cantar janeiras nl 20131210

7
EPEMP © Porto Editora Cultura e História de Portugal Ficha Informativa Cantar as janeiras As celebrações do Natal só acabam oficialmente no Dia de Reis e não é, portanto, surpreendente que a festa pagã que celebra a chegada de um novo ano se misture com as celebrações do nascimento de Jesus. No Norte de Portugal, desde tempos muito antigos que, no período entre o Natal e o Ano Novo, um grupo de pessoas se junta para ir, de casa em casa, anunciar o nascimento de Jesus e fazer votos de bom ano novo. Geralmente as pessoas levam consigo instrumentos tradicionais para poderem tocar e cantar em frente das casas dos seus vizinhos, amigos e familiares. Quando terminam, os donos da casa convidam-nos para entrar e petiscar o que sobrou da ceia de Natal em agradecimento pelo espetáculo que proporcionaram. Hoje em dia, em vez das sobras ou restos, os donos da casa oferecem chocolates e até dinheiro. Esta tradição chama-se “cantar as janeiras.” Nas grandes cidades, a tradição de cantar as janeiras ainda se mantém, como se pode ver pelas fotografias expostas no site da Junta de Freguesia de Corroios ou pela reportagem da Câmara Municipal de Cascais do cantar das janeiras de 2013. [1] Ilustração alusiva ao cantar das janeiras. Quadras das janeiras O reportório de um grupo de cantores de janeiras é bastante simples. Geralmente as letras das canções são poemas de quatro versos e daí se cha- marem quadras. As rimas são simples, habitualmente apenas dois versos rimam, o segundo e o quarto. Quando os autores das letras conhecem as pessoas para quem irão cantar, escrevem quadras em que incluem os seus nomes ou fazem referência a acon- tecimentos ou situações diretamente relacionados com os seus ouvintes. Neste portal podes ler alguns exemplos de quadras escritas por cantadores de janei- ras do município da Lousada. Apresentamos ao lado dois exemplos de qua- dras retiradas desse portal que ilustram o que foi referido. Na primeira quadra, há uma referência direta aos donos da casa que inclui uma homenagem e um elogio e na segunda, uma referência à terra natal dos cantores e ouvintes. Para ler mais exemplos de quadras usadas por cantadores de janeiras consulta o reportório do Grupo Coral da Paróquia de Carreço. Saber mais Esta casa é bem alta, Janelas de vidros tem. Viva o senhor Joaquim E a sua senhora também. Eu gostei sempre de ti ó minha terra amada quem disser mal de ti Não diga que é de Lousada. Quadras populares de Lousada Glossário pagã: relativa à crença em vários deuses petiscar: comer várias coisas pequenas ou em pequenas quantidades reportório: conjunto de canções da autoria de um músico, associação artística, etc. versos: linhas de um poema ouvintes: pessoas que ouvem (geralmente um programa de rádio ou podcast) ilustram: demonstram

Upload: matria7

Post on 23-Oct-2015

35 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

Cantar as janeirasAs celebrações do Natal só acabam oficialmente no Dia de Reis e não é, portanto, surpreendente

que a festa pagã que celebra a chegada de um novo ano se misture com as celebrações do nascimento de Jesus.

No Norte de Portugal, desde tempos muito antigos que, no período entre o Natal e o Ano Novo, um grupo de pessoas se junta para ir, de casa em casa, anunciar o nascimento de Jesus e fazer votos de bom ano novo. Geralmente as pessoas levam consigo instrumentos tradicionais para poderem tocar e cantar em frente das casas dos seus vizinhos, amigos e familiares. Quando terminam, os donos da casa convidam-nos para entrar e petiscar o que sobrou da ceia de Natal em agradecimento pelo espetáculo que proporcionaram. Hoje em dia, em vez das sobras ou restos, os donos da casa oferecem chocolates e até dinheiro. Esta tradição chama-se “cantar as janeiras.”

Nas grandes cidades, a tradição de cantar as janeiras ainda se mantém, como se pode ver pelas fotografias expostas no site da Junta de Freguesia de Corroios ou pela reportagem da Câmara Municipal de Cascais do cantar das janeiras de 2013.

[1] Ilustração alusiva ao cantar das janeiras.

Quadras das janeirasO reportório de um grupo de cantores de janeiras é bastante simples.

Geralmente as letras das canções são poemas de quatro versos e daí se cha-marem quadras. As rimas são simples, habitualmente apenas dois versos rimam, o segundo e o quarto.

