caminho guerreiro

18
“Tudo o que é necessário é a impecabilidade, energia, e isto se inicia com um ato singular, que deve ser deliberado, preciso e constante. Se este ato é repetido por tempo suficiente, a pessoa adquire um sentido de intenção inflexível que pode ser aplicado a qualquer outra coisa. Se isso é realizado, o caminho está aberto. Uma coisa leva a outra até que o Guerreiro descubra seu potencial completo.” “Os Guerreiros não se ajudam, não tem compaixão por ninguém. Para ele, ter compaixão significa que você desejava que o outro fosse como você, e você o ajuda b só para isso. A coisa mais difícil do mundo é um Guerreiro deixar os outros em paz. A impecabilidade do Guerreiro é deixar os outros como são, e apoiá-los no que forem. Isso significa, naturalmente, que você confia que também eles sejam Guerreiros impecáveis.” “Não despreze o mistério do homem em você sentindo pena de si mesmo ou tentando racionalizá-lo. Despreze a estupidez do homem em você, compreendendo-a. Mas não se desculpe por nenhum dos dois, ambos são necessários.” “Você deve cultivar a idéia de que um Guerreiro não precisa de nada. Diz que precisa de ajuda. Ajuda pra quê? Você tem tudo o que é preciso para a viagem extravagante que é a sua vida.” = “A chave para todos esses mistérios de impecabilidade é o sentido de não ter tempo. Via de regra, quando você age como um ser imortal que tem todo o tempo do mundo, você não é impecável. Você deveria virar-se, olhar em volta e aí compreender que sua impressão de ter tempo é uma idiotice. Não há sobreviventes nesse mundo. Você deve agir sem acreditar, sem esperar recompensas, agir só por agir.” “Não preciso de escoras nem de corrimãos. Sei quem sou. Estou sozinho num universo hostil e aprendi a dizer: que seja!” “Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você.” “A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está preso aos seus semelhantes, enquanto o Guerreiro só está preso ao infinito.” “Um Guerreiro é um caçador. Calcula tudo. Isso é controle. Mas, uma vez terminado seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso é abandono. Um Guerreiro não é uma folha à mercê do vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si mesmo ou contra o que ele acha certo. Um Guerreiro está preparado para sobreviver, e ele sobrevive da melhor maneira possível.”

Upload: ruslan-queiroz

Post on 05-Dec-2014

34 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caminho Guerreiro

“Tudo o que é necessário é a impecabilidade, energia, e isto se inicia com um ato singular, que deve ser deliberado, preciso e constante. Se este ato é repetido por tempo suficiente, a pessoa adquire um sentido de intenção inflexível que pode ser aplicado a qualquer outra coisa. Se isso é realizado, o caminho está aberto. Uma coisa leva a outra até que o Guerreiro descubra seu potencial completo.”

“Os Guerreiros não se ajudam, não tem compaixão por ninguém. Para ele, ter compaixão significa que você desejava que o outro fosse como você, e você o ajuda b só para isso. A coisa mais difícil do mundo é um Guerreiro deixar os outros em paz. A impecabilidade do Guerreiro é deixar os outros como são, e apoiá-los no que forem. Isso significa, naturalmente, que você confia que também eles sejam Guerreiros impecáveis.”

“Não despreze o mistério do homem em você sentindo pena de si mesmo ou tentando racionalizá-lo. Despreze a estupidez do homem em você, compreendendo-a. Mas não se desculpe por nenhum dos dois, ambos são necessários.”

“Você deve cultivar a idéia de que um Guerreiro não precisa de nada. Diz que precisa de ajuda. Ajuda pra quê? Você tem tudo o que é preciso para a viagem extravagante que é a sua vida.” =“A chave para todos esses mistérios de impecabilidade é o sentido de não ter tempo. Via de regra, quando você age como um ser imortal que tem todo o tempo do mundo, você não é impecável. Você deveria virar-se, olhar em volta e aí compreender que sua impressão de ter tempo é uma idiotice. Não há sobreviventes nesse mundo. Você deve agir sem acreditar, sem esperar recompensas, agir só por agir.”

“Não preciso de escoras nem de corrimãos. Sei quem sou. Estou sozinho num universo hostil e aprendi a dizer: que seja!”

“Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você.”

“A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está preso aos seus semelhantes, enquanto o Guerreiro só está preso ao infinito.”

“Um Guerreiro é um caçador. Calcula tudo. Isso é controle. Mas, uma vez terminado seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso é abandono. Um Guerreiro não é uma folha à mercê do vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si mesmo ou contra o que ele acha certo. Um Guerreiro está preparado para sobreviver, e ele sobrevive da melhor maneira possível.”

Page 2: Caminho Guerreiro

O CAMINHO DO GUERREIRO

A magia que os antigos chamavam de santo reino ou Reino de Deus, sanctum regno, só é feita para os reis e sacerdotes... Os reis da Ciência são sacerdotes da Verdade e seu reino fica oculto para a multidão. Os reis da Ciência são os homens que Conhecem a Verdade e que a Verdade tornou livres...  (LEVI. Dogma e Ritual da Alta Magia - p 72, 1983)Um homem vai para o conhecimento como vai para a guerra, bem desperto, com medo, com respeito e com uma segurança absoluta. (CASTANEDA, 1968 – p 25)Nem todos os Homens de Conhecimento são feiticeiros mas todo feiticeiro tem de ser, antes, um homem de Conhecimento e o Conhecimento somente pode ser conquistado por meio da disciplina do Caminho do Guerreiro. Em linhas gerais, esse Caminho exige quatro Atitudes:

1. RESPEITO. Pelo Conhecimento que adquire ao longo de seu treinamento, respeito por todas as criaturas do mundo, respeito por si mesmo.

2. TER MEDO.  Aceitar o medo, reconhecer o medo e enfrentar o medo.3. Estar DESPERTO. Significa estar atento, manter a percepção aguçada em relação a todos os aspectos de

uma situação ou realidade.4. CULTIVAR ATÉ POSSUIR uma CONFIANÇA inabalável em si mesmo. Os homens de pouca fé, jamais

caminharão sobre as águas...Para o ocultista ocidental europeizado, também existem regras quatro regras indispensáveis para chegar a possuir a Ciência [Conhecimento] e Poder dos Magos, regras que somente um Guerreiro determinado consegue observar:

1. Uma inteligência esclarecida pelo estudo.2. Uma audácia que nada faz parar.3. Uma Vontade que nada pode quebrar ou enfraquecer.4. Uma discrição que nada pode corromper.

