capítulo 4 as cidades brasileiras p. 2 capítulo 5 os problemas … · 4 5º. ano – volume 2 as...

36
Red Dragon Ilustrações. 2019. Digital. Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas ambientais no cotidiano das cidades p. 16

Upload: others

Post on 12-Oct-2020

24 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

Red

Dra

gon

Ilust

raçõ

es. 2

019.

Dig

ital.

Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2

Capítulo 5 Os problemas ambientais no cotidiano das cidades p. 16

Page 2: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 222222

a) Quais cidades brasileiras estão retratadas nas fotografias? Em que uni-dades federativas elas se localizam?

b) Em relação à ocupação do espaço geográfico, as paisagens fotografa-das apresentam semelhanças ou diferenças?

c) Em sua opinião, qual paisagem fotografada sugere que a cidade tenha sido planejada? Justifique sua resposta.

d) O lugar onde você mora foi planejado ou surgiu de forma espontânea?

No Brasil, há cidades com formas, estruturas e funções variadas. Observe a paisagem dessas duas cidades brasileiras.

As cidades brasileiras

Palmas, Tocantins, 2018 São Paulo, São Paulo, 2016

©Fl

ávio

And

ré -

MTU

R

©Sh

utte

rsto

ck/N

essa

Gna

tous

h

Page 3: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

3333GGeeoogggrraafffiiaaaa

A origem das cidades no BrasilGeralmente, as cidades surgem de forma espontânea, ou seja, têm origem

na aglomeração de pequenos povoados que crescem ao redor de um centro comercial, uma instituição religiosa, um porto, uma fortaleza ou mesmo um lo-cal estratégico que serve de parada para viajantes. Por isso, é muito comum no centro histórico de uma cidade a preservação de praças, igrejas e outros monu-mentos que são símbolos de sua origem e fundação.

Observe as fotografias a seguir e leia as informações. Elas exemplificam a origem espontânea ou natural de duas cidades brasileiras.

São Paulo começou a ser colonizada em 1532 quando Martim Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente [...]. Em busca de novas pessoas para evangelizar, um grupo de jesuítas [...] chegou até o Planalto de Piratininga onde fundaram um colégio em 1554, ao redor do qual se iniciou a construção das primeiras casas, dando origem ao povoado de São Paulo de Piratininga.

O Forte dos Reis Magos foi construído no século XVI e representa o marco da fundação da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

SÃO PAULO. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/historico>. Acesso em: 19 fev. 2019.

A construção histórico-cultural-religiosa Pateo do Collegio pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas. Em meio aos prédios do centro da capital paulista, o Pateo do Collegio foi o local onde São Paulo nasceu. Foto de 2018

Forte dos Reis Magos em Natal, Rio Grande do Norte, 2018

©Fu

tura

Pre

ss/R

enat

o S.

Cer

quei

ra

©Vl

adem

ir A

lexa

ndre

/MTu

r

Page 4: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

4444 5º. ano – Volume 2

As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção de uma cidade planejada envolve questões relacionadas à sua estru-tura e organização, tais como: a largura das ruas, locais específicos para a cons-trução de moradias, parques, estabelecimentos comerciais e de serviços, indús-trias, saneamento básico, escolas, transportes, policiamento, postos de saúde, entre outras, visando a garantir a qualidade de vida de seus moradores.

Observe as fotografias a seguir. Elas retratam algumas cidades planejadas no Brasil.

idealizadas: criadas na imaginação.

Aracaju, Sergipe, 2018

Goiânia, Goiás, 2018

Palmas, Tocantins, 2018 Teresina, Piauí, 2015

Maringá, Paraná, 2016

Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018

©Pu

lsar

Imag

ens/

Del

fim M

artin

s

©Sh

utte

rsto

ck/A

nton

io S

alav

erry

©Pu

lsar

Imag

ens/

Del

fim M

artin

s

©Fo

toar

ena/

Ala

my/

Fern

ando

Bra

nco

©W

ikim

edia

Com

mon

s/M

ario

Rob

erto

Dur

án O

rtiz

©Fl

ávio

And

ré -

MTU

R

Page 5: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

5555Geografia

Com o passar do tempo, mesmo as cidades planejadas estão sujeitas ao processo de crescimento urbano espontâneo e acelerado, ocasionando proble-mas, como falta de serviços públicos, infraestrutura e mobilidade urbana.

Fundada em 1549, a cidade de Salvador, na Bahia, foi pla-nejada para sediar a capital do Brasil. A planta de 1624 indica traçados geométricos e padronizados com o objetivo de orga-nizar e controlar os espaços urbanos ocupados.

A cidade de Brasília, no Distrito Federal, também foi planejada. Ela tem grande importância nos contextos histórico e político do país.

A ideia de fundar Brasília consta nos registros históricos desde 1823, mas sua construção só teve início em 1956, no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961). O projeto arquitetônico de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer traçou a capital do Brasil a partir de dois eixos em ângulo reto, formando uma cruz, e inclinação nas pontas, lembrando a forma de uma borboleta. De um lado da cidade, foi planejada a construção de residências; do outro lado, prédios públicos e o Palácio do Governo, e, no centro, a rodoviária e a torre de TV.

