chamada pública de seleção 01/2018 de-selecao... · estabelece normas e condições para o...

17

Upload: trannga

Post on 20-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores
Page 2: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Chamada Pública de Seleção 01/2018

Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no curso de pós-graduação - Laboratório de Gestão Cultural, ofertado pela Universidade Vale do Acaraú - UVA.

1. Da proposta e dos Objetivos do Curso

1. Apresentação

Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Laboratório de Gestão Cultural será realizado pela Universidade Vale do Acaraú - UVA, pela Quitanda das Artes, pela Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA SOBRAL e Instituto BR Arte. O projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Sobral.

O Laboratório de Gestão Cultural é um curso de formação voltado para gestores culturais, que busca não só apresentar novas dinâmicas do campo e orientar quanto ao uso de ferramentas de gestão, mas aliar conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente.

O curso será realizado ao longo de 12 meses, com uma carga horária de 460 horas/aula, distribuídas em disciplinas obrigatórias, seminários, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso. Além disso, compõem a formação complementar 24 h/a de seminários atrelados à prática profissional cotidiana dos gestores, contemplando desde elaboração de projetos culturais a discussões das políticas culturais, sistemas e indicadores da cultura, práticas de produção, circulação e difusão, dentre outros.

Criado em um contexto em que cultura e economia encontram-se cada vez mais alinhadas, o Laboratório de Gestão Cultural resultou da iniciativa pioneira do Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, que surgiu com o objetivo de oferecer formação profissional para produtores culturais do estado do Ceará, de modo a dinamizar o mercado de trabalho e potencializar a atuação desses profissionais no setor.

O Curso será estruturado com disciplinas que abordam as principais questões da área como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural.

A formatação do Laboratório de Gestão é ideal para qualificar e ressignificar o papel do gestor, por permitir que ele vá além da função administrativa para se efetivar como sujeito criativo, inovador e capaz de contribuir para a pluralidade e fruição cultural. Nesse sentido, o conteúdo programático do curso reúne análises e reflexões para construir um diagnóstico das instituições culturais e dos profissionais que nelas atuam.

Page 3: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Nesse contexto, o Laboratório de Gestão se consolida como uma iniciativa inovadora e fundamental para efetivar políticas culturais mais consistentes e eficazes, gerando resultados não só para o profissional, mas principalmente para o campo da cultura que se abre a uma forma diferente de atuar, pensando a gestão da cultura como meio para alcançar desenvolvimento social, humano, econômico e político.

2. Objetivo Geral

Contribuir para a qualificação profissional de gestores culturais, conselheiros de cultura e técnicos atuantes na iniciativa pública, privada e em instituições sem fins lucrativos, visando potencializar o universo cultural e dar subsídios teóricos e práticos para entender a ação e a política cultural, resultando em práticas inovadoras que valorizam a diversidade, democratizam o acesso à cultura e ampliam a fruição cultural.

2. Do público-alvo

O Laboratório de Gestão Cultural se destina aos profissionais com atividades na área de gestão, que possuam atuação comprovada em instituições culturais públicas e privadas e tenham disponibilidade para participação das aulas presenciais realizadas em Sobral. Serão disponibilizadas vagas para os gestores de Sobral, além de gestores de todo o Estado que possam comparecer às aulas presenciais no município.

O curso prioriza, ainda, gestores públicos de equipamentos culturais, técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros de cultura, além de representantes de núcleos de cultura e arte, agentes de instituições de relevância cultural sem fins lucrativos e técnicos e gestores de equipamentos privados.

A estrutura do curso prevê o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre participantes e docentes e traz discussões aprofundadas na área de gestão, exigindo um conhecimento prévio desse segmento por parte dos alunos.

