cest manual

48
 CEST – CONTROLE DE ESTOQUE  Versão 3.6 © 2007-2011 Eleusmário Mariano Rabelo O CEST - Controle de Estoque é um sistema para controle de estoque, fluxo de caixa e contas a pagar/receber para automação comercial de empresas, que possui um visual moderno e simples de operar, bastante flexível, permitindo vários tipos de configurações e alterações, com uma boa interface de uso, não tem poluição visual, é multi-usuário e também permite trabalhar em rede, suporta uma grande quantidade de registros e movimentos, sendo um programa rápido e de alto desempenho para um controle rígido de abastecimento e vendas de seu estabelecimento. O sistema utiliz a um único banco de dados MS- Acc ess prote gid o por senha , denominado Estoque.mdb cont end o toda s as ta belas nece ssárias ao pl eno funcionamento do sistema, que po derá ser copi ad o regularmente para outros dispositivos através do backup automático do sistema, ou mesmo manuamente.  Acesso ao sistema Para acessar o CEST é necessário informar o nome do usuário e sua respectiva senha, que deverão ser cadastradas pelo Administrador do sistema, que é um usuário que tem todos os privilégios no sistema, ou seja, ele possui todas as permissões de acesso a todas as rotinas sem limitações. O código do administrador será sempre 0 (zero), e a senha padrão de Administrador é SUPER . Então no primeiro acesso ao sistema o Administrador deverá informar seu código e sua senha na janela de ident ificaç ão do usuári o, que poderá ser alter ada acessand o no menu do Cest as opções  Arquivo Alterar senha de administrador (recomendável): Nessa janela aparecerá a data do sistema, que é a data do dia do acesso. Essa data será a data de referência utilizada pelo sistema, ou seja, o sistema assumirá essa data como sendo a data das movimentações. Informar caminho do banco de dados Quando a versão Free ou Shareware do CEST é instalada em seu computador, o banco de dados (Estoque.mdb) é copiado para a mesma pasta onde o programa foi instalado (por padrão C:\Arquivos de Programas\CEST), mas é recomendável que ele seja copiado para outra pasta, principalmente se o mesmo for ser utilizado em rede. Esse procedimento evitará também que o seu banco de dados seja sobreposto por outro em caso de reinstalação do sistema, ou mesmo que seja removido em caso de desinstalação. Já a versão Full do Cest não

Upload: leo-soares

Post on 09-Oct-2015

59 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual CEST

TRANSCRIPT

  • CEST CONTROLE DE ESTOQUEVerso 3.6

    2007-2011 Eleusmrio Mariano Rabelo

    O CEST - Controle de Estoque um sistema para controle de estoque, fluxo de caixa e contas a pagar/receber para automao comercial de empresas, que possui um visual moderno e simples de operar, bastante flexvel, permitindo vrios tipos de configuraes e alteraes, com uma boa interface de uso, no tem poluio visual, multi-usurio e tambm permite trabalhar em rede, suporta uma grande quantidade de registros e movimentos, sendo um programa rpido e de alto desempenho para um controle rgido de abastecimento e vendas de seu estabelecimento.

    O sistema utiliza um nico banco de dados MS-Access protegido por senha, denominado Estoque.mdb contendo todas as tabelas necessrias ao pleno funcionamento do sistema, que poder ser copiado regularmente para outros dispositivos atravs do backup automtico do sistema, ou mesmo manuamente.

    Acesso ao sistema

    Para acessar o CEST necessrio informar o nome do usurio e sua respectiva senha, que devero ser cadastradas pelo Administrador do sistema, que um usurio que tem todos os privilgios no sistema, ou seja, ele possui todas as permisses de acesso a todas as rotinas sem limitaes. O cdigo do administrador ser sempre 0 (zero), e a senha padro de Administrador SUPER.

    Ento no primeiro acesso ao sistema o Administrador dever informar seu cdigo e sua senha na janela de identificao do usurio, que poder ser alterada acessando no menu do Cest as opes Arquivo Alterar senha de administrador (recomendvel):

    Nessa janela aparecer a data do sistema, que a data do dia do acesso. Essa data ser a data de referncia utilizada pelo sistema, ou seja, o sistema assumir essa data como sendo a data das movimentaes.

    Informar caminho do banco de dados

    Quando a verso Free ou Shareware do CEST instalada em seu computador, o banco de dados (Estoque.mdb) copiado para a mesma pasta onde o programa foi instalado (por padro C:\Arquivos de Programas\CEST), mas recomendvel que ele seja copiado para outra pasta, principalmente se o mesmo for ser utilizado em rede. Esse procedimento evitar tambm que o seu banco de dados seja sobreposto por outro em caso de reinstalao do sistema, ou mesmo que seja removido em caso de desinstalao. J a verso Full do Cest no

  • copia o banco de dados para nenhuma pasta, deste modo no h perigo de perda de dados ao instalar o reinstalar esta verso. Caso o usurio necessite de iniciar o seu controle de estoque a partir da estaca zero, poder baixar o banco de dados vazio no link a seguir:

    http://www.maxissoft.com/download/Estoque.mdb

    Ento a primeira coisa a fazer aps a instalao do CEST em seu computador, efetuar a conexo com o banco de dados acessando no menu as opes Arquivo Informar caminho do banco de dados, que ser apresentada a seguinte janela:

    Clique no boto com a figura de um binculo e procure o arquivo de nome Estoque.mdb, e em seguida pressione o boto Testar conexo. Se a conexo for bem sucedida, aparecer a mensagem Conexo efetuada com sucesso!

    Janela principal do CEST

    Aps a identificao do usurio, a janela principal do CEST ser liberada para que o mesmo possa acessar as diversas rotinas do sistema. Na parte superior da janela h o menu principal, que permite o acesso a todas as rotinas atravs do mouse ou mesmo pelos comandos padres do Windows, pressionando-se a tecla ALT e em seguida as teclas de setas. H tambm alguns atalhos para algumas rotinas mais utilizadas na barra logo abaixo do menu. Na parte central esquerda da janela, h tambm atalhos para as principais rotinas, que podem ser acessadas atravs de um duplo-clique do mouse, ou mesmo marcando-se um dos atalhos com o mouse e em seguida selecionando o atalho desejado atravs das teclas de setas, e para acessar a rotina, basta pressionar a tecla (ENTER). Caso o usurio deseje remover os atalhos do centro da janela principal, basta desmarcar a opo "Mostrar cones" na barra inferior da janela.

    No canto inferior direito da janela, h dois cones que permitem criar lembretes que ficam afixados na janela principal e efetuar o log-out (abrir a janela de identificao do usurio). Para criar um lebrete basta dar um clique sobre o primeiro cone que em seguida aparecer um pequeno folheto, que poder ser arrastado para qualquer parte da janela, onde clicando-se na parte superior do mesmo, ao segurar o boto esquerdo do mouse poder arrast-lo para o local desejado. Para escrever o recado, basta digitar o texto desejado quando o cursor estiver piscando no corpo do mesmo. Para fechar o lembrete, basta clicar no boto com um X no canto superior direito do mesmo. Note que os lembretes ficaro memorizados pelo Cest mesmo se o usurio sair do sistema, aparecendo na prxima vez que o sistema for ativado, desaparecendo somente aps o fechamento de cada lembrete.

  • H tambm uma exclusiva calculadora no sistema denominada TopCalc, que poder ser ativada atravs dos respectivos atalhos, ou pressionando-se a tecla F11 em qualquer janela do sistema. Note que esta calculadora ficar sempre em primeiro plano, mesmo quando voc ativa outra janela. Para digitar os nmeros e operadores na calculadora, voc poder utilizar o teclado numrico (com a tecla NumLock ativada) ou mesmo clicando-se sobre os botes com o mouse.

    Como instalar o CEST em rede

    O CEST pode trabalhar em rede, ou seja, voc poder instal-lo em vrios computadores, e tudo o que for feito em um computador ser visto em outro. Para isso voc dever interligar os computadores em rede atravs de um cabeamento, que dever ser feito por um tcnico especializado.

    Para que o CEST trabalhe em rede, o usurio dever instal-lo em todos os computadores (ou terminais) que utilizaro o mesmo, porm o arquivo do banco de dados (Estoque.mdb) dever ser instalado apenas em um computador, ou seja, um computador centralizador, que geralmente denominado de servidor, e em cada computador (terminal) dever ser executada a rotina de Informar o caminho do banco de dados para definir o caminho do arquivo do banco de dados pela rede, que em todos dever ser o mesmo. Assim, todos os terminais enxergaro o mesmo arquivo, de onde sero lidos e gravados os dados de todos os terminais.

    Ento, o arquivo do banco de dados (Estoque.mdb) dever ser colocado em uma pasta no servidor, por exemplo BDEstoque, e esta pasta dever ser compartilhada na rede para que todos os terminais tenham acesso mesma. Para compartilhar uma pasta, por exemplo no Windows XP, clique com o boto direito do mouse em cima do nome da pasta, depois selecione a aba Compartilhamento, e na opo Compartilhamento de rede

  • e segurana marque a caixinha Compartilhar esta pasta na rede. No se esquea tambm de marcar a caixa de seleo Permitir que outros usurios alterem meus arquivos.

    Cadastro da Empresa

    Antes de comear a utilizar o sistema, deve-se efetuar o cadastro da empresa, onde devero ser informados os dados da mesma e algumas configuraes importantes. Para isso acesse no menu as opes Cadastros Cadastro da Empresa:

    Em primeiro lugar informe a Razo Social e o Nome de Fantasia da empresa; se no houver nome de fantasia, coloque a razo social tambm neste campo. Na verso Free do Cest, o campo Nome de Fantasia poder ser alterado normalmente, e na verso registrada este campo ser vinculado chave de registro do Cest, de modo que este campo ser gravado com o nome de fantasia que estiver contido na chave de registro, por isso no poder ser alterado de outra maneira. Se aps registrado o programa, no aparecer o nome de fantasia correto, basta efetuar o registro do Cest novamente acessando no menu do Cest Full as opes Ajuda Registrar o Cest. A seguir, algumas consideraes sobre os campos de configuraes:

    Tipo da Impressora:

  • Informe o tipo da impressora a ser utilizada pelo sistema. A opo, 01-Matricial em LPT1, LPT2, ... refere-se a impressoras matriciais do tipo EPSON LX-300, a opo 02-Comanda em LPT1, LPT2, ... refere-se a comandas matriciais (mini-impressoras), a opo 03-Comanda em modo grfico refere-se a comandas grficas, que podem ser at mesmo impressoras jato de tinta ou laser, pois neste modo o sistema imprimir um cupom reduzido em modo grfico. As opes 04-Jato de tinta (modo grfico) e 05-Laser (modo grfico) devem ser configuradas no caso de utilizao destes tipos de impressora. A opo 06 - Impressora padro do Windows imprimir o relatrio em modo grfico na impressora que estiver configurada pelo Windows, esta a opo mais recomendvel.