Estas regras são resumidas pelo mestre Eliphas Levi em quatro palavras: Saber, Ousar, Querer, Calar... Eis os quatro verbos do Mago. Estes quatro verbos podem combinar-se de quatro modos... (LEVI, 1985)As atitudes de guerreiro estão relacionadas ao Conhecimento transcendente da Realidade porque este tipo de Conhecimento exige:

1. Ousadia e coragem;2. O saber instintivo inicial de que o mundo e a realidade são muito mais, algo além do que pode ser percebido

pelas aparências;3. Um caráter ou modo de ser repleto do mais rigoroso sentido de valor de dignidade e honra que nunca faz

concessões à mediocridade das soluções mais fáceis, que nunca se vende;4. Uma disciplina impecável em práticas de treinamento (inclusive de preparação física) que jamais serão

suficientes, são diárias, obrigatórias; práticas para a vida inteira.Assim, quando um ser humano, homem ou mulher, resolve buscar o Conhecimento sobre-humano ele está fazendo uma escolha que significa trilhar um caminho árduo, frequentemente solitário e perigoso.Escolher seguir esse caminho é escolher ir para a guerra. Uma guerra sem tiros e bombas, na qual os inimigos serão os apelos piegas de todos aqueles cruzam o caminho do guerreiro e, perplexos, não compreendem suas atitudes, sua sobriedade, sua recusa diante de situações, privilégios, mimos, confortos que seduzem a grande maioria dos mortais.O guerreiro diz NÃO! Quando os outros dizem SIM! Não ao casamento convencional, não ao emprego convencional, não aos hábitos convencionais, não aos vícios da carne/corpo (alimentos preferidos, sexo, drogas, sono, por exemplo), não às mordomias ainda que tenha se tornado rico.Porque o guerreiro sabe que entregar-se a essas "facilidades" ou “tentações” significa tornar-se escravo do corpo, vulnerável a tudo que, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, vai transformá-lo em um fraco destruindo ou, no mínimo, adormecendo todo o poder conquistado. Um guerreiro domina seu corpo, jamais é dominado por ele.Don Juan, o xamã de C. Castaneda, compara a formação de um guerreiro ao aprendizado de um caçador cujas principais estratégias são:

SER IMPECÁVEL EM TODAS AS SUAS AÇÕES E DISCIPLINAS; ESTAR SEMPRE ALERTA, SEMPRE PRONTO PARA O COMBATE. NADA PODE SURPREENDER OU

ASSUSTAR UM GUERREIRO POR MAIS DE UMA FRAÇÃO DE SEGUNDO. NÃO POSSUIR ROTINA PORQUE, ASSIM, O GUERREIRO TORNA-SE IMPREVISÍVEL. ALCANÇAR O COMPLETO DESAPEGO A TODA SUA HISTÓRIA PESSOAL VIVIDA ANTES DE

COMEÇAR A TRILHAR O CAMINHO DO GUERREIRO. DESAPEGO EM RELAÇÃO À FAMÍLIA, AOS AMIGOS, AO MUNDO CONVENCIONAL E, APESAR DE DESAPEGADO, AINDA SER CAPAZ DE AMAR SINCERAMENTE, PRINCIPALMENTE AS PESSOAS. PORQUE O AMOR NÃO IMPLICA POSSE, CONTROLE, PROXIMIDADE INTERMITENTE E APEGO.

Desapego do mundo convencional, "normal", porém sem esquecer seu sistema, seu modo de funcionamento porque conhecer bem a normalidade do mundo é útil na hora de agir em inúmeras ocasiões. O guerreiro conhece as estratégias, a linguagem do mundo das convenções, mas o mundo das convenções não conhece as estratégias nem a linguagem do guerreiro.

Page 3: Caminho Guerreiro

O desleixo, a desatenção, a rotina, o apego e mesmo a própria identidade e a identidade dos seres amados pelo guerreiro, tudo isso é "calcanhar de Aquiles", são pontos fracos que sempre poderão ser utilizados contra o guerreiro, para torná-lo refém de suas afeições.Ou seja, um guerreiro não deixa pegadas no caminho, não morde iscas, conhece-as de longe. Suas atitudes não podem ser previsíveis porque isso o torna vulnerável e vulneráveis as pessoas que ele ama ou pretende proteger e ajudar.Seguindo as Leis do Caminho o guerreiro torna-se inacessível e ninguém pode encontrá-lo a menos que ele queira. "Ninguém sabe o seu nome... assim, a morte não o encontra" - WATERWORLD, o filme

--O CAMINHO DO GUERREIRO “SOZINHO”

A cada dia fico mais impressionado com a solidão em que me encontro. É claro que ao ler isso, o estimado leitor pode pensar que isto é uma coisa ruim e na verdade é ao mesmo tempo que também não. Prestes a comemorar trinta anos percebo com mais clareza a fragilidade das ilusões a que sou subordinado. Por outro lado, também vejo que a fortaleza maior do guerreiro é de permanecer no seu caminho olhando para frente na solidão determinada pelo tocar dos seus passos no solo. Firmeza e fragilidade andam juntas e, talvez, possam construir algo belo e rico.

LEI DO SILÊNCIOA palavra é uma arma que deve ser manuseada com todo cuidado, pois pode ferir e matar um ou muitos nos poucos instantes em que for pronunciada. Quando iniciei a minha caminhada em busca da autorealização pessoal e profissional e tomei decisões firmes para tirar a minha vida da lama em que se encontrava, não imaginava que tempos e conclusões depois estaria só com os meus pensamentos e conclusões sobre a vida. Enquadrei-me dentro de uma região independente do mundo e que funciona como trilho para o meu caminhar apenas. Outros caminham ao meu lado em seus próprios trilhos onde eu também os ajudei a caminhar.

Apesar de eu acreditar que nada diz faz sentido e merece crédito, ainda assim sou forçado a interagir com as ilusões do reconhecimento e me prostrar diante a elas com olhos de quem não vê a hora de ir embora. Silenciar, silenciar, tomar cuidado com as palavras, meditar, correr, respirar e então falar cuidadosamente, mas com firmeza para marcar e tocar.

ONDE ESTÁ A AUTOREALIZAÇÃO?Realizar-se com o externo é dar manutenção a ilusão de que devemos ajudar ao próximo para sermos bom, onde, na minha opinião, a maior bondade está em ajudar a nós mesmos a permanecer no caminho que escolhemos. Eu acredito que a autorealização está muito mais na satisfação de ver seus talentos materializados no plano físico do que vê-los reconhecido por alguém. Do contrário, qual seria o motivo de eu escrever este texto? É claro que quando iniciei o meu trabalho pensava no que as pessoas pensavam sobre ele, mas hoje, não importa o resultado, importa a concretização daquilo que eu sonho sobre mim no plano material.

Os meus sonhos já existiam há muito tempo dentro de mim e até este pequeno texto já existia. Na minha mente e no meu coração, em algum espaço de mim, eu já procurava pela autorealização que alimentaria o meu dia a dia para continuar colocando os meus talentos em prática.

SOLIDÃO E SOLIDEZA cada vez que penso em falar algo, reflito se aquilo é realmente importante de ser falado ou se é apenas algo que meu ego deseja falar. Talvez por isso hoje eu goste tanto de ser uma espécie de entrevistador profissional como coach, pois ao invés de ficar falando blá-blá-blá sobre mim, sobre o que faço ou sobre a minha opinião sobre determinado assunto, fico calado e ouço o entrevistado procurando compreender a sua realidade e fazer perguntas que o coloquem em cheque contra ele mesmo. E só. Nada demais, não digo nada sobre mim ou minha vida e permaneço sólido e firme. Porém só.

E quão é importante não ser só hoje em dia? Se não estamos sozinhos na tocada das nossas empresas e das nossas vidas, porque as outras pessoas com quem convivemos não assumem a nossa responsabilidade? Logicamente não assumem porque cada um de nós temos um único CPF (Cadastro de Pessoa Física no Brasil) e não se pode transferir responsabilidades de CPF para CPF, certo?

Não é vergonha e nem pecado estar só com os seus pensamentos e na sua luta diária. Como um atleta que ainda não possui nome, quem está começando a caminhar na praia deve fazer em silência até que cruze a linha de chegada da Corrida de São Silvestre. O silêncio edifica o líder, assim como a rocha edifica o monumento.