3. Do tempo de duração

O curso terá início em 27 de julho com a aula inaugural e segue com as aulas

regulares a partir de agosto de 2018, seguindo com atividades mensais até agosto de 2019. As aulas serão presenciais, realizadas na Universidade Vale do Acaraú – UVA, na cidade de Sobral, compostas por 11 disciplinas (incluindo o trabalho de conclusão de curso) ministradas ao longo de 3 dias de cada mês, às sextas-feiras, sábados e domingos, conforme carga horária abaixo:

Sexta-feira: 8h às 12h | 13h às 17h Sábado: 8h às 12h | 13h às 17h Domingo: 8h às 12h * Carga horária total em sala de aula: 360 h/a

* Carga horária disponível para elaboração do trabalho de conclusão de curso: 100 h/a

Page 4: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

* Carga horária atividades complementares (Seminários) – 24h/a

As aulas ocorrerão em um final de semana a cada mês, podendo, eventualmente, acontecer no início e no final do mês (de acordo com previsão de feriados e tendo em vista o cumprimento da carga horária total do curso).

4. Da Metodologia

O Laboratório de Gestão Cultural ocorrerá ao longo de 12 meses, com aulas presenciais em Sobral. O curso é estruturado com uma carga horária de 460 horas-aula distribuídas em 360 horas presenciais e 100 horas de Trabalho de Conclusão de Curso.

As atividades ocorrerão em dois semestres letivos (agosto de 2018 a agosto de 2019) contemplando no programa do curso:

>>> Disciplinas obrigatórias, com aulas presenciais que ocorrerão mensalmente às sextas, sábados e domingos, nos turnos da manhã e tarde;

>>> Trabalho de conclusão de curso, que poderá consistir em artigo científico, projeto de pesquisa, monografia ou outro modelo de trabalho, a ser especificado pelo aluno junto ao orientador;

>>> Formação complementar, com 24 horas/aula destinadas à realização de 3 Seminários de Práticas em Gestão Cultural.

Estrutura das Disciplinas presenciais:

- Carga horária total: 460 horas/aula

- Total de disciplinas: 11 disciplinas, sendo 1 disciplina de 100h/a, 5 disciplinas de 20 h/a, 4 disciplinas de 40h/a e 1 disciplina destinada ao trabalho de conclusão de curso, de 100h/a.

(ver anexo Anexo IV – Mapa de disciplinas e calendário de aulas)

- Habilitação: Especialista em Gestão Cultural

- Duração: 12 meses com carga horária total 460 horas/aula.

* Os Seminários de Práticas em Gestão Cultural contarão com a presença de especialistas que abordarão as experiências práticas de gestão, além de painéis expositivos detalhando as práticas dos gestores participantes do curso.

5. Das vagas

Serão disponibilizadas 50 vagas para o curso, sendo 35 vagas para ampla

concorrência (abertas ao público) e as demais disponibilizadas para servidores e funcionários das instituições realizadoras.

Page 5: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

6. Das inscrições

Para ingressar no Laboratório de Gestão Cultural, o candidato deverá submeter-se ao Exame de Classificação, composto pela pré-seleção e seleção. O processo de inscrição é realizado através do site http://www.laboratoriosculturais.com , onde está disponível o formulário de inscrição e orientações para preenchimento.

As inscrições ocorrerão de 11 de maio a 11 de junho de 2018, sendo encerradas às 23h59min do dia 11 de junho.

1ª Etapa - Inscrição e Pré-seleção:

Para efetivação da inscrição no processo seletivo, o interessado deverá realizar o preenchimento do formulário, anexando toda a documentação comprobatória abaixo:

1. Currículo profissional; 2. Carta de intenção, com descritivo das motivações que o levam a interessar-se pelo

curso; 3. Termo de compromisso (ANEXO II), formalizando a disponibilidade para frequentar as

atividades do Curso durante o período de realização das disciplinas; 4. Carta de autorização para participação no curso (ANEXO III), que deverá ser

preenchida pelo superior imediato ou pessoa isenta a respeito de sua situação profissional e/ou acadêmica, não podendo haver qualquer grau de parentesco (conforme modelo anexo);

5. Cópia do RG; 6. Cópia do CPF; 7. Cópia (frente e verso) do certificado de conclusão ou diploma de graduação

devidamente registrado e constando a assinatura do candidato; 8. Comprovante de endereço.

Serão pré-selecionadas 70 pessoas, que passarão à 2ª etapa da seleção.

