camille claudel

23
EXPOSIÇÃO CAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN « PAS DE DEUX »

Upload: expressaoeart

Post on 17-Dec-2014

3.090 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

Material de apresentação sobre a exposição de Camille Claudel que será realizada em 2009, ano da França no Brasil. Produzido pela Expressão e Art.

TRANSCRIPT

Page 1: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

Page 2: Camille Claudel

O Ano da França no Brasil foi acordado e anunciado pelos Presidentes da República de ambos os países em 2006 em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005)

O Ano da França no Brasil proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento

O objetivo do Ano da França e atingir um publico de 30 a 40 milhões de pessoas

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

SOBRE O ANO DA FRANÇAPeríodo: 21/04/2009 > 15/11/2009

Page 3: Camille Claudel

Na França,as ações do Ano da França no Brasil são da competência do Ministério das Relações Exteriores e Européias. A programação é da responsabilidade do Comissariado francês do Ano, apoiado pelas equipes da Culturesfrance

No Brasil, a execução do Ano da França cabe aos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, com a participação de outras entidades publicas e privadas federais, estaduais ou municipais.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

SOBRE O ANO DA FRANÇAPeríodo: 21/04/2009 > 15/11/2009

Page 4: Camille Claudel

Quatro linhas gerais nortearão o trabalho do comissariado brasileiro:

- Diversidade: procurar garantir a maior diversidade de público e de tipos de eventos possível

- Territorialidade: empenhar-se para que os eventos atinjam todas as regiões do Brasil

- Permanência: assegurar que os efeitos do Ano da França no Brasil se estendam para além do período oficial de sua realização e tragam benefícios à sociedade brasileira

- Divulgação: implementar ações para levar a programação e os resultados do Ano da França no Brasil ao conhecimento do maior número possível de brasileiros.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

SOBRE O ANO DA FRANÇAPeríodo: 21/04/2009 > 15/11/2009

Page 5: Camille Claudel

DESCRIÇÃO / SINOPSE

A exposição Camille Claudel e Rodin terá a função de colocar as obras da escultora Camille Claudel, conservada no Musée Rodin, ao lado de algumas obras de Auguste Rodin, com o propósito de provocar um olhar sobre o casal, não sob o ponto de vista da relação amorosa vivida entre eles, tão pouco em torno das suas relações profissionais, mas sim, de buscar um olhar sobre a relação estética desenvolvida pelos artistas, num período de intensa produção.

Durante 10 anos os dois escultores criaram num estado de simbiose admirável. As obras falam delas mesmas, falando de amor e de paixão compartilhada. Apesar da grande conivência artística e sentimental aproximando Rodin e Claudel o fim do século verá dois escultores que enriqueceram as suas respectivas produção artística criadas de maneira independente, colocando em evidencia a influencia que exerceu um sobre o outro.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

Page 6: Camille Claudel

Estabelecer o intercâmbio entre franceses e brasileiros, permitindo a perenidade do da relação estabelecida, através do projeto trazendo benefícios à sociedade brasileira;

Possibilitar ao público de Belo Horizonte e Curitiba, duas grande capitais brasileiras, fora do eixo São Paulo/Rio, a recepção de um evento com esta dimensão e importância;

Ao resultado do Evento possa assegurar que os efeitos do Ano da França no Brasil se estendam para além do período oficial de sua realização, para o público e para os nossos Parceiros;

Implementar ações para levar a programação e o resultado alcançado ao conhecimento do maior número possível de brasileiros e franceses, beneficiando assim as Instituições que recepcionaram a exposição e os Parceiros que contribuíram para a sua realização;

Possibilitar ao público visitante confrontar lado a lado as obras de Camille Claudel e Rodin, trazidas ao mesmo tempo pela primeira vez no Brasil, numa concepção inédita criada pela Curadora francesa, Aline Magnien, e tentar responder a pergunta:

“Mas afinal, o que diferencia Camille Claudel e Rodin?”