Silencie, discipline, faça e seja firme, permaceça firme. Como eu, seremos dois sós buscando o equilíbrio perfeito entre nós e autorealização, cumprindo nossas missões de vida e nos preparando para o momento da digna morte que nos aguarda de braços abertos na linha de chegada.

Page 4: Caminho Guerreiro

PREMISSAS DO CAMINHO DO GUERREIRO

Conferência de Taisha Abelar (Janeiro de 1994)

(Estas são notas de uma conferência pública de Taisha Abelar dada em Menlo Park, Califórnia em 7 de janeiro de 1994. Estas notas não são de domínio público; podem ser distribuídas a pessoas interessadas em Castaneda, Abelar ou Donner, porém , por favor, não as envie para algum periódico ou boletim, nem publiquem-nas em nenhuma revista, etc . Por favor , respeitem o estilo de Abelar, Castaneda e etc. , o qual parece estar baseado em uma exibição pública limitada.)

A conferência desta noite é sobre "parar". Para "parar" necessitamos fazer apenas uma coisa: decidir ser um guerreiro ou não.

O ponto de aglutinação flutua naturalmente ao dormir. Também se move sob a influência de drogas, meditação profunda, fome, privação sensorial.

O ponto de aglutinação situa-se atrás de vocês, na altura das omoplatas.

Os feiticeiros usam a disciplina para mover seus pontos de aglutinação.

Qualquer um de nós pode ver a energia, inclusive agora, porém podemos não estar imediatamente conscientes disso. As crianças pequenas, por outro lado, percebem energia diretamente. De todas as formas quando são maiores, os "acomodadores" (adultos) os introduzem no mundo da realidade ordinária. Em lugar de ver energia sem forma, uma criança um dia perceberá a configuração energética na forma de uma mesa, um cão, uma árvore, etc.

Assim a percepção pura da criança é moldada pelos "acomodadores".

Primeiro e antes de mais nada vivemos num mundo de energia. Apenas secundariamente vivemos em um mundo de objetos. A posição do ponto de aglutinação determina a realidade que perceberemos.

Os bruxos (presumivelmente de forma diferente dos artistas da fome ou da privação sensorial - faquires) buscam fixar o ponto de aglutinação em uma nova posição (e não apenas movê-lo) para aglutinar energia outra vez em uma nova série de "objetos" e , portanto, em uma nova realidade.

Este mundo não é tão importante como pensamos que é. Nossa linguagem é parcial; chamamos de realidade quando é apenas uma das tantas posições do ponto de aglutinação. Para a nossa conveniência vamos nos referir a ela como realidade ordinária.

Geralmente, assim que os acomodadores façam seu trabalho de ajudar-nos a perceber as variadas configurações de energia como objetos, o ponto de aglutinação fica fixo e não move-se mais depois.

Estamos obrigados a ficar identificados com o mundo da vida diária até a nossa morte.

E quanto a morte, do ponto de vista dos bruxos, não é o rápido processo que parece ser. O brilho do ponto de aglutinação diminui rapidamente, porém todas as fibras energéticas que compõe o ovo energético do ser humano podem levar um bom tempo para dispersar-se. O processo também pode ser demorado, por exemplo, se alguém é enterrado em um ataúde de chumbo logo após morrer.

A alternativa a estar preso por toda a vida em uma posição do ponto de aglutinação é move-lo mediante a prática da disciplina e logo fixá-lo em uma nova posição enquanto estamos conscientes.

Um fundamento firme no caminho do guerreiro é o que se requer para a difícil tarefa de "parar" e "sonhar".

Disciplina não é a mesma coisa que a praticada por mulheres católicas em um convento. Nem a mesma coisa que a que é usada como prática pelas monjas. Não é levantar-se cedo para fazer aeróbica antes de ir para o trabalho ou comer prudentemente . Isso são apenas rotinas, hábitos, não a disciplina do guerreiro.

Desde o ponto de vista de um guerreiro, espreitador ou sonhador, a disciplina é algo abstrato. É estar vinculado inquebrantavelmente a um propósito. Assim que a atual implementação da disciplina é muito flexível e fluida. Requer coragem de aço. Não há lugar para dúvidas e vacilação, os quais de outro lado nos colocam atrás, no mundo de todos os dias de justificativas e autopiedade.

Page 5: Caminho Guerreiro

A disciplina conduz a harmonia, ao bem-estar e ao equilíbrio. A vida diária, por outro lado, é feita de negligência e indulgência.

Um propósito inquebrantável e inflexível é o que se requer para a disciplina em nossa busca pela liberdade.

Na conferência recente da livraria Fênix alguns de vocês estiveram ali - Carlos Castaneda deu uma palestra sobre o caminho do guerreiro.

Não podem aprender a ser guerreiros!

É apenas uma decisão que tem que tomar um dia vocês mesmos e por conta própria. Pedir a alguém que lhes ensine como ser um guerreiro é uma abordagem errônea . É a abordagem de "eu sou um pobre coitado".

Carlos Castaneda disse que primeiro e antes de mais nada, o evento transformante na vida de um guerreiro, a base para chegar a ser um guerreiro, é aceitar a responsabilidade da própria morte. Esta é a linha de partida. Não assumam que são imortais .

Encarem o infinito e a morte no espelho através da noite!

Apenas fazendo isto, tomando a morte como uma conselheira desta maneira, muitas coisas cairão por terra, muitas coisas desaparecerão em vocês.

Assumam a responsabilidade de sua percepção do mundo. Não apenas a simples percepção na qual nasceram . Em lugar de intentar o movimento de seus pontos de aglutinação a outras áreas do ovo luminoso, se ajustam o seu próprio cinto (!), se cortam o supérfluo em suas vidas, o ponto de aglutinação se deslocará por conta própria sem ajuda de rotinas ou exercícios por parte de vocês. A lâmpada da consciência, brilhará forte quando cortarmos o excesso de bagagem que carregamos (preocupações, autopiedade, etc), brilhará sobre todas as outras possíveis posições do ponto de aglutinação.

A segunda regra para ser um guerreiro é pagar suas dívidas. Um guerreiro é muito generoso. Ele ou ela não olha o mundo em termos do que as outras pessoas lhe devem. O guerreiro olha o mundo em termos de oportunidades para saldar suas dívidas com outras pessoas e assim não estar completamente atado para sempre.

Isto de pagar as dívidas conduz a um afeto imparcial por todas as coisas. Muito do que consideramos afeto é comércio de favores com outras pessoas. O guerreiro, por outro lado, dá afeto sem esperança de devolução. Não que o guerreiro esteja tratando de eliminar o afeto ou ser uma pessoa insensível . O afeto do guerreiro é tão imparcial que se libera das relações de todos os dias. O afeto do guerreiro é tão imparcial que se o guerreiro vai a outra realidade completamente diferente desta, seu afeto estende-se à todos os outros novos seres que existam nessa realidade.

Se alguém realmente nos feriu, isto também necessita ser devolvido. O conceito de pagar as dívidas não é uma idéia sentimental, limitado a corresponder as boas relações. O ponto é liberar-se de todas as relações. Se estão apegados a alguém que os feriu, podem necessitar desligar-se dessa relação devolvendo o dano. Assim não é uma questão moral; é uma via de mão dupla .

O sendeiro do guerreiro é uma escotilha de escape, um lugar onde se pode ir depois de ter desmantelado sua vida diária. Não há lugar para o medo, para a indulgência (pena de si , para a culpa ou a nostalgia quando se está rumando para o desconhecido.