O resultado desta etapa será divulgado no dia 20 de junho de 2018, na plataforma http://www.laboratoriosculturais.com

2ª etapa - Etapa de Seleção:

A segunda etapa será composta por prova dissertativa, a ser realizada no dia 30 de junho de 2018, na Universidade Vale do Acaraú (em sala a ser informada no resultado da primeira etapa). O conteúdo da prova será pertinente à área de gestão cultural, abrangendo as práticas de gestão e o cenário das políticas culturais no Brasil. A prova terá duração de 3 horas.

O resultado final será divulgado no dia 06 de julho de 2018, na plataforma

http://www.laboratoriosculturais.com

Page 6: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

7. Da seleção e admissão no Curso

Considerando que o curso se destina aos profissionais com atuação na área de gestão, foram estabelecidos alguns critérios para seleção:

- Vinculação profissional e atuação comprovada em secretarias de cultura, centros culturais, núcleos de arte, conselhos de cultura, universidades ou outras instituições artístico-culturais públicas e privadas;

- Possuir ensino superior completo;

- Aprovação no exame classificatório;

- Termo de compromisso assinado (ANEXO II), garantindo a disponibilização do profissional/aluno para frequentar as atividades do Curso durante o período de realização de atividades presenciais;

- Carta de autorização para participação no curso (ANEXO III) assinada pelo superior imediato ou pessoa isenta a respeito de sua situação profissional e/ou acadêmica, não podendo haver qualquer grau de parentesco;

Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de seleção, composta por produtores e gestores reconhecidos no campo cultural do Estado.

Na fase de pré-seleção (1ª fase), a Comissão levará em consideração a trajetória de atuação do candidato no campo da gestão e produção cultural, analisando o grau de conhecimento prévio e de práticas na área, bem como o atendimento a todas as exigências previstas na inscrição.

Análise da carta de intenção: Adequação linguística (domínio da norma culta da língua escrita, compreensão da proposta da redação, organização da argumentação, etc.);

2 pontos

Demonstração de interesse e motivação para cursar o programa; 2 pontos

Clareza dos objetivos apontados para cursar o programa; 2 pontos

Compreensão da proposta do programa; 2 pontos

Demonstração de disponibilidade para participar das disciplinas presenciais.

2 pontos

Page 7: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Já na análise da prova dissertativa (2ª fase), a Comissão atentará para os critérios descritos abaixo:

Análise da prova dissertativa: Adequação linguística (domínio da norma culta da língua escrita, compreensão da proposta da redação, organização da argumentação, etc.);

3 pontos

Compreensão do campo da gestão cultural, domínio dos conteúdos, nível de abrangência e profundidade do discurso.

4 pontos

Fundamentação teórica, clareza na argumentação e nível de compreensão do cenário na atualidade.

3 pontos

Do desempate:

Em caso de empate no processo seletivo, será dada preferência a candidatos de maior idade.

8. Do Resultado Final e matrícula

O resultado final será divulgado no dia 6 de julho de 2018, através do site http://www.laboratoriosculturais.com e de comunicação via e-mail para os alunos selecionados. As matrículas ocorrerão de 9 a 21 de julho de 2018.

Os candidatos aprovados no Processo de Seleção e classificados dentro do número de vagas existentes deverão apresentar no ato da matrícula, todos os documentos listados abaixo, impressos e autenticados:

1. Currículo profissional; 2. Carta de intenção, com descritivo das motivações que o levam a interessar-se pelo

curso; 3. Termo de compromisso (ANEXO II), formalizando a disponibilidade para frequentar

as atividades do Curso durante o período de realização das disciplinas; 4. Carta de autorização para participação no curso (ANEXO III), que deverá ser

preenchida pelo superior imediato ou pessoa isenta a respeito de sua situação profissional e/ou acadêmica, não podendo haver qualquer grau de parentesco (conforme modelo anexo);

5. Cópia do RG; 6. Cópia do CPF; 7. Cópia (frente e verso) do certificado de conclusão ou diploma de graduação

devidamente registrado e constando a assinatura do candidato;

Page 8: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

8. Comprovante de endereço. * O período de matrículas ocorrerá de 9 a 21 de julho de 2018, sendo quaisquer alterações informadas através do e-mail apontado na inscrição.

