cdl uberlândia realiza 3º encontro de mulheres...

5
CDL Uberlândia realiza 3º Encontro de Mulheres Empreendedoras O encontro reuniu empreendedorismo, exposição de produtos e serviços, degustação de itens, moda, bate papo, palestra e muito mais. Durante o evento, foi realizado um workshop com o objevo de reunir empresas, promover networking e impulsionar negócios. Informavo Mensal CDL Uberlândia - N° 72 Julho 2017 CDL EM AÇÃO Página 6 Página 3 Presidente e diretores se reúnem com representantes do Banco Central Deputado Rodrigo Maia se reúne com a classe empresarial em Uberlândia O presidente da Câmara Federal discuu assuntos de interesse do segmento. Entre os temas discudos na reunião, estavam a reforma trabalhista e as mudanças nas relações entre patrões e empregados. O presidente da CDL Uberlândia esteve no evento e aprovou a iniciava. O encontro foi importante para discur assuntos relacionados à classe empresarial no município e outros temas ligados ao comércio. Entre os assuntos discudos estavam falta de moedas no comércio, relevância mercadológica de Uberlândia e falsificação de dinheiro.

Upload: vannhi

Post on 04-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CDL Uberlândia realiza 3º Encontro de Mulheres Empreendedoras

O encontro reuniu empreendedorismo, exposição de produtos e serviços, degustação de itens, moda, bate papo, palestra e muito mais. Durante o evento, foi realizado um workshop com o objetivo de reunir empresas, promover networking e impulsionar negócios.

Informativo MensalCDL Uberlândia - N° 72

Julho 2017

CDLEM AÇÃO

Página 6

Página 3

Presidente e diretores se reúnem com representantes do Banco Central

Deputado Rodrigo Maia se reúne com a classe empresarial em Uberlândia

O presidente da Câmara Federal discutiu assuntos de interesse do segmento. Entre os temas discutidos na reunião, estavam a reforma trabalhista e as mudanças nas relações entre patrões e empregados. O presidente da CDL Uberlândia esteve no evento e aprovou a iniciativa.

O encontro foi importante para discutir assuntos relacionados à classe empresarial no município e outros temas ligados ao comércio. Entre os assuntos discutidos estavam falta de moedas no comércio, relevância mercadológica de Uberlândia e falsificação de dinheiro.

EVENTOPALAVRA DO PRESIDENTE

3º Encontro de Mulheres Empreendedoras reúne classe empresarial na CDL Uberlândia

O dilema das escolhas para a trajetória política x econômica

Geração de novos negócios, ampliação de networking e estudos de “cases de sucesso”. Sem falar no aprimoramento profissional e pessoal. Esses foram apenas alguns dos pontos positivos encontrados pelos participantes do 3° Encontro de Mulheres Empreendedoras. O evento foi organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia no último dia 12 de julho e reuniu centenas de empresários no foyer e no auditório da entidade.

O encontro reuniu empreendedorismo, produtos, degustação de itens, moda, bate papo e palestra, além de uma Feira de Oportunidades, que contou com estandes para apresentação de marca, produtos e serviços de várias empresas.

“Esse é um evento de grande importância, por ser de maior amplitude, abrange diversos segmentos e tem por objetivo apresentar ideias capazes de gerar valor às empresas. É uma estratégia para incentivar novas atitudes e mudança de hábitos, que oferece oportunidade para as empresas conhecerem novos parceiros e realizar bons negócios”, disse a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz.

O encontro, que foi organizado com o apoio do Sebrae, ofereceu um painel de bate-papo com três empreendedoras de sucesso: a master coach e consultora de imagem Lorena Borges; a blogueira e jornalista Kelly Bastos; e Rejane Alves, administradora de empresas e sócia-proprietária do Bouclé Salon. Os participantes ainda assistiram a um desfile de moda realizado pelos novos designers da faculdade Esamc.

E para finalizar a especialista em Gestão de Pessoas e consultora do Sebrae há 16 anos, Andrea Salerno, falou sobre Empreendedorismo Prático para o Sucesso. Em um bate-papo bastante descontraído, a palestrante mostrou exemplos do dia-a-dia profissional para auxiliar o desenvolvimento no mercado de trabalho.

A entrada para o 3º Encontro de Mulheres Empreendedoras foi revertida em doação de 1 kg de alimento não perecível. Ao todo foram arrecadados 100 kg de alimentos e outros 30 litros de óleo e leite que foram doados à Estação Vida.

