código de conduta cornélio brennand · cÓdigo de conduta 9garantia de não retaliação o grupo...

32
&Ï',*2'(&21'87$

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,
Page 2: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,
Page 3: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Somos orientados pelos nossos valores, EXCELÊNCIA, DINAMISMO, INTEGRIDADE e INOVAÇÃO.

Todos nós devemos vivenciá-los em cada decisão e em cada intera-ção, afinal, são nossos valores que fazem do Grupo Cornélio Brennand

o que ele é hoje e nos permitem construir a reputação de nossa marcae relacionamentos sólidos com nossos colaboradores, clientes, parcei-ros de negócio e comunidade.

O Código de Conduta remete à reflexão da responsabilidade indivi-dual e coletiva, além da transparência, do profissionalismo e do respei-to à ética e às leis. Sua aplicação reforçará o desenvolvimento de uma cultura de confiança e integridade dentro da nossa empresa.

Page 4: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

1. APLICAÇÃO E CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA GCB

1.1. A QUEM SE APLICA O CÓDIGO DE CONDUTA

1.2. CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA

1.3. NOSSA ESTRUTURA PARA GARANTIR O MELHOR AMBIENTE DE NEGÓCIO

2. NOSSOS VALORES

2.1. E SE A ESCOLHA “CERTA” NÃO ESTIVER CLARA?

2.2. NOSSOS PRINCÍPIOS DE CONDUTA

2.3. RESPONSABILIDADES ADICIONAIS DOS NOSSOS LÍDERES

2.4. O CÓDIGO DE CONDUTA E AS LEIS

3. RELACIONAMENTO COM COLABORADORES

3.1. RESPEITO ÀS PESSOAS

3.2. INTEGRIDADE DAS NEGOCIAÇÕES

3.3. RELAÇÕES ENTRE COLABORADORES

3.4. DESENVOLVIMENTO E OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

3.5. APRESENTAÇÃO PESSOAL

3.6. CONSUMO DE ÁLCOOL E/OU DROGAS

3.7. ATIVIDADE POLÍTICA

3.8. DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

3.9. CONFLITOS DE INTERESSES

7

7

8

9

10

11

11

12

12

13

13

14

14

15

15

15

16

16

16

Page 5: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

3.10. RECEBIMENTO DE PRESENTES E BRINDES

3.11. CONCESSÃO DE PRESENTES E BRINDES

3.12. PATRIMÔNIO, RECURSOS E REGISTROS

3.13. PROPRIEDADE INTELECTUAL, CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

3.14. REDES SOCIAIS E SITES PESSOAIS

4. RELACIONAMENTO COM CLIENTES

5. RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES

6. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

7. RELACIONAMENTO COM ENTIDADES DE CLASSE

8. RELACIONAMENTO COM AGENTES PÚBLICOS

8.1. QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS

9. RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

10. MARKETING

11. RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

11.1. CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

11.2. RESPONSABILIDADE SOCIAL

TERMO DE RECEBIMENTO E CONHECIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA DO GCB E DECLARAÇÃO SOBRE CONFLITO DE INTERESSES

17

18

18

19

20

21

22

22

23

24

25

25

26

27

27

27

29

Page 6: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 6

Page 7: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 7

1. APLICAÇÃO E CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA GCB

A finalidade deste Código de Conduta é servir como um guia prático de conduta pessoal e profissional a ser utilizado por todos os nossos co-laboradores, clientes, parceiros de negócio e comunidade, tornando explícitos os princípios éticos do GCB e consolidando nossos valores.

Talvez você se veja em situações em que a coisa certa a fazer não está clara, e o Código de Conduta GCB traz diretrizes que podem ajudar a orientar suas decisões. Ainda assim, podem acontecer situações dife-rentes não abordadas aqui. Quando isso acontecer, esteja certo de que terá acesso à ajuda através dos nossos líderes, do nosso Comitê de Conduta e/ou da nossa Ouvidoria.

1.1. A QUEM SE APLICA O CÓDIGO DE CONDUTA

Este Código de Conduta é aplicável a todas as empresas do Grupo Cornélio Brennand e a todos os seus colaboradores, independente-mente do nível hierárquico, e membros do Conselho de Administração. Ele define as orientações disciplinares associadas aos nossos relacio-namentos com todos os públicos que compõem o nosso ambiente de negócios, envolvendo, mas não se limitando a:

Colaboradores Acionistas Fornecedores Clientes Setor Público Bancos e Investidores Mídia Comunidades Concorrentes

A

Page 8: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 8

1.2. CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA

O Compromisso de Relatar

A omissão diante do conhecimento de possíveis violações por colaborado-res, clientes, fornecedores ou parceiros será considerada conduta antiética.

O relato de situações irreais com o objetivo de prejudicar outras pessoas ou em-presas por interesses pessoais será igualmente considerado conduta antiética.