Uma determinação inquebrantável é o único caminho que podem tomar ou lhes acontecerão coisas terríveis uma vez que tenham acumulado suficiente energia (mediante o uso da morte como conselheira para cortar o excesso de bagagem).

Não podem estar meio dispostos ou com apenas parte de sua energia pois lhes acontecerá coisas piores (antes não tivessem enveredado por esse caminho) .

Recuperem a energia usada para sustentar o mundo da vida diária. O mundo da vida diária é um edifício gigantesco, porém apóia-se apenas sobre três pilares:

1 - Como nos apresentamos ao mundo . Como nos encaixamos na estrutura da ordem social. A recapitulação nos permite pensar em tudo isto; como nos encaixamos é um espelho de como os outros nos vêem em suas esperanças e temores. Tudo isto requer ENERGIA. O guerreiro em transformação nota que ele ou ela está de cara com a morte e então percebe que conduta e que intensidade é apropriada sob esta luz .

Page 6: Caminho Guerreiro

O segundo pilar é nossa necessidade biológica de encontrar um par e nos reproduzirmos. Somos animais sociais. Os bruxos dizem "deixem que outros o façam". Os bruxos necessitam da energia para parar com a dança social e a necessidade biológica para alcançar a Liberdade. Nós não queremos ser a flor que floresce e morre para propagar a espécie. A segurança da família é uma das mais fortes atrações da ordem social. Existe um tremendo medo a estar só, a morrer só. Os bruxos tem que aprender a estar sós, por longos períodos. Esse é o motivo pelo qual Don Juan sempre nos provou deixando-nos sós, por nossa conta, para ver como manejamos a solidão. Porque temos tanto medo de não ver filmes, não ter amigos? É também muito importante aprender a ter silêncio mental, solidão mental, por longos períodos. O mundo então irá colapsar por si mesmo sem o diálogo interno! Sonhar também é muito solitário, encarando os perigos no mundo dos sonhos sozinhos.

Estamos falando acerca de "parar" esta noite e de ter que usar a solidão. Como mulheres, nós não queremos ser uma solteirona, uma amarga solteirona, com um lunar (?) e costeletas nas bochechas (?). Nós aprendemos essas coisas, a necessidade de ser formosas para apanhar um bom marido e temos fundado a indústria cosmética inteira com nossos medos e preocupações. Na recapitulação temos uma chance para ver isto e buscar alternativas.

O caminho do guerreiro (é não ser apanhado no imperativo biológico de formar um par e na dança social motivada pela solidão) é uma transformação que envolve uma afeto sem limites. Não contar o número de romances que temos ou estar em uma relação e sonhar com alternativas que seriam inclusive melhores para nós. O afeto do guerreiro transcende tanto a ordem social que o guerreiro pode mover-se a outra posição do ponto de aglutinação, inclusive um universo desconhecido, e estar todavia cheio de afeto. Assim não tenham medo de fazer em pedaços esse segundo pilar da realidade diária, pois se o fazem não vão deixar afeto ou sentimento algum .

3 - O terceiro pilar da realidade diária é muito sutil; é a importância pessoal. Nós brincamos a respeito de colar um adesivo(?): "a importância pessoal mata", por que o falso sentido de importância pessoal nos mina, é uma grande causa de suicídio, sem mencionar que nos tira o prazer de viver. Qualquer um manifesta a importância pessoal de uma maneira ou de outra, seja querendo ser o melhor em algo ou querendo se fazer de mártir ou sendo o pior - a síndrome do "usa meus ossos como degraus para tua própria glória". Não substituam a falsa humildade ou a falsa modéstia pelo orgulho de sua importância pessoal.

Uma coisa importante para dar-se conta é que vocês não são mais nem menos importantes que qualquer coisa viva. Para dizer de outra forma, somos como formigas em um formigueiro, levando sua carga especialmente grande e pensando que é a mais importante, a melhor, quando em um momento alguém pode pisar nessas formiga e suas companheiras e todas elas serão iguais em sua morte. Algo vai pisar em todos nós algum dia da mesma maneira. Todos somos iguais e a importância pessoal não é nada, exceto um prêmio da ordem social da realidade diária, como droga destilada dentro de seus cérebros para mantê-los escravos da ordem social. É melhor mudar, tomem sua energia agora mesmo e rumem em direção a Liberdade.

O "seletor" (o espírito) é um simples modelo mecânico de uma agulha apontando em uma certa direção e nós alinhamos nossa configuração energética em uma nova posição do ponto de aglutinação. O seletor faz tudo por vocês se tiverem energia suficiente, traz certas coisas do universo para vocês. Uma vez que tenham restaurado sua energia mediante a recapitulação não há necessidade de cânticos ou rituais especiais para mover o ponto de aglutinação. Para onde, como ou porque o seletor move o ponto de aglutinação nós não sabemos; tudo o que podemos fazer é acompanhar o movimento e atuar impecavelmente sob a pressão do "seletor".

A espreita: Eu e os espreitadores em geral usamos a conduta para mover o ponto de aglutinação, para criar um máximo de dissonância cognitiva. Não se pode eleger para onde mover o ponto quando se está vivendo como espreitador, porque se elegem não vão ter suficiente dissonância cognitiva entre a velha e a nova posição. Este é o motivo pelo qual os guerreiros estão sob tremendas pressões, porque o "seletor"- ou o Espírito - elege difíceis novas posições, que são tão atemorizantes ou diferentes que as vezes o ponto de aglutinação de um guerreiro, quando está sujeito a pressão para mover-se, começa a vibrar no lugar devido; isto se pode ver energeticamente. Se o guerreiro cai em lapsos de diálogo interno sobre o que deve fazer então o ponto de aglutinação acaba voltando a posição usual.

Toma uma tremenda pressão mover o ponto de aglutinação e o que necessitamos é manter a pressão alta; porém deverá ser uma pressão harmoniosa ou poderemos ficar loucos. Uma vez que tenham energia suficiente e intento inflexível o ponto se deslocará muito facilmente e sem problemas, e depois que tenham feito a recapitulação, o ponto de aglutinação se moverá sem que nos demos conta disso.

Eu tive certas tarefas eleitas para mim pelo seletor. Tive que viver completamente como diferentes pessoas. Isto não era apenas atuar durante o dia ou sendo consciente de que estava atuando. Era uma completa imersão em um novo ser, as 24 horas do dia. Torna-se uma nova pessoa.

Deixe-me ser Sheila Waters para vocês (ela pôs uma peruca e lentes). Tenho que usar lentes quando sou Sheila Waters.

Page 7: Caminho Guerreiro

Sheila Waters foi apontada para mim pelo seletor (o Espírito ou como queiram chamá-lo). Tive que chegar a ser uma mulher de negócios, obter um MBA, licença legal do Estado, investimentos, manter relações de negócios com empresários, contadores e todo tipo de gente do mundo dos negócios. Tive que fazer muitas coisas, fiz e perdi fortunas. Porque quando estamos nessa posição existe uma natural tendência a buscar o êxito, não fracassar, tão natural é a tendência a fazer montanhas de dinheiro, e não penas manter ou perder dinheiro. Se alguém não atua impecavelmente é fácil perder dinheiro por não escutar a própria voz interna. Decidi que tinha que possuir uma madeireira muito grande no norte e foi realmente uma grande empresa, perfeita em todos os aspectos, exceto por estar perto de MT. St. Helena e quando o vulcão entrou em erupção tudo perdeu-se.

Outras pessoas (tirou a lente e a peruca): no México estive sob a supervisão de Emilito. Ele foi mais um espectador ou um guardião que um mestre. Não interferia para nada nos cenários que o seletor elegia para mim.

