chapa 1 - conhecimento e experiência

4
Conhecimento e Experiencia CHAPA 1 Wanderlei e Carminati Conselho Deliberativo ELOS DE 23/05 a 03/06 2016 Plano BD/Eletrosul ^

Upload: paulo-guilherme-horn

Post on 29-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Chapa 1 - Conhecimento e experiência

Conhecimento e Experiencia

CHAPA 1Wanderlei e Carminati

Conselho Deliberativo

ELOSDE 23/05 a 03/06

2016Plano BD/Eletrosul

^

Page 2: Chapa 1 - Conhecimento e experiência

CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional da ELOS. En-tre outras atribuições, compete ao Conselho Deliberativo, decidir sobre matérias funda-mentais para a sustentabilidade da fundação, tais como:

A política geral de administração da Elos e dos seus Planos de Benefícios,

As alterações de Estatuto e Regulamentos dos Planos,

Os Planos de Custeio, programas orçamentários e suas alterações;

A política de investimentos e Plano de Aplicação de Recursos;

A autorização para investimentos que envolvam valores iguais ou superiores a 5% (cinco por cento) dos recursos garantidores de cada plano;

Contratação e destituição de auditoria externa, bem como, as de caráter eventual que visam avaliar os controles internos da entidade de maneira independente;

Premissas e hipóteses adotadas nas avaliações e cálculos atuariais dos planos de benefícios no tocante às hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras;

O QUE FAZ O CONSELHO DELIBERATIVO?

ADQUIRIDOS AO LONGO DE UMA HISTÓRIA DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES E PARTICIPANTES ATIVOS E ASSISTIDOS DA FUNDAÇÃO ELOS

Page 3: Chapa 1 - Conhecimento e experiência

Wanderlei LenartowiczWanderlei Lenartowicz é Técnico em Ele-

trotécnica pelo CEFETSC e Bacharel em Ad-ministração Pública pela UFSC. Ingressou na Eletrosul há 27 anos, como operador de SE em Joinville. Dirigiu a APOUS – Associação de Pro-fissionais Operadores em Usina e Subestações e integra a diretoria do Sindicato dos Eletricitá-rios do Norte de Santa Catarina, atualmente é presidente da entidade. Representou os sindi-catos que compõem a Intersul em diversas ne-gociações do Coletivo Nacional dos Eletricitá-rios com a Eletrobras. Eleito Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Eletrosul, como suplente de 2012 até 2013 e titular de 2013 a 2015. Fez curso para Con-selheiros de Administração no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

CONTATO: [email protected]

Jorge Felipe Carminati Grein é econo-mista. Aposentado, mora em Curitiba. Trabalhou por 30 anos na Eletrosul. Foi Ge-rente da Divisão Regional de Manutenção do Paraná. Foi diretor do sindicato dos Ele-tricitários de Curitiba de 1987 a 2003, re-presentante no núcleo regional da AAPE – Associação dos Aposentados da Eletrosul de Curitiba de 2012 a 2015. Foi membro do Conselho de Curadores da ELOS de 1995 a 1997, de 1998 a 2001 e de 2001 a 2008. Fez diversos cursos na área previdenciá-ria e participou de inúmeros congressos brasileiros para participantes de fundos de pensão. É sócio fundador da ANAPAR – Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão.

CONTATO: [email protected]

OS CANDIDATOS

Wanderlei e Carminati acumulam conhecimento e experiência administrativa, gerencial, previdenciária e de governança corporativa, adquiridos ao longo de sua atuação nas diversas organizações de defesa dos trabalhadores ativos e aposentados. Estarão comprometidos com a boa gestão da fundação, com os interesses da Elos junto às patrocinadoras, mas também com o real interesse dos participantes ativos e assistidos, perante a própria Fundação.

Page 4: Chapa 1 - Conhecimento e experiência

VOTE

OBJETIVOS E COMPROMISSOSNossas propostas no Conselho Deliberativo terão como objetivo direcionar as ações da Fundação Elos para:

Requerer junto às patrocinadoras a recomposição das reservas matemáticas nos casos de déficits decorrentes de medidas estruturais implementadas por decisão das patrocinadoras que já ocorreram e venham a ocorrer nos planos de benefícios.

Tomar medidas junto ao Ministério Público e outras esferas judiciais, no sentido de buscar o ajustamento de conduta das patrocinadoras para recomposição das reservas matemáticas nos casos de aumento de benefícios decorrentes de ações trabalhistas.

Rever as premissas atuariais utilizadas no sentido de torna-las aderentes a realidade e ao interesse dos participantes visando identificar precisamente o passivo atuarial e as reais necessidades de recomposição das reservas matemáticas.

Elevar o prazo utilizado para compor a média das contribuições no sentido de evitar distorções dos valores de benefícios a conceder ocasionadas por elevados aumentos salariais nos últimos meses de contribuição.

Estabelecer a ampliação do piso mínimo de complementação

Defender perante a PREVIC a manutenção das regras previstas no artigo 75 do regulamento do Plano BD-ELOS ELETROSUL, pelo qual a patrocinadora responde integralmente pelos custos adicionais ao plano de benefícios, decorrentes de Aposentadoria Especial ou com conversão de tempo de serviço especial em tempo de serviço comum.

Garantir transparência total dos atos da administração com uma comunicação clara, precisa e oportuna para todos os participantes ativos e assistidos em todas as áreas.

CONHECIMENTO E EXPERIENCIACHAPA 1

A REALIDADE ATUALNos últimos anos os participantes

da ELOS tem acompanhado sucessi-vas prestações de contas em que os resultados apresentados indicam dé-ficits, que de um ano para outro se alteram em razão das premissas ado-tadas nas avaliações atuariais.

Por outro lado, ações deliberadas e de responsabilidade exclusiva das patrocinadoras têm ocasionado o au-mento do passivo atuarial dos planos de benefício, sem o devido aporte fi-nanceiro para recomposição do ativo patrimonial.

^