Planta da cidade de Salvador, Bahia, 1964

Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal, 1956

©M

inis

tério

das

Rel

açõe

s Ex

terio

res

- MRE

, Map

otec

a do

Pal

ácio

Itam

arat

y

©W

ikim

edia

Com

mon

s/U

ri Ro

senh

eck

Page 6: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

6666 5º. ano – Volume 2

1 Qual é a diferença entre uma cidade de origem natural e uma cidade planejada?

2 Cite exemplos de cidades planejadas no Brasil. Elas estão livres de proble-mas urbanos? Justifique sua resposta.

3 Relacione as paisagens a seguir às informações que caracterizam a ocupa-ção de seu espaço geográfico.

A paisagem dessa cidade apresenta qua-dras projetadas com ruas centrais largas para otimizar o fluxo de veículos, espaço para circulação de pedestres com arbo-rização e paisagismo para gerar conforto urbano e espaços de convivências. Paisa-gem característica de cidade planejada.

A paisagem retrata o intenso uso do solo e concentração populacional em áreas de riscos, como as encostas dos morros. Essa paisagem é característica de cida-des que sofreram um rápido crescimen-to urbano desordenado.

Fotografia aérea de Boa Vista, Roraima, 2019

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016

Paisagem A

Paisagem B

©Pu

lsar

Imag

ens/

And

re D

ib

2

3

1

Page 7: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

7777Geografia

4 Observe o mapa abaixo. Em seguida, responda às questões.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016. p. 90. Adaptação.

Brasil: político

Talit

a Ka

thy

Bora

a) Com o lápis de cor amarela, pinte as unidades federativas onde se loca-lizam as capitais brasileiras classificadas como cidades planejadas.

b) Qual dessas capitais é chamada de Capital Federal? Em que unidade federativa ela se localiza?

c) Com o lápis de escrever, faça hachura na unidade federativa onde você mora. Em sua unidade federativa, há alguma cidade planejada? Se a resposta for positiva, registre o nome da cidade.

d) Complete a legenda do mapa.

4

Page 8: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

©W

ikim

edia

Com

mon

s/D

eyvi

d Se

tti e

Elo

y O

lindo

Set

ti

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 228888

5 Observe a imagem a seguir, que retrata o painel Monumento ao Tropeiro, do artista Poty Lazzarotto, localizado na estrada do município da Lapa, no Paraná.

Projeto urbanístico e construção da cidade.

Construção de um forte para proteger o local de invasores.

Localidade de parada para os viajantes condutores de tropas de gado.

Como são as calçadas do lugar onde você mora? Imagine como seria bom se o planejamento urbano privilegiasse os espaços para os pedestres caminharem com segurança e acessibilidade e se ofertasse mais opções de lazer, promovendo maior socialização e qualidade de vida às pessoas.

Planejar uma cidade é um grande desafio. Escolha uma rua para desenvol-ver um projeto de construção ou revitalização urbana privilegiando os espaços para pedestres. Depois, siga as orientações do professor e utilize a ficha disponí-vel no material de apoio.

Marque X na alternativa que melhor explica a ilustração do painel e a ori-gem da cidade da Lapa, PR.

Monumento ao Tropeiro em Lapa, Paraná, 2010

5

Page 9: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

9999GGeeoogggrraafffiiaaaa

Sabemos que o crescimento das cidades é uma tendên-cia mundial. No entanto, para algumas cidades brasileiras, essa afirmativa não é verdadeira. Sabe por que isso aconte-ce? Você já ouviu a expressão “cidade fantasma”?

O povoado de Ararapira, no litoral do Paraná, teve seus dias de glória no

início do século 20, como o principal entreposto comercial marítimo entre

São Paulo e Curitiba. A outrora comunidade de pescadores hoje é um local

abandonado.

Ararapira é uma das oito “cidades fantasmas” listadas pelo professor

Nestor Razente, em seu livro Povoações abandonadas no Brasil. Além de

buscar a história por trás desse abandono, o arquiteto e urbanista [...] tenta

entender: o que leva ao abandono de uma cidade?

Não é uma regra universal, mas muitas “cidades fantasmas” são um

subproduto da própria urbanização. Isto porque a concentração cada vez

maior da população em megacidades vem “acompanhada destas desurba-

nizações, ou morte de algumas aglomerações urbanas”. No Brasil, o surgi-

mento e o sumiço de povoados estão muito ligados aos ciclos econômicos

que o país enfrentou.

Ararapira, no litoral do Paraná, 2015

Para compreender melhor o assunto, leia as informações a seguir.

entreposto comercial: cidade localizada na rota comercial entre dois ou mais polos de interesse econômico.

©W

ikim

edia

Com

mon

s/O

távi

o N

ogue

ira

Page 10: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

11110000 5º. ano – Volume 2

Além de Ararapira (PR), o livro traz as histórias de Biribiri (MG), Airão

Velho (AM), Desemboque (MG), Bom Jesus do Tocantins (TO), Cococi

(CE), Fordlândia (PA) e Ouro Fino (GO). São locais que representam uma

diversidade de motivos pelos quais uma cidade some. A queda da atividade

econômica é o motivo mais comum [...].

Cococi, no Ceará, 2013 Fordlândia, no Pará, 2017

PIVA, Naiady. Livro conta a história de oito “cidades fantasmas” brasileiras. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/futuro-das-cidades/livro-conta-a-historia-de-oito-cidades-fantasmas-brasileiras-2k7b19i5jih6o0xhsqs57qinb/>. Acesso em: 22 fev. 2019.

