cartaz patrono centro de recursos poeta josé fanha

1
POETA JOSÉ FANHA Escola Básica da Venda do Pinheiro 2007 2005 1970 1961 Nasceu no segundo andar de um prédio no meio de Lis- boa. Publica a sua 1.ª obra de poesia "Cantigas da dúvida e do perguntar" (Ed. AEFCL, 70). José Fanha (Lisboa, 19 de fevereiro de 1951) formou-se em arquite- tura, profissão que chegou a exercer. Torna-se, mais tarde, Profes- sor efetivo do Ensino Secundário (78/09), onde lecionou diversas disciplinas ligadas às Artes Visuais. Poeta, divulgador de poesia e declamador. Como tal, desde 69, par- ticipou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhan- do o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, etc. OBRA (Algumas publicações.) Poesia: Cantigas da dúvida e do per- guntar (1970) Tempo azul (2003) José Fanha: poesia (2013) Para crianças (mas não só…): A porta (1990) Diário Inventado de um Meni- no já Crescido (2004) O dia em que o mar desapare- ceu (2005) Poemas para um dia feliz: antologia de poemas portu- gueses (2007) Cantigas e cantigos para for- migas e formigos (2010) Mãos no chão e pé no ar (2014) Para jovens: Alex Ponto Com (2006) Missão em Happy-Cosmos (2008) Sol Negro (2009) Romance: Autor em conjunto com Alice Vieira, João Aguiar, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria dos romances: “Os novos mistérios de Sin- tra” (2005) Teatro: “Baal”, de Bertolt Brecht, Ver- são em conjunto com João Lourenço (Ed. Barca Nova, 82). “Sweeny Todd" de Steven Sondheim, Versão em conjun- to com Vera San Payo Lemos e João Lourenço (2008) Centro de Recursos No dia 24/10/2005 o Centro de Recur- sos Poeta José Fanha foi inaugurado, contando com a presença do patrono, família e o seu grande amigo - João Aguiar. Foi a primeira biblioteca esco- lar a ter como patrono José Fanha, tendo a comunidade educativa aprova- do esta sugestão da equipa BE dado ser um membro da comunidade local. Mestre em Educação e Lei- tura pela Faculdade de Psi- cologia e Ciências de Edu- cação da Universidade de Lisboa. Dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Em 1977 tem uma participação marcante no pro- grama “A visita da Cornélia”, na RTP. Participações pontuais como ator em teatro, televisão e cinema (“Adeus, Pai”). Desde 1970 tem uma vasta obra publicada, em domínios variados, destacando-se a literatura infanto-juvenil. Nos últimos anos dinamizou inúmeras sessões de promoção da leitura em escolas e bibliotecas de todo o país, revelando-se um comunicador nato. Fontes consultadas: http://www.josefanha.com/ http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jfanha.html PATRONOS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EXPOSIÇÃO COLABORATIVA “Sonhamos uma escola mais feliz e mais cheia de gen- te a ler livros, sonhar à sombra das histórias.” José Fanha

Upload: creb23vp

Post on 29-Dec-2015

27 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Cartaz produzido no âmbito de uma exposição colaborativa nacional referente a patronos de BIbliotecas Escolares. A exposição decorreu na Semana da Leitura PNL (março de 2014).

TRANSCRIPT

Page 1: Cartaz patrono Centro de Recursos Poeta José Fanha

POETA JOSÉ FANHA

Escola Básica da Venda do Pinheiro

200720051970 1961

Nasceu no segundo andar de

um prédio no meio de Lis-

boa.

Publica a sua 1.ª obra de

poesia "Cantigas da dúvida

e do perguntar" (Ed.

AEFCL, 70).

José Fanha (Lisboa, 19 de fevereiro de 1951) formou-se em arquite-

tura, profissão que chegou a exercer. Torna-se, mais tarde, Profes-

sor efetivo do Ensino Secundário (78/09), onde lecionou diversas

disciplinas ligadas às Artes Visuais.

Poeta, divulgador de poesia e declamador. Como tal, desde 69, par-

ticipou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhan-

do o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre

os quais José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco

Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz,

etc.

OBRA (Algumas publicações.)

Poesia: Cantigas da dúvida e do per-guntar (1970) Tempo azul (2003) José Fanha: poesia (2013) Para crianças (mas não só…): A porta (1990) Diário Inventado de um Meni-no já Crescido (2004) O dia em que o mar desapare-ceu (2005) Poemas para um dia feliz: antologia de poemas portu-gueses (2007) Cantigas e cantigos para for-migas e formigos (2010) Mãos no chão e pé no ar (2014) Para jovens: Alex Ponto Com (2006) Missão em Happy-Cosmos (2008) Sol Negro (2009) Romance: Autor em conjunto com Alice Vieira, João Aguiar, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria dos romances:

“Os novos mistérios de Sin-tra” (2005) Teatro: “Baal”, de Bertolt Brecht, Ver-são em conjunto com João Lourenço (Ed. Barca Nova, 82). “Sweeny Todd" de Steven Sondheim, Versão em conjun-to com Vera San Payo Lemos e João Lourenço (2008)

Centro de Recursos

No dia 24/10/2005 o Centro de Recur-

sos Poeta José Fanha foi inaugurado,

contando com a presença do patrono,

família e o seu grande amigo - João

Aguiar. Foi a primeira biblioteca esco-

lar a ter como patrono José Fanha,

tendo a comunidade educativa aprova-

do esta sugestão da equipa BE dado

ser um membro da comunidade local.

Mestre em Educação e Lei-

tura pela Faculdade de Psi-

cologia e Ciências de Edu-

cação da Universidade de

Lisboa.

Dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para

canções e textos para rádio, guionista de televisão

e cinema.

Em 1977 tem uma participação marcante no pro-

grama “A visita da Cornélia”, na RTP. Participações

pontuais como ator em teatro, televisão e cinema

(“Adeus, Pai”).

Desde 1970 tem uma vasta obra publicada, em

domínios variados, destacando-se a literatura

infanto-juvenil.

Nos últimos anos dinamizou inúmeras sessões de

promoção da leitura em escolas e bibliotecas de

todo o país, revelando-se um comunicador nato.

Fontes consultadas:

http://www.josefanha.com/

http://www.nonio.uminho.pt/netescrita/autores/jfanha.html

PATRONOS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EXPOSIÇÃO COLABORATIVA

“Sonhamos uma escola mais feliz e mais cheia de gen-

te a ler livros, sonhar à sombra das histórias.”

José Fanha