    Porta da Impressora:Este campo deve ser informado somente se o usurio escolheu as opes 01-Matricial em LPT1, LPT2, ... ou 02-Comanda em LPT1, LPT2, ..., e deve ser informado o nome da porta da sada (paralela ou serial) onde a impressora est conectada (no seu PC ou terminal), por exemplo, LPT1, LPT2, COM1, COM2, etc.

    Modelo da impressora:Esse campo utilizado somente para impressoras fiscais, mas atualmente o Cest no emite cupom fiscal, portanto esse campo no tem nenhum efeito.

    Imprimir na impressora padro do terminal:Se esta opo for selecionada, o sistema imprimir o relatrio na impressora padro do Windows para o terminal atual.

    Abrir caixa de dilogo para selecionar impressora:Se esta opo for selecionada, quando o sistema for imprimir um relatrio na impressora, uma caixa de dilogo de seleo de impressoras ser aberto para que o usurio selecione em qual impressora o relatrio dever ser impresso.

    Tipo do cdigo para clientes e fornecedores:Os cdigos de clientes e fornecedores podero tambm ser numricos ou alfanumricos opo do usurio, ento caso estas opes estejam marcadas, o tipo de cdigo ser Numrico, caso contrrio o tipo de cdigo poder ser Alfanumrico.

    Data Inicial:Informe neste campo a data de incio da utilizao do sistema CEST, que por padro ser a data atual. Aps a primeira gravao dos dados da empresa, este campo no mais poder ser alterado.

    Tipo do cdigo do produto:Voc poder selecionar dois tipos de cdigo para produtos: 01-Numrico ou 02-Alfanumrico. O primeiro tipo permitir cadastrar somente cdigos com caracsteres numricos, e o segundo tipo permitir cadastrar cdigos com letras e nmeros combinados, ou somente letras. A vantagem de selecionar a primeira opo que o sistema automatiza a criao de cdigos para os produtos, por exemplo, ao cadastrar um produto, basta o usurio pressionar o boto Novo Registro ou a tecla ENTER no campo de cdigo, que o sistema automaticamente colocar o prximo cdigo no campo, e no caso de cdigos alfanumricos, o usurio que dever atribuir o cdigo ao produto.

    ltimo cdigo do produto:Este campo ter efeito somente se o tipo do cdigo do produto for igual a 01-Numrico, e define a partir de qual cdigo o sistema dever gerar o prximo cdigo de produto. A cada novo cdigo gerado, este campo atualizado pelo sistema.

    Tipo de cdigo para Clientes/Fornecedores:O usurio poder definir o tipo de cdigo para clientes e fornecedores, que poder ser numrico ou alfanumrico. Para definir numrico, deve-se marcar o respectivo campo, para definir alfanumrico deve-se desmarcar o mesmo.

    Observao para rodap da tabela de preos:

  • Informar neste campo a mensagem que ser escrita no rodap do relatrio de preos de produtos.

    Caminho do logotipo a aparecer nos relatrios:Informe neste campo o caminho do arquivo de imagem do logotipo de sua empresa (opcional), desse modo, ele aparecer no lado esquerdo do cabealho dos relatrios. Os tipos de arquivos podero ser JPG, GIF ou BMP.

    Caminho do logotipo na janela principal:Informe neste campo o caminho do arquivo de imagem do logotipo de sua empresa (opcional), para aparecer no centro da tela inicial do Cest.

    Comisso Vendedor:Se esta opo for marcada, o sistema calcular a comisso do vendedor de acordo com a porcentagem informada no prximo campo, e somar ao total da conta do cliente. Se seu estabelecimento for do tipo que no utiliza cobrana de comisso de vendedor na conta do cliente, desmarque esta caixa de seleo.

    Validade do oramento: Configura a validade do oramento, que ser impressa no relatrio de oramento ao cliente.

    Quant. Inicial: Define o valor padro da quantidade que ser apresentada nos campos de quantidade de itens, por exemplo, na janela de vendas, ao se informar o cdigo de um novo item, quando o cursor entrar no campo "Quantidade", ser apresentado o valor que estiver definido no campo Quant. Inicial, podendo ser alterado bastando digitar um novo valor.

    Casas decimais:O usurio poder definir a quantidade de casas decimais para os campos de quantidade de itens (Quant) e para campos de Moeda (valores em Reais). A quantidade de casas decimais padro igual a 2 para ambos os tipos, e poder ser alterada bastando selecionar um outra quantidade que poder variar de 0 a 6 para quantidade de itens e de 2 a 6 para valores de moeda.

    Utilizar Fluxo de caixa:Se esta opo for marcada, o sistema far o controle de fluxo de caixa, lanando automaticamente no caixa o valor total do cupom, toda vez que uma venda no balco for efetuada.

    Mostrar contas a pagar vencidas ao iniciar o sistema: Se esta caixa for marcada, quando o sistema for iniciado, ser apresentado um relatrio com as contas a pagar vencidas at a data do sistema, mas somente ser apresentada caso o usurio tenha permisso para acesso a contas a pagar/receber.

    Mostrar contas a receber vencidas ao iniciar o sistema: Se esta caixa for marcada, quando o sistema for iniciado, ser apresentado um relatrio com as contas a receber vencidas at a data do sistema, mas somente ser apresentada caso o usurio tenha permisso para acesso a contas a pagar/receber.

    Mostrar produtos esgotando ao iniciar o Cest:Esta opo permite apresentar uma janela assim que o Cest for iniciado, apresentando todos os produtos que estiver com o estoque abaixo do estoque mnimo definido pelo usurio no cadastro de produtos.

    Imprimir observaes do cliente no cupom:Se esta opo for marcada, ser impresso no final do cupom de venda os dados do campo "Observaes" do cadastro de clientes. Isso pode ser til para usurios que utilizam "Delivery" (Entregas).

    Solicitar cdigo e senha do vendedor ao acessar movimentos:Se esta caixa for marcada, o sistema solicitar o cdigo e a senha do vendedor toda vez que uma rotina de entradas/compras ou sadas/vendas for acessada, e as compras e vendas feitas pelo referido vendedor sero computadas para o mesmo. Caso esta opo esteja desmarcada, o sistema computar as entradas e sadas para o vendedor que foi informando na janela de identificao do usurio.

    Excluses de lanamentos somente com senha de administrador:

  • Se esta opo estiver marcada, o Cest permitir a excluso de lanamentos na janela de balco somente com senha de administrador.

    Permitir alterao da descrio em vendas no balco:Se esta opo estiver marcada, o Cest permiitir a alterao da descrio na janela de vendas no balco ou frente de caixa, antes do lanamento ser efetuado.

    Rotina de validade de produtos:Se esta caixa for marcada, ativar a rotina de validade de produtos, deste modo, quando o usurio for efetuar uma compra ou entrada de mercadorias, ser solicitada a data de vencimento do lote adquirido, assim como o local onde este lote ser estocado, e permitir a emisso do relatrio de lotes de produtos a vencer.

    Perguntar antes de efetuar lanamento no caixa:Esta opo define se o sistema ir perguntar ao usurio ou vendedor se o mesmo deseja lanar as baixas de contas a pagar ou receber no caixa. Se esta opo estiver desmarcada, o sistema sempre lanar as referidas baixas no caixa sem perguntar ao usurio.

    Imprimir conta somente aps o fechamento do cupom/documento:Se esta opo for marcada, o Cest permitir a impresso da conta somente aps pressionado o boto "Fechar" na janela de balco, sadas/vendas ou frente de caixa.

    Perguntar antes de imprimir conta:Se esta opo for marcada, o Cest ir abrir uma janela perguntando se o vendedor deseja imprimir ou no a conta na janela de balco, sadas/vendas ou frente de caixa.

    Utilizar referncias:O Cest permite a criao de duas tabelas de referncias customizadas pelo usurio, e para isso o mesmo dever informar o nome destas tabelas nos campos Nome da referncia 1 e Nome da referncia 2. Ao ativar estas tabelas, elas podero ser acessadas no menu Cadastros, onde o usurio dever cadastrar os respectivos cdigos e descries destas tabelas. Assim, quando o usurio for efetuar uma compra ou entrada de mercadorias, sero solicitados mais dois campos referentes a estas tabelas. Essas duas tabelas podero ser utilizadas, por exemplo, em uma loja de venda de roupas ou calados, onde o usurio poder definir a primeira tabela como sendo a tabela de cores, e a segunda como sendo a tabela de tamanhos, mas o tipo destas tabelas poder ser qualquer outro a critrio do usurio, dependendo do seu ramo de atividade. Com este recurso podero ser emitidos relatrios informando a quantidade atual de cada referncia, quais as referncias mais vendidas, etc.

    Utilizar Ordem de Servio:Caso o estabelecimento seja do ramo de oficinas, o usurio poder utilizar rotinas de ordem de servio no Cest. Ento quando esta opo estiver marcada, aparecero mais duas tabelas no menu Cadastros do Cest: Veculos e Termo de garantia. A tabela de veculos permite cadastrar os veculos que entram na oficina, e o cadastro de Termo de garantia permite cadastrar vrios textos de termos de garantia de acordo com as necessidades de seu estabelecimento. Aparecero tambm na janela de Oramento/Requisio os seguintes campos: Veculo, KM Veculo e Termo de Garantia para que o usurio selecione o veculo referente requisio que ser feita, assim como sua kilometragem e o termo de garantia a ser impresso na requisio.

    Interao com aplicativos: Veja detalhes sobre esse recurso no respectivo tpico desse manual.

    Moeda a ser utilizada no Cest:O Cest permite configurar o tipo de moeda a ser utilizado no mesmo, para isso basta informar no campo Smbolo o smbolo da moeda, por exemplo, R$, US$, e o nome da moeda, por exemplo, Real, Dolar, Euro, etc. Deste modo, estes smbolos aparecero no cabealho de todos de campos de moeda, tanto em relatrios como nas janelas de consulta de valores monetrios.

  • Aps feitas todas as configuraes, pressione o boto Gravar para atualizar os dados informados no cadastro da empresa.

