cap. 22

25
Profº Luiz Staut Mollusca e Annelida

Upload: luiz-carlos-staut

Post on 21-May-2015

3.618 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cap. 22

Profº Luiz Staut

Mollusca e Annelida

Page 2: Cap. 22

Filo Mollusca possui representantes no mar, na água doce e na terra, sendo mais de 100.000 espécies vivas.

Possuem essa denominação por terem corpo mole.

Ex. os caracóis e as lesmas (gastrópodes), as ostras (bivalves) e os polvos e lulas (cefalópodes).

Filo Mollusca

Page 3: Cap. 22

ESTRUTURA CORPORALCabeça: Contêm gânglios nervosos associados a órgãos dos sentidos por vezes complexos. A boca apresenta uma rádula, membrana sobre a qual se dispõem filas de dentes córneos virados para trás, que funciona como um raspador para retirar alimentos;Pé ventral: Órgão musculoso utilizado na locomoção, captura de presas, natação, etc., pelo que pode ser extremamente modificado; Massa visceral dorsal: Concentra a maioria dos sistemas (digestivo, excretor, reprodutor, etc.); Manto: Prega de tecido da parede dorsal do corpo que recobre a massa visceral e contém glândulas que segregam a concha. O manto delimita uma cavidade, do manto ou paleal, onde se localizam os órgãos respiratórios; Cavidade do manto (palial): espaço entre o corpo e o manto.

Caracterização

Page 4: Cap. 22
Page 5: Cap. 22

SIMETRIAOs moluscos possuem simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha, podendo ela ser interna ou externa.

DIGESTÃOCompleto, com boca e ânus, e com órgãos diferenciados (faringe, esófago, estômago, intestino e glândulas digestivas anexas).

Page 6: Cap. 22

CIRCULAÇÃOExceto nos cefalópodes, o sistema circulatório é aberto, ou seja, parte do trajeto do sangue é feito fora de vasos sanguíneos, em espaços designados lacunas, o que para animais de movimento lento será suficiente. O coração localiza-se dorsalmente.

EXCREÇÃOA excreção é feita por metanefrídios.

Page 7: Cap. 22

SISTEMA NERVOSOÉ do tipo ganglionar.

ALIMENTAÇÃOA alimentação dos moluscos é variada: podem ser herbívoros ou carnívoros.

REPRODUÇÃOPodem ser hermafroditas ou dióicos, a fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.

Page 8: Cap. 22

Existem dez classes de moluscos, oito que ainda vivem e duas que só são conhecidas através de fósseis.

Classes

Page 9: Cap. 22

A maior classe de moluscos, cerca de 40 mil espécies viventes; marinhos, de água doce e terrestres;Apresentam uma única concha e seu corpo é mole, mas apresenta uma forte musculatura que o ajuda a se locomover. Seu sistema digestivo é bem desenvolvido e apresentam um par de tentáculos na cabeça com olhos nas pontas. A boca apresenta uma mandíbula e a rádula usada para ralar o alimento, seu pulmão é em forma de câmara. São exemplos de gastrópodes a lesmas, o caracol e o caramujo.

Classe Gastropoda

Page 10: Cap. 22
Page 11: Cap. 22

Classe BivalviaApresentam duas valvas interligadas por fortes músculos formando a sua concha, seu corpo mole fica protegido no interior destas valvas. Não apresentam cabeça e seu pé se expande para fora ou se recolhe completamente quando ele se fecha. São chamados de animais filtradores, já que retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula entre as suas brânquias. São exemplos mariscos, lepas e ostras.

Page 12: Cap. 22

Classe CephalopodaO aspecto de seu corpo justifica seu nome, os pés na cabeça. Apresenta uma concha interna no interior do corpo. A massa visceral é na realidade a cabeça e os pés são modificados em tentáculos. Estes animais se locomovem auxiliados pelo movimento da água que passa por um tubo ou sifão que fica junto à cabeça. São carnívoros e a sua respiração é branquial. Apresentam ventosas para fixação nos tentáculos. São exemplos o polvo, a lula, o Nautilus e o Argonauta.

Capacidade de camuflagem, presença de uma glândula de tinta.

Page 13: Cap. 22
Page 14: Cap. 22

Filo AnnelidaOs anelídeos possuem o corpo segmentado (metamerizado) em anéis. São triblásticos, celomados, protostômios e possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus. Existem cerca de 15 mil espécies descritas. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. Os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas.

Page 15: Cap. 22

TEGUMENTOFormado por uma cutícula externa secretada pela epiderme, que é rica em glândulas produtoras de muco. Na região subcutânea existem terminações nervosas. Possuem um sistema de músculos longitudinais.

DIGESTÃOO sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular. É bastante especializado pois existe uma grande variedade de dietas. Presença de estruturas que aumentam a superfície de absorção do intestino: os cecos intestinais e o tissofole.

Caracterização

Page 16: Cap. 22

EXCREÇÃO

O sistema excretor é formado por metanefrídios. Cada segmento do corpo possui um par de nefrídios. Os metanefrídio são comuns em animais de simetria bilateral que não precisam conservar água.

Page 17: Cap. 22

CIRCULAÇÃO

A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal e um ventral, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações.

Page 18: Cap. 22

RESPIRAÇÃO

A respiração é do tipo cutânea ou tegumentar, mas em alguns representantes marinhos ela é branquial. Na respiração cutânea ou tegumentar as trocas gasosas são feitas por difusão.

Page 19: Cap. 22

SISTMA NERVOSO

É do tipo ganglionar, formado por vários gânglios conectados por um cordão nervoso, chamado periesofagiano.

Page 20: Cap. 22
Page 21: Cap. 22

REPROUÇÃO

As formas de reprodução variam muito entre as espécies. Podem ser monóicos ou dióicos, com desenvolvimento direto ou indireto e com fecundação cruzada. Pode ocorrer reprodução assexuada por esquizogênese.

Page 22: Cap. 22

Oligochaeta: apresentam corpo cilíndrico, com poucas cerdas. São hermafroditas, com fecundação externa e desenvolvimento direto. Possuem uma estrutura chamada clitelo, que é uma região espessa da epiderme, local onde ocorre o desenvolvimento embrionário. Os músculos são reforçados por lamelas de colágeno. Os representantes mais conhecidos desta classe são as minhocas.

Classes

Page 23: Cap. 22

Polichaeta: Anelídeos que possuem muitas cerdas, localizadas em projeções laterais do corpo (parapódios), normalmente existe um par por segmento. São animais marinhos, normalmente dióicos e com desenvolvimento indireto, com fases larvais.

Page 24: Cap. 22

Hirudinea: Animais desprovidos de cerdas, possuem uma ventosa ao redor da boca e na parte posterior do corpo. São hermafroditas, fazem fecundação cruzada e têm desenvolvimento direto. Um exemplo de representante dessa classe são as sanguessugas.

Page 25: Cap. 22

Fim