câmara arquiva projeto que altera prazo para compensação ... · a comissão de seguridade social...

13
Notícias de interesse da segurança pública em tramitação nos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, no plano federal, na semana do dia 02 a 04 de maio de 2018. 1. PODER LEGISLATIVO - 1.1 TRABALHO E PREVIDÊNCIA Câmara arquiva projeto que altera prazo para compensação entre regimes de previdência de servidores A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou na quarta-feira (25) proposta que previa novos prazos para compensação financeira entre a Previdência Social e os regimes previdenciários dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. A proposta se refere a casos de contagem de tempo de contribuição para fins de aposentadoria e pensão de servidores que passaram de um regime para outro. O prazo previsto na Lei 9.796/99 para o envio dos dados relativos aos benefícios terminou em maio de 2002. Até hoje, no entanto, esse processo não foi concluído. 1.2 COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO Seminário discute funcionamento das polícias no Brasil e no mundo A Comissão Especial sobre a Unificação das Polícias Civis e Militares realiza seminário nesta quinta-feira (3) para discutir o modelo de polícia adotado no Brasil e em outros países do mundo. O evento será realizado, durante todo o dia, no auditório Nereu Ramos, a partir das 9 horas. Projeto exige que diretor de presídio seja agente penitenciário Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece como condição para o exercício do cargo de diretor de estabelecimento penal ser agente penitenciário ou servidor efetivo de carreira correspondente. A medida está prevista no Projeto de Lei 9158/17, do deputado Cabo Sabino (Avante-CE), que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84). Relator vai propor mudança na Constituição para permitir unificação das polícias civil e militar O relator da Comissão Especial sobre a Unificação das Polícias Civil e Militar, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), informou que vai apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com normas genéricas prevendo a unificação das forças policiais. Segundo ele, caberá a cada estado, individualmente, decidir se fará a mudança de imediato ou não. “Ao apresentarmos o relatório, no final de junho ou início de julho, podemos deixar na regra geral a possibilidade para que o estado que se sentir apto possa fazer o processo de unificação imediatamente”, disse. “Já aqueles estados que não se sentiremos preparados, poderão analisar mais um pouco essa possibilidade. ”

Upload: phungbao

Post on 10-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Notícias de interesse da segurança pública em tramitação nos Poderes Legislativo, Judiciário e

Executivo, no plano federal, na semana do dia 02 a 04 de maio de 2018.

1. PODER LEGISLATIVO -

1.1 TRABALHO E

PREVIDÊNCIA

Câmara arquiva projeto que altera prazo para compensação entre regimes de

previdência de servidores

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou na quarta-feira (25) proposta que previa novos

prazos para compensação financeira entre a Previdência Social e os regimes previdenciários dos

servidores públicos federais, estaduais e municipais. A proposta se refere a casos de contagem de

tempo de contribuição para fins de aposentadoria e pensão de servidores que passaram de um

regime para outro. O prazo previsto na Lei 9.796/99 para o envio dos dados relativos aos benefícios

terminou em maio de 2002. Até hoje, no entanto, esse processo não foi concluído.

1.2 COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME

ORGANIZADO

Seminário discute funcionamento das polícias no Brasil e no mundo

A Comissão Especial sobre a Unificação das Polícias Civis e Militares realiza seminário nesta quinta-feira (3) para discutir o modelo de polícia adotado no Brasil e em outros países do mundo. O evento será realizado, durante todo o dia, no auditório Nereu Ramos, a partir das 9 horas.

Projeto exige que diretor de presídio seja agente penitenciário

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece como condição para o exercício

do cargo de diretor de estabelecimento penal ser agente penitenciário ou servidor efetivo de carreira

correspondente. A medida está prevista no Projeto de Lei 9158/17, do deputado Cabo Sabino

(Avante-CE), que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84).

Relator vai propor mudança na Constituição para permitir unificação das polícias

civil e militar

O relator da Comissão Especial sobre a Unificação das Polícias Civil e Militar, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), informou que vai apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com normas genéricas prevendo a unificação das forças policiais. Segundo ele, caberá a cada estado, individualmente, decidir se fará a mudança de imediato ou não.