Anonimato e ConfidencialidadeConfidencialidade

O Grupo Cornélio Brennand assegura o anonimato de todos os colaborado-res que desejarem realizar um relato de violação do Código de Conduta.

Tais relatos serão recebidos por uma consultoria externa e as informa-ções serão compartilhadas apenas com um restrito grupo de pessoas de áreas distintas, responsáveis pelo tratamento das denúncias de acordo com as nossas práticas de negócio, políticas e leis aplicáveis.

O GCB manterá o sigilo acerca da identidade daqueles que relatarem ou participarem da investigação da violação deste Código de Conduta.

Situações conflitantes com o Código de Conduta GCB, ou que não estejam nele contidas, podem surgir de forma inesperada em nosso cotidiano, cabendo ao Comitê de Conduta a responsabilidade de po-sicionamento a respeito.

Independência nas Decisões

Todos os relatos de desvio de conduta serão tratados, indepen-dentemente de quem seja a pessoa envolvida ou o seu nível hie-rárquico. O fluxo de tratamento começa com a avaliação da nossa Ouvidoria, operada por uma empresa independente.

Page 9: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 9

Garantia de Não Retaliação

O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho, onde todos possam falar das preocu-pações sobre questões éticas sem temer ser prejudicado ou sofrer punições.

Colaboradores que acreditam ter sido expostos à retaliação após abor-dar questões de natureza ética devem levar o assunto imediatamente ao Comitê de Conduta.

1.3. NOSSA ESTRUTURA PARA GARANTIR O MELHOR AMBIENTE DE NEGÓCIO

Comitê de Conduta

Para garantir a devida aplicação das diretrizes deste Código, contamos com um Comitê de Conduta composto por repre-sentantes precisamente selecionados para tal missão dentro do GCB. São responsáveis por divulgar e assegurar a compreensão do Código, avaliar regularmente sua aplicabilidade, realizar eventuais atualizações ou retificações e julgar os casos de des-cumprimento dos seus princípios e valores, garantindo a aplica-ção das medidas cabíveis.

Este Comitê também tem como atribuição a avaliação, com total isen-ção e profissionalismo, dos relatos de desvio de conduta e a definição de orientações disciplinares.

Ouvidoria

Contamos com uma Ouvidoria operada por empresa especializada, que garante total independência na recepção, triagem e no direcio-namento dos eventos reportados.

Dúvidas ou violações aos princípios e valores deste Código devem ser

Page 10: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA10

levadas ao conhecimento do Comitê de Conduta através da Ouvido-ria, que está disponível nos seguintes canais:

Internet: www.ethicsdeloitte.com/gcb Intranet CorporativaE-mail: [email protected] Postal nº 5701 – CEP 41820-970 – Salvador – BA

Regularmente, as informações registradas no Canal de Ouvidoria serão apre-sentadas ao Comitê de Conduta e ao Conselho de Administração do GCB.

Auditoria Interna

A nossa estrutura de auditoria interna será acionada para análises de eventos que requeiram maior aprofundamento. Os exames serão con-duzidos com a discrição e a independência requeridas.

2. NOSSOS VALORES

Ser ético é agir direito, proceder corretamente sem prejudicar os outros. É também agir de acordo com os valores morais da sociedade à qual o indiví-duo pertence. Toda atitude ética possui como base um conjunto de valores.

Os valores do GCB são:Dinamismo: Somos inquietos por natureza. Com disposição para a mudança e conectados às transformações, estamos em permanente evolução.

Excelência: Temos que agir à altura do que somos. Nosso alto grau de exigência reflete o respeito ao que foi construído e o compromisso com o que ainda temos a conquistar.

Integridade: Nosso nome é sinônimo de confiança e de respeito aos acordos. As nossas atitudes devem colocar as pessoas sempre em primeiro lugar.

Inovação: Assumimos o compromisso de mudar e liderar transformações. Queremos criar o novo todos os dias com ousadia, simplicidade e engajamento.

Page 11: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 11

2.1. E SE A ESCOLHA “CERTA” NÃO ESTIVER CLARA?

Como Decidir o Melhor Caminho?

Se você estiver realmente inseguro sobre a coisa certa a fazer, faça a si mesmo os seguintes exemplos de perguntas: A ação é consistente com os valores do GCB? A minha decisão compromete qualquer um dos compromissos do GCB com os colaboradores, clientes, parceiros comerciais, acionistas ou comunidades nas quais atuamos?

Essa ação é íntegra? A ação tem suporte legal? A ação é compatível com as políticas e procedimentos do GCB? A minha decisão afeta a reputação do GCB e/ou a minha reputa-ção pessoal?

Isso me coloca ou ao GCB em uma posição comprometedora? Posso me orgulhar dessas ações quando contar à minha família?