O TSE ao julgar a possibilidade de enquadrar a chapa Dilma/Temer em um processo de impedimento legal, por ter fraudado a legislação, promoveu um espetáculo deprimente e que envergonhou a nação. O ministro Hermam Benjamim, como relator, demonstrou de forma clara e consistente os motivos que o levaram a votar a favor da cassação e criou um procedimento correto, seguido pelos ministros Luiz Fux e Rosa Weber, porém os demais e majoritários, escorregaram em ações e discursos, que além de vagos desprovidos de conteúdo e não convincentes criaram argumentos de “pós-verdade”, que puseram em risco a seriedade do órgão. Episódios como este pioram a credibilidade do judiciário como um todo e demonstram a necessidade de mudanças no sistema. Como os ministros do supremo e o procurador geral da nação, sendo nomeados pelo presidente, podem ser responsáveis por julgar e apontar deslizes e falhas no comportamento de quem os indicou?Como o STF, sabedor de tantos possíveis crimes cometidos pelos políticos, não potencializa os julgamentos que se referem a estes casos, criando uma força tarefa especial para auxiliar na celeridade dos processos?Ao que parece a estrutura dos poderes no Brasil não é adequada, para definir a estratégia para resolver os problemas e permitir a saída da crise e nem para evitar a formação de novos episódios deste tipo. Nosso país é o mais idiossincrático do mundo. O capitalismo de laços no Brasil é uma aberração, quando concentra esforços em setores que geram menos produtividade e produz o conceito de que a criação de riqueza, está relacionada às conexões políticas e não aos valores de empreendedorismo tradicionais.Em uma empresa organizada com conselho de acionistas e com um superintendente contratado para gerir e produzir lucros e benefícios, se o gestor não cumprir o que foi acordado ou se seu modo de agir não estiver de acordo com as prioridades definidas pelo conselho, ele será demitido com a máxima rapidez, porque para a iniciativa privada “tempo é dinheiro”. Esta postura deveria ser a mesma para a área pública: se o dirigente não cumpre suas obrigações, conforme definidas pela sociedade (patroa), deveria ser substituído com a máxima rapidez. E se for constatado algum crime, deveria ser punido exemplarmente. Os empresários precisam sair de sua zona de conforto, se unir e exigir que a prioridade do governo seja: promover o crescimento, facilitar a vida das empresas e se sujeitar à fiscalização e à prestação de contas. Em outras palavras, agir como funcionário.

Cicero Heraldo NovaesPresidente da CDL Uberlândia

O atual governo tem acertado na ênfase dada para a economia, quando montou uma equipe competente e capaz de dar novos rumos no controle da inflação, na diminuição dos juros, na estabilização da moeda em patamares apropriados, na melhoria do crédito e nas reformas. Com estas ações iniciou a formação de um ambiente mais justo e pertinente para a atividade empresarial.

Este direcionamento acertado começou a sinalizar que nosso país estava no caminho certo para sair da crise e começar a valorizar quem trabalha, possibilitando um clima de melhores oportunidades para todos, além de um reequilíbrio nas desigualdades a médio e longo prazo. O que parecia ser um roteiro vencedor, novamente foi impactado por envolvimento de “políticos chave” em investigações criminais e denúncias de práticas de corrupções e de uso de Caixa 2, levando o alento de novos ventos favoráveis à ascensão dos negócios e à reparação de tantos males perpetrados contra a livre iniciativa à estaca zero. Infelizmente a política de baixo nível está entranhada nos rumos da economia e tudo que acontece de ruim criado por ela reflete diretamente nas empresas. A sociedade ao longo dos anos permitiu que aqueles que fossem eleitos estivessem acima das leis e da ordem, como se o poder que lhes foi conferido não devesse ser fiscalizado e mudado com rapidez quando fosse conveniente. Esta situação criou distorções e impasses que atormentam regularmente a vida dos brasileiros. O dilema do momento é: se o governo permanecerá como está ou se é pertinente trocar o mandatário, em função das delações e dos escândalos que envergonham a todos os brasileiros. Ao considerar que não existe uma solução fácil ou coerente, já que uma eleição indireta sem candidatos idôneos ou um pleito direto, difícil de ser enquadrado a tempo no que define a constituição, teríamos então dois caminhos:- Pela razão; seria a continuidade do presidente, para que a economia pudesse se recuperar sem trazer males maiores à atividade produtiva e a população pudesse voltar a ter esperança de conseguir um emprego e, consequentemente, contar com uma melhoria de renda.- Pela legislação ao pé da letra ou pela emoção imediata; seria promover uma mudança rápida do dirigente, sem medir as consequências.O poder judiciário, que deveria ser neste momento o mediador isento e produtor de uma alternativa viável, capaz de sanar as dúvidas sem criar ações impulsivas e desestabilizadoras, se mostra desunido, frágil e principalmente sem a certeza de atitudes imparciais e incapazes de produzir ceticismo e suspeição na sociedade.