Com base no texto, responda:

1 De que assunto o texto trata?

2 Com o lápis de cor verde, destaque no texto a explicação mais comum para “o surgimento e o sumiço” das cidades no Brasil.

3 Com o lápis de cor amarela, destaque no texto o motivo apontado como uma das possíveis causas do abandono de algumas cidades brasileiras.

4 Qual era a principal atividade econômica de Ararapira, no Paraná?

5 Pesquise a origem da cidade de Fordlândia, no Pará, e por que ela se tornou uma cidade fantasma. Registre suas descobertas no caderno.

©G

etty

Imag

es/J

oel A

uerb

ach

©Lu

cas

Laca

z Ru

iz/F

olha

pres

s

1

2

3

4

5

Page 11: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

©M

arco

Ank

osqu

i - M

TUR

©M

ar©

11111111

O centro histórico de uma cidade é a sua área mais antiga, que se tornou, com o passar do tempo, o centro da cidade moderna e que, normalmente, coincide com o núcleo de origem do povoado. A foto mostra o centro histórico de Tiradentes, em Minas Gerais. Foto de 2018

Cidade religiosa: Aparecida do Norte, São Paulo, 2018

Você conhece o centro histórico do lugar onde mora?

Siga as orientações que seu profes-sor vai passar em sala de aula, e, com seus colegas, investiguem quais ele-mentos do passado da cidade ainda es-tão presentes nos dias atuais. Registre as descobertas no caderno, com textos e fotografias.

O potencial econômico das cidadesEm geral, as cidades apresentam múltiplas funcionalidades. Em algumas, o

potencial para determinada atividade econômica tem maior destaque, por isso é comum as pessoas falarem coisas como “essa cidade tem uma forte vocação para o turismo ou para a atividade industrial”. A função de uma cidade está rela-cionada a fatores como localização, disponibilidade de recursos naturais, histó-rico de ocupação, aspectos culturais, entre outros.

Veja alguns exemplos.

O t hi tó i d id d é á i ti

©Sh

utte

rsto

ck/M

arci

o D

ib

Page 12: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

©Sh

utte

rsto

ck/D

ado

Phot

os

©M

useu

Pau

lista

da

Uni

vers

idad

e de

São

Pau

lo

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 2211112222

Cidade industrial: Camaçari, Bahia, 2017

Cidade turística: Búzios, Rio de Janeiro, 2017

Cidade político-administrativa: Brasília, Distrito Federal, 2018

Cidade portuária: Santos, São Paulo, 2019

Ao longo da história, as cidades podem mudar sua principal atividade, seja em virtude do declínio de algum ciclo econômico; seja em busca de novos mercados e investimentos. A cidade de São Paulo (SP), por exemplo, era movida pela economia cafeeira; hoje, sua principal função consiste em prestar serviços especializados nas áreas financeira (bancos), da saúde (hospitais), educacional (universidades), econômica (escritórios de empresas internacionais), etc.

Avenida Paulista em 1891, São Paulo, SP Avenida Paulista em 2018, São Paulo, SP

©Pu

lsar

Imag

ens/

Rube

ns C

have

Wik

imed

ia C

omm

ons/

Mas

ajua

lves

©Sh

utte

rsto

ck/R

osal

ba M

atta

-Mac

©Pu

lsar

Imag

ens/

Rube

ns C

have

s

Page 13: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

11113333GGeeoogggrraafffiiaaaa

Já a cidade de Recife (PE), no período colonial, era uma das maiores produto-ras de açúcar. Atualmente, alia sua função turística ao desenvolvimento e à insta-lação de Parques Tecnoló-gicos, a exemplo do Porto Digital, que, além de pro-mover o avanço econômico, tem o objetivo de revitalizar o centro histórico.

Porto e centro da cidade de Recife, em Pernambuco, 2015

1 Relacione os termos aos conceitos correspondentes.

(A) Cidades religiosas (D) Cidades históricas

(B) Cidades turísticas (E) Cidades político-administrativas

(C) Cidades portuárias (F) Cidades industriais

1

Cidades que apresentam algum atrativo turístico e de lazer, seja por seus recursos naturais, seja pelas possibilidades oferecidas por seu es-paço geográfico.

Cidades ligadas economicamente às atividades industriais.

Cidades que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões.

Nessas cidades, localizam-se importantes sedes administrativas de go-vernos.

Têm várias construções antigas, igrejas, monumentos e outras edifica-ções de valor histórico.São cidades que se desenvolvem em torno de portos marítimos e, suas atividades, estão vinculadas à importação e exportação de produtos.

©Pu

lsar

Imag

ens/

Han

s Von

Man

teuf

fel

Page 14: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 2211114444

2 Leia a propaganda criada pela prefeitura de um município de São Paulo. Essa campanha foi divulgada em todas as regiões do Brasil.

• Com base nas informações da propaganda, responda:

a) Qual atrativo define a função da cidade de Salesópolis?

b) Indique um fator que faz dessa atividade econômica a função da cidade.

3 Que função ou atividade econômica caracteriza o lugar onde você mora?

4 Use a criatividade e elabore um cartaz para atrair pessoas e investimentos, considerando a função do lugar onde você mora.