Responder a esses exemplos de perguntas de forma honesta com você mesmo, entre tantas outras também aplicáveis a tais situações, ajudará a manter preservada sua integridade pessoal e os melhores interesses do GCB.

2.2. NOSSOS PRINCÍPIOS DE CONDUTA

É de responsabilidade de todos os colaboradores o cumprimento das Políticas e Normas internas do Grupo Cornélio Brennand para realização das atividades profissionais, preservando a sua integridade e a de seus colegas, interna e externamente.

Colaboradores que efetuam trabalhos externos ou que estejam em via-gem também devem cumprir as Políticas e Normas do GCB. Em relação a este Código de Conduta, é importante que todos: Leiam e compreendam este Código e o utilizem em suas atividades diárias; Comuniquem ao seu gestor ou à Ouvidoria situações que caracteri-zam uma violação deste Código;

Page 12: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 12

Cooperem e mantenham sigilo sobre qualquer investigação que diga respeito às violações deste Código ou qualquer outra regra do GCB;

Assumam responsabilidades e prometam a qualquer pessoa apenas o que efetivamente possa ser cumprido e que esteja dentro da lei, seja para clientes, colegas, fornecedores ou instituições públicas, ze-lando pela credibilidade do GCB.

2.3. RESPONSABILIDADES ADICIONAIS DOS NOSSOS LÍDERES

Os líderes do Grupo Cornélio Brennand devem servir de exemplo e re-ferência de comportamento ético. Eles são responsáveis por criar um ambiente de trabalho que incentive os comportamentos descritos nes-te Código de Conduta. Para isso: Liderem pelo exemplo e estimulem sua equipe a agir com integrida-de em todas as negociações e situações;

Nunca ignorem ou escondam problemas de natureza ética. Os líde-res devem lidar com a situação de forma rápida, buscando direcio-namento e suporte sempre que necessário;

Levem ao conhecimento do Comitê de Conduta as questões éticas trazidas por seus colaboradores para que o Comitê oriente sobre a decisão a ser tomada;

Não repreendam ou pressionem um colaborador que tenha levanta-do uma questão ética e/ou tenha ajudado em uma investigação do Comitê de Conduta;

Periodicamente, reúnam sua equipe para revisar os conhecimentos sobre o Código de Conduta, assegurando que todos têm ciência das orientações aqui descritas.

2.4. O CÓDIGO DE CONDUTA E AS LEIS

As operações e os colaboradores do Grupo Cornélio Brennand estão sujeitos às leis federais, estaduais e municipais vigentes.

Se ocorrer conflito entre as leis existentes e as regras deste Código de Conduta, lembre-se!

Page 13: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 13

Seja qual for o padrão mais conservador, esse é o que deve ser seguido.Assim, se uma lei local entra em conflitoconflito com nosso Código, segui-mos a lei. Em contraposição, se uma prática comercial local entra em conflitoconflito com nosso Código, seguimos o nosso Código.

Ainda não tem certeza? Não hesite em pedir orientação ao Comi-tê de Conduta.

3. RELACIONAMENTO COM COLABORADORES

Os colaboradores são os representantes do Grupo Cornélio Brennand. São as pessoas que todos os dias fazem a diferença, exercendo suas funções de forma a sempre agregar valor ao GCB.

3.1. RESPEITO ÀS PESSOAS

É indispensável manter um bom ambiente de trabalho, livre de assé-dio, abuso de poder e discriminação com base em raça, cor, credo, religião, sexo, idade, pessoas com deficiência, nacionalidade, ascen-dência, estado civil, orientação sexual, convicção política e ideológica ou qualquer outro motivo.

Todo e qualquer tipo de constrangimento moral ou sexual deve ser re-provado e denunciado através da Ouvidoria.

A comunicação entre os nossos colaboradores e com todos os que compõem o nosso ambiente de negócios deve ser feita de forma cla-ra, objetiva e respeitosa.

O GCB cumpre as leis e normas relativas à legislação trabalhista, Me-dicina e Segurança do Trabalho, não admitindo a exploração de mão de obra infantil, trabalho escravo ou qualquer forma de trabalho com-pulsório que fira os direitos do trabalhador previstos por lei.

Page 14: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 14

3.2. INTEGRIDADE DAS NEGOCIAÇÕES

O Grupo Cornélio Brennand sempre negocia priorizando seus melho-res interesses e de forma justa com todos os que compõem o nosso ambiente de negócios de acordo com as leis, regulamentos e nor-mas, estabelecendo os mais elevados padrões de ética no cumpri-mento e no respeito à legislação brasileira e dos países em que reali-zamos negócios.

Todos os colaboradores têm o compromisso de conhecer as leis e normas vigentes aplicáveis às suas atividades, bem como as políticas e procedimentos internos do Grupo.

3.3. RELAÇÕES ENTRE COLABORADORES

O GCB entende que no ambiente de trabalho é possível que relaciona-mentos profissionais coexistam com ligações afetivas.

