centro de educação global - florescer

10
Centro de estudos e apoio escolar especializado em educação global O Projeto educativo Orientação pedagógica e tutorias para ensino doméstico e apoio escolar

Upload: centroflorescer

Post on 29-Jun-2015

849 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Centro de educação global - Florescer

C

en

tro d

e e

stu

dos e

ap

oio

escola

r esp

ecia

liza

do e

m e

du

cação g

lob

al

O

Pro

jeto

ed

ucati

vo

O

rien

tação p

ed

ag

óg

ica e

tu

tori

as p

ara

en

sin

o d

om

ésti

co e

ap

oio

escola

r

Page 2: Centro de educação global - Florescer

Centro de transição

em educação ligado a redes

e comunidades de aprendizagem.

Centro de apoio

à modalidade de ensino doméstico e

complemento escolar em educação global.

Centro de encontro de crianças, famílias e comunidades

em Linda-a-Velha, Oeiras.

Centro de desenvolvimento

de educação global assente em valores de integridade,

autonomia, responsabilidade, iniciativa e solidariedade.

“Com essa palavra florescimento quero dizer que

nada atrapalha, bloqueia  ou nos impede na realidade

de crescer profundamente e internamente. (…)

Eu uso a palavra florescimento no sentido de crescer –

como uma flor que cresce no campo sem qualquer

impedimento. (…) florescimento da mente humana,

do coração humano, das qualidades humanas”.

J. Krishnamurti (1976)

Centro de estudos e apoio escolar especializado em educação global

Page 3: Centro de educação global - Florescer

“(...) a educação global é uma educação

holística capaz de abrir os olhos e as mentes das pessoas para as

realidades do mundo, despertando-as para

contribuírem para um mundo com

mais justiça, equidade e direitos humanos

para todos”.

Declaração de Maastricht (2002).  

Educação global é...

integral, empreendedora,

multidisciplinar e experiencial.

Educação global é...

uma abordagem criativa e inovadora

do sistema de aprendizagem.

Educação global é...

a convergência da pedagogia, ecologia,

saúde, cultura, tecnologia e sociedade.

Educação global é...

o desenvolvimento do potencial

e da vocação de cada ser humano.

Centro de estudos e apoio escolar especializado em educação global

Page 4: Centro de educação global - Florescer

Educação global. 

A Florescer reconhece-se nas correntes de educação holística, uma educação global que está assente no conceito de holos, o todo. Cada pessoa é valorizada na sua totalidade para que se desenvolva o seu potencial máximo, a sua excelência integral, o seu “elemento”.

Desenvolvimento integral.  As qualidades humanas que compõem as vertentes intelectual, espiritual, emocional e física de cada criança e adulto são desenvolvidas em uníssono, como um sistema harmonioso e integrado.

Viver-a-aprender. 

A educação é um modo de viver-a-aprender ao longo da vida. Consideram-se indissociáveis as esferas do conhecimento e da prática, da teoria e da experiência, da reflexão e da ação.

Qualidades educativas.

Na Florescer as vivências despertam a qualidade de estar atento numa observação consciente de tudo e de todos; a qualidade de estar conectado e de saber viver com os outros, cooperar e conhecer-se em comunhão; a qualidade de refletir em ação, a ação de um espírito crítico construtivo e transformador.

Resumo do Projeto Educativo

Florescer é... ser sempre criança.sorrir todos os dias.sentir paz interior.amar tudo e todos.ver o mundo dentro de mim.descobrir quem eu sou.

Page 5: Centro de educação global - Florescer

Filosofia da educação.

Adopta-se uma visão convergente das linhas pedagógicas que promovem o autodesenvolvimento e a participação das crianças na aprendizagem, sendo conjugadas de um modo inovador, consistente e flexível. A orientação pedagógica tem como referência o projeto da Escola da Ponte, os fundamentos educativos de J. Krishnamurti, R. Steiner e ainda M. Montessori, P. Freire, C. Freinet, J. Dewey e J. Holt.

Articulação curricular multidisciplinar.

A Florescer preconiza uma educação multidisciplinar, pois aprende-se em todo o lado, a todo o tempo, em todas as situações, no sentido de desenvolver uma inteligência prática e criativa. As dimensões linguística, lógico-matemática, naturalista, identitária, científica, informática, artística, física e cívica são trabalhadas de um modo transversal, equilibrado e experiencial.

Sentido de comunidade.  A integração e a participação das crianças, orientadores, família, parceiros locais, nacionais e internacionais revela que todos são educadores, e que a melhor forma de aprender a viver em cidadania é vivê-la, coerentemente, na prática do dia-a-dia.

Resumo do Projeto Educativo

Florescer é... sonhar e criar.colorir o mundo melhor.ligar a terra ao sol.viver a aprender.sentir os sons da natureza.celebrar a vida todos os dias.

Page 6: Centro de educação global - Florescer

Na Florescer os projetos integram e interligam as dimensões da pedagogia, ecologia, saúde, cultura, tecnologia e sociedade.

Como é que se desenvolve e coloca em prática o currículo global?

As crianças aprendem mediante projetos multidisciplinares individuais e de grupo, experiências significativas, gestão autónoma e participativa, métodos de questionamento-descoberta-partilha e processos de autodesenvolvimento.

Organização do currículo global e das aprendizagens

“(…) o educador já não é o que apenas educa, mas o

que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o

educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam

sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os

“argumentos de autoridade” já não valem.”

Paulo Freire (1970)

Page 7: Centro de educação global - Florescer

 Florescer na pedagogia. 

O currículo nacional é alargado ao currículo pessoal da criança e ao currículo relacional e prático. Para tal, são utilizadas várias estratégias educativas:

• Orientadores pedagógicos (orientadores trabalham em equipa e cada criança tem um orientador-tutor).

• Trabalho individual e em grupo (no Centro e na comunidade local).• Planeamento individual, de grupo e do Centro (plano do dia e da

quinzena). • Processos de auto-hetero-avaliação e sistematização das aprendizagens.• Momentos diários de partilha de aprendizagens, reflexões e vivências.• Grupos de responsabilidade e gestão participativa do Centro.• Grupos de ajuda social e apoio académico entre as crianças. • Participação das famílias e da comunidade nas atividades do Centro.

Florescer na ecologia. Na Florescer é desenvolvido o cuidado por todos os seres vivos e pelo planeta, vivendo-se diariamente a dimensão ecológica no projeto educativo:

• Jardim-horta pedagógica multidisciplinar, servindo de espaço de aprendizagem das disciplinas curriculares, transcendendo o conceito fechado e teórico de aprendizagem em sala.

• Princípios da agricultura biológica, permacultura, utilização progressiva dos recursos, sustentabilidade energética e redução da pegada ecológica.

• Processos cíclicos da natureza experienciados como um todo (desde observar, planear, semear, cuidar, até colher e reutilizar).

• Atividades ao ar livre e explorações na natureza.

Organização do currículo global e das aprendizagens

Page 8: Centro de educação global - Florescer

Florescer na saúde. A dimensão da saúde é encarada como um modo de vida holístico e multidimensional:

• Cada criança é integrada e respeitada como única e especial. As tradicionais “dificuldades de aprendizagem” são desconstruídas e é utilizada uma abordagem personalizada, positiva e motivadora.

• Desenvolvimento do corpo e do movimento nas diferentes disciplinas curriculares, fazendo-se uma apropriação multissensorial dos conteúdos (a matemática também é, por exemplo, trabalhada em rodas rítmicas).

• Acompanhamento na área da terapia artística, relaxamento e meditação, euritmia, danças tradicionais e outras áreas complementares.

• Respeito pelos ritmos e bem-estar do corpo em conjugação com a natureza (privilegia-se a alimentação sazonal e biológica).

Florescer na cultura.

Neste enquadramento educativo destaca-se o modo como a arte e a cultura fazem parte da status quo do Centro:

• As expressões artísticas, artes plásticas, visuais, performativas são encaradas com a mesma importância das ciências e humanidades.

• Existe a primazia da palavra e a sua expressão é valorizada e aberta a várias formas e sentidos. As palavras escritas, partilhadas, cantadas, recitadas e interpretadas permitem que a dimensão cultural seja apropriada e desenvolvida de um modo crítico e reflexivo.

• Saberes locais e tradicionais são vividos e integrados no Centro.• Diversidade cultural e desenvolvimento multilinguístico das crianças

fazem parte do currículo global.

Organização do currículo global e das aprendizagens

Page 9: Centro de educação global - Florescer

Florescer na tecnologia.   

A componente científico-tecnológica é assumida como um dos pilares do projeto educativo que se destaca pela inovação e adaptação realista às exigências da aprendizagem. Nesse sentido são privilegiadas soluções que integram características de mobilidade, interatividade, usabilidade, acessibilidade e fácil atualização. Cada projeto é tido como um laboratório de experiências científicas e criativas:

• Projetos científico-tecnológicos aplicados à realidade e à resolução de problemas locais e globais.

• Utilização e concepção de dispositivos informáticos, tais como livros digitais e manuais de apoio interativos em tablets (e.g. iPad).

• Plataformas de partilha, cooperação e de gestão de conteúdos informatizadas.

Florescer na sociedade. O Centro é em si mesmo um espaço solidário e de cidadania. Um espaço onde todos se unem, trabalham em conjunto e se complementam na diversidade:

• Comunidade de aprendizagem criada pela participação e integração dos saberes das famílias, da população e parceiros locais.

• Encontros intergeracionais são fundamentais para a valorização, o respeito e a aprendizagem de todos.

• Práticas desportivas são também tidas enquanto meio de socialização, focadas em estratégias de participação, cooperação e autoconstrução.

• Projetos de intervenção na economia social são integrados e concretizados pelas crianças e famílias, nomeadamente o “Banco de voluntariado”, “Banco de trocas”, “Orçamento participativo” e a “Bolsa de apoio e solidariedade social”.

Organização do currículo global e das aprendizagens

Page 10: Centro de educação global - Florescer

Parcerias

c.e.m. – centro em movimentoMEL – Movimento de Educação Livre

Rede Educação VivaSanta Casa da Misericórdia de Lisboa - PRODAC

U. Freguesias de Algés, Linda a Velha e Cruz Quebrada/Dafundo

Parcerias em desenvolvimento

CCLAV - Centro Comunitário de Linda-a-Velha Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

Fundação Marquês do Pombal (Palácio dos Aciprestes)Movimento de Transição de Linda-a-Velha

Universidade Sénior “Nova Atena”

Janeiro de 2014

Dedicamos este projeto a todas as crianças que não têm a possibilidade de sorrir todos os dias.  

Agradecemos a todas as pessoas amigas que nos apoiam: associados, voluntários e parceiros.

Venham florescer connosco...junto ao Jardim do Palácio dos Aciprestes!

Largo do Mercado nº1 Linda-a-Velha Oeiraswww.florescer.pt [email protected] t. 964845558

nipc. 510221670 nib. 0010.0000.50435510001.04