cartilha gps - novasesimt.com.br/arquivos/379_cartilha_gps.pdf · definir indicadores de ... que...

36
GPS Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Upload: lycong

Post on 10-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GPSGestão dePlanejamentoSESI-MT2009 - 2015

GPSGestão de Planejamento

SESI-MT

2009 - 2015

Apresentação

Planejamento Estratégico

Estratégia

Balanced Scorecard - BSC

Histórico

Gestão de Planejamento SESI-MT - GPS

Mapa Estratégico do SESI-MT

Descrição dos Objetivos

Créditos da Cartilha

Referências Bibliográficas

Cuiabá - 2009

06

08

09

10

14

15

16

18

33

34

Sumário

6 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

O Sistema FIEMT, em um trabalho contínuo, promove a disseminação da cultura sistêmica, na qual todas as casas FIEMT/SESI/SENAI/IEL têm papéis diferenciados, mas complementares para produzir benefícios em prol do setor industrial. Fazemos parte de uma única instituição, que ‘luta’ pelos mesmos ideais. Portan-to, instituir ferramentas conjuntas para constantes melhorias deve ser uma prática cada dia mais entendida e aplicada.

Neste contexto, vemos que uma estratégia bem elaborada gera processos lineares, que por sua vez re-sultam em ações eficazes. E se esse ‘caminho’ estiver conectado ao conceito sistêmico, o propósito de melhoria contínua se tornará inerente em cada colaborador.

Definir indicadores de desempenho para alcançar resultados significativos já é uma prática conhecida no Sistema Indústria. No SESI, em âmbito nacional, ferramentas de gestão e metodologias para o monitora-mento e alinhamento das ações já são utilizadas, e o SESI Mato Grosso vem reforçar esse conceito com seu novo Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico do SESI-MT significa a mobilização de todos os colaboradores e dirigentes para o alcance dos objetivos traduzidos no Mapa Estratégico. A partir disso, consolidamos uma atuação orientada para o bom desempenho e, consequentemente, para a sinergia. O processo de execução da estratégia traduz-se em um grande aprendizado, que só atingirá seu objetivo com o comprometimento de cada um de nós. Façamos, então, nossa parte!

Mauro Mendes FerreiraPresidente do Sistema FIEMTe Diretor Regional do SESI Mato Grosso

Apresentação

7 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Para lidar com as constantes mudanças de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as em-presas e instituições precisam estar preparadas para acompanhar o ritmo e atender as demandas de seu público-alvo. Neste contexto, fazer um planejamento adequado para escolher o que fazer e como fazer, de modo a atender os anseios do mercado, é fundamental para o cumprimento das metas de uma insti-tuição.

Para o SESI Mato Grosso, uma entidade que tem seu foco voltado para a promoção da qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes, o compromisso é ainda maior. Identificar as demandas deste nicho e atendê-las satisfatoriamente contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social da indústria mato-grossense.

E foi pensando nestes objetivos que o SESI-MT elaborou um novo planejamento estratégico, que estará em vigência no período 2009 – 2015, com objetivos e metas que nortearão a atuação da entidade nos pró-ximos anos. O planejamento feito em conjunto, envolvendo gestores, colaboradores e parceiros, culminou na confecção do Mapa Estratégico, que ilustra os alvos, caminhos e maneiras de verificar a efetividade das ações executadas pelo SESI em todo o Estado.

A partir de agora, nossos principais desafios serão gerenciar as áreas internas para oferecer soluções inte-gradas aos clientes e conquistar o envolvimento de todos os colaboradores. Envolver-se significa conhecer os propósitos do SESI e empreender esforços em uma mesma direção, para o constante aprimoramento da instituição.

O comprometimento de cada um é imprescindível neste processo, pois somente com a participação de todos conseguiremos cumprir o compromisso firmado com a indústria e, assim, ser reconhecido como referência na promoção de serviços de Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social Empresarial para o setor industrial mato-grossense. Conto com o seu apoio!

Luiz Augusto Moreira da SilvaSuperintendente do SESI Mato Grosso

Apresentação

8 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

O Planejamento Estratégico

O que é Estratégia?

Por que ser uma organização orientada para a estratégia?

O Planejamento Estratégico é o momento no qual a organização define ou revisa a sua razão de existir, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos.É tempo de formulação da estratégia.

Segundo Michael Porter, especialista no assunto, estratégia é a escolha de um posicionamento de mer-cado diferenciado, É a seleção do que fazer, proporcionando foco. A estratégia está presente em todo sistema de atividade da organização.

