por exemplo,

com a relação entre a ciência e sua história. Neste último caso, são duas coisas distintas: por um lado, a ciência e, por outro, o que foi a ciência, ou seja, sua história. São independentes; a ciência pode ser conhecida, cultivada e existir à parte da história do que foi. Na filosofia, o problema é ela mesma. [...] Há, portanto, uma inseparável conexão entre filosofia e história da filosofia. A filosofia é histórica, e sua história lhe pertence essencialmente. Por outro lado, a história da filosofia não é uma mera informação erudita a respeito das opiniões dos filósofos, e sim a exposição verdadeira do conteúdo real da filosofia. É, portanto, com todo rigor, filosofia”

(MARÍAS, Julián. História da filosofia. In: ARANHA, M. L. de A. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 279).

A partir do trecho citado, assinale a alternativa CORRETA.

A) O passado da filosofia, sua história, é uma coleção de ideias sem sentido filosófico.

B) A investigação científica não necessita do conhecimento da história da ciência para ser verdadeira hoje.

C) A filosofia é uma subárea da disciplina da história. D) Os conhecimentos passados se apresentam de modos diferentes para a

ciência e para a filosofia.

Page 2: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

2 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

3) O trabalho constitui uma dimensão importante da realidade social, por isso mesmo, diversos estudos nas Ciências Sociais se concentraram em investigar o modo como as pessoas produzem o mundo em que vivem e a si mesmas a partir do seu trabalho. Considerando as abordagens sociológicas marxistas sobre as relações de trabalho, assinale a alternativa CORRETA.

A) A análise das relações de trabalho não permite compreender o modo

como diferentes sociedades se organizam, pois revela aspectos relacionados com a produção material da vida coletiva, bem como com as relações de dominação entre os grupos sociais.

B) O artesanato refere-se a uma prática de trabalho na qual a pessoa detém o controle sobre as ferramentas, os materiais, o ritmo e o próprio resultado final de seu produto, garantindo certa autonomia perante o processo de produção.

C) As revoluções industriais simbolizaram mudanças nos modos de organização da produção e das forças produtivas, pois elas radicalizaram os processos de mercantilização, unindo os proprietários dos meios de produção aos trabalhadores assalariados.

D) De acordo com Marx, a “mais-valia” constituiria a base da socialização do trabalho assalariado e da decadência do sistema capitalista, representando a igualdade entre o salário pago e o valor final da mercadoria produzida.

4) Analise:

Legenda: (...) Sempre que você comer fora e sobrar comida, mande botar numa quentinha e dê pra primeira pessoa que você encontrar que esteja precisando. Pode ter certeza que não é só você que prefere comer comida fresca, em vez de enlatada.

(Arquivo Herbert de Souza. In: FREIRE, Américo et al. História em curso. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008, p.

343.)

Entre as pretensões das ações desenvolvidas pela campanha iniciada pelo sociólogo Herbert de Souza, em 1993, assinale a alternativa CORRETA.

A) A mobilização da população em ações solidárias de combate à fome. B) O estímulo a ações coletivas e pessoais de natureza assistencialista. C) A defesa da garantia de uma renda mínima, saúde e educação para a

classe E. D) O alerta para a necessidade de o país desenvolver políticas sociais

direcionadas à classe média.

Page 3: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 3

5) A cartografia é a ciência ou arte de representação gráfica da superfície terrestre. Considerando seus conceitos e aplicações pode-se afirmar, EXCETO:

A) Tendo-se um mapa de escala 1:4.000.000 e desejando-se ampliar este mapa em 3 vezes, a nova escala do mapa será de 1:12.000.000.

B) Latitude e Longitude fazem parte do sistema de coordenadas geográficas, que servem para localizar um ponto qualquer na superfície terrestre.

C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B está na escala 1:1.000.000. Pode-se afirmar que o mapa B apresenta maior riqueza de detalhes do que o mapa A.

D) Em um mapa temático de aspecto físico, o relevo é representado pelas curvas de nível. Pode-se dizer que, quando o relevo é muito plano, as curvas de nível aparecem no mapa mais distantes uma das outras.

6) O relevo das terras emersas é extremamente diversificado. Nesse relevo, o que se denomina “dobramentos modernos ou recentes” corresponde a:

A) depressões absolutas. B) depressões relativas. C) bacias sedimentares. D) cadeias montanhosas.

7) A figura representa hipoteticamente uma área do Brasil.

Grande número de indústrias instaladas na cidade X são poluidoras. Os habitantes das vilas A, B, C, D são afetados diretamente pela fumaça das chaminés em virtude da direção dos ventos dominantes na área. Para que nenhuma vila seja atingida os ventos devem soprar

A) de leste para o oeste. B) de sudeste para noroeste. C) de sudoeste para nordeste. D) de noroeste para o sudeste.

Page 4: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

4 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

8) As formas de paisagem podem ser assim descritas:

A) A paisagem natural não foi modificada pela ação do homem; já a paisagem geográfica foi transformada, alterada pelos seres humanos.

B) A paisagem geográfica é a mesma desde a criação do mundo até hoje; já a paisagem natural foi transformada, alterada pela ação do antrópica.

C) A paisagem geográfica é aquela que nossa visão alcança, como, por exemplo, as cachoeiras, as florestas, sem a ação antrópica; já as paisagens naturais são feitas pela natureza.

D) A paisagem natural retrata as cidades e todos ambientes construídos, alterados, transformados pelos seres humanos, com objetivo de suprir suas necessidades básicas; já a paisagem geográfica nos mostra as belezas do nosso Planeta, tal qual a natureza criou.

9) Considere que um avião supersônico saiu da cidade de Tóquio, Japão, 135ºE,

à 01h00min do dia 10/05 com direção à cidade de Manaus, AM, Brasil. A duração do voo é de nove horas, viajando sobre a linha GMT. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

A) 14h00min do dia 09/05. B) 21h00min do dia 09/05. C) 12h00min do dia 10/05. D) 14h00min do dia 10/05.

10) “É considerada a melhor e mais aceitável explicação atual para a origem do

Universo, tratando-se de admitir que ocorrera uma explosão da matéria inicial, espalhando partículas dessa nuvem de matéria por todo o espaço do cosmo; cada uma destas partículas passa a ter uma história diferente, constituindo, portanto, um corpo celeste com características próprias e inigualáveis.”

Essa é a Teoria

A) da Deriva Continental B) do Big Bang C) de Galileu Galilei D) de Alfred Wegener

Page 5: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 5

11) Translação

Sobre o movimento de translação da Terra, é FALSO afirmar que:

A) as estações do ano ocorrem em função do movimento de translação e da inclinação de 23° 27' do eixo da Terra em relação ao Sol.

B) o eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas Trópico de Câncer, no hemisfério sul, e Trópico de Capricórnio, no hemisfério norte.

C) equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério norte.

D) solstício significa dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junho e dezembro, determinando, respectivamente, o inverno e o verão no hemisfério sul.

12) Sobre as rochas existentes na natureza, podemos afirmar:

A) as rochas ígneas ou magmáticas são resultantes da solidificação do magma no interior da Terra ou da solidificação do magma em forma de lava expelido pelos vulcões.

B) o carvão mineral, o mármore e a ardósia são exemplos mais comuns de rochas do tipo magmáticas intrusivas.

C) as mudanças de pressão são responsáveis pela transformação de rochas metamórficas em rochas sedimentares.

D) as rochas sedimentares se apresentam em camadas, onde as mais baixas são as mais recentes e as de cima são as mais antigas.

Page 6: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

6 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

13) Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que se refere ao termo Estado:

A) tem significado especificamente geográfico, já que é uma porção da superfície que apresenta determinadas características naturais e sociais, que lhe dão certa homogeneidade.

B) é uma porção ou parte do espaço terrestre onde vivemos, onde está o nosso cotidiano, onde podemos desenvolver nossas atividades sociais, políticas e econômicas.

C) é um território que aloca um grupo de pessoas que têm identidade histórica e cultural, como possuir uma mesma língua e tradições comuns.

D) é um povo que vive em um território determinado, que apresenta hábitos, tradição, história, leis e governo próprios, com autonomia política e jurídica.

14) Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período

da Pré-História conhecido como Idade dos Metais?

A) O homem passou a cunhar moedas e desenvolveu um avançado sistema financeiro.

B) Na Idade dos Metais, os homens da Pré-História inventaram várias máquinas de ferro e bronze, fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados.

C) O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, bronze e ferro) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

D) Embora conhecessem as técnicas de fundição de metais, os homens deste período continuaram a fazer ferramentas de ossos e pedras lascadas.

15) Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a

principal função das pirâmides?

A) Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.

B) Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.

C) Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios. D) Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences

pessoais para a vida após a morte.

Page 7: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 7

16) Leia:

"A história da Antiguidade Clássica é a história das cidades, porém, de cidades baseadas na propriedade da terra e na agricultura."

(K. Marx. "Formações econômicas pré-capitalistas.")

Em decorrência da frase de Marx, é correto afirmar que

A) os comerciantes eram o setor urbano com maior poder na Antiguidade,

mas dependiam da produção agrícola. B) o comércio e as manufaturas eram atividades desconhecidas nas cidades

em torno do Mediterrâneo. C) a sociedade urbana greco-romana se caracterizava pela ausência de

diferenças sociais. D) os privilégios dos cidadãos das cidades gregas e romanas se originavam

da condição de proprietários rurais. 17) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade

árabe, tem como fundamento:

A) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.

B) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos. C) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é

Alá. D) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de

uma vida pós-morte. 18) "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade

asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros."

(KARNAL, Leandro. A Conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)

O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era

A) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com

tirania a massa de trabalhadores escravos negros. B) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a

sacerdotal, que também era guerreira. C) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que

contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar. D) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o

chefe militar e o chefe religioso.

Page 8: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

8 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

19) Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista europeia, podemos afirmar:

A) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura

destruída no processo de conquista e colonização da América. B) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam várias regiões na

América do Norte, foram exterminados pela colonização francesa, e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominação das terras do atual EUA.

C) Tupis, jês, nuaruaques e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro, foram caçados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses, cujo objetivo seria vendê-los como produtores de especiarias para o Oriente.

D) Maias, astecas e incas foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através dos sistemas de encomiendas e mitas, que os reduzia a escravidão permanente ou temporária.

20) A administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o

controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado

A) Casa de Contratação. B) Audiência. C) Conselho das Índias. D) Consulado.

21) Nas colônias espanholas o poder dos adelantados foi eliminado com a

formação dos Vice-Reinos e posteriormente das Capitanias Gerais. O território colonial foi dividido em quatro Vice-Reinos -- Nova Espanha, Peru, Rio da Prata, e Nova Granada -- e posteriormente foi redividido, surgindo as Capitanias Gerais, áreas consideradas estratégicas. Os Vice-Reis eram nomeados pelo Conselho das Índias e possuíam amplos poderes, apesar de estarem sujeitos à fiscalização das Audiências. As Audiências eram tribunais superiores que

A) exerciam funções de justiça. B) exerciam funções militares. C) exerciam funções fazendárias. D) regulamentavam o trabalho.

Page 9: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 9

22) Durante o século XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias. A colonização inglesa nessa região foi facilitada:

A) pela propagação das ideias iluministas, que preconizavam a proteção e

respeito aos direitos naturais dos governados. B) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão

metropolitana. C) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no

eixo México-Peru. D) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com

produção destinada ao mercado europeu.

Page 10: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

10 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS-Questões de 23 a 45

23) (CEFET-2011) Um esqueitista desce uma tampa curva, conforme mostra a

ilustração a seguir.

Após esse garoto lançar-se horizontalmente, em movimento de queda livre, a força peso, em determinado instante, é representada por

A)

B)

C)

D)

24) (U.E. Londrina – PR) Uma pista é constituída por três trechos: dois retilíneos AB e CD e um circular BC, conforme esquema abaixo. Se um automóvel percorre toda a pista com velocidade escalar constante, o módulo da sua aceleração será:

A) nulo em todos os trechos. B) constante, não nulo, em todos os trechos. C) constante, não nulo, nos trechos AB e CD. D) constante, não nulo, apenas no trecho BC.

Page 11: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 11

25) (UNESP-SP) Os gráficos na figura representam as posições de dois veículos, A e B, deslocando-se sobre uma estrada retilínea, em função do tempo.

A partir desses gráficos, é possível concluir que, no intervalo de 0 a t, A) a velocidade do veículo A é maior que a do veículo B. B) a aceleração do veículo A é maior que a do veículo B. C) o veículo A está se deslocando à frente do veículo B. D) os veículos A e B estão se deslocando um ao lado do outro.

26) (UNIMONTES-MODELO ENEM) Dois aviões do grupo de acrobacias

(Esquadrilha da Fumaça) são capazes de realizar manobras diversas e deixam para trás um rastro de fumaça. Nessas condições, para que os aviões descrevam dois segmentos de reta verticais (perpendiculares ao solo, considerado plano), de tal sorte que o desenho fique do mesmo tamanho, os pilotos controlam os aviões para que tenham velocidades constantes e de mesmo módulo. Considerando-se o mesmo sentido para o movimento dos aviões durante essa acrobacia, pode-se afirmar corretamente que:

A) os aviões não se movimentam em relação ao solo. B) os aviões estão parados, um em relação ao outro. C) um observador parado em relação ao solo está em repouso em relação

aos aviões. D) um avião está acelerado em relação ao outro.

