camarÕes capital: yaoundé. localizaÇÃo bandeira nacional

17
CAMARÕES CAMARÕES Capital: Yaoundé

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

161 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

CAMARÕESCAMARÕESCapital: Yaoundé

Page 2: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

LOCALIZAÇÃOLOCALIZAÇÃO

Page 3: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

BANDEIRA NACIONALBANDEIRA NACIONAL

Page 4: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

A atual bandeira nacional dos Camarões foi adotada a 20 de Maio de 1975 após os Camarões terem se tornado um estado unitário. A bandeira anterior (1961-1975) era de um esquema de cores semelhante à atual, mas com duas estrelas amarelas na parte superior da faixa verde. As cores são as cores Pan-Africanas e o design é adaptado da bandeira da França. A faixa central representa unidade: o vermelho é a cor da unidade, e a estrela amarela ao seu centro é referida como a "estrela da unidade". O amarelo simboliza o sol e também as savanas do norte do país; e o verde, as florestas do sul do país.

Page 5: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

BRASÃOBRASÃOO brasão de Camarões é cortinado de verde, ouro e gules (vermelho). Na parte de gules aparece o mapa do país representado de azul e, diante do mapa, uma balança sable (heráldica) com pratos de prata. O mapa e a balança estão surmontados por uma estrela de cinco pontas de ouro.

Page 6: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

O escudo está transpassado por duas fasces ( vigas ) cruzadas e, em sua parte superior, aparece escrito o lema nacional em francês "PAIX, TRAVAIL, PATRIE" e inglês "PEACE, WORK, FATHERLAND", que significam, respectivamente, "Paz, Trabalho e Pátria".Na parte inferior do escudo aparece, também em inglês e francês, a denominação oficial de Camarões: “Repulic of Cameroon” “Republique du Cameroun” (“República de Camarões”)As três cores das seções do escudo são as que figuram na bandeira nacional.As fasces simbolizam a autoridade da República camaronesa, a balança é o conhecido símbolo da justiça e a estrela de cinco pontas que aparece sobre a balança (também representada na bandeira nacional) e o mapa representa a união do país.

Brasão de Armas adotado em 1986.

Page 7: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

HINO NACIONALHINO NACIONAL"Chant de Ralliement" é o hino nacional dos Camarões. Começou a ser utilizado em 1948, em cerimônias não-oficiais durante o período colonial. Foi adotado oficialmente como hino nacional em 1957. Composto por René Djam Afame, que também escreveu a letra com Samuel Minkio Bamba e Moïse Nyatte Nko'o. Letra que foi modificada em 1978.

Ó Camarões berço dos nossos ancestrais,Onde agora eles repousam em liberdadeComo uma bandeira tremulando ao Sol,Um simbolo forte de fé e união,Todos seus filhos de Norte a Sul,Do Leste a Oeste tem um só amor,Te servir e nosso único proposito,Para a gloria desta nossa terra,Querida Pátria, Querida terra,Você é a verdadeira felicidade,Nossos trabalhos, nossas vidas,São para seu amor e sua grande honra.

Page 8: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

FATOS HISTÓRICOS FATOS HISTÓRICOS Os navegadores portugueses chegaram à costa dos Camarões em 1472. Notaram a abundância de camarões no rio Wouri River e chamaram-lhe Rio dos Camarões, de onde deriva o nome actual do país.Apesar da chegada dos portugueses à costa dos Camarões no século XV, a malária impediu os europeus de se instalarem e conquistarem os territórios do interior até ao final da década de 1870, quando grandes quantidades de quinino se tornaram disponíveis. No início, os europeus estavam sobretudo interessados em comercializar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. O comércio de escravos foi reprimido no meio do século XIX, ainda na parte final desse século instalaram-se nos Camarões missões cristãs, as quais continuam a desempenhar um papel na vida do país. O território que atualmente corresponde a Camarões foi ocupado, em 1884, pelos alemães.

Page 9: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

Os Camarões franceses alcançaram a independência em 1° de janeiro de 1960 sob a denominação de República dos Camarões, no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à República dos Camarões, formando a República Federal dos Camarões.

No dia 5 de Julho de 1884 a totalidade do território camaronês e alguns territórios vizinhos tornaram-se a colônia alemã de Kamerun, com a capital situada primeiramente em Buéa e depois em Yaoundé. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), tropas da França e da Inglaterra invadiram o país, sendo que os franceses se apropriaram de 75% do território camaronês, e os ingleses ficaram com os 25% restantes, cabendo à França a maior área, sendo as zonas mais distantes transferidas para o domínio de outras colônias francesas.

Page 10: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

Ahmadou Ahidjo, um Fula educado na França, foi escolhido para presidente da federação em 1961. Ahidjo, suportado pelas forças de segurança internas, ilegalizou todos os partidos políticos, à excepção do seu, em 1966. Conseguiu suprimir a rebelião da UPC, sendo a captura do último líder rebelde importante ocorrido em 1970. Em 1972, uma nova constituição substituiu a federação por um estado unitário.Ahidjo abdicou do cargo de presidente em 1982 e foi sucedido, como indicava a constituição, pelo seu primeiro-ministro, Paul Biya, um oficial de carreira do grupo étnico Bei-Pahuin. Ahidjo acabou por se arrepender da sua escolha, mas os seus apoiantes não conseguiram derrubar Biya numa tentativa de golpe levada a cabo a 6 de Abril de 1984. Biya venceu as eleições, onde era o único candidato, em 1983 e 1984 e as eleições multipartidárias, mas fraudulentas, de 1992 e 1997. O seu partido tem uma maioria considerável.