9. Disposições finais

1. Os candidatos que não apresentarem quaisquer documentos solicitados na etapa de inscrição e de matrícula, ou cujos documentos apresentem ausência de assinatura ou ilegibilidade, serão automaticamente desclassificados do processo seletivo;

2. O candidato selecionado deverá responsabilizar-se por todas as despesas de

alimentação, deslocamento e demais custos necessários para sua participação no Curso de Gestão Cultural;

3. No caso de não preenchimento das vagas disponibilizadas para as instituições

realizadoras, serão convocados os candidatos aprovados e classificados em ordem decrescente.

4. O ato de matrícula dos alunos aprovados nesta seleção implica na adesão às

normas do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

5. Após finalização do Curso e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso,

a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA certificará os alunos, atendidas as condições estabelecidas na legislação vigente.

Page 9: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Anexo I - Conteúdo programático O Curso em Gestão Cultural se propõe a promover uma formação completa, que desenvolva capacidades de reflexão, por meio de um embasamento teórico-metodológico, e habilidades e conhecimentos direcionados à prática da gestão. Para isso, o curso está alicerçado em três eixos básicos: Conceitos da Cultura, Políticas Culturais e Gestão cultural.

1 - Conceitos da Cultura. A ideia desse eixo é estimular um aprofundamento no campo da cultura, ampliando discussões acerca de seus aspectos sociais, jurídicos e institucionais. A partir dessa compreensão mais abrangente dos conceitos de cultura, essa etapa formativa objetiva desenvolver nos gestores um senso crítico em relação à arte e à cultura, debruçando-os sob as óticas sociológicas e antropológicas da cultura e ferramentas de organização da cultura.

Disciplinas:

• Disciplina II - Fundamentação teórica e história da cultura – 40 h/a Ementa: A disciplina busca trazer uma abordagem da estética como dimensão cultural do humano e do social, colocando em pauta a História das teorias estéticas e de suas relações com a cultura e as artes. A disciplina discute, ainda, a relevância cultural do fenômeno estético na sociedade contemporânea, levando o aluno a reconhecer períodos, estilos ou movimentos artísticos que influenciem no processo de produção cultural e no senso estético dos estudantes. Além da história da arte, a disciplina aborda a formação da sociedade brasileira e um panorama da história cultural do Estado, suas principais personagens, experimentações e movimentos artísticos. Como parte da proposta, integram as discussões: o romantismo literário de José de Alencar, os movimentos da Padaria Espitirual e do Pessoal do Ceará, a criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas, as produções de grandes representantes das artes plásticas no Estado, como Raimundo Cela e Vicente Leite, e a atual produção de artes no Ceará.

Bibliografia básica:

WÖLFFLIN, Heinrich Conceitos fundamentais da história da arte: o problema da evolução de estilos na arte. Editora Martins Editora, 200. WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra 2ª Edição, 2000. HOLANDA, Sergio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras, 2006.

• Disciplina III - Economia criativa e Economia da Cultura – 40 h/a Ementa: Nesta disciplina, será apresentada uma evolução história da cultura nos contextos da Modernidade, Pós-Modernismo e Organizações Pós-Industriais. Compreendendo a ideologia e multiculturalismo nas organizações culturais, bem como as perspectivas da Economia e gestão das artes, serão abordados os principais conceitos em torno da

Page 10: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

economia criativa, indústrias criativas, globalização, composição de territórios criativos e levantamento de informações e indicadores culturais. Além de discutir as tendências da indústria cultural no Brasil e no mundo, a disciplina adota a exposição de casos de sucesso nessa área, capacitando os alunos a desenvolverem projetos criativos e empreendedores, a criarem planos de negócios que levem em conta a dimensão do desenvolvimento, da tecnologia, conectividade e do comércio internacional de bens e serviços criativos.

Bibliografia básica: REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável.

2 - Políticas culturais. Além dos conceitos de políticas culturais, este bloco aborda o panorama das políticas no Brasil, no Ceará e no mundo. Esse eixo abrange, ainda, os sistemas de financiamento, o Sistema Nacional de Cultura e indicadores culturais. Serão esboçadas as relações econômicas que permeiam a cultura e discutidos os mecanismos de financiamento, dando o aporte necessário aos gestores para melhores práticas de elaboração e avaliação de políticas públicas de cultura.

