centro de educaÇÃo profissional de artes basileu …

39
Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria da Educação. SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU FRANÇA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA OBRAS

Upload: others

Post on 15-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTESBASILEU FRANÇA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA OBRAS

Page 2: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

PREFÁCIO

O objetivo desta especificação é de orientar e esclarecer quanto às fases e processosconstrutivos da obra e servir como ferramenta para nortear qualidade de materiais econseqüentemente os custos desta edificação.

Goiânia, 21 de fevereiro de 2006

Page 3: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

1.0-DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM ARTES BASILEUFRANÇA, FOI PROJETADO DENTRO DA MELHOR E MAIS ATUALIZADA TÉCNICA DEPLANEJAMENTO DE EDIFÍCIOS EDUCACIONAIS, FORAM SEGUIDAS ASRECOMENDAÇÕES TÉCNICAS OCUPACIONAIS DO PROEP/MEC.

O prédio será todo estruturado em concreto armado e estrutura metálica para coberturas,alvenarias de tijolos cerâmicos rebocados e tijolos cerâmicos tipo marombado de 21 furosaparentes, telhado em telha trapezoidal galvanizada e também telha galvanizada comisolamento de poliuretano, as esquadrias metálicas serão em alumínio. Receberáacabamentos cerâmicos nos pisos e paredes dos sanitários. O piso do auditório será emcarpete, o piso das circulações, salas de aula e demais ambientes terá o contra pisoexecutado em monobloco, de alta resistência, tipo granitina cor natural e terracota, moldado inloco, com juntas específicas de dilatação e rodapé do mesmo material com acabamentocurvo, do tipo hospitalar, conforme indicado no projeto de arquitetura.

As soleiras de todas as portas onde houver diferença de piso ou desnível deverão serexecutadas no mesmo material do piso local, somente nas entradas principais se prevê o usode soleiras de granito da região, colocado, sempre, de maneira a não criar desníveis bruscosque dificultam a passagem dos cadeirantes, ou seja, as diferenças de nível deverão acontecerem maneira acessível e sem degraus.

As paredes internas e externas devem seguir as especificações do projeto arquitetônico eserão executadas em tijolo marombado de 21 furos, aparente, de acordo com as normas dequalidade, com assentamento em meia vez onde a alvenaria constar de 11 cm, e de uma vezquando a alvenaria constar de 23 cm no Projeto de Arquitetura. Onde estiver especificadoparede de 15 cm, esta receberá chapisco e reboco, pronto para receber revestimentocerâmico ou pintura nas duas faces, ou onde estiver especificado parede de 13,5 cm, estareceberá chapisco, reboco e revestimento cerâmico ou pintura em somente uma das faces.Serão usadas paredes de uma vez de tijolo laminado para auxiliar no isolamento acústico etérmico do auditório. No nível do subsolo e paredes abaixo do nível do terreno, estão previstasalvenaria estrutural em bloco de concreto tipo canaleta de 14 cm de espessura e pinturaacrílica sobre reboco para acabamento final. As paredes abaixo da cota do terreno no interiorda platéia serão em alvenaria estrutural em bloco de concreto tipo canaleta de 14 cm deespessura com uma segunda alvenaria em tijolo aparente de meia vez (11 cm).

O resumo do Potencial Físico é o seguinte:

BLOCO A – SALA AMBIENTE DE TEATRO, MÚSICA E DANÇA, SALA AMBIENTE DEEXPOSIÇÕES DE TRABALHOS, INSTRUMENTOTECA.

- Salas Ambientes de teatro, música e dança;- Sala Ambiente de Exposições de Trabalhos;- Instrumentoteca e Musicoteca;- Controle/Portaria;

Page 4: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

- Administração do Auditório;- Camarins;- Sala de Ensaio;- Sala do Maestro;- Sanitários masculino e feminino (público/serviço);

Toda a edificação deverá atender a Norma que rege a acessibilidade de pessoas portadorasde deficiência - NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentosurbanos

Page 5: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

2.0-GENERALIDADES:

2.1-Objetivo

Esta especificação tem por objetivo a fixação das condições técnicas gerais e específicas queserão obedecidas na construção do edifício para a instalação do CENTRO DE EDUCAÇÃOPROFISSIONAL DE ARTES BALISEU FRANÇA. E fixar as obrigações e direitos da empresaencarregada da execução da obra e serviços, designada CONSTRUTORA OUEMPREITEIRA.

2.2-Fiscalização

A fiscalização não desobriga a EMPREITEIRA de sua total responsabilidade pelos atrasos, naconstrução, mão-de-obra, nos equipamentos e materiais, nos termos da legislação vigente ena forma deste documento.

A fiscalização poderá exigir do construtor a substituição de qualquer profissional do canteirode obras desde que verificada a sua incompetência para a execução das tarefas, bem comohábitos de conduta nocivos à boa administração do canteiro.

A substituição de qualquer elemento será processada, no máximo, 48 horas após acomunicação por escrito da fiscalização.

2.3-Considerações Preliminares

Esta especificação técnica fará, juntamente com todas as peças gráficas dos projetos, parteintegrante do contrato de construção, valendo como se fosse transcrito no termo de ajuste.

Todos os documentos são complementares entre si, constituindo juntamente com os projetose detalhes, peça única. Assim, qualquer menção formulada em um documento e omitida nosoutros, será considerada como especificada e válida.

Nenhuma alteração se fará em qualquer especificação ou nas peças gráficas sem autorizaçãoda FISCALIZAÇÃO, após a verificação da estrita necessidade da alteração proposta. Aautorização só terá validade quando confirmada por escrito.

Os materiais de fabricação exclusiva serão aplicados, quando for o caso, e quando omissonessas especificações, de acordo com as recomendações e especificações dos fabricantes.

É expressamente vedada a manutenção no canteiro de obras de qualquer material nãoespecificado, bem como todo aquele que eventualmente venha a ser rejeitado pelaFISCALIZAÇÃO.

Nenhuma medida tomada por escala nos desenhos poderá ser considerada como precisa. Emcaso de divergência entre as cotas assinaladas no projeto e suas dimensões medidas emescala, prevalecerão, em princípio, as primeiras.

Em caso de divergência entre desenhos de escalas diferentes, consultar, por escrito, oresponsável pelo projeto.

Page 6: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Onde as especificações ou quaisquer outros documentos do projeto forem eventualmenteomissos ou, na hipótese de dúvidas na interpretação de qualquer peça gráfica e demaiselementos informativos, sempre consultar a FISCALIZAÇÃO, que diligenciará no sentido deque a omissão ou as dúvidas seja sanada no mais curto prazo possível.

A EMPREITEIRA deve ter pleno conhecimento dos serviços a serem executados e todos osseus detalhes, submetendo-se inteiramente às normas de execução , obrigando-se peloperfeito funcionamento e acabamento final dos serviços, sendo imprescindível visitar o localonde será edificada a obra.

A EMPREITEIRA deve coordenar os serviços para que seja concluído dentro do prazoestabelecido, conforme cronograma fisico-financeiro a apresentar.

Todos os serviços deste memorial deverão ficar perfeitamente executados pelaEMPREITEIRA e aprovados pela FISCALIZAÇÃO. As dúvidas e/ou omissões dos serviçose/ou materiais que por ventura venham ocorrer, são de responsabilidade da EMPREITEIRA,que deverá consultar a FISCALIZAÇÃO e executa-lo às suas expensas para perfeitaconclusão dos serviços.

Se a EMPREITEIRA encontrar dúvida nos serviços ou se lhe parecer conveniente introduzirmodificações de qualquer natureza, deve apresentar o assunto a FISCALIZAÇÃO por escrito.

A apresentação de tais sugestões e/ou dúvidas não serão justificativas para qualquerretardamento no andamento da obra.

Os materiais a serem empregados devem ser da melhor qualidade obedecendorigorosamente à especificação, inclusive na sua aplicação, sendo seu emprego sujeito àaprovação da FISCALIZAÇÃO.A EMPREITEIRA deve substituir por sua conta, qualquer material ou aparelho de seufornecimento que durante o prazo de dois anos, a contar da data de entrega dos serviços,apresentarem defeitos decorrentes de fabricação ou má instalação.

Todo serviço considerado inaceitável pela FISCALIZAÇÃO será refeito à custa daEMPREITEIRA.

A FISCALIZAÇÃO em nada eximirá a EMPREITEIRA das responsabilidades assumidas.

Não será permitido o corte de nenhuma peça estrutural sem a prévia autorização doresponsável pelo PROJETO DE CÁLCULO ESTRUTURAL.

Todas as concretagens devem, necessariamente, ter a liberação prévia da FISCALIZAÇÃO.

A EMPREITEIRA deverá apresentar detalhes executivos de todas as serralherias,marcenarias, armários, bancadas, balcões, painel de concreto aparente e comunicação visual,sendo seu emprego sujeito à aprovação da FISCALIZAÇÃO.

Page 7: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

2.4-Amostra de Materiais

A EMPREITEIRA submeterá à aprovação da FISCALIZAÇÃO, antes de adquirir as amostrassignificativas dos materiais a serem empregados nos serviços especificados. Aprovadas, asamostras serão mantidas no escritório da obra, para comparação com exemplares dos lotespostos no canteiro para utilização.

2.5-Ensaio de Materiais

Laboratórios Tecnológicos idôneos procederão aos ensaios e testes previstos nestaespecificação ou requeridos pela FISCALIZAÇÃO quando esta julgar necessário.

Independentemente dos resultados obtidos, a EMPREITEIRA arcará com todas as despesasreferentes aos ensaios.

A EMPREITEIRA arcará com os custos de demolição, reconstrução e substituição dosmateriais rejeitados, quando o resultado dos ensaios for inferior às tensões mínimas previstas.

2.6-Proteção dos Materiais e Serviços

Todos os materiais e trabalhos que assim o requeiram, deverão ser totalmente protegidoscontra danos de qualquer origem, durante o período da construção, ficando a EMPREITEIRAresponsável por esta proteção, sendo inclusive obrigada a substituir ou consertar quaisquermateriais ou serviços eventualmente danificados sem quaisquer despesas para aPROPRIETÁRIA.

2.7-Sub-empreiteiras

A EMPREITEIRA será responsável perante a PROPRIETÁRIA pelos serviços que venha asub-empreitar com terceiros.

2.8-Regulamentação da Construção

Devem ser consideradas como parte integrante desta Especificação, as Leis,disposições e Normas em Vigor no território brasileiro.

Disposições e Regulamentos Estaduais, Municipais e Federais relacionados com construção eequipamentos, tais como Códigos de Edificações, Segurança e Medicina do Trabalho,Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), etc..