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

OBJETIVOS

Page 7: Camille Claudel

Total de 48 obras originais pertencendo ao Musée Rodin (Paris)

20 obras da Camille Claudel pela primeira vez no Brasil:

La petite châtelaineMarbre

La ValseBronze

Vertumne et PomoneMarbre

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

AS OBRAS DA CAMILLE CLAUDEL

Page 8: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

L’Age mûrBronze

Les causeusesPlâtre original

La VagueMarbreOnyx

Etc…

AS OBRAS DA CAMILLE CLAUDEL

Page 9: Camille Claudel

28 obras do Auguste Rodin

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

L’éternel printempsBronze

Adolescent désespéréBronze

Balzac, étude définitive avec robe de chambre Bronze

Etc…

AS OBRAS DO AUGUSTE RODIN

Page 10: Camille Claudel

Palacio das Artes – Belo Horizonte

• Inaugurado em 1971

• Até 2007, 800 eventos promovidos

• 18 mil m² de área expositiva potencial

• Teatro de 1.692 lugares

• Café, loja e espaço de lazer

www.palaciodasartes.org.br

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

OS LOCAIS DE EXPOSIÇÃO

Page 11: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

OS LOCAIS DE EXPOSIÇÃO

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba

• Inaugurado em 2002 seguindo o projeto de Oscar Niemeyer

• Um dos maiores complexos de exposição do Brasil

• 17 mil m² de área expositiva potencial

• Auditório de 400 lugares

• Café, loja e espaço de lazer

www.museuoscarniemeyer.org.br

Page 12: Camille Claudel

Cobertura Total da divulgação, através da Campanha desenvolvida pela Organização do Evento na divulgação da Programação Oficial, da abertura ao encerramento: 21-abril a 15/novembro/2009.

O Ano da França no Brasil pretende atingir a maior abrangência e diversidade geográfica e de público possível e a organização da campanha de divulgação de amplo espectro pela mídia brasileira, possibilitará ao Ano da França no Brasil a visibilidade necessária.

Comissariados: Francês e Brasileiro

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

DIVULGAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Page 13: Camille Claudel

CHANCELA CONCEDIDA PELOS COMISSARIADOS

Brasília, 13 de novembro 2008

Assunto: Chancela no âmbito da Programação Oficial do Ano da França no Brasil

ASenhora Neusa Maria de Andrade Expressão e Arte Comunicação Ltda Tenho o prazer de informá-lo que o projeto Exposição Camille Claudel e Rodin, O Último Mito Ano da França no Brasil, no âmbito de França.Br 2009, Ano da França no Brasil, foi chancelado conjuntamente pelos Comissariados Brasileiro e Francês por ocasião do 3º Comitê Misto.

Integrando a programação oficial, o seu projeto se beneficia, a este título, da comunicação global de França.Br. Por conseguinte, ele será mencionado nos documentos genéricos de comunicação e no sítio oficial do Ano da França no Brasil assim que este estiver em atividade.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

Page 14: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

PORQUE INVESTIR EM CULTURA?

• O principal motivo de uma Empresa investir em Cultura é utilizar o Marketing Cultural para reforçar a sua imagem, cujo investimento é apontado como um elemento determinante de diferenciação da postura empresarial no mercado, reforçando o valor de marca e potencializando a imagem positiva na Comunidade onde a empresa está inserida. •A Empresa que adota uma postura de investidora num Projeto Cultural, sai lucrando, pois está investindo em seu diferencial competitivo, ou seja, “agregando valor a sua imagem”, pois, por sua atuação no meio cultural obterá o reconhecimento da sociedade, além de criar uma consciência interna entre seus colaboradores.

•As manifestações culturais, de criação artística, são importantes porque geram empregos em vários setores da mão-de-obra artesanal à tecnologia avançada de informatização. Além disso, ao crescer em qualidade e quantidade, o entretenimento cultural cria um mercado próprio, que se consolida como parte da estrutura do turismo e da indústria cultural do País.

