capacitaÇÃo aades projeto ajuri importancia do... · voluntariado é uma ferramenta de inclusão...

14
CAPACITAÇÃO AADES PROJETO AJURI VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA Parceria AADES, SEJEL E COL

Upload: trinhkhue

Post on 03-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CAPACITAÇÃO AADES

PROJETO AJURI

VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Parceria AADES, SEJEL E COL

O Governo do Estado do Amazonas, visando promover o apoio à execução da política de desenvolvimento econômico e social, instituiu, por meio da Lei nº 3.583, de 29 de dezembro de 2010, alterada pela Lei Nº 4.175 de 04 de maio de 2015, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social – AADES. Nesse contexto, a trajetória da AADES foi marcada por grandes conquistas e vários desafios, tendo como resultados alcançados a formulação de Portfólio de Projetos, a execução atualmente de mais de 20 projetos, a celebração de convênios e acordos de cooperação técnica em parcerias implementadas nas áreas de saúde, social, educação, segurança pública, meio ambiente, justiça, ciência e tecnologia, pessoa com deficiência, setor primário, dentre outras.

AADES – HISTÓRICO INSTITUCIONAL

Atuar na gestão do portfólio de projetos do Governo do Estado do Amazonas, através da difusão da cultura de gerenciamento, captação de recursos, capacitação e consultoria especializada em projetos visando a efetividade na destinação dos recursos públicos.

Ser reconhecida como centro de referência em gestão de projetos, que visem a qualidade da oferta de bens e serviços públicos de forma a contribuir na promoção do desenvolvimento econômico e social do estado do Amazonas.

Excelência; Comprometimento; Inovação; Efetividade; Ética

CULTURA ORGANIZACIONAL

MISSÃO

VISÃO

VALORES

MISSÃO

VISÃO

VALORES

MISSÃO

VISÃO

VALORES

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Promover o fortalecimento da cultura do voluntariado no Estado do Amazonas, por meio dos eixos de atuação do Projeto Ajuri – Voluntários da Amazônia, que oportunizará através de seus voluntários, apoio nas mediações do Entorno da Arena, Aeroporto, Live Sites (espaço onde serão realizadas as festas das torcidas), Praça São Sebastião, Centro de Mídia e Central do Voluntário, durante a realização do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 na cidade de Manaus, de forma que internalize nos participantes, a importância dos valores de comprometimento, cidadania e solidariedade, além de compor o banco de voluntários do Amazonas.

OBJETO

MISSÃO

VISÃO

VALORES

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Considerando a perspectiva de elevado contingente de turistas de diversas naturalidades, nacionalidades, culturas, crenças e valores que se diferem dos costumes da população local, faz-se necessário realizar ações de voluntariado de forma que garanta o sucesso do evento do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 na cidade de Manaus, com objetivo de desenvolver habilidades individuais e em equipe de modo a garantir a segurança, saúde e bem-estar da população local, visitantes brasileiros e estrangeiros.

ABRANGÊNCIA

MISSÃO

VISÃO

VALORES

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Oferecer formação presencial dos voluntários;

Divulgação em mídia, site da AADES, e-mail do cronograma de atividades envolvendo o evento e informando as principais ações e posições dos voluntários. Fornecer lanche nos dias de atuação aos voluntários que participarem do projeto Ajuri; Fornecer fardamento à equipe que atuar no projeto e aos voluntários selecionados; Disponibilizar material de apoio, transporte (responsabilidade do Sinetram) e seguro de vida às equipes, observando-se que não será fornecido hospedagem aos participantes que vierem de outro Estado ou Município; As atividades serão diversificadas, sendo organizadas de acordo com as demandas que vierem a surgir durante a realização do evento. No entanto, destacam-se as ações de receber o público na Arena da Amazônia, Live Site e Aeroporto, dentre outras; e Emitir certificados de participação no evento aos voluntários que atuaram no referido projeto.

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

MISSÃO

VISÃO

VALORES

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Todas as atividades de preparação e treinamento dos voluntários, para recepção dos turistas nacionais e internacionais serão realizadas de maneira qualificada e organizada, ressaltando a cultura local, com intuito de elevar a economia e potencial turístico da região, promovendo a disseminação do conhecimento e oportunidades, sendo as ações executadas em parcerias firmadas entre a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social – AADES, Comissão Organizadora do Torneio Olímpico do Amazonas e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL e demais atores públicos e privados que estejam envolvidos no referido evento Olímpico, comprometidos e interessados no objetivo do projeto.

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

MISSÃO

VISÃO

VALORES

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

1. Todos podem ser voluntários – cada um é bom em alguma coisa que faz e isso pode ser colocado a serviço de uma causa nobre.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária - é relação de pessoa a pessoa, oportunidade de fazer amigos, conhecer outras realidades e culturas.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla - o voluntário doa sua energia e criatividade, mas recebe muita coisa boa em troca: motivação, satisfação, bem-estar, experiência, um sorriso de agradecimento.

4. Voluntariado é ação - quem quer, vai e faz. 5. Voluntariado é escolha - as formas de ação são tão variadas quanto às necessidades da comunidade e a

criatividade do voluntário. 6. Cada um é voluntário a seu modo - não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. 7. Voluntariado é compromisso - cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso

assumido é para ser cumprido. 8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade - a ação voluntária contribui para melhorar a qualidade de

vida da comunidade. 9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social - todos têm o direito de ser voluntários. 10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica - é algo que vem do interior das pessoas e faz bem a

todos!

SER VOLUNTÁRIO – 10 TÓPICOS DE ANÁLISE SOBRE AÇOES DE VOLUNTARIADO

MISSÃO

VISÃO

VALORES

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

E segundo a definição das Nações Unidas, “Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...”.

VISÃO

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Portanto, valorizar, estimular e reconhecer ações de voluntariado, com segurança, respeito e comprometimento dos diversos setores públicos, torna-se possível implantar uma nova cultura na sociedade Amazonense, tornando possível a extensão de diversas ações, mediante chamamento do Governo do Estado, para atender diversificadas necessidades que venham a surgir no Amazonas, principalmente em casos de calamidade pública.

CULTURA DO VOLUNTARIADO

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

Ressalta-se ainda, que a população selecionada, firmará um Termo de

Adesão com a AADES, de forma que transmita uma relação de transparência, evitando-se possíveis problemas entra a instituição executora e o participante do projeto, ressaltando-se que não haverá vínculo empregatício entre os voluntários e a AADES. O referido documento será disponibilizado durante o período de capacitação, devendo ser assinado ao término das atividades de treinamento e atuação, previstas no escopo do projeto.

TERMO DE ADESÃO

PROJETO AJURI – VOLUNTÁRIOS DA AMAZÔNIA

REFLEXÃO