2

3

4

©Pr

efei

tura

de

Sale

sópo

lis

Page 15: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

11115555GGeeoogggrraafffiiaaaa

Municípios brasileiros

Exemplos: Aracaju (SE), Brasília (DF), Maringá

(PR), Palmas (TO), Goiânia (GO), Teresinha

(PI).

As cidades apresentam múltiplas funcionalidades. A função de uma cidade está relacionada a fatores como localização, disponibilidade de recursos

naturais, histórico de ocupação, aspectos culturais, entre outras.

Exemplos: Paranaguá, PR (cidade portuária), Camaçari, BA (cidade industrial), São Paulo, SP

Área urbana Área rural

Campo

Tem formas, estruturas e funções variadas

Cidade

Origem natural ou espontânea Cidades planejadas

Tem origem em pequenos povoados

São idealizadas, projetadas e, depois, construídas

Crescem ao redor de um centro comercial, uma instituição

religiosa, um porto, uma fortaleza ou mesmo de um local estratégico

para descanso de viajantes.

As cidades planejadas também estão sujeitas ao processo de crescimento

urbano espontâneo e acelerado.

Page 16: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

Red

Dra

gon

Ilust

raçõ

es. 2

019.

Dig

ital.

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 2211116666

a) Que problemas ambientais urbanos estão retratados na ilustração?

b) Quais desses problemas ambientais podem ser identificados no muni-cípio onde você mora?

c) Compartilhe com os colegas e professor suas ideias para minimizar ou resolver os problemas indicados na ilustração.

) Q bl bi t i

Observe a ilustração a seguir. Ela retrata alguns proble-mas ambientais urbanos causados por atividades

humanas. Você consegue identificá-los?

Os problemas ambientais no cotidiano das cidades

Principais problemas ambientais urbanosGeralmente, os problemas ambientais nas cidades estão relacionados ao

crescimento urbano acelerado, à concentração populacional e à falta de infraes-trutura. Esses problemas tornam-se ainda mais críticos quando não há planeja-mento nem gestão pública do espaço urbano e quando não ocorre a participa-ção dos cidadãos.

Page 17: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

11117777GGeeoogggrraafffiiaaaa

Entre os principais problemas ambientais urbanos, podemos citar a polui-ção das águas, do ar e do solo, enchentes, deslizamentos de terra e ilhas de calor.

Poluição é a degradação ou diminuição da qualidade ambiental resultante de atividades que podem prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar dos seres hu-manos e, também, afetar animais e plantas.

As imagens a seguir retratam alguns tipos de poluição nos espaços urba-nos. Observe-as e leia os textos com atenção.

Nesta imagem, é possível observar que as moradias não têm rede de esgoto. A água suja e os dejetos produzidos são lançados diretamente no rio. Esse é um exemplo de poluição da água.

Esta fotografia retrata um exemplo de poluição do solo, em que o terreno baldio é usado como depósito de lixo.

Aqui, é possível observar a poluição do ar causada por alguns gases tóxicos emitidos pelas indústrias.

Recife, Pernambuco, 2016

Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017

Barra Bontia, São Paulo, 2017

©O

pção

Bra

sil I

mag

ens/

Han

s Von

©Pu

lsar

Imag

ens/

Ger

son

Ger

loff

©Sh

utte

rsto

ck/R

ober

ta B

lonk

owsk

Page 18: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

11118888 5º. ano – Volume 2

Muitas cidades também sofrem com enchentes nos períodos chuvosos. Geralmente, a concentração de construções, a canalização dos rios e a pavimentação das ruas impedem que haja solo suficientemente livre para absorver a água da chuva. Isso provoca o trans-bordamento de rios e córregos e, consequentemente, a inundação dos centros urbanos. Esse problema tam-bém pode ocorrer se a tubulação dos bueiros estiver com lixo e outros resíduos que impeçam a passagem da água.

Os deslizamentos de terra ocorrem comumente-mente quando a vegetação das encostas dos morros é retirada para a construção de moradias, por exem-plo. Com isso, durante as chuvas fortes, o solo enchar-ca e as encostas deslizam, arrastando as habitações. Tudo isso provoca muitos prejuízos materiais para os moradores e os coloca sob risco de morte.

No município onde você mora ocorre algum ou alguns dos problemas am-bientais estudados? Qual(is)?

Bueiro entupido pelo lixo jogado na rua em São Paulo, São Paulo, 2019

Deslizamento no Morro da Boa Esperança em Niterói, Rio de Janeiro, 2018

©Fu

tura

Pre

ss/W

illia

n M

orei

ra©

Futu

ra P

ress

/Rom

ildo

de Je

sus

©Fu

tura

Pre

ss/J

ose

Luce

na

Alagamento no bairro Regis Pacheco em Salvador, Bahia, 2018

Page 19: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

11119999Geografia

Quem vive nos grandes centros urbanos convive com um fenômeno climá-tico conhecido como ilha de calor. A ocorrência desse fenômeno deve-se à con-centração urbana (pessoas, construções e veículos) aliada à pavimentação do solo e poucas áreas verdes. Essa situação faz com que haja uma maior retenção de calor e, portanto, o aumento da temperatura, tornando os centros urbanos mais quentes.

Observe, na ilustração a seguir, a diminuição gradativa da temperatura nas áreas mais afastadas da ilha de calor.

