capa: fotos luiz carlos ferraz e...

12

Upload: hadieu

Post on 15-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Acervo FAMS

2 Maio/2017 Perspectiva

RODOLPHO CLEMENTE NETO

Capa: Fotos Luiz Carlos Ferraz e Divulgação.

A obra civil do Hotel Park Inn Santos estásendo concluída neste mês de maio e logo aRadisson – bandeira de luxo da AtlânticaHotels e da Carlson Rezidor Hotel Group –começará a fase de instalação de móveis,decoração e equipamentos................Págs. 6 e 7

Capa:Capa:Capa:Capa:Capa:

PR Murray

Rodolpho: investimento-anjo poderá proporcionarmaior dinamismo aomercado brasileiro

Divulgação

Veículos & Negócios testou a SpaceFox Highline e... asensação foi boa. Motor 1.6, de 16 válvulas, tem um torquelegal (16,8 Kgfm)......................................................Pág. 3.

VVVVVeículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócioseículos & Negócios

Jornal PERSPECTIVA é publicação da TITAN Comunicação Ltda. CNPJ 02.546.886/0001-07 PUBLICIDADE|REDAÇÃO|ADMINISTRAÇÃO Tels. (13) 3288.2778 e99147.6522 Matriculado nº 715 na Associação de Jornais do Interior do

Estado de São Paulo IMPRESSÃO Gráfica Carnicelli (16) 3368.4949 DIRETOR EDITOR Luiz Carlos Ferraz MTb.2045 DIRETORA MKT Sandra L. Netto MTb. 42562 Circula em Santos e cidades da Região Metropolitana daBaixada Santista Jornal PERSPECTIVA nº 268 Ano 33 maio/2017 www.jornalperspectiva.com.br |[email protected] Artigo assinado é responsabilidade do autor.

HotelInternacionaldo JoséMenino:glamour compé na areia

Alerta para a low carb, a dieta da vez, que promete perdade peso mediante a redução de considerável ingestão decarboidratos, principalmente de noite....................Pág. 10.

AutoestimaAutoestimaAutoestimaAutoestimaAutoestima

Anjo da guarda para novos players

A Primavera traz vida e cores às paisagens e proporcionaum período excelente para a prática dos esportes de nevena região dos Alpes franceses.................................Pág. 9.

TTTTTurismourismourismourismourismo

Hotel desDromonts: em

Avoriaz, o“paraíso dos

esquiadores”

Adotando a tendência de peças gigantes, a ElianeRevestimentos e a Decortiles lançaram no mercado oporcelanato com até 2,40 metros de comprimento.Pág. 8.

Arq & DecorArq & DecorArq & DecorArq & DecorArq & Decor

Muita gente acha que o primeiro hotel da orla santistafoi o antigo Parque Balneário, surgido bem no início doséculo 20, mas não foi.............................................Pág. 12.

Santos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas HistóriasSantos e suas Histórias

Apesar da insegurança eimprevisibilidade

contemporânea das relaçõeseconômicas desmotivar váriosagentes econômicos, o legisladorbrasileiro busca reverter a falta dedinâmica a essa atividade essencialpara o crescimento do país atravésdo desenvolvimento de institutosjurídicos que os incentivem acontinuarem e, até mesmo,ingressarem no mercado. Nessesentido, a figura do “investimento-anjo”, oriunda do quarto parágrafodo artigo 61-A da Lei Complementarn° 155/2016, figura-se como umamaneira de auxiliar as microempresase empresas de pequeno porte adesenvolverem suas atividades sem anecessidade de financiamentos.

O investimento-anjo pode serdefinido como o aporte de bensrealizados por pessoa natural, dosquais ela mesma é proprietária, emempresas recentes com grandepotencial, conhecidas também comostartups. Quem realiza o aporte, porsua vez, é um player com maiorexperiência no mercado, geralmenteum executivo ou investidor, quetambém oferecerá auxílio nasdecisões administrativas da empresa.Por previsão do artigo 61-D,também será possível que fundos deinvestimento atuem como

investidores-anjo.Sendo assim, o investimento-

anjo busca diminuir as incertezas doingresso ao mercado ao oferecertanto a disponibilidade de capitalpara a execução das ideias dossócios, como também uma ajuda aodefinir contornos e metas de atuaçãopara aqueles que ainda desconhecema dinâmica do mercado e poderiamusufruir de sugestões para a gestãoda empresa.

O investimento não seráconsiderado como pertencente àsreceitas da sociedade, assim comodispõe o parágrafo quinto do artigo61-A da lei em questão, e terá seustermos definidos através deContrato de Participação. Oinvestidor-anjo não integrará, comseu aporte, o quadro societário ou

administrativo da empresa e,consequentemente, não arcará comeventuais prejuízos da atividadedesenvolvida. É válido ressaltar aexistência de limitações legais aocontrato, como a duração máxima de5 anos e a restrição da remuneração a50% dos lucros da sociedade,segundo o artigo 61-A, § 4°, III, e osétimo parágrafo do mesmo artigo daLei Complementar n° 155/2016,respectivamente.

Portanto, tal instituto jurídico semostra uma ferramenta muito útilpara assegurar maior dinamismo aomercado brasileiro, especialmentedevido ao seu caráter contratual e degrande campo para o uso daautonomia da vontade. Aopossibilitar o desenvolvimento deestruturas jurídicas mais eficientesatravés de uma consolidaçãoorgânica de comportamentos a seremesperados, o investimento-anjo é uminstituto que poderá, com a suaevolução, se consolidar como ummecanismo eficaz de auxílio aos quebuscam ingressar no mercado.

Rodolpho Clemente Neto éadvogado do escritório Murray -Advogados, de São Paulo.

Mostarda ou ketchup?