•Por isso, o investimento privado em cultura é um poderoso parceiro do Estado no desenvolvimento econômico e social. Experiências conhecidas de empresas que investem com regularidade em atividades culturais comprovam o retorno satisfatório desse tipo de marketing.

•Este resultado, aliado aos benefícios fiscais decorrentes da Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz da parceria Estado/Iniciativa Privada/Produtor Cultural um mercado promissor. Isso é o que faz do investimento em cultura um bom negócio.

Page 15: Camille Claudel

DEDUÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA – LEI ROUANET

Este projeto  tem o apoio da Lei Rouanet  (Federal)

Projeto aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) do Ministério da Cultura, PRONAC 08.5546

DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA:

Sua Empresa pode selecionar um dos Projetos Culturais, aprovados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, através do mecanismo denominado MECENATO, e deduzir integralmente do Imposto de Renda devido da Empresa, 4% dos valores que forem efetivamente contribuídos, calculado pelo lucro real.

Poderão utilizar até 25% dos produtos culturais do projeto (catálogos, programas, convites de estréia e abertura das exposições, DVD, banners, cartazes e outros produtos desenvolvidos) para distribuição gratuita com fins promocionais.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

« PAS DE DEUX »

Page 16: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

INVESTIMENTO

Patrocinador ApresentadorR$ 1.869.950,00

Contrapartidas:Em contrapartida pelo Patrocínio recebido, a Expressão e Arte produções, oferece toda a cobertura de divulgação da marca do Patrocinador, nas mídias utilizadas:

• Anúncios (mídia impressa, eletrônica e interativa), dos principais veículos;• Peças Gráficas desenvolvida para o Evento: (convites, catálogos, programas, folders, cartazes);• Fachada externa e Ambientes internos: (Placas, Banners, Faixas, Outdors, Painéis Eletrônicos);• Assessoria de Imprensa (contratada especialmente para a cobertura completa de cada evento, onde é mencionado o Patrocínio concedido pela Empresa, mas entrevistas dadas pelos artistas e realizadores do Evento)• Flyer eletrônico promocional (inserção da logomarca p/ envio mailing de divulgação)• Site (inserção da logomarca no site do Evento)• Cota de convites cortesia • Pré-lançamento fechado para convidados VIP da Empresa• Coquetel de pré-estréia

•Outras formas de contrapartidas aqui não mencionadas, poderão ser discutidas em comum acordo com os Produtores responsáveis pelo Evento.

Page 17: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

INVESTIMENTO

Co- PatrocinadorR$ 934.975,00 (02 cotas)

Contrapartidas:Em contrapartida pelo Co-Patrocínio recebido, a Expressão e Arte produções, oferece toda a cobertura de divulgação da marca do Patrocinador, nas mídias utilizadas:

• Anúncios (mídia impressa, eletrônica e interativa), dos principais veículos;• Peças Gráficas desenvolvida para o Evento: (convites, catálogos, programas, folders, cartazes);• Fachada externa e Ambientes internos: (Placas, Banners, Faixas, Outdors, Painéis Eletrônicos);• Assessoria de Imprensa (contratada especialmente para a cobertura completa de cada evento, onde é mencionado o Patrocínio concedido pela Empresa, mas entrevistas dadas pelos artistas e realizadores do Evento)• Flyer eletrônico promocional (inserção da logomarca p/ envio mailing de divulgação)• Site (inserção da logomarca no site do Evento)• Cota de convites cortesia • Coquetel de pré-estréia (com número de convidados pré-estabelecido)

•Outras formas de contrapartidas aqui não mencionadas, poderão ser discutidas em comum acordo com os Produtores responsáveis pelo Evento.