Disciplinas:

• Disciplina I - Administração pública e política cultural – 40 h/a Ementa: A disciplina apresenta os principais conceitos e modelos em torno da categoria de “política cultural”, bem como uma retrospectiva histórica das políticas culturais no Brasil, colocando em pauta as relações estabelecidas entre Estado e Cultura, a institucionalização e administração pública da cultura, a legislação cultural vigente, a relação entre identidade e políticas culturais, bem como a avaliação dos principais impactos sociais e econômicos decorrentes dessas políticas. A abordagem dos diferentes contextos governamentais e a construção de uma política cultural partilhada com a sociedade civil serão temas complementares também adotados na disciplina, além das políticas culturais no Ceará e do Sistema e Plano Nacional de cultura.

Bibliografia básica:

BARBALHO, A; RUBIM, Albino. (Org.). Políticas culturais no Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2007.

BRANT, Leonardo (org.) Políticas culturais. São Paulo, Manole, 2003.

CALABRE, Lia (org.) Políticas culturais: diálogo indispensável. Rio de Janeiro, Edições Casa de Rui Barbosa, 2005.

• Disciplina VI - Direito e legislação cultural – 20 h/a

Ementa: A disciplina coloca em pauta os direitos culturais, bem como as legislações vigentes no país, vinculadas ao fomento às artes, memória e identidade. Assim, serão discutidas questões relacionadas aos direitos autorais, àpreservação de bens culturais, aproteção jurídica do patrimônio, diversidade das expressões culturais e outros temas

Page 11: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

tocantes ao direito no âmbito da cultura. Além disso, a disciplina abordará o novo marco regulatório das organizações da sociedade civil, instrumento que acarreta impactos diretos ao desenvolvimento das políticas socioculturais.

Bibliografia básica:

CUNHA, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.

• Disciplina VII - Cultura e transversalidade – 40 h/a Ementa: A disciplina busca dar contribuições para o campo cultural a partir da compreensão de seu caráter transversal, destacando a diversidade cultural e as novas dinâmicas da economia da cultura. Serão destacados nos debates a relação entre cultura, política e internacionalização; a articulação entre turismo e cultura; a interrelação entre cultura e comunicação e entre cultura e educação.

Bibliografia básica:

BARBALHO, A; RUBIM, Albino. (Org.). Políticas culturais no Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2007.

COELHO, Teixeira. Usos da cultura. Políticas de ação cultural. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

3 - Gestão Cultural. Serão apreciadas nesse bloco de disciplinas as perspectivas administrativas da cultura, como a gestão financeira, o planejamento em cultura e as várias formas de gestão. Refletindo em torno dos aspectos sociais, políticos e históricos da área, serão discutidas as relações da gestão com a diversidade cultural, os equipamentos, o patrimônio e os projetos culturais de modo mais amplo.

Disciplinas:

• Disciplina IV - Planejamento em cultura – 20 h/a Ementa: A disciplina busca apresentar noções básicas de planejamento em cultura, a partir dos conceitos e categorias a ela relacionados, apresentando os principais circuitos culturais e as esferas do planejamento cultural: evento cultural, ação cultural, programa de ações culturais, política cultural. A elaboração e gestão estratégica de projetos culturais são o foco principal da abordagem, que perpassa também pela composição dos sistemas de financiamento à cultura e pela contextualização do mercado de atuação do produtor cultural. Também neste momento, os alunos poderão conhecer as ferramentas necessárias para impulsionamento de projetos culturais, o perfil de empresas patrocinadoras, as possibilidades de captação e mobilização de recursos, as relações estabelecidas com as leis de incentivo e o papel da comunicação nesse processo.

Bibliografia básica:

Page 12: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

REIS, Ana Carla Fonseca Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Thomson, 2003.