Regulamentação de Concessionárias de Serviços Públicos, tais como fornecimento de Água,Esgoto, Energia Elétrica, Telefone e outras repartições, tais como Corpo de Bombeiros.

Normas previstas pela ABNT para execução de serviços, destacando-se em especial:a. NBR 6118:1980 – Projeto e execução de obras de concreto armado;b. NBR 6122 – Projeto e execução de fundações;c. NBR 5715 – Local e instalação sanitária modular;d. NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e Execução;

Page 8: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

e. NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentosurbanos;

f. NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão;g. NBR-5413 - Iluminância de Interiores;h. NBR-5419 - Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas;i. NBR-10898 - Sistemas de Iluminação de Emergência;j. NBR-14039 - Instalações Elétricas de Alta Tensão (de 1,0 a 36,2kV);k. NTD 04 - Fornecimento de Energia elétrica em Tensão Secundária – CELG;l. NTD 05 - Fornecimento de Energia elétrica em Tensão Primária 13,5/35 KV – CELG.

A EMPREITEIRA, executando quaisquer serviços em desacordo com essas leis, disposições,normas ou regulamentos sem comunicação à PROPRIETÁRIA e sem a aprovação escritadesta, assumirá todos os custos ou penalizações advindos dessa inobservância.

Toda e qualquer comunicação entre EMPREITEIRA e FISCALIZAÇÃO se dará por escrito,mantendo-se registrado em DIÁRIO DE OBRA..

3.0-SERVIÇOS PRELIMINARES:

Executar demolição da edificação existente, inclusive fundação, limpeza do terreno, tapumes,corte e aterros necessários, solicitação de ligações junto às concessionárias de água, esgotoe energia caso não seja possível à manutenção das existentes, placa de obra, licenças epermissões legais à execução das obras em conformidade aos serviços referidos no Cadernode Encargos AGETOP.

A Proponente deve verificar todos os pontos de interferência existente na área de implantaçãoda nova edificação, certificando-se das condições de implantação de forma que não hajapleitos futuros calçados em alegações de desconhecimento de redes enterradas existentes dolocal da implantação.

A Proponente se obriga sob as responsabilidades legais vigentes, a prestar toda a assistênciatécnica e administrativa necessária para imprimir andamento conveniente aos trabalhos deacordo com cronograma físico da obra.

4.0-INSTALAÇÃO DA OBRA

A obra deverá ter todas as instalações provisórias necessárias ao seu bom funcionamento,tais como: escritório, sanitários, água, energia elétrica, telefone, placa de obra etc.

Caberá à CONSTRUTORA fornecer todo o material, mão-de-obra, ferramentas, maquinaria,equipamentos, etc., necessários e adequados para que todos os trabalhos sejamdesenvolvidos com segurança e qualidade.

Se necessário o terreno deverá ser fechado com tapumes em chapas de madeiracompensada de 10mm de espessura, pintadas em ambas as faces com tinta PVA na corbranca.

Page 9: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

A limpeza e o preparo do terreno compreendem em serviços de limpeza, roçada, derrubadade árvores, deslocamento, demolições quando existente e necessária, queima e remoção deentulhos, de forma a deixar livre o terreno para os trabalhos da obra.

A derrubada de árvores somente se fará dentro do perímetro da construção, ou quandoindicado pelo projeto ou pela FISCALIZAÇÃO.

A CONSTRUTORA providenciará a instalação de água para abastecimento de todo ocanteiro, e de água potável para os operários. Sempre que houver rede pública, deve-se fazersua ligação à obra. A CONSTRUTORA providenciará ainda a ligação de energia elétrica àobra e a instalação de luz e força necessária à iluminação e acionamento dos equipamentosda obra.

É OBRIGATÓRIA A COLOCAÇÃO NA OBRA, DE PLACA DO PROEP (MODELO DOGOVERNO FEDERAL).

5.0- DEMOLIÇÔES:

Serão demolidos os seguintes itens:

Demolição total da passarela de acesso;

Os barracões em frente;

A antiga quadra poliesportiva;

Será demolida floreira, com retiradas de árvores de acordo com as Normas do Meio Ambiente;

Será demolida parte do estacionamento existente composto por piso articulado tipo blokret eparte da calçada do pátio. Para o piso articulado a demolição será com reaproveitamento;

Será executado remanejamento do Padrão de entrada de energia de acordo com projeto;

Substituição/Remoção de redes subterrâneas na projeção da edificação em questão;

Será demolido muro existente, perimental a área da nova edificação que facea a rua 225 e av.Universitária (aproximadamente 60 m).

Os materiais demolidos e apontados pela fiscalização como utilizáveis serão de propriedadeda Secretaria de Educação.

A retirada de todo o entulho gerado será de responsabilidade da CONSTRUTORA e deve seprever retirada através de caçamba estacionária.

Em nenhum momento será permitido o uso do passeio público para depósito de material oumanuseio dos mesmos.

Page 10: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

6.0- LOCAÇÃO DA OBRA:

Sob a responsabilidade da CONSTRUTORA, a obra deverá ser locada com rigor, observando-se o projeto de situação e locação.

A locação será executada observando-se as plantas de Fundações, Arquitetura, Urbanizaçãoe Projeto Aprovado utilizando-se quadros com piquetes e tábuas niveladas (Gabarito c/cantoneira de tábuas), fixadas para resistir à tensão dos fios sem oscilação e sem movimento.

A locação será por eixos ou faces de paredes. Devem-se usar sempre aparelhos topográficosde precisão para implantar os alinhamentos, as normais e as paralelas.

A CONSTRUTORA deverá solicitar junto a Prefeitura Municipal demarcação do lote, passeiopúblico e caixa da rua. Havendo divergência entre o Levantamento Topográfico , Urbanizaçãoe o Projeto Aprovado, a CONSTRUTORA deve comunicar o falo por escrito aFISCALIZAÇÃO, qualquer omissão de informação que implique na não retirada do HABITE-SE.

Após a marcação, a FISCALIZAÇÃO deverá atestar e aprovar a locação antes de darprosseguimento à obra, sem que tal aprovação prejudique de qualquer modo o disposto noitem seguinte.

A ocorrência de erro na locação da obra projetada implicará para a CONSTRUTORA naobrigação de proceder por sua conta e nos prazos estipulados, as modificações, demolições ereposições que se tomarem necessárias, a juízo da FISCALIZAÇÃO.

Após locação, a CONSTRUTORA procederá à aferição das dimensões, dos alinhamentos,dos ângulos e de quaisquer outras indicações constantes do projeto com as reais condiçõesencontradas no local. Havendo discrepância entre as reais condições existentes no local e oselementos do projeto, a ocorrência será objeto de comunicação, por escrito, à Fiscalização,quem competirá deliberar a respeito.

7.0-MOVIMENTO DE TERRAS

Todo o movimento de terras será executado tendo em vista as cotas do projeto deterraplenagem.

As áreas externas, quando não perfeitamente caracterizadas nas plantas, serão regularizadasde forma a permitir sempre fácil acesso e perfeito escoamento de águas superficiais.

A movimentação de terra deverá ser feita com o mínimo incômodo para a vizinhança.

Os aterros e cortes a serem executados, junto aos muros da divisa com os vizinhos deverãoser realizados somente após análise prévia sobre a segurança e estabilidade do muro. Afiscalização deve ser notificada e consultada com a devida antecedência nos casos dedúvidas

Page 11: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Os taludes, se necessários, serão executados de conformidade com as característicasreais do solo em cada ponto da obra obtidas, quando for o caso, através de ensaiosadequados.

Cuidados especiais serão tomados de forma a evitar que a execução de taludes possa afetarou interferir em vias públicas, construções adjacentes ou propriedades de terceiros.Os taludes das escavações serão convenientemente protegidos contra os efeitos de erosãointerna e superficial, durante toda sua execução. O proprietário admitirá, caso necessário, acriação de patamares, objetivando conter erosão bem como reduzir a velocidade deescoamento superficial.

Os taludes definitivos, quando não especificados de modo diverso, receberão um capeamentoprotetor a fim de evitar futuras erosões, conforme especificado no projeto de urbanização.

Utilizar grama de acordo com o projeto de paisagismo ou outro material que substitua,aprovado pela fiscalização.

Todos os serviços serão executados em completa obediência aos princípios da boa técnica,devendo ainda, satisfazer rigorosamente às Normas Brasileiras, bem como as especificaçõesde projeto.

Faz parte do fornecimento à recuperação da pavimentação das ruas existentes ondedanificadas, a CONSTRUTORA deverá indicar a quantidade em (m2) e o processo queutilizará para recuperação desses pontos.

8.0-SERVIÇOS DIVERSOS

8.1-Andaimes e Proteções

Os andaimes deverão ser construídos a uma altura que permita o trabalho, ou seja, amobilidade e o acesso de pessoas ou materiais.

Devem ser bem firmes e escorados.

Externa e internamente, para grandes pés direitos, somente serão aceitos os andaimestubulares metálicos.

O contraventamento é necessário e feito em 45 graus em todas as direções de possíveisdeslocamentos.

Nos andaimes externos ou de altura elevada, acima de 2,0 m, deverá sempre existir umguarda-corpo.

8.2-Equipamentos de Elevação de Material

Quando por necessidade da obra ou por conveniência da CONSTRUTORA, forem instaladosguinchos ou torres para elevação de material, estes deverão ser colocados para que fiquemos mais possíveis eqüidistantes dos pontos de distribuição de materiais.

Page 12: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

As torres devem ser executadas em tubos metálicos de aço, devendo sempre sercontraventada e amarrada à estrutura para evitar ao máximo as oscilações. Sua localização,execução e montagem devem ser atentamente observadas pela FISCALIZAÇÃO.

8.3-Placa de Inauguração

No final da obra será fixada uma placa de inauguração em aço escovado nas dimensões40x60cm. Conforme modelo adotado pela Secretaria da educação, a ser fornecidoposteriormente.

9.0-FUNDAÇÕES

9.1-Generalidades

As fundações serão executadas de acordo com os projetos , deverão obedecer além dasrecomendações desta especificação, os dispostos na Norma NBR6122: Projeto e Execuçãode Fundações.

A escolha do tipo da fundação a ser empregada foi determinada em função da qualidade dosolo no local da construção, determinada através de sondagens e cargas provenientes daestrutura.

A fundação dos pilares será tipo profunda em tubulão a céu aberto, conforme indicado noprojeto especifico. A CONSTRUTORA seguirá rigorosamente as indicações do projeto,utilizando os materiais dentro das características informadas.

Na projeção das alvenarias a fundação será tipo superficial em bloco e baldrame em concretoarmado conforme indicado no projeto de fundação.

As cotas de arrasamento das estacas estão descritas no projeto.

De acordo com o projeto, arranques serão implantados para estruturação das alvenarias emaço CA 50 com quantidades e comprimentos descritos no projeto.

Serão lançados cabos de aterramento junto com a fundação, bem como hastes cravadas nofundo do tubulão de acordo com indicação do projeto de aterramento.

9.2-Lastro de Concreto Magro

Todo concreto assentado sobre o solo, exceto piso não armado do térreo, será executadosobre um lastro de concreto magro, de traço 1:4:8, com espessura não inferior a 5 cm (cincocentímetros) e não superior a l0 cm (dez centímetros) de cada lado, contado a partir doparamento externo da peça.

9.3-Considerações Finais

A execução das fundações, de acordo com os projetos, implicará na responsabilidade integralda CONSTRUTORA RESPONSÁVEL PELA FUNDAÇÃO pela resistência das mesmas e pelaestabilidade da obra.

Page 13: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Após o trabalho de fundações, a continuidade da obra somente se fará após a verificação eliberação da FISCALIZAÇÃO.

10.0-ESTRUTURA

10.1-Generalidades

Estas especificações abrangem a execução do concreto armado na obra, referente àsconcretagens das lajes, vigas, pilares, reservatórios e escadas, quanto ao fornecimento demateriais, manufatura, cura e proteções do mesmo para cada caso deverão ser seguidas asNormas, Especificações e Métodos Brasileiros específicos.

Na leitura e interpretação do projeto estrutural e respectiva memória de cálculo, será levadoem conta que os mesmos obedecerão às normas estruturais da ABNT, na sua forma maisrecente, aplicáveis ao caso.

Serão observadas e obedecidas rigorosamente todas as particularidades dos projetosarquitetônico e estrutural, a fim de que haja perfeita concordância na execução dos serviços.

A execução de qualquer parte da estrutura de acordo com projetos fornecidos, implica naintegral responsabilidade da CONSTRUTORA pela sua resistência e estabilidade.

Nenhum conjunto de elementos estruturais poderá ser concretado sem a prévia e minuciosaverificação por parte da CONSTRUTORA e da FISCALIZAÇÃO das perfeitas disposições,dimensões, ligações e escoramentos das formas e armaduras correspondentes, bem como doexame da correta colocação de canalização elétrica, hidráulica e outras que eventualmenteserão embutidas na massa de concreto.

As passagens dos tubos e dutos através de vigas e outros elementos estruturais, deverãoobedecer rigorosamente ao projeto, não sendo permitida mudança em suas posições. Sempreque necessário, será verificada a impermeabilização nas juntas dos elementos embutidos.

Sempre que a FISCALIZAÇÃO tiver dúvida a respeito da estabilidade dos elementos daestrutura, poderão solicitar provas de carga para se avaliar a qualidade e resistência daspeças, custos este que ficarão a cargo da CONSTRUTORA.

A CONSTRUTORA locará a estrutura com todo o rigor, sendo responsável por qualquerdesvio de alinhamento, prumo ou nível, e correrá por sua conta a demolição, bem como areconstrução dos serviços julgada imperfeitos pela FISCALIZAÇÃO.

Antes de iniciar os serviços, a CONSTRUTORA deverá verificar as cotas referente aonivelamento e locação do projeto, sendo a RN, referência de nível tomada no local juntamentecom a FISCALIZAÇÃO.

10.2-Materiais Componentes

As barras de aço utilizadas para as armaduras das peças de concreto armado, bem como suamontagem, deverão atender às prescrições das Normas Brasileiras que regem o assunto, a

Page 14: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

saber: NBR 7480-Barras e fios de aço destinados à armadura para concreto armado, e a NBR6118-Projeto e execução de obras de concreto armado.

De modo geral, as barras de aço deverão apresentar suficiente homogeneidade quanto assuas características geométricas e não apresentar defeitos prejudiciais tais como bolhas,fissuras, esfoliações e corrosão.

Os tipos e marcas comerciais de aditivos, bem como as suas proporções na mistura e oslocais de utilização serão definidos após a realização de ensaios e aprovação daFISCALIZAÇÃO.

AGREGADO MIÚDOUtilizar-se-á a areia natural quartzosa ou areia artificial resultante da britagem de rochasestáveis, com uma granulometria que se enquadre no especificado na EB-4 da ABNT.Deverá estar isenta de substâncias nocivas à sua utilização, tais como mica, materiais friáveis,gravetos, matéria orgânica, torrões de argila e outras.

AGREGADO GRAÚDOSerá utilizada a pedra britada número 01 e 02, proveniente do britamento de rochas sãs,isentas de substâncias nocivas ao seu emprego, tais como: torrões de argila, materialpulverulento, gravetos e outras.

Sua composição granulométrica enquadrar-se-á no especificado da NBRNM248-Agregados:Determinação da composição granulométrica.

A água usada no amassamento do concreto será limpa e isenta de siltes, sais, álcalis, ácidos,óleos, matérias orgânicas ou qualquer outra substancia prejudicial à mistura. Em principio, aágua potável pode ser utilizada.

Sempre que se suspeitar de que a água local ou a disponível possa conter substânciasprejudiciais, análises físico-químicos deverão ser providenciadas.

Água com limite de turgidez até 2.000 partes por milhão, poderá ser utilizada. Se esse limitefor ultrapassado, a água deverá ser previamente decantada.

O cimento empregado no preparo do concreto satisfará as especificações e os ensaios daABNT. O cimento Portland comum atenderá a NBR6118 e o de alta resistência inicial, aNBR5733

O armazenamento do cimento na obra será feito de modo a eliminar a possibilidade dequalquer dano total ou parcial, ou ainda misturas de cimento de diversas procedências ouidades.

O prazo máximo para armazenamento em locais secos e ventilados é de 30 dias. Vencidoesse prazo, o cimento somente poderá ser usado com a aprovação da FISCALIZAÇÃO, queinclusive, indicará quais as peças se houver que receberão concreto com cimento alémdaquela idade.

Para cada partida de cimento será fornecido o certificado de origem correspondente. Não sepermitirá empregar-se cimento de mais de uma marca ou procedência.

Page 15: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

10.3-Armazenamento

De uma forma geral, os materiais deverão ser armazenados de forma a assegurar ascaracterísticas exigidas para seu emprego e em locais que não interfiram com a circulaçãonos canteiros.

Os aços deverão ser depositados em pátios cobertos com pedrisco, colocados sobretravessas de madeira e classificados conforme tipo e bitola

Os agregados serão estocados conforme sua granulometria em locais limpos e drenados, demodo a não serem contaminados por ocasião das chuvas.

A quantidade a ser estocada deverá ser suficiente para garantir a continuidade dos serviços.

O armazenamento, após o recebimento na obra, far-se-á em depósitos isentos de umidade, àprova d´água, adequadamente ventilada e provida de assoalho isolado do solo. Devem seratendidas as prescrições da NBR6118 sobre o assunto.

Armazenar-se-ão as madeiras em locais abrigados, com suficiente espaçamento entre aspilhas para prevenção de incêndios. O material proveniente da desforma, quando não maisaproveitável, será retirado das áreas de trabalho, sendo proibida sua doação a terceiros.

10.4-Formas

A FISCALIZAÇÃO não autorizará o início dos trabalhos antes de ter recebido e aprovado osplanos e projetos correspondentes. A execução das formas deverá atender às prescrições daNBR6118 e às das demais normas pertinentes aos materiais empregados (madeira e aço).

Os materiais de execução das formas serão compatíveis com o acabamento desejado eindicado no projeto.

Partes da estrutura não visíveis poderão ser executadas com madeira serrada em bruto. Paraas partes aparentes, será exigido o uso de chapas compensadas, madeira aparelhada,madeira em bruto revestida com chapa metálica ou Madeirit, ou simplesmente outros tipos demateriais, conforme a conveniência da execução, desde que sua utilização seja previamenteaprovada pela FISCALIZAÇÃO.

O reaproveitamento dos materiais usados nas formas será permitido desde que se realize aconveniente limpeza e se verifique estarem os mesmos isentos de deformações, a critério daFISCALIZAÇÃO.

As formas e seus escoramentos deverão ter suficiente resistência para que as deformações,devido à ação das cargas atuantes e das variações de temperatura e umidade, sejamdesprezíveis.

As formas serão construídas corretamente para reproduzir os contornos, as linhas e asdimensões requeridas no projeto estrutural.

Page 16: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Garantir-se-á a estanqueidade das formas, de modo a não permitir as figas de nata decimento.

A amarração e o espaçamento das formas, deverão ser feito por meio de tensor passando portubo plástico rígido de diâmetro conveniente, colocado com espaçamento uniforme.

Após a desforma, deverão ser retirados os tubos plásticos e preenchidos os fixos comargamassa.A ferragem será mantida afastada das formas por meio de pastilhas de concreto. Não seadmite o uso de tacos de madeira como espaçadores

Os pregos serão usados de modo à nunca permanecerem encravados no concreto após adesforma.Na forma dos pilares sempre deixar janelas (abertura) no local da emenda dos mesmos, paralimpeza da junta de concretagem.

As formas deverão ser providas de escoramentos e travamento convenientementedimensionados e dispostos de modo a evitar deformações superiores a 5 mm.

Obedecer-se-ão as prescrições contidas na NBR6118:1980

Antes do lançamento do concreto, conferir as medidas e as posições das formas, a fim deassegurar que a geometria da estrutura corresponda ao projeto, com tolerâncias previstas naNBR6118:1980

As superfícies que ficarão em contato com o concreto serão limpas, livres de incrustações denata ou outros materiais estranhos. As formas absorventes serão convenientementemolhadas até a saturação, fazendo-se filtros para escoamento de água em excesso.

10.5-Armaduras

As armaduras constituídas por vergalhões de aço de tipo e bitolas especificadas em projeto,deverão obedecer rigorosamente aos preceitos das normas e especificações da ABNT,NBR6118 e NBR7481.

Para efeito de aceitação de cada lote de aço, a CONSTRUTORA providenciará a realizaçãodos correspondentes ensaios de dobramento e tração, através de laboratório idôneo, deacordo com Normas da ABNT. Os lotes serão aceitos ou rejeitados de acordo com aconformidade dos resultados dos ensaios com as exigências das NBR 7481.

Para montagem das armaduras, será utilizado o arame recozido número 18 em laçada dupla,sendo permitida a solda apenas se atendidas as condições previstas na NBR6118.A CONSTRUTORA deverá fornecer, armar e colocar todas as armaduras de aço, incluindoestribos, fixadores, arames, amarrações e barras de ancoragem, travas, emendas porsuperposição ou solda, e tudo o mais que for necessária à perfeita execução desses serviçosde acordo, com as indicações do projeto ou determinações da FISCALIZAÇÃO.

Qualquer armadura, inclusive de distribuição, de montagem e estribos, terá cobrimento deconcreto nunca menor que às espessuras prescritas na NBR 6118.

Page 17: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Para garantia do recobrimento mínimo preconizado em projeto, serão confeccionadaspastilhas de concreto com espessuras iguais ao cobrimento previsto. A resistência doconcreto das pastilhas deverá ser igual ou superior a do concreto das peças as quais serãoincorporadas. As pastilhas serão providas de arames para fixação nas armaduras.

As barras de aço deverão ser convenientemente limpas de qualquer substancia prejudicial àaderência, retirando-se as camadas eventualmente destacadas por oxidação.

De preferência, desde que viável, a limpeza da armadura será feita fora das respectivasformas.

Quando feita em armaduras já montadas em formas, será cuidadosamente executada, demodo a garantir que os materiais provenientes dessa limpeza não permaneçam retidos nasformas.

O dobramento das barras, inclusive para ganchos, deverá ser feito com raios de curvaturaprevistos no projeto, respeitados os mínimos estabelecidos na NBR6118.

As barras de aço tipo B serão sempre dobradas a frio.

As barras não poderão ser dobradas junto a emendas com solda.

As emendas de barras da armadura deverão ser feitas de acordo com o previsto no projeto,respeitando-se as prescrições da NBR6118.

Para manter o posicionamento da armadura e durante as operações de montagem,lançamento e adensamento do concreto, é permitido o uso de fixadores e espaçadores,desde que fiquem garantidos o recobrimento mínimo preconizado no projeto e que essaspeças sejam totalmente envolvidas pelo concreto, de modo a não provocarem manchas oudeterioração nas superfícies externas.

Para a proteção, antes e durante o lançamento do concreto, as plataformas de serviçodeverão estar dispostas de modo a não acarretarem deslocamento das armaduras.

As barras de espessura deverão ser protegidas contra a oxidação através de pintura com natade cimento ou óleo solúvel e, ao ser retomada a concretagem, serão limpas de modo apermitir uma boa aderência.

10.6-Preparo do Concreto

O preparo do concreto será executado através de equipamento apropriado econvenientemente dimensionado em função das quantidades e prazos estabelecidos para aobra.

O concreto empregado na execução das peças deverá satisfazer rigorosamente as condiçõesde resistência especificada, durabilidade e impermeabilidade adequada às condições deexposição, assim como obedecer, além destas especificações, as recomendações dasnormas vigentes na ABNT.

Page 18: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Será exigido o emprego de material de qualidade rigorosamente uniforme, agregados de umasó procedência, correta utilização dos agregados graúdos e miúdos, de acordo com asdimensões das peças a serem concertadas; fixação do fator água-cimento, tendo em vista aresistência e a trabalhabilidade do concreto, compatível com as dimensões e acabamento daspeças.

O cimento, a areia a pedra a serem empregados no preparo do concreto aparente, deverãoser sempre da mesma procedência, atestada pelas notas fiscais dos fornecedores ecomprovadas por inspeções visuais, antes do recebimento, complementadas pelos testes quese fizerem necessários a critério da FISCALIZAÇÃO.

No caso de uso de aditivos aceleradores de pega, plastificantes, incorporadores de ar eimpermeabilizantes, esses serão prescritos pela FISCALIZAÇÃO em consonância com oprojeto estrutural. Vedar-se-á o uso de aditivos que contenham cloreto de cálcio.

Cimentos especiais, tais como os de alta resistência inicial, só poderão ser utilizados com aautorização da FISCALIZAÇÃO, cabendo à CONSTRUTORA apresentar toda adocumentação, em apoio e justificativa da utilização pretendida.

Os ensaios para caracterização dos materiais e os testes para fixação dos traços, serãorealizados por laboratório idôneo e os resultados apresentados para aprovação daFISCALIZAÇÃO antes do início de cada etapa do trabalho.

Todos os materiais recebidos na obra ou utilizados em usina serão previamente testados paracomprovação de sua adequação ao traço adotado.

O controle de resistência do concreto obedecerá ao exposto na NBR 6118.

Os corpos de prova a serem testados serão retirados dos locais abaixo relacionados.

Cada série é representada por quatro corpos de prova onde dois deles serão rompidos aossete dias de moldagem:vigas baldrame: 3 sériespilares até o 1º piso: 2 sériesvigas e cintas da cobertura: 2 séries

Se for utilizado concreto de usina, deverá ser obtida uma série de cada caminhão betoneira.

Todos os materiais componentes do concreto serão dosados ou proporcionados de maneira aproduzir uma mistura trabalhável em que as quantidades de cimento e água sejam mínimasnecessárias para obtenção de um concreto denso, resistente e durável. Na dosagem,cuidados especiais deverão ser tomados a fim de que a elevação da temperatura seja amínima possível.

10.7-Mistura e Amassamento do Concreto

O concreto preparado no canteiro de serviços deverá ser misturado em betoneiras, por

Page 19: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

possibilitarem maior uniformidade e rapidez na mistura.

O amassamento mecânico em canteiro durará, sem interrupção, o tempo necessário parapermitir a homogeneização da mistura de todos os elementos, inclusive eventuais aditivos; aduração necessária aumenta com o volume da amassada e será tanto maior quanto maisseco o concreto.

O tempo mínimo para o amassamento deverá atender a NBR6118 e a adição da água seráefetuada sob o controle da FISCALIZAÇÃO.

No caso de mistura do concreto em usina, esta deverá ser acompanhada no local por técnicosespecialmente designados pela CONSTRUTORA e pela FISCALIZAÇÃO.

10.8-Transporte

O concreto será transportado até as formas no menor intervalo de tempo possível. Nessesentido, os meios de transporte serão tais, que fique assegurado o mínimo de tempo gasto nopercurso e que se evite a segregação dos agregados ou uma variação na trabalhabilidade damistura.

10.9-Lançamento

O lançamento do concreto obedecerá ao plano prévio específico e aprovado pelaFISCALIZAÇÃO, não se tolerando juntas de concretagem não previstas no referido plano.

No caso de pilares, deve-se concreta-los até o nível do filado das vigas, antes de colocar asarmações das respectivas lajes e vigas.

A CONSTRUTORA comunicará previamente à FISCALIZAÇÃO, e em tempo hábil, o início detoda e qualquer operação de concretagem, a qual somente poderá ser iniciada após suacorrespondente liberação, a ser dada pela referida FISCALIZAÇÃO.

O início de cada operação de lançamento está condicionado à realização dos ensaios deabatimento (slump test), pela CONSTRUTORA, na presença da FISCALIZAÇÃO, em cadabetonada ou caminhão-betoneira. Para todo concreto estrutural o slump admitido estarácompreendido entre 5 e l0 cm.

O concreto só será lançado depois que todo o trabalho de formas, instalação de peçasembutidas e preparação das superfícies esteja inteiramente concluído e aprovado. Todas assuperfícies e peças embutidas que tenham sido incrustadas com argamassa proveniente deconcretagem serão limpas antes que o concreto adjacente ou de envolvimento seja lançado.

Especiais cuidados serão tomados na limpeza das formas com ar comprimido e equipamentosmanuais, especialmente em pontos baixos, onde a FISCALIZAÇÃO poderá exigir a aberturade filtros ou janelas nas formas para remoção de sujeiras.

O concreto deverá ser depositado nas formas, tanto quanto possível e praticável, diretamenteem sua posição final e não deverá fluir de maneira a provocar sua segregação. No caso depilares, para evitar formação de vazios, antes de sua concretagem deve-se colocar na forma

Page 20: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

(na base do pilar) uma argamassa de cimento e areia usando o mesmo fator água e cimentodo concreto, com 3 a 4 cm de altura. Nos locais de grande densidade de armadura, deve-seeliminar a pedra 2 do concreto, ou concretar esses locais com a argamassa referida, sempregarantindo a mesma resistência do concreto utilizado.

A queda vertical livre além de 2,0 metros não é permitida. A utilização de tremonha (tubo comfunil) é recomendável.

O lançamento será contínuo e conduzido de forma a não haver interrupções superiores aotempo de pega do concreto.

Uma vez iniciada a concretagem de um lance, a operação deverá ser contínua e somenteterminada nas juntas de concretagem preestabelecidas.

Por outro lado, a operação de lançamento deverá ser tal que o efeito de retração inicial doconcreto seja o mínimo possível.

Caso seja realmente necessária a interrupção de uma peça qualquer (viga, laje, parede, etc.)a junta de concretagem deverá ser executada perpendicular ao eixo da peça e onde foremmenores os esforços de cisalhamento. Deverão ser tomadas precauções para garantir aresistência aos esforços que podem agir na superfície da junta, as quais poderão consistir emse deixarem barras suplementares no concreto mais velho.

Antes de reiniciar-se o lançamento, deverá ser removida a nata e feita à limpeza da superfícieda junta.

Cada camada de concreto deverá ser consolidada até o máximo praticável em termos dedensidade e deverão ser evitados vazios ou ninhos de tal maneira que o concreto sejaperfeitamente confinado junto às formas e peças embutidas.

10.10-Adensamento

Durante e imediatamente após o lançamento, o concreto deverá ser vibrado com equipamentoadequado à sua trabalhabilidade. O adensamento cuida para que o concreto preencha todosos vazios das formas.Durante o adensamento tomar as precauções necessárias para que não se formem nichos ouhaja segregação dos materiais; dever-se evitar a vibração da armadura para que não seformem vazios ao seu redor, com prejuízo da aderência.

O adensamento do concreto se fará por meio de equipamentos mecânicos através devibradores de imersão, de configuração e dimensões adequadas às várias peças a serempreenchidas, a critério da FISCALIZAÇÃO. Para as lajes, poderão ser utilizados vibradores deplaca. A utilização de vibradores de forma estará condicionada à autorização daFISCALIZAÇÃO e a medidas especiais, visando a assegurar a imobilidade eindeformabilidade dos moldes.

Os vibradores de imersão não serão operados contra formas, peças embutidas e armaduras.

Page 21: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

A vibração deverá ser completada por meio de ancinhos e equipamentos manuais,principalmente onde a aparência é requisito importante.Observar-se-ão as prescrições do item na NBR6118.

10.11-Juntas de Concretagem

Nos locais onde foram previstas juntas de concretagem, far-se-á a lavagem da superfície dajunta por meio de jato de água e ar sob pressão, com a finalidade de remover todo o materialsolto e toda a nata de cimento que tenha ficado sobre a mesma, tomando-a o mais ásperapossível.

Se eventualmente a operação só puder processar após o endurecimento do concreto, alimpeza da junta far-se-á mediante o emprego de jato de ar comprimido e areia.

A FISCALIZAÇÃO não autorizará o reinicio da concretagem se a operação da limpeza não forrealizada com o necessário vigor.Seguir-se-á o disposto do item na NBR6118

10.12-Cura

Será cuidadosamente executada a cura de todas as superfícies expostas, com o objetivo deimpedir a perda da água destinada à hidratação do cimento.

Durante o período de endurecimento do concreto, suas superfícies deverão ser protegidascontra chuvas, secagem, mudanças bruscas de temperatura, choques e vibrações quepossam produzir fissuras ou prejudicar a aderência com a armadura.

Para impedir a secagem prematura, as superfícies de concreto serão abundantementeumedecidas com água, durante pelo menos 7(sete) dias após o lançamento. Comoalternativa, poderá ser aplicado agente químico de cura, de modo que a superfície sejaprotegida pela formação de uma película impermeável.

Não poderão ser usados processos de cura que descolorem as superfícies expostas doconcreto ou que reduzam a aderência ou penetração das camadas de acabamento quevierem a ser aplicadas.Todo o concreto não protegido por formas e todo aquele já desformado deverão ser curadosimediatamente após o mesmo ter endurecido o suficiente para evitar danos nas suassuperfícies.

O método de cura dependerá das condições no campo e do tipo de estrutura em questão.

10.13-Desforma

As formas serão mantidas no local até que o concreto tenha adquirido resistência parasuportar com segurança seu peso próprio e as demais cargas atuantes, e as superfíciestenham suficiente dureza para não sofrerem danos na ocasião da sua retirada.

A CONSTRUTORA providenciará a retirada das formas, obedecendo o item em questão daNBR6118, de maneira a não prejudicar as peças executadas.

Page 22: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Os prazos mínimos para a retirada das formas deverão ser :3 (três) dias para faces laterais das vigas.14(quatorze) dias para faces inferiores, deixando-se pontaletes bem encunhados econvenientemente espaçados.Faces inferiores sem pontaletes 21 dias.

10.14-Reparos

No caso de falhas nas peças concretadas, serão providenciadas medidas corretivas,compreendendo demolição, remoção do material demolido e recomposição com emprego demateriais adequados, a serem aprovados pela FISCALIZAÇÃO, à vista de cada caso.

Registrando-se graves defeitos, a critério da FISCALIZAÇÃO, será ouvida a PROJETISTA.

As pequenas cavidades, falhas menores ou imperfeições que eventualmente resultarem nassuperfícies, serão reparadas de maneira a se obter as características do concreto. Aprogramação e execução de reparos serão acompanhadas e aprovadas pela Fiscalização.

As rebarbas e saliências maiores que eventualmente ocorrerem serão eliminadas.

10.15-Aceitação da Estrutura

Satisfeitas as condições do projeto e destas especificações, a aceitação da estrutura far-se-ámediante as prescrições do item na NBR 6118.

11.0-COBERTURA

11.1-Considerações Gerais

Serão empregadas telhas tipo trapezoidal galvanizada com isolamento em poliuretano,espessura 0.5mm, na área indicada em projeto da estrutura metálica. O manuseio,assentamento e armazenagem deverão seguir o caderno de encargos da estrutura metálica.

11.2-Rufos e Calhas

Serão de chapa zincada número 20, dobrado nas dimensões requerido pela montagem deacordo com as indicações do projeto. Serão fixadas por parafusos , solda a ponto ougrapas, de acordo com as condições peculiares de cada caso. Na parte superior daplatibanda será executado rufo em chapa zincada como pingadeira, na espessura daalvenaria mais 2cm para cada lado.

A CONSTRUTORA deverá garantir o perfeito encontro entre a cobertura nova e existente,bem como o remanejamento da platibanda existente.

12.0-FORROS

Nos locais onde os forros são lajes de concreto, o acabamento será em pintura PVA sobrereboco em laje.

Page 23: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Os forros devem seguir as especificações do memorial de acústica e serão executadosjuntamente com os serviços de acústica.

13.0-ALVENARIA

Deverão atender as prescrições da NBR-7171 – EB19. Resistência à compressão, conformeNBR-6461 – MB52.

Tijolos Marombados- De Tijolos Aparentes: Os tijolos deverão ser de 21 furos com arestas vivas, laminados,assentados em ½ vez nas paredes indicadas no projeto, revestimento de alguns pilares esuporte dos bancos.

Tijolos Maciços ComumSerão de argila, textura homogêneos, bem cozidos, sonoros, duros, não vitrificados, isentosde fragmentos calcáreos ou outro corpo qualquer. Terão arestas vivas e faces planas, semfendas, com taxa de absorção de umidade máxima de 20%, de acordo com NB 7171 daABNT.

O assentamento dos tijolos será feito com argamassa de cimento, cal em pasta e areia, notraço 1:2:9 em volume.

As superfícies de concreto que tiverem contato com alvenaria serão previamente chapiscadascom argamassa de cimento e areia no traço 1:3,

Os tijolos devem ser abundantemente molhados antes de sua colocação. As juntas terão 15mm de espessura máxima e serão alisadas com ponta de colher. As fiadas serãoperfeitamente alinhadas e aprumadas. O acunhamento dos tijolos de barro deverá serefetuado com tijolos de barro maciços.

As alvenarias apoiadas em alicerces serão executadas, no mínimo, 24 horas após aimpermeabilização desses alicerces. Nesses serviços de impermeabilização deverão sertomados todos os cuidados para garantir a estanqueidade da alvenaria e, conseqüentemente,evitar o aparecimento de umidade ascendente.

Todos os vãos de portas e janelas levarão vergas de concreto de altura compatível com o vão(mínimo 10 cm) e ferragem mínima de 2 vezes, no diâmetro 3/16" e estribo a cada l5cm".Deverá transpassar 20 cm no mínimo cada lado do vão.

14.0-DIVISÓRIAS

As divisórias dos sanitários serão em placas de granito da região com espessura de ambos oslados, exceto o sanitário do cadeirante que será em parede tijolo furado revestido conformeespecificações do projeto de arquitetura.

15.0-IMPERMEABILIZAÇÕES

Page 24: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Os serviços de impermeabilização, serão executados por empresa especializada que ofereçagarantia por escrito dos trabalhos a realizar de no mínimo 5 anos, os quais deverão obedecerrigorosamente às normas da ABNT.

15.1-Pisos em contato com o solo

Na execução dos contra-pisos sobre o terreno, nas áreas internas da obra, deve-se aplicaraditivo impermeabilizante ao lastro de concreto, na proporção indicada pelo fabricante.

15.2-Impermeabilização de Respaldo

ALVENARIA DE EMBASSAMENTO:Caso o projeto de fundações defina a utilização de alvenaria de embasamento, esta receberáimpermeabilização com emprego de argamassa de cimento e areia, no traço 1:3 em volume,com adição de aditivo impermeabilizante para argamassas na proporção de 2 kg/saco decimento, seguida de duas demãos de pintura com cimento estrutural impermeabilizante. Asegunda demão deve ser aplicada quando a primeira estiver endurecida.

VIGAS BALDRAMES:Pintura com 02 demãos no mínimo de cimento estrutural impermeabilizante. A segundademão deve ser aplicada quando a primeira estiver endurecida.

15.3-Impermeabilização de Lajes de Cobertura e Reservatórios

Os serviços de impermeabilização serão executados por empresa especializada que ofereçagarantia por escrito dos trabalhos a serem realizados de no mínimo 05 (cinco) anos, os quaisdeverão obedecer rigorosamente as normas da ABNT.

As lajes de cobertura expostas, e reservatório superior receberão camada em manta pré-fabricada, a base de asfalto modificado com SBS, estruturada com uma armadura não tecidade filamentos de poliéster, tipo Devermanta SBS 4 mm, da Denver ou similar, camadaseparadora de filme polietileno ou papel kraft e mais a proteção mecânica.

15.4-Juntas de Dilatação

Nas juntas de dilatação será aplicada manta butílica dupla da Denver ou similar.

16.0-REVESTIMENTO DE PAREDES

Antes de iniciar os trabalhos de revestimento, devera a CONSTRUTORA adotar providênciaspara que todas as superfícies a revestir estejam firmes, retilíneas, niveladas e aprumadas.

Qualquer correção nesse sentido será feita antes da aplicação do revestimento.Caberá à CONSTRUTORA, fornecer e aplicar o revestimento em todas as superfícies ondeespecificado e/ou indicado nos desenhos.

Os revestimentos em geral serão sempre executados por estucadores de períciareconhecidamente comprovada.

Page 25: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Os revestimentos apresentarão paramentos perfeitamente desempenados, aprumados,alinhados e nivelados, as arestas vivas e os planos, perfeitos.

A mesclagem de argamassa para revestimento será executada com particular cuidado.

As superfícies das paredes, serão limpas à vassoura e abundantemente molhadas antes doinício dos revestimentos.

Todas as instalações hidráulicas e elétricas serão executadas antes do chapisco, evitando-sedessa forma, retoques no revestimento.

Remover-se-á toda a sujeira deixada pelos serviços de revestimento no chão, vidros e outroslocais.

16.1-Chapisco

Após a instalação das canalizações e limpeza das superfícies a serem revestidas, estas serãochapiscadas.

Os chapiscos serão executados com argamassa de cimento e areia, no traço 1:3 com peneirafina aplicado sobre parede úmida.

16.2-Emboço

O emboço será iniciado após a completa pega entre as alvenarias e chapiscos. Argamassa aser empregada: cimento Portland, cal em pasta e areia média, no traço 1:1:6, medido emvolume, em lata de 18 litros.

Essa argamassa será preparada manualmente misturando-se primeiramente, a seco, oagregado (areia) peneirado em malha média com o aglomerado (cal em pasta) no traço 1:6,revolvendo-se os materiais até que a mescla adquira uma coloração uniforme. À mistura,então disposta em forma de coroa, adicionar-se-á, paulatinamente, a água necessária nocentro da cratera. Prosseguir-se-á o amassamento com o devido cuidado, para evitar perdade água ou segregação dos materiais, até que se consiga urna massa homogênea, deaspecto uniforme e consistência plástica adequada.

Por ocasião do uso da argamassa, adicionar-se-á o cimento na proporção de 1:6, ou seja,urna parte de cimento para seis partes de argamassa já "curtida".

Serão preparadas quantidades de argamassa na medida das necessidades dos serviços aserem executados em cada etapa, de maneira a ser evitado o início do endurecimento antesde seu emprego.

A argamassa deverá ser usada dentro de duas horas e meia, a partir do primeiro contato docimento com a água.

Será rejeitada e inutilizada toda a argamassa que apresentar vestígios de endurecimento,sendo expressamente vedado tomar a amassá-la.

Page 26: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Espessura máxima dos emboços contada a partir do tijolo 15rnm para partes internas eexternas.

Acabamento: desempenado com régua de alumínio e com desempenadeira. Deverãoapresentar aspecto uniforme, com parâmetro perfeitamente plano, não sendo toleradaqualquer ondulação ou desigualdade de alinhamento da superfície.

16.3-Reboco

Nas superfícies destinadas à pintura deverá ser executado reboco paulista com argamassa decimento Portland, cal em pasta e areia média, no traço 1:1:6, medido em volume, em lata de18 litros.Esta argamassa terá o mesmo método executivo do item acima (16.2), e será aplicado emcamada de no máximo 10 mm de espessura, acabamento desempenado com régua dealumínio desempenado com régua de alumínio e com desempenadeira. Deverão apresentaraspecto uniforme, com parâmetro perfeitamente plano, não sendo tolerada qualquerondulação ou desigualdade de alinhamento da superfície. O acabamento final será executadocom desempenadeira revestida com feltro.

16.4-Cerâmicas

As paredes dos sanitários e oficinas de cerâmica e pintura até a altura de 2,10m, devem serrevestidas com cerâmica extra, esmaltada, de acabamento fosco liso na cor bone, MarcaCecrisa, Eliane ou similar, PEI 4 formato 20x20 cm, assentada com juntas de 5mm, rejuntadasna cor bege médio com material especial antifungo. Rejeitar-se-ão as peças que nãoatenderem a essas recomendações. Similar só serão admitidos, sob prévia aprovação daFISCALIZAÇÃO.

Os revestimentos cerâmicos serão executados com cuidado especial por ladrilheiros peritosem serviços esmerados e duráveis.

As cerâmicas serão cortadas para a passagem de canos, torneiras e outros elementos dasinstalações não deverão apresentar rachaduras nem emendas. As bordas de corte, serãoesmerilhadas de forma a se apresentarem lisas e sem irregularidades.

O assentamento das cerâmicas obedecerá rigorosamente ao seguinte:com a superfície dos tijolos úmidos procede-se à execução do chapisco e posteriormente àexecução do emboço, respeitando-se os tempos de cura. Após cura do emboço, cerca de dezdias, inicia-se a colocação das cerâmicas.para o assentamento das cerâmicas deverá ser utilizada argamassa de cimento colante, deprimeira qualidade, diluída nas proporções especificadas pelo fabricante.as superfícies deverão apresentar-se perfeitamente aprumadas, alinhadas e niveladas;rejuntamento será feito com rejunte na cor bege da marca Quartzolit ou similar e sete diasapós o término do assentamento.

17.0- PAVIMENTAÇÕES

17.1-Laje de Piso (Contra Piso) sobre terreno compactado

Page 27: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Sobre o terreno regularizado e energicamente compactado será lançada urna camada de britanúmero 1 com 5cm (cinco), de espessura que identicamente será energicamente compactada.

Sobre esta será lançada a laje de concreto magro no traço 1:3 :5 com o mínimo de 5cm(cinco) de espessura, porém prevalecendo lastro de maior espessura sempre que houverdiferença na acima estabelecida, ou indicação específica no projeto de estrutura.

A laje de piso do térreo será provida de juntas secas de retração a cada 2,00x2,00 metros nomáximo.

As lajes de piso não devem ser aparadas sobre as vigas baldrame exceto se mostradasespecificamente nos desenhos do projeto de laje estrutural armada.

Caso o solo seja de baixa resistência, o mesmo deverá ser substituído e eventualmente outrotipo de solução poderá ser adotada.

Em caso de dúvidas, A FISCALIZAÇÃO deverá ser notificada para providenciar consultoriaespecializada.

17.2-Regularização e Assentamento de Piso Cerâmico

Receberão este piso todas as instalações sanitárias e oficinas de cerâmicas, sendo acerâmica a ser assentada de primeira qualidade, alta resistência, da Marca Cecrisa, Eliane ousimilar, (PEI 5), 30x30cm, na cor Bone. A regularização será executada em argamassa decimento e areia no traço 1:3 sobre a base de concreto, preferivelmente quando esta estiverfresca.

Quando não for possível o atendimento a essa recomendação, cuidados especiais serãotomados na limpeza e lavagem da superfície de concreto.

A superfície deverá ser conservada úmida durante os 7 (sete) primeiros dias da cura. O pisocerâmico será assentado com argamassa de cimento colante, diluída nas proporçõesindicadas pelo fabricante.

17.3-Piso em Carpete

O piso do auditório receberá regularização idêntica a regularização dos pisos dos banheiros,porém seu acabamento será em carpete de nylon 08mm da marca Bandeirantes, Tabacow ousimilar, para tráfego intenso, na cor Vermelha.

17.4-Piso Granitina

Os demais pisos serão em monoblocos de alta resistência, tipo Granitina, na cor natural,moldado em local. O acabamento deve ser polido e resinado, não serão admitidos falhas nassuperfícies, diferenças de tonalidades, remendos ou qualquer falha plástico/estética. No pisoda escada será executado polimento rústico e frizo antiderrapante na borda do degrau com5cm de largura.

Page 28: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

17.5-Piso da Calçada de Proteção

O piso da calçada de proteção e passeio frontal, deverá ser executado em concretodesempenado espessura 50 mm, no traço em volume 1:2,5:3,5 com juntas secas a cada2m. O espelho do passeio também deverá ser executado em concreto desempenado,concretando simultaneamente com o piso até atingir 20 cm do nível do terreno. Na calçadade frente as entradas da Escola e do Auditório será assentado piso de ladrilho hidráulico20x20 com acabamento do tipo tartaruga e na cor natural.

17.6- Rodapés, Peitoris e Soleiras

Nas áreas de piso granitina, os rodapés serão em granitina, com altura de 7,0 cm, comacabamento curvo, do tipo hospitalar, polidos e resinados. No auditório será de madeira Ipêcom altura de 7 cm, com acabamento envernizado.

Os peitoris junto às janelas e corrimãos serão executadas em granito Cinza Corumbá, tendouma espessura mínima de 2,0 cm.

As soleiras também serão em granito Cinza Corumbá, com largura igual ao marco das portas,mais 2,0 cm de bocel, tendo uma espessura mínima de 2,0 cm, aonde houver diferença depiso ou desnível. As demais soleiras serão do mesmo material do piso, com desnível de nomáximo de 1,5 cm para as circulações sendo este diluído em pequena inclinação de rampada.

18.0-ESQUADRIAS

18.1-Carpintaria

As esquadrias de madeira seguirão os detalhes de projeto, tendo as seguintes características:As portas serão de madeira tipo prancheta lisa, para pintura. Os marcos e alisares serão emmadeira (Imbuía, Sucupira, Ipê) para pintura. Serão recusadas peças que apresentemempenamento, descolamento, rachaduras, lascas ou nós de madeira.

Os conjuntos das portas (marco, alizar e folha) receberão pintura em esmalte acetinado

As ferragens das portas de madeira serão da marca La Fonte, Fama ou similar.

Fechadura de cilindro oval, em latão cromado, cilindro, duas maçanetas de bola e doisespelhos.

Fechadura tipo livre-ocupado, dobradiça com mola, tarjeta e batente com encosto em latãocromado, para portas dos sanitários.

Dobradiças de aço cromado, de 3 ½ x 3 "x 2,4 mm, sendo em número de três para as demaisportas".

18.2-Serralheria

Page 29: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

As esquadrias de alumínio da linha 25 deverão seguir rigorosamente os detalhes do projetode Arquitetura. As medidas deverão ser conferidas na obra. Não serão aceitas as peçasque apresentarem as chapas de peitoril amassadas.

As esquadrias serão submetidas à aprovação da FISCALIZAÇÃO que poderá rejeitá- las,mesmo que estejam já fixadas.

Todo material a ser empregado nas esquadrias deverá estar de acordo com osrespectivos desenhos e detalhes do projeto, sem defeitos de fabricação.

Os perfis, usados na fabricação das esquadrias, serão suficientemente resistentes parasuportar a ação do vento e outros esforços aos quais poderão estar sujeitos.

Os perfis, barras e chapas, eventualmente utilizados na fabricação das esquadrias, nãodeverão apresentar empenamentos, defeitos de superfície ou diferenças de espessura,devendo possuir dimensões que atendam, por um lado, ao coeficiente de resistênciarequerido e, por outro, às exigências estéticas do projeto.

Os elementos de grandes dimensões serão providos de juntas que absorvam a dilataçãolinear específica.A esquadria deverá prever a existência de dispositivos para absorção de flechas decorrentesde eventuais movimentos da estrutura, de modo a assegurar a indeformabilidade do conjuntoe o perfeito funcionamento das partes móveis.

Todas as ligações de quadros ou caixilhos, que possam ser transportados inteiros, da oficinapara o local de assentamento, serão realizados por soldagem autógena, encaixe ou, ainda,por auto-rebitagem.

A costura de solda não deverá apresentar poros ou rachaduras capazes de prejudicar aperfeita uniformidade da superfície, mesmo em caso de anterior anodização.

As emendas por meio de parafusos ou rebites deverão apresentar perfeito ajuste, sem folgas,diferenças de nível ou rebarbas nas linhas de junção.

Todas as juntas serão vedadas com material plástico antivibratório e contra infiltração deágua.

Todas as partes móveis serão dotadas de pingadeiras ou dispositivos que assegurem perfeitaestanqueidade ao conjunto, impedindo a infiltração de águas pluviais.

As esquadrias receberão tratamento prévio, compreendendo desengorduramento edecapagem, bem como esmerilhamento e polimento mecânico.

Durante o transporte, armazenamento e manuseio das esquadrias, deverão ser tomadoscuidados especiais quanto à sua preservação contra choques, atritos com corpos ásperos,contato com metais pesados ou substâncias ácidas ou alcalinas.

As esquadrias serão armazenas ao inteiro abrigo do sol, intempéries e umidade.

Todas as esquadrias deverão ser perfeitamente niveladas, aprumadas e alinhadas.

Page 30: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

As esquadrias não poderão ser forçadas a se acomodarem em vãos porventura fora doesquadro ou com dimensões insuficientes.

A caixilharia será instalada por meio de contra-marcos ou chumbadores de aço, rigidamentefixados na alvenaria.

Deverá haver especial cuidado para que as armações não sofram qualquer distorção quandoparafusadas aos chumbadores ou marcos.

Levando em conta a particular vulnerabilidade das esquadrias nas juntas entres os quadrosou marcos e a alvenaria ou concreto, tomar as juntas com calafetador, de composição quelhes assegure plasticidade permanente.

Todos os vãos envidraçados, expostos às intempéries, serão submetidos à prova deestanqueidade, por meio de jato de mangueira d’água sob pressão.

As Portas de entrada principal do Auditório e as janelas das circulações laterais também doAuditório, da Galeria e Administração serão do tipo PVC, da marca Tigre ou equivalente, paragarantir a perfeita vedação acústica para o ambiente externo.

O corrimão duplo da escada e parapeito será em tubo industrial de 2 1/2 " segundo detalhe daarquitetura.

19.0-VIDRAÇARIA

Os vidros serão de primeira qualidade, claros, sem manchas, riscos ou bolhas, deespessura uniforme e sem empenamento, e obedecerão à NBR11706 da ABNT nasqualidades “A” e “B”.

Os vidros serão, de preferência, fornecidos nas dimensões respectivas procurando-se,sempre que possível, evitar o corte no local de construção.

O assentamento das chapas de vidro será efetuado com emprego de massa plástica, nasduas faces, na cor da tinta especificada para as esquadrias. As massas de vidro devem serassentadas no mesmo nível, massa externa = massa interna.

Os vidros transparentes lisos, espessura 4 mm, serão empregados nas esquadrias emgeral, salvo indicações em contrário.

Os vidros das instalações sanitárias serão em relevo, padrão mini-boreal, espessura de 4 mmtendo as demais especificações de acordo com o item anterior.

Na sala de controle de som e imagem no auditório terá visor em vidro temperado 10mmtransparente.

Em todos os lavatórios dos sanitários serão instalados espelhos cristal de 4mm segundodetalhe da arquitetura..

Page 31: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Um protótipo deverá ser assentado para verificação da qualidade de aplicação da massa eposterior aprovação da fiscalização, devendo o mesmo caso seja aprovado ficar de modelopara as demais esquadrias. Não serão aceitas massa de vidro enrugada (tinta), amassada,deformada ou faltando pedaços, devendo a Construtora providenciar nova aplicação.

20.0-PINTURA

Os serviços serão executados por profissionais de comprovada competência

Todas as superfícies a serem pintadas, deverão estar firmes, lisas, isentas de mofo e secas(tempo de "cura" do reboco novo, cerca de 30 dias, conforme a umidade relativa do ar), nocaso de massa comum.

Cada demão de tinta só poderá ser aplicada quando a precedente estiver perfeitamente seca,convindo esperar um intervalo de 24 horas entre duas demãos sucessivas.

Os trabalhos de pintura serão suspensos em tempos de chuva.Deverão ser evitados escorrimentos ou salpicos de tinta nas superfícies não destinadas àpintura (vidros, ferragens, pisos, aparelhos, etc.). Os salpicos que não puderem ser evitados,deverão ser removidos quando a tinta estiver seca, empregando-se removedor adequado.

Se as cores não estiverem definidas no projeto, cabe à CONSTRUTORA consultar o autor doprojeto de arquitetura, sendo seu emprego sujeito à aprovação da FISCALIZAÇÃO.

Nas esquadrias em geral, deverão ser protegidos com papel colante os espelhos, fechos,rosetas, puxadores, etc., antes dos serviços de pintura.

Toda vez que uma superfície tiver sido lixada, esta será cuidadosamente limpa com umaescova e, depois, com um pano seco, para remover todo o pó, antes de aplicar a demãoseguinte.

Toda a superfície pintada deve apresentar, depois de pronta, uniformidade quanto à textura,tonalidade e brilho (fosco, semifosco ou brilhante).

Só serão utilizadas tintas de primeira linha de fabricação, da marca Coral, Suvinil ou similar.

As tintas deverão ser entregues na obra, em sua embalagem original de fábricas, intactas.

Todas alvenarias em tijolo laminado aparente receberão tratamento de silicone segundoespecificação do fabricante e aprovação pelo fiscal da obra. Os tetos receberãoemassamento e pintura PVA na cor branco “Neve”.

Todas as superfícies a serem pintadas serão cuidadosamente limpas, escovadas eraspadas, para remover, sujeiras, poeiras e outras substâncias estranhas.

Page 32: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

As superfícies a pintar serão protegidas de forma a evitar que poeiras, fuligens, cinzas eoutros materiais possam se depositar durante a aplicação e secagem da tinta.

As superfícies só poderão ser pintadas quando perfeitamente secas.

Aplicar cada demão de tinta quando a precedente estiver perfeitamente seca, devendoobservar um intervalo de 24 horas, entre demãos sucessivas.Igual cuidado deverá ser tomado entre demãos de tintas e de massa plástica, observando umintervalo mínimo de 48 horas após cada demão de massa.

As tintas aplicadas serão diluídas conforme orientação do fabricante, e aplicadas naproporção recomendada. As camadas serão uniformes, sem corrimento, falhas ou marcas depincéis.

O recipiente utilizado no armazenamento, mistura e aplicação das tintas deverá estar limpos elivres de quaisquer materiais estranhos ou resíduos.

Todas as tintas serão rigorosamente misturadas dentro das latas e periodicamente mexidascom uma espátula limpa, antes e durante a aplicação, para obter uma mistura uniforme,evitando a sedimentação dos pigmentos e componentes mais densos.Para pinturas internas de recintos fechados, serão usadas máscaras. Além disso deveráhaver ventilação forçada no recinto.

Preparo das Superfícies Rebocadas internasEm todas as superfícies internas rebocadas verificar as ocasionais trincas ou outrasimperfeições visíveis e aplicar o enchimento de cimento branco ou massa, conforme o caso,lixando levemente as áreas que não se encontrem bem niveladas e aprumadas.

As superfícies deverão estar perfeitamente secas, sem gordura, raspadas, escovadas eseladas para receber duas demãos de massa corrida PVA Látex .

As paredes internas rebocadas receberão duas demãos de pintura PVA acrílica e o tetorebocado e o forro de gesso receberão duas demãos de pintura PVA Látex.

Preparo das Superfícies de Ferro ou Aço:Em todas as superfícies de ferro ou aço, internas ou externas, remover as ferrugens, rebarbase escórias de solda, com escova, palha de aço, lixa ou outros meios. Devem também serremovidas graxas e óleos com ácido clorídrico diluído e depois com água de cal.

Limpas e secas as superfícies tratadas, e antes que o processo de oxidação se reinicie,aplicar uma demão de “primer” anticorrosivo conforme recomendação do fabricante, e emseguida receberão duas demãos de esmalte sintético acetinado.

Preparo das superfícies de madeira:Em todas as superfícies de madeira, remover as manchas e poeira com palha de aço, lixa ououtros meios. Devem também ser removidas graxas e óleos com ácido clorídrico diluído edepois com água de cal.

Limpas e secas as superfícies tratadas, receberão duas demãos de massa a óleo, e emseguida receberão duas demãos de esmalte sintético acetinado.

Page 33: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

21.0-HIDRO-SANITÁRIO: APARELHOS, LOUÇAS E METAIS

21.1-Considerações Gerais

A colocação será executada por profissionais especializados, nas posições indicadas noprojeto de arquitetura, com especial atenção às indicações do projeto de hidro-sanitário.

As instalações hidráulicas e sanitárias serão executadas de acordo com as Normas da ABNTe de acordo com o projeto a ser fornecido. Deverá ser utilizada nos serviços, mão-de-obra dealto padrão técnico.

Todos os materiais básicos componentes, aparelhos e equipamentos a serem instaladosdeverão atender aos padrões de fabricação e aos métodos de ensaio exigidos pela ABNT.

As especificações dos materiais deverão ser seguidas rigidamente, cabendo única eexclusivamente à FISCALIZAÇÃO, definir, aceitando ou não, os tipos, marcas e fabricantesnão expressamente citados nesta Especificação, no projeto e na lista de materiais.As especificações dos serviços deverão ser seguidas rigidamente, devendo ser completadas,em caso de eventual omissão, pelo prescrito nas Normas Brasileiras pertinentes.

Qualquer alteração que se fizer necessária deverá ser submetida à apreciação daFISCALIZAÇÃO, para sua devida provação ou não.

A denominação genérica “instalação hidráulico-sanitárias” abrange os seguintes itens:- Rede de esgotos primários, secundários, ventilação e águas pluviais.- Sistema de recalque de água- Distribuição de água fria .- Subcoletores de esgotos sanitários e condutores de águas pluviais (rede horizontal).- Ramais de descarga de todos os aparelhos e peças.- Fornecimento e assentamento de aparelhos e peças.- Combate de incêndio.

21.2-Memorial Descritivo do Projeto

21.2.1-Água Potável:

O abastecimento d’água será interligado ao reservatório superior previsto no projetoarquitetônico. A tubulação e as conexões serão em tubo de PVC rígido, solda para água fria.

São aparentes os trechos: entrada d’água, recalque, ladrão e limpeza, descida de AF paraconsumo e também as conexões terminais para colocação de torneiras, ligação de lavatório,etc.

Page 34: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

As torneiras, ligações flexíveis para lavatórios, ligação para vaso sanitário, chuveiros, asválvulas e sifões dos lavatórios e pias serão metálicos.

21.2.2-Águas Pluviais:

O recolhimento de águas pluviais será feito por canaletas (calhas) metálica, conforme projetode arquitetura. A rede será de tubo de PVC rígido, soldável, profundidade mínima 0,50 m, aágua será lançada na rede pluvial, nas sarjetas das vias públicas e / ou no terreno. Quando asituação da rede externa ou o lançamento na sarjeta não permitir profundidade de 0,50m, otubo deverá ser envolvido em concreto, além do enchimento da areia.

21.2.3-Esgoto:

Os ramais internos serão encaminhados às caixas de passagem ou de gordura (inspeção) deonde partirão ou sub-coletores externos, tubos de PVC rígido, para esgoto primário.

Os efluentes dos esgotos serão lançados, sempre que possível, à rede pública. Devem sertomadas as providências necessárias junto a Saneago, desde o início da obra, com o objetivode ser executada a extensão da rede de esgoto, quando necessário.

O esgoto primário interno será em tubos e conexões de PVC rígido com ponta e bolsa,próprios para esgoto primário, segundo as especificações.Os pontos de inspeção serão executados na extremidade de tubulação, dentro de caixa dealvenaria, fechada com caixilho c/ tampa cega metálica, ou com tampa de concreto quando ainspeção estiver no passeio.

O esgoto secundário será em tubo PVC rígido com ponta e bolsa soldável, segundo asespecificações.

As caixas e ralos sinfonados serão em PVC, porém com caixilhos e grelhas metálicas.- Caixa sinfonada de PVC 150 mm com saída de 50 mm.- Idem 150 mm, saída de 75 mm (sete entradas)- Idem 250mm, saída de 75mm (Gordura)- Grelha e caixilho quadrado metálico cromado, 150 mm x 150 mm com encaixe redondo

para caixa sinfonada de PVC 150 mm- A subida de ventilação será em tubo de PVC de 75mm e 50mm , devendo ir até 1m

acima do telhado.

21.2.4-Peças de louças sanitárias, metais e acessórios serão da marca Deca, IdealStandard, Celite ou similar:

Os vasos sanitários serão de louça na cor bone especificada no projeto, com sifão interno,fixados com parafusos de metal não ferroso com entrada d’água vedada com bolsa deborracha e canopla de metal cromado; as ligações de entrada d'água da parede ao vasodeverão ser metálica, cromada.

- Ligação cromada (1 ½ ")

Page 35: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

- Parafuso castelo para fixação- Válvula de descarga com canopla (1 ½ ")- Tubo de descarga para válvula (1 ½ ")

Os lavatórios serão de louça cor bone, sem coluna de embutir em bancada de granito cinza,de primeira qualidade, aparafusada com buchas com suporte para instalação de lavatório.

- Ligação flexível metálica- Sifão de copo metálico cromado (1 ½ "x 1”)- Torneira cromada (½ ")- Válvula metálica cromada (2.3/8 "x1”)

Pia da cantina, copa e oficinas em granito cinza: o bojo será retangular em aço inoxidável,tamanho n.º 2 (30x40x25cm)

- Torneira cromada (½ ") tipo 1158 p/ bancada".- Sifão de copo metálico cromado (1 ½ "x 11/2”)- Válvula metálica com grelha móvel 1 ½ x 31/2 "

Os mictórios serão de louça cor bone, de primeira qualidade- Válvula metálica.

Papeleira será metálica, fixada com parafusos.

Saboneteira será metálica, fixada com parafusos.

Pontos isolados:a. Torneira para jardim, cromada, (½)b. b) Os registros de gaveta serão de bronze, colocado de acordo com as dimensões e

localização do projeto, c/ canopla de metal cromados, exceto os de saída dosreservatórios, que poderão ter acabamento bruto.

As tubulações de alimentação dos hidrantes de combate a fogo serão em aço galvanizado,com rosca e luva, embutidas em alvenaria, juntamente com as caixas para hidrantes emangueiras de incêndio, conforme projeto específico a ser fornecido.

Caixa d’água – A caixa d’água elevada será de concreto, impermeabilizada, contendo:- Torneira de bóia com união 32mm.

TestesTodas as tubulações e redes de água serão testadas contra vazamentos, hidrostaticamentesob pressão, por meio de bomba manual de pistão, antes do fechamento dos rasgos evaletas.

Page 36: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

22.0- INSTALAÇÕES ELÉTRICA, SUBESTAÇÃO 500KVA – 13,8 kV / 220-380VILUMINAÇÃO - TOMADAS - SPDA e ATERRAMENTO

22.1-Considerações Gerais

O projeto contempla o sistema elétrico geral do Centro Profissional de Artes Baliseu França.

O objetivo do presente Memorial Descritivo e Especificações é descrever os serviços, fixarnormas gerais e especificar os materiais referentes ao Projeto elétrico em questão emontagem da subestação de 500 kVA que irá atender ao complexo edificado;

Todos os materiais e equipamentos, a ser utilizados na execução destas instalações (mesmoaqueles que, porventura, não tenham sido citados), deverão ser novos, de primeira qualidade,próprios para utilização em instalações elétricas e deverão estar de acordo com asespecificações deste memorial;

A equipe de execução destas instalações (engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas eauxiliares) deverá ser tecnicamente capacitada para a execução dos trabalhos de instalação;

A equipe de execução deverá seguir o projeto elaborado da melhor maneira possível, dentrodas reais condições desta obra; qualquer que seja a dúvida, a equipe deverá consultar osautores do presente projeto. Quaisquer omissões ou discrepâncias, verificadas nestememorial, deverão ser comunicadas: primeiramente, aos autores deste projeto e, em segundolugar, à fiscalização da obra - sempre em tempo hábil para que se possa realizar a correta ecautelosa avaliação das questões pertinentes;

Os serviços deverão ser executados com esmero e bom acabamento e deverão ser entreguescom as instalações em perfeito estado de funcionamento, verificação esta feita através detestes de desempenho das instalações e dos equipamentos, de acordo com as indicaçõesdos fabricantes e na presença do Responsável Técnico da obra;

Como regra geral, deverão ser tomados os seguintes cuidados:

o Todas as partes metálicas, não energizadas desta instalação, deverão estarinterligadas ao aterramento principal deste projeto;

o Todas as partes vivas (energizadas) expostas, dos circuitos principais esecundários e dos equipamentos elétricos, deverão ser protegidas contraacidentes, seja através de um invólucro protetor ou através de instalação fora doalcance de pessoas inabilitadas;

o Todas as partes desta instalação elétrica sejam com relação aos circuitos ou aosequipamentos, que possam produzir faíscas, deverão possuir uma proteçãoincombustível e deverão ser efetivamente separadas de qualquer materialfacilmente combustível;

Page 37: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

o Em lugares úmidos (ou normalmente molhados), nos expostos ao tempo e aagentes corrosivos de qualquer natureza, deverão ser utilizados métodos deexecução adequados e materiais destinados especificamente para tal finalidade;

o Toda esta instalação (eletrodutos, condutores, peças e equipamentos) deveráestar cuidadosamente arranjada e firmemente ligada às suas respectivasestruturas de suporte e/ou sustentação, de maneira a formar um conjuntomecânico e elétrico satisfatório, de boa qualidade e, principalmente, seguro;

Qualquer alteração, em relação ao projeto e/ou emprego de material inexistente na praça, sóserá permitida após consulta aos autores do projeto, sob pena de possíveis danos àsinstalações e, portanto, nenhuma responsabilidade por parte dos mesmos.

As especificações porventura omitidas não isentam a empresa executora dos serviços documprimento integral das exigências legais vigentes, conforme estabelece o Código deDefesa do Consumidor.

Da mesma forma algum serviço não especificado ou descrito, mas que faça parte dosprocedimentos necessários para o fornecimento e instalação da Rede de Energia Elétrica daedificação serão de responsabilidade da empresa executora dos serviços.

22.2-Memorial Descritivo do Projeto

Memorial Elétrico em anexo.

23.0-DIVERSOS

23.1-Extintores de Incêndio

Deverão ser previstos no projeto de Incêndio a ser fornecido, e deverá ter sua parte superiorno máximo a 1,50 m do piso, serem sinalizados onde forem fixados. A fornecedora desseequipamento deverá ser cadastrada no corpo de bombeiros do município ou da cidade maispróxima da obra. Sobre os extintores deverão ser fixadas placas indicativas de sobrepor.

A CONSTRUTORA submeterá, oportunamente, às entidades com jurisdição sobre o assunto,o projeto de instalação contra incêndio e ajustará quaisquer exigências ou alteraçõesimpostas pelas autoridades, dando porém, prévio conhecimento a FISCALIZAÇÃO.

A instalação será executada rigorosamente de acordo com o projeto respectivo, depois deaprovado pela municipalidade e Corpo de Bombeiros local.

Os reservatórios d'água, canalização e bocas de incêndio com o respectivo equipamento ehidrante. Obedecerá fielmente ao disposto a respeito nas posturas do Corpo de Bombeiros,bem como às indicações dos desenhos do projeto.

Caixas de incêndio serão em chapas de ferro galvanizadas.

Page 38: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

Niple, Redução e Juntas, serão de ferro galvanizado, conforme recomendado pelo Corpo deBombeiros. As mangueiras serão de 38mm ou 1.1/2’’ de diâmetro interno, flexível, de fibrasresistentes à umidade, revestidas internamente de borracha, resistentes a pressão mínima deteste de 8kg/cm2, dotadas de juntas "Storz" e devendo medir 30m de comprimento, conformeindicado no projeto.

O esguicho será de cobre , com requinte de 13mm a 16mm de diâmetro.

23.2- Ar condicionado.

Memorial ar condicionado em anexo.A execução do sistema de Ar Condicionado inclui toda a tubulação e toda instalaçãonecessária ao funcionamento das máquinas do tipo splitão,como consta no memorialdescritivo em anexo. A instalação e teste final destas 03 (três) máquinas (que serãofornecidas pela administração) será de responsabilidade da empresa vencedora.

23.3-Plataforma – Monta carga

Será tipo plataforma de percurso vertical, referencia OTIS OU EQUIVALENTE a ser licitadoseparadamente como equipamento e não com obra civil.

23.4-Placa de Identificação

O projeto de comunicação visual será desenvolvido posteriormente por firma especializada,com placas de identificação em acrílico ou similar.

23.5-Jardim

O ajardinamento será executado com plantio de grama, conforme projeto de arquitetura e emáreas externas a ser definida no projeto de paisagismo.

24.0-LIMPEZA

24.1-Normas Gerais de Limpeza

A obra será entregue em perfeito estado de limpeza e conservação. Deverão apresentarfuncionamento perfeito todas as instalações, equipamentos e aparelhos, com as instalaçõesdefinitivamente ligadas às redes de serviços públicos (água, esgoto, luz e força, telefone, gás, etc.).

Todo o entulho deverá ser removido do terreno pela CONSTRUTORA.

Durante o desenvolvimento da obra, será obrigatória a proteção dos pisos cerâmicos recémconcluídos, com estopa e gesso, nos casos em que a duração da obra ou a passagemobrigatória de operários assim o exigirem.

Serão lavados convenientemente e de acordo com as especificações, os pisos e paredescerâmicos, cimentados e ainda, aparelhos sanitários, vidros, ferragens e metais, devendo ser

Page 39: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES BASILEU …

Este documento não pode ser usado, copiado ou cedido fora dos termos contratuais entre BSC e Secretaria daEducação.

SECRETARIA DO ESTADODA EDUCAÇÃO

removidos quaisquer vestígios de tintas, manchas e argamassa. A proteção mínima consistiráda aplicação de uma demão de cera incolor.

A cerâmica será inicialmente limpa com pano seco; salpicos de argamassa e tintas serãoremovidos com esponja de aço fina; lavagem final com água em abundância.

A limpeza dos vidros far-se-á com esponja de aço, removedor e água.

Os pisos cimentados serão lavados com solução de ácido muriático (1:6); salpicos eaderências serão removidos com espátula e palha de aço, procedendo-se finalmente alavagem com água.

Os aparelhos sanitários serão limpos com esponja de aço, sabão e água. Os metais deverãoser limpos com removedor. Não aplicar ácido muriático.

As ferragens de esquadrias, com acabamento cromado, serão limpas com removedoradequado, polindo-se finalmente com flanela seca. .

Goiânia/GO, 21 de fevereiro de 2006

Eng. Helio Dias da CunhaCrea-Go 20/D