Page 12: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

12 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

27) (UESPI-2012) A engrenagem da figura a seguir é parte do motor de um automóvel. Os discos 1 e 2, de diâmetros 40 cm e 60 cm, respectivamente, são conectados por uma correia inextensível e giram em movimento circular uniforme. Se a correia não desliza sobre os discos, a razão entre as velocidades angulares dos discos W1/W2 vale

A) 1/3 B) 2/3 C) 1 D) 3/2

28) (IFSP-2012) Em um trecho retilíneo de estrada, dois veículos, A e B, mantém velocidades constantes VA=14 m/s e VB=54 km/h.

Sobre os movimentos desses veículos, pode-se afirmar que: A) ambos apresentam a mesma velocidade escalar. B) mantidas essas velocidades, A não conseguirá ultrapassar B. C) A está mais rápido do que B. D) a cada segundo que passa, A fica dois metros mais distante de B.

Page 13: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 13

29) (UFU-MG) A leitura do dinamômetro na situação mostrada na figura a seguir, considerando desprezíveis as massas do dinamômetro e do fio, será, em N:

A) 20 B) 15 C) 10 D) 5

30) Analisando-se a figura abaixo podemos concluir que:

A) Representam órgãos análogos. B) Não provam a existência de um ancestral comum. C) Possuem relação com a convergência adaptativa D) Representam órgãos homólogos.

Page 14: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

14 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

31) A figura abaixo mostra uma mão divina criando a Terra por meio de um pincel. A ideia representada na figura se refere a teoria?

A) Fixista ou criacionista B) Evolucionista C) Darwinista. D) Lamarckista.

32) No esquema abaixo está representado de forma criativa a questão das super

bactérias resistentes aos antibióticos, fato que levou o Brasil a proibir a venda de antibióticos sem receita médica. Do ponto de vista neodarwinista a explicação para a condição de bactérias resistentes seria:

A) O uso incorreto dos remédios faz as bactérias ficarem resistentes. B) Os antibióticos estão induzindo a resistência nas bactérias C) As bactérias resistentes estão sendo selecionadas pelo uso incorreto dos

antibióticos. D) O uso de antibióticos provoca as mutações para as bactérias ficarem

resistentes

Page 15: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 15

33) A especiação, é o mecanismo para a formação de novas espécies. No entanto para que ocorre o processo de especiação são necessários dois eventos consecutivos. Marque a opção que aponte de forma CORRETA o nome

desses dois eventos na ordem em que ocorrem. A) Isolamento geográfico e isolamento reprodutivo. B) isolamento sazonal e isolamento estacional C) Isolamento reprodutivo e isolamento geográfico D) Isolamento temporal e isolamento geográfico.

34) (Pism-2012) Em setembro de 2009, foi publicada uma reportagem intitulada “O

mistério das colmeias”. Nessa reportagem é relatado que, desde 2006, o sumiço de abelhas, que foi chamado Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC), preocupa lavradores e apicultores. Cientistas dos Estados Unidos examinaram a expressão genética das abelhas de colmeias afetadas e não afetadas pelo DCC e encontraram uma quantidade anormal de fragmentos de RNA ribossômico nas abelhas das colônias afetadas. Eles acreditam que a fragmentação do RNA seja causada por vírus, mas que a infecção viral não seria o motivo direto da morte das abelhas, e sim a fragmentação do RNA ribossômico que tornaria as abelhas incapazes de reagir a pressões ambientais, como outros patógenos, pesticidas ou falta de alimento. Analise as afirmativas abaixo:

I. As moléculas de RNA ribossômico são transcritas no nucléolo e

posteriormente se associam a proteínas, para só então migrarem para o citoplasma, a fim de originar os ribossomos.

II. A fragmentação do RNA ribossômico, observada no exemplo descrito, afeta a transcrição do código genético.

III. A fragmentação do RNA ribossômico, observada no exemplo descrito, afeta a síntese de proteínas pela célula.

IV. A síntese de proteínas ocorre no núcleo da célula. V. A transcrição do código genético, contido em um trecho específico de uma

molécula de DNA para a formação de uma molécula de RNA mensageiro, ocorre no núcleo da célula.

As afirmativas CORRETAS são:

A) I, II e III B) I, II e IV C) I, III e V D) II, III e V

Page 16: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

16 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

35) Observe a figura abaixo, observando o ponto no pescoço da criança que está apontado pela seta.

Essa doença é denominada bócio ou papeira e está relacionada com a falta de um mineral no organismo humano. Qual é esse mineral?

A) Cálcio B) Fosforo C) Iodo D) Ferro

36) (PASES – 2012 mod.) Observe a figura de uma proteína em formato 3D:

Qual substância abaixo poderia ser representada pela figura:

A) testosterona. B) nucleotídeo. C) glicose. D) anticorpo.

Page 17: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 17

37) O colesterol é um tipo de lipídeo do grupo dos esteróis e seu nome envolve uma série de verdades e mentiras. Como verdade sabe-se que seu excesso pode causar obstrução de vasos sanguíneos importantes, levando a problemas graves de saúde e até a morte. Sobre o colesterol podemos afirmar que: A) É encontrado tanto em alimentos de origem vegetal como alimentos de

origem animal. B) Participa da formação da parede celular das células vegetais. C) Não possui relação com a formação dos hormônios esteróis (estrógeno e

testosterona). D) Participa na formação da membrana plástica.

38) O elemento manganês não ocorre livre na natureza e, combinado, encontra-se na forma de uma variedade de minerais, como pirolusita (MnO2), manganita (MnO3.H2O), ausmanita (Mn3O4) e outros. Extraído dos seus minerais, pode ser empregado em ligas de aço (britadores, agulhas e cruzamentos ferroviários), ligas de baixo coeficiente térmico (bobinas de resistência), etc. A respeito desse elemento químico, é correto afirmar que:

A) se trata de um ametal. B) se trata de um metal alcalino terroso. C) os seus átomos possuem dois elétrons no subnível de maior energia. D) os seus átomos possuem dois elétrons na camada de valência.

39) As cores com as quais se compõem os magníficos vitrais que ornamentam,

por exemplo, catedrais famosas, podem ser obtidas a partir de misturas de pigmentos, durante o processo de fabricação dos vidros. Alguns exemplos são encontrados no quadro a seguir:

As fórmulas apresentadas no quadro referem-se a

A) misturas heterogêneas líquidas. B) misturas homogêneas líquidas. C) substâncias compostas. D) substâncias simples.

