cidades utópicas da atualidade

19
Cidades Utópicas da Atualidade Ademir, Alvino, Edson e Leonardo

Upload: edson-gustavo

Post on 09-Dec-2014

117 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Cidades Utópicas da Atualidade

Ademir, Alvino, Edson e Leonardo

Tianjin Eco-city Primeira cidade totalmente ecológica; Capacidade para 350 mil hab.; Desenvolvido pelo Grupo de

Planejamento Urbano Surbana (criação de habitats sustentáveis);

A partir das normas nacionais, foram selecionados 26 indicadores de desempenho que devem alcançar seu nível máximo:- Uma boa qualidade do ar, na água potável e nas massas de água da eco-cidade.- Níveis para poluição sonora e emissão de carbono por unidade de PIB.- Prejuízo líquido em zonas úmidas naturais. Ou seja, que não haja uma diferença na umidade com o passar dos anos.

- Proporção de construções ecologimente corretas, aquelas certificadas com o selo Green Buildings.- Obrigatoriedade de que 70% da flora seja de plantas nativas.- O espaço verde público deve ser de pelo menos 12 metros quadrados por pessoa.- O consumo diário de água por dia cada pessoa não deve exceder 120 litros em 2013.- A quantidade de resíduos domésticos gerados por cada pessoa não deve exceder 0,8 kg por dia.- Pelo menos 90% das viagens dentro da eco-cidade deverão ser feitos com veículos não poluentes ou com uma baixíssima taxa de poluição.

- Pelo menos 60% do total de resíduos deverão ser reciclados até 2013.- As áreas de lazer devem estar a no máximo 500 metros de qualquer cidadão.- A eco-cidade deve seguir 100% os princípios da acessibilidade universal.

- - 20% das moradias sejam na forma de habitação pública subsidiada em 2013.- Uso de energias renováveis, como solar e geotérmica, entre outras.- 50% do abastecimento de água seja de água dessalinizada ou reciclada.- Deve haver pelo menos 50 cientistas e engenheiros por cada 10.000 trabalhadores na cidade.

- Manter um consumo saudável e ecologicamente seguro através de operações de baixo carbono.- Adotar políticas inovadoras que promovam a colaboração regional e melhorar o ambiente das regiões vizinhas.- Dar destaque à cultura ribeirinha para preservar o patrimônio cultural e histórico, que manifeste a sua singularidade.- Complementar o desenvolvimento das indústrias de reciclagem e promover o desenvolvimento ordenado das regiões vizinhas.

Plano Diretor Baseado em um desenvolvimento

sustentável; Sub-centros para melhores

oportunidades de emprego e reduzir a necessidade de deslocamento;

Eco-Cell, integra os diferentes usos de solo num espaço de 400m²;

Objetivo: Diminuir os movimentos pendulares;

E para proporcionar oportunidades de emprego para os moradores e reduzir sua necessidade de deslocamento, foi criado sub-centros comerciais em cada uma das áreas suburbanas.

Busca-se a necessidade de encontrar um bom equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico.

Outro destaque do Plano Diretor é um “Eco-Valley” que atravessa a cidade ecológica e fará a conexão norte-sul. Ele servirá como uma espinha verde e vai conectar os nós de trânsito grave, áreas residenciais, centros comunitários e centros comerciais de modo que a população também faça uso do transporte aquático.

Masdar CityA extravagante

cidade “verde” do futuro

- Masdar City é a primeira cidade genuinamente planejada no mundo é a primeira cidade 100% sustentável;

- Após dez anos de estudos, começou a ser construída em 2006;

Masdar City

- Ela está localizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes, em pleno deserto. Cerca de 17 quilômetros a leste-sudeste do centro de Abu Dhabi.

- A cidade será apenas cerca de 6 quilômetro de áreas

- vai contar apenas com energia solar e outras fontes de energias renováveis.

- Masdar city nasceu para diversificar a base econômica do Emirado, abrindo portas para novas indústrias e empresas de tecnologias

- Entre os recursos disponíveis aos residentes estão carros elétricos que se movimentam sem o auxílio de motoristas, ruas resfriadas por uma gigantesca torre eólica e até mesmo uma “polícia verde” responsável por gerenciar o gasto de energia dos moradores.

Polícia verde:

- O compromisso de Masdar com o baixo de consumo de energia é tanto que a cidade chegou a desenvolver uma força policial especializada no assunto

- Toda vez que um estudante usa uma máquina, abre a geladeira ou deixa uma lâmpada acessa, envia dados a uma central inteligente responsável por controlar o consumo de energia durante todo o dia.

- Caso detecte alguma anormalidade, um dos operadores do sistema pode interromper durante tempo indeterminado os privilégios de algum apartamento

Além disso, sensores inteligentes desligam automaticamente chuveiros após alguns minutos de uso, assim como geladeiras, fogões e luzes que ficam ligados durante muito tempo.

Menor consumo de água e produção reduzida de lixo, além da produção de carbono ser praticamente nula

Desenvolvimento constante

A segunda fase da construção de Masdar City, com fim programado ainda para 2011, vai adicionar 222 novos apartamentos, além de novas ruas e lojas à cidade. Em 2013, deve ser finalizada a construção da nova sede da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), com custo aproximado de US$ 800 milhões.

Masdar será uma cidade única atraindo a atenção de todo o mundo. Os melhores cientistas e pesquisadores de sustentabilidade ambiental estão trabalhando juntos para tornar Masdar uma experiência de sucesso em sustentabilidade urbana