cap.1 - o psicógrafo - missionarios da luz

12
Missionários da Luz III livro da Coleção A vida no mundo espiritual Pelo Espirito André Luiz Francisco Candido Xavier Estudo por Patrícia Farias Dubai, 17-11-2014

Upload: patricia-farias

Post on 03-Jul-2015

143 views

Category:

Spiritual


3 download

DESCRIPTION

GECD - Grupo de Estudos das Obras de Andre Luiz

TRANSCRIPT

Page 1: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

Missionários da LuzIII livro da Coleção

A vida no mundo espiritual

Pelo Espirito André Luiz

Francisco Candido Xavier

Estudo por Patrícia Farias

Dubai, 17-11-2014

Page 2: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

http://espacodespertar.blogspot.com 2

Sinopse

20 capítulos; Autor: Espírito ANDRÉ LUIZ (pseudônimo espiritual de um consagrado médico que exerceu a Medicina no Rio de Janeiro)Psicografia: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER (concluída em Fev/1944)Edições: Primeira edição em 1945, pela Federação Espírita Brasileira(Rio de Janeiro/RJ)

Page 3: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

http://espacodespertar.blogspot.com 3

Sinopse

Conteúdo Doutrinário: Essa obra descreve vários processos mediúnicos e como se desenvolvem as providências do planoespiritual, antes, durante e após as reuniõesmediúnicas. Nelas, são pormenorizados atendimentosa encarnados e desencarnados, sobressaindopreciosos ensinamentos.Há descrição da sublimidade da reencarnação de um espírito, a partir da obra-prima que é a fecundação.

Raramente se encontrará na literatura espírita fonteigual de ensinamentos sobre a programação da existência terrena, que afinal de contas, não passa de uma etapa da bênção maior que é a vida!

Page 4: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

http://espacodespertar.blogspot.com 4

Sinopse

ANDRÉ LUIZ - é o Autor Espiritual. Informa, ao fim do livro "NOSSO LAR" (o primeiro de suasérie), que recebeu a comenda de "Cidadão de Nosso Lar". (André Luiz é um exemplo dignificante de autoreforma).

Instrutor ALEXANDRE (d) - 1/11 - Espírito de "elevadas funções" no "NOSSO LAR”, de profunda sabedoria e bondade.

- Na obra "OS MENSAGEIROS", reporta vários aprendizados que alcançoujunto à equipe de auxiliares-aprendizes, no "Centro de Mensageiros", quando, após estágio e uma viagem à Crosta, teve oportunidade de pôr emprática as lições recebidas. - Agora, com "MISSIONÁRIOS DA LUZ", A.Luizaprimora os conhecimentos já auferidos, estagiando com o InstrutorALEXANDRE num recinto terrestre, onde se desenrolam inúmeras atividadesmediúnicas.

Page 5: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

Cap I• O Psicógrafo

É detalhada a participação de Espíritos protetores na reuniãomediúnica, particularmente quanto à psicografia, cujosmecanismos psicossomáticos são detalhados. Muito útil aosmédiuns psicógrafos.

PSICÓGRAFO:(Do grego psiké, borboleta, alma, e - graphô,

escrevo.) Aquele que faz psicografia; médium escrevente.

PSICOGRAFIA:Escrita dos Espíritos pela mão de um médium.

MÉDIUNS ESCREVENTES OU PSICÓGRAFOS:os que têm a faculdade de escrever por si mesmos sob a

influência dos Espíritos.

Page 6: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

http://espacodespertar.blogspot.com 6

Cap I

“Em torno das zonas de acesso (ao Centro Espírita) postavam-se corpos de guarda e compreendi, pelo vozerio do exterior, que também ali a entrada dos desencarnados obedecia a controle significativo.”

“Grande assembleia de almas sofredoras. Público extenso e necessitado.” “Grande número de cooperadores velavam atentos.”

“Dentre as dezenas de cadeiras, dispostas em filas, somente dezoitopermaneciam ocupadas por pessoas terrestres, autênticas. As demais (cadeiras) atendiam à massa invisível aos olhos comuns do plano físico.”