Porém, para evitar conflitos de interesses, os relacionamentos afetivos (cônjuges, companheiros, namorados) ou de parentesco até terceiro grau, em situações em que há relação de subordinação direta ou indi-reta ou em que um dos colaboradores relacionados ocupe cargo que possibilite afetar relação de trabalho, contratação, avaliação, promoção ou demissão do outro, deverão ser informados ao Comitê de Conduta.

Qualquer relação afetiva entre colaboradores deve ser comunicada ao gestor imediato de ambos. Se houver dúvida sobre a existência ou não de conflito de interesses, os gestores envolvidos devem submetê-la à avaliação do Comitê de Conduta. Questões particulares não podem interferir na rotina de trabalho, sejam elas discussões ou demonstrações públicas de afeto.

Entende-se por parentesco até terceiro grau, para os fins deste Código de Conduta: pai, mãe, esposo(a), companheiro(a), filho(a), irmão(ã), avô(ó), bi-savô(ó), neto(a), bisneto(a), tio(a), sobrinho(a) e primo(a).

Page 15: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 15

3.4. DESENVOLVIMENTO E OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

O Grupo Cornélio Brennand oferece a todos os seus colaboradores igual-dade de oportunidade, desenvolvimento, ascensão profissional e per-manência com base no esforço pessoal, mérito, potencial, desempe-nho e competências.

O GCB valoriza a sinergia entre as áreas, a cooperação entre os colabo-radores de todas as unidades e o compartilhamento de conhecimentos como forma de aprendizado e disseminação das melhores práticas, res-guardados os critérios de confidencialidade.

3.5. APRESENTAÇÃO PESSOAL

O padrão de apresentação pessoal dos nossos colaboradores deve se-guir as regras designadas pela unidade de negócio, sempre conside-rando o uso de trajes adequados ao ambiente de trabalho, de forma a evitar exposições desnecessárias e observar as normas de segurança aplicáveis. Para unidades que possuem uniformes, seu uso é obrigatório durante todo o horário de trabalho.

Para facilitar a identificação, todos os colaboradores devem usar o cra-chá em local visível no seu horário de trabalho e enquanto se encontra-rem nas dependências do GCB.

Os uniformes, bem como crachá, deverão ser devolvidos quando o colaborador encerrar seu contrato de trabalho com o GCB.

3.6. CONSUMO DE ÁLCOOL E/OU DROGAS

O uso de álcool e substâncias ilegais gera riscos de segurança no local de trabalho e na vida pessoal. Portanto, são proibidos a posse e o uso dessas substâncias no local de trabalho, assim como trabalhar sob in-fluência das mesmas. O consumo de álcool internamente fica restrito às celebrações autorizadas pelo GCB.

Page 16: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 16

3.7. ATIVIDADE POLÍTICA

O GCB respeita o direito dos seus colaboradores participarem da vida política do país. Entretanto, fica proibida toda e qualquer manifestação de atividade político-partidária no ambiente de trabalho. O colabora-dor não pode usar seu cargo ou o nome do GCB nas atividades parti-culares de que participar.

3.8. DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Durante o horário de trabalho, o colaborador deve dedicar seu tempo integralmente às atividades inerentes ao seu cargo, não sendo aceita a execução de atividades particulares, tais como comercialização de qual-quer tipo de produto e/ou serviço pessoal nas dependências do GCB.

Os colaboradores que possuem atividades profissionais paralelas, tais como empreendimentos comerciais, atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, prestação de consultorias etc., são incentivados a relatar sua condição ao Comitê de Conduta, que avaliará possíveis conflitos de inte-resses e eventuais situações de concorrência com o horário de trabalho, bem como eventuais incompatibilidades com a sua posição no GCB.

3.9. CONFLITOS DE INTERESSES

O Grupo Cornélio Brennand zela para que não ocorram situações de conflito de interesses direto ou indireto. Conflito de interesses se dá por qualquer oportunidade de ganho pessoal do colaborador ou de um pa-rente, amigo ou conhecido que possa conflitar com atividades, interes-ses e a imagem do GCB.

Nenhum colaborador deverá se envolver em qualquer atividade que comprometa sua integridade profissional ou a reputação do GCB.

Nossos colaboradores não podem se valer de sua posição ou de bens e informações que tenham sido obtidas em razão do seu relacionamento com o Grupo, e, em função disso, competir com o mesmo.

Page 17: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 17

Aqueles que identifiquem ou suspeitem de qualquer conflito de interesse real ou potencial com o GCB deverão imediatamente informar à Ouvidoria.

É proibido que nossos colaboradores realizem qualquer tipo de ativida-de profissional paralela que tenha relação, direta ou indiretamente, com empresas concorrentes do GCB.