    Dicas sobre operao do sistema

    O sistema possui vrios recursos que so vlidos para a maioria das entradas de dados e telas do sistema:

    Se for pressionada a tecla F1 nos campos de cdigo das telas de entradas de dados, ser apresentada a listagem da tabela do cadastro em referncia, tendo o mesmo efeito do boto Localizar. Quando for dado um duplo-clique sobre algum item da listagem, ou o item estando selecionado for pressionada a tecla ENTER, ele ser editado nos campos do cadastro. Se os itens do box de listagem do cadastro em referncia forem clicados, ou o cursor do box for movido com as teclas para cima e para baixo, os itens sero editados para visualizao, alterao ou excluso. Para fechar uma janela de entrada de dados, basta pressionar a tecla ESC no primeiro campo do cadastro, geralmente o campo Cdigo. Teclando-se F11 em qualquer janela do CEST, a calculadora ser apresentada. Em algumas telas, como entrada e sada de produtos, para excluir um item do movimento, basta selecionar na caixa de listagem o item com o mouse e pressionar simultaneamente (ao mesmo tempo) as teclas CTRL + DEL, mas algumas excluses s sero permitida para usurios com senha de administrador. Para reutilizar um determinado cdigo que foi excludo, basta digit-lo no campo de cdigo e pressionar a tecla ENTER.

    Cadastro de Usurios/Vendedores

    Devero ser cadastrados no sistema todos os vendedores e usurios, ou seja, todas as pessoas que tiverem permisso para operar o CEST.

  • Cdigo: Cdigo do vendedor/usurio. Este cdigo gerado automaticamente, basta pressionar ENTER neste campo. Se for informado um cdigo j cadastrado, o cdigo ser editado para alterao/excluso aps pressionada a tecla ENTER.

    Nome: Nome do vendedor ou usurio.

    N Caixa: Um estabelecimento poder ter um ou mais caixas, por exemplo, um supermercado que possuir 3 caixas, ento cada um deles ter um nmero, 001, 002, 003, etc. Informar o nmero do caixa ao qual o usurio/atendente ir trabalhar. Se o estabelecimento possuir um caixa nico, informar o nmero 001. Comisso: Informar a comisso do vendedor sobre suas vendas em porcentagem.

    Senha: Informar a senha do usurio com at 10 dgitos.

    Permisses: As caixas marcadas daro permisso de execuo para cada tipo de tarefa descrita abaixo, e em branco no permitiro acesso a essas rotinas:

    Cadastro de produtos: Permite o usurio executar todas as rotinas referentes a cadastro de produtos, Grupos e Sub-grupos de produtos.

    Cadastro de clientes: Permite ao usurio acessar o cadastro de clientes e efetuar baixas em contas a receber do mesmo.

  • Cadastro de fornecedores: Permite ao usurio acessar o cadastro de fornecedores.

    Entradas no estoque: Permite o usurio dar entrada na quantidade de cada produto no controle de estoque, no caso de compras.

    Sadas no estoque: Permite o vendedor efetuar sadas no estoque/vendas.

    Vendas no balco: Permite ao usurio acessar vendas no balco e na janela de frente de caixa.

    Trocas de mercadorias: Permite ao usurio efetuar troca de mercadorias.

    Oramento: Permite ao vendedor fazer oramentos e requisies de ordens de servio.

    Fluxo de caixa: Permite ao usurio acessar o caixa (abertura, fechamento, relatrios, etc.).

    Atualizao de preos: Permite ao usurio aumentar ou diminuir os preos dos produtos, e retornar preos antigos.

    Preo de custo: Permite ao usurio visualizar preos de custo em consultas de preos de produtos, relatrios, oramentos, etc.

    Controle de cheques: Permite ao usurio acessar o mdulo de controle de cheques.

    Contas a pagar: Permite ao usurio acessar as rotinas de contas a pagar.

    Contas a receber: Permite ao usurio acessar as rotinas de contas a receber.

    Pedidos de compra: Permite ao usurio efetuar pedidos de compras.

    Relatrios de trabalho: Permite ao usurio emitir relatrios de trabalho no vdeo e na impressora.

    Relatrios gerenciais: Permite ao usurio emitir relatrios gerenciais no vdeo e na impressora.

    Mudana de ms: Permite ao usurio efetuar a rotina de mudana de ms.

    Configuraes gerais: Permite ao usurio acessar a janela de configuraes gerais do Cest.

    Ir direto frente de caixa: Se esta opo for marcada, aps o vendedor informar seu cdigo e senha na janela de identificao do usurio, o Cest imediatamente abrir a janela de frente de caixa, no permitindo que o mesmo acesse nenhuma outra rotina do sistema. Nesse caso, quando o vendedor sair da janela de frente de caixa, o Cest ser fechado.

    Alterao de preos: Permite o usurio fazer alteraes e atualizaes de preos.

    Administrador: No sistema, administrador um usurio que tem permisso para executar qualquer rotina, portanto somente o dono do estabelecimento ou pessoas de confiana do mesmo, podero ter acesso de administrador. Marcar esta caixa somente para pessoas que tero o acesso de administrador. Neste caso, as permisses de acesso dos outros campos no tero efeito.

    Cadastro de Fornecedores

    Este cadastro deve ser efetuado para todos os negociantes que fornecerem produtos para a empresa, e deve ser efetuado somente uma vez para cada fornecedor.

  • Cadastro de Clientes

    Este cadastro deve ser efetuado para todos os clientes que negociam produtos com a empresa, e que precisem ser identificados na hora da venda, sendo que deve ser efetuado somente uma vez para cada cliente.

  • O campo Desconto define a porcentagem de desconto do cliente, e desse modo o usurio poder opcionalmente incluir o desconto do cliente na hora da venda.

    O campo Limite de compras define o limite de compras em R$ (Reais) para o cliente, ento, quando as contas a receber do referido cliente ultrapassarem este limite, o sistema impedir que se incluam novos lanamentos, e liberar mais lanamentos somente com autorizao do administrador.

    O boto Cadastrar veculos foi criado para vincular os veculos de propriedade do referido cliente, esse recurso til para estsabelecimentos do ramo de oficinas que utilizarem as rotinas de ordem de servio, ou estabelecimentos que desejarem vincular veculos aos clientes.

    Nesta janela tambm apresentada as parcelas de compras a prazo do respectivo cliente, onde o usurio poder baixar estas parcelas (que so lanadas em contas a receber) bastando selecionar o lanamento desejado na caixa de listagem das parcelas, e em seguida pressionar o boto Baixar parcela selecionada, que ser apresentada uma janela para que o usurio informe os dados da baixa (os detalhes sobre esta janela sero explicados no tpico de baixa de contas a pagar/receber).

    Cadastro de Grupos e Sub-Grupos de Produtos

  • Para uma melhor organizao, os tipos de produtos a serem vendidos pelo estabelecimento devero ser separados em grupos e sub-grupos. No cadastro de grupos deve-se informar um cdigo e o nome do grupo. Por exemplo, em uma lanchonete poderemos ter os seguintes grupos:

    E os seguintes sub-grupos:

    Os cdigos dos sub-grupos no podem ser repetidos, mesmo que estejam em grupos diferentes. Este tipo de organizao interessante porque facilita vrias rotinas e emisso de relatrios no sistema. Por exemplo, vamos supor que voc deseje aumentar o preo de todos os produtos alimentcios em 10%, ento s fazer uma atualizao pelo grupo Alimentao. Se voc desejar aumentar somente o preo das cervejas, bastaria fazer uma atualizao pelo sub-grupo Cervejas. Esta organizao pode ser mais minuciosa ou menos minuciosa dependendo das necessidades do usurio, e a criao dos cdigos fica por conta do mesmo. Se em todos os casos voc achar melhor no organizar os produtos por grupos e sub-grupos, basta criar um grupo e um sub-grupo da seguinte maneira:

  • Grupo: 001 GeralSub-Grupo: 001 Geral

    Cadastro de Plano de Contas para Caixa

    Ao incluir um lanamento no caixa, necessrio informar uma conta para identificar o lanamento, por exemplo, se este lanamento um lanamento de entrada ou sada, se ele se refere a uma abertura ou fechamento de caixa, e tambm a qual centro de custos este lanamento pertence, para que o usurio possa emitir um relatrio de despesas ou receitas por centro de custos. O CEST j cria automaticamente 4 contas que so padres do sistema: 001 Abertura de Caixa, 002 Entrada no caixa, 003 Sada de caixa, 004 Fechamento de caixa; essas contas no podem ser excludas nem alteradas, caso contrrio podero ocorrer problemas no sistema. A partir da o usurio poder cadastrar quantas contas forem necessrias a seu critrio.

    Cdigo: Informar o cdigo da conta.

    Descrio: Informar a descrio da conta.

    Natureza: Informar a natureza da conta: Entrada se a conta for uma conta de receita ou entrada de dinheiro, Sada se a conta for uma conta de despesa ou sada de dinheiro.

  • Cadastro de Razes Sociais

    A finalidade deste cadastro permitir ao usurio cadastrar outras empresas que tem algum vnculo com a empresa principal, como por exemplo filiais, para servirem como referncia em algumas rotinas do sistema como contas a pagar/receber, permitindo vincular documentos a determinadas razes sociais.

    Cadastro de formas de pagamento

    O Cest permite ao usurio cadastrar as formas de pagamento que sero utilizadas nas vendas, de acordo com as necessidades do usurio. Para cadastrar uma nova forma de pagamento, pressione o boto "Novo registro" e informe a descrio da forma de pagamento, e em seguida o boto "Incluir".

  • Cadastro de unidades

    Todo produto a ser cadastrado no Cest dever ter um cdigo de unidade com at 3 dgitos, por exemplo, UN (unidade), KG (Kilograma), MT (metro), M3 (metro cbico), PCT (pacote), etc. O cadastro de unidades permite ao usurio cadastrar as unidades que sero utilizadas ao cadastrar os produtos, de acordo com as necessidades de seu estabelecimento.

    Cadastro de locais

  • Este cadastro opcional, e poder ser utilizado caso o usurio deseje informar no cadastro de produtos em que local um determinado produto se encontra dentro da loja, por exemplo, depsito, prateleira 1, prateleira 2, etc.

    Cadastro de tipos de movimentos de entrada/sada

    Este cadastro permite ao usurio cadastrar eventos de entrada e sada de mercadorias de acordo com seu ramo de negcio. Os 4 primeiros eventos de entrada e os 4 primeiros eventos de sada j so cadastrados automaticamente pelo sistema, e no podem ser alterados nem excludos, pois so eventos padres do sistema.Para cadastrar um novo evento, digite a descrio do novo evento aps o ltimo cadastrado, e no campo Somente com valor marque um X (dando um duplo-clique no campo) caso o evento tenha valores de venda (por exemplo no caso de vendas ao consumidor), e deixe este campo em branco caso o evento no tenha valores de venda (por exemplo, transferncia entre lojas, sada para reparos, etc.). Note que se este campo for deixado em branco, no momento em que for feito um lanamento de sada de um determinado tem, o Cest no lanar o preo de venda no cupom ou documento de sada, e tambm no efetuar nenhum lanamento no caixa.

  • Cadastro de transportadores

    Este cadastro opcional, e permite cadastrar os dados dos transportadores utilizados pelo estabelecimento.