1 Leia o um trecho da reportagem Águas urbanas.

O desenvolvimento das cidades sem um correto planejamento ambiental resulta em prejuízos significativos para a sociedade. Uma das consequências do crescimento urbano foi o acréscimo da poluição doméstica e industrial, criando condições ambientais inadequadas e propiciando o desenvolvimento de doenças, poluição do ar e sonora, aumento da temperatura, contaminação da água, entre outros problemas.

ÁGUAS urbanas – Introdução. Disponível em: <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/aguas_urbanas/aguas_urbanas_-_introducao.html>. Acesso em: 26 fev. 2019

tolo

czko

. 201

9. D

igita

l.

1

Page 20: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22220000 5º. ano – Volume 2

• Com base no texto e nos estudos sobre os problemas ambientais urba-nos, responda às questões propostas.

a) Cite 4 fatores relacionados aos problemas ambientais urbanos.

b) Quais são as consequências do crescimento das cidades sem um cor-reto planejamento ambiental?

c) O que é poluição?

2 Leia a notícia a seguir. Depois, responda às questões.

92% do mundo respira ar poluído

A má qualidade do ar é um problema de saúde global. Por ano, 3 milhões de pessoas morrem por doenças causadas pela exposição à poluição [...].

As doenças mais comuns causadas pela impureza do ar incluem câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, derrames e obstrução ou infecção das vias respiratórias, que atingem principalmente mulheres, crianças e idosos. [...] toda essa poluição vem dos carros e outros meios de transporte que usam combustíveis como forma de energia, da queima de lixo e das atividades industriais. [...] Agora, os cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão tentando bolar um jeito de melhorar a qualidade global do ar – algumas ideias são plantar mais árvores, substituir os meios de transportes poluentes por veículos elétricos, fiscalizar o descarte do lixo para que não haja queima, e ficar atento às grandes fábricas para que elas poluam o mínimo possível.

D'ANGELO, Helô. 92% do mundo respira ar poluído. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/92-do-mundo-respira-ar-poluido/>. Acesso em: 26 fev. 2019.

2

Page 21: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22221111Geografia

a) De que problema ambiental a notícia trata?

b) Com o lápis de cor laranja, destaque no texto as consequências para a saúde humana desse tipo de poluição.

c) De acordo com o texto, de onde vem esse tipo de poluição?

d) Com o lápis de cor verde, destaque no texto as possíveis soluções para melhorar a qualidade global do ar.

3 Observe esta fotografia:

• Com base na fotografia, marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

O problema ambiental retratado na fotografia é consequência do congestionamento de veículos nas vias de circulação das grandes cidades.A fotografia retrata vários problemas ambientais urbanos, como a enchente, a poluição e a impermeabilização do solo, ou seja, a perda da capacidade de absorção da água pelo solo.Nas cidades, as enchentes podem ocorrer se a tubulação dos bueiros estiver com lixo e outros resíduos que impeçam a passagem da água.

Alagamento na Rua 9 de Julho em São Paulo, São Paulo, 2018©

Futu

ra P

ress

/Júl

io Z

erba

tto

3

Page 22: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22222222 5º. ano – Volume 2

4 Observe a ilustração. Ela retrata as áreas urbana e rural de um município imaginário.

a) Qual é o nome do fenômeno climático ilustrado?

b) De acordo com a ilustração, em que área do município é possível iden-tificar esse fenômeno?

c) Indique os fatores que contribuem para a ocorrência desse problema ambiental nos centros urbanos.

A cidade é formada por um conjunto de paisagens transformadas pela sociedade para atender às suas necessidades e é definida por limites político--administrativos. Contudo, todas as cidades – assim como os demais lugares do mundo – estão interligadas entre si, com sistemas naturais em escalas local e global.

Para facilitar o entendimento dessa ideia, leia o texto a seguir.

imaginário.

tolo

czko

. 201

9. D

igita

l.

4

Page 23: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22223333Geografia

Educando na natureza

A água embala as nossas primeiras experiências de vida. A proteção no útero,

o conforto do banho, a primeira visita ao mar, uma brincadeira na chuva… uma

porção de sensações fortes nos unem a esse líquido vivo. Quando um astronauta

olhou a Terra pela primeira vez lá do espaço, ele ficou maravilhado ao revelar: A

Terra é azul! Abundância de azuis pela enorme quantidade de água que cobre a

superfície do planeta e reflete a luz do Sol na atmosfera. A nossa intimidade com a

água é tão grande quanto a intimidade que o nosso planeta tem com ela. Mais da

metade do corpo humano é composto de água. Por isso, este líquido vivo permeia a

nossa existência. É como se o mapa da vida fosse um mapa das águas. O sangue

que corre nas nossas veias é como os rios, com seus pequenos e grandes afluentes,

bombeando vida e verdes até as extremidades do planeta-corpo… até onde puder

alcançar. Os ciclos que nos mostram a relação entre água e vida são muitos. Para

frutificar, a terra pede água. A floresta transpira água para a atmosfera. A água cai

chuva, engorda os rios, rega as plantações. A terra frutifica. Florestas e agricultura

estão irmanadas no processo de alimentar o mundo. Quanto mais esticamos as

teias de relações e compreensão sobre a vida, mais percebemos que nossas ações

estão ligadas a tudo o que frutifica, que também estamos irmanados aos diferentes

ciclos naturais que nos cercam.

