cara professora, caro professor, · 2019-07-18 · cara professora, caro professor, estamos...

8
Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos rasgados, do premiado autor mi- neiro Vanderlei Timóteo. Junto com a obra, estamos também oferecendo-lhe sugestões de atividades para tornar a leitura de seu aluno mais significativa. Sempre preferimos criar sugestões para você, Professora, Professor, em vez de elaborar uma ficha para o aluno preencher: achamos que um dos aspectos importantes da leitura - sobretudo a literária - é o compar- tilhar significados e emoções - o que será conseguido, em sua classe, não só no diálogo entre os alunos, mas também com você, o grande e sempre mediador da leitura. Apresentamos a seguir uma série de considerações e propostas de trabalhos. Você, o maior conhecedor de sua turma, poderá aproveitá- las ou imaginar outras, a partir do que propusemos. Apesar da possibilidade de muitos casos especiais e exceções, ima- ginamos que crianças entre 9 e 11 anos serão os leitores privilegiados desta narrativa, e as atividades estão pensadas muito em função dessa faixa e dos conhecimentos possivelmente já acumulados em torno da lei- tura. Tenha, no entanto, todo cuidado, para que, em nenhum mo- mento, o prazer de ler esteja ameaçado. Nenhuma atividade va- le a pena, se ela retira da leitura o prazer de descobrir, de encon- trar novas formas de ver o mundo, de se divertir. ~ 1 ~ m e n i n a d e A o l h i n h o s r a s g ad o s

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

Cara Professora,Caro Professor,

Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de

narrativa – A menina de olhinhos rasgados, do premiado autor mi-

neiro Vanderlei Timóteo. Junto com a obra, estamos também

oferecendo-lhe sugestões de atividades para tornar a leitura de

seu aluno mais significativa.

Sempre preferimos criar sugestões para você, Professora, Professor,

em vez de elaborar uma ficha para o aluno preencher: achamos que um

dos aspectos importantes da leitura - sobretudo a literária - é o compar-

tilhar significados e emoções - o que será conseguido, em sua classe,

não só no diálogo entre os alunos, mas também com você, o grande e

sempre mediador da leitura.

Apresentamos a seguir uma série de considerações e propostas de

trabalhos. Você, o maior conhecedor de sua turma, poderá aproveitá-

las ou imaginar outras, a partir do que propusemos.

Apesar da possibilidade de muitos casos especiais e exceções, ima-

ginamos que crianças entre 9 e 11 anos serão os leitores privilegiados

desta narrativa, e as atividades estão pensadas muito em função dessa

faixa e dos conhecimentos possivelmente já acumulados em torno da lei-

tura. Tenha, no entanto, todo cuidado, para que, em nenhum mo-

mento, o prazer de ler esteja ameaçado. Nenhuma atividade va-

le a pena, se ela retira da leitura o prazer de descobrir, de encon-

trar novas formas de ver o mundo, de se divertir.

~ 1 ~

meninade

A

olhinhos rasgados

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 1

Page 2: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

I - CRIANDO A CURIOSIDADEEM TORNO DO LIVRO - ATÍTULO DE MOTIVAÇÃO

Este momento ocorre quase sempre emsala. Você deve ter o livro em mãos, masos alunos não precisam tê-lo, neste mo-mento. É óbvio que você já terá lido aobra, para poder, de repente, aproveitaralgum dado da história, a partir da falade alguma criança.

1. O título da coleção

Primeiramente, informe a seus alu-nos que o livro pertence a uma coleçãochamada "Outro olhar". Que sugestãoesse nome traz para cada um?

Dê oportunidade de que todos criemhipóteses sobre o significado desse "ou-tro olhar": ele sugere que há "um" olhardiferente do que vai ser visto no livro. Dequem deve ser este olhar?

(A coleção "Outroolhar" fala do cotidia-no típico de garotas egarotos, com suas des-cobertas, aventuras, en-cantos e desencantos,muitas vezes em luga-res bem diferentes da-queles que conhecemos- cidadezinhas do inte-rior brasileiro, quartosde hospital...)