Page 11: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

Paul Biya, nascido Paul Barthélemy Biya'a Bi Mvondo (Mvomeka'a, 13 de Fevereiro de 1933) é o segundo presidente da República dos Camarões no cargo desde 1982.Biya é considerado por muitos como um ditador e é muitas vezes considerado distante da população. A população da região anglófona do país ( formada sob as regras coloniais britânicas ) queixa-se de marginalização e opressão por parte do governo. Essa região é o maior reduto da oposição.

Page 12: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

O presidente obteve mais um mandato de sete anos nas eleições presidenciais de 11 de Outubro de 2004, obtendo oficialmente 75% dos votos, mas a oposição alega que houve fraude nas eleições.Nas eleições presidenciais de outubro de 2011 Biya garantiu um sexto mandato ao vencer com 77,9% dos votos. John Fru Ndi foi o seu adversário mais próximo, e teve 10% dos votos. A oposição a Biya alegou fraude eleitoral e houve irregularidades processuais anotadas por observadores estrangeiros. Em 3 de novembro tomou posse para o sexto mandato.

Page 13: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

EDUCAÇÃO E CULTURAEDUCAÇÃO E CULTURAOs alemães colonizaram Camarões em 1884, e um professor chamado Christaller fundou uma escola em Douala em 1888. Em 1916, Camarões foi posto sob jurisdição franco-britânica. Após a independência e a reunificação (em 1961), o país optou por um sistema educacional dual, que prevalece até hoje.Existem dois sistemas escolares em Camarões. O sistema britânico nas províncias do Sudoeste e Nordeste e o sistema francês em todo o resto do país. A partir do primário, a união dos dois sistemas resulta na fórmula chamada bilinguismo original: Francês e Inglês.A educação é particular e pública. A taxa de escolaridade é uma das mais altas da África, 73%.

Page 14: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

As crianças têm acesso oficial ao jardim de infância dos três aos cinco anos de idade. O ensino primário termina logo antes da idade na qual os camaroneses tornam-se legalmente adultos, fornecendo a educação formal básica – o nível de treinamento mínimo que o cidadão precisa para se manter. É em grande parte fornecida pelo estado (76% dos 2,906.732 alunos do ensino primário, em 2004). A formação dos professores é inteiramente controlada pelo estado. É executada pela Ecole Normale, composta de 58 faculdades de treinamento para professores de ensino primário.O ensino pós-primário oferece dois anos de treinamento técnico para alunos que tenham se formado no sistema de ensino primário, no SAR/SM (seção de artesanato rural/seção de economia doméstica). Matérias especializadas incluem construção civil, engenharia elétrica, carpintaria, bombeiro hidráulico e economia doméstica. O ensino secundário engloba os ensinos geral e vocacional. Em 2004, havia 762.000 estudantes no ensino secundário, dos quais 68% em estabelecimentos estatais.

Page 15: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

O ensino superior em Camarões começou com a fundação da Universidade Federal de Camarões, em 1962. O seu corpo discente cresceu a tal ponto, ao longo do tempo, que o sistema universitário teve de ser reformado. Legislação introduzida em janeiro de 1993 estabeleceu seis universidades estatais: Yaoundé I, Yaoundé II, Douala, Dschang, Buea e Ngaoundéré. Em 2004, as universidades federais tinham um corpo discente total de 74.100.Embora as taxas de alfabetização tenham crescido (atualmente 77% dos homens e 60% das mulheres), em 2005 Camarões restabeleceu um programa nacional de alfabetização, em conjunto com diversas iniciativas básicas de letramento levadas a cabo por missões, empresas e ONGs.A língua alemã também goza de uma grande importância, sendo ensinada como língua estrangeira a cerca de 300 mil pessoas. Entre 1884 e 1919 - os Camarões foram uma colônia alemã. E este curto período de apenas 35 anos de domínio alemão deixou alguns rastos culturais que ainda hoje são visíveis no país.

Page 16: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

ESPORTES - FutebolESPORTES - Futebol

•Copa das Nações Africanas: 1984, 1988, 2000, 2002 •Jogos Pan-Africanos: medalha de ouro - 1991, 1999, 2003, 2007 •Jogos Olímpicos: medalha de ouro - 2000

•Seis participações em Copa do mundo

Page 17: CAMARÕES Capital: Yaoundé. LOCALIZAÇÃO BANDEIRA NACIONAL

FONTE DE PESQUISAFONTE DE PESQUISAhttp://copadomundo.uol.com.br/2010/selecoes/camaroes/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camaroes/camaroes.phphttp://pt.wikipedia.org/wiki/Camar%C3%B5eshttp://www.mundoeducacao.com.br/geografia/camaroes.ht

http://www.paisesdomundo.com.br/index/pais/UT/CM/link/12

http://www.girafamania.com.br/africano/camaroun.html