Foi Ricky, a primeira posição eleita para mim, um gringo americano machão, fazendo-se passar por um mexicano. Vesti roupas de homem, passei por homem e tive romances com uma dama e até cheguei a usar banheiros masculinos. Não me peçam para que lhes conte o que tive que fazer para usar banheiros masculinos. Vou relatar em meu próximo livro: "A Espreita e o duplo".

A segunda posição eleita por mim foi uma mulher ingênua do Texas, sobrinha de umas mulheres mexicanas, que em realidade eram supostamente feiticeiras do grupo de Don Juan. Tinha o cabelo rubro e me encontrava nas esquinas esperando atrair aos homens à essa condição virginal , pois eu atuava como uma virgem e meu cabelo chamava muito a atenção.

É essencial ser absolutamente fluido. Esse é o ponto de todos os exercícios de não-fazer, assim podemos ser absolutamente fluidos e quando o seletor mover seus pontos de aglutinação terão a disciplina necessária para poder fixa-lo na nova posição.

Não podem agir como cínicos manipuladores da conduta. Tem que ser real para vocês, absolutamente real.

Depois fui uma mendiga louca, sentada nas escadarias das igrejas, atacadas por pulgas e mosquitos o dia inteiro. E mesmo sendo alérgica a picaduras em meu papel de mendiga louca não me cuidava e ninguém me incomodava. Eu era uma mendiga louca e desleixada. Ficava ali todo o tempo, vendo o mundo passar e ninguém me notava.

Para concluir, nada é real, apenas uma manipulação da conduta, apenas um resultado da fixação acidental do ponto de aglutinação no nascimento. Isto é o que os espreitadores aprendem ao serem tantas pessoas diferentes. Cada posição é igualmente real e, portanto, igualmente fantasma Nós apreciamos nossas posições presentes, porém mesmo as mais reais são apenas fantasmas quando se movem o ponto de aglutinação.

Toma anos de recapitulação solapar o sentido da realidade. AO MESMO TEMPO TIVE QUE SUBSTITUIR A REALIDADE COM O CAMINHO DO GUERREIRO PARA EVITAR A ARMADILHA DO CINISMO. Mudar nossa forma de responder, reagir ao mundo dentro da arte da loucura controlada, a delícia do guerreiro.

Se temos energia, todas as coisas que o Espírito põe ao seu redor tornam-se eventos de beleza e força. No mais alto sentido suas vidas tornam-se prenhes da arte de viver.

Recordem que vocês já estão mortos, são fantasmas como qualquer outra coisa . Percam o sentido da importância pessoal.

Saibam, mas além da sombra da dúvida, que nada é real .

- - - - - - - - - o - - - - - - - - - -

Perguntas e respostas (as perguntas eram inaudíveis no jardim) :

Depois da recapitulação e do não-fazer, então, poderão Ver.

Mover-se dentro de outra banda (alinhamento) do ovo luminoso é como morrer, porque o brilho da consciência do mundo diário terá ido embora. A consciência estará todavia com vocês, porém estarão percebendo uma realidade diferente. Para a realidade ordinária vocês já encontrar-se-ão mortos.

Existem semelhanças entre as teorias de acunpuntura chinesa e as descrições dos bruxos quanto ao corpo energético. Se desenham os principais meridianos, eles formam um ovo igual ao que os bruxos descrevem. Também a teoria chinesa diz que nascemos com uma quantidade limitada de energia intrínseca, a mesma visão dos bruxos.

Page 8: Caminho Guerreiro

Também algumas pessoas nascem energeticamente mais poderosas que outras. Por exemplo, se os pais são fortes energeticamente e o bebê é criado com leite materno. Porém não se preocupem se não nasceram com uma especial abundância de energia, se formos cuidadosos com nossa energia teremos tudo o que é preciso. Também podem receber sacudidas extras quando movem o ponto de aglutinação. Precisamos apenas ser disciplinados na guarda de nossa energia.

Nietzsche dizia que qualquer coisa que não nos mata me fortalece. Esta é a forma que os bruxos pensam. Por outro lado cuidem-se dos filósofos, pois são famosos loucos auto-indulgentes.

Sobre a recapitulação não há um método, Existe um método, porém não é importante se movem a cabeça num sentido ou no outro ou se estabelecem um tempo regular ou um montão de tempo . O importante é o intento inflexível para recapitular , depois o Espírito os guiará dentro da forma correta tanto com relação a forma correra quanto ao tempo ou a quantidade de práticas . Com o intento o tempo se estabelece por si mesmo . Quando tenham o intento correto vão ter 27 gerações de bruxos por trás de vocês.

1 - INTENTEM.

2 - FAÇAM COM INTEGRIDADE. NÃO SE VANGLORIEM OU COMPAREM-SE COM OUTROS . A COMPETIÇÃO É A PIOR COISA DO MUNDO. É O SUPORTE PRIMÁRIO PARA TERCEIRO PILAR DA REALIDADE DIÁRIA, O SENTIDO DE AUTO-IMPORTÂNCIA PESSOAL.

3 - DISCIPLINA, ORDEM, HARMONIA. NÃO DEIXEM TUDO À SORTE, AO MENOS INTENTEM. A MAIORIA DAS PESSOAS FAZ UMA LISTA E SEGUEM ATRÁS.

Respirem. A direção não é importante, o importante é usar a recapitulação para trazer a energia.

Uma carta enviada a Carlos Castaneda dizia : " Recapitulei durante a noite, posso unir-me a seu grupo agora?

A recapitulação toma toda uma vida. Não se faz em uma noite.

Page 9: Caminho Guerreiro

CÓDIGO DO GUERREIRO

- Um guerreiro procede estrategicamente, conhece a arte de lutar sem lutar, de se defender apenas se protegendo. Mas se resolver atacar, seu toque será tão pesado como de uma montanha.

- Adaptabilidade. O guerreiro muda sua maneira de ser tantas vezes quantas forem necessárias. Ele conhece a arte da adaptação e se molda facilmente ao meio.

- Um guerreiro respeita as forças que dirigem nossas vidas e nossas mortes. Ele nunca pensa que sua vida vai durar para sempre, sabe que a morte está somente a um braço de distância, assim como tem sempre presente a morte como conselheira.

- Agirá não só como o caçador que deve conhecer os hábitos de sua presa, mas também saberá que há forças neste mundo que regem a vida dos homens, dos animais e tudo o que é vivo. O que você chama de sonho, para um guerreiro é real. O que você chama de vida, para um guerreiro é somente um sonho e como sabe que um sonho é só uma ilusão passageira, não será um tolo. Caçará a sabedoria pois ela é a fonte de poder. Pois assim não terá tempo nem vontade de fingir, de mentir a si mesmo ou dar um passo equivocado. Sabe que o tempo é muito precioso para isso.

- Serenidade e uma quietude controlada são as marcas de um guerreiro. Assim ele será guiado por um propósito inflexível podendo facilmente vencer quaisquer desafios.

- Procurar perfeição e harmonia do espírito, do corpo e da mente é o único empreendimento que o guerreiro considera digno. Esta disposição exigirá controle sobre si e, ao mesmo tempo, sentimento de entrega total a vida e as coisas da vida. Seu cálculo será preciso e isso é controle. Mas, uma vez terminados seus cálculos, ele age, entrega-se. Isso é desapego. Um guerreiro não é uma folha ao vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si ou contra o que considera errado.