“E enquanto o devotado mentor falava com o coração nas palavras, os dezoito companheiros encarnados demoravam-se em rigorosa concentração do pensamento, elevado a objetivos

altos e puros.”

“Reparei que fios luminosos dividiam os assistentes da região espiritual em

turmas diferentes.Cada grupo exibia características

próprias.”

“Cada qual

emitia raios

luminosos,

muito

diferentes

entre si, na

intensidade e

na cor.”

Page 7: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

http://espacodespertar.blogspot.com 7

Cap I

“Em certo ponto, despejavaelementos vitais, à maneira de fonte miraculosa, com origemnos corações e nos cérebroshumanos que aí se reuniam. As energias dos encarnadoscasavam-se aos fluidos vigorososdos trabalhadores de nossoplano de ação, congregados emvasto número, formandoprecioso armazém de benefíciospara os infelizes, extremamenteapegados ainda às sensaçõesfisiológicas..

Alexandre: “- Temos SEIS comunicantes prováveis, mas na presente reunião

somente UM médium (dos 18) compareceu em condições de atender.”

Page 8: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

http://espacodespertar.blogspot.com 8

Cap I

– Preliminarmente, devemos reconhecer que, nos serviçosmediúnicos, preponderam os fatores morais. Neste momento, o médium, para ser fiel ao mandato superior, necessita clareza e serenidade, como o espelho cristalino dum lago.

– Este irmão não é um simples aparelho. É um Espírito quedeve ser tão livre quanto o nosso e que, a fim de se prestar ao intercâmbio desejado, precisa renunciar a simesmo, com Abnegação e humildade, primeiros fatoresna obtenção de acesso à permuta com as regiõesmais elevadas.

Necessita calar, para que outros falem; dar de si próprio, para que outros recebam.

MEDIUM

“Sem essa compreensão consciente do espírito de serviço, não poderia atender

aos propósitos edificantes”.

Page 9: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

Cap I

– Observe. Estamos diante do psicógrafocomum. Antes do trabalho a que se submete, neste momento, nossosauxiliares já lhe prepararam as possibilidades para que não se lheperturbe a saúde física. A transmissão da mensagem não será simplesmente“tomar a mão”.

Meu poder de apreensão visual superara os raios X, com característicasmuito mais aperfeiçoadas. As glândulas do rapaz transformaram-se emnúcleos luminosos, à guisa de perfeitas oficinas elétricas.

Page 10: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

Cap I

No exercício mediúnico de qualquer modalidade, a epífise desempenha o papel mais importante. Através de suas forças equilibradas, a mente humanaintensifica o poder de emissão e recepção de raios peculiares à nossa esfera. Énela, na epífise, que reside o sentido novo dos homens; entretanto, na grandemaioria deles, a potência divina dorme embrionária.

Page 11: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

Cap I

Transmitir mensagens de uma esfera para outra, no serviço de edificação humana – continuou –, demanda esforço, boa vontade, cooperação e propósito consistente. É natural que o treinamento e a colaboração espontânea do médium facilitem o trabalho; entretanto, de qualquer modo, o serviço não é automático… Requer muita compreensão, oportunidade e consciência.

Muito antes da reunião que se efetua, o servidor já foi objeto de nossa atençãoespecial, para que os pensamentosgrosseiros não lhe pesem no campo íntimo. Foi convenientementeambientado e, ao sentar-se aqui, foiassistido por vários operadores de nossoplano.

Page 12: Cap.1 - O Psicógrafo - Missionarios da Luz

Cap I

Acenou para um dos seis comunicantes. O mensageiro aproximou-se contente. – Calixto – falou Alexandre, em tom grave –, temos seisamigos para o intercâmbio; todavia, as possibilidades são reduzidas.Escreverá apenas você. Tome seu lugar. Recorde sua missãoconsoladora e nada de particularismos pessoais. A oportunidade élimitadíssima e devemos considerar o interesse de todos.

Calixto mostrava enorme alegria no semblantefeliz de servo que se regozija com as bênçãosdo trabalho e, dando sinais de profundagratidão ao Senhor, começou a escrever, apossando-se do braço do companheiro e iniciando o serviço com as belas palavras:

– A paz de Jesus seja convosco!