“Ao apresentarmos o relatório, no final de junho ou início de julho, podemos deixar na regra geral a possibilidade para que o estado que se sentir apto possa fazer o processo de unificação imediatamente”, disse. “Já aqueles estados que não se sentiremos preparados, poderão analisar mais um pouco essa possibilidade. ”

Projeto exclui segurança externa de presídios das atividades de policiamento

ostensivo

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 894/18, do deputado Cabo Sabino (Avante-CE), exclui das atividades típicas de policiamento ostensivo a segurança externa das cadeias e presídios estaduais. O policiamento das áreas externas dos presídios, a cargo das polícias militares (PMs), está previsto em um dispositivo do Decreto 88.777/83, que o PDC do deputado Sabino propõe suspender. Para ele, o aumento da criminalidade exige a presença das PMs nas ruas das cidades brasileiras. Ele afirma ainda que o policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública são típicos das atividades das PMs, ao contrário das missões no entorno das prisões.

1.3 POLÍTICA

Maia suspende decisão que estabelecia análise prévia do impacto orçamentário de

projetos de lei

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiu suspender os efeitos de sua decisão, de dezembro do ano passado, de submeter ao corpo técnico da Casa, antecipadamente, os projetos de lei recém-apresentados pelos deputados que possam ter impacto orçamentário. A análise prévia está prevista na Emenda Constitucional 95/16, sobre o teto de gastos.

A decisão de dezembro foi questionada pelo líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), em 17 de abril, que argumenta ser de competência da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) essa análise, durante o processo de tramitação.

1.6 AGENDA DA CÂMARA DOS

DEPUTADOS

Agenda da semana SEGUNDA-FEIRA (7)

8 horas Comissão Especial da Nova Lei de Licitações (PL 1292/95) Seminário para debater o PL 1292/95, que propõe uma nova lei de licitações. Belém (PA)

9 horas Comissão Especial da Nova Lei de Licitações (PL 1292/95) Seminário para debater o PL 1292/95, que propõe uma nova lei de licitações. São Luís (MA)

9 horas Conselho de Comunicação Social Seminário sobre a violência contra profissionais de comunicação. Evento interativo pelo e-Cidadania O evento continua à tarde. Plenário 13, ala Alexandre Costa, no Senado

10 horas Sessão Solene Homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário. Plenário Ulysses Guimarães

10 horas Comissão do Esporte Visita técnica ao Centro de Educação Física Almirante Adalerto Nunes (CEFAN). Rio de Janeiro (RJ) 14 horas Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços Seminário para debater os impactos da redução dos investimentos da Petrobras na indústria nacional e as consequências na economia da Bahia. Salvador (BA)

14 horas Plenário Sessão de debates. Plenário Ulysses Guimarães

14 horas Comissão Especial da Nova Lei de Licitações (PL 1292/95) Seminário para debater o PL 1292/95, que propõe uma nova lei de licitações. Florianópolis (SC)

14 horas Comissão Especial da Nova Lei de Licitações (PL 1292/95) Seminário para debater o PL 1292/95, que propõe uma nova lei de licitações. São Paulo (SP)

14 horas Comissão Especial sobre a Privatização da Eletrobras (PL 9463/18) Seminário sobre os impactos do PL 9463/18 e a consequente privatização da Eletrobras. Belo Horizonte (MG)

14h30 Comissão Mista de Orçamento Palestra sobre o Sistema de Indicação Legislativa Orçamentária (SILOR) ao Projeto de Lei Orçamentária para 2018 . Plenário 2

17 horas Comissão Especial sobre a Privatização da Eletrobras (PL 9463/18) Seminário sobre os impactos do PL 9463/18 e a consequente privatização da Eletrosul. Florianópolis (SC)

TERÇA-FEIRA (8) 8 horas Câmara dos Deputados Seminário em Defesa das Empresas Públicas e lançamento do livro "Se é Público, é para Todos". Auditório Nereu Ramos 9 horas Câmara dos Deputados, em conjunto com o Instituto Palavra Aberta 12ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão. Plenário 2 9 horas Comissão Externa sobre as Investigações dos Assassinatos da Vereadora Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes Audiência com o delegado Fábio Cardoso, Chefe da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio

de Janeiro, para atualização de informações sobre as investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do Anderson Gomes. Rio de Janeiro (RJ)

9h30 Sessão Solene Homenagem aos quinze anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) Plenário Ulysses Guimarães

9h30 Comissão Mista sobre a MP 814/17 Medida provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras. Apreciação do relatório do deputado Julio Lopes (PP- RJ). Plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado

09h30 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público Audiência pública sobre o Projeto de Lei 6172/2016, que regulamenta as atividades fundamentais do trabalhador aeroportuário. Foram convidados, