centro de defesa da criança e do adolescente yves de roussan – cedeca-ba

19
PROJETO GARANTINDO PROTEÇÃO INTEGRAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PRÁTICAS ESPORTIVAS E NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS CENTRO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE YVES DE ROUSSAN – CEDECA/BA Seminário: Monitoramento e Fortalecimento da Rede de Conselhos Tutelares Salvador, 23 de Agosto de 2013

Upload: acteba

Post on 11-May-2015

1.517 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

PROJETO GARANTINDO PROTEÇÃO INTEGRAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PRÁTICAS

ESPORTIVAS E NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS

CENTRO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE YVES DE ROUSSAN – CEDECA/BA

Seminário: Monitoramento e Fortalecimento da Rede de Conselhos Tutelares

Salvador, 23 de Agosto de 2013

Page 2: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

APRESENTAÇÃO O CEDECA/BA – A instituição e sua trajetória

Apresentação do Projeto Garantindo Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Práticas Esportivas e no Contexto dos Megaeventos:

a) Realização, Cooperação Técnica e equipe

b) Cenário

c) A importância do esporte

d) Objetivos do projeto

e) Públicos-alvo das ações (direto e indireto)

f) Proposta de trabalho

g) Planejamento (níveis municipal e nacional)

Cartilha: fluxos de proteção de crianças e adolescentes nos megaeventosAplicativo para telefonia móvel Ações de sensibilização e formação de atores estratégicosPrograma de disseminação sobre os direitos de crianças e adolescentes em práticas esportivasElaboração de publicação sobre riscos e oportunidades para crianças e adolescentes no futebolGuia de Abordagem à Criança e ao adolescente – O papel da polícia Militar na proteção de crianças e adolescentesEncontro Nacional de Polícias Militares

Page 3: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - Yves de Roussan (CEDECA/BA)

Organização Não Governamental, fundada em 1991 por entidades sociais de Salvador, voltada para ações de proteção jurídico-social, prevenção e atendimento às crianças, adolescentes vítimas de homicídios e de violências sexuais, e seus familiares.

Ação política: - Trabalho de advocacy, (promoção e defesa de idéias e estratégias, justificando sua importância social e estimulando a criação de uma consciência sobre determinada questão, de modo a legitimar ações); - Integra espaços de discussão sobre a violência sexual no Brasil, a exemplo do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual;- Protagonista de campanhas nacionais de mobilização contra violações;- Pioneiro, no país, na assessoria técnica para elaboração da metodologia do PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial e Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração no Território Brasileiro);- Articulador na elaboração do Plano Integrado de Proteção às Crianças e Adolescentes nos megaeventos, com o apoio do UNICEF, entre outras iniciativas.

QUEM SOMOS

TRAJETÓRIA

Page 4: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

PROJETO GARANTINDO PROTEÇÃO INTEGRAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PRÁTICAS ESPORTIVAS E NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - Yves de Roussan (CEDECA/BA)

Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF)

Aline Lepingard – Estagiária de Comunicação

Aparecida de Roussan – Coordenadora do Projeto

Talita Costa – Coordenadora Técnica

Demais profissionais da instituição

REALIZAÇÃO

COOPERAÇÃO TÉCNICA

EQUIPE

Page 5: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

- 2012 - Relatório da Defensoria Pública sobre carnaval de Salvador/BA apresentou levantamento das principais situações de risco pessoal e social para o público infanto-juvenil, identificadas nos circuitos;- 2013 - Observatório de Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes no Carnaval/ 2013 (SEDES).

Copa das Confederações de 2013 + Copa do Mundo de 2014 + Olimpíadas de 2016:- Representam investimentos diretos e indiretos no país, especialmente para os municípios que irão abrigar os jogos; - Alta concentração e circulação de turistas repercutem na dinâmica destas cidades ↔ contribuem para contexto propício à exposição de crianças e adolescentes a situações que oferecem risco à sua integridade física, psicológica e moral.

A mobilização nacional em torno destes grandes eventos é favorável à discussão sobre o direito de meninos e meninas ao esporte seguro e inclusivo, assim como mecanismos e estratégias de proteção integral à infância e à adolescência, em grandes eventos e em práticas esportivas.

CENÁRIO

Page 6: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Atua como instrumento de formação integral do indivíduo, ao exercer papel importante para:- socialização;- interesse por regras;

- interiorização de limites;- promoção dos ideais da paz, fraternidade, solidariedade, não violência, tolerância e justiça.

Possibilita desenvolvimento da convivência social, a construção de valores, a melhoria da saúde e o aprimoramento da consciência crítica.

AFINAL, O ESPORTE É MESMO TÃO IMPORTANTE?

Nem sempre a prática esportiva se constitui em um espaço de segurança e realização de direitos da garotada.

Muitos estão expostos a diferentes situações de vulnerabilidade e de violações de seus direitos básicos, como ameaças à saúde e ao desenvolvimento pleno, interferência na frequência escolar, privação de convivência familiar e comunitária, negação do direito de participar das decisões que lhes dizem respeito, violência física e/ou psicológica, dentre outros.

Page 7: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

Iniciativa se apoia na condição especial de desenvolvimento de c/a que lhes confere prioridade absoluta, ao se considerar o dever do Estado, da família e da sociedade em assegurar seus direitos.

OBJETIVOS DO PROJETO

• Colaborar para elaboração de referenciais, subsídios e diretrizes de um modelo de atuação e atendimento à população de até 17 anos, no contexto de grandes eventos em Salvador (BA), cidade sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol;

• Contribuir para a construção e/ou fortalecimento de mecanismos de enfrentamento das violações contra crianças e adolescentes em práticas esportivas, com ênfase no futebol;

• Contribuir para replicação das experiências;• Cooperar na construção de legado social dos megaeventos esportivos que ocorrerão no País.

Page 8: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

PÚBLICO ALVO DAS AÇÕES

Público direto: Atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), profissionais com atuação em áreas de impacto dos megaeventos, profissionais do esporte, lideranças adolescentes e famílias.

Público indireto: Crianças, adolescentes, suas famílias, gestores públicos e privados estratégicos, técnicos, integrante do SDG e representantes da sociedade civil.

Quant. Público alvo direto das ações do projeto Estratégias

50 Adolescentes de Clubes de futebol - Oficinas educativas;- Publicação sobre direitos e c/a no esporte.

30 Pais e/ou responsáveis de adolescentes em atividade nos centros de prática esportiva

- Oficinas educativas;- Publicação sobre direitos de c/a no esporte.

50 Agentes de proteção do Juizado da Infância e Juventude

- Ações de sensibilização;- Utilização dos fluxos de proteção de c/a.

250 Policiais Militares do Estado da Bahia (entre praças, oficiais, Batalhão de Eventos e outros)

- Ações de sensibilização para utilização dos fluxos de proteção de c/a.

60 Policiais Civis do Estado da Bahia - Ações de sensibilização.

90 Conselheiros(as) Tutelares de Salvador (BA) - Ações de sensibilização.

Page 9: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Metodologia participativa;

• Estratégias e ações multisetoriais - atividades executadas em parceria com mais de 50 atores estratégicos, entres gestores, técnicos, integrante do SDG e representantes da sociedade civil ↔ discussão de agenda mínima, convergente e legitimada pelo governo e sociedade civil.

PLANEJAMENTO

PROPOSTA

• NIVEL MUNICIPAL – SALVADOR/BA

A) Vulnerabilidade de Crianças em Megaeventos

B) Vulnerabilidade de Crianças no Futebol

• NÍVEL NACIONAL

A) Agenda de convergência nacional

Page 10: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

NIVEL MUNICIPAL – SALVADOR/BA

A) Vulnerabilidade de Crianças em Megaeventos

1. Realizar pesquisa sobre principais vulnerabilidades, situações de violência de crianças e adolescentes que acompanham pais ambulantes em grandes eventos e;

Promover escuta das motivações para o baixo acesso aos centros de convivência e de sugestões de alternativas ao acolhimento (a realizar)

 

2. Participar de discussões de governo para consolidar proposta de atendimento integrado e articulado à infância e à adolescência em grandes eventos, já construída com demais atores do SGD, a ser implementada durante eventos esportivos, carnaval e outras festas populares;

3. Realizar um programa de sensibilização e formação para operadores do direito, da segurança pública e conselheiros tutelares (em andamento);

4. Impressão dos Guias municipais sobre fluxos operacionais (em andamento);

5. Impressão e lançamento do Guia de Abordagem à crianças e adolescentes, em parceria com PM (em andamento);

PLANEJAMENTO

Page 11: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

NIVEL MUNICIPAL – SALVADOR/BA

B) Vulnerabilidade de Crianças no Futebol

1. Realizar um programa de disseminação sobre os direitos de crianças e adolescentes em práticas esportivas para atletas, familiares, treinadores e demais profissionais dos centros de prática esportiva (em andamento);

2. Lançamento, em Salvador, do diagnóstico “A infância entra em campo - Riscos e Oportunidades para Crianças e Adolescentes no Futebol”(em andamento), com posterior tradução e impressão para inglês e espanhol.

NÍVEL NACIONAL

A) Agenda de convergência nacional

1. Intercâmbio estadual de experiências de atendimento a crianças e adolescentes em megaeventos (a realizar);

2. Contribuir para disseminação de um aplicativo de telefonia móvel, visando a proteção de crianças e adolescentes desaparecidos e vítimas de violência (a realizar);

3. Reuniões em Brasília (em andamento);

4. Organização de Encontro Nacional de Polícias Militares para troca de experiências sobre os direitos de c/a e discussão sobre a elaboração de protocolo de abordagem (em andamento);

PLANEJAMENTO

Page 12: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Conciliada ao Plano Operativo Integrado de Proteção de Crianças e Adolescentes nos Megaeventos;

• Contornar cenário das violações dos direitos de crianças e adolescentes, observadas em grandes eventos, a exemplo do carnaval;

• Aponta, de forma simplificada, o passo a passo para o trabalho da rede de proteção, ao indicar diretrizes, atores e encaminhamentos necessários ao enfrentamento das principais violações de direitos do público infanto-juvenil;

• Apoia-se na legislação vigente e aponta recomendações e/ou considerações para o enfrentamento das violações;

• Rede de referência → favorecer articulação;

• Integra agenda do Governo Federal como modelo a ser copiado por outras cidades no contexto dos megaeventos.

CARTILHA: FLUXOS DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS MEGAEVENTOS

Page 13: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Atualização do conteúdo (em andamento);

• Fluxos: - Violência Sexual (abuso ou exploração sexual - pornografia, turismo e tráfico para fins de exploração sexual);- Trabalho formal e informal;- Negligência (maus tratos e abandono);- Uso e/ou abuso de substâncias psicoativas (SPA);- Adolescente a quem se atribui a autoria de ato infracional;- Crianças e adolescentes desaparecidos;- Racismo, Preconceito e Discriminação;- Discriminação por Orientação Sexual e de Identidade (homossexual, bissexual travesti, transgênero ou transexual).

CARTILHA: FLUXOS DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS MEGAEVENTOS

Page 14: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Oferece o georeferenciamento de órgãos do SGD (Sistema de Garantia de Direitos) durante grandes eventos;

• Permite acesso às informações contidas nos Fluxos de Proteção de Crianças e Adolescentes;

• Possibilita retificação imediata de dados equivocados pelos técnicos;

• Perspectiva de realizar 03 capacitações para 30 integrantes do SDG (Conselhos Tutelares, Polícia Militar, AGENTES de proteção), nas cidades do nordeste que sediarão jogos da Copa do Mundo, para a utilização do aplicativo.

APLICATIVO PARA TELEFONIA MÓVEL

Page 15: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Favorecer a reflexão sobre os direitos de meninos e meninas, pautada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e garantir sua implementação, através da atuação dos profissionais;

• Desenvolver habilidades para a utilização dos Fluxos de Proteção a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos, estimulando uma visão sistêmica e atuação integrada frente ao cenário de violações;

• Contribuir para fortalecer as capacidades institucionais e qualificar a atuação em rede;

Ex. DERCCA, PM (BEPE, BPRv, oficiais alunos da academia da Polícia Militar, Bases Comunitárias), entre outros em andamento e/ou em fase de planejamento (ex. DAI, CT).

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE ATORES ESTRATÉGICOS

Policiais Militares do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE): 03 turmas - abril/2013

Profissionais da DERCCA - Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente: 02 turmas – jan e fev./ 2013

Page 16: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

- Pesquisa Riscos e Oportunidades para Crianças e Adolescentes no Futebol, fruto de projeto anterior entre CEDECA/BA, UNICEF, Defensoria Pública e SECOPA, aponta para diversas violações nos centros de prática esportiva; desconhecimento entre atletas e familiares acerca dos direitos da Infância e Juventude, relativos ao futebol; e compreensão precária sobres riscos e vulnerabilidades neste contexto;

- Futebol considerado o projeto de vida de milhares de adolescentes;- Brasil é sede de jogos.

• Parceria estabelecida entre o CEDECA/BA, o CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) e clubes esportivos (atualmente, o Esporte Clube Vitória); • Oficinas educativas com dirigentes, técnicos, atletas da divisão de base e seus familiares sobre os direitos de c/a no esporte, a fim de favorecer reflexão crítica sobre o tema (em andamento).

1. PROGRAMA DE DISSEMINAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PRÁTICAS ESPORTIVAS:

Page 17: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

• Informar sobre direitos no contexto de práticas esportivas (ex. clubes, ONG, escolinhas etc), e ampliar conhecimento sobre normativa atual;• Contribuir para aplicação da garantia da Proteção Integral e Especial às crianças e aos adolescentes;• Colaborar para elaboração de políticas públicas e de rede de proteção, especificamente voltados para crianças/adolescentes desportistas; • Favorecer nível de consciência e informação de atletas (e seus familiares) quanto às implicações e instrumentos jurídico-institucionais disponíveis para garantir sua própria proteção;• Em andamento.

2. ELABORAÇÃO DE PUBLICAÇÃO SOBRE RISCOS E OPORTUNIDADES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO FUTEBOL

3. ESTIMULAR INCLUSÃO DO TEMA NAS AGENDAS NACIONAL E INTERNACIONAL.

Page 18: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

GUIA DE ABORDAGEM/PM

• Apoio à elaboração/impressão e lançamento do Guia de Abordagem à Criança e ao adolescente – O papel da polícia Militar na proteção de crianças e adolescentes, de autoria do Cel. Pm Gilson Santiago Messias.

• Organização de Encontro Nacional de Polícias Militares, a fim de favorecer a troca de experiências sobre os direitos de crianças e adolescentes, a construção de uma agenda convergente e a elaboração de Plano Nacional de Abordagem de Crianças e Adolescentes (em andamento);

ENCONTRO NACIONAL DE POLÍCIAS MILITARES

Page 19: Centro  de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – CEDECA-BA

Obrigada.

Talita CostaCel:(71) 8726-7151

[email protected]

CEDECA/BATel: (71) 3321-1543Fax: (71) 3321-5196