capitães de abril

2
Capitães de Abril Data do visionamento do filme: 30-03-2013 Local: Em casa, Vila Real Título do filme: Capitães de Abril Realizador: Maria de Medeiros Ano de realização:2000 Personagens principais: Salgueiro Maia, Spínola, Marcelo Caetano Motivação (razões do visionamento): Decidi visualizar este filme pois é uma longa-metragem muito interessante que fala do que se passou em Portugal em 25 de Abril de 1975, o povo tornou-se livre e independente, sempre me interessei por ver um filme assim. Breve síntese da história: Na noite do 24 para o 25 de Abril de 1974, a rádio emite uma canção proibida: "Grândola , Vila Morena”. Poderia apenas ter sido a insubmissão de um jornalista rebelde mas, na realidade, é um dos sinais programados do golpe de estado militar que vai transformar completamente o país, sujeito à ditadura do Estado Novo durante várias décadas, e o destino das colónias portuguesas em África e em Timor Leste. Ao som da voz do poeta e cantor José Afonso, as tropas insurgidas tomam os quartéis. Cerca das três horas da madrugada, marcham para Lisboa. Pouco depois do triste acontecimento militar no Chile, a Revolução dos Cravos distingue-se pelo carácter aventureiro, mas também pacífico e lírico do seu decorrer. Estas 24 horas de revolução são vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher que é professora de literatura e jornalista. Momentos mais importantes: Na minha opinião, todos os momentos são importantes pois este filme está refletido na revolução da população ao longo de todo o filme, mas se puder destacar um momento, destaco o momento da coragem e bravura de Salgueiro Maia a enviar um ultimato ao governo por suas próprias palavras, ameaçando-os com disparos por parte de todos os seus tropas e com o total apoio da população.

Upload: carla-teixeira

Post on 30-Jul-2015

453 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capitães de abril

Capitães de Abril

Data do visionamento do filme: 30-03-2013Local: Em casa, Vila RealTítulo do filme: Capitães de AbrilRealizador: Maria de MedeirosAno de realização:2000Personagens principais: Salgueiro Maia, Spínola, Marcelo Caetano

Motivação (razões do visionamento): Decidi visualizar este filme pois é uma longa-metragem muito interessante que fala do que se passou em Portugal em 25 de Abril de 1975, o povo tornou-se livre e independente, sempre me interessei por ver um filme assim.

Breve síntese da história:

Na noite do 24 para o 25 de Abril de 1974, a rádio emite uma canção proibida: "Grândola , Vila Morena”. Poderia apenas ter sido a insubmissão de um jornalista rebelde mas, na realidade, é um dos sinais programados do golpe de estado militar que vai transformar completamente o país, sujeito à ditadura do Estado Novo durante várias décadas, e o destino das colónias portuguesas em África e em Timor Leste.Ao som da voz do poeta e cantor José Afonso, as tropas insurgidas tomam os quartéis. Cerca das três horas da madrugada, marcham para Lisboa. Pouco depois do triste acontecimento militar no Chile, a Revolução dos Cravos distingue-se pelo carácter aventureiro, mas também pacífico e lírico do seu decorrer.Estas 24 horas de revolução são vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher que é professora de literatura e jornalista.

Momentos mais importantes: Na minha opinião, todos os momentos são importantes pois este filme está refletido na revolução da população ao longo de todo o filme, mas se puder destacar um momento, destaco o momento da coragem e bravura de Salgueiro Maia a enviar um ultimato ao governo por suas próprias palavras, ameaçando-os com disparos por parte de todos os seus tropas e com o total apoio da população.

Opinião Pessoal: Este filme na minha opinião é muito importante ser visualizado, pois retrata a Revolução dos Cravos, o 25 de Abril, e é importante também para a cultura de uma pessoa, aconselho a muitas pessoas a ver este filme não só pela temática mas também pelas imagens que o mesmo mostra.