E m um passado recente, houveuma farra imensa à custa docontribuinte brasileiro. Dinheiro

para lá, dinheiro para cá, dinheiroacolá. Até na cueca o dinheiro foiparar. Todos – e não foram poucos osque participaram da “festa” –deitaram, rolaram e sapatearam. Coma Operação Lava Jato muita coisacomeçou a mudar – ou pareceu que iriamudar... Alguns que estão livresafirmam não saber de nada, mas quemfoi engaiolado começou a abrir o bico.E quando achávamos que já tínhamosvisto de tudo na praia, veio mais umtsunami. O empresário-sócio do Bndesgravou conversa escondida com opresidente da República, que por sua

vez desculpou-se pela “ingenuidade”.O delator, cujo gravador não foisolicitado pela Justiça durante odepoimento, agora está pertinho daestátua da liberdade. Um deputado-mensageiro que foi comer pizza comesse mesmo empresário (que sedeclarou comprador de deputados,senadores, presidentes...) recebeu umamala preta, saiu rapidinho em direçãoa um táxi e, pasme, não a abriu nahora e disse que não tinha ideia do quehavia lá dentro. Talvez imaginassesachês de ketchup. Ou, quem sabe, demostarda. Alguém arrisca mais algumpalpite? Meu Deus... até quando vamosassistir à bandalheira e trabalhar paracustear as mazelas deste país?

OpiniãoOpiniãoOpiniãoOpiniãoOpinião

Perspectiva Maio/2017 3

NELSON TUCCI

Veículos & Negócios

Automóveis festejados pelafamília brasileira de outrora,as “peruas” estão um pouco

esquecidas. Perderam espaço para asSUVs no gosto do consumidorbrasileiro. Veículos & Negóciosresolveu matar a saudade e ver comoé que andam as atuais station wagon(lembram disso?).

Circulamos com uma SpaceFoxHighline e... a sensação foi boa.Motor 1.6, de 16 válvulas, tem umtorque legal (16,8 Kgfm), pois omotor enche rápido facilitandosobremaneira a manutenção develocidade em ultrapassagens e

subidas, além –por óbvio quepareça – da saída.Traduzindo, é ummotor confiável emquaisquer situações.

Lançado há nove anos, o modeloganhou reestilização em 2015,recebendo vincos na lataria, faróis dedesign moderno e um interior bonitoe funcional (embora se possamelhorar o console). O espaço dacabine é bom, sendo o carroconfortável para todos ospassageiros. O banco do motoristatem regulagem de altura e o painelestá atualizado, com computador debordo, tela diversificada, entradaUSB etc., além do volantemultifuncional e do retrovisorcentral com proteção quebra-luz,ajudando muito no reflexo dos faróis

de outros carros.A direção de assistência elétrica

é eficiente, assim como a suspensãoindependente. O câmbio manual de 6marchas tem precisão de engates(uma marca da VW) e o porta-malasmeio quadrado aproveita muito bemseus 440 litros, facilitando umacompra grande de supermercado ou

o acondicionamentode bagagens detamanhos diferentes,

por exemplo.O ar condicionado é

fraco, em proporção aosconcorrentes e outrosmodelos da própria

Volkswagen. Talvez os argentinossintam mais frio que nós e por isso ocalibram para baixo. Um detalhe quechama a atenção, mas nãocompromete o conforto.

Já no item consumo ele foi de7,1 Km/l (na cidade, com otradicional anda/para/anda) a 17,3Km/l (na estrada, rodando emvelocidade constante, na 6ª marcha,em até 2.500 rpm). No geral, estaperua oferece aquilo que se busca emconforto e eficiência.

Leia Veículos & Negóciosatualizada semanalmente emwww.veiculosenegocios.blogspot.com.br

A Toyota anunciou a expansão de30% no volume de produção dos

modelos Hilux e SW4, o querepresenta um incremento na ordemde 34.000 unidades por ano, na plantalocalizada na cidade de Zárate, naArgentina, até o final de 2017. Oaumento irá proporcionar a abertura de300 novos empregos naquela unidade.Com esta ampliação, a marca planejaelevar o volume das exportações em50%, sendo 70% direcionado para 21países na região da América Latina eCaribe. A fábrica da Toyota em Zárateproduz cerca de 97.000 veículos porano, com 77.000 picapes Hilux e20.000 SUVs SW4. Com a expansãona linha de produção dos modelos, acapacidade da unidade deve chegar aperto de 131.000 unidades/ano.Atualmente, cerca de 5.000colaboradores atuam nesta fábrica.

Toyota ampliaexportaçõesna Argentina

“Perua” esbanjaeficiênciaDe 7 a 17Km/l vocêescolhe: quer fazerquanto?

SpaceFox: espaço dacabine é bom,

conforto para todosos passageiros

Fotos Divulgação

4 Maio/2017 Perspectiva

LEANDRO AYRES

Talita Virgínia/Divulgação

Imagens & PalavrasPOR

LUIZ

CARLOS

[email protected]

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail:[email protected]

� O cancelamento imediato docontrato de plano de saúde adquiridoapós 1º de janeiro de 1999 (ouadaptados à Lei nº 9.656/1998) –sem multas ou pagamento demensalidades extras e envioobrigatório do comprovante pelaoperadora – já vigora amparado naResolução Normativa nº 412 daAgência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS). Em caso dedesrespeito, contate o Procon-SP, e-mail [email protected]

� Unimed Guarulhos e Hospital deGuarulhos foram condenados pelojuiz da 6ª Vara Cível de Guarulhos aindenizar em R$ 100.000 pacientepor danos morais, pela perda domaterial coletado em biópsia detumor da autora. Para o advogadoElton Fernandes, a decisãodemonstra que os problemas gravesna Saúde não estão limitados aoSUS.

� Ambev está investindo R$ 1,5milhão no desenvolvimento de umamáquina própria de coleta degarrafas retornáveis, o que vaifacilitar a troca desses vasilhamespara os consumidores. Oinvestimento na tecnologia, que eraimportada, vai gerar uma economia

de até70% noscustoslogísticosdessaoperação.Comisso, aAmbev

vai aumentar a presença dasmáquinas nas ruas. Hoje, acompanhia já conta com cerca de900 equipamentos emsupermercados de todo o país. Até ofinal de 2017, mais 500 máquinasestarão disponíveis nas principaiscapitais do Brasil.