• Disciplina IX- Práticas de Gestão – 100 h/a

Ementa: Abordagem dos principais conceitos e práticas de gestão cultural, discutindo a relação entre Cultura, territórios, identidades e práticas sócio-culturais, a diversidade cultural e os principais mecanismos de gestão da cultura. A disciplina debate, ainda, alguns segmentos e setores específicos de gestão, tais como: a Gestão financeira e prestação de contas, Gestão de organizações culturais, Gestão de patrimônio material e imaterial, Gestão de fundos estaduais e municipais de cultura.

Bibliografia básica:

AVELAR, Rômulo. O Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2008.

CUNHA, Maria Helena. Gestão cultural: profissão em formação. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2007.

Disciplinas de Instrumentalização científica:

• Disciplina V - Metodologia do Trabalho Científico – 20 h/a Ementa: Visando possibilitar aos alunos a realização de pesquisas consistentes no campo da cultura, a disciplina abordará o método científico e seu desenvolvimento histórico, discutindo a ambiguidade da oposição ciência, verdade e conhecimento versus senso-comum e doxa. A cultura será, nesse contexto, o objeto de estudo, sendo discutidos métodos e técnicas de pesquisa nessa área, além da construção adequada do objeto de estudo. A disciplina aborda, ainda, o papel da teoria na pesquisa, a formulação de hipóteses, os principais modelos de análise, coleta e tratamento de dados na cultura, a observação participante e a pesquisa de campo no setor cultural.

Bibliografia básica:

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 1999.

• Disciplina VIII - Projeto Orientado I – 20 h/a

Ementa: Esta disciplina será desenvolvida a partir de estratégias de identificação dos interesses de cada aluno, com vistas a desenvolver um trabalho de Conclusão de Curso que qualifique o exercício profissional dos participantes no campo da gestão cultural. A partir de algumas orientações introdutórias e da identificação dos interesses profissionais, os alunos serão articulados em grupos, com acompanhamento sistemático de professores, que orientarão os trabalhos ao longo de seu desenvolvimento no processo de formação.

Bibliografia básica:

Page 13: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

A bibliografia desta disciplina está incluída nas demais ementas do Curso e será escolhida de acordo com o projeto a ser desenvolvidos pelo aluno.

• Disciplina X - Projeto Orientado II – 20 h/a

Ementa: A disciplina trabalhará os principais instrumentos na elaboração de um projeto de pesquisa, apresentando estratégias de elaboração, metodologias e outras orientações necessárias à estruturação do projeto de conclusão de curso. Neste momento, os alunos poderão definir o problema de pesquisa, formulando questões e delimitando o objeto de pesquisa. A disciplina também será fundamental para planejar as atividades de elaboração do trabalho e ampliar as redes colaborativas entre os alunos que facilitarão o processo de imersão na pesquisa.

Bibliografia básica:

A bibliografia desta disciplina está incluída nas demais ementas do Curso e será escolhida de acordo com o projeto a ser desenvolvidos pelo aluno.

• Disciplinas XI – Trabalho de conclusão de curso – 100 h/a

Ementa: A disciplina conclui o processo de Elaboração de Projeto de Conclusão de Curso (PCC), iniciado no primeiro módulo do curso. Nesta etapa, o aluno já receberá uma orientação direcionada à finalização e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, realizando uma revisão bibliográfica e textual, a formatação do trabalho e correção de questões centrais, analisando com o orientador a qualidade e coerência de seu trabalho.

Bibliografia básica:

A bibliografia desta disciplina está incluída nas demais ementas do Curso e será escolhida de acordo com o projeto a ser desenvolvidos pelo aluno.

Page 14: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Anexo II – Modelo de Termo de compromisso

Eu, [ nome completo ], residente à (Rua/AV, número, Bairro, Município, Estado, CEP), inscrito no CPF sob o n.º__________________________, portador(a) do RG n.º _________________ – SSP-CE, comprometo-me a frequentar as atividades regulares e complementares do Laboratório de Gestão Cultural, a ser realizado na cidade de Sobral, tendo disponibilidade para participação nas aulas do curso extensivo, durante 20h semanais, de sexta-feira a domingo, pelo período de 12 (doze) meses, a começar em ___/___/___, terminando em ___/___/___, podendo ser prorrogado ou modificado, através de documento complementar, desde que a duração do curso não venha exceder a 2 (dois) anos. Vale destacar que:

1. O(a) aluno(a) deverá cumprir 20 (vinte) horas semanais de aula, realizando as tarefas previstas na proposta pedagógica do curso, de acordo com os objetivos da área que está cursando.