Page 18: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

INVESTIMENTO

Apoio CulturalR$ 467.487,50 (04 cotas)

Contrapartidas:Em contrapartida pelo Apoio Cultural recebido, a Expressão e Arte produções, oferece toda a cobertura de divulgação da marca do Patrocinador, nas mídias utilizadas:

• Peças Gráficas desenvolvida para o Evento: (convites, catálogos, programas, folders, cartazes);• Fachada externa e Ambientes internos: (Placas, Banners, Faixas, Outdors, Painéis Eletrônicos);• Flyer eletrônico promocional (inserção da logomarca p/ envio mailing de divulgação)• Site (inserção da logomarca no site do Evento)• Cota de convites cortesia • Coquetel de pré-estréia (com número de convidados pré-estabelecido)

Page 19: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

INVESTIMENTO

Apoio Cultural

Participação da Empresa, através do pagamento de bens e serviços produzidos pela própria empresa ou de seus fornecedores.

Contrapartidas:Em contrapartida pelo Apoio Cultural recebido, a Expressão e Arte produções, oferece:

• Peças Gráficas desenvolvida para o Evento: (catálogos, programas, folders);• Flyer eletrônico promocional (inserção da logomarca p/ envio mailing de divulgação)• Site (inserção da logomarca no site do Evento)• Coquetel de pré-estréia (com número de convidados pré-estabelecido)

Page 20: Camille Claudel

• Esta exposição tem potencial para atingir um público aproximado de 2 milhões de pessoas, durante sua temporada.

• Profissionais liberais, executivos, médicos, dentistas, engenheiros, estudantes em todos os níveis e áreas de interesse.

• Alcance de todas as faixas etárias, uma vez que a exposição poderá ser visitada por escolas , colégios, universidades públicas e privadas, atingindo desta forma as classes sociais (A, B e C)

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

PUBLICO ALVO

Page 21: Camille Claudel

A parceria com a Expressão e Arte produções, através dos seus projetos, é uma oportunidade valiosa de agregar a sua marca a Atividades Artísticas e Culturais de alto nível, ao lado da marca das grandes Instituições Culturais, onde seus Eventos são realizados:

•CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SP – RJ e BSB•SESI•SESC SP e RJ•CAIXA CULTURAL (da Caixa Econômica Federal) BSB•CENTRO DE CULTURA JUDAICA SP•PALÁCIO DAS ARTES – BH•INSTITUTO TOMIE OHTAKE•TEATRO RENAISSANCE• TEATRO CULTURA ARTÍSTICA •SALA SÃO PAULO•TEATRO GUAIRA - CUR •TEATRO CASTRO-SAL ALVES•TEATRO SÃO PEDRO-POA, ENTRE OUTROS.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

SOBRE A PRODUTORA EXPRESSÃO E ARTE PRODUÇÕES CULTURAIS E ARTISTICAS

Page 22: Camille Claudel

PARCEIROS DA EXPRESSÃO E ARTE PRODUÇÕES:

BANCO DO BRASIL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

COSIPA /USIMINAS ALCAN ALUMINIO

PETROBRÁS CPFLSESI E SESC TAM/VARIGO BOTICÁRIO VOLKSWAGEM

REDE GLOBO OUTRAS

A PRODUTORA EXPRESSÃO E ARTE produções: Mantém um relacionamento de Parceria Cultural, com o Banco do Brasil, CCBB/SP, desenvolvendo um projeto regular há 7anos e com a Cosipa –Usiminas há 3 anos, o que comprova a credibilidade da sua atuação junto às Empresas de grande porte.

OS EVENTOS DISPONÍVEIS PARA PATROCÍNIO:

Visite nosso site (www.expressaoeart.com.br) para conhecer nosso portfolio e os Eventos Culturais e Artísticos aprovadores pela Lei Rouanet e chancelados pelos Comissariados França/Brasil, para os Eventos que farão parte da Programação Oficial do ANO DA FRANÇA NO BRASIL/2009.

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

SOBRE A PRODUTORA EXPRESSÃO E ARTE PRODUÇÕES CULTURAIS E ARTISTICAS

Page 23: Camille Claudel

EXPOSIÇÃOCAMILLE CLAUDEL – AUGUSTE RODIN

CONTACTS:

Neusa Andrade (Brasil)Expressão e Art produções

+55 (0) 11 3086.1297 # cel. [email protected]

Cécile Lima (França)ALMD Productions

+33 (0) 1 47 49 89 [email protected]