2. A CAPA

Agora, discuta com eles os elementosda capa.

A) O TÍTULOFaça perguntas que ajudem a criar in-

teresse pela história.a) Quem será a menina de olhinhos ras-

gados? (A ilustração da capa apresenta uma

menina de olhinhos puxados, que pareceser a menina indicada no título.)

B) OS NOMESAlém do nome da editora, há os no-

mes do autor e do ilustrador. (Mostre o retrato deles na 4a capa do

livro e leia alguma coisa da biografia.Sobre a editora, informe pelo menos suasede: Belo Horizonte.)

C) AS IMAGENS• Proponha a observação do desenho

da 1ª capa: o que aparece nele? (A menina, uma bailarina, um jarro de

flores, algumas estampas.)

~ 2 ~

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 2

Page 3: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

• A cor ocre, tendendo para o verdeoliva, é dominante na capa (1ª e 4ª). Apartir dessa cor, esperamos uma históriade tristezas, cheia de agressividade, ou ocontrário?

(A cor ocre não sugere situações agres-sivas. Mas não é uma cor alegre. Talveznão se trate de uma história.)

3. Folheando o livro

Proponha que os alunos folheiem o li-vro, sem a preocupação de ler qualquercoisa, para criar uma primeira impressãosobre a obra.

A) Pergunte o que chamou a atençãode cada um.

(Possivelmente, vão falar sobre asilustrações e sobre a divisão em capítu-los. Isso será um bom gancho para a pro-posta de uma conversa sobre o gênero li-terário da narrativa que eles vão ler: anovela.)

B) Talvez uma "lição de casa"

O ideal é que essas atividades tenhamocorrido no final da aula, e que eles levempara casa algumas questões a resolver:

• Esta narrativa é chamada "novela".Procure ver diferenças e semelhanças de-la com a novela de televisão.

(Os capítulos comuns, as várias per-sonagens constituindo núcleos, etc.)

Para sua orientação: a narrativaliterária chamada novela é menorque o romance e maior que o con-to. Assim, com relação ao roman-ce, ela tem menos personagens,menos núcleos de ação, e é menosdensa, não costuma ir fundo nasquestões, sobretudo quando é cria-da para adolescentes. Com relaçãoao conto, ela tem mais persona-gens e mais situações, que se de-senrolam como de um "novelo",enquanto o conto tem, em geral,um único fio de interesse, com pou-cas personagens numa história mui-to condensada. Muitos romancesclássicos costumam ser reduzidos,adaptados para o leitor jovem, emforma de novela. Além disso, háhoje muitas novelas escritas espe-cialmente para crianças e adoles-centes, como é o caso da nossaobra. Aqui, temos um relato de me-mórias de um personagem, conta-das através de suas lembranças.

II - LENDO O LIVRO

Se a motivação para a leitura do livroocorre fundamentalmente em sala de au-la, a leitura da obra pode dar-se fora dasala.

* Enquanto estão lendo o livro fora daclasse, você pode, a cada começo de au-

~ 3 ~

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 3

Page 4: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

la, conversar rapidamente sobre a narra-tiva: em que ponto estão? Que cena acha-ram mais interessante?

* Eles podem ir lendo a narrativa comuma pergunta a responder, dentre as ati-vidades propostas mais adiante. Depoisde lida a obra, formam-se grupos para dis-cutir as respostas e observações feitas du-rante a leitura. Em seguida, ou no dia se-guinte, cada grupo apresenta suas posi-ções e "descobertas " para a turma toda.

1. A estrutura narrativa

Comente com os alunos a estruturada novela. Está dividada em 23 capítulossem títulos.

(O primeiro, muito curto, prepara anarração de fatos anteriores ao peque-no diálogo inicial. Assim, a narrativavolta mais ainda no tempo, apresentan-do em cada capítulo episódios da vida domenino Lourinho e da cidade. Como ve-remos mais adiante, a situação do primei-ro capítulo é retomada.)

