cartilha dicas de seguranÇa - cada dia melhor para você · tipos de fraude e com algumas dicas...

13
CARTILHA DICAS DE SEGURANÇA TIPOS E DICAS PARA EVITAR FRAUDES

Upload: doannhi

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CARTILHADICAS DE SEGURANÇA

TIPOS E DICAS PARA EVITAR FRAUDES

1

A partir da tendência global dos bancos de digitalizar os serviços ofertados aos clientes, tem aumentado também o número de golpes em que os fraudadores capturam as informações dos clientes pelos canais eletrônicos.

A fim de melhorar a experiência dos clientes pelos canais eletrônicos do Banpará, preparamos um glossário com os principais tipos de fraude e com algumas dicas para você desfrutar dessas facilidades de uma maneira mais segura.

2

SUMÁRIO

Engenharia Social 3

Fraudes Digitais 4Clonagem de Cartões 5Captura Online de Informações do Cartão de Crédito 5Phishing e Scam 6Falsa Central 7

Golpes 8Adulteração de Boletos 9Falsificação de Documentos 10Falso Sequestro 10Furto de Credenciais ou Crime do Falso Moto Táxi 11

3| Sumário

ENGENHARIA SOCIAL

São as técnicas utilizadas por fraudadores para obter informações confidenciais dos usuários, como senhas, número de cartão de crédito e código do cartão de segurança, além de solicitar a entrega dos cartões de crédito/débito. Os fraudadores podem aproveitar a pratica da persuasão, se passarem por um funcionário do Banco e valer-se da ingenuidade ou da confiança do usuário, ou ainda dos artifícios digitais, para praticar ataques de phishing, falso Call Center, entre outros.

As senhas e os cartões são as credenciais de acesso para sua conta, portanto, consideradas assinaturas eletrônicas. Não divulgue essas informações a terceiros, nem mesmo para funcionários ou colaboradores do Banco. É importante também que você crie senhas difíceis de serem descobertas e que as troque periodicamente.

IMPORTANTE

4| Sumário

São formas ilícitas de adquirir ganhos pessoais em prejuízo de outra pessoa, a partir de canais eletrônicos como Internet, Caixa Eletrônico (ATM), Central de Atendimento (Call Center/URA) e Maquineta (POS/TEF). A seguir, explicaremos as principais fraudes realizadas.

FRAUDES DIGITAIS

5| Sumário

Clonagem de Cartões

Captura das informações do cartão e da tarja magnética a partir do dispositivo ATM CARD SKIMMING. A partir da captura, realizada no caixa eletrônico, uma cópia do cartão é gerada pelo fraudador, permitindo que efetue movimentações na conta de cliente pelos terminais que solicitem o cartão. A principal prevenção para evitar esse tipo de fraude é a solicitação do SmartCard, cartão com chip disponibilizado pelo Banpará.

Captura Online de Informações do Cartão de Crédito

Para as compras efetuadas via internet, são solicitados alguns dados do cartão de crédito do cliente, tais como: o Valor de Verificação do Cartão ou Card Verification Value (CVV), a data de vencimento do cartão, o nome do titular da via e os 16 dígitos que compõem o número do cartão. A efetivação de compras em sites não confiáveis pode fragilizar a segurança do cartão. Por isso, busque sempre efetuar suas compras em sites seguros e não deixe salvos no computador os seus dados transacionais, pois assim, além de garantir o recebimento do produto, evitará riscos de incidentes com o seu cartão.

6| Sumário

Phishing e Scam

Além da ação dos malwares e vírus que capturam as informações dos clientes, o Brasil é bastante acometido por ataques de páginas falsas, como phishing e de scam. O phishing ocorre pelo envio de e-mails mal intencionados, que se fazem passar por empresas legítimas, solicitam informações pessoais dos usuários e/ou os direcionam a fornece-las em websites maliciosos.

O scam, também ocorre pelo envio de e-mail, porém o fraudador passa-se por instituição bancária informando a instalação de um módulo de segurança ou o recebimento de algum prêmio, induzindo o usuário a realizar o download do arquivo que está em anexo. No

momento que o usuário faz o download do arquivo, ocorre a instalação de um programa espião que captura as informações da vítima sem que ela perceba.

Nesses dois casos, para evitar os riscos de fraude é importante conferir se o acesso está sendo realizado por um site seguro, verifique sempre no navegador se o endereço começa com "https", isso significa que o site está protegido com um certificado de segurança. Mantenha seu antivírus atualizado, tanto no seu computador, quanto nos dispositivos móveis (celulares e tablets) e procure, periodicamente, fazer varreduras. Desconfie quando receber mensagens oferecendo instalação de módulo de segurança, cobranças do SPC e Serasa, consulta de dívidas, prêmios e ofertas extraordinárias.