� As adversidades na economia nos últimos dois anos geraram cautelanas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo paraa diminuição da inadimplência do consumidor, que atingiu queda de9,1% em abril, de acordo com dados nacionais dessazonalizados da BoaVista SCPC. Já na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 atéabril passado em relação aos 12 meses antecedentes) houve retração4,6%. Na avaliação acumulada no ano, a inadimplência caiu 1,7%. Jáquando comparado o resultado de abril contra o mesmo mês de 2016houve diminuição de 11,5%.

� Até 15 de junho estão abertas as inscrições para a 9ª edição doConcurso Moda Inclusiva, destinado a estudantes de cursos técnicos,universitários e profissionais das áreas de moda e saúde não só doBrasil, mas de todo o mundo. Pelo sitewww.modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/inscricao

Mais 500 máquinasnas capitais

GRAÇAS ao grande sucesso do IFestival Internacional da Imagemrealizado no bairro do Valongo noano passado, Iatã Cannabrava,fotógrafo e idealizador do evento,confirmou a segunda edição dofestival para 4 a 8 de outubro, com oapoio da Prefeitura. O Valongo seránovamente o palco do festival que,aos moldes do ano anterior, ocuparátodo o Centro Histórico e commobiliários urbanos e diversasinstalações, como telões e painéiscom imagens da cidade e outrostemas. Mas antes disso, aexpectativa é que Santos comece aentrar no clima do evento com aabertura de um centro cultural naRua Tuiuti, no Valongo.

Em sua primeira edição, oFestival reuniu mais de 4 milpessoas que ao longo de cinco diaspuderam aproveitar ou apreciar oque havia de melhor na produçãoimagética contemporânea com aparticipação de coletivos

fotográficos em exposições,workshops, palestras e oficinas comfotógrafos de renome, como BobWolfenson e Araquém Alcântara. Osparticipantes puderam ainda fazerimpressões gratuitas de suasfotografias.

A exemplo do ano anterior,instalações do Centro Histórico,como a Casa da Frontaria Azulejada,Cadeia Velha, Museu Pelé e TeatroGuarany, abrigarão os eventos. Osorganizadores pensam também emampliar o acesso dos que pretendemadmirar e fotografar o Porto de

Santos. Trata-se da iniciativa “Portode Vista”, que incluirá subidasmonitoradas com hora marcada aostopos do Museu Pelé e da Bolsa doCafé, que oferecem vista panorâmicado cais.

A programação completa do quevai rolar neste evento deverá serdivulgada pela organização doevento em setembro através de seuscanais oficiais.

Iatã Canabrava: ampliar oacesso dos que pretendem

admirar e fotografar oPorto de Santos

II Festival Internacionalda Imagem vem aí!Eventos serão realizadosem instalações do CentroHistórico de Santos

Duas tradicionais atrações deSantos, o Jardim das Artes e a

Feira de Antiguidades estão cominscrições abertas. Os interessadosem participar como expositoresdevem contatar a Coordenadoria deMuseus e Galerias, da SecretariaMunicipal de Cultura, no 5º andardo Centro de Cultura PatríciaGalvão, na Avenida PinheiroMachado, 48, Vila Mathias. Énecessário residir em Santos,apresentar comprovante deresidência, foto 3X4, documento deidentidade e imagens do material aser exposto.

Reunindo 16 expositores, oprojeto Jardim das Artes ocorre aossábados e domingos, das 10 às 19horas, na Praça Luiz La Scala, juntoao Aquário, na Ponta da Praia, e naAvenida Ana Costa, próximo aoBulevar da Rua Othon Feliciano, noGonzaga. Voltado às artes visuais,

comercializa artigos como quadros,esculturas e fotografias. Já osapreciadores de artigos curiosos decolecionadores podem conferir aFeira de Antiguidades. Ela reúneexpositores que comercializam itenscomo porcelanas, artigos dedecoração e moedas antigas, aossábados, das 10 às 19 horas, naPraça Rotary, no Gonzaga.

Em caso de chuva, as feirasestão sujeitas a cancelamento. Maisinformações pelo telefone (13)3226.8000.

Inscrições abertas aexpositores

Divulgação

Leandro Ayres participa doJardim das Artes

E stá disponível até 15 dejunho a inscrição ao Prêmio

Brasil fotografia 2017,promovido pelo Ministério daCultura e Porto Seguro. Ela égratuita e deve ser feita no sitewww.premiobrasilfotografia.com.brSob curadoria do artista visualCildo Oliveira, o concurso estáem sua 16ª edição. Destinado abrasileiros ou estrangeiros,residentes no Brasil, a premiaçãoeste ano chegará a R$ 180 mil. Aproposta do prêmio não é apenasa fotografia, mas a apresentaçãode ensaios, séries fotográficas eprojetos que elaborem umareflexão, na qual a imagemexplore a diversidade como umespelho da história social eestética sob o olharcontemporâneo.

R$ 180 mil noPrêmio BrasilFotografia

Perspectiva Maio/2017 5

6 Maio/2017 Perspectiva

ConstruçãoLuiz Carlos Ferraz

AAtlântica Hotels já estáequipando e decorando oHotel Park Inn Santos by

Radisson, a bandeira de luxo dogrupo, prevendo início de operaçõespara o final do ano. Oempreendimento foi implantado naAvenida Floriano Peixoto, 241,bairro Pompeia, com as obras civisexecutadas pela parceria entre aSerlam Incorporação e ConstruçãoLtda., Helbor EmpreendimentosS.A. e Construpaiva Com. eEmpreend. Ltda.

O Park Inn Santos by Radissoné classificado como um condo-hotel,com unidades hoteleiras de 24 a 52metros quadrados. Trata-se de umempreendimento que tem a estruturaoperacional de hotel, mas com 100%de unidades autônomas que podemser compradas por investidores,assim como acontece com algumasunidades de apart-hotéis.