- Um guerreiro pode ser ferido, mas não ofendido. Para um guerreiro não há nada ofensivo nos atos de seus semelhantes, enquanto ele estiver agindo dentro da disposição correta.

- O homem é apenas a soma de seu poder e modo de ser pessoal e a soma de ambos determina como ele vive e como ele morre. O segredo disto reside não no que você faz consigo, mas no que você não faz. O procedimento do guerreiro é impecável.

- O guerreiro age em conformidade com as Leis Universais e está em harmonia com o mundo e com o Universo, ele sabe porque pratica e vivencia de corpo e alma tudo que aprende. Já o fraco procura justificar tudo no mundo com explicações vazias de que não tem certeza e que jamais vivenciou. Assim aprendemos a agir como um guerreiro agindo, não falando.

- Uma regra simples: o guerreiro sabe que está esperando e o que está esperando. Enquanto espera, não precisa de nada e assim qualquer coisa que ele receba é mais do que pode esperar.

- Um guerreiro tem de usar a vontade e a paciência para esquecer. Na verdade, um guerreiro só tem a sua vontade e a sua paciência e com elas constrói o que quiser. A vontade é o que pode fazê-lo vencer quando seus pensamentos lhe dizem que está vencido. A vontade é o que o torna invulnerável, afinal quem teme perder já está vencido.

- Com a consciência em sua morte, com seu desprendimento e com o poder de suas decisões, um guerreiro organiza a sua vida de maneira estratégica. O conhecimento de sua morte o orienta e o torna desprendido e secretamente sensual. O poder de suas decisões finais o torna capaz de escolher sem remorsos e o que ele escolhe é sempre estrategicamente o melhor. Assim ele executa tudo o que precisa com sua vontade e com uma eficiência sensual.

Page 10: Caminho Guerreiro

- A vida para um guerreiro é um exercício de estratégia. Um guerreiro não se importa com o significado de sua vida, porquanto que seja um aprendiz da adaptabilidade e da impecabilidade do ato. Suas ações jamais são fúteis, nem tem pressa para aquilo que precisa ser bem trabalhado. Mantém o foco de sua mente em todas as suas atividades, sem carregar fardos que não irá suportar, mas somente aqueles que compreende que irá superar. Ele só deve estar preparado para combater, sem caprichos nem reclamações, nem espera vencer, nem espera perder, pois na perda ou na vitória sempre haverá uma lição. O espírito do guerreiro só é dado à luta e cada embate será como a última batalha na Terra. Assim, o resultado lhe importa muito pouco. Em sua última batalha na Terra, o guerreiro deixa seu espírito morrer, livre e claro. E enquanto trava sua batalha, sabendo que sua vontade é impecável, o guerreiro vê-se envolto sempre numa grande batalha. Suavidade se interpõe as durezas de seu aprendizado, afinal são as brisas que perfumam seu mundo. A flexibilidade do galho da árvore permite que a neve caia ao chão. Suavidade e flexibilidade, eis a chave!

- Preocupe-se e pense antes de tomar qualquer decisão, porém, uma vez tomada, siga seu caminho livre de preocupações e pensamentos; haverá mil outras decisões ainda à sua espera. É assim a maneira do guerreiro. Esvaziar sua mente quando as coisas se turvam.

- O guerreiro se faz feliz e assim, se faz forte. O homem comum se importa em saber se as coisas são verdadeiras ou falsas, mas um guerreiro não, pois sabe que não existe nenhuma verdade e nenhuma falsidade desde que exista a pureza do ato.

- Um guerreiro vive sua vida estrategicamente, não perde uma ínfima oportunidade que aparece diante de seus olhos.

- Os guerreiros escolhem seu campo de batalha. Um guerreiro nunca entra na batalha sem saber o que o cerca. Isto o capacita para uma faculdade infinita de improvisação.

- Um guerreiro aceita seu destino, seja qual for e o aceita na mais total humildade. Aceita com humildade aquilo que ele é, não como fonte de pesar, mas como um desafio vivo. Não curva a cabeça para ninguém, mas ao mesmo tempo não permite que pessoa alguma curve a cabeça para ele.

-Um guerreiro tende a ser fluido e mudar em harmonia com o mundo que o rodeia, seja o mundo da razão ou o mundo da vontade. Ser um guerreiro significa ser humilde e alerta. Sua intenção é o portão do meio. Assim não se sentirá desamparado, nem confuso, nem assustado em nenhuma circunstância. Muitos poucos estariam dispostos a escutar e dentre esses poucos que escutam, um número ainda menor estaria disposto a agir, menos ainda têm suficiente poder pessoal para aproveitar seus atos. Perca a importância própria, assuma a responsabilidade e vise a morte como conselheira.

- A liberdade que tem um guerreiro é ou agir de modo impecável ou agir como idiota. A impecabilidade é realmente o único ato que é livre e assim a verdadeira medida do espírito do guerreiro.

- Um guerreiro reconhece sua dor, mas não se entrega a ela.

- A alegria de um guerreiro vem de ter aceitado o seu destino e ter avaliado lealmente o que o espera. A tristeza pertence apenas àqueles que detestam aquilo mesmo que abriga seus seres. Um guerreiro não procura nada para consolar-se. Um guerreiro nunca pode deixar nada ao acaso; o guerreiro altera o resultado dos acontecimentos pela força de sua percepção e seu propósito inquebrantável. Porém, não se decepciona quando não consegue mudar.

- Um guerreiro espreita qualquer coisa, inclusive a si mesmo, do mesmo modo que o caçador espreita a caça, estuda seus hábitos até conhecer todas suas fraquezas e depois salta sobre elas e as encarcera como coelhos dentro de uma gaiola. Seu poder não é focado naquilo que é material , mas sim no seu espírito, que consiste no verdadeiro vôo ao desconhecido e não em campos triviais. A capacidade da visão só ocorre quando o guerreiro consegue parar com o diálogo interior. Aí, vivendo um controle e consciência completos, sem pressa nem compulsão, ele faz o máximo para conseguir o equilíbrio. Nada há nesse mundo que não se possa enfrentar, afinal um guerreiro já se considera morto, pois sabe que começou a morrer a partir do dia que nasceu, de modo que nada tem a perder.

Page 11: Caminho Guerreiro

- Os guerreiros não conquistaram suas vitórias batendo com a cabeça de encontro aos muros e sim, conquistando os muros, saltando sobre eles, sem destruí-los. Um guerreiro age como se nada tivesse acontecido, porque não acredita em nada e no entanto aceita tudo pelas aparências. Aceita sem aceitar e despreza sem desprezar. Nunca acha que sabe, nem sente que nada aconteceu. Age como se estivesse...

- Um guerreiro deve abandonar a forma humana a fim de se modificar de verdade. Nada se pode mudar se não se abandona a forma anterior. Um guerreiro sabe que não pode mudar nada e então trata de mudar a si mesmo, assim a vantagem do guerreiro sobre o homem comum, é que o guerreiro nunca se decepciona quando não consegue mudar. O importante para um guerreiro é alcançar a totalidade de seu ser.

- A autoconfiança do guerreiro não é a mesma que a do homem comum. Este busca a certeza aos olhos do espectador e chama a isso autoconfiança. O guerreiro busca a impecabilidade a seus próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está agarrado a seus semelhantes, enquanto o guerreiro só se agarra a si mesmo.

- A diferença entre a autoconfiança do homem comum e a humildade do guerreiro é a seguinte: "A confiança em si significa saber algo com certeza, a humildade significa ser impecável em suas ações e sentimentos."