ZANON, Sibélia; MARTINS, Michele (Coord.). Educando na natureza. Instituto Ecofuturo (Org.). São Paulo: Ecofuturo, 2018.

a) De que assunto o texto trata?

b) O texto compara dois fluxos que são essenciais à vida: um está relacio-nado ao corpo humano e outro ao planeta. Quais são esses fluxos?

Page 24: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22224444 5º. ano – Volume 2

c) De acordo com o texto, é possível afirmar que a água circula em todos os lugares do planeta Terra? Transcreva o trecho que justifica sua res-posta.

d) Em sua opinião, um rio poluído no município onde você mora poderá gerar impactos negativos em outros municípios? Justifique sua resposta.

e) Por meio de desenho e colagem, represente o texto Educando na natureza.

Page 25: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

25Geografia

a) Qual é o assunto tratado no texto?

b) Você sabe qual é a diferença entre os oceanos e os mares?

c) De acordo com o texto, em qual das cidades citadas a influência dos oceanos mostra-se mais evidente? Por quê?

d) Em sua opinião, a vida do personagem Tiago apresenta alguma relação com os oceanos?

e) Considerando o lugar onde você mora, dê exemplos da relação entre os oceanos e sua vida cotidiana.

As águas oceânicas e o cotidiano nas cidadesTodas as formas de vida, as paisagens e os fenômenos naturais, próxi-

mos ou distantes, estão interligados e em constante dinamismo e transfor-mação. Podemos observar e perceber esse fato em nossa vida cotidiana.

Leia um trecho do texto Os oceanos em nossa vida.

“Isabela tem 12 anos e mora no Rio de Janei-ro, em um apartamento em frente à praia. Tiago tem 11 anos e vive em Brasília, bem no centro do país. Isabela toma banho de mar todos os dias antes de ir para escola. Tiago nunca foi à praia. Mesmo tão distante do litoral e sem nunca ter visto o mar, será que a vida de Tiago é tão in-fluenciada pelos oceanos quanto a de Isabela? Em alguns aspectos sim. Mas Como?”

GIMENEZ, Karen. Os oceanos: o movimento da vida em um universo pouco conhecido. São Paulo: Atual, 2008. p. 6.

Mig

uel S

ilva.

201

9. D

igita

l.

Page 26: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 2222226666

Oceanos e mares

A superfície terrestre é recoberta por uma imensa massa de água salgada dividida em cinco porções: Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Índico, Oceano Glacial Ártico e Oceano Glacial Antártico.

Observe o planisfério.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016. p. 90. Adaptação.

Planisfério: oceanos e mares

Talit

a Ka

thy

Bora

a) Qual dos oceanos é o mais extenso?

b) Qual é o nome do oceano que banha a costa leste do Brasil?

Page 27: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22227777GGeeoogggrraafffiiaaaa

Como é determinado o limite entre um oceano e outro?

Simplesmente pelo contorno dos continentes e por linhas imaginárias que cortam a porção líquida do planeta. “[...] Não há acidentes geográficos, como montanhas ou vales

submersos, nem separações por correntes marítimas que sejam usados para qual-quer tipo de divisão”, afirma o oceanógrafo Joseph Harari, da USP. Seguindo essas regras, a maioria dos pesquisadores reconhece a existência de três grandes ocea-nos no mundo: o maior deles é o Pacífico, que ocupa 179 milhões de quilômetros quadrados entre a América e a Ásia. O segundo é o Atlântico, cuja superfície de 106 milhões de quilômetros quadrados separa a borda leste da América do oeste da África. O menor é o oceano Índico, com seus 75 milhões de quilômetros quadrados confinados entre a África, o subcontinente indiano e a Oceania.

Alguns oceanógrafos, entretanto, ainda apontam a existência de dois outros oceanos: o Glacial Ártico, no norte do planeta, e o Glacial Antártico, circundando todo o continente gelado ao sul. Se não existe nenhum consenso, o máximo que se pode afirmar é que cada oceano possui algumas características que os diferenciam. “O Pacífico é o que mais influi no clima global. O Atlântico é o único em que o calor do Sol que aquece a água se transfere por correntes marítimas que vão do hemisfé-rio sul para o norte. E o Índico é o que concentra as águas mais quentes e salinas da Terra”, diz o físico Edmo Campos, também da USP.

COMO é determinado o limite entre um oceano e outro? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-de-terminado-o-limite-entre-um-oceano-e-outro/>. Acesso em: 7 mar. 2019.

1 Com base no mapa Planisfério: oceanos e mares, da página 26, e na leitura do texto da seção Saiba mais, marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

Os termos oceanos e mares têm o mesmo significado e podem ser usados como sinônimos.

1

Page 28: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22228888 5º. ano – Volume 2

Praia de Guaratuba, Paraná, 2018

O Pacífico é o mais extenso dos oceanos. Ele banha a América, a Ásia e a Oceania.África, Ásia e Oceania são os continentes banhados pelo Oceano Índico.

O Atlântico é o menor dos oceanos. Ele concentra as águas mais quentes do planeta Terra.O Glacial Ártico e o Glacial Antártico se formam nos extremos norte e sul do planeta.