  • Cadastro de Produtos

    Todos os tipos de produtos a serem vendidos pelo estabelecimento devero ser cadastrados no sistema, e cada um dever possuir um cdigo. O usurio poder escolher um cdigo para cada produto, ou teclar ENTER no campo do cdigo em branco, para que ele seja gerado automaticamente pelo sistema a partir do ltimo cdigo cadastrado (no caso de ter optado pelo tipo de cdigo numrico). No caso de ter optado pelo tipo de cdigo alfanumrico, o usurio dever obrigatoriamente atribuir um cdigo para cada produto a seu critrio.

    Cdigo: Se o tipo do cdigo for numrico, pressione o boto Novo para que o sistema crie o prximo cdigo automaticamente, ou posicione o cursor no campo em branco e pressione a tecla ENTER. Se o tipo do cdigo for Alfanumrico, informe o cdigo do produto neste campo e pressione a tecla ENTER. Para alterar um item j cadastrado, informe seu cdigo neste campo e pressione a tecla ENTER para que o mesmo seja editado, ou selecione o item desejado na caixa de listagem.Para reaproveitar um cdigo que foi excludo, digite o seu nmero neste campo e pressione a tecla ENTER.

    Controlar estoque: Desmarcar esta caixa caso o estoque do produto em referncia no necessite ser controlado pelo sistema.

  • Listar na tabela de preos: Desmarcar esta caixa caso deseje que o produto no aparea na tabela de preos ao consumidor.

    Repetir ltimos campos: Se esta caixa de seleo for marcada, o Cest ir repetir os dados digitados nos ltimos campos, para facilitar a digitao, pois alguns itens possuem campos com os mesmos dados, ou mesmo informaes semelhantes.

    Cd. barra: Informar o cdigo de barra do produto, caso o usurio deseje trabalhar com este sistema. O nmero a ser informado deve ser o nmero que fica logo abaixo do cdigo de barra de um determinado produto. Um detalhe importante que o sistema de cdigo de barras s funcionar caso a opo Utilizar cdigo de barras esteja marcada no cadastro da empresa.

    Grupo, Sub-Grupo: Informar o cdigo do grupo e sub-grupo a que pertence este produto. Para listar todos os grupos ou sub-grupos, clique na seta para baixo (no lado direito do campo) ou pressione a tecla "seta para baixo".

    Descrio: Informar a descrio do produto.

    Referncia: Informar a referncia do produto, por exemplo, marca, tipo, ou alguma observao qualquer sobre o produto, mas este campo poder ficar em branco.

    Unidade: Informar o cdigo de unidade do produto, por exemplo, UN, PC, CX, KG, GR, etc. No caso de estabelecimentos que efetuem vendas de alimentos ou outros produtos por peso, deve-se informar o cdigo GR (grama), e no preo de venda, informar o valor de cada grama do produto. Nesse caso, o sistema permitir a digitao de valores com at 4 casas decimais aps a vrgula, mesmo se a configurao de quantidade de casas para moeda seja menor do que 4. Por exemplo, um restaurante que trabalhe com comida por kilo, onde o preo por kilo R$ 5,00 (cinco reais), deve-se informar o preo da grama, que nesse caso ser R$ 0,005 (meio centavo). Ento, na hora da venda, deve-se informar a quantidade em gramas, por exemplo, Quant = 250,00 (duzentos e cinquenta gramas), para 1 kilo deve-se informar Quant = 1.000,00 (mil gramas).

    Itens por UN: Se o produto for uma caixa contendo diversas unidades, por exemplo, uma caixa de extrato de tomate contendo 20 unidades, informar a quantidade de itens por unidade, que no caso do nosso exemplo ser 20. Sendo assim, o sistema dividir o preo de compra por este valor para calcular o preo unitrio. Note que este campo s ser ativado caso a unidade seja igual a CX (caixa), SC (saco) ou PCT (pacote).

    Estoque inicial: Informar a quantidade em estoque do produto no momento da incluso do mesmo. Note que h um boto com a figura de um cadeado ao lado direito deste campo que permitir a alterao deste campo somente com a senha de administrador. O administrador poder alterar este campo posteriormente somente no caso de ter havido algum erro na contagem da quantidade de produtos em estoque.Observao: caso o usurio deseje, poder deixar este campo em branco, e posteriormente informar as quantidades iniciais de cada produto, efetuando entradas pela rotina de Entradas/Compras atravs de um documento de balano de abertura.

    Imagem do produto: No canto superior direito da janela, h um espao para a imagem do produto. Para definir uma imagem (foto) do produto, informe o caminho da mesma no campo logo abaixo do quadro, para isso voc pode localizar a imagem clicando no binculo ao lado direito deste campo. Um detalhe importante que se o sistema estiver sendo utilizado em rede, o caminho das imagens devero ser informados pela rede, mesmo estando no servidor, para que os terminais tambm localizem as imagens.Observao: para ampliar a imagem do produto, basta dar um clique sobre o quadro da imagem.

    Fornecedor: Informar o cdigo do fornecedor do produto. Se for teclado F1 nesse campo, ser apresentada no vdeo uma listagem de fornecedores, para seleo do usurio. Caso o usurio deseje cadastrar um novo fornecedor, basta clicar no segundo boto (com a figura de um "+") e efetuar o cadastro do mesmo.

    Est. Min.: Estoque mnimo; informar a quantidade mnima que este produto poder ter em estoque, para servir como base para os relatrios de estoque mnimo ou produtos que esto esgotando.

  • Est. Max.: Estoque mximo; informar a quantidade mxima que este produto poder ter em estoque, para servir como base para o relatrio de estoque mximo.

    Preo compra: Informar o preo de compra (custo) do produto em R$ ou na moeda configurada no cadastro da empresa.

    Acrscimo: Informar a porcentagem de acrscimo entre o preo de compra e venda (opcional) para que o sistema calcule o preo de venda automaticamente. Essa porcentagem tambm ser utilizada pelo Cest na Entrada/Compra de produtos quando for informado o preo de custo. Caso o usurio deseje desativar esse recurso, marque a opo "Desativar acrscimo automtico entre preo de compra e venda" na janela de configuraes gerais.

    Informar impostos: Se for digitado a letra "S" (sim) nesse campo, ser aberta uma janela para que o usurio informe ou altere os impostos referentes ao produto cadastrado.

    Calcular preo de venda: Se for digitado "S" (sim) nesse campo, o Cest ir calcular o preo de venda considerando alm do acrscimo, os valores dos impostos cadastrados para esse produto.

    Preo venda: Informar o preo de venda do produto em R$ ou na moeda configurada no cadastro da empresa. Este o valor de venda de 1 item do produto cadastrado.

    Atualizar/Reorganizar listagem: Se esta opo estiver marcada, quando o usurio selecionar um item na listagem para edio/alterao/excluso, quando for pressionado o boto Alterar ou Excluir, a listagem ser reorganizada, fazendo com que o cursor v para o final da listagem. Caso esta opo esteja desmarcada, quando for selecionado um item e o mesmo alterado ou excludo, quando o usurio pressionar o boto Alterar ou Excluir, a listagem no ser reorganizada, ficando o cursor na mesma posio (no mesmo item selecionado). Isso facilita quando o usurio necessita alterar vrios lanamentos, ficando dessa forma mais fcil acessar o prximo item por exemplo.

    Ao terminar de digitar todos os dados referentes ao produto, pressionar o boto Incluir, para incluir o produto no cadastro.

    Informar composio do produto

    O CEST possui um recurso que permite controlar tambm o estoque da matria prima de produtos compostos, por exemplo, sanduches, pizzas, batidas, pores, tintas, frmulas agropecurias, etc. Por exemplo, vamos supor que o usurio deseje controlar o estoque dos produtos que compe um sanduche: po, presunto, queijo, hamburger e tomate. No caso do po e hamburger, eles devero ser cadastrados como unidades; no caso do presunto, queijo e tomate, podero ser cadastrados em Kilogramas ou mesmo em gramas, pois um sanduche leva apenas uma pequena parte de cada um destes componentes; ento por exemplo, quando o usurio for cadastra-los no sistema deve-se informar no campo Unidade KG (kilogramas) e a quantidade em gramas de cada um destas matrias primas, por exemplo, 100 gramas de presunto dever ser digitado 0,100 no campo "Quantidade".Ento, quando o usurio for informar a composio de um produto, para matrias primas em KG, GR ou ML deve-se informar a quantidade em gramas ou mililitros que o produto leva, vamos supor no caso do sanduche, 50 gramas de presunto, 50 gramas de queijo e 30 gramas de tomate. claro que o usurio no vai pesar cada fatia de presunto ou de tomate toda vez que for fazer um sanduche, ele pesar apenas uma vez para tirar uma mdia, e claro que impossvel o controle deste tipo de estoque ter preciso absoluta, levando-se em considerao que tambm h muitas perdas (um tomate podre que jogado fora, etc.), mas no final das contas o controle ficar bastante aproximado da realidade. J o produto composto dever ser cadastrado sempre em unidade, pois o sistema dar baixa, por exemplo, em 1 sanduche, 2 pizzas, etc.

    Desse modo, quando for includo um item composto na conta de um cliente, o sistema dar baixa em todas as matrias primas que compe o mesmo nas suas respectivas quantidades, e dar baixa em uma ou mais

  • unidades do produto composto (se a opo Controlar Estoque estiver marcada). Assim, o usurio ter controle sobre a quantidade das matrias primas, como tambm sobre a quantidade de produtos compostos vendidos. Se voc desejar controlar somente as matrias primas de um produto composto, desmarque a opo "Controlar Estoque" no cadastro do produto, que o sistema no dar baixa na quantidade do estoque, que poder ficar sempre zero.

    Ento, quando um produto for composto por uma ou mais matrias primas, deve-se informar a sua composio pressionando-se o boto Informar composio do produto, que ser apresentada a seguinte janela:

    Cdigo do produto: Informar o cdigo da matria prima que compe o produto em referncia.Unidade: Informar a unidade da composio, por exemplo, UN, GR, KG, etc.Quant: Informar a quantidade da matria prima que compe o produto em referncia.Casas: Informar a quantidade de casas decimais para o campo "Quant.".

    Em seguida deve-se clicar no boto com uma seta vermelha para incluir a composio; para excluir um item da composio, basta seleciona-lo na caixa de listagem e pressionar o boto Excluir.

    Observao importante: recomenda-se que sejam criados grupos e sub-grupos especiais para os produtos correspondentes s matrias primas, para facilitar a separao dos mesmos dos produtos normais ou compostos, alm de facilitar tambm a atualizao de preos e emisso de relatrios.