2 3

Fotos: Mauro Marques

54

Polícia Militar homenageia CDL Uberlândia em solenidade

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, Cicero Heraldo Novaes, foi homenageado com o título de colaborador benemérito da Polícia Militar. A honraria foi concedida pelo comandante da 9ª Região da PM, coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, em solenidade de comemoração dos 242 anos da instituição em Minas Gerais. O evento foi realizado na sede da CDL no último dia 14 de junho e contou com a participação de autoridades civis e militares, parlamentares regionais e federais, profissionais de diversos segmentos e diretores da CDL.A condecoração foi concedida em reconhecimento aos serviços prestados por Cicero Novaes para o desenvolvimento dos trabalhos da PM no município. Em seu discurso, o coronel Cláudio Vítor ressaltou a importância da instituição para a segurança da população e combate ao crime, além dos trabalhos de

prevenção. E reforçou ainda a importância histórica da polícia. A CDL Uberlândia é uma entidade parceira da instituição e sempre contribui para a melhoria da segurança pública. No início do mês, a entidade apoiou a doação de 11 notebooks para a Polícia Militar e também para a Polícia Civil. Além disso, a CDL desenvolve ações importantes. No dia 19 de abril foi ministrada a palestra “Ações para prevenção criminal” na sede da entidade, quando o coronel Cláudio Vítor orientou a classe lojista para que a segurança seja mais efetiva nos estabelecimentos comerciais.Representando a entidade, além do presidente Cicero Novaes receberam a honraria o presidente da Fundação CDL, Humberto Jardim, e o assessor político-institucional Carlos Eduardo Testa.

CDL ANÚNCIOS

RECONHECIMENTO CDL ANÚNCIO

CDL ANÚNCIOS CDL ANÚNCIOS

EMPRESA DESTAQUENOTÍCIAS

76

Presidente da CDL Uberlândia participa de reunião com presidente da Câmara Federal

CDL Uberlândia se reúne com representantes do Banco Central

Corrêa Barbosa Engenharia oferece soluções em instalações, projetos e gerenciamento energético

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, Cicero Heraldo Novaes, participou na quinta-feira (29) de uma reunião com o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal. O parlamentar esteve em Uberlândia para se encontrar com empresários e discutir assuntos de interesse da classe empresarial. Entre os temas, estavam a reforma trabalhista e as mudanças nas relações entre patrões e empregados.

“Me surpreendi com suas palavras. Elas refletiram a mesma forma de pensar de todos nós empresários. O Rodrigo Maia é totalmente a favor das reformas, acha que somos quem segura a nação, luta pela queda de juros e da inflação, incentiva quem trabalha na iniciativa privada e outras coisas mais”, afirmou Cicero Novaes.

O evento reuniu cerca de 50 empresários da cidade. Um dos focos da conversa foi discutir sobre as reformas que estão para ser votadas na Câmara, em Brasília. Antes da reunião, o deputado conversou com a imprensa sobre a denúncia recebida pelo legislativo contra o presidente Michel Temer.

“É muito importante para poder estar encaminhando o Brasil, ouvir qual é a agenda de uma parte importante da sociedade. Principalmente a que gera empregos, que tira o brasileiro de fato da dependência do Estado e da Bolsa Família, que dá aquilo que é maior relevância na cidadania que é a carteira assinada. E claro, saber o que pensam aqueles que geram empregos”, disse Maia.

Para o presidente da CDL Uberlândia o resultado da reunião foi positivo e a vinda de Rodrigo Maia foi admirável. A entidade é a favor da reforma trabalhista e de mudanças significativas na política do país, de forma que a economia retome o crescimento. E, consequentemente, seja impulsionado o desenvolvimento nacional.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia e membros da diretoria participaram na quarta-feira (7) de uma reunião com representantes do Banco Central do Brasil. O encontro foi importante para discutir assuntos relacionados à classe empresarial no município e outros temas ligados ao comércio.

Sérgio de Castro, chefe de divisão do Banco Central, liderou a equipe que visitou a entidade. Em pouco mais de uma hora, ele abordou temas como falta de moedas no comércio, relevância mercadológica de Uberlândia no cenário mineiro e nacional, fiscalização de transportadoras de valores, falsificação de dinheiro e atuação da Polícia Federal e ainda a composição das cédulas de dinheiro e características.