2. Os elementos da novela

Como toda narrativa, esta nossa nove-la apresenta personagens com os quaisacontecem fatos, num tempo e num es-paço. E tem alguém que conta a história,um narrador - figura essencial em qual-quer narrativa. Sem precisar enfatizar

nomes técnicos, você pode falar com seusalunos sobre esses pontos de maneiraagradável. Pense que eles é que criamuma história, contada de certo modo.Vamos, então, sugerir algumas questõesque podem ajudar seus alunos a se entu-siasmar a entrar mais na história.

A) O NARRADOR

a) Quem conta a história? Ele é o au-tor? Procure alguma "prova" do que vo-cês pensam.

(Sabemos que o narrador é, em geral,uma personagem tão inventada quanto asoutras. Veja que, ao falar sobre o livro, àpágina 62, o narrador assume que estácontando histórias de sua infância. Porisso, sua narração é em primeira pessoa:o "eu" aparece o tempo todo, ainda que ahistória não seja só ou sobretudo sobre ele.)

B) PERSONAGENS

a) Quais são as personagens principaisda história? Dentre as principais, vocêacha algum mais importante?

(Todos, com certeza, dirão que o prin-cipal é Lourinho, o narrador, pois todosos acontecimentos são contados por ele.Alguns podem, ainda, achar que o JoãoJardim é o mais importante, pois ele par-ticipa de muitas das histórias contadas,ou podem dizer que a protagonista é a me-nina de olhinhos rasgados: além de es-

~ 4 ~

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 4

Page 5: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

tar no título do livro, é o primeiro amorde Lourinho.)

b) Como podemos caracterizarLourinho e sua namorada?

(Lourinho é inteligente, leal, sen-sível, mas também sabe “chatear” oscolegas. Contou muitas vantagens paraimpressionar a menina. A menina (semnome!) é meiga, inteligente, mas in-gênua e crédula.)

c) Que outras personagens aparecem?Que fazem de interessante?

(As personagens secundárias são vá-rias: Dona Clariolinda e Seu Malomé,Astênio, João Jardim, o pai, Luciano, docirco. Em geral, representam persona-gens interessantes e muito peculiares doambiente descrito na narrativa. Vale a pe-na discutir o casal Clariolinda e seuMalomé e o Astênio – puro fel!)

C) ONDE SE PASSA A HISTÓRIA

a) As personagens vivem suas aven-turas basicamente num mesmo lugar.Qual é? Como é descrito pelo narrador?

(Podemos dizer que os episódios sepassam na pequena cidade de Lourinho.O local era uma fonte extraordinária dedivertimentos, de casos, de confusões e debrincadeiras. Tudo dá a impressão de umpequena cidade do interior de MinasGerais.)

b) Que diversão predominava naque-la cidadezinha?

(O cinema e o circo, para todos –crianças e adultos.)

D) O TEMPO DA HISTÓRIA

Qual é a época em que acontecem osepisódios narrados? Essa época é apre-sentada como agradável ou desagradável?

(Os episódios são do tempo da infân-cia do narrador - época apresentada co-mo muito feliz, sobretudo pelas amizadesque construiu e pelas coisas que apren-deu com os personagens de sua cidade na-tal. Tudo se passa há algumas décadas,possivelmente antes da TV.)

E) OS EPISÓDIOS VARIADOS

a) A novela tem capítulos bastante va-riados: emocionantes e engraçados.

~ 5 ~

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 5

Page 6: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

Proponha aos alunos escolherem os emo-cionantes, policiais e os engraçados.

(A escolha é pessoal, porque as pes-soas não se emocionam nem riem pelasmesmas situações. Mas a delicadeza qua-se poética predomina na fala do narra-dor, ao lembrar a namorada, a família e,no fim, João. Os episódios engraçados es-tão ligados sobretudo a João.)

b) O primeiro capítulo liga-se ao 16:Lourinho e João vendo a menina entrarno caminhão de mudança. O que acon-tece nos capítulos de 17 a 22?

(Lourinho vai desfiando o destino daspersonagens. E não há muita coisa boapara contar.)

c) No último capítulo, o narrador con-tinua criança? Que sentimentos o domi-nam?