A competição, mesmo que através da participação societária indireta, ainda que sem execução de atividades executivas ou operacionais em empresas que de alguma forma exerçam atividades concorrentes a al-guma das empresas do GCB não será permitida. A participação socie-tária nessas empresas, por intermédio de parentes até o terceiro grau, deverá ser comunicada ao Comitê de Conduta.

3.10. RECEBIMENTO DE PRESENTES E BRINDES

Nenhum colaborador pode receber presentes, convites, empréstimos, jantares, viagens ou qualquer outro benefício que possa afetar o seu julgamento e/ou estimular tratamentos diferenciados no desempenho de suas funções.

Convites feitos por clientes e fornecedores, como visitas a suas instala-ções comerciais e fabris, feiras e treinamentos poderão ser aceitos des-de que devidamente autorizados pelo gestor imediato do colaborador.

Poderão ser recebidos pelos colaboradores somente brindes ou presentes de fornecedores, clientes ou parceiros que possuam caráter promocional ou corporativo e cujos valores, em conjunto ou separadamente, não extrapolem o valor de R$ 100,00 (cem reais).

É vedado o recebimento de dinheiro, pelos nossos colaboradores, pro-veniente de algum agente que compõe o nosso ambiente de negócios.

Caso os colaboradores venham a receber algo não compatível com es-sas regras, a oferta deverá ser encaminhada ao Departamento de Recur-sos Humanos, que, por sua vez, providenciará o sorteio entre os colabo-radores do Grupo ou a sua doação para alguma instituição filantrópica.

Page 18: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 18

É de responsabilidade de todos os colaboradores do GCB informar aos fornecedores e prestadores de serviços as premissas de recebimento de presentes ou brindes.

3.11. CONCESSÃO DE PRESENTES E BRINDES

Não permitimos pagamentos impróprios a qualquer pessoa com o objetivo de facilitar a venda de nossos produtos ou serviços ou viabi-lizar oportunidades de negócio. Permitimos, dentro de uma relação comercial normal, o oferecimento de brindes, prêmios, pagamento de despesas de refeição, transporte e estadia, desde que previsto na política específica ou no código de conduta do beneficiado e rela-cionado ao objeto negociado e previamente aprovado pela Diretoria da área de negócio.

Não é permitido, em nenhuma hipótese, independentemente do va-lor, oferecer dinheiro a qualquer pessoa que compõe o nosso am-biente de negócios.

O patrocínio de eventos de lazer, esportivos ou similares, realizado com clientes atuais e/ou potenciais e/ou para parceiros de negócios é permitido em ações institucionais e previamente aprovadas pela Diretoria da área de negócio.

3.12. PATRIMÔNIO, RECURSOS E REGISTROS

Todo colaborador deve cuidar e utilizar corretamente os ativos do Grupo Cornélio Brennand. Os ativos são para uso exclusivamente profissional. Os bens e os recursos do GCB, sejam eles financeiros, computadores, impressoras, móveis, instalações, veículos, uniformes, máquinas, ferra-mentas, sistemas, ideias, conceitos, marcas, registros e/ou informações deverão ser tratados com responsabilidade e respeito por todos os seus colaboradores e utilizados exclusivamente em benefício do Grupo.

É proibido retirar do local de trabalho equipamentos ou documentos sem a prévia autorização de um superior imediato. O envio de arquivos

Page 19: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 19

digitais para terceiros deve atender à finalidade dos negócios e estar de acordo com a Política de Segurança da Informação do GCB em vigor. Toda e qualquer movimentação de material, quer seja transfe-rência, venda e/ou aquisição, deve ser informada ao responsável patri-monial da sua unidade.

O uso de aparelhos celulares, rádios, notebooks e/ou qualquer outro equipamento do GCB fora do ambiente de trabalho deve seguir exa-tamente o mesmo rigor como se utilizados no ambiente de trabalho e respeitar a Política de Segurança da Informação e suas Normas.

O recebimento de correspondências diversas e mercadorias (pedidos de compra em geral) só é permitido aos colaboradores que possuem em suas atividades essa tarefa/ responsabilidade.

Todos os colaboradores são obrigados a comunicar à área de Administra-ção de Pessoal todas as alterações ligadas ao seu estado civil, mudança de endereço, dependentes (nascimento e óbito) e escolaridade, dentre outras informações, para os devidos fins legais e de controle interno.

É proibido: O transporte de armas não registradas nos veículos de propriedade das empresas do GCB;

O transporte de drogas e cargas de terceiros nos veículos de trabalho do GCB; Utilizar serviços externos de correspondências e malote do GCB para fins pessoais de qualquer tipo;

Gravar ou tomar imagens dos colaboradores, instalações de trabalho, telas de computador, relatórios ou qualquer outra situação que não seja para uso no estrito interesse do GCB.