Page 18: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

18 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

40) A cal viva, um importante material empregado nas construções, é obtida a partir da decomposição térmica do calcário, em temperaturas superiores a 900ºC. Esse processo é chamado calcinação e pode ser representado por:

Na construção civil, a cal é utilizada principalmente sob a forma de cal hidratada, componente fundamental das argamassas empregadas, por exemplo, no assentamento de tijolos. O processo de hidratação da cal pode ser representado por:

Em relação ao texto, é válido assinalar sobre esses processos que A) a calcinação e a hidratação são exemplos de fenômenos físicos. B) a calcinação e a hidratação são exemplos de fenômenos químicos. C) a calcinação e a hidratação são exemplos de fenômenos biológicos. D) a calcinação é um fenômeno químico, e a hidratação é um fenômeno

biológico. 41) O magnésio sólido, quando queimado, libera uma intensa luminosidade

semelhante à de uma solda elétrica. Em lâmpadas descartáveis de flash fotográfico, a luminosidade provém da reação de combustão do magnésio. Essa reação é expressa, a seguir, pela equação não-balanceada em que X, Y e Z representam os menores coeficientes inteiros que possibilitam o

balanceamento dessa equação.

X Mg(s) + Y O2(g) → Z MgO (s)

Logo, o valor de X+Y+Z é

A) 2. B) 3. C) 4. D) 5.

Page 19: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 19

42) As figuras representam três sistemas.

Em cada um deles, a fase sólida é gelo e a fase líquida é água (densidade=0,998g/mL), etanol 96 °GL (densidade=0,810g/mL) ou uma mistura de água e etanol, não necessariamente nessa ordem.

Com relação a esses sistemas, é CORRETO afirmar que

A) a adição de água ao sistema II leva à situação ilustrada no sistema I. B) a densidade do gelo é igual à da fase líquida no sistema III. C) a fase líquida no sistema I é constituída somente de água. D) a fusão parcial do gelo no sistema II leva à situação ilustrada no sistema

III. 43) O fenômeno da supercondução de eletricidade, descoberto em 1911, voltou a

ser objeto da atenção do mundo científico com a constatação de Bednorz e Müller de que materiais cerâmicos podem exibir esse tipo de comportamento, valendo um prêmio Nobel a esses dois físicos em 1987. Um dos elementos químicos mais importantes na formulação da cerâmica supercondutora é o ítrio: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d1, o número de camadas e o número de elétrons mais energéticos para o ítrio, serão respectivamente: A) 4 e 1. B) 5 e 1. C) 4 e 2. D) 5 e 3.

Page 20: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

20 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

44) Para prevenir a anemia por deficiência de ferro, deve haver um consumo equilibrado de alimentos ricos desse elemento químico. Observe a tabela que apresenta a quantidade de ferro na composição de 100 g de alimentos.

(http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008

_2009_composicao_nutricional/graficos_dinamicos/pof2011.html Acesso em: 21.08.2011. Adaptado)

Em uma refeição, Pedro consumiu 6,0 mg de ferro ao ingerir apenas espinafre cozido e carne bovina assada. Sabendo que a quantidade de carne bovina ingerida foi o dobro da quantidade de espinafre ingerida, conclui-se que a quantidade de carne bovina ingerida foi, aproximadamente, em gramas, A) 130. B) 140. C) 150. D) 160.

45) O espetáculo de cores que é visualizado quando fogos de artifício são

detonados deve-se a presença de elementos químicos adicionados a pólvora. Por exemplo, a cor amarela é devido ao sódio; a vermelha, ao estrôncio e ao cálcio; a azul, ao cobre; a verde, ao bário; e a violeta, ao potássio. Sobre os elementos químicos mencionados no texto, é CORRETO afirmar:

A) O sódio e o cálcio são metais alcalinos. B) O estrôncio e o bário são metais alcalino-terrosos. C) O potássio e o bário são metais alcalino-terrosos. D) O cálcio é metal alcalino, e o cobre é metal de transição.

Page 21: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 21

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 46 a 68

Texto correspondente às questões 46 e 47:

War of the Worlds

A pretty scary read, War of the Worlds by Mark Slouka (Little, Brown) can make your hair stand on end. It is nothing less that an alarm call that there is a danger of whole societies, computer-drunk, swapping living in the uncomfortable real world for that of life in virtual reality or cyberspace. The latter, of course, is controllable, full of pleasure and free from moral constraints. Already there is a term for those who find such an idea horrifying, It is PONA, a Person Of No Account. The thesis is plausible. The price, for a slim paperback, is not.

[New Scientist, 2 March 1996]

Help vocabulary: scary: assustador(a), pretty: belo(a); hair: cabelo; whole:

inteiro(a).

46) Segundo o texto, War of the Worlds pode

A) inquietar o leitor B) intrigar o leitor C) aterrorizar o leitor D) empolgar o leitor

47) Em War of the Worlds, o autor

A) alerta para o perigo de uma guerra que utilize os recursos da cibernética. B) prova que não há nada mais alarmante do que sociedades inteiras

inebriadas pela realidade virtual. C) adverte sobre o risco de sociedades inteiras adotarem a realidade virtual

em substituição à vida real. D) faz a apologia de uma sociedade totalmente embriagada pela cibernética.

48) I couldn't talk to the boss. He was ______________ busy. Choose the correct

answer: A) a lot of B) enough C) much D) too

Page 22: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

22 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

49) Leia:

... eu gostava muito de passeá... saí com as minhas colegas brincá na porta di casa di vôlei ... andá de patins bicicleta ... quando eu levava um tombo ou outro eu era a ::... a palhaça da turma . ((risos)) eu acho que foi uma das fases mais ... assim... gostosas da minha vida... essa fase de quinze ... dos meus treze aos dezessete anos ...

A.P.S. , sexo feminino, 38 anos, nível do ensino fundamental. Projeto Fala Goiana, UFG, 2010 (inédito)

Um aspecto da composição estrutural que caracteriza o relato pessoal de A.P.S. como modalidade falada da língua é A) predomínio de linguagem informal entrecortada por pausas. B) vocabulário regional desconhecido em outras variedades do português. C) realização do plural conforme as regras da tradição gramatical. D) ausência de elementos promotores de coesão entre os eventos narrados.

50) Leia:

Em meados do século XIX, a palavra "samba" definia diferentes tipos de música introduzidos pelos escravos africanos, desde o Maranhão até São Paulo. O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no estado do Rio, onde ganhou novos contornos, instrumentos e histórico próprio, de forma tal que o samba moderno, como gênero musical, surgiu no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro (a capital brasileira de então). Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem ao samba moderno. [...] O termo "escola de samba" é originário deste período de formação do gênero. O termo foi adotado por grandes grupos de sambistas em uma tentativa de ganhar aceitação para o samba e para as suas manifestações artísticas; o morro era o terreno onde o samba nascia e a "escola" dava aos músicos um senso de legitimidade e organização que permitia romper com as barreiras sociais.