O empreendimento compreendeuma torre de 29 andares, com asunidades hoteleiras ocupando 20andares e a cobertura destinada aosespaços de lazer. As vagas deestacionamento estão distribuídasem cinco andares. No térreo estão a

Empreendimento marcaparceria entre a Helbor,Serlam e Construpaiva

Park Inn Santos by Radisson

Santos incrementasetor hoteleiro

entrada principal, o restaurante, bare a cozinha industrial. Já o subsoloconcentra a parte operacional e, alémda fração de garagem, tem as áreas deserviço, acesso de funcionários,refeitório, vestiário, lavandeira,estoque e guarda de materiais.

Em 42 anos de atividades, comfoco em empreendimentosresidenciais e comerciais, este é oprimeiro hotel construído pelaSerlam, disse o engenheiroresponsável pela obra, José AugustoMalta Ferrari Júnior. “Foi um grandedesafio e tudo deu muito certo”,comentou o engenheiro, ao destacarque, em função da grande experiênciada empresa na construção deedifícios, na parte estrutural nãohouve surpresa: “Surpresa mesmofoi na infraestrutura do hotel. Foiuma obra diferente para a Serlam”.

Ele explicou que o principaldiferencial do hotel é ser equipadocom sistemas integrados deautomação – de iluminação,refrigeração e exaustão –, assimcomo de controle de uso de energia ede água. José Augusto Malta FerrariJúnior detalhou, por exemplo, osistema de água quente, que, aocontrário de prédios residenciais oucomerciais, onde a infraestrutura éindividual, no hotel foi implantadauma central a gás para aquecer toda aágua do edifício. “Inclusive, foi

atendida aespecificação doprojeto no sentidode a central tercapacidade paraatender com águaquente metade detodo hotelsimultaneamente”.

José AugustoMalta FerrariJúnior ressaltou adiferenciação deplantas dasunidadeshoteleiras, emfunção do recuoexistente noprédio. Do sextoandar (que é oprimeiro andar deunidades) até o 16ºé uma plantapadrão, com 16unidades porandar. A partir do17º (que é a laje detransição) passa a ter 7 unidades e acontar com quarto para portadorcom deficiência. Os quartos comacessibilidade têm terraço. Nosandares, as únicas unidades comterraço são as do fundo, com vistapara o mar.

Nesta obra, a Serlam teve aoportunidade de fortalecer aindamais a parceria com os tradicionaisfornecedores, utilizando serviços deprofissionais competentes eprodutos de marcas consagradas.

Os serviços de rebaixamento dolençol freático, por exemplo, foramrealizados pela Drenamar Locaçãode Equipamentos. De acordo com odiretor Marcelo Franco, a empresaatua no ramo de locação deequipamentos para rebaixamento dolençol freático desde 1985. “Osequipamentos utilizados registrambaixo consumo de energia”, frisou

Park InnSantos byRadisson:

torre de 29andares, com

unidadeshoteleiras de

24 a 52metros

quadrados

Perspectiva Maio/2017 7

ConstruçãoLuiz Carlos Ferraz

Marcelo.O controle de qualidade do

concreto foi realizado pela TesteEngenharia, do engenheiro FrancoPagani, que atua no mercado desde1964, sendo proprietário do 1ºlaboratório de ensaios de materiaisde Santos.

No mercado há 28 anos, a Sertec– Sistemas de Aquecimentos é aempresa responsável pela instalação

do sistema de água quente do hotel,que consiste em seis aquecedores agás REU-2402 FEC1. Osequipamentos são específicos parafornecimento de água quente eminstalações industriais e comerciais ealimentam dois reservatóriostérmicos de 3.000 litros cada um,fornecidos pela Rinnai Brasil, líderem vendas de aquecedores de água agás, além do sistema de retorno de

água quente.Segundo o diretor engenheiro

Sérgio Luiz Vassão, a Sertec éresponsável pelo aquecimento emmais de 70% dos hotéis da BaixadaSantista. A empresa é autorizada emassistência técnica dos melhoresfabricantes de aquecedores depassagem a gás do mundo, térmicosa gás, lenha, elétrico, solar e tanquesde pressão. A Sertec presta serviçosde manutenção preventiva, atuandoem todo litoral paulista, Vale doRibeira, Grande São Paulo, Camposdo Jordão e Mato Grosso do Sul,atendendo os principais edifícios,motéis, hospitais, clubes, colôniasde férias etc. Os contratos incluemos 7 dias da semana, 24 horas pordia, tendo um técnico sempredisponível para que não haja falta deágua quente.

A Harco Engenharia instalou ainfraestrutura do sistema de arcondicionado do tipo split em todoo empreendimento. Conformesalientou o diretor da Harco,engenheiro Edgard LopesHernandes, no restaurante, aclimatização é central, por ser maisadequada, oferecendo qualidade,umidade, sem correntes de ar ouruídos: “O resultado é maisconforto, tanto na área dos clientes,como na cozinha”. A Harco também

implantou o sistema depressurização das escadarias deemergência e o sistema de extraçãode fumaça nas áreas de circulação depessoas. Os sistemas operam pelosdetectores de fumaça, acionandoautomaticamente os ventiladoresresponsáveis pela injeção de arexterno, assim como os ventiladoresresponsáveis pela extração defumaça. As instalações realizadaspela Harco atendem rigorosamente

as normas vigentes do Corpo deBombeiros ABNT NBR 9077 eInstrução Técnica do Corpo deBombeiros – IT 13/2015.

A Brazilglass forneceu vidroscom elevado desempenho para aobra do Park Inn Santos. Na fachadafoi utilizado vidro de controle solarazul BR721, que possui a tecnologiaLow-e, que garante eficiência térmicaao envelope do edifício, reduzindo,desta forma, o consumo de energiaelétrica – ar condicionado eiluminação artificial –, além deagregar beleza. Também na sacadaforam utilizados os mesmos vidrosda fachada, visando garantir aharmonização de todos oselementos. E nas janelas, oempreendimento recebeu vidrolaminado incolor, agregandoinúmeros benefícios, como a reduçãoda entrada dos ruídos do entorno,segurança e proteção contra aradiação UV.

