cavidades do corpo

27

Upload: heralvesmaia

Post on 05-Jul-2015

397 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cavidades Do Corpo
Page 2: Cavidades Do Corpo

Tubo digestivo primitivo:

•           O embrião apresenta uma cavidade bucal primitiva, separada do restante do tubo digestivo pela faringe primitiva, é mais ou menos reta e se comunica amplamente com o saco vitelino.

Page 3: Cavidades Do Corpo

• As membranas faringea e cloacal, formadas pela justaposição de ecto- e endoderma, se rompem, estabelecendo ampla comunicação do tubo do tubo digestivo com o exterior do embrião. O tubo digestivo é revestido na sua maior parte pelo endoderma, exceto nas suas extremidades onde se encontram a cavidade bucal primitiva e um esboço da cavidade anal, que são revestidas pelo ectoderma.

Page 4: Cavidades Do Corpo
Page 5: Cavidades Do Corpo

Porção Cefálica

• Mesoderma presente sofre condensação, formando barras de direção dorsoventral que se estendem até quase a linha do piso da faringe, essas barras de mesoderma são chamadas arcos branquiais. Entre esse arcos o endoderma sofre invaginações, originando sulcos, que se alargam posteriormente, tomando a forma de bolsas, as bolsas branquiais.  

Page 6: Cavidades Do Corpo

Formação da face e das cavidades oral e nasal:

• No adulto, as cavidades oral e nasal derivam em parte do ectoderma e em parte do endoderma, conforme se originem da porção que fica adiante ou atrás da inserção da membrana bucofaríngea. O primeiro arco braquial se subdividiu em dois processos chamados processos maxilar e mandibular. Ambos apresentam um eixo cartilaginoso em seu interior. No fundo da boca primitiva, a membrana faríngea na fase inicial de ruptura

Page 7: Cavidades Do Corpo

Formação da face e das cavidades oral e nasal:

• A porção inferior do processo frontal, irá evoluir diferentemente do processo frontal, chamando-se processo nasofronal. Lateralmente, a boca é limitada pelos processos maxilares do primeiro arco, enquanto que a sua porção interior é formada pelos processos mandibulares.

Page 8: Cavidades Do Corpo
Page 9: Cavidades Do Corpo

• A medida que o embrião se desenvolve, observa-se um proliferação e elevação bilateral do mesoderma que fica por baixo das bordas olfativas, formando duas fossetas nasais, ladeada cada uma por uma prega em forma de ferraduras.

Page 10: Cavidades Do Corpo
Page 11: Cavidades Do Corpo

• Internamente, se processa a separação entre as cavidades nasal e bucal. Da face interna do processo maxilar. Esses processos deslocam-se medialmente, terminando por se fundir formando o palato. 

Page 12: Cavidades Do Corpo

• Hipófise: A hipófise tem origem embriologica dupla. Uma porção desenvolve a partir de uma invaginação ectodérmica do teto da boca primitiva.

Page 13: Cavidades Do Corpo

• Língua: Forma-se no assoalho da faringe através da porção ventral dos arcos branquiais.

• Tireoide: A tireoide origina-se como uma invaginação do endoderma do assoalho da boca na região faríngea.

Page 14: Cavidades Do Corpo

• Estômago: Graças ao crescimento uniforme da sua parede, o estômago adquire, no início, aspecto fusiforme. Posteriormente, assume a posição inclinada, ficando com a pequena curvatura voltada para a direita.

• Pâncreas e Fígado: origina-se como um invaginação do endoderma da parte final do intestino. 

Page 15: Cavidades Do Corpo

SISTEMA RESPIRATÓRIO

• Posteriormente, o sulco separa-se, na sua porção caudal, do tubo digestivo formando um tubo, o canal traqueobronquial. A porção cranial desse tubo origina-se a laringe, ao passo que a sua porção da traquéia. Numa primeira fase de crescimento do sistema respiratório, a sua porção caudal cresce rapidamente, bifurcando-se em dois brotos: um direito e um esquerdo. O direito subdivide-se em dois ramos que origina os brônquios principais, ao passo que no lado esquerdo se forma os dois brônquios.

Page 16: Cavidades Do Corpo

SISTEMA RESPIRATÓRIO

• Em uma segunda fase do desenvolvimento caracteriza-se pela diferenciação e expansão dos pulmões. Estes, que de inicio apresentam-se constituídos por ductos sólidos de epitélio.

Page 17: Cavidades Do Corpo

SISTEMA CIRCULATÓRIO

• O coração começa a bater por volta do 220 ao 240 dias, iniciando assim a circulação sanguínea no embrião e seus anexos.

•         Os primeiros vasos sanguíneos aparecem no mesoderma que reveste o saco vitelino. Formam-se pequenos acúmulos de células, as ilhotas de Wolff, que diferenciam-se em células endoteliais. As células situadas mais ao interior tornam-se livres e diferenciam-se em células sanguíneas primitivas.

Page 18: Cavidades Do Corpo

• Por volta da quarta semana surgem os vasos intra- embrionários que se ligam a rede vascular do saco vitelino através dos vasos vitelinos e também dos vasos umbilicais.

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Page 19: Cavidades Do Corpo
Page 20: Cavidades Do Corpo

Sistema Cardiovascular

• Desenvolvimento do coração: durante a gastrulação o mesoderma cardiogônico sofre um processo que o divide em dois folhetos: um visceral e outro parietal que delimitam a futura cavidade pericárdica.

Page 21: Cavidades Do Corpo

Desenvolvimento do Coração

• No folheto visceral formam-se ilhotas de células mesenquimais que confluem compondo dois tubos endocárdicos próximos ao endoderma, que mais tarde se fundem formando um tubo cardíaco único. Simultaneamente a esplancnopleura forma um espessamento que originam o miocárdio e o folheto visceral de pericárdio.

Page 22: Cavidades Do Corpo

SISTEMA ESQUELÉTICO E MUSCULAR

• Assim com os demais tecidos conjuntivos, os ossos e cartilagens derivam do mesênquima.

•     Ossos e cartilagem: A formação da cartilagem tem inicio pela condensação do mesênquima, que passa a ser um tecido pobre em matriz extracelular. Ocorre por um acúmulo gradativo de substâncias formando a matriz cartilaginosa. As células se afastam, retraem seus prolongamentos e transformam-se em condrócitos.

Page 23: Cavidades Do Corpo
Page 24: Cavidades Do Corpo

• A origem dos músculos dos membros ainda é incerta porém especula-se que ela seja de origem mesenquimal, enquanto a musculatura do crânio é formada a partir dos tecidos cefálicos.

SISTEMA ESQUELÉTICO E MUSCULAR

Page 25: Cavidades Do Corpo

Sistema Nervoso

• O sistema nervoso tem origem ectodérmica, e sua maior parte deriva do tubo neural e cristas neurais.

•      À medida que o tudo neural se forma trás zonas distintas aparecem: a zona ependimôria, do manto e marginal. As células da zona do manto originam os neurônios e as cèlulas da glia.

Page 26: Cavidades Do Corpo
Page 27: Cavidades Do Corpo

• Os ossos do crânio são originados de ossificação tanto intramembranosa quanto endocondral a partir do mesênquima presente na região cefálica do embrião e nos arcos braquiais.

SISTEMA ESQUELÉTICO E MUSCULAR