Disponível em: <http:// www.sambacarioca.com.br/historia-<lo-samba.html>. Acesso em: 03 mar. 2013 (Adaptação)

O texto anterior constitui-se como uma estrutura essencialmente dissertativa/expositiva, pois A) Apresenta uma reflexão crítica sobre um fato particular: o surgimento do

samba. B) Propõe uma ampla caracterização da gênese do samba como um

movimento artístico. C) Expõe uma comparação entre as raízes do samba e sua oficialização

cultural na década de 1930.

Page 23: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 23

D) Explicita uma temática e defini-se a partir do objetivo de informar sobre esse tema.

51) Leia:

- Não quero mais gramática, nem literatura aquií,.. Nada! Nada! De lado essas porcarias' todas ... Coisa para o povo, é que eu quero! [...]

- Mas, doutor ... - Ora, Lobo! Já vem você ... - Mas, doutor, a língua é uma cousa sagrada. O culto da língua é um

pouco o culto da pátria. Então o senhor quer que o seu jornal contribua para corrupção deste lindo idioma de Barros e Vieira ...

- Qual Barros, Qual Vieira! Isto é brasileiro - causa muito diversa! - Brasileiro. doutor! - falou mansamente o gramático. Isto que se fala aqui

não é língua, não é nada: é um vazadouro de imundícies. Se Frei Luís de Sousa ressuscitasse, não reconheceria a sua bela língua nesse amálgama, nessa mistura diabólica de galicismos. africanlsrnos, indianismos, anglicismos, cacotecnias, hiatos, colisões ... Um inferno! Ah, doutor! Não se esqueça disto: os romanos desapareceram, mas a sua língua ainda é estudada.

BARRETO. Lima. Recordações do escrivão Isaias Caminha. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

No fragmento do romance de Lima Barreto, é possível perceber, por parte da personagem Lobo, um modo de se relacionar com a língua. Essa relação pode ser traduzida por uma postura A) Nacionalista, que defende uma língua brasileira sem estrangeirismos. B) Inovadora, que questiona o tradicionalismo dos gramáticos

conservadores. C) Questionadora, que demanda expressões coloquiais nos textos

jornalísticos. D) Tradicionalista, que defende, de modo preconceituoso, a sacralidade da

língua.

Leia o texto para as duas questões que se seguem:

(...) A rigor, Tolstói acusa a arte de servir como legitimadora das desigualdades sociais, reforçar as distinções de classe e realimentar o mecanismo que reproduz as estruturas da sociedade.

Com isso em mente, podemos entender melhor, por exemplo, a marcante tendência antiartística presente na prosa de Tolstói desde os seus primeiros textos. Os Contos de Sebastópol, por exemplo, escritos na década de 1850, recapitulam episódios da árdua campanha militar russa na Crimeia e no Cáucaso, da qual Tolstói participou como oficial. Sem respeitar fronteiras ou hierarquias, esses três contos já misturam ficção, memória, reportagem, etnografia, polêmica e relato de viagem, numa prosa que tende a ser despojada de requintes poéticos e até bruta, na sua objetividade. "Nunca vi lábios cor de coral, mas vejo lábios da cor de tijolo", diz numa anotação, feita à margem de seus rascunhos de Infância, livro de memórias escrito pouco antes.

Page 24: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

24 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

(Rubens Figueiredo, ''Tolstói: a literatura que não é literatura". http://revistacult.uol.com.br/novo/dossie.asp?edtCode=OD3CE 3B5-1377-489F-94CA-

915A9A441292&nwsCode=B075C953- 4359-46ED-9B20-9BA5C20BB07C. Acesso em: 14/3/2009.) 52) A oposição que Tolstói faz entre "cor de coral" e "cor de tijolo" revela a sua

predileção por A) temas mórbidos e de mau gosto, típica de escritores românticos. B) um estilo literário mais voltado para a linguagem figurada do que para

idealizações. C) elementos biográficos como material de literatura, em detrimento dos

elementos puramente fictícios. D) um estilo literário menos idealizado, mais simples e direto e, assim, mais

próximo da realidade.

53) O título do artigo, "Tolstói: a literatura que não é literatura", permite perceber a oposição entre duas concepções de literatura - "a literatura que é literatura", que o autor russo criticava, e "a literatura que não é literatura", que ele defendia. Tal oposição pode ser resumida nos seguintes termos: A) Preocupação com a ciência x preocupação com a religião. B) Visão do belo como sofisticação e refinamento x visão do belo como

objetividade e despojamento. C) Valorização da política x valorização da religião. D) Utilização de matéria ficcional x utilização de matéria jornalística.

54) Leia:

Se o besouro não fosse tão desgracioso, poderia servir de metáfora perfeita para a situação da dança contemporânea no Brasil. Afinal, segundo

as leis da aerodinâmica, esse rechonchudo inseto não poderia voar. Ele ignora o interdito científico. Simplesmente abre as diminutas e frágeis asas guardadas sob a pesada carapaça e... voa!

Embora os bailarinos costumem cultivar corpos esguios e os coreógrafos

tenham a felicidade de criar. Se, afinal e embora, em destaque no texto, indicam, respectivamente, A) hipótese, conclusão e contraste. B) ressalva, condição e oposição. C) Contraste, hipótese e esclarecimento. D) prioridade, dúvida e recapitulação.

Page 25: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 25

55) Em um jornal impresso, há diversos tipos de texto: artigo, crítica, crônica , editorial, notícia, reportagem, entre outros. Cada um deles tem suas características. Leia com atenção os esclarecimentos que o jornal Folha de S. Paulo, em seu Manual da Redação, dá sobre dois desses gêneros jornalísticos.

Editorial: texto que expressa a opinião do jornal e nunca é assinado; deve

ser enfático, equilibrado e informativo, apresentar com concisão a questão a ser tratada, desenvolver os argumentos defendidos pelo jornal e refutar os contrários.

Notícia: puro registro dos fatos, sem opinião. A exatidão é o elemento-

chave da notícia [...]

(Manual da Redação: Folha de S. Paulo. Texto adaptado.)

De acordo com as distinções feitas, assinale a alternativa que contenha um fragmento com características de um editorial. Todos os fragmentos foram extraídos do jornal Folha de S. Paulo de 13/6/2004. A) "O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi

Annan, disse ontem, em São Paulo, que o mundo se tornou mais desigual nas últimas décadas. Annan criticou ainda a dificuldade que os países em desenvolvimento encontram para ter acesso aos mercados ricos."

B) "Os bancos que atuam no Brasil conseguem registrar níveis de rentabilidade que superam os verificados em grandes bancos americanos. No ano passado, pela primeira vez na história, os resultados sobre o desempenho dessas instituições no país superaram o obtido pelos bancos nos EUA."