2. O(a) aluno(a) deverá informar de imediato e por escrito à Instituição Concedente qualquer fato que interrompa, suspenda ou cancele sua matrícula no referido curso.

Fortaleza, ____ de _______ de 2018.

______________________________ Nome do aluno [ Nome e assinatura do aluno ] ______________________________ Responsável legal [no caso de alunas(os) menores de idade] [ Nome e assinatura do responsável legal ]

Page 15: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Anexo III – Modelo de Carta de Autorização

Autorização para Participação em Curso de Gestão Cultural

Comunicamos à Universidade Vale do Acaraú - UVA que o (a) servidor (a)/ funcionário (a) / profissional ________________________________ ocupante do Cargo __________________________está autorizado a participar do Curso de Especialização em gestão cultural a ser oferecido no Campus da UVA em Sobral, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, tendo disponibilidade para participação nas aulas presenciais realizadas às sextas, sábados e domingos de cada mês.

____________, ___ de __________ de _____ (Local e data)

___________________________________________

Assinatura do Superior imediato

Page 16: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

Anexo IV – Mapa de disciplinas e calendário de aulas

MAPA DE DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS - LABORATÓRIO DE GESTÃO

CULTURAL

Disciplina I - Administração pública e política cultural

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 1 - 03, 04 e 05/08

Administração pública da cultura

20 Sistema Nacional e Plano Nacional de Cultura

Semana 2 – 01, 02 e 03/09

Políticas culturais no Brasil

20 Políticas culturais no Ceará

Disciplina II - Fundamentação teórica e

história da cultura

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 3 – 05, 06 e 07/10

História da arte 20 Formação da sociedade

brasileira Semana 4 - 09,

10 e 11/11 História da cultura cearense 20

Disciplina III - Economia criativa e Economia da

Cultura

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 5 - 30/11, 01 e

02/12

Economia da Cultura 20 Desenvolvimento de

territórios criativos Semana 6 - 14,

15 e 16/12 Informações e indicadores culturais 20

Disciplina IV - Planejamento em cultura

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 7 - 11, 12 e 13/01/19

Planejamento em cultura

20 Elaboração de projetos culturais e captação de recursos Sistemas de financiamento à cultura

Disciplina V - Metodologia do Trabalho Científico

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 8 - 01, 02 e 03/02/19

Metodologia do Trabalho Científico 20

Disciplina VI - Direito e PERÍODO CONTEÚDO CH

Page 17: Chamada Pública de Seleção 01/2018 de-Selecao... · Estabelece normas e condições para o processo seletivo visando o ingresso no ... Serão disponibilizadas vagas para os gestores

legislação cultural PROGRAMÁTICO

Semana 9 - 01, 02 e 03/03/19

Direitos culturais

20 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Disciplina VII - Cultura e transversalidade

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 10 - 29, 30 e

31/03/19

Turismo cultural 20 Cultura, política e

internacionalização Semana 11 -

19, 20 e 21/04/19

Cultura e comunicação/ Marketing cultural 20

Disciplina VIII - Projeto Orientado I

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 12 - 10, 11 e 12/05

Projeto Orientado I 20

Disciplina IX- Práticas de Gestão

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 13 – 24, 25 e 26/05

Práticas em gestão e produção cultural 20

Semana 14 – 07, 08 e 09/06

Gestão financeira e prestação de contas 20

Semana 15 – 05, 06 e 07/07

Gestão de organizações culturais 20

Semana 16 – 26, 27 e 28/07

Gestão de patrimônio material e imaterial 20

Semana 17 – 16, 17 e 18/08

Gestão de fundos estaduais e municipais de cultura

20

Disciplina X - Projeto Orientado II

PERÍODO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CH

Semana 18 – 30, e 31/08 e

01/09

Projeto Orientado II 20

CARGA HORÁRIA TOTAL 360

Trabalho de conclusão de curso

PERÍODO DISCIPLINA CH Agosto e

setembro 2019 Trabalho de Conclusão de curso 100