(O narrador já é adulto, e diz quedeseja voltar ao lugar onde passou a in-fância. Ele está emocionado, com sau-dades daquela época, e registra comgrande poesia a vida simples e cheia defantasias de um tempo talvez perdidopara sempre. Gostaria de ter chegado aoJapão com a menina de olhinhos rasga-dos.)

III - AS IMAGENS DO LIVRO

As i lustrações do l ivro são deMariângela Haddad, que criou ilustra-

ções delicadas. Procure chamar a atençãodos alunos para essas imagens: as corespredominantes, a angulação, as monta-gens em estilo "patchwork", as vinhetase outros elementos da história.

IV - UMA NOVELA QUE DÁ MUITO O QUE PENSAR

Muitas passagens da novela trazemuma boa oportunidade para enriquecer ossignificados do livro. Em torno delas,propomos algumas atividades, que pro-moverão o prolongamento da história navida dos leitores e que possibilitarão, ain-da, a criação e a expressão de seus alu-nos. Defina com os alunos a atividadeque eles querem fazer.

1. Vivíamos assim

Grande parte da narrativa aconteceuhá alguns anos. Convide pais e avós pa-ra falar da vida nesta época, sobretudo nascidades pequenas.

2. Fui e quero voltar

Vocês sentem saudades de algum mo-mento de suas vidas? Se pudessem voltari-am atrás?

(Converse com os alunos e deixe–oscontar suas histórias.)

~ 6 ~

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 6

Page 7: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

3. Quem tem medo de poesia?

Discuta com a turma sobre poesia.Quem gosta? Quem não gosta? Por quê?Vamos pesquisar um pouco sobre os poe-tas que estão na página 15?

V - INDO ALÉM DA HISTÓRIA

1. Incentive os alunos a entrevistarempessoas mais velhas. Como eram seustempos de criança? Era muito dife-rente de hoje em dia? Algum deles jáviveu em cidades muito pequenas?Qual a diferença do interior para as ci-dades grandes?

2. Que tal a turma dividir-se em grupospara dar título aos capítulos? (Esse éum bom exercício de síntese e de com-preensão.)

3. Converse com os alunos sobre as si-tuações apresentadas na história deLourinho. Quem já teve um grandeamor? Ou quem já teve um amigomuito diferente? Peça que escrevamum texto sobre o assunto.

4. Imagine que você é Lourinho e que, de-pois de tanto tempo descobriu o ende-reço da namorada de olhinhos rasgados,agora artista de televisão. Escreva-lheuma carta, contando como correu a vi-da depois que se separaram: o que fez,onde mora, como está a família, etc.Você proporia um encontro com ela?

5. Proponha uma produção de texto, afim de que todos possam contar, tam-bém por escrito, sobre um pouco desua vida e das pessoas interessantesque já conheceu.

~ 7 ~

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 7

Page 8: Cara Professora, Caro Professor, · 2019-07-18 · Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa – A menina de olhinhos

Professora,Professor,

Esperamos ter oferecido a você e a seus alunos não somente uma boa leitu-ra, mas também atividades significativas, capazes de fazer desenvolver o inte-resse de todos pela leitura. Lembre-se de que são apenas sugestões: sua criati-vidade e seu conhecimento da turma são a maior garantia de um bom trabalho.

Caso se interesse por conhecer os outros livros da coleção, cujo tema é tãooportuno, sugerimos que leia os outros livros da coleção Outro Olhar.

Estas histórias, que combinam humor, poesia, nostal-gia e romance, contam casos de mudanças, de descober-tas e aventuras vividas por adolescentes.

Os títulos da coleção: Mascando trevos no jardim,O que o coração mandar, Livro de recados,O menor espetáculo da Terra.

Não deixe de visitar o nosso site: www.editoradimensao.com.br. Lá, você encon-trará todo o catálogo de livros de literatura, como também didáticos da EditoraDimensão. Além disso, temos um espaço exclusivo para os professores e dicas decomo trabalhar as histórias em sala de aula. É imperdível!

Menina olhos (f) 06.02.07 10:52 AM Page 8