A fachada também possuirevestimento com produtos daCerâmica Atlas nos formatos 7,5x7,5e 5x10. “Nós desenvolvemos astonalidades das cores de maneirapersonalizada, de acordo com oprojeto arquitetônico”, declarouFernando Ferraz, representante daAtlas na Baixada Santista e Litoral:“A utilização da Cerâmica Atlascombina com o elevado padrão dequalidade e estética doempreendimento”.

Park Inn Santos by Radisson:estrutura operacional dehotel, mas com 100% deunidades autônomas quepodem ser compradas porinvestidores

8 Maio/2017 Perspectiva

Arq & Decor

Para complementar a linha derodapés, a Eucatex lançou no

mercado o Reveste, que possibilitarevestir o rodapé já existente noambiente, sem necessidade deremovê-lo. O acessório cumpreimportante papel estético e funcionacomo uma moldura, que destacatanto o piso quanto a parede. Ésolução para quem quer reformar ourepaginar com mais conforto e semquebra-quebra, e pode ser instaladoem conjunto com os pisos Eucafloorlaminados ou vinílicos.

Rodapé Reveste: opçãoprática para reformar semquebra-quebra

Em harmonia com os pisos Eucafloor

Disponível na cor branca e comfrisos, o Reveste tem 12 cm dealtura, com área de cobertura de 8,4cm, ideal para cobrir rodapéstradicionais que possuem altura deaté 8 cm. Além disso, é produzidoem poliestireno, material 100%reciclável, resistente à água e aoataque de cupins. Mais emwww.eucatex.com.br

Sucesso nas décadas de 30 e 40, orevestimento de ladrilho

hidráulico tem quase 200 anos dehistória e faz cada vez mais sucessoentre os decoradores profissionais eamadores. Elaborado em processo100% artesanal, permite fácilpersonalização do ambiente, pois épossível criar peças únicas, comcombinações de cores inéditas paraserem aplicadas em todos osambientes da casa. O que poucagente sabe é que o ladrilho éproduzido basicamente com umamistura de cimento, pó de mármoree um pigmento que dá cor.

“Embora porosos, os ladrilhossão feitos de cimento e por isso sãomuitos resistentes ao tempo e aouso e necessitam de poucamanutenção. Mas o principaldiferencial é que o processo defabricação não utiliza qualquer tipode queima em fornos. Os ladrilhossão curados dentro da água, daí vemo nome hidráulico”, explica MárcioMatsumoto, gerente técnico deautoconstrução da VotorantimCimentos. Ele recomenda utilizarsomente água e sabão para a limpezado ladrilho, e a cada 15 dias passarcera líquida incolor diluída em água,com um pano úmido.

O assentamento também ésimples, mas deve utilizar argamassabranca para evitar interferência nacor da peça – recomendadaVotomassa ACIII Flexível Branca – ecuidar com o nivelamento do piso ouparede a serem revestidos.

Queridinho nadecoração...

Ladrilho hidráulico: peçasúnicas, cores inéditas

Divulgação

Divulgação

Adotando a tendência depeças gigantes, a ElianeRevestimentos e a

Decortiles lançaram no mercado oporcelanato com até 2,40 metros decomprimento. Os padrões remetemà mármores, painéis artísticos, açocortén e cimentícios.

Segundo o Grupo Eliane, quedetém as marcas ElianeRevestimentos e Decortiles, um deseus compromissos é oferecer aomercado produtos alinhados àsprincipais tendências mundiais dedesign com sustentabilidade,domínio técnico, durabilidade equalidade.

Pioneira na fabricação deporcelanato no país e maiorfabricante nacional de azulejos, aempresa apresentou durante a 15ªExpo Revestir os porcelanatos deformato gigante, em placas queatingem até 1,20 x 2,40 m.

O formato imponente e ousadodos lançamentos aproxima aindamais o revestimento cerâmico doelemento natural, retratando com

perfeição os veios e nuancesatemporais do mármore clássico, atendência industrial dos cimentícios,em grandes painéis artísticos e oefeito estético do tempo sobre asplacas metálicas, com sofisticação ebeleza bruta.

A expertise técnica da empresaem desenvolver soluções inovadorascom tecnologia de ponta permite acriação de um revestimento quepode ser utilizado em fachadas,portas, bancadas de cozinhas, áreasgourmet, banheiros e lavabos, alémde tampos de mesas e mobiliário emgeral.

Medindo 1,00 x 1,00 m, 1,20 x

1,20 m e 1,20 x 2,40 m, osporcelanatos gigantes proporcionamefeito estético natural e contínuo,evitando recortes e junção de muitasplacas para paginar grandesdimensões. Com portfólio queintegra sofisticação e beleza, a

novidade atuacomo umasoluçãosustentável, jáque substitui asmatérias-primasnaturais,possuindomaiorversatilidade deuso e qualidade.

Estes sãoos padrõesdisponíveis emporcelanatos

gigantes da Decortiles: Craft Woods,Craft, Dark Noir e Bronzo. E ospadrões disponíveis emporcelanatos gigantes da Eliane:Óxido, Marmo e Simplicity

Mais em www.decortiles.com.bre www.eliane.com

Para paginar grandesdimensões porcelanatosmedem até 1,20 x 2,40 m

Peçasreproduzemo design de

pedrasclássicas,

placasmetálicas,

painéisartísticos e

cimentícios

Formatos gigantesFotos Divulgação

Perspectiva Maio/2017 9

Turismo & LazerPOR LUIZ CARLOS FERRAZ

[email protected]

Neste Ano Internacional doTurismo Sustentável,

decretado pela ONU, duas entidadesjá se adiantaram e têm planosconjuntos para as estânciaspaulistas: Federação das Empresasde Transportes de Passageiros porFretamento do Estado de São Paulo(Fresp) e Associação das Prefeiturasdas Cidades Estância do Estado deSão Paulo (Aprecesp) firmaramconvênio para promoverem açõesvisando o desenvolvimento doturismo rodoviário nas cidadesestância, como Santos e Guarujá.