Mesmo que não tenhamos consciência, a estratégia também está presente no dia-a-dia de todos nós. Por exemplo, a realização de uma viagem demanda uma série de escolhas:

• roteiro;• meio de transporte a ser utilizado;• hospedagem;• roupas adequadas;• passeios.

A viagem será bem sucedida na medida em que o planejamento for bem elaborado, ou seja, que a estra-tégia esteja adequada ao objetivo.

Organizações orientadas para a estratégia colocam no centro de suas decisões as questões estratégicas, fazendo com que todos os recursos e as demais decisões se alinhem em prol da execução da estratégia e do alcance da visão de futuro.

Mobilizar as pessoas também é imprescindível, fazendo com que a alta administração da organização, todas as lideranças e suas equipes unam forças para atingir os objetivos estratégicos.

Planejamento Estratégico

9 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

1 - Equipar o pessoal...

5 - E atingir a Visão

2 - Construir processosestratégicos...

4 - Pra levar aosucesso financeiro... 3 - Necessários para oferecer

composição única debenefícios aos clientes...

Estratégia

10 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Para implementar a estratégia no SESI, utilizamos a metodologia Balanced Scorecard (BSC) que comunica a estratégia de maneira clara e alinhada em toda a organização, fazendo com que todos estejam voltados a uma mesma visão de futuro, permitindo o seu gerenciamento de forma sistemática.

Os princípios da organização orientada para a estratégia são:

• TRADUZIR a estratégia para que todos possam compreendê – la.

• ALINHAR toda a organização à estratégia, entendendo o papel de cada unidade.

• COMUNICAR a estratégia, identificando a contribuição das equipes e dos processos.

• GERENCIAR a estratégia, transformando–a em um processo contínuo.

• MOBILIZAR a organização para a implementação da estratégia.

Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado, desenvolvida pelo professor da Harvard Business School, Robert Kaplan e pelo administrador de empresas David Norton, em 1992.

TRADUZIRMOBILIZAR

ALINH

AR

COMUNICAR

Organizaçãoorientada para

a estratégia

GER

ENC

IAR

O que é BSC?

Balanced Scorecard - BSCBalanced Scorecard - BSC

11 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

O BSC é um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração do progresso das organizações rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da visão da organização em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos, que se constituem no Mapa Estratégico.Segundo seus autores, Kaplan e Norton, a principal razão para a implementação do BSC é conseguir alinhar pessoas, processos e infra-estruturas com a estratégia. Para conseguir este alinhamento é neces-sário que haja mudança. A mudança, por sua vez, tem que ser gerida e o Balanced Scorecard (BSC) é um facilitador nesse processo.

É uma representação gráfica da estratégia que evidencia os desafios da organização. Descreve a estraté-gia da empresa por meio de objetivos relacionados entre si e distribuídos em quatro perspectivas.

O BSC decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros. A partir dessa visão balanceada e integrada da orga-nização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de perspectivas. A es-tratégia é descomposta em objetivos, indicadores, metas e projetos nas quatros perspectivas de negócio.

Para entender melhor as perspectivas do BSC, há uma analogia, em que as quatro perspectivas po-dem ser representadas por uma árvore, na qual se busca ter cada vez mais o solo fértil e adubado (perspectiva de pessoas e tecnologia), para que a planta tenha um tronco forte e saudável (pers-pectiva de processos internos), a fim de que os nutrientes sejam levados a todos os galhos ne-cessários desta árvore (perspectiva de clientes), gerando frutos vistosos (perspectiva financeira) e atingindo assim o seu propósito (visão).

O que é Mapa Estratégico?

Perspectivas no Mapa Estratégico

ProcessosInternos

Clientes

Financeira

Pessoas eTecnologiTecnologiT a

Balanced Scorecard - BSCBalanced Scorecard - BSC

12 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

A meta dessa perspectiva é oferecer a infra-estrutura que possibilite a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas. Ela apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, aos sistemas de informação, à motivação e ao alinhamento.

Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. O BSC considera os processos in-ternos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação e de operações, destacando os processos dos quais vários talvez não estejam sendo executados atualmente, que são absolutamente críticos para o sucesso da organização.

A perspectiva Clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos, permitindo a identificação da satisfação de clientes, a participação no mercado e a intensidade da organização em reter e captar clientes.

O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando–os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o de-sempenho econômico seja alcançado no longo prazo.

O processo de gestão da estratégia com a utilização da metodologia BSC visa promover a compreensão e a análise crítica dos direcionadores de negócio e da visão de futuro, e ainda, resgatar as diretrizes estra-tégicas.

Perspectiva - Pessoas e Tecnologia

Perspectiva - Processos Internos

Perspectiva - Clientes

Perspectiva - Financeira

Benefícios do BSC

Balanced Scorecard - BSCBalanced Scorecard - BSC

13 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

A implantação do Mapa Estratégico se divide em quatro etapas:

• efetuar um alinhamento entre a Visão e Missão da organização;• definir claramente os objetivos e estratégias da empresa e alinhar o resto da organização com os objetivos propostos;• revisar os processos internos para o atendimento desses objetivos;• definir indicadores controláveis e quantificáveis e efetuar seu monitoramento sistemático.

Com a implantação do Mapa Estratégico, obteremos a conscientização sobre a importância da colabora-ção de todos e, por conseguinte, uma responsabilização em todos os níveis pela performance da empresa e pela obtenção das informações necessárias, e o mais importante: conseguiremos perceber, de forma clara, os objetivos, os indicadores, e a maneira de como contribuir com o esforço global da empresa.

De acordo com Kaplan e Norton, o sucesso da implementação do BSC está ligado ao alinhamento dos ativos intangíveis (por exemplo, a satisfação de clientes, o clima organizacional, a satisfação dos emprega-dos, etc.) com a estratégia da empresa, estando implícito que a comunicação da estratégia deve ter sido feita com clareza, de forma que ela seja entendida como tarefa de todos e que é um processo contínuo.

A Implantação do Mapa Estratégico

Componentes do Mapa Estratégico

Objetivos Indicadores Metas Projetos Estratégicos

Balanced Scorecard - BSCBalanced Scorecard - BSC

Definem o que a orga-nização quer atingir em

cada uma das perspecti-vas da sua estratégia.

Sinalizam o desempenho da organização em cada

um dos objetivos.

Ações ou intervenções necessárias para o

alcance do desempenho esperado

Determinam o nível de performance esperado

em cada indicador

14 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Em 2004, a CNI – Confederação Nacional da Indústria – desenvolveu, por meio do Fórum Nacional da Indústria, o Mapa Estratégico da Indústria Brasileira, que traduz o pensamento da indústria e reflete o com-promisso com a sociedade para o desenvolvimento do país. Esse mapa aponta demandas da indústria que orientam as atividades das entidades do Sistema Indústria dentro de seus campos de atuação.

Com base nas demandas apontadas pela indústria, o Sistema Indústria realizou, em 2005, seu plano es-tratégico para agregar maior valor às suas ofertas no setor industrial, de forma integrada, e contou com a participação das entidades SESI, SENAI e IEL.

Em 2006, o Plano Estratégico foi traduzido para os objetivos do Mapa do Sistema Indústria, a fim de torná-lo mais claro aos colaboradores, facilitando a implementação das estratégias planejadas.

Ainda em 2006, a estratégia foi desdobrada nos Mapas do Sistema SESI, SENAI, IEL e das entidades na-cionais: CNI, SESI, SENAI e IEL.

Em 2007, iniciou-se a gestão da estratégia do Sistema Indústria.

Em 2008, utilizando-se da metodologia BSC (Balanced Scorecard) o SESI-MT desenvolveu seu Mapa Es-tratégico que representa graficamente seu Plano Estratégico e reflete os grandes desafios para o período 2009/2015. A partir de entrevistas realizadas com as lideranças do SESI no Estado de Mato Grosso e da análise dos referenciais estratégicos, foram identificados os objetivos, cujo desafio maior é o de alcançar a visão de futuro, por meio de cumprimento da missão organizacional e do atendimento às necessidades do setor industrial.

A elaboração do Mapa Estratégico do SESI-MT proporcionou uma visão clara dos desafios a perseguir e ainda, possibilitará, por meio de indicadores de resultados, o monitoramento de todas as ações da insti-tuição.

Histórico

15 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Objetivando alinhar estratégias do SESI Mato Grosso com as diretrizes do Sistema Indústria, para impactar no melhor atendimento ao setor industrial, a entidade mato-grossense elaborou seu ‘Mapa Estratégico 2009 a 2015’. Iniciado em 2008, o trabalho envolveu toda a equipe de líderes do SESI-MT, que não mediu esforços para definir e traçar o Planejamento Estratégico elaborado para nortear o futuro.

O Mapa Estratégico permite ao SESI-MT mensurar, de maneira mais efetiva, as metas da entidade para os próximos anos. A ferramenta traduz, para todos os colaboradores, os esforços necessários de cada um para atingir os objetivos traçados até 2015.

As metas estipuladas para as perspectivas Cliente, Financeira, Processos Internos e Pessoas e Tecnologia, serão trabalhadas de forma integrada. Reunindo colaboradores competentes, clima organizacional favorá-vel, tecnologias adequadas, articulações estratégicas, comunicação eficiente, bom relacionamento com o mercado, eficiência operacional, soluções de alto valor agregado e sustentabilidade, o SESI-MT pretende ser reconhecido como provedor de soluções de alto valor agregado que atendam às necessidades da indústria.

Com o planejamento das metas e objetivos do SESI, todos saem ganhando. O processo resultará em ações mais eficazes, com serviços integrados e de qualidade nas áreas de Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social Empresarial, que auxiliarão as indústrias a alcançarem maior competitividade e qualidade em seus processos, com otimização dos resultados, levando benefícios para toda a sociedade mato-grossense.

Os novos paradigmas do SESI-MT vão muito além de conquistar a adesão de novas indústrias ou oferecer ferramentas de gestão ou programas de qualidade de vida para os trabalhadores da indústria de Mato Grosso.

Nossa tarefa é fomentar o constante crescimento do setor industrial com foco na excelência dos nossos serviços. Para tanto é preciso considerar a complexidade da instituição e a importância de manter a Missão Essencial da entidade através de um planejamento que unifique todos os esforços na mesma direção.

Pensando nisso, foi criada a campanha de Gestão de Planejamento SESI com a sigla GPS, uma referência ao aparelho de última geração utilizado para localizar com detalhes qualquer pessoa ou local. Essa é a função do Mapa Estratégico: localizar com detalhes os novos rumos do SESI-MT.

Nele estão estabelecidos os alvos, as rotas e a maneira pela qual conseguiremos atingir as nossas ações envolvendo todos os colaboradores nesse processo.

Gestão de Planejamento SESI MT - GPSGestão de Planejamento SESI MT - GPS

16 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

É a declaração dos propósitos da organização. É perene e deixa clara a sua razão de ser, o que faz e para quem.

Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saú-de e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.

Define onde a empresa quer estar em um determinado horizonte de tempo. É o grande norteador da es-tratégia da organização.

Ser reconhecido como provedor de soluções de alto valor agregado que atendam às necessidades da indústria.

É o que orienta a ação necessária para se ancorar os princípios estratégicos da organização. Foco do cliente, Inovação, Soluções Integradas, Qualidade, Custo-benefício.

Missão

Visão

Atributos de Valor

Mapa Estratégico SESI-MTMapa Estratégico SESI-MT

Mapa Estratégico - 2009/2015

18 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Assegurar o desenvolvimento de competências necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos do SESI. Entende-se como competências estratégicas aquelas necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos institucionais. Es-tas podem ser de âmbito Técnico (necessárias para o bom desempenho dos pro-dutos/serviços vinculados às diretrizes estratégicas) ou de Gestão (necessárias ao bom desempenho na administração dos diversos negócios e áreas de apoio do SESI). Será dada maior ênfase aos temas Inovação, Liderança e Gestão por serem considerados fundamentais para a execução das diretrizes estratégicas.

Desenvolver e gerir competências estratégicas

Descrição dos Objetivos

Propiciar “Clima Organizacional” favorável à satisfação dos colaboradores diretos da empresa, perante as diversas situações de mudanças que venham a ocorrer, intervindo nos aspectos variados, identificados na pesquisa de clima. Será dada ênfase aos seguintes aspectos: Valorização e Reconhecimento, Plano de Car-reira, Comunicação Interna, Sinergia entre as áreas. O principal objetivo é atrair profissionais de reconhecida competência no campo de atuação do SESI, assim como reter os profissionais já existentes, motivados para a busca dos objetivos institucionais.

Proporcionar um clima organizacional favorável à atração e retenção de talentos

19 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Implementar sistemas seguros que atendam às diversas áreas do SESI e que in-terajam entre si, garantindo um banco de dados único, propiciando informações confiáveis e seguras de forma alinhada aos objetivos estratégicos, apoiando a produção de conhecimento relevante para a gestão do SESI.

Desenvolver, sistematizar e executar ações de sensibilização, conscientização e relacionamento com os diversos públicos (stakeholders) do SESI-MT, dissemi-nando os conceitos da Responsabilidade Social entre os colaboradores.

Assegurar informação integrada e confiávelpara tomada de decisão

Fortalecer internamente a atuação socialmente responsável do SESI

Descrição dos Objetivos

20 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Manter as estruturas físicas e tecnológicas em constante processo de revitaliza-ção para que atendam as necessidades dos clientes internos e externos.

Adequar a infra-estrutura física e tecnológica às necessidades do negócio

Descrição dos Objetivos

Entende-se por soluções inovadoras a capacidade de entregar produtos mais avançados e diferenciados dos já existentes. A inovação não se restringe apenas à criação de um produto novo, mas também e, principalmente, à capacidade de transformação e melhoria de produtos/serviços já existentes para o atendimento à demanda dos clientes. O SESI deve propiciar aos seus profissionais ambiente favorável ao desenvolvimento de cultura associada à inovação. A adequação dos produtos leva em consideração a realidade/necessidade do cliente e a capacida-de do SESI em atender tais demandas.Soluções integradas significa oferecer o melhor mix de produtos nas áreas de Saúde, Lazer, Educação e Responsabilidade Social adequadas às necessidades da Indústria. O grande desafio é gerenciar as áreas internas na concepção e en-trega destas soluções integradas. A integração se dará principalmente na forma de agir, no gerenciamento das ações integradas.

Desenvolver soluções integradas, inovadoras e adequadas às necessidades da Indústria

21 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Entende-se como parcerias que agreguem valor aquelas que possuem foco nos objetivos estratégicos e que fortaleçam a atuação do SESI proporcionando a ala-vancagem dos seus negócios. Para o estabelecimento de parceria é necessário o desenvolvimento de um processo formal para a articulação e efetivação da mesma.

Estabelecer os padrões de atendimento SESI, capacitar e gerenciar os prestado-res de serviços nestes padrões, com o objetivo de torná-los aptos para o forne-cimento de um atendimento com a qualidade SESI. O foco é a utilização destes prestadores, quando necessário, para a ampliação do atendimento à indústria, sem oneração com novas contratações.

Estabelecer parcerias que agreguem valor ao SESI

Assegurar rede de prestadores de serviços qualificada nos padrões SESI

Descrição dos Objetivos

22 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Assessorar as indústrias na implementação de práticas socialmente responsá-veis com vistas ao desenvolvimento sustentável, assim como disseminar o co-nhecimento sobre o tema Responsabilidade Social.

Promover ações de Responsabilidade Social na Indústria

Descrição dos Objetivos

Desenvolver ações em saúde e a segurança no trabalho junto às empresas in-dustriais e seus trabalhadores, através do atendimento às exigências legais, assim como atuar em assessoria e consultoria relacionadas a área. A atuação do SESI em medicina assistencial e odontologia, se dará prioritariamente dentro das indústrias, com foco na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e melhoria da sua produtividade. A utilização do espaço físico das indústrias para atendimento da medicina assistencial e odontologia objetiva oferecer maior prati-cidade e comodidade à indústria e, ao SESI, de corresponder ao seu objetivo de atender a indústria diretamente.

Promover ações de segurança e saúde ocupacional e assistencial na Indústria

23 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Estruturar as ações de educação para crianças e adolescentes e para jovens e adultos com base na identificação de demandas da Indústria mato-grossense, com foco na elevação da escolaridade, desenvolvimento de competências e exercício da cidadania do trabalhador e seus dependentes, contribuindo signifi-cativamente para a sustentabilidade industrial e social.

Desenvolver e promover ações para sensibilizar e conscientizar a indústria e seus trabalhadores da importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e da con-quista do equilíbrio dos cinco pilares que compõem o Pentáculo do Bem-estar: disciplina na alimentação, atenção aos relacionamentos, controle do estresse, prática de atividades físicas e comportamento preventivo.

Promover a educação básica e continuada do trabalhador da Indústria e seus dependentes

Promover ações para a adoção do estilo de vida saudável do trabalhador da Indústria

Descrição dos Objetivos

24 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Estabelecer canais regulares e efetivos de comunicação com todas as partes interessadas e que o SESI se relaciona (stakeholders), de forma transparente e garantindo o fortalecimento da marca.

Fortalecer a comunicação institucional do SESI

Descrição dos Objetivos

Criar canais de relacionamento que passem pelo entendimento das necessida-des dos clientes (principalmente do cliente alvo - indústria), assim como pelo conhecimento do ambiente Econômico, Social, Político, Tecnológico e os apectos reguladores que influenciam as ações do SESI.

Fortalecer o relacionamento com o mercado

25 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Buscar a melhoria contínua dos processos e conseqüentemente dos resultados, com o objetivo de tornar o SESI cada vez mais competitivo e capaz de atender às necessidades dos clientes. O pré-requisito será a implementação de boas práti-cas de gestão, com base nos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ.

Buscar uma melhor ocupação dos espaços físicos (pela indústria, seus traba-lhadores e dependentes), com redução da ociosidade, assim como, a melhoria da produtividade dos recursos humanos e da utilização dos recursos financeiros (fazer mais com menos). O aumento da produtividade do RH se dará também através da utilização da infra-estrutura de terceiros, não se limitando a capacida-de física instalada do SESI.

Aprimorar continuamente os processos internosgarantindo os princípios da excelência

Otimizar os recursos físicos e humanos do SESI

Descrição dos Objetivos

26 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Ser percebido por seu cliente alvo (indústria) como provedor de ações que con-tribuem para a promoção de um ambiente saudável e sustentável e, por conse-quência, para a melhoria da produtividade e competitividade da indústria, mos-trando-se como importante aliado no atendimento de suas necessidades.

Ser reconhecido como agente de mudanças e soluções de alto valor agregado para a indústria através da promoção

da qualidade de vida e da gestão socialmente responsável.

Descrição dos Objetivos

Alcançar a sustentabilidade financeira (entendida como a capacidade de gerar receitas para financiar a atuação institucional), considerando a manutenção da receita proveniente da contribuição compulsória, assim como o aumento das receitas de serviços e a otimização dos recursos, reduzindo a dependência da contribuição compulsória e garantindo a sobrevivência do DR.A sustentabilidade política também se apresenta como pré-requisito para asse-gurar a perenidade da instituição e ocorrerá através da atuação junto à todas as partes interessadas (governo, sociedade, indústria, etc.)

Assegurar a Sustentabilidade Institucional do SESI(Política e Financeira)

27 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Capacidade de oferecer a melhor combinação de produtos e serviços nas áreas de Saúde, Lazer, Educação e Responsabilidade Social Empresarial adequadas às necessidades da Indústria.

Entregar produtos que atendam e superem as expectativas do cliente, dentro da melhor relação custo-benefício.

Soluções Integradas

Qualidade

Descrição dos ObjetivosAtributos de Valor

Atuação com produtos e serviços que tenham capacidade de atendimento às reais necessidades dos clientes.

Foco do Cliente

28 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Melhor relação percebida entre o preço pago e os atributos entregues dos pro-dutos e serviços (prazo, quantidade, especificações, atendimento às necessida-des).

Capacidade de entregar produtos mais avançados e diferenciados dos já exis-tentes. A inovação não se restringe apenas à criação de um produto novo, mas também e, principalmente, à capacidade de transformação e melhoria de pro-dutos/serviços já existentes para o atendimento à demanda dos clientes. O SESI deve propiciar aos seus profissionais ambiente favorável ao desenvolvimento de cultura associada à inovação.

Custo-Benefício

Inovação

Atributos de Valor

Descrição dos Objetivos

29 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Perspectiva Tema Objetivos Estratégicos Descrição

FINANCEIRA SustentabilidadeAssegurar a Sustentabilidade Institucional do SESI (Política e Financeira).

Alcançar a sustentabilidade financeira (entendida como a capacidade de gerar receitas para financiar a atuação institucional), considerando a manutenção da receita proveniente da contribuição compulsória, assim como o aumento das receitas de serviços e a otimização dos recursos, reduzindo a dependência da contribuição compulsória e garantindo a sobrevivência do DR.A sustentabilidade política também se apresenta como pré-requisito para assegurar a perenidade da instituição e ocorrerá através da atuação junto à todas as partes interessadas (governo, sociedade, indústria, etc.)

CLIENTE Imagem

Ser reconhecido como agente de mudanças e soluções de alto valor agregado para a indústria através da promoção da qualidade de vida e da gestão socialmente responsável.

Ser percebido por seu cliente alvo (indústria) como provedor de ações que contribuem para a promoção de um ambiente saudável e sustentável e, por consequência, para a melhoria da produtividade e competitividade da indústria, mostrando-se como importante aliado no atendimento de suas necessidades.

Foco do clienteAtuação com produtos e serviços que tenham capacidade de atendimento às reais necessidades dos clientes.

Soluções Integradas

Capacidade de oferecer a melhor combinação de produtos e serviços nas áreas de saúde, lazer, educação e Responsabilidade Social na Indústria adequadas às necessidades da Indústria.

QualidadeEntregar produtos que atendam e superem as expectativas do cliente, dentro da melhor relação custo-benefício.

Inovação

Capacidade de entregar produtos mais avançados e diferenciados dos já existentes. A inovação não se restringe apenas à criação de um produto novo, mas também e, principalmente, à capacidade de transformação e melhoria de produtos/serviços já existentes para o atendimento à demanda dos clientes. O SESI deve propiciar aos seus profissionais ambiente favorável ao desenvolvimento de cultura associada à inovação.

Custo-benefícioMelhor relação percebida entre o preço pago e os atributos entregues dos produtos e serviços (prazo, quantidade, especificações, atendimento às necessidades).

PROCESSOS INTERNOS

Soluções de Alto Valor Agregado

Promover ações de Responsabilidade Social na Indústria.

Assessorar as indústrias na implementação de práticas socialmente responsáveis com vistas ao desenvolvimento sustentável, assim como disseminar o conhecimento sobre o tema Responsabilidade Social.

30 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Perspectiva Tema Objetivos Estratégicos Descrição

PROCESSOS INTERNOS

Soluções de Alto Valor Agregado

Promover ações de segurança e saúde ocupacional e assistencial na Indústria.

Desenvolver ações em saúde e a segurança no trabalho junto às empresas industriais e seus trabalhadores, através do atendimento às exigências legais, assim como atuar em assessoria e consultoria relacionadas a área. A atuação do SESI em medicina assistencial e odontologia se dará prioritariamente dentro das indústrias, com foco na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores e melhoria da sua produtividade. A utilização do espaço físico das indústrias para atendimento da medicina assistencial e odontologia objetiva oferecer maior praticidade e comodidade à indústria e, ao SESI de corresponder ao seu objetivo de atender a indústria diretamente.

Promover ações para a adoção do estilo de vida saudável do trabalhador da Indústria.

Desenvolver e promover ações para sensibilizar e conscientizar a indústria e seus trabalhadores da importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e da conquista do equilíbrio dos cinco pilares que compõem o Pentáculo do Bem-estar: disciplina na alimentação, atenção aos relacionamentos, controle do estresse, prática de atividades físicas e comportamento preventivo.

Promover a educação básica e continuada do trabalhador da Indústria e seus dependentes.

Estruturar as ações de educação para crianças e adolescentes e para jovens e adultos com base na identificação de demandas da Indústria mato-grossense, com foco na elevação da escolaridade, desenvolvimento de competências e exercício da cidadania do trabalhador e seus dependentes, contribuindo significativamente para a sustentabilidade industrial e social.

ComunicaçãoFortalecer a comunicação institucional do SESI.

Estabelecer canais regulares e efetivos de comunicação com todas as partes interessadas e que o SESI se relaciona (stakeholders), de forma transparente e garantindo o fortalecimento da marca.

RelacionamentoFortalecer relacionamento com o mercado.

Criar canais de relacionamento que passem pelo entendimento das necessidades dos clientes (principalmente do cliente alvo - indústria), assim como pelo conhecimento do ambiente Econômico, Social, Político, Tecnológico e os apectos reguladores que influenciam as ações do SESI.

Eficiência Operacional

Otimizar os recursos físicos e humanos do SESI.

Buscar uma melhor ocupação dos espaços físicos (pela indústria, seus trabalhadores e dependentes), com redução da ociosidade, assim como, a melhoria da produtividade dos recursos humanos e da utilização dos recursos financeiros (fazer mais com menos). O aumento da produtividade do RH se dará também através da utilização da Infra-estrutura de terceiros, não se limitando a capacidade física instalada do SESI.

31 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Perspectiva Tema Objetivos Estratégicos Descrição

PROCESSOS INTERNOS

Eficiência Operacional

Aprimorar continuamente os processos internos garantindo os princípios da excelência.

Buscar a melhoria contínua dos processos e conseqüentemente dos resultados, com o objetivo de tornar o SESI cada vez mais competitivo e capaz de atender às necessidades dos clientes. O pré-requisito será a implementação de boas práticas de gestão, com base nos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ.

InovaçãoDesenvolver soluções integradas, inovadoras e adequadas às necessidades da Indústria.

Entende-se por soluções inovadoras a capacidade de entregar produtos mais avançados e diferenciados dos já existentes. A inovação não se restringe apenas à criação de um produto novo, mas também e, principalmente, à capacidade de transformação e melhoria de produtos/serviços já existentes para o atendimento à demanda dos clientes. O SESI deve propiciar aos seus profissionais ambiente favorável ao desenvolvimento de cultura associada à inovação. A adequação dos produtos leva em consideração a realidade/necessidade do cliente e a capacidade do SESI em atender tais demandas.Soluções integradas significa oferecer o melhor mix de produtos nas áreas de Saúde, Lazer, Educação e Responsabilidade Social adequadas às necessidades da Indústria. O grande desafio é gerenciar as áreas internas na concepção e entrega destas soluções integradas. A integração se dará principalmente na forma de agir, no gerenciamento das ações integradas.

