câncer de intestino laeo (3)

8

Click here to load reader

Upload: angelica-reis-angel

Post on 21-Jan-2018

543 views

Category:

Health & Medicine


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Câncer de intestino   laeo (3)

Angélica dos Santos Reis Sandro Rogerio A. Matos Júnior

UNIVERSIDADE TIRADENTES Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia

Page 2: Câncer de intestino   laeo (3)

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Page 3: Câncer de intestino   laeo (3)

Uma vez que o câncer colorretal representa uma neoplasia onde as lesões pré-malignas (pólipos adenomatosos e as lesões planas não-polipóides) são conhecidas, evolui de forma relativamente lenta e a maioria dos tumores apresenta a mesma histologia (de forma que apenas esporadicamente o pior prognóstico é resultado de características morfológicas distintas). O câncer colorretal é resultado de acúmulo de mutações genéticas, herdadas ou resultado da exposição de uma célula a carcinógenos dietéticos levando à seleção de um clone celular capaz de se dividir sem controle e invadir a submucosa do intestino.

Page 4: Câncer de intestino   laeo (3)

Estimativa de novos casos: 34.280, sendo 16.660 Homens e 17.620 Mulheres (2016 - INCA) Número de mortes: 15.415; sendo 7.387 Homens e 8.024 Mulheres (2013 - SIM)

Page 5: Câncer de intestino   laeo (3)

Biópsia;

Pesquisa de sangue oculto nas fezes;

Colonoscopia virtual;

Retossigmoidoscopia;

Page 6: Câncer de intestino   laeo (3)

A cirurgia é o tratamento inicial;

Em seguida, a radioterapia, associada ou não à quimioterapia pós-cirúrgica.

Radioterapia

Page 7: Câncer de intestino   laeo (3)

Orientar a dieta rica em fibras e com pouca gordura de origem animal;

Praticar exercício físico de forma regular; Orientar quanto a proibição do fumo, bebidas alcóolicas e

alimentos com corantes; Selecionar o local do estoma; Selecionar o tipo de bolsa coletora; Cuidados do estoma; Monitorizar as complicações PO; Monitorizar o retorno das função intestinal; Monitorizar as complicações da quimioterapia; Hidratação com água ou sucos naturais;

Page 8: Câncer de intestino   laeo (3)

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em; http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colorretal/ Acesso em 24/11/2015.

BARRETOS, Hospital de Câncer de Barretos. Tipos de Câncer. Disponível em http://www.hcancerbarretos.com.br/tipos-decancer/77-paciente/tipos-de-cancer/146-cancercolorretalcolonreto-e-i. Acesso em 25/11/2015.

NANDA Internacional. Diagnóstico de Enfermagem da NANDA. Definições e classificação 2010-2014.