Page 12: Caminho Guerreiro

AOS GUERREIROS1. O homem comum se defende, enquanto o guerreiro sabe se defender, mas escolhe se proteger.2. Um guerreiro procede estrategicamente.3. Assumir a responsabilidade de nossas decisões significa que estamos prontos para morrer por elas.4. Um bom caçador muda sua maneira de ser tantas vezes quantas são necessárias.5. Um guerreiro respeita as forças que dirigem nossas vidas e nossas mortes.6. Um guerreiro nunca pensa que sua vida vai durar para sempre, tem sempre presente a morte como conselheira.7. Um caçador deve não só conhecer os hábitos de sua presa, como também saber que há forças neste mundo que dirigem os homens e os animais e tudo o que é vivo.8. Não considere nada como outra coisa. O que você chama de sonho é real para um guerreiro. Deve compreender que o guerreiro não é um tolo. Um guerreiro é um caçador imaculado que caça o poder, não é bêbado nem doido e não tem nem tempo nem vontade de fingir, mentir a si mesmo ou dar um passo errado. O jogo é muito caro para isso. Está arriscando sua própria vida ordenada, que ele levou tanto tempo para ajustar e aperfeiçoar. Não vai jogar tudo isso fora por cometer um engano de cálculo tolo, tomando uma coisa por outra.9. Um rompante controlado e uma quietude controlada são as marcas de um guerreiro.10. Um guerreiro é guiado por seu propósito inflexível e pode livrar-se de qualquer coisa.11. Procurara perfeição do espírito do guerreiro é o único empreendimento digno de nossa vida.12. A disposição de um guerreiro exige controle sobre si e, ao mesmo tempo, exige que ele se entregue.13. O guerreiro calcula tudo, isso é controle. Mas, uma vez terminados seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso é abandono. Um guerreiro não é uma folha ao vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si ou contra o que o que ele acha certo. Um guerreiro é preparado para sobreviver da melhor maneira possível.  14. Um guerreiro pode ser ferido, mas não ofendido. Para um guerreiro não há nada ofensivo nos atos de seus semelhantes, enquanto ele estiver agindo dentro da disposição correta.15. Considerar as onças e os ratos nossos semelhantes, como iguais, é um ato magnífico do espírito do guerreiro.16. Um guerreiro nunca vira as costas ao poder sem compensar os favores recebidos.17. O homem é apenas a soma de seu poder pessoal e essa soma determina como ele vive e como ele morre.18. O segredo reside não no que você faz consigo, mas no que você não faz.19. O guerreiro sempre verifica que esteja tudo em ordem, não porque acredite que sobreviverá à prova pela qual vai passar, mas porque isso faz parte do seu procedimento impecável.20. O que mais um guerreiro pode ter a não ser sua vida e sua morte?21. Um feiticeiro impostor procura justificar tudo no mundo com explicações de que não tem certeza e assim tudo é feitiçaria.22. Um guerreiro sabe que está esperando e o que está esperando; e enquanto espera, não precisa de nada, e assim qualquer coisa que ele receba é mais do que pode esperar.23. A gente aprende a agir como um guerreiro agindo, não falando.24. Um guerreiro tem de usar a vontade e a paciência para esquecer. Na verdade, um guerreiro só tem a sua vontade e a sua paciência e com elas constrói o que quiser.25. A vontade é uma coisa que o homem usa, por exemplo, para vencer uma batalha que ele, por todos os cálculos, deveria perder.26. A vontade é o que pode fazê-lo vencer quando seus pensamentos lhe dizem que está vencido. A vontade é o que o torna invulnerável.27. Sabe-se que a morte o acompanha e não lhe dará tempo de se agarrar a nada, de modo que ele experimenta, sem ansiar, tudo de todas as crises.  28. Com a consciência em sua morte, com seu desprendimento e com o poder de suas decisões, um guerreiro organiza a sua vida de maneira estratégica. O conhecimento de sua morte o orienta e o torna desprendido e secretamente sensual; o poder de suas decisões finais o torna capaz de escolher sem remorsos, e o que ele escolhe é sempre estrategicamente o melhor. Assim ele executa tudo o que precisa sua vontade e com uma eficiência sensual.29. Um guerreiro não se entrega a nada, nem mesmo à sua morte.30. A vida para um guerreiro é um exercício de estratégia. Um guerreiro não se importa com o significado.31. Um guerreiro nunca fica à toa e nunca tem pressa.32. Um guerreiro vive estrategicamente. Um guerreiro nunca carrega fardos que não suporta.33. Um guerreiro só deve estar preparado para combater.34. O espírito do guerreiro não é dado a caprichos nem reclamações, nem a vencer, nem a perder. O espírito do guerreiro só é dado à luta, e cada embate é a última batalha na Terra. Assim, o resultado lhe importa muito pouco. Em sua última batalha na Terra, o guerreiro deixa seu espírito morrer, livre e claro. E enquanto trava sua batalha, sabendo que sua vontade é impecável, o guerreiro vê-se à grande35. Um guerreiro escolhe as brisas que fazem seu mundo.36. Só um doido empreenderia a tarefa de se tornar homem de conhecimento por sua própria vontade. Um homem sensato tem de ser levado a isso.37. Conhecer é poder e uma vez que o homem enverede pelo caminho do conhecimento, não é mais responsável pelo que possa acontecer com aqueles que entram em contato com ele.38. Preocupe-se e pense antes de tomar qualquer decisão, porém, uma vez tomada, siga seu caminho, livre de preocupações e pensamentos; haverá mil outras decisões ainda à sua espera. É assim a maneira do guerreiro.39. Um guerreiro pensa em sua mente quando as coisas se turvam.  40. É possível insistir, insistir realmente, mesmo sabendo que o que se está fazendo é inútil. Mas primeiro temos de saber que nossos atos são inúteis e, no entanto, temos de proceder como se não soubéssemos. É esta a loucura controlada de um feiticeiro.41. Em