    Entradas no estoque

    Aps cadastrado todos os tipos de produtos que o estabelecimento ir trabalhar, o usurio dever fazer o balano de abertura, ou seja, contar a quantidade em estoque de todos os produtos e dar entrada no sistema atravs da opo Entradas no estoque. Quando o usurio selecionar esta opo, aparecer no vdeo uma janela onde dever ser informada a data da entrada, e uma das opes cadastradas no Cadastro de Tipos de Movimentos de Entrada/Sada, que j possui 4 tipos padres: 01 Entrada (Compra), 02 Entrada

  • (Transferncia entre lojas) ou 03 Entrada (Devoluo de mercadoria). No caso de compra ou balano de abertura, dever ser selecionada a primeira opo 01 Entrada (Compra). Em seguida informe o nmero do documento de entrada e o cdigo do fornecedor. No caso do balano de abertura, informe um nome de documento fictcio, por exemplo, "BALANO DE ABERTURA":

    Obs.: Para alterar ou excluir um documento que j foi fechado, pressione o boto "Alterar/Excluir e selecione o documento desejado, depois pressione o boto "OK".

    Aparecer ento uma tela para efetuar a entrada das quantidades de cada produto:

  • Cod Produto: Informar o cdigo do produto a dar entrada. Para localizar o produto, pressione o boto com a figura de um binculo, ou a tecla F1.

    Quant Entrada: Informar a quantidade de tens que este produto possui em estoque, ou a quantidade comprada.

    Tamanho, Cor: Esses dois campos s aparecem no caso do usurio ter marcado a opo "Utilizar tabelas de referncia" no cadastro da empresa, e os ttulos desse campo sero aqueles que foram informados nos campos "Nome da referncia 1" e "Nome da referncia 2" no cadastro da empresa.

    Preo de compra: Informar o preo de compra do produto em referncia. Note que se foi cadastrado uma porcentagem de acrscimo no cadastro de produtos para esse item, o sistema ir calcular automaticamente um novo preo de venda (a no ser que o usurio tenha marcado a opo "Desativar acrscimo automtico entre preo de compra e venda" em configuraes gerais).

    Feito isso, pressionar o boto Incluir, e repetir este procedimento at dar entrada em todos os produtos. Ao final, pressionar o boto Fechar ou pressione a tecla F9.

    A partir da, toda vez que o usurio efetuar novas compras referentes a um determinado produto, deve-se utilizar esta mesma rotina, e no campo Quant Entrada informar a quantidade comprada.

    Obs.: Caso deseje excluir algum item includo no documento, selecione o mesmo na caixa de listagem, e pressione simultaneamente as teclas CTRL + DEL ou pressione o boto "Excluir item".

  • Buscar pedido: Esse boto permite ao usurio buscar pedidos do cadastro de pedidos. Quando esse boto for pressionado o Cest ir apresentar uma listagem de pedidos, onde o usurio dever selecionar o nmero do pedido desejado, que todos os itens cadastrados no mesmo sero lanados automaticamente na janela de Entradas/Compras.

    Excluir este documento: Caso o usurio deseje excluir o documento de entrada basta o usurio pressionar esse boto que todos os lanamentos de entrada feitos no mesmo sero excludos, e os saldos de quantidades deduzidos automaticamente na quantidade dos respectivos produtos.

    Fluxo de Caixa

    Se o usurio optou pelo controle de fluxo de caixa, o mesmo dever ser aberto todos os dias, ou se necessrio vrias vezes ao dia, antes de iniciar a venda ou sada de produtos. Para isso deve-se acessar no menu as opes Movimentos > Fluxo de Caixa ou o cone respectivo na barra de cones, ou simplesmente pressionando-se F3.

    Para abrir o caixa, basta pressionar o boto Abrir caixa. Se o usurio for abrir o caixa com algum valor inicial, deve-se selecionar ABERTURA DE CAIXA na caixa de seleo Conta (desse modo, no pressionar o boto "Abrir caixa") e em seguida informe o valor no campo Valor e depois pressione o boto Incluir.

    Para fechar o caixa basta pressionar o boto Fechar caixa, assim o caixa ser fechado, e o valor residual (remanescente) ficar acumulado para a prxima a abertura. Caso o usurio deseje zerar o saldo do caixa no fechamento, selecione no campo Conta a opo FECHAMENTO DE CAIXA, e em seguida informe o valor do saldo final no campo "Valor" e pressione o boto "Incluir".

    A partir do momento que o caixa for aberto, o sistema lanar automaticamente as vendas efetuadas no balco no caixa, assim como os pagamentos e recebimentos da rotina de contas a pagar/receber. O usurio tambm poder incluir lanamentos no caixa manualmente, bastando selecionar a conta a ser lanada o lanamento no campo Conta, o tipo do pagamento, a descrio e o valor e pressionar o boto Incluir.Note que no caixa no h a opo Excluir, sendo que se houver algum erro, este dever ser corrigido fazendo-se um lanamento para estornar o lanamento incorreto, mas o administrador poder excluir qualquer lanamento, bastando selecion-lo na caixa de listagem e pressionar simultaneamente as teclas CTRL + DEL.

    H tambm a opo Mudar de caixa, que s permitida ao administrador, onde o mesmo poder visualizar qualquer caixa sem ter de reiniciar o sistema.

    O Relatrio de fechamento s pode ser emitido aps o fechamento do caixa, e nele so listados todos os lanamentos do dia, agrupados por tipo de pagamento (dinheiro, cheque, carto de crdito, etc.).

  • Venda no Balco

    A janela de venda no balco permite ao usurio efetuar a venda de um ou mais produtos para um determinado cliente. Ao ser pressionado o boto Venda no balco que est na janela principal do programa, ser solicitado o nome do vendedor e sua senha, e aps a confirmao, ser apresentada a janela de venda de produtos. Ento, todos os tens que forem lanados nesta janela sero registrados para o vendedor informado para efeito de comisso.

    Para vender um produto, informe o seu cdigo no campo Cdigo ou pressione o boto com a figura de um binculo ao lado do mesmo para procurar o produto desejado. Se a quantidade for igual a 1 (ou a quantidade inicial que foi informada no cadastro da empresa), basta pressionar ENTER no campo Quant, e se a quantidade for maior do que a unidade padro, informe a quantidade de tens a lanar (no necessrio apagar o valor padro). Para efetivar o lanamento, basta pressionar ENTER no campo Quant ou pressionar o boto com uma seta vermelha.

    Se a opo "Utilizar cdigo de barras" estiver marcada na janela de configuraes gerais, o cdigo a ser informado no campo Cdigo dever ser o cdigo de barras. Para informar o cdigo atravs de uma leitora de cdigo de barras, posicione o cursor no campo Cdigo e efetue a leitura do cdigo de barras com a leitora, que o item ser automaticamente lanado na conta.

    Obs.: Quando estiver utilizando cdigo de barras, o campo ENTER automtico em vendas dever estar marcado na janela de configuraes gerais.

  • Para remover um item j lanado, basta selecion-lo na caixa de listagem e pressionar simultaneamente as teclas CTRL + DEL (delete) ou pressionar o boto "Excluir item".

    Se a opo "Pular campo quantidade em vendas" for marcada na janela de configuraes gerais, quando for informado um cdigo no campo, o sistema j incluir o item automaticamente com quantidade igual ao valor padro, isso til para estabelecimentos que necessitem de maior velocidade na incluso de itens.

    Se a opo "Agrupar itens iguais em vendas" for marcada na janela de configuraes gerais, quando for inserido um item que j estiver com algum lanamento na caixa de listagem, o sistema apenas somar a quantidade informada ao lanamento da caixa de listagem, por exemplo, vamos supor que um cliente pea uma cerveja skol, a o vendedor inclui uma skol na conta, depois o cliente pede mais uma skol, ento quando o vendedor incluir mais uma cerveja na conta, ao invs do sistema criar mais um lanamento, ele simplesmente ir aumentar a quantidade do lanamento que j est na conta para 2 (duas cervejas).

    Se a opo "ENTER automtico em vendas" for marcada na janela de configuraes gerais, quando a leitora de cdigo de barras ler algum cdigo, o sistema dar um ENTER automtico, incluindo um item automaticamente. Isso til para agilizar o lanamento de itens, principalmente em supermercados, lojas de convenincia, etc. Caso o vendedor necessite informar um valor maior do que o valor padro no campo quantidade, basta desmarcar este campo provisoriamente.

    Obs.: essas opes uma vez marcadas ou desmarcadas, ficaro fixas para um determinado terminal, ou seja, o sistema lembrar das ltimas configuraes toda vez que a janela de balco for acessada.

    O usurio poder opcionalmente informar o cdigo do cliente, e caso o mesmo ainda no esteja cadastrado no sistema, basta pressionar o boto Cadastrar novo cliente (ao lado direito do binculo).

    Para fazer com que o cursor v imediatamente para o campo Valor recebido basta pressionar a tecla F5.

    O usurio poder tambm incluir produtos extras, ou seja, produtos que no estejam cadastrados no sistema, por exemplo, vamos supor que o sistema esteja instalado em uma choperia, e um vendedor de amendoim oferece o seu produto ao cliente, mas o mesmo s possui cheque, ento o cliente adquire o amendoim e diz ao vendedor para pegar o dinheiro no caixa, para ser includo em sua conta, a basta o dono do estabelecimento clicar no boto Incluir extras ou pressionar F4 e informar os dados conforme o exemplo a seguir:

    Aps informados os dados, basta pressionar o boto OK para incluir este lanamento. O usurio poder tambm utilizar esta rotina para dar descontos, bastando colocar o sinal de menos (-) no ltimo campo.

    Se o boto "Incluir desconto do cliente" for pressionado, o sistema far um lanamento de desconto de acordo com a porcentagem de desconto cadastrada no cadastro do cliente informado.

    Para lanar um desconto no total de uma determinada conta, informe o valor do mesmo no campo Desconto e pressione ENTER ou a seta vermelha ao lado direito do campo. O desconto ser dado de acordo com a opo selecionada nos campos direita: se for por Valor, o sistema lanar o valor em reais que foi informado no

  • campo de desconto, se for informado em Percentual o sistema lanar o valor corresponde porcentagem calculada em cima do valor total.

    Ao finalizar todos os lanamentos, selecione a forma de pagamento e os dados do pagamento (opcional) que pode ser o nmero de um cheque, carto de crdito, etc., por exemplo, " Cheque n 12345 BB Ag. 1234". Em seguida, opcionalmente voc pode imprimir a conta em uma impressora ou comanda (dependendo da configurao no cadastro da empresa) pressionando o boto Imprimir conta ou a tecla F3. Depois, informe o valor recebido no respectivo campo que o sistema calcular o troco e para concluir a venda, pressione o boto Fechar.