2 Complete o quadro com características que diferenciam os três maiores oceanos do planeta Terra.

Oceanos Características

Pacífico

Atlântico

Índico

3 Leia a informação e, em seguida, responda:O litoral brasileiro tem uma extensão de 7 367 km e mais de 2 mil praias que se estendem da foz do Rio Oiapoque, no norte, até o Arroio Chuí, no sul do país.

• A unidade federativa onde você mora é banhada pelo Oceano Atlântico? Em caso afirmativo, você já visitou alguma de suas praias? Elas são limpas?

©Re

nato

Soa

res

- MTU

R

2

3

Page 29: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

22229999

• os materiais plásticos, latas, metais, madeira e material de pesca;• esgotos domésticos e industriais lançados nas águas oceânicas sem tratamento;• óleo e petróleo derramados por acidentes com navios-tanque;• lixo radioativo depositado no fundo do mar;• produtos agrotóxicos utilizados em plantações.

©Pu

lsar

Imag

ens/

Du

Zupp

ani

©Pu

lsar

Imag

ens/

Du

Zupp

ani

O sal é uma das principais riquezas obtidas do mar. Na foto, estocagem de sal em Areia Branca, Rio Grande do Norte, 2011

©G

etty

Imag

es/A

FP/C

harl

y Tr

ibal

le

A importância dos oceanos e mares

Oceanos e mares são importantes para a manutenção da vida no planeta. Além de suas águas conterem diferen-tes sais minerais, elas exercem influên-cia sobre os climas da Terra, regulam a temperatura, produzem oxigênio, abri-gam inúmeras riquezas de flora e fauna e são fonte de alimento para milhões de pessoas em todo o mundo.

Mesmo sendo fundamentais para o planeta, oceanos e mares recebem diariamente grande quantidade de lixo produzido pelas atividades humanas. A maior parte dessa poluição vem dos continentes, trazida pelos rios, chuvas e ventos. Entre os principais poluentes, estão:

Grande do Norte, 2011

s/A

FP/C

harl

yTr

ibll

©G

©G

etty

Imag

es

Navio pesqueiro no noroeste da França, 2018

©Sh

utte

rsto

ck/L

eona

rdo

Mer

con

Page 30: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

30 5º. ano – Volume 2

Observe as fotografias a seguir. Elas retratam alguns dos impactos do lixo humano nas águas oceânicas.

Estima-se que 80% dos lixos nos oceanos tenham origem terrestre. Entre as causas disso estão a gestão inadequada do lixo urbano e as atividades econômi-cas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de tu-rismo. A população também tem parte da responsa-

bilidade pelo problema, devido principalmente à destinação incorreta de seus resíduos que, muitas vezes, são lançados deliberadamente na rua e nos rios [...]. Os 20% restantes têm origem nos próprios oceanos, gerados pelas ativi-dades pesqueiras, mergulho recreativo, pesca submarina e turismo, como os cruzeiros, por exemplo. [...] No ranking dos países mais poluidores dos mares, o Brasil ocupa a 16ª posição, segundo um estudo realizado por pesquisadores americanos e divulgado em 2015.

Tartaruga nadando em meio ao lixo no Oceano Atlântico. O lixo nos oceanos é uma ameaça às tartarugas, que muitas vezes morrem ao ingerir pedaços de plástico que confundem com sua comida natural. Oceano Atlântico, 2017

Caranguejo coberto de óleo devido a um vazamento de petróleo no Golfo da Tailândia. Cerca de 50 mil litros de petróleo bruto foram despejados no mar. Tailândia, 2013

©Fo

toar

ena/

Reut

ers/

Ath

it Pe

raw

o

©Ea

sypi

x/Ph

otos

hot/

Paul

o de

Oli

©Fo

toar

ena/

Ala

my/

sout

heas

t asi

a

Page 31: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

31Geografia

1 Leia um trecho do texto Eu sou o Oceano.1

Eles estimaram a quantidade de resíduos sólidos de origem terrestre que en-tram nos oceanos em países costeiros de todo o mundo. Aqui, todos os anos são lançados nas praias entre 70 mil e 190 mil toneladas de materiais plásticos des-cartados. Ainda de acordo com o mesmo levantamento, a China, a Indonésia e as Filipinas são as nações que mais jogam lixo nos oceanos, com até 3,5 milhões de toneladas de plásticos por ano.

SILVEIRA. Evanildo da. Mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico, indica estudo. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42779388>. Acesso em: 7 de mar. 2019.

Eu sou o oceanoEu sou águaEu sou a maior parte desse Planeta [...] Eu sou a origemEu sou onde tudo começou [...]Mas, os humanos...Eles tiram mais do que precisam Eles me envenenamE aí esperam que eu os alimente

Bem, não é assim que funcionaSe os humanos querem continuar existindo junto à naturezaComigo e a partir de mimEu sugiro que ouçam atentamenteEu só vou dizer uma única vezSe a saúde da natureza não for conservada os humanos não irão sobreviver [...]

EU SOU O OCEANO. Disponível em: <https://www.conservation.org/global/brasil/Pages/oceano.aspx>. Acesso em: 7 mar. 2019.