E é justamente a distribuição de dinheiro que preocupa o Banco Central. Tanto que a instituição financeira propôs uma parceria com a CDL Uberlândia para orientar o mercado, os lojistas e os consumidores finais quanto à falsificação de cédulas. “Hoje quando uma pessoa pega uma cédula falsa, ela precisa devolver no banco para a instituição examinar. A nota será encaminhada ao Banco Central. Se for falsa, a pessoa fica com o prejuízo. Mas o assunto é amplo. A legislação diz que se a pessoa passar uma cédula falsa inadvertidamente, mesmo sem má fé, pode ser condenada a 6 meses a 1 ano de cadeia. É um crime inafiançável”, afirmou. Sérgio de Castro ainda reforçou a posição do lojista diante de uma possibilidade de fraude. “Ninguém é obrigado a receber uma cédula suspeita. Se o comerciante desconfiar, ele pode recusar a cédula. É importante sempre observar as características da nota, que servem justamente para evitar que as notas falsas sejam usadas”, complementou.

Ser referência no mercado de soluções em engenharia elétrica, satisfazendo as necessidades de clientes e parceiros. Essa é a visão da Corrêa Barbosa Engenharia (CBE), empresa fundada em 2014 pelos sócios Ricardo Corrêa e Douglas Barbosa, engenheiros eletricistas, que decidiram unir suas experiências profissionais adquiridas em empresas de destaque no cenário nacional para oferecer soluções em sistemas de energia para Uberlândia e região.

Com vivência em obras de usinas hidroelétricas, edifícios comerciais e shoppings centers, os engenheiros foram conquistando uma fatia do mercado nos segmentos de construção civil e industrial. Com uma equipe de profissionais qualificados e treinados para atender os clientes com excelência, a empresa garante prazo, qualidade, segurança e preço justo.

O leque de serviços oferecidos é bastante abrangente. Vai deste a elaboração de projetos elétricos e laudos técnicos, passando por consultoria e comissionamento das instalações, até automação residencial, predial ou industrial.

Com espírito inovador, a CBE agregou a instalação de geradores fotovoltaicos para a produção de energia solar no

portfólio de produtos. As energias renováveis estão em alta, pois além da economia dos gastos com energia elétrica, cada cliente está contribuindo para diminuir as emissões de CO² na atmosfera.

Para conhecer mais sobre a empresa acesse www.cbe.eng.br ou entre em contato pelo (34) 3225-7667. A Corrêa Barbosa Engenharia fica na rua Carmo Gifoni, 953, bairro Martins em Uberlândia.

CURSOS2017

AGENDA DE

JULHO/AGOSTODe 03 a 06/07LÍDER COACHHorário: 19 às 22h - Carga Horária: 12h

De 07 a 10/08Gestão Estratégica de Vendas - Alinhando Vendas à estratégia organizacionalHorário: 19 às 22h - Carga Horária: 12hDe 07 a 10/08Redação EmpresarialHorário: 19 às 22h - Carga Horária: 12h

Dias 05, 12, 19, 26 de Agosto, 02 e 09 de Setembro (Aulas aos Sábados)Formação em Analista FinanceiroHorário: 08 às 12h - Carga Horária: 24hDe 21 a 24/08Inteligência Emocional nas Relações de TrabalhoHorário: 19 às 22h - Carga Horária: 12hDe 21 a 30/08 e 04 e 06 de SetembroAtualização e Aperfeiçoamento de ICMS/IPI e ISS - MGHorário: 19 às 22h - Carga Horária: 33h

Dias 04 e 06/07; 11 e 13/07 VENDAS PARA O SETOR PÚBLICO - LEGISLAÇÃO E PASSO A PASSOHorário: 19 às 22h - Carga Horária: 12h

De 17 a 25/07COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL E ORATÓRIAHorário: 19 às 22 h - Carga Horária: 18hDia 26/07CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS E COACHING SISTÊMICOHorário: 08 às 12 h - Carga Horária: 4h

É reservado à Fundação CDL o direito de cancelar qualquer curso caso não haja número suficiente de alunos para a sua realização, bem como proceder a eventuais alterações.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES34 3239 3511 | 3239 3459

[email protected] https://www.facebook.com/cdluberlandia

EXPEDIENTE

Tiragem: 3500 exemplaresMarketing - CDL Uberlândia3239 3465 | [email protected]

Comunicação - CDL Uberlândia3239 3469 | [email protected]

CDL em Ação On-line

Fique por dentro das principais notícias a qualquer momento e em qualquer lugar.

Fone: (34) 3239 3412 / 3239 3413Av. Belo Horizonte, 1290 - Bairro Osvaldo - CEP 38400 454 - Uberlândia MG

/cdluberlandia CDLUberlandia w www.cdludi.org.brCDLUberlândia

40ANOS

Acesse em:www.cdludi.org.br

Material Reciclável