Quando os autores das letras conhecem as pessoas para quem irão cantar, escrevem quadras em que incluem os seus nomes ou fazem referência a acon-tecimentos ou situações diretamente relacionados com os seus ouvintes. Neste portal podes ler alguns exemplos de quadras escritas por cantadores de janei-ras do município da Lousada. Apresentamos ao lado dois exemplos de qua-dras retiradas desse portal que ilustram o que foi referido. Na primeira quadra, há uma referência direta aos donos da casa que inclui uma homenagem e um elogio e na segunda, uma referência à terra natal dos cantores e ouvintes.

Para ler mais exemplos de quadras usadas por cantadores de janeiras consulta o reportório do Grupo Coral da Paróquia de Carreço.

Saber mais

Esta casa é bem alta, Janelas de vidros tem. Viva o senhor Joaquim E a sua senhora também.

Eu gostei sempre de ti ó minha terra amada quem disser mal de ti Não diga que é de Lousada.

Quadras populares de Lousada

Glossário

pagã: relativa à crença em vários deusespetiscar: comer várias coisas pequenas ou em pequenas quantidadesreportório: conjunto de canções da autoria de um músico, associação artística, etc.

versos: linhas de um poemaouvintes: pessoas que ouvem (geralmente um programa de rádio ou podcast)ilustram: demonstram

Page 2: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

Celebrações de Ano NovoTodas as pessoas gostam de celebrar o início de um novo ciclo na sua

vida, mas nem todas o fazem na mesma altura ou da mesma maneira. Em 47 a. C., Júlio César decidiu que o ano novo deveria ser festejado no

primeiro dia do mês de janeiro. Este mês era dedicado ao Deus Jano e é daí que vem a palavra “janeiro”. Jano era o deus que protegia as entradas das casas ou portões e tinha duas caras: uma virada para a frente, para ver o futuro, e outra virada para trás para ver o passado.

A tradição de celebrar o ano novo a 1 de janeiro manteve-se no calendário definido pelo Papa Gregório XIII que ficou conhecido como calendário gregoriano. A grande maioria dos países católicos europeus, incluindo

Portugal, adotou o calendário gregoriano em 1582. Hoje em dia, a maior parte dos países rege-se por este calendário solar que reformulou o calendário juliano.

Na passagem do ano celebramos um novo início e as festas são, por isso, sempre alegres. Muitas culturas acreditam que se devem afastar os espíritos maus fazendo muito barulho. Os chineses inventaram o fogo de artifício com este objetivo e a tradição de mandar foguetes ou realizar espetáculos de fogo de artifício nas primeiras horas do novo ano ou em outras ocasiões festivas estendeu-se a outras culturas e países. Em Portugal, o fogo de artifício faz parte das comemorações da passagem de ano.

Na zona de Lisboa, na noite de fim de ano as pessoas vão para a rua fazer barulho batendo em tachos e panelas. Mas também há pessoas que, apesar do frio que se faz sentir nessa altura do ano, gostam de ir tomar um banho de mar no primeiro dia do ano.

Outra tradição que os portugueses gostam de manter viva na noite de fim de ano é a de comer doze passas. Supostamente, devíamos comer as passas ao mesmo ritmo das doze badaladas da meia-noite pensando num desejo que gostaríamos de ver realizado no ano que vai começar. Como a grande maioria das casas portuguesas não tem relógios de parede que assinalem as horas, cada um come as doze passas como mais lhe agrada.

Há uma canção de José Afonso que começa com o seguinte verso: “Vamos cantar as janeiras” e por isso muitas pessoas associam esta canção à tradição de ano novo. No entanto, como muitas outras canções deste músico, esta é uma canção de protesto con-tra as injustiças sociais que existiam em Portugal durante o tempo da ditadura do Estado Novo.

Esta canção chama-se “Natal dos Simples” e deu título ao EP (do inglês extended play, gravação longa para ser considerada um single e muito curta para ser classificada como um álbum) editado em 1968.

Curiosidades

[2] Capa do EP Natal dos Simples.

Aprende mais sobre a Música portuguesa: consulta o manual Cultura e História de Portugal, vol.1 – pp. 19-24; vol.2 – pp. 16-20.

[3] Ilustração do deus Jano.

[4] Fogo de artifício na passagem de ano, Lisboa.

Glossário

protegia: guardavaestendeu-se: espalhou-sebadaladas: som emitido por um relógio de parede para assinalar as horas ou meias horas

Page 3: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

Glossário

dispendiosos: caros

A ilha da Madeira é conhecida como a Pérola do Atlântico e a sua economia depende essencialmente do turismo. O fogo de artifício que se realiza na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, é conhecido em Portugal como um dos mais espetaculares e dispendiosos do país. Assiste ao fogo de artifício do Reveillon de 2012/13 e lê o artigo do semanário Expresso sobre os custos desse mesmo espe-táculo.

Curiosidades

[5] Casa típica de Santana, Funchal, ilha da Madeira.