Lixo plástico flutuando em praia da Indonésia, 2013

©Ea

sypi

x/W

ater

Fram

e/Et

han

Dan

iels

©Sh

utte

rsto

ck/A

kuga

saha

gy

Page 32: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

55ºº.. aannnooo –– VVVoolluummmmmee 2233332222

a) Com base no texto, explique por que os oceanos e os mares são funda-mentais para a manutenção da vida no planeta Terra.

b) Com o lápis de escrever, destaque no texto a frase que indica a degra-dação dos oceanos pelas atividades humanas.

c) Que atividades humanas causam a poluição dos oceanos e dos mares?

2 Leia o texto.

Você sabia que existem ilhas de plástico?

As sacolas plásticas que embalam suas compras podem ir parar no meio do oceano. É sério! Nessas áreas, elas [...] formam grandes “ilhas de lixo”, ou melhor, regiões de alta concentração de plásticos. Você deve estar se perguntando como as sacolas podem viajar tanto. A resposta está no descarte sem qualquer cuidado, diretamente nas ruas, de onde podem ser arrastadas pelas chuvas até chegarem a um rio. E como os rios desembocam no mar, pronto! Lá estão elas!

TORRES, João P. M. Você sabia que existem ilhas de plástico? Ciência Hoje das Crianças, n. 252, ano 26, dez. 2013, p. 12.

da água, pois as sacolas vão parar no oceano.

do solo, pois as sacolas são jogadas no chão.

do ar, pois as sacolas são carregadas pelo vento.

visual, pois as compras são embaladas nas sacolas.

a) O tipo de poluição retratado no texto é

2

Page 33: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

33333333GGeeoogggrraafffiiaaaa

dos supermercados que disponibilizam sacolas no caixa.

do descarte sem cuidado realizado pelos seres humanos.

das fortes chuvas que acontecem nas cidades.

dos rios que levam as sacolas para o mar.

b) De acordo com o texto, a formação das “ilhas de lixo” é uma conse-quência direta

3 Pesquise em livros, revistas ou sites os procedimentos corretos para o des-carte dos resíduos que você e seus familiares geram no dia a dia. Registre suas descobertas no caderno.

4 Troque ideias com os colegas e professor e complete a lista a seguir com atitudes simples e cotidianas que evitem que os poluentes cheguem aos mares e aos oceanos.

– Usar garrafas de água reutilizáveis em vez de garrafas de PET.

3

4

Page 34: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

©Shutterstock/VietnamPhotos

33334444

Os principais problemas ambientais nas cidades estão relacionados ao cresci-mento urbano acelerado, à concentração populacional e ao grande número de construções.

Os problemas ambientais tornam-se ainda mais críticos quando não há eficiente gestão pública do espaço urbano e participação dos cidadãos.

A ocorrência da ilha de calor deve-se à concentração urbana (pessoas, constru-ções e veículos) aliada à pavimentação do solo e poucas áreas verdes.

Todas as formas de vida, as paisagens e os fenômenos naturais, próximos ou distantes, estão interligados e em constante dinamismo e transformação.

Os oceanos e os mares são importantes para a manutenção da vida no planeta Terra.

Oceanos são grandes massas de água salgada que separam os continentes. O tamanho e a profundidade são duas características que os diferenciam dos mares.

As águas oceânicas recebem diariamente grande quantidade de lixo produzi-do pelas atividades humanas.

Atitudes simples e cotidianas, como não usar copos e talheres de plástico des-cartáveis, sacolas plásticas, fazer o descarte correto do lixo e separar o lixo reci-clável, evitam que os poluentes cheguem aos mares e aos oceanos.

Page 35: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

1

Geogra

fia

Página 8 – Geografia na prática

Os 8 princípios da calçada Atende Incluir no projeto

1. Dimensionamento adequado 1.1. Faixa livre

1.2. Faixa de serviço

1.3. Faixa de transição

2. Acessibilidade universal 2.1. Rebaixamento da calçada

2.2. Piso tátil

2.3. Inclinação longitudinal

3. Conexões seguras

3.1. Conectividade

3.2. Esquinas

3.3. Faixa de travessia de pedestres

3.4. Pontos de parada e estações do transporte coletivo

4. Sinalização coerente

4.1. Sinalização informativa

4.2. Semáforos para pedestres

5. Espaço atraente

5.1. Vegetação

5.2. Mobiliário urbano

6. Segurança permanente

6.1. Iluminação pública

6.2. Fachadas ativas

7. Superfície qualificada

7.1. Concreto moldado in loco

7.2. Concreto permeável

7.3. Blocos intertravados

8. Drenagem eficiente

8.1. Inclinação transversal

8.2. Jardim de chuva

Page 36: Capítulo 4 As cidades brasileiras p. 2 Capítulo 5 Os problemas … · 4 5º. ano – Volume 2 As cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A construção

Página 8 – Geografia na prática

Espaço atraenteVegetaçãoMobiliário urbano

Sinalização coerenteSinalização informativaSemáforos para pedestres

Drenagem eficienteInclinação transversalJardim de chuva

Dimensionamento adequadoFaixa livreFaixa de serviçoFaixa de transição

Segurança permanente Iluminação públicaFachadas ativas

Conexões segurasConectividadeEsquinasFaixa de travessia de pedestresPontos de paradas e estações do transporte coletivo

Acessibilidade universalRebaixamento da calçadaPiso tátilInclinação longitudinal

Superfície qualificadaConcreto moldado Concreto permeávelBlocos intertravadosLadrilho hidráulicoPlacas de concreto pré-fabricadas

Miguel Silva. 2019. Digita

l.