Page 13: Caminho Guerreiro

algumas circunstâncias, um guerreiro age como se soubesse o que está fazendo, quando na verdade não sabe nada.42. Ou a gente se faz feliz ou se faz forte. O trabalho é o mesmo. (O resultado é completamente oposto e o forte não é infeliz)43. O homem comum se importa em saber se as coisas são verdadeiras ou falsas, mas um guerreiro não.44. Como caçador, um guerreiro sabe que o mundo foi feito para ser usado. Portanto, usa cada pedacinho dele. Um guerreiro é como um pirata que não tem dúvidas em pegar e usar o que quiser, só que o guerreiro não se importa, nem se sente insultado quando é apanhado ele mesmo.45. Um guerreiro vive sua vida estrategicamente.46. Todos nós, sejamos guerreiros ou não teremos um centímetro cúbico de oportunidade, que aparece diante de nossos olhos de vez em quando.47. Os guerreiros escolhem seu campo de batalha. Um guerreiro nunca entra na batalha sem saber o que o cerca.48. Há três princípios básicos: o primeiro é que os espreitadores aprendem a nunca se levarem a sério, aprendem a rir de si próprios. Se não se importam de parecerem bobos, podem enganar a qualquer um. O segundo é que aprendem a ter uma paciência sem fim, nunca estão com pressa e nunca se desesperam. E o terceiro é que aprendem a desenvolver uma capacidade infinita de improvisação.49. O homem comum está agarrado a seu semelhante, enquanto o guerreiro só se agarra a si mesmo.50. A confiança em si significa saber algo com certeza; a humildade significa ser impecável em suas ações e sentimentos.51. Um guerreiro aceita seu destino, seja qual for, e o aceita na mais total humildade. Aceita com humildade aquilo que ele é, não como fonte de pesar, mas como um desafio vivo.  52. O guerreiro não curva a cabeça para ninguém, mas ao mesmo tempo não permite que pessoa alguma curve a cabeça para ele.53. O guerreiro deve ficar calmo e controlado e nunca pode perder o pulso.54. Um guerreiro não pode reclamar nem lamentar nada.55. A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que o guerreiro aceita a tudo como um desafio.56. Um guerreiro tende a ser fluido e mudar em harmonia com o mundo que o rodeia, seja o mundo da razão ou o mundo da vontade.57. Um guerreiro ou qualquer homem, aliás, não pode desejar estar em outro lugar. Um guerreiro porque vive do desafio, um homem comum porque não sabe onde a morte pode encontrá-lo.58. Um dos atos de um guerreiro é nunca deixar que coisa alguma o afete.59. Para um guerreiro tudo nesse mundo é um desafio. O maior desafio de todos, naturalmente, é sua pretensão ao poder.60. Ser um guerreiro significa ser humilde e alerta.61. Para o guerreiro a intenção é o portão do meio.62. Um guerreiro segue os ditames do poder.63. Um guerreiro não pode ser desamparado, nem confuso, nem assustado em nenhuma circunstância.64. Muito poucos dentre eles estariam dispostos a escutar, e dentre esses poucos que escutam, um número ainda menor estaria disposto a agir, menos ainda têm suficiente poder pessoal par aproveitar seus atos.65. Tudo isto só existe por causa de nossa atenção.66. Perder a importância própria, assumir a responsabilidade e visar a morte como conselheira.67. A liberdade que tem um guerreiro é ou agir de modo impecável ou agir como idiota. A impecabilidade é realmente o único ato que é livre e assim a verdadeira medida do espírito do guerreiro.68. Morrer sozinho não é morrer em solidão.  69. Um guerreiro reconhece sua dor, mas não se entrega a ela.70. A alegria de um guerreiro vem de ter aceitado o seu destino e ter avaliado lealmente o que o espera.71. A tristeza pertence apenas àqueles que detestam aquilo mesmo que abriga seus seres.72. Um guerreiro não procura nada para consolar-se.73. Um guerreiro nunca pode deixar nada ao acaso, que o guerreiro altera o resultado dos acontecimentos pela força de sua percepção e seu propósito inquebrantável.74. O guerreiro nunca se decepciona quando não consegue mudar.75. Um espreitador espreita qualquer coisa, inclusive a si mesmo.76. Do mesmo modo que você espreita a caça, estuda seus hábitos até conhecer todos os atos de suas fraquezas e depois salta sobre elas e as pega como coelhos dentro de uma gaiola.77. Os homens tem de ser dirigidos e as mulheres, controladas.78. O guerreiro deve não ter nenhuma coisa material na qual localizar seu poder, mas focalizá-lo no espírito, no verdadeiro vôo ao desconhecido e não em campos triviais.79. A liberdade de lembrar-se de você próprio.80. Um guerreiro é alguém que procura a liberdade.81. Considerava o presente de liberdade da águia, não uma concessão, mas uma chance de ter chance.82. As pessoas devem ser extremamente humildes e sem defesa alguma, nem mesmo de si próprias. Devem se proteger mas não se defender.83. Um guerreiro nunca perde o juízo em nenhuma circunstância.84. Um guerreiro nunca fica assediado.85. Um guerreiro não tem nada no mundo, a não ser sua impecabilidade e a impecabilidade não pode ser ameaçada.86. Quando a verdadeira pobreza de seus recursos humanos torna-se inegável, o guerreiro não tem outro recurso senão dar um passo atrás e baixar a cabeça.87. Não tinha de buscar um propósito para a vida pois achava que já o tinha encontrado. ( O caminho do guerreiro)

Page 14: Caminho Guerreiro

88. Sempre nos obrigam a sentir-nos esclarecidos, mas quando nos viramos para enfrentar o mundo, eles nos falham e terminamos enfrentando o mundo como sempre fizemos, sem esclarecimentos.89. Ver só ocorre quando o guerreiro consegue parar com o diálogo interior.90. Um guerreiro começa com a certeza de que seu espírito está desequilibrado. Aí, vivendo um controle e consciência completos, mas sem pressa nem compulsão, ele faz o máximo para conseguir esse equilíbrio.91. Nada há nesse mundo que um guerreiro não possa enfrentar.92. Um guerreiro já se considera morto, de modo que nada tem a perder.93. Os guerreiros não conquistaram suas vitórias batendo com a cabeça de encontro aos muros e, sim, conquistando os muros. Os guerreiros saltam por cima dos muros, não os destróem.94. Um guerreiro age como se nada tivesse acontecido, jamais, porque não acredita em nada e no entanto aceita tudo pelas aparências. Aceita sem aceitar e despreza sem desprezar. Nunca acha que sabe, nem sente que nada aconteceu. Age como se estivesse…95. Um guerreiro deve abandonar a forma humana a fim de se modificar de verdade. Nada se pode mudar se não se abandona a forma humana.96. Um guerreiro sabe que não pode mudar nada e no entanto trata de mudar, mesmo sabendo que não o poderá fazer.97. A vantagem do guerreiro sobre o homem comum é que o guerreiro nunca se decepciona quando não consegue mudar.98. Para uma guerreira tudo começa no sonho. Primeiro deve encontrar as mãos. Depois, casas e prédios, sem dissolver as imagens.99. A arte do sonhador é conservar a imagem de seus sonhos. Temos de lutar para não olhar, mas apenas ver de relance e conservar a imagem.100. Deve-se encontrar nos sonhos um lugar para o umbigo, pois prestamos atenção com ele no sonho. Precisamos de um pouco de calor ou a sensação de que algo está apertando o umbigo para podermos conservar as imagens dos sonhos.  101. A arte do sonhador é a arte da atenção.102. A essência de nosso ser é o ato de perceber e a mágica de nosso ser é o ato da consciência.103. Primeiro círculo do poder – atenção tonal, nossa capacidade assombrosa, mas considerada natural, de dar ordem à nossa percepção do mundo, de todo dia.104. Segundo círculo do poder – atenção do nagual, a capacidade dos feiticeiros situarem sua consciência no mundo não-comum. Capacidade portentosa que todos têm, mas só os feiticeiros utilizam, de dar ordem ao mundo não-comum.105. Um guerreiro não tem compaixão por ninguém.106. Os sonhadores têm de contemplar para poderem sonhar e depois têm de procurar os sonhos na contemplação.107. A Impecabilidade do guerreiro é deixar os outros como são e apoiá-los no que forem. (Os que nada querem)108. “O que importa é o guerreiro ser impecável.”109. “… o importante para um guerreiro é alcançar a totalidade de seu ser.”110. “A autoconfiança do guerreiro não é a mesma que a do homem comum. Este busca a certeza aos olhos do espectador e chama a isso autoconfiança. O guerreiro busca a impecabilidade os seus próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está agarrado a seus semelhantes, enquanto o guerreiro só se agarra a si mesmo.”111. (A diferença entre a autoconfiança do homem comum e a humildade do guerreiro é a seguinte “A confiança em si significa saber algo com certeza, a humildade significa ser impecável em suas ações e sentimentos.”