C) "Com a realização da Parada do Orgulho Gay, as atividades do evento Domingo na Paulista foram transferidas para o Parque Trianon. Entre as 9h e as 12h, haverá aulas de educação ambiental, jogos de salão (mesas de dama, xadrez e dominó), trilhas monitoradas, tai chi chuan, dança japonesa, entre outras atrações."

D) "A realização do plebiscito para decidir se o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve ou não deixar o cargo antes do final de seu mandato representa um passo importante para a preservação do processe democrático. Mas não se deve nutrir a ilusão de que é consulta popular bastará para arrefecer a tensão política no país vizinho."

Page 26: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

26 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

56) Leia:

Texto I.

O professor deve ser um guia seguro, muito senhor e sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na "língua brasileira", refúgio nefasto confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?

ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).

Texto II

Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular, pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.

REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.

Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que

A) os dois textos defendem a ideia de que o estudo da gramática deve ter o

objetivo de ensinar as regras prescritivas da língua. B) a questão do português falado no Brasil é abordada nos dois textos, que

procuram justificar como é correto e aceitável o uso coloquial do idioma. C) o primeiro texto enaltece o padrão estrito da língua, ao passo que o

segundo defende que a linguagem jornalística deve criar suas próprias regras gramaticais.

D) o primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da língua, enquanto o segundo defende uma adequação da língua escrita ao padrão atual brasileiro.

57) Leia:

Desabafo

Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

Page 27: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 27

CARNEIRO. J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento)

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto de uma sobre outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois,

A) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código. B) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito. C) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem. D) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.

58) Leia:

Para não causar ainda mais polêmica, Darwin preferiu não incluir no livro [A origem das espécies] a hipótese da ancestralidade comum de homens e chimpanzés. No entanto, bastava imaginar as consequências do evolucionismo para chegar a essa conclusão. Na Grã-Bretanha, a reação da igreja anglicana à seleção natural foi imediata e devastadora. Darwin entregou sua defesa a Thomas Huxley, conhecido como o "Buldogue de Darwin". O debate mais famoso foi travado na Universidade de Oxford, entre Huxley e o bispo Samuel Wilberforce, em 1860. Num dado momento, Wilberforce se virou para Huxley e perguntou: "É do lado do seu avô ou do lado da sua avó que o senhor defende descender de um macaco?" Huxley se levantou. "Caso o senhor me perguntasse se eu preferiria ter um macaco miserável como avô", disse, "ou um homem altamente educado na ciência e de grandes posses e influência, como o senhor, e que ainda assim emprega estas faculdades com a mera intenção de introduzir o ridículo em uma grave discussão científica, eu não hesitaria em afirmar minha preferência pelo macaco. "

(Peter Moon. "Darwin estava errado?" Época, p. 63, 9/212009.)

Da resposta de Huxley a Wilberforce, pode-se inferir que:

A) ridicularizar o oponente em um debate é um recurso que compromete a argumentação.

B) a validade de uma teoria depende de critérios relativos e subjetivos. C) a verdade só pode ser alcançada quando todos os pontos de vista forem

aceitos. D) falso e verdadeiro são valores que variam de uma cultura para outra.

59) (UFJF) Antítese é uma figura de linguagem que expressa a aproximação de

ideias opostas mas não conflituosas. Assinale a alternativa que melhor indica a presença de antítese.

A) “Adverte, para, pois precipitado Como soberbo, como o meu cuidado,”

B) “Toma atrás, considera discursivo, Que esse curso, que levas apressado,”

C) “Que teu desejo conseguir procura, Logra o ditoso fim do pensamento.”

Page 28: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

28 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

D) “Que tendo venturoso o nascimento, Não acha assim ditosa a sepultura.’

60) (UFSJ) Leia o soneto abaixo:

Se sou pobre pastor, se não governo Reinos, nações, províncias, mundo, e gentes; Se em frio, calma, e chuvas inclementes Passo o verão, outono, estio, inverno;

Nem por isso trocara o abrigo terno Desta choça, em que vivo, coas enchentes Dessa grande fortuna: assaz presentes Tenho as paixões desse tormento eterno.

Adorar as traições, amar o engano, Ouvir dos lastimosos o gemido, Passar aflito o dia, o mês, e o ano;

Seja embora prazer; que a meu ouvido Soa melhor a voz do desengano, Que da torpe lisonja o infame ruído.

Nesse soneto de Cláudio Manuel da Costa, a voz poética se afasta da estética do Arcadismo porque

A) introduz a visão idealizada do amor. B) abusa da religiosidade típica do Barroco. C) usa imagens de sofrimento e do locus horrendus. D) busca apresentar a superioridade do poeta.

61) (UFSJ) Leia o soneto abaixo.

Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incêndio em mares de água disfarçado; Rio de neve em fogo convertido.

Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal em chamas derretido.

Se és fogo como passas brandamente, Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente!

Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria.

A linguagem utilizada pelo poeta Gregório de Matos para abordar a temática amorosa é a

A) paródica. B) sarcástica.

Page 29: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 29

C) equilibrada. D) antitética.

62) Leia: Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha-se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma "desintoxicação". Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais - sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Claudia. Nº 7, ano 48, juI.2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função social especifica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é A) vender um produto anunciado. B) ensinar os cuidados com a saúde. C) expor a opinião de leitores em um jornal. D) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

63) (UPF–2012) Na poesia de Cláudio Manuel da Costa verifica-se um conflito entre as solicitações da poética neoclássica ou árcade, que o levam a conceber artificialmente uma paisagem _________________, e o sentimento nativista do escritor, que o impele a aproveitar artisticamente a paisagem ______________ de sua pátria. A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto anterior é: A) amena - bucólica B) rústica - bucólica C) bucólica - rústica D) rústica – amena

Page 30: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

30 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

64) Leia:

O homem: o ser e o fazer [...] Veio o Filho de Deus do céu à terra a salvar o mundo; e sempre andava acompanhado, e seguido dos mesmos homens a quem veio salvar. Seguiam-no os apóstolos, que eram doze; seguiam-no os Discípulos, que eram setenta e dois; seguiam-no as turbas, que eram muitos milhares: e quem era aqui o que servia, ou era servido? O mesmo Senhor o disse: [...]. Eu não vim a ser servido, senão a servir. E todos estes que me seguem e me assistem, todos estes que eu vim buscar, e me buscam, eu sou o que os sirvo a eles, e não eles a mim. Era Cristo mestre, era médico, era pastor, como ele disse muitas vezes. E estes mesmos são os ofícios em que servem aos gentios e cristãos aqueles ministros do Evangelho. São mestres porque catequizam e ensinam a grandes e pequenos, e não uma, senão duas vezes no dia; e quando o mestre está na aula ou na escola, não são os discípulos os que servem ao mestre, senão o mestre aos discípulos. São médicos porque não só lhes curam as almas, senão também os corpos, fazendo-o lhes o comer e os medicamentos e aplicando-lhos por suas próprias mãos às chagas, ou às doenças, por asquerosas que sejam, e quando o médico cura os enfermos, ou cura deles, não são os enfermos os que servem o médico, senão o médico, senão aos enfermos. São pastores porque têm cuidado de dar o pasto às ovelhas e a criação aos cordeiros, vigiando sobre todo o rebanho de dia e de noite: e quando o pastor assim o faz, e nisso se desvela, não são as ovelhas as que servem ao pastor, senão o pastor às ovelhas. Mas porque isto não serve aos lobos, por isso dizem que os pastores se servem. [...]