Além do apoio mútuo, estáprevista a criação e implementaçãode roteiros diferenciados nasestâncias participantes, além de focoem públicos específicos, comoestudantes e idosos. A acessibilidadetambém está na pauta, permitindopasseios aos turistas comnecessidades especiais. A assinaturado termo já resultou no início de um

estudo conjunto para odesenvolvimento de um prêmiodestinado a estudantes de Turismoque contemplarem em seus projetosde conclusão de curso as estânciasdo Estado de São Paulo e o turismorodoviário.

“Esse tipo de ação enriquece oturismo e fortalece as iniciativassustentáveis, visando odesenvolvimento individualizado dasestâncias do Estado de São Paulo,valorizando as peculiaridades decada uma”, afirma Regina Rocha,diretora executiva da Fresp.

A sustentabilidade está naconcepção das viagens, tanto notrajeto feito coletivamente, viafretamento, quanto nos destinos:estâncias paulistas são cidades comcaracterísticas naturais e culturaisparticulares. No Estado, são 70cidades estância, divididas entrebalneárias (15), climáticas (11),hidrominerais (12) e turísticas (32).

Leandro Ayres

Convênio beneficiacidades litorâneas

Orla deSantos:ações visamo turismorodoviárionas cidadesestância

Esqui na PrimaveraDivulgação

APrimavera traz vida e coresàs paisagens deixadas peloInverno e proporciona um

período excelente para a prática dosesportes de neve na região dos Alpesfranceses. Para aproveitar a estação,a rede Maison & Hotels Sibuetconta com hotéis boutique emquatro badalados destinos de esqui.

Megève, por exemplo, ofereceaos praticantes de esportes mais de440 quilômetros de pista e cerca de100 meios de elevação. Nestedestino, os hotéis Les Fermes deMarie, Mont-Blanc e Lodge Parkapresentam diferentespossibilidades, com pontosestratégicos para a observação dospicos nevados, tratamentos em spa eexperiências gastronômicassurpreendentes.

Flaine é outra estação de esquiconhecida por ser um dos melhoreslocais para se apreciar a vista daMont Blanc, com picos que chegam

Conforto, charme einfraestrutura nos Alpesfranceses

a 2.500 metros de altitude. O local éperfeito para esquiadores de todosos níveis e modalidades e naPrimavera atividades outdoor, comoparaquedismo e kite surf, ganhamespaço. Além disso, arte, música ecultura podem ser apreciados emgalerias, lojas e mesmo ao ar livre.

No ano passado, a Maison &Hotels Sibuet chegou a Flaine com oTerminal Neige-Totem, dotado de 96apartamentos. O hotel oferece a seushóspedes uma loja dedicada ao

esqui, consultoria para experiênciana neve, spa, bar e restaurante.

Em Avoriaz, a estação somacerca de 600 quilômetros espalhadospor suas mais de 290 pistas para aprática de esqui, com cerca de 1.800metros de altitude e a face viradapara o Sul. Apelidada de “paraísodos esquiadores”, está em Avoriaz oHôtel des Dromonts, com 34quartos e restaurantes numaconstrução de estilo vintage ski-inski-out.

Hotel Les Fermes deMarie: em Megève,

no coração dosAlpes franceses

10 Maio/2017 Perspectiva

Adieta da vez é a low carb,que promete perda de pesomediante a redução de

considerável ingestão decarboidratos, principalmente noperíodo noturno, e aumento doconsumo de proteína e gordurasaudável. O emagrecimento acontecejustamente por essa menorquantidade de alimentos, que fazcom que o organismo baixe aprodução de glicemia no períodonoturno. Apesar do aparentebenefício instantâneo, existemcontraindicações, principalmentequando o caso for com diabéticos.De acordo com o médico TheoWebert, pacientes com diabetes quesejam desejam seguir a dieta lowcarb precisam de orientaçãoprofissional e um acompanhamentosistemático.

“A dieta é baseada em altas

Médico faz alerta a pacientes diabéticos

Cuidado coma low carb

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○

quantidades de proteína e gordura epode ser seguida por diabéticos.Porém, eles devem estar com a taxade glicemia controlada econstantemente observada. Atéporque o diabético necessita docarboidrato complexo para ocontrole das taxas”, explica Webert,que atua em nutrologia. Para ele, adieta não extingue o sacarídeo porcompleto; ela reduz em 100 gramaspor dia o consumo desse grupofuncional, sendo este o fatorpreocupante para o diabético.

Em casos da deficiênciaglicêmica, a inclusão de carboidratosno planejamento alimentar dopaciente é obrigatória e essencial.“Quando se pensa em indivíduosdiabéticos, pré-diabéticos ouresistentes à insulina, sabe-se queexistem alguns com desregulaçãoconstante do eixo insulínico. Neste

caso, a low carb é contraindicada”,enfatiza o especialista.

Alimentos de carboidratoscomplexos, como mandioca, batata-doce, inhame, entre outros, ajudamna regulação da taxa glicêmica. “Elessão metabolizados lentamente,liberando glicose de forma gradativapara o sangue. Devido à quebra demoléculas progressivas, o pacientepode sentir saciedade, minimizandoa eliminação de insulina apósrefeições”, diz, ao acrescentar:“Cada paciente possuicaracterísticas individuais. Portanto,sempre o melhor caminho é procuraruma orientação especializada, atémesmo para que os resultados sejammelhores e não haja algum tipo derisco para o paciente”.

Melhor caminho éprocurar orientação

especializada

Quando alguémvê um homem

com o corpo sarado– estilo Superman –logo pensa o quantoele deve ter malhadopara chegar naperformance. Nemsempre! Narealidade, a preguiçade malhar e a“afobação davaidade” têm levado muitos homensa recorrerem à tecnologia damedicina para alcançar os contornosdos sonhos. Silicone não é maiscoisa somente de mulheres. Muitosrapazes não contam, mas já aderiramà cirurgia plástica.