Articulação

Assegurar rede de prestadores de serviços qualificada nos padrões SESI.

Estabelecer os padrões de atendimento SESI, capacitar e gerenciar os prestadores de serviços nestes padrões, com o objetivo de torná-los aptos para o fornecimento de um atendimento com a qualidade SESI. O foco é a utilização destes prestadores, quando necessário, para a ampliação do atendimento à indústria, sem oneração com novas contratações.

Estabelecer parcerias que agreguem valor ao SESI.

Entende-se como parcerias que agreguem valor aquelas que possuem foco nos objetivos estratégicos e que fortaleçam a atuação do SESI proporcionando a alavancagem dos seus negócios. Para o estabelecimento de parceria é necessário o desenvolvimento de um processo formal para a articulação e efetivação da mesma.

32 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Perspectiva Tema Objetivos Estratégicos Descrição

PESSOAS&

TECNOLOGIA

PessoasDesenvolver e gerir competências estratégicas.

Assegurar o desenvolvimento de competências necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos do SESI. Entende-se como competências estratégicas aquelas necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos institucionais. Estas podem ser de âmbito Técnico (necessárias para o bom desempenho dos produtos/serviços vinculados às diretrizes estratégicas) ou de Gestão (necessárias ao bom desempenho na administração dos diversos negócios e áreas de apoio do SESI). Será dada maior ênfase aos temas Inovação, Liderança e Gestão por serem considerados fundamentais para a execução das diretrizes estratégicas.

Organização

Proporcionar um clima organizacional favorável à atração e retenção de talentos.

Propiciar “Clima Organizacional” favorável à satisfação dos colaboradores diretos da empresa, perante as diversas situações de mudanças que venham a ocorrer, intervindo nos aspectos variados, identificados na pesquisa de clima. Será dada ênfase aos seguintes aspectos: Valorização e Reconhecimento, Plano de Carreira, Comunicação Interna, Sinergia entre as áreas. O principal objetivo é atrair profissionais de reconhecida competência no campo de atuação do SESI, assim como reter os profissionais já existentes, motivados para a busca dos objetivos institucionais.

Fortalecer internamente a atuação socialmente responsável do SESI.

Desenvolver, sistematizar e executar ações de sensibilização, conscientização e relacionamento com os diversos públicos (stakeholders) do SESI-MT, disseminando os conceitos da Responsabilidade Social entre os colaboradores.

Tecnologia

Assegurar informação integrada e confiável para tomada de decisão.

Implementar sistemas seguros que atendam às diversas áreas do SESI e que interajam entre si, garantindo um banco de dados único, propiciando informações confiáveis e seguras de forma alinhada aos objetivos estratégicos, apoiando a produção de conhecimento relevante para a gestão do SESI.

Adequar a infra-estrutura física e tecnológica às necessidades do negócio.

Manter as estruturas físicas e tecnológicas em constante processo de revitalização para que atendam as necessidades dos clientes internos e externos.

33 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Créditos da Cartilha

Serviço Social da Indústria do Estado de Mato Grosso – SESI-MTDiretor Regional: Mauro Mendes FerreiraSuperintendente Regional: Luiz Augusto Moreira da Silva

Equipe de Desenvolvimento do BSC no SESI-MT:Gerente de Operações: Ana Cristina Santa Rosa AzevedoCoordenadora da Qualidade e Desenvolvimento Humano: Elizete CalóCoordenador de Projetos: Flávio Gomes PereiraCoordenadora da Unidade de Planejamento e Orçamento: Marta Santi VincensiTécnica de Planejamento: Antonia Rejane de Carvalho

Coordenadora de Relações com o Mercado: Daniela Gonçalves

Unidade de Comunicação: Aline Bando

Genius Publicidade

Realização:

Conteúdo:

Colaboração e Apoio:

Redação de textos:

Produção, Diagramação e Edição

34 Gestão de Planejamento SESI-MT 2009 - 2015

Referências Bibliográficas

Manual de Gestão da Estratégia do Sistema Indústria - 2008

Material de Treinamento da Consultoria 3GEN - Gestão Estratégica do Negócio - 2008

Cartilha Mapa Estratégico do SESI-PR - 2008

Posicionamento Estratégico do SESI 2007-2015 - 2008.

Serviço Social da Indústria - SESI Mato GrossoAv. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 | Bosque da Saúde

Cuiabá-MT | CEP. 78055-500 | Tel.: 65 3611-1685www.sesimt.com.br