1. Escreve a letra de uma canção (mínimo três quadras e um refrão) para cantares as janeiras à tua família ou aos teus amigos.

2. Conheces outras canções do músico português José Afonso? Sabes por que razão as suas canções são indissociáveis da Revolução dos Cravos?

3. Como costumas festejar a passagem de ano? Conversa com os teus colegas sobre esta celebração e descobre se há diferenças entre as várias comemorações.

4. Planeia uma visita à ilha da Madeira recorrendo à página oficial do Turismo da Madeira. Decide em que altura do ano queres ir, que sítios queres visitar (mínimo cinco) e que atividades queres fazer (mínimo três).

Propostas de atividades

Existem sufixos que permitem transformar uma palavra num adjetivo. Exemplos:

Nome próprio Adjetivo

Gregório gregoriano

Júlio juliano

1. Preenche as tabelas com as palavras que faltam.

Darwin Maria

einsteiniano shakespeariano

Kant Wagner

Exploração lexical

Aprende mais sobre o arquipélago da Madeira: consulta o manual Cultura e História de Portugal, vol.1, pp. 83 e 94.

Page 4: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha de Trabalho A

Nome: Turma: Número:

Data:

Responde às perguntas que se seguem.

1. Em que altura do ano se cantam as janeiras?

2. O que faz um cantador de janeiras?

3. O que recebe um cantador de janeiras em troca do espetáculo que oferece às pessoas?

4. Quantos versos tem uma quadra?

5. Lê as duas quadras da primeira página da Ficha Informativa.

5.1. Como se chama o dono da casa a que a primeira quadra faz referência?

5.2. O que é que não pode fazer a pessoa que diz mal de Lousada?

6. O EP Natal dos Simples de José Afonso foi lançado antes ou depois do 25 de Abril?

6.1. Por que razão as pessoas associam esta canção aos cantares das janeiras?

Page 5: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha de Trabalho A

7. A partir de quando os países católicos começaram a celebrar o ano novo a 1 de janeiro?

8. De que forma os portugueses celebram o ano novo na zona de Lisboa?

9. Quais são as tradições da passagem de ano no país onde resides?

Compreensão oral1. Assiste ao vídeo Cantar as Janeiras, sobre esta tradição em Santa Maria da Feira.

1.1. Responde aos itens que se seguem, selecionando todas as opções corretas.

1.1.1. Que instrumentos são tocados por este Grupo de Cantores de Janeiras de Santa Maria da Feira?

a) viola

b) cavaquinho

c) ferrinhos ou triângulo

d) tambor

e) bombo

f) arrufes

g) pandeireta

h) acordeão

i) flauta

j) gaita de foles

1.1.2. O que é que a família que eles visitam lhes ofereceu para comer?

a) pão

b) queijo

c) presunto

d) enchidos

e) nozes

f) amendoins

g) azeitonas

h) tremoços

i) passas

j) vinho

k) água

l) sumos

1.1.3. Em que ano foi produzido este vídeo?

a) 1923

b) 1963

c) 2003

d) 2013

1.2. Este vídeo foi selecionado para representar Portugal em que portal?

Page 6: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal

Nome: Turma: Número:

Data:

Responde às perguntas que se seguem.

1. Que festa pagã se mistura com as celebrações católicas do Natal?

2. O que celebram os cantadores de janeiras?

3. Lê a primeira quadra apresentada na primeira página da Ficha Informativa.

3.1. A primeira quadra inclui uma homenagem a quem?

3.2. Quais são as características da casa?

4. Qual é o título da canção de José Afonso que também dá nome ao EP lançado em 1968?

4.1. Por que razão esta canção é associada à tradição de ano novo?

5. Em que ano o calendário definido por Júlio César foi substituído pelo calendário atual?

5.1. Qual foi o calendário adotado desde então?

Ficha de Trabalho B

Page 7: Cantar Janeiras NL 20131210

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha de Trabalho B

6. Porque é que se lançam foguetes e se faz barulho com tachos e panelas no início do ano?

7. Quem é que começou a tradição do fogo de artifício?

8. Em Portugal, onde se realiza o maior espetáculo pirotécnico para assinalar o início de um novo ano?

9. Qual é o nome pelo qual é conhecida a ilha da Madeira?

10. Quais são as tradições da passagem de ano no país onde resides?

10.1. Compara-as com as tradições portuguesas.

Compreensão oral1. Assiste aos vídeos que se seguem, sobre a tradição das janeiras:

Cantar as Janeiras, Santa Maria da Feira;

reportagem do Cantar das Janeiras de 2013, Câmara Municipal de Cascais.

1.1. Descreve as principais diferenças entre o vídeo de Santa Maria da Feira e a reportagem da Câmara Municipal de Cascais.