3.13. PROPRIEDADE INTELECTUAL, CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

Os colaboradores devem manter sigilo sobre as informações confiden-ciais referentes ao Grupo Cornélio Brennand ou a qualquer pessoa ou instituição. A divulgação de informações sobre o GCB para qualquer

Page 20: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 20

agente que compõe o nosso ambiente de negócios deve seguir as re-gras da nossa Política de Segurança da Informação e suas Normas.

As informações de negócio do Grupo devem circular em ambientes computacionais seguros, controlados pelo GCB. Não é permitido pela nossa Política de Segurança da Informação e suas Normas o uso de equipamentos pessoais para armazenar, acessar ou transportar infor-mações dos negócios do GCB. A empresa fornece equipamentos se-guros para essa finalidade. Não serão permitidas ações ou respostas ofensivas a profissionais e/ou terceiros utilizando meios de comunica-ção do GCB ou em seu nome.

Os recursos e equipamentos usados na atividade profissional são de propriedade do GCB e devem ser utilizados para uso exclusivo do seu interesse. Assim sendo, o Grupo se reserva o direito de acessar, gravar ou monitorar quaisquer dos seus meios eletrônicos.

A utilização de equipamentos, meios de comunicação, programas, softwares e sistemas, assim como o uso das informações relacionadas ao nosso negócio, devem também seguir as definições da nossa Políti-ca de Segurança da Informação.

3.14. REDES SOCIAIS E SITES PESSOAIS

Os colaboradores são responsáveis pela boa reputação do Grupo Cor-nélio Brennand, e o conteúdo produzido por eles tem a capacidade de impactar suas próprias imagens e também a imagem do GCB. Assim, é preciso que cada colaborador compreenda o seu papel nesse contexto.

O fato de ter um vínculo trabalhista com o GCB estabelece automa-ticamente uma relação entre o conteúdo que produz nos ambientes digitais e a imagem do Grupo.

Desse modo, os colaboradores devem se sentir parte da comunicação do GCB, além de corresponsáveis também pelo sucesso dos negócios.Para preservar a imagem e os interesses do Grupo, bem como das nos-

Page 21: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 21

sas marcas e produtos, a participação dos colaboradores em redes so-ciais e sites não pode colocar em risco os valores que o GCB preserva.

Dessa forma, os colaboradores devem seguir as orientações propostas neste Código de Conduta e nas regras estabelecidas na Norma de Uso de Redes Sociais da nossa Política de Segurança da Informação.

4. RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Todos os contratos e compromissos devem ser respeitados e monito-rados quanto às obrigações assumidas com clientes e só podem ser assumidos por pessoas legalmente autorizadas pelo GCB.

Os requisitos e as expectativas dos clientes devem ser considerados, e to-dos aqueles que forem acordados devem ser rigorosamente cumpridos.

O GCB não discrimina clientes, seja por origem, porte econômico ou localização. No entanto, reserva-se o direito de encerrar qualquer rela-ção comercial sempre que seus interesses não estiverem sendo aten-didos ou ainda quando o relacionamento representar risco de crédito legal, social ou ambiental.

As informações sobre nossos produtos e serviços devem ser sempre cla-ras e verdadeiras. Dados técnicos, em especial requisitos de segurança, saúde e meio ambiente serão obrigatoriamente informados aos clientes.

É inadmissível a qualquer colaborador do GCB sobrepor interesses pes-soais aos interesses dos clientes ou, ao contrário, privilegiar alguns em detrimento de outros, burlando dispositivos legais ou regulamentos inter-nos para beneficiar clientes específicos.

Não compactuamos com práticas ilegais ou desleais executadas por clientes.

Atenderemos às exigências legais associadas aos controles de preven-ção à lavagem de dinheiro e não compactuaremos com tais práticas.

Page 22: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 22

Todos os nossos colaboradores são responsáveis por manter o devido sigilo das informações recebidas de clientes. 5. RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES

O GCB observa e respeita a legislação concorrencial e antitruste, de forma que seus colaboradores não discutam preços, custos, planos co-merciais, estratégias empresariais ou outras informações confidenciais de negócio com os seus concorrentes.

O relacionamento com os concorrentes deve ser pautado pela ética e pela lealdade.

O GCB não admite qualquer obtenção de informações de mercado ou de seus concorrentes através de procedimentos questionáveis e ilegítimos.

Não deve haver entre colaboradores qualquer comentário que possa afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles.

Nenhum colaborador está autorizado a fornecer informações do GCB aos nossos concorrentes.

O colaborador que tenha grau de parentesco com outro colaborador de concorrentes diretos deve comunicar imediatamente o fato ao seu superior imediato, que fará o reporte de tal situação ao Comitê de Con-duta para avaliação da existência ou não de conflito de interesses.

6. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

Os fornecedores e prestadores de serviços devem ser selecionados de acordo com as práticas de negócio do GCB e tratados com ética. Deve-mos honrar os compromissos tratados e ter transparência nas negociações.