VIEIRA, Padre Antônio. Sermões Escolhidos. Sermão da Epifania ou do Evangelho – VI. Org. e Coord. José Verdasca. São Paulo: Martin Claret, 2006, p. 171-172.

O texto faz referência ao Filho de Deus cuja missão

A) restringia-se à atividade de pastor, uma vez que, vivendo no campo, precisava alimentar ovelhas e cordeiros.

B) voltava-se apenas para a cura de enfermos que lhe pediam socorro. C) resumia-se à cura das almas, catequizando os cristãos. D) direcionava-se para a salvação do mundo, exercendo, por vezes, o papel

de catequizador, de médico e de vigia dos homens.

Page 31: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 31

65) Leia os poemas para responder a questão:

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: – Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

Discreta e formosíssima Maria

Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:

Enquanto com gentil descortesia O ar, que fresco Adônis te namora, Te espalha a rica trança voadora, Quando vem passear-te pela fria:

Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota a toda ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada.

Oh não aguardes, que a madura idade Te converta em flor, essa beleza Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.

Gregório de Matos Guerra

De acordo com a leitura dos poemas pode-se afirmar que:

A) Os dois poemas retratam a passagem do tempo. B) Cecília expõe a sua angústia por meio de antíteses e paradoxos, figuras

pouco comum na poética de Gregório de Matos. C) Os dois poemas apresentam o eu lírico conformado diante da mudança

inexorável da vida. D) No primeiro poema, o eu lírico se tornou mais emotivo com as mudanças

sofridas através do tempo.

Page 32: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

32 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

66) Nos textos a seguir, o escrivão da frota cabralina, Pero Vaz de Caminha, e o

poeta Olavo Bilac apresentam imagens simbólicas do Brasil.

Texto I

“Esta terra, senhor, [...] De ponta a ponta é toda praia redonda... muito chã e muito formosa. Pelo sertão, nos pareceu, vista do mar, muito grande; porque a estender d’olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. [...] a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho. [...] As águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem.”

(CAMINHA apud CASTRO, Silvio. A carta de Pero Vaz de Caminha: o descobrimento do Brasil. 2. ed. São Paulo: L&PM Editores, 1987. p. 97-98.)

Texto II

“Ama com fé e orgulho a terra em que nascestes! Criança, jamais verás país como este! Olha que céu, que mar, que floresta! A natureza, aqui perpetuamente em festa, é um seio de mãe a transbordar carinhos.”

(OLAVO BILAC apud CHAUÍ, Marilena. O mito fundador do Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 mar. 2000. Caderno Mais!, p. 1.)

Com base nos textos, assinale a alternativa que apresenta a compreensão dos autores sobre o Brasil.

A) Tanto para Caminha quanto para Bilac, a imensa e esplendorosa natureza

do Brasil constitui-se em um elemento negativo, já que a imagem de perigo sobrepõe-se à de Paraíso.

B) A presença de elementos míticos do Paraíso Terrestre restringe-se à descrição de Caminha, pois no poema de Bilac a nossa identidade e grandeza desligam-se do plano natural.

C) A descrição de Caminha sobre a natureza inaugurou uma visão do Brasil associada ao mito do Paraíso Terrestre, visão essa que permaneceu no poema de Bilac num tom ufanista.

D) Tanto o escrivão quanto o poeta construíram imagens do Brasil em desarmonia com sua natureza, defendendo que somente a extensão territorial era digna de

Page 33: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 33

67) (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados nos pajés não crendo mais, nem suas danças rituais, nem seus mágicos cuidados.

(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [Tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.] p. 110)

Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:

A) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.

B) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.

C) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.

D) Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.

68) (UFRRJ) TEXTO:

Lira XXX

Junto a uma clara fonte a mãe do Amor se sentou; encostou na mão o rosto, no leve sono pegou.

Cupido, que a viu de longe, contente ao lugar correu; cuidando que era Marília, na face um beijo lhe deu.

Acorda Vênus irada: Amor a conhece; e então, da ousadia que teve assim lhe pede perdão:

- Foi fácil, ó mãe formosa, foi fácil o engano meu; que o semblante de Marília é todo o semblante teu.

(In: GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Rio de Janeiro, Edições de Ouro, [s/d].p.86-87.)

A reação de Vênus, descrita no poema, se deve ao fato de ter sido

A) confundida por Cupido. B) acordada por Amor.

Page 34: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

34 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

C) reconhecida por Amor. D) identificada por Cupido.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 69 a 90

69) (SEAP1102/001-AgSegPenClasseI-VI-2012) Em um concurso participaram

3000 pessoas e foram aprovadas 1800. A razão do número de candidatos aprovados para o total de candidatos participantes do concurso é

A) 2/3 B) 3/5 C) 5/10 D) 2/7

70) Três navios fazem viagens entre dois portos. O primeiro a cada 4 dias, o segundo a cada 6 dias e o terceiro a cada 9 dias. Se esses navios partirem juntos, depois de quantos dias voltarão a sair juntos, novamente?

A) 36 dias B) 40 dias C) 30 dias D) 38 dias

71) Em uma casa há quatro lâmpadas, a primeira acende a cada 27 horas, a

segunda acende a cada 45 horas, a terceira acende a cada 60 horas e a quarta só acende quando as outras três estão acesas ao mesmo tempo. De quantas em quantas horas a quarta lâmpada vai acender?

A) 525 horas B) 530 horas C) 535 horas D) 540 horas

72) Dois ciclistas saem juntos, no mesmo instante e no mesmo sentido, do mesmo

ponto de partida de uma pista circular. O primeiro dá uma volta em 132 segundos e o outro em 120 segundos. Calcule os minutos que levarão para se encontrar novamente.

A) 22 B) 60 C) 120 D) 132

Page 35: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 35

73) (VUNESP) Em uma floricultura, há menos de 65 botões de rosas e um

funcionário está encarregado de fazer ramalhetes, todos com a mesma quantidade de botões. Ao iniciar o trabalho, esse funcionário percebeu que se colocasse em cada ramalhete 3, 5 ou 12 botões de rosas, sempre sobrariam 2 botões. O número de botões de rosas era

A) 54. B) 56. C) 58. D) 62.