“Eles estão aprendendo a não termedo de agulhas e de preconceitosda sociedade quanto a ser vaidosos.Estão aderindo à prótese de siliconepara aumentar o peitoral, apanturrilha e os glúteos”, afirmaArnaldo Korn, diretor do CentroNacional – Cirurgia Plástica. Averdade é que, além da preguiça,entrar numa academia e ver osresultados logo é complicado. Oprocesso é demorado demais para apressa masculina.

“Muitos reclamam que não

Korn: para ganharmassa muscular emodelar o corpo

Tão siliconados...Divulgação

Divulgação

PARVOVIROSE é uma enfermidadecausada por um vírus contagioso eafeta, principalmente, os filhotes.Animais adultos também podem serafetados se não forem vacinados.Não é transmitida a seres humanos,pois é uma doença exclusiva de cães(canídeos). Seus sintomas podem serfebre, depressão, perda do apetite,vômitos, diarreia hemorrágica,desidratação, choque e morte.

A severidade da doença podevariar desde uma infecção inaparenteaté sintomas severos e levar a óbito. Omúsculo cardíaco pode ser afetado, oque é um dos maiores motivos da mortedo pet com essa doença.

A transmissão ocorre pelas fezesde cães contaminados. O vírus podeser transportado nas patas, nos pelos,por gaiolas infectadas, pneus de carro,calçados ou pela mão humana. Como o

As famíliasbrasileirasestão cada

vez maisdiferentes eisso

influencia o animal de estimaçãoque se tem em casa. Além de cães egatos, as pessoas estão adotandooutras espécies, como chinchilas,

Unindo o mundo animal e agastronomia com muita diversão, aVirada Aunimal promoveu maisuma edição, após o sucesso doevento no começo do ano. Destavez, o festival aconteceu em maiono Shopping Iguatemi Alphaville,na capital, reunindo gastronomiapet, lazer, brincadeiras e foodtrucks, para cão e dono!

A iGUi acaba de lançar umproduto inédito no Brasil, acobertura de piscinas automatizadaLevita. Principalmente para quetem crianças em casa, mas tambémpara pets, o Levita é indispensávelpara quem deseja uma vidatranquila. O produto cobretotalmente a superfície da água epode aguentar até 50 quilos.

O que é?

A família cresce...

A partir desta edição o Perspectiva abre espaço para falar denossos muito mais que amigos, cada vez mais reconhecidos como

nossa família, num bate papo, um “papo pet” aberto com omédico veterinário dr. Eduardo Ribeiro Filetti. Bem-vindos!

iguanas, salamandras, cobras...Para ajudar a entender melhorsobre a necessidade de cada umdesses bichos é necessárioconsultar um médico veterinárioespecialista em animais silvestres.Pesquisas canadenses apontam quequem tem um animal doméstico emcasa tem menos chance de sofrerum infarto agudo do miocárdio.

Divulgação

vírus é muito resistente, ele podepermanecer viável no meio ambientepor meses e na terra por mais tempo.

O reconhecimento precoce dossintomas e o tratamento imediato podeser a diferença entre a sobrevivência ea morte do cão. O tratamento objetivalevantar a resistência, fortalecer oorganismo e evitar a desidratação. Masé importante manter a defesa do próprioorganismo.

As vacinas de boa qualidade são oúnico método de proteção para seu cão.Mas se ele já está com a doença nãoadianta vaciná-lo. O esquema devacinação para a parvovirose começacom 42 e 60 dias de idade e mais trêsreforços posteriores.

Se seu cão está em tratamentopara a parvovirose, siga estasorientações: corte a água, administresoro lentamente, traga-o para o retornona clínica e só ofereça comida quandofor indicado.

Divulgação

Clínica Filetti, emSantos, dos manosveterinários Eduardo eCelso Ribeiro Filetti,participou de ação daZoetis, para divulgarprodutos e serviçosque visam dar bem-estar ao pet.

E studos mostram que as reservasde energia (ATP) podem

decrescer de 60% a 70% duranteexercícios exaustivos e podem levarmais de 72 horas para seremadequadamente repostas. Pensandonisso, a Naiak, que desenvolvesuplementos alimentares ricos emvitaminas e sais minerais, criou o D-Ribose. Trata-se de repositorenergético de rápida absorção, queacelera as reservas de energia docorpo pré e pós-treino, contribui para amelhora do desempenho físico eminimiza a fadiga. Com o uso de D-Ribose, o tempo de reposição deenergia cai de 72 para 12 horas. Adose recomendada é de 5g antes doexercício físico. Para potencializar oresultado, pode-se utilizar umasegunda dose após a realização domesmo. “A ribose ou d-ribose é umcarboidrato simples encontrado emalimentos, como brócolis e espinafre,que integram a formação de uma sériede estruturas químicas do corpo epreservam os níveis de energiacelular, gerando mais pique para o diaa dia”, explica Romy Torkarski, CEOe farmacêutica de Naiak.

conseguem ganhar massamuscular nessas regiões docorpo, como o tórax, epor esse motivo optam

pelo implante nopeitoral que deixa comaspecto de músculos

muito bem definidos”, explica. Alémdo tórax, outras cirurgias plásticasmais solicitadas por eles sãopanturrilha e glúteos. Napanturrilha, o implante age tambémpara a correção de pernas finas echega a ter 10 tamanhos diferentesde prótese de silicone. E no glúteo,serve para tornear e remodelar oscontornos.

Esse tipo de cirurgia só deve serfeita após os 18 anos, pois é a partirdessa idade que a parte hormonal dohomem está equilibrada, asestruturas ósteomusculares e a peleestão desenvolvidas. Ela é feita pormeio de uma incisão na pele e aprótese é colocada por baixo domúsculo, exigindo anestesiaperidural ou geral e depois de 24horas o paciente recebe alta.

Suplementoempodera ostreinos

Perspectiva Maio/2017 11

Gente & Fatos POR SANDRA NETTO

www.blogcomsandranetto.blogspot.com.brsandranetto@jornalperspectiva.com.br

� Proprietários de jornais eveículos eletrônicos filiados àAssociação de Jornais do Interiordo Estado de São Paulo (Adjori-SP) promovem o 37º Congressoda entidade, de 23 a 25 de junho,no Hotel Fazenda Fonte ColinaVerde, na Estância de São Pedro,no interior do Estado.