Os seguintes preceitos devem ser norteadores do comportamento jun-to a fornecedores e prestadores de serviços:

Page 23: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 23

Os nossos fornecedores devem conhecer os nossos valores e respeitar o código de conduta específico para fornecedores;

Todos os contratos e compromissos devem ser respeitados e monito-rados quanto às obrigações assumidas e só podem ser assumidos por pessoas legalmente autorizadas pelo GCB;

O GCB repudia e rejeita realizar negociações com fornecedores e prestadores de serviço que utilizam mão de obra infantil ou em con-dição semelhante à escravidão para realização de suas atividades;

As normas de segurança do GCB devem ser seguidas com rigor pelos fornecedores e prestadores de serviços. O acesso às áreas restritas ou definidas para realização do serviço somente será liberado se os prestadores de serviços estiverem devidamente identificados e auto-rizados;

Nas negociações com fornecedores e prestadores de serviços não é permitido obter ganho pessoal ou qualquer tipo de vantagem direta ou indireta;

As empresas prestadoras de serviços deverão mensalmente prestar contas de suas obrigações fiscais e previdenciárias do contingente de pessoas a serviço do GCB;

Qualquer colaborador que tenha o poder de influenciar uma nego-ciação de compra ou contratação de serviços deve se declarar im-pedido caso exista na outra ponta uma pessoa próxima (amigo, pa-rente ou conhecido), visando evitar eventuais conflitos de interesses;

Não serão admitidos atrasos não justificados nos pagamentos dos nossos compromissos com fornecedores;

A realização de negócios com empresas pertencentes ou geridas por ex-colaboradores deve ser previamente avaliada pelo gestor imedia-to e, em última instância, pelo Comitê de Conduta.

7. RELACIONAMENTO COM ENTIDADES DE CLASSE

O Grupo Cornélio Brennand mantém relacionamento com as entidades representativas de classe a fim de promover o debate de questões que te-nham possível impacto nos interesses do GCB, de forma direta ou indireta.É permitida aos colaboradores do GCB a participação em entidades de classe, tais como câmaras de comércio, sindicatos, entidades pro-

Page 24: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 24

fissionais e setoriais. O colaborador deve solicitar autorização prévia ao Diretor da sua unidade quando representar o GCB em uma entidade de classe.

8. RELACIONAMENTO COM AGENTES PÚBLICOS

Nenhum colaborador, exceto se devidamente autorizado na con-dição de representante legal e/ou por procuração (quando reque-rida) e devidamente autorizado pela Diretoria de sua unidade ou Corporativa, pode falar em nome do Grupo Cornélio Brennand com autoridades públicas de fiscalização.

As reuniões presenciais com agentes públicos devem ser realizadas na presença de dois colaboradores do GCB. Na impossibilidade da presença de dois colaboradores, a reunião poderá ser realizada e os assuntos discutidos deverão ser comunicados ao Diretor da unidade.

Todo documento oficial de cunho jurídico endereçado por autori-dades públicas deve ser encaminhado imediatamente ao Depar-tamento Jurídico do GCB, seguindo os procedimentos internos. São aplicáveis a esta regra, não se limitando a esses casos, documen-tos como notificações judiciais, intimações e autos de infração.

As informações solicitadas ao GCB e devidamente autorizadas pela Diretoria devem ser divulgadas de forma correta, consistente, exata, verdadeira e completa.

É terminantemente proibido prometer, oferecer ou dar, direta ou in-diretamente, a agente público ou a terceira pessoa a ele relacio-nada (esposa, marido, filhos, tios, sócios etc.) qualquer tipo de van-tagem indevida (dinheiro, diversão, viagens, presentes, doações ou algo de valor).

As eventuais doações para candidatos e partidos políticos serão feitas nos termos estabelecidos pela legislação aplicável.

Page 25: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 25

8.1. QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS

Para efeito das definições de conduta, é considerado “agente público” qualquer pessoa que exerça cargo, emprego ou função pública ou em entidade paraestatal, incluindo:

Servidor das esferas federal, estadual e municipal dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário);

Funcionários/servidores de empresas controladas pelo governo (em-presas estaduais de saneamento, Petrobras, Eletrobras, Banco doBrasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, ANEEL etc.);

Aquele que trabalha para empresa prestadora de serviço contratada para execução de atividade típica da Administração Pública.

Também entram nesta definição agentes de administração públicaestrangeira:

Representações diplomáticas de país estrangeiro ou órgãos e entida-des estatais;

Pessoas jurídicas controladas pelo poder público de país estrangeiro; Organizações públicas internacionais; Quem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, exerça car-go, emprego ou função pública em órgãos, entidades estatais ou em representações diplomáticas de país estrangeiro.

9. RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Todos os colaboradores são responsáveis por zelar pela imagem e pela reputação do GCB. Porém, somente colaboradores previamente auto-rizados podem dar entrevistas e/ou prestar esclarecimentos a qualquer tipo de mídia em nome do Grupo Cornélio Brennand. O relacionamen-to com a imprensa ou meios de comunicação deve ser feito exclusiva-mente pelos profissionais das áreas de Comunicação e/ou Marketing. As entrevistas (verbais ou escritas), declarações, comunicações ou qualquer forma de prestação direta ou indireta de informação po-

Page 26: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 26

derão ser concedidas somente pelos colaboradores do GCB pre-viamente autorizados. O conteúdo a ser divulgado deve ser previa-mente revisado e aprovado internamente antes da disponibilização das informações à imprensa, de forma a assegurar a solidez das informações passadas.

Nossos porta-vozes, quando autorizados a se manifestarem em nome do Grupo Cornélio Brennand, podem expressar única e exclusivamente o ponto de vista institucional do Grupo, não devendo fornecer opiniões pessoais sobre os assuntos tratados.

10. MARKETING

O contato com mídias externas deve ser orientado pelas áreas de Co-municação e/ou Marketing do GCB, de modo a garantir a integridade das informações a serem transmitidas.

Toda e qualquer informação, fato e evento, como artigos, anúncios, catá-logos, folhetos, encartes, filmes publicitários ou ação mercadológica deve-rá atender aos princípios e padrões estabelecidos e não deve, sob qual-quer hipótese, levar informações difamatórias, discriminadoras, falsas e/ou incorretas ou que possam denegrir a imagem do Grupo Cornélio Brennand.

Os colaboradores devem proteger e resguardar as ideias, projetos, progra-mas e planos de expansão desenvolvidos pelo GCB ou por eles próprios.

O uso de imagem e divulgação de fotos de colaboradores poderá ser efe-tuado desde que haja a prévia autorização escrita por parte dos envolvidos.

A representação em eventos externos em que o nome do Grupo esteja de alguma forma associado deverá ser precedida de autorização prévia.

As apresentações institucionais devem seguir o padrão estabelecido pelo próprio GCB.

Page 27: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 27

11. RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

11.1. CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

O GCB possui compromisso com a gestão ambiental. Adotamos as mais modernas práticas de sustentabilidade com o objetivo de minimizar o im-pacto ambiental de nossos produtos e dos nossos processos produtivos.

Priorizamos a implantação de diversos programas de preservação am-biental, além de cumprir rigorosamente com todas as exigências descri-tas nas licenças ambientais estabelecidas pelos órgãos competentes.

11.2. RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Grupo Cornélio Brennand considera em suas decisões os impactos potenciais nas regiões em que atua, contribuindo para o crescimento sustentável das comunidades.

O sucesso do nosso negócio está diretamente associado à construção de uma sociedade justa e próspera. Nossas iniciativas buscam contribuir para esse fim.

Encorajamos os nossos colaboradores a participar de ações comuni-tárias por meio dos programas desenvolvidos pelo GCB ou através da atuação voluntária nas comunidades em que atuamos.

Page 28: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 28 CÓDIGO DE CONDUTA28

Page 29: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 29

TERMO DE RECEBIMENTO E CONHECIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA DO GCB E DECLARAÇÃO SOBRE CONFLITO DE INTERESSES

Declaro que recebi o Código de Conduta do GCB e que estou ciente do seu teor, o qual será aplicado no exercício das minhas funções, e que estarei sujeito a responsabilidades administrativas, cíveis, trabalhis-tas e criminais cabíveis advindas do seu descumprimento.

Ademais, pelo presente Termo, DECLARO:

Deter direta ou indiretamente (ex.: através de cônjuge ou parente) participações e/ou interesses de qualquer natureza em sociedades, empresas ou organizações (fornecedores, clientes, parceiros ou con-correntes) que tenham a gestão do seu relacionamento comercial su-bordinada a mim, como colaborador do GCB.( ) NÃO ( ) SIM

Em caso afirmativo, favor informar a participação societária (em %) e o nome da pessoa jurídica em questão:

Page 30: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 30

Deter grau de parentesco (cônjuge, pais, filhos, irmãos e/ou avós) com pessoa que possui cargo ou função em uma das empresas do GCB.( ) NÃO ( ) SIM

Em caso afirmativo, favor informar o grau de parentesco, o cargo ou a função exercida pelo cônjuge ou parente no GCB, bem como sua unidade de negócio:

CARGO:

EMPRESA:

MATRÍCULA:

CPF:

DATA

ASSINATURA

NOME COMPLETO:

Page 31: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,

CÓDIGO DE CONDUTA 31

Page 32: Código de Conduta Cornélio Brennand · CÓDIGO DE CONDUTA 9Garantia de Não Retaliação O Grupo Cornélio Brennand acredita na importância de um am-biente saudável de trabalho,