74) Uma empresa lançou no mercado uma garrafa de refrigerante com 3,25 litros.

Uma família comprou uma garrafa desse refrigerante e durante o almoço consumiu 2/5 do total. No jantar foram consumidos 2/3 do que ainda estava na garrafa. Em relação à capacidade total da garrafa, a fração que representa corretamente a quantidade de refrigerante que restou dentro da garrafa, após o jantar, é A) 2/5 B) 2/3 C) 3/4 D) 1/5

75) Em uma papelaria, a razão entre o número de cadernos com 200 folhas e o

número de cadernos com 100 folhas, nessa ordem, é 5/7. Se essa papelaria comprar mais 20 cadernos com 200 folhas e 60 cadernos com 100 folhas, a razão entre o número de cadernos com 200 folhas e o número de cadernos com 100 folhas, nessa ordem, passará a ser 5/9. O número total de cadernos dessa papelaria após a compra será

A) 186. B) 148. C) 224. D) 244.

76) Uma pessoa comprou um frasco de adoçante líquido e, em cada cafezinho

que bebe, coloca 8 gotas desse adoçante. Se essa pessoa colocasse 5 gotas em cada cafezinho, conseguiria, com esse mesmo frasco de adoçante, adoçar 300 cafezinhos a mais. O número total de cafezinhos que podem ser adoçados, utilizando-se 5 gotas desse adoçante em cada um deles, é

A) 700. B) 800.

Page 36: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

36 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

C) 750. D) 900.

77) No estoque de uma empresa, há quatro caixas: A, B, C e D, cada uma delas com determinado número de peças. O encarregado de registrar em uma tabela o número de peças por caixa esqueceu o número exato de peças da caixa B e da caixa C, mas lembrou que na caixa C havia 2 peças a menos que na caixa B e registrou essas informações na seguinte tabela:

Sabendo que, na média, o número de peças por caixa é 45, pode-se concluir que o número de peças das caixas B e C são, respectivamente,

A) 41 e 39. B) 42 e 40. C) 40 e 38. D) 44 e 42.

78) (UBAU1201/001-AssistInformática-II-Ed-06–2012) Um atleta já percorreu o

mesmo percurso de uma corrida por dez vezes. Em duas vezes seu tempo foi de 2 h 25 min. Em três vezes percorreu o percurso em 2 h 17 min. Por quatro vezes seu tempo foi de 2 h 22 min e em uma ocasião seu tempo foi de 2 h 11 min. Considerando essas marcações, o tempo médio desse atleta nessas dez participações é

A) 2 h 18 min. B) 2 h 20 min. C) 2 h 21 min. D) 2 h 24 min.

79) (UNIFAP) O dono de um canil vacinou todos os seus cães, sendo que 80% contra parvovirose e 60% contra cinomose. O porcentual de animais que

foram vacinados contra as duas doenças é: A) 40% B) 45% C) 42% D) 43%

Page 37: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 37

80) (PMES0802/01-SoldadoPM-2ªClasse-MilitarEstadual(Masc)–2008) Um atleta deu 5 voltas ao redor de uma pista de corrida. O tempo de cada volta está registrado na tabela.

O tempo total gasto nessas 5 voltas foi

A) 8 min e 40 seg. B) 9 min e 35 seg. C) 10 min e 20 seg. D) 10 min e 50 seg.

81) (FCC–2012) Um motorista, partindo de uma cidade A deverá efetuar a entrega de mercadorias nas cidades B, C e D. Para calcular a distância que deverá percorrer consultou um mapa indicado na figura, cuja escala é 1: 3000000, isto é, cada centímetro do desenho corresponde a 30 quilômetros no real.

Então, para ir de A até D ele irá percorrer um total de

A) 180 km. B) 360 km. C) 400 km. D) 520 km.

82) (UFSE) Os senhores A, B e C concorriam à liderança de certo partido político.

Para escolher o líder, cada eleitor votou apenas em dois candidatos de sua preferência. Houve 100 votos para A e B, 80 votos para B e C e 20 votos para A e C. Em consequência A) venceu A, com 120 votos. B) A e B empataram em primeiro lugar

Page 38: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

38 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

C) venceu B, com 140 votos. D) venceu B, com 180 votos.

83) (INFO) Após um jantar, foram servidas as sobremesas X e Y. Sabe-se que das 10 pessoas presentes, 5 comeram a sobremesa X, 7 comeram a sobremesa Y e 3 comeram as duas. Quantas não comeram nenhuma das sobremesas?

A) 1 B) 2 C) 3 D) 4

84) (UFBA) 35 estudantes estrangeiros vieram ao Brasil. 16 visitaram Manaus; 16, S. Paulo e 11, Salvador. Desses estudantes, 5 visitaram Manaus e Salvador e, desses 5, 3 visitaram também São Paulo. O número de estudantes que visitaram Manaus ou São Paulo foi: A) 29 B) 24 C) 11 D) 8

85) Considere a equação 2(3x-2) + m(x-1) = m, na incógnita x. A constante real m de modo que o número -1 seja solução dessa equação é: A) -10/3 B) – 10 C) 10/3 D) 10

86) Meu irmão é cinco anos mais velho do que eu. O triplo da minha idade, somando ao dobro da idade dele, dá 100 anos. Qual a minha idade? A) 16 anos B) 17 anos C) 18 anos D) 19 anos

87) Pense em um número inteiro, tal que três vezes o quadrado desse número

menos o dobro desse número seja igual a 40. Qual é esse número? A) 2 B) 4 C) 6 D) 7

Page 39: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

SIMULADO 1ª Série – 2014

SISTEMA EQUIPE DE ENSINO Ensino Médio 39

88) Observe a figura dada, sabe-se que r // s.

O suplemento do ângulo x mede:

A) 18º B) 72º C) 162º D) 108º

89) Na figura a seguir as semi-retas AO e OB são opostas e x - 2y = 21º. Então podemos concluir que os ângulos AOC e BOC são ...................... e que x é igual .....................

A) congruentes - 53º B) suplementares - 127º C) congruentes - 127º D) suplementares - 53º

Page 40: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - Questões de 1 a 22 · 2018. 12. 28. · C) Considere dois mapas do estado de Minas Gerais. O mapa A está na escala 1:2.500.000 e o mapa B

1ª Série – 2014 SIMULADO

40 Ensino Médio SISTEMA EQUIPE DE ENSINO

90) No triângulo ABC desta figura, BÂC = 80º, �̂� = 60º, 𝐴𝐾̅̅ ̅̅ é uma altura e 𝐶𝑆̅̅̅̅ é

uma bissetriz interna.

O valor de é:

A) 140º B) 120º C) 110º D) 130º