    Venda a prazo

    Caso o vendedor necessite fazer uma venda a prazo, ao invs de pressionar o boto Fechar, ele dever pressionar o boto Venda a prazo (ou a tecla F7). Feito isso o sistema apresentar uma janela para que sejam informados os dados referentes venda a prazo:

    O vendedor dever informar o valor de entrada e a forma de pagamento da entrada (se houver), os juros (opcional) e a quantidade de parcelas. Caso seja informado "CONFIGURAR MANUALMENTE" no campo "Prazos pr definidos" o vencimento poder ser mensal, ou em determinados perodos, neste ltimo caso, deve-se desmarcar a opo Venc. e informar a quantidade de dias no campo correspondente. Em seguida o sistema calcular o valor de cada parcela, e colocar a data de emisso no campo correspondente, que poder ser alterado opo do vendedor. Em seguida, deve-se pressionar o boto "OK", que o sistema apresentar uma mensagem de confirmao, e em seguida efetuar os lanamentos das parcelas em contas a receber. Feito isso, os botes "Imprimir NP" (imprimir notas promissrias) e "Imprimir Carn" sero ativados, e permitiro ao usurio opcionalmente imprimir as notas promissrias ou carn referentes a esta venda a prazo. Por ltimo, deve-se pressionar o boto "Sair".

    Buscar oramento

  • Alguns estabelecimentos utilizam um esquema de vendas onde os vendedores primeiramente fazem um oramento para os clientes em outros terminais, e aps concluda a venda, o cliente enviado ao caixa para efetuar o pagamento. Assim, bastar o caixa buscar o oramento, clicando no boto "Buscar oramento" e localizar o nome do cliente (digitando uma parte de seu nome no campo que fica no topo da janela de listagem de oramentos), e marcar o oramento na listagem, e em seguida pressionar o boto "OK" ou dar um duplo-clique sobre o oramento desejado, que as lanamentos do oramento sero automaticamente transferidos para a caixa de listagem de vendas no balco. Feito isso, bastar o caixa especificar as condies de venda (a vista ou a prazo e fechar a respectiva conta.

    Sadas do Estoque/Vendas

    O usurio poder utilizar alternativamente sada no balco, a rotina de Sadas do Estoque/Vendas, que permite ao mesmo informar um nmero de documento e cliente vinculado a uma determinada venda. A rotina de venda idntica venda no balco, mas com um lay-out diferente e algumas opes a menos. Ao acessar essa rotina, primeiramente deve-se informar alguns dados:

    Nessa janela deve-se informar a data da sada, o tipo da sada que pode ser 20 Vendas, 21 Sada (Transferncia entre lojas), 22 Extravio de mercadoria, 23 Consignao ou qualquer um dos tipos cadastrados para sadas no cadastro de "Tipo de movimentos de entrada/sada"; o nmero do documento, que pode ser o nmero da nota fiscal de venda e o cdigo do cliente. Se o boto Gerar nmero for pressionado, o sistema ir gerar um novo nmero, incrementando o nmero do documento anterior, mas este recurso s funcionar caso o ltimo nmero de documento seja totalmente numrico, se possuir letras em seu corpo, este recurso no dever ser utilizado. H tambm um boto que se pressionado, permite a incluso de um novo cliente, caso seja necessrio.

    Essa rotina permite tambm alterar ou excluir qualquer documento ou cupom, para localizar os documentos ou cupons fechados, basta clicar no boto "Alterar/Excluir" e selecionar o documento ou cupom desejado.

    Em seguida, basta pressionar o boto "OK" que ser apresentada a seguinte janela:

  • Como j foi dito, os recursos dessa janela so idnticos janela de balco, caso tenha alguma dvida consulte o respectivo tpico.

    Para excluir um documento ou cupom, basta pressionar o boto Excluir este documento que todos os lanamentos, inclusive o documento, sero excludos, e os valores de quantidade de cada lanamento sero retornados s quantidades dos respectivos produtos.

    Estorno de lanamentos

    Caso haja necessidade de estornar algum lanamento feito em uma determinado cupom ou documento depois que o mesmo j tenha sido fechado, o administrador poder faz-lo bastando acessar no menu as opes Movimentos Estorno de Movimentos, informar o nmero de identificao do cupom ou documento e em seguida pressionar o boto Listar, que sero listados todos os lanamentos referentes a esta conta. Ento, para estornar um ou mais lanamentos, basta marcar a caixa de seleo que fica ao lado esquerdo do lanamento e em seguida pressionar o boto Estornar selecionados:

    No exemplo acima, o lanamento com a descrio DESCONTO ser estornado, conforme marcado na caixinha ao lado esquerdo do mesmo, e o valor referente ao estorno ser lanado tambm no caixa. No caso de estorno de produtos vendidos, a quantidade dos mesmos tambm sero atualizadas.

  • Oramento/Requisio

    O CEST possui uma rotina de oramento/requisio bastante flexvel que permite a criao de oramentos e posteriormente a alterao dos mesmos se necessrio, efetuando automaticamente a venda dos produtos orados.

    Para criar um novo oramento basta acessar a opo Oramento/Requisio que fica na janela principal do sistema, e quando aparecer a janela de configurao de oramento/requisio, pressionar o boto Novo registro, que ser gerado automaticamente um novo nmero para o oramento, e em seguida informar a data do oramento, a data da validade, que ser automaticamente calculada pelo sistema de acordo com a configurao no cadastro da empresa, o cdigo do cliente (com opo de cadastramento caso ele no esteja cadastrado), a condio de pagamento e o prazo de entrega. Caso o usurio tenha marcado no cadastro da empresa a opo "Utilizar ordem de servio", o sistema habilitar mais dois campos: Veculos e Termo de garantia, nesse caso o usurio poder informar o cdigo do veculo e sua kilometragem (caso seu ramo de atividade seja de oficina) e o cdigo do termo de garantia.

    Para alterar um oramento/requisio j existente, basta informar o nmero do oramento, que pode ser procurado clicando-se no binculo ao lado direito do campo Nmero para localizar o oramento desejado e em seguida pressionar o boto Alterar/Vender.

  • H tambm os cadastros de Segmentos e Divises que podem ser acessados a partir da janela de configurao do oramento, esses cadastros permitem subdividir um oramento em segmentos (por exemplo, Sala, Quarto, Cozinha) e Divises (por exemplo, Construo, Acabamento).

    Em seguida, deve-se clicar no boto Incluir para acessar a janela de movimentos do oramento:

    Para incluir um produto na janela de movimentos do oramento, basta informar o cdigo do mesmo no campo Cdigo e a quantidade no prximo campo e em seguida pressionar a tecla ENTER ou clicar no boto com uma seta vermelha. Para localizar um determinado produto, clique no binculo ao lado direito do campo, ou pressione a tecla F1. Se a opo de utilizar cdigo de barras estiver marcada, o usurio poder utilizar a leitora de cdigo de barras, do mesmo modo como foi explicado na rotina de balco.

    Pode-se tambm incluir produtos extras, conforme j foi explicado anteriormente. Para excluir um lanamento, basta selecionar o lanamento com o mouse, e em seguida pressionar simultaneamente as teclas CTRL + DEL ou pressionar o boto "Excluir item".

    Quando um determinado item for editado, o seu preo poder ser alterado opcionalmente pelo vendedor, bastando para isso posicionar o cursor no campo de preo (logo abaixo do campo Quantidade) e alterar o preo, e em seguida pressionar o boto com a seta vermelha.

    A caixa de seleo Mostrar preo de custo ficar ativa somente se o vendedor possuir os privilgios de administrador, e ela permitir mostrar ou ocultar os preos de custos na caixa de listagem, bastando marcar ou desmarcar esta caixa de seleo. A caixa de seleo Mostrar fornecedores permite apresentar ou ocultar o fornecedor de cada item na caixa de listagem.

    O boto Atualizar preos atualiza os preos de todos os itens lanados na caixa de listagem do oramento para os preos atuais do cadastro de produtos. Isso til quando um determinado vendedor faz um oramento, e este oramento fica aguardando a aprovao por um determinado tempo, e nesse meio tempo pode ocorrer uma atualizao de preos; assim, fazendo a atualizao de preos, o vendedor ter certeza de que aquele oramento estar com os preos atualizados com os preos atuais do cadastro de produtos.

    A rotina de oramento do Cest permite que o vendedor altere os campos Quantidade, Descrio, Referncia e Preo unitrio diretamente na caixa de listagem do oramento, bastando para isso dar um duplo-clique no campo desejado na caixa de listagem, e alterar o valor. Aps feita a alterao basta pressionar ENTER para que os totais sejam atualizados de acordo com a alterao feita. Os valores de Quantidade e Preo unitrio devem ser digitados com vrgula caso o valor no seja inteiro.

  • Segmentos e Divises

    O usurio tambm pode subdividir o oramento em segmentos/divises para visualizar os totais de cada segmento/diviso ou o total geral do oramento sempre que lhe convier. Para isso deve-se criar os segmentos/divises para cada oramento clicando-se no boto Criar Segmentos >> Divises, informar o segmento e diviso e pressionar o boto "Incluir" conforme o exemplo abaixo:

    Feito isso, quando o usurio for incluir um determinado item no oramento, ele poder selecionar em qual segmento/diviso esse item dever ser lanado, para isso deve-se selecionar o segmento/diviso no campo Segmento >> Diviso conforme o exemplo abaixo:

  • Aps selecionado um segmento/diviso, todo lanamento que for efetuado ser lanado no mesmo. Quando o usurio desejar visualizar todos os lanamentos (de todos os segmentos/divises juntamente) basta selecionar a opo Geral. Quando desejar visualizar somente os lanamentos (e os respectivos totais) de um determinado segmento/diviso basta selecionar o mesmo nesse campo.

    Explodir itens compostos

    No oramento possvel explodir ou recolher os itens que compe um item composto para efeito de uma melhor visualizao do usurio sobre o que est no oramento. Quando um determinado item que foi lanado no oramento for composto, aparecer o caractere + (mais) na primeira coluna da linha do item, ento clicando-se nesse caractere, o item explodir mostrando os itens de sua composio, que sero apresentados na cor amarela:

  • Para recolher os itens que compe o item composto, basta pressionar o sinal de (menos) na primeira coluna da linha do item. Tambm no relatrio de oramento na impressora, o usurio poder optar ou no pela impresso de itens compostos explodidos.

    Imprimir oramento/requisio

    H duas opes de impresso do oramento: Imprimir oramento ou Imprimir requisio. A primeira imprime um oramento para apreciao do cliente sobre os valores dos itens e totais; a segunda imprime o oramento como uma requisio de ordem de servio, imprimindo no cabealho a descrio do veculo se houver e no final da requisio imprime tambm o termo de garantia selecionado para o oramento em referncia e uma linha para assinatura do cliente.