� Instituto de Metais NãoFerrosos (ICZ) abriu inscriçõesaté 23 de junho para a 3ª ediçãodo Prêmio Brasil Galvanizado,que homenageará os melhoresprojetos brasileiros queutilizaram aço galvanizado nosúltimos dois anos.

� Com o slogan “O Mundo éMix”, a 7ª edição do Villa MixFestival acontecerá dias 1º e 2 dejulho no estacionamento doEstádio Serra Dourada, emGoiânia. Muitas atrações, comoos anfitriões Jorge e Mateus.

� “Areias do Mundo”,idealizada por ChristineBourotte, do Instituto deGeociências (IGc) da USP, reúneaté 29 de julho no Parque deCiência e Tecnologia da USP, emSampa, amostras de areias devárias regiões, como Egito,Japão, México, Antártida. DoBrasil há sedimentos dos LençóisMaranhenses e litoral paulista.

� 9ª Bienal de Tango agitaráFlorianópolis, de 7 a 10 de junho,com workshops e bailes nocentro de convenções doMajestic Palace Hotel eespetáculos no Teatro AdemirRosa.

� Com obras esculpidas,marteladas e soldadas em chapade latão e prata com banhos deouro e ródio no acabamento, opremiado designer MarivaldoPimentel expõe “Mar e MataAtlântica”, de 1º a 30 de junhono Shopping Parque Balneário,no Gonzaga, em Santos.

� Para marcar o encerramentodas comemorações do CentenárioMariano, o reverendo LeandroAntunes, OSB, da IgrejaAnglicana de Santos, estáformando um grupo deperegrinos a Santuários emPortugal, Espanha e França.Programado para a segundaquinzena de novembro de 2018, oroteiro inclui, além de Fátima,Santiago de Compostela,Lourdes, Tours, Lisieux e Paris.Informações pelo [email protected],telefone/ WhatsApp (13)99678.5108.

Claudemir Peres,gerente do ComplexoIndustrial da Oxiteno,

é o presidente doComitê de Fomento

Industrial do Polo doGrande ABC, o Cofip

ABC, 2017-2018: umadas metas é tornar oPolo referência em

gestão industrial comfoco em segurança,

saúde, meioambiente e

confiabilidade dasoperações.

Leide Takahashi:gerente de projetosambientais daFundação GrupoBoticário deProteção à Naturezarepresentou ainstituição, que foiagraciada com oTroféu EmpresaAmiga do Meio

Ambiente, durante o XVII Congresso Brasileiro do MinistérioPúblico de Meio Ambiente, iniciativa da Associação Brasileira dosMembros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Christiana Marques

Segatto Santos promoveu sugestivo happy hour emabril, com degustação de vinhos e comidinhas,inteligente networking para trocar ideias e fomentarnegócios com arquitetos parceiros e amigos.

Viviane Catelan, Cláudia Viana, Frederico Marins e Katia Dolabella

Segatto anima parceiros

Guilherme Avenia, Evelise Telles, Kity Achilles e Luana Segatto

Fotos Sandra Netto

Divulgação

Com Alda,Reverendo

LeandroAntunes

Campos e ojornalista

Luiz CarlosFerraz:

gratidão pelaacolhida nolançamento

de “Juntos no Caminho de Santiago”, na Igreja Anglicana deSantos – agora focada nas comemorações do centenário de

sagração, em 2018. Buen Camino!

Bruno Scarpa

12 Maio/2017 Perspectiva

BRUNO SCARPA

Mesa Litoral

O Breja’s Store de Santosabriu suas portas em maio

com quatro torneiras de chopp emais de 50 diferentes rótulos,com opções para apreciar nolocal ou levar para casa. Noformato de um quiosque, noandar térreo do The Blue OficceMall, na Vila Mathias, o Breja’sStore aposta nas cervejasespeciais produzidas no país.“Temos grandes mestrescervejeiros que precisam deincentivo, ainda existem poucospontos de vendas fora do eixoRio-São Paulo”, afirma Lu Villar,sócia-proprietária do Breja’sStore. Um dos entraves na maioroferta de marcas nacionais é adificuldade dos microcervejeirosconseguirem o registro noMinistério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento.

Especiais noBreja’s Storeem Santos

Sob o comando de Reginaldo esua esposa Suzana, o MaibanSushi foi um dos primeiros

restaurantes japoneses de Guarujá.Hoje, o Maiban comemora 20 anosde tradição, tendo como principalconceito fazer os clientes sesentirem em casa, à vontade,oferecendo um atendimento bemdescontraído e diferenciado.

Quem for ao Maiban encontraráos mais diversos tipos de sushis,combinados, rodízio e o famosofestival para duas pessoas, queinclui diversos cortes eespecialidades da culinária japonesa

Sushi detradição

nasfamosasbarcaspara oclientepodersedeliciar com o máximo conforto.

A casa também dispõe de umagrande variedade de temaki e hotholl. O ceviche também é bastanteapreciado pelos frequentadores.Dentre os temakis o preferido pelopúblico sem dúvida é o Filadélfia.Outro prato bem suculento da casa éo carpaccio.

O Maiban possui uma grandevariedade em seu cardápio e tambémcontempla uma gama de pratosquentes para quem não gosta muitode comida crua. Dentre eles,destaque para o yakissoba e otempurá.

Já na parte de bebidas merecematenção as tradicionais saqueritas e

caipirinhas.Os amantesde docespoderãodegustar ofamoso petitgateau, orolinhoprimaveradoce e otempurá desorvete.

OMaiban Sushi fica localizado à RuaRio de Janeiro, 263, em Guarujá, epode ser visitado de segunda asegunda, a partir das 19 horas,permanecendo aberto até o últimocliente. Na internet pode serencontrado no Facebook/MaibanSushi do Guarujá e através do sitewww.maiban.com.br

Combinados, rodízio e ofamoso festival para duaspessoas...

Maibancomemora20 anos deatuação emGuarujá

Bruno Scarpa