Evite fazer operações bancárias em computadores, celulares, tablets ou em qualquer outro dispositivo desconhecido ou nas redes públicas que possuam uso compartilhado. Caso receba e-mails do Banpará solicitando a instalação de arquivos anexados, principalmente que possuam extensões (.exe, .zip, .rar, .jar) apague-o imediatamente.

7| Sumário

Falsa Central

Ligações são efetuadas por fraudadores à clientes de instituições financeiras, informando o recebimento de prêmios ou oferecendo produtos, supostamente em nome dos bancos, mas para que se conclua a operação, a vítima terá que prestar informações sigilosas de sua conta, tais como, senhas, posições do cartão chave de segurança, entre outros.

A senha somente é solicitada quando você liga para o Banpará, nunca ao contrário. Em hipótese alguma o Banpará contata para solicitar suas senhas.

IMPORTANTE

8| Sumário

GOLPES

Capturam as informações dos clientes ou os enganam para efetuar transações financeiras indevidas. Alguns tipos de golpes mais praticados no Brasil são: adulteração de boletos, falsificação de documentos, falso sequestro, fraudes para captura dos cartões ou falso moto táxi.

9| Sumário

Adulteração de Boletos

O fraudador envia boletos bancários para o cliente, via correio ou por sites não confiáveis de emissão da 2ª via de títulos, que apesar de muito semelhantes às cobranças originais possuem adulterações no código de barras, os quais se liquidados, direcionarão o crédito para outro destinatário que não o beneficiário original.

Para evitar esse tipo de golpe, sempre confira a informações dos boletos antes do pagamento, sobretudo, os seguintes itens:

1 - A logomarca do Banco.

2 - O código de compensação, No caso do Banpará, nosso número é 037.

3 - O início da linha digitável, que sempre deve iniciar com o código de compensação do banco.

Em caso de dúvidas, o código de cada banco pode ser consultado a qualquer momento em: buscabanco.org.br.

IMPORTANTE

1 23

10| Sumário

Falso Sequestro

Neste golpe, o criminoso realiza uma ligação fingindo o sequestro de um parente da vítima, a coagindo para transferir ou depositar uma quantia em dinheiro na conta do criminoso ou de terceiros, para que o familiar seja liberado. O público-alvo, preferencialmente, para aplicação desse tipo de golpe é o idoso.

Para se prevenir, evite divulgar frequentes informações de seus familiares em redes sociais, e, principalmente, caso receba esse tipo de ligação, averigue as informações e confirme a segurança da suposta vítima. Caso o sequestro for constatado, não efetue o pagamento e nem forneça os dados de sua conta ou do cartão de crédito, além disso, informe, imediatamente, à polícia.

Falsificação de Documentos

O fraudador captura as informações pessoais do cliente e faz uma réplica dos documentos, com o objetivo de utilizá-los para abertura de contas ou ainda operar a conta do cliente.

Para se prevenir contra o risco dessa fraude é importante ter cuidado ao digitar seus dados pessoais como RG, CPF, data de nascimento em sites desconhecidos, bem como informar imediatamente à Polícia e ao Banco o roubo/perda/extravio de seus documentos.

11| Sumário

Furto de Credenciais ou Crime do Falso Moto Táxi

O fraudador liga para a vítima informando ser representante de alguma instituição bancária com a qual o cliente possua relacionamento. Durante o contato, convence o cliente que estão ocorrendo transações indevidas em sua conta, que deverá disponibilizar as suas informações confidenciais, que irá recolher o cartão para que sejam feitas análises. Para tanto, encaminhará um suposto “funcionário/estagiário” (geralmente de moto táxi) para recolher as credenciais de acesso da conta ou ainda pede que o cliente digite essas informações no próprio telefone, como o número do cartão, senha, etc.

O Banpará não manda funcionários até a casa dos clientes no intuito de coletar suas credenciais de acesso à conta (senhas/cartões). Na dúvida, contate o seu gerente.

IMPORTANTE

12| Sumário

MAIS INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas de como se prevenir ou caso tenha sido vítima de algum tipo de fraude, entre em contato com o Banco pelos canais de atendimento para que as devidas providências sejam tomadas.

Central Banpará3004 4444 (Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém)0800 285 8080 (Demais Localidades)

Deficientes Auditivos e de Fala0800 280 1817

SAC0800 280 6605

Sitewww.banpara.b.br

Facebookfb.com/banpara