    Enviar oramento por email

    O Cest permite ao vendedor enviar um determinado oramento para o email do cliente, para isso basta pressionar o boto Enviar por email, que ser apresentada a seguinte janela:

    Para que o usurio possa enviar relatrios por email, necessrio que o mesmo possua uma conta de email que disponibilize o SMTP (a mesma configurao requerida para utilizar o Outlook, por exemplo). Ento o usurio dever informar o seu SMTP, a senha do SMTP, e seu email. Estes dados ficaro gravados e no ser necessrio informar novamente, que o CEST lembrar destas configuraes toda vez que o usurio acessar a rotina de envio de relatrio por email. Um detalhe importante que para utilizar esta rotina, que o pacote Microsoft .NET Framework 3.0 ou superior deve estar instalado em seu computador.

    Aps feito o oramento ele poder ser impresso e entregue ao cliente, pressionando-se o boto Imprimir. Feito isso, pode-se sair da janela, e aps a aprovao do oramento pelo cliente, basta informar o nmero do oramento na janela de configurao de oramento e pressionar o boto Alterar. Desse modo o oramento poder ser alterado, incluindo-se ou excluindo-se lanamentos se necessrio, e para efetuar a venda dos

  • produtos orados, basta pressionar o boto Efetuar venda, que os produtos sero jogados automaticamente na janela de Sadas do estoque/Vendas, como se estivessem sido digitados manualmente. Qualquer oramento poder tambm ser buscado de dentro da janela de venda no balco.

    Rotina de mudana de ms

    Aps o encerramento de um determinado ms, o sistema efetua automaticamente uma rotina de mudana de ms. Essa rotina necessria para atualizar os dados referentes s estatsticas de vendas dos ltimos meses e anos. Toda vez que o Cest solicitar a rotina de mudana de ms, ser necessrio que se informe a senha de administrador, e recomendvel que no seja efetuado nenhuma movimentao no Cest antes que esta rotina seja executada, pois poder causar inconsistncias nas estatsticas de vendas do sistema. Resumindo, todo dia 1 do ms, deve-se executar esta rotina o mais cedo possvel, antes de comear a utilizar o Cest.

    Atualizao de preos

    Esta rotina permite ao usurio atualizar os preos de venda dos produtos. A atualizao poder ser individual, geral, por grupo ou sub-grupo. O tipo do aumento ou diminuio de preos poder ser:

    Porcentagem: aumenta ou diminui o preo em uma determinada porcentagem.Somar valor: soma ou diminui um determinado valor ao preo atual.Valor fixo: fixa o preo de venda dos produtos exatamente igual ao valor informado no campo Margem.

    No campo Margem deve-se informar o valor da porcentagem, o valor a somar ou o valor fixo respectivamente para cada tipo de aumento escolhido.

    H tambm a opo Retornar preos, que permite o retorno aos preos anteriores atualizao, para o caso de ocorrer algum erro na atualizao.

    Configurar cupom

    Esta opo s tem efeito para impressoras matriciais ou comandas matriciais, que imprimem em papel bobina. Esta configurao necessria porque existem vrios modelos de impressoras, e vrios larguras de bobinas, sendo necessrio fazer uma correta adaptao do sistema para um determinado modelo.Cada caixinha informa o tamanho em caracteres que o campo ter. Note que neste tipo de impresso todos os caracteres possuem a mesma largura.A caixinha vermelha no rodap do cupom informa a margem esquerda em caracteres, e a caixinha cinza, a quantidade de linhas a alimentar assim que a impresso terminar, ou seja, a quantidade de linhas necessrias para jogar a bobina para cima para que seja cortada no local correto.O texto que for digitado na caixinha de texto branca que fica no rodap do cupom ser o texto a ser impresso no final da conta.

    Consultas

    Consulta na tabela de preos de produtos

  • O Cest possui uma rotina de consulta da tabela de preos de produtos com opes de busca por descrio, cdigo, cdigo de barras e referncia, alm de opes de busca seletiva e apresentao de imagem dos produtos:

    Essa consulta pode ser ativada em qualquer rotina que possua um campo de cdigo de produto, bastando pressionar-se a tecla F1.

    Ao selecionar uma opo de busca, o sistema ordenar a listagem pelo campo definido, e a opo de busca selecionada ser lebrada pelo Cest toda vez que a janela de consulta for ativada. Para fazer uma busca basta informar o texto ou parte dele na caixa de texto logo acima da caixa de listagem, por exemplo, se for selecionada a opo de busca por Descrio, medida que o texto for sendo digitado, o sistema ir posicionando o cursor na descrio mais semelhante ao texto digitado; se a opo Busca seletiva for marcada, o sistema ir selecionar somente os registros que contiverem uma frase semelhante ou igual ao texto digitado.

    Se a opo Mostrar imagem do produto for selecionada, quando um determinado item da caixa de listagem for selecionado, ser apresentada a imagem do produto no quadro que fica na posio superior direita da janela; para ampliar a imagem, basta dar um clique sobre a imagem mostrada no quadro.

    Para que um determinado item da caixa de listagem seja editado, basta selecion-lo e pressionar o boto OK ou simplesmente dando-se um duplo-clique sobre o item desejado.

    Consulta de cupons fechados

    Esta rotina permite ao usurio emitir relatrios de contas j fechadas. til tambm para o caso de ocorrer algum erro na impresso do relatrio durante o fechamento de uma conta, possibilitando ao usurio imprimir o relatrio de fechamento novamente.Para acessar esta rotina, selecione no menu as opes Consultas > Cupons fechados, que em seguida ser apresentada uma listagem com todas as contas fechadas. Selecione a conta desejada e pressione o boto OK ou simplesmente d um duplo-clique sobre a conta desejada, que o relatrio ser impresso.

    Consulta de estatsticas de venda

    O sistema permite ao administrador consultar as estatsticas de vendas dos 3 ltimos anos e dos 24 ltimos meses, alm de outros dados. Para acessar essa consulta, acesse no menu do Cest as opes Consultas

  • Estatsticas de vendas, e informe a descrio do produto ou parte dela na caixa de texto contida na janela, e quando o cursor posicionar sobre o item desejado, pressione a tecla ENTER:

    Relatrio de lotes de produtos a vencer

    O Cest possui uma rotina de validade de produtos, e para utiliz-la, o administrador deve ativar esta rotina marcando a opo Rotina de validade de produtos no cadastro da empresa. Estando esta rotina ativada, quando o usurio efetuar entradas no estoque/compras, o sistema solicitar a data da validade daquele lote de produtos que est entrando e o seu local, como no exemplo a seguir:

  • Quando o usurio for efetuando as vendas deste tipo de produto, o sistema sempre dar baixa no lote de produtos mais antigo, e a qualquer momento o usurio pode emitir um relatrio de lotes de produtos a vencer, bastando acessar no menu do Cest as opes Consultas Relatrio de lotes de produtos a vencer , que ser apresentada a seguinte janela:

    Na caixa "Listar lotes de produtos que vencero dentro de x dias" informe a quantidade de dias solicitada e pressione o boto listar. O usurio poder baixar qualquer lote, bastando marcar a caixa de seleo que fica no lado esquerdo do campo lote, e pressionar o boto Baixar lotes marcados.

    Relatrios

    O Cest possui um visualizador de relatrios, que permite a impresso de relatrios tanto no vdeo como na impressora. Na verso free (gratuita) do Cest, a opo de listagem na impressora (em papel) est desativada, sendo possvel a visualizao de relatrios somente no vdeo.

  • Quando solicitado ao Cest a impresso de um determinado relatrio, o mesmo ser apresentado primeiramente no vdeo para pr-visualizao; para visualizar as pginas, basta pressionar as setas que ficam na parte superior esquerda da janela do relatrio; caso o usurio deseje imprimir o relatrio em papel na impressora, basta pressionar o boto com a figura de uma impressora ou pressionar simultaneamente as teclas CTRL + P. O usurio tambm poder selecionar o intervalo de pginas a serem impressas na impressora, bastando alterar os campos Pginas a imprimir. Caso deseje remover as tarjas cinzas que aparecem no relatrio, imprimindo somente as letras, basta marcar a opo Remover tarjas.

    Tabela de preos de produtos

    O relatrio de tabela de preos de produtos permite ao usurio imprimir a relao de todos os produtos cadastrados e seus respectivos preos de venda, que poder ser destinado para uso tanto a vendedores quanto de clientes. Para imprimir este relatrio, selecione no menu do Cest as opes Relatrios Produtos Tabela de preos de produtos. Ao solicitar a emisso deste relatrio, ser apresentada uma janela que permite a seleo de vrias opes de listagem: geral, por ordem alfabtica, separados por grupo, sub-grupo ou fornecedores.

  • Quando for selecionadas as opes Geral ou Ordem Alfabtica, no primeiro caso o sistema imprimir todos os produtos por ordem de cdigo, na segunda opo sero impressos todos os produtos por ordem de alfabtica de descrio. Se for selecionada a opo Grupo sero listados na caixa de listagem logo abaixo todos os grupos cadastrados; para selecionar quais grupos a serem listados, selecione os grupos desejados na caixa da esquerda e clique na seta para a direita, para mover o grupo para a caixa da direita, ou simplesmente d um duplo-clique sobre o grupo desejado para mov-lo para a caixa da direita; sendo assim, o sistema listar na impressora todos os grupos que estiverem contidos na caixa da direita; para listar todos os grupos, basta mover somente a opo 999-Todos para a caixa da direita. Para listar a tabela por Sub-grupo ou Fornecedor, o esquema praticamente o mesmo do explicado para Grupos.

    Relatrio para balano

    A utilidade deste relatrio imprimir os produtos selecionados para conferncia com o estoque real do estabelecimento, ou seja, o sistema imprimir a descrio do produto, a quantidade do mesmo no sistema, o preo de compra ou venda, e o preo total. Nesse relatrio h um campo em branco denominado Cont. (contagem) para que seja preenchido manualmente pelo usurio com a quantidade que foi contada em seu estoque (estoque fsico real), para comparar e verificar se quantidade que est sendo informada pelo sistema bate com a quantidade real em estoque.Para imprimir este relatrio, selecione no menu do Cest as opes Relatrios Produtos Relatrio para balano, que ser apresentada a seguinte janela:

  • O esquema de seleo de opes de listagem o mesmo explicado para a tabela de produtos. Para este relatrio, h as opes de listagem do preo de compra ou do preo de venda; se a opo Listar cdigos de barra for marcada, os campo de cdigo de barras ser apresentado na listagem, porm o campo de descrio ser diminudo; se a opo Listar somente produtos zerados for marcada, somente os produtos com quantidade igual a zero sero listados; se a opo Listar somente produtos com quantidade no estoque for marcada, somente os produtos com quantidade maior do que zero sero listados.

    Contas a pagar/receber

    O CEST possui um mdulo de contas a pagar/receber que permite ao usurio ter um total controle de suas contas, e que vinculado tambm ao fluxo de caixa.

    Este mdulo pode ser acessado atravs das opes Mdulos Contas a pagar/receber, ou selecione a rotina desejada diretamente da janela principal nos cones correspondentes a contas a pagar/receber no lado direito da barra de cones.

    Primeiramente deve-se cadastrar os tipos de documentos mais utilizados em suas contas, para efeito de padronizao e facilitar a digitao. Para isso acesse no menu as opes Cadastros Cadastro de tipos de documentos e informe os tipos que voc ir utilizar como nota fiscal, recibo, fatura, duplicata, etc.:

  • O prximo passo efetuar o cadastro dos centros de custos, acessando no menu as opes Cadastros Cadastro de centro de custos, nele voc informar os tipos de despesas e receitas que voc tem em sua empresa, por exemplo, compras, despesas com limpeza, material de expediente, vendas, etc.:

    Cadastro de Razes Sociais

    Caso o estabelecimento possua filiais ou outros estabelecimentos vinculados ao mesmo, o usurio poder cadastrar as razes sociais destes estabelecimentos para separar as contas a pagar/receber por razo social. Para isso basta informar neste cadastro os nomes dos estabelecimentos, assim como outros dados pertinentes aos mesmos (opcional).

    Cadastro de contas a pagar/receber

    Feito isso, o usurio poder comear a cadastrar suas contas a pagar e a receber. Para cadastrar contas a pagar clique no cone com um P vermelho, e para cadastrar contas a receber clique no cone com um R verde. Para incluir um novo lanamento, clique no boto Novo, e informe o tipo do documento, o nmero do documento, o

  • fornecedor, o centro de custos, uma descrio da conta a pagar, o valor da conta a pagar, a data da emisso, que por padro a data do sistema, e por ltimo a data de vencimento da conta. Em seguida pressione o boto Incluir para incluir a conta. Para incluir uma nova conta, pressione novamente o boto Novo e repita a operao.

    Para cadastrar uma conta a receber o procedimento o mesmo, com a diferena que voc ir informar o cdigo do cliente ao invs do cdigo do fornecedor.

    Se voc desejar visualizar as contas a pagar e receber vencidas automaticamente toda vez que o sistema for iniciado, basta marcar as seguintes opes no cadastro da empresa: Mostrar contas a pagar vencidas ao iniciar o sistema e Mostrar contas a receber vencidas ao iniciar o sistema.

    Relatrio de contas vencidas

    No menu Contas vencidas voc poder visualizar o Relatrio de contas vencidas, que possui vrias opes de listagem:

    Responsvel: se for informado 999-TODOS, sero listados os documentos de todas as razes sociais, dentro dos critrios selecionados.Data de referncia: se for informada a data de referncia, sero listadas todas as contas com vencimento igual ou inferior a esta data.Data de vencimento: se for informada a data de vencimento, sero listadas somente as contas que vencem exatamente nesta data. Note que o usurio poder informar somente a data de referncia ou a data de vencimento, mas nunca as duas ao mesmo tempo.Perodo: se for informado o perodo (data inicial e final), sero listadas todas as contas com vencimento dentro do perodo informado, neste caso a data de referncia e data de vencimento no tero efeito.Fornecedor: se for informado o cdigo de um determinado fornecedor, sero listadas somente as contas referentes ao fornecedor informado, dentro dos critrios selecionados. Note que este campo s ser vlido para tipo da conta = A pagar.

  • Cliente: se for informado o cdigo de um determinado cliente, sero listadas somente as contas referentes ao cliente informado, dentro dos critrios selecionados. Note que este campo s ser vlido para tipo da conta = A receber. Tipo da conta: se for marcada a opo A pagar sero listadas somente as contas a pagar dentro dos critrios selecionados; se for marcada a opo A receber sero listadas somente as contas a receber dentro dos critrios selecionados.Situao: se for marcada a opo Ativas sero listadas somente as contas ativas (em aberto) dentro dos critrios selecionados; se for marcada a opo Baixadas sero listadas somente as contas baixadas (pagas ou baixadas) dentro dos critrios selecionados.Impostos: se for marcada a opo Todos sero listadas as contas com impostos e sem impostos, dentro dos critrios selecionados; se for marcada a opo Sem impostos sero listadas somente as contas sem impostos, dentro dos critrios selecionados; se for marcada a opao Com impostos, sero listadas somente as contas com impostos, dentro dos critrios selecionados.

    Baixa de contas pagas e recebidas

    Quando uma determinada conta for paga ou recebida, o usurio dever informar isso ao sistema para que o mesmo d baixa nas respectivas contas. Para dar baixa em contas pagas, basta clicar no cone com uma seta vermelha para baixo, e para dar baixa em contas recebidas, clicar no cone com uma seta verde para baixo. Em seguida informe a data de referncia de vencimento, para que o sistema liste as contas vencidas que ainda no foram baixadas, e em seguida selecione a conta a baixar com um clique do mouse sobre a mesma e depois pressione o boto Baixar conta:

    Feito isso, aparecer uma janela solicitando a descrio, o valor e a data da baixa, e se a mesma foi paga ou no (muitas vezes uma conta no paga, mas mesmo assim necessrio efetuar a sua baixa):

  • O sistema permite que seja efetuado um pagamento parcial do valor, para isso basta informar o valor pago no campo Valor a baixar que ser baixado apenas o valor pago daquela conta, ficando o valor remanescente no lanamento.

    Em seguida, pressione o boto OK e confirme a baixa da conta.

    H tambm uma opo de excluir definitivamente as contas que j foram baixadas, pois as mesmas ficaro registradas no sistema indefinidamente, podendo ser visualizadas no relatrio de contas vencidas baixadas. Se esta rotina for executada, todas as contas baixadas at a data do sistema sero excludas definitivamente, e no podero mais ser visualizadas no relatrio de contas vencidas baixadas.

    Rotina de importao de dados

    O CEST possui uma rotina de importao de dados (Rotinas diversas Importao de movimentos) que permite que movimentos gravados em um arquivo texto sejam includos automaticamente na tabela de movimentos.

    Os dados devem ser delimitados pelo caractere TAB (ASCII 9), e devem ser gravado em modo texto no seguinte formato:

    Data Fiscal Codigo Produto Descrio pdv QTE Prc Produto6/fev/07 600 1/2MUSS1/2CALA 9 6,96/fev/07 601 MUSSARELA PROM 4 6,96/fev/07 602 CALABRESA PROM 2 6,96/fev/07 800 1/2MUSSA1/2CALA 5 7,96/fev/07 802 PIZZA CALABRESA 1 7,96/fev/07 805 PIZZA FRANG CAT 1 14,96/fev/07 40 CREPE EST. CARN 5 5,96/fev/07 42 CREPE FRANG CAT 2 6,26/fev/07 43 CREPE 4 QUEIJO 2 66/fev/07 45 CREPE CALABRESA 1 5,9

    Esta tabela pode ser gerada pelo Excel, bastando salvar o arquivo XLS no formato TXT (delimitado por tab), pois o mesmo j possui esta opo de salvamento.

  • Um detalhe importante que os cdigos de produtos do arquivo texto devem estar todos cadastrados no cadastro de produtos do CEST.

    Para importar os dados, clique no boto Importar movimentos e procure o arquivo com extenso .txt, que ser apresentado na tela os movimentos importados:

    Verifique se est tudo OK e em seguida pressione o boto Efetivar importao para efetivar a importao dos movimentos. Os dados sero lanados automaticamente na tela de movimentos de sadas como se tivessem sido digitados manualmente. Por isso, ao pressionar o boto ser solicitado o tipo de sada, o nmero do documento e opcionalmente o cdigo do cliente.

    Interao com aplicativos

    Como o Cest um programa de controle de estoque genrico e que vendido em todo o Brasil e tambm em outros pases da lngua portuguesa, o mesmo no possui rotinas para emisso de cupom fiscal (ECF) devido impossibilidade de homolog-lo em todos os Estados brasileiros. Na tentativa de resolver esse problema disponibilizamos uma rotina de interao com aplicativos, onde o usurio poder desenvolver um programa que interaja com o Cest de modo a emitir o cupom fiscal, pois sendo detentor do programa fonte desse programa, acreditamos que o usurio poder homolog-lo junto Secretaria da Fazenda de seu Estado.

    Disponibilizamos tambm para download no link abaixo um programa de exemplo prtico em Visual Basic 6.0 que poder ser utilizado como base do programa de interao:

    http://www.maxissoft.com/download/Interage.zip

    O banco de dados de interao do Cest com o programa externo denominado Interacao.mdb e possui os seguintes campos:

  • Sequencia: Campo do tipo texto com 5 caracteres, e seu valor dever ser sempre 00001.

    NumeroCupom: Campo do tipo inteiro longo, que registrar o nmero de ordem do cupom (esse nmero apenas de controle do Cest, no tem nada a ver com o nmero do cupom fiscal).

    Codigo: Campo do tipo texto com 10 caracteres que registra o cdigo do produto.

    Quantidade: Campo do tipo dupla-preciso que registra a quantidade de itens do lanamento.

    Unidade: Campo do tipo texto com 3 caracteres que registra unidade do produto.

    Descricao: Campo do tipo texto com 100 caracteres que registra a descrio do produto.

    Referencia: Campo do tipo texto com 25 caracteres que registra a referncia do produto.

    PrecoUnitario: Campo do tipo dupla-preciso que registra o preo unitrio do produto.

    PrecoTotal: Campo do tipo dupla-preciso que registra o preo total do lanamento (quantidade de itens x preo unitrio).

    AliquotaICMS: Campo do tipo dupla-preciso que registra a alquota do ICMS do produto. Como geralmente essa alquota deve ser informada com cdigos definidos pelo fabricante da impressora, o programa de interao dever substituir cada alquota pelo seu respectivo cdigo.

    Controle: Campo do tipo texto com 10 caracteres que controla o envio dos dados do Cest ao programa de interao, ele pode ter dois valores, AGUARDANDO e PRONTO:

    AGUARDANDO: O programa de interao est aguardando os dados que devero ser enviados pelo Cest;

    PRONTO: Quando o Cest enviar os dados ele colocar nesse campo o valor PRONTO, ento o programa de interao dever capturar os dados dos campos, e aps feito isso, colocar nesse campo o valor AGUARDANDO.

    Situacao: Campo do tipo texto com 6 caracteres que controla a abertura e fechamento do cupom fiscal. Esse campo pode ter trs valores: ESPERA, ABRIU, FECHOU: O programa de interao ir colocar inicialmente o valor ESPERA no campo Situacao, quando o Cest abrir o cupom ir colocar o valor ABRIU, nesse caso o programa de interao dever abrir o cupom fiscal; quando o Cest colocar o valor FECHOU, o programa de interao dever fechar o cupom fiscal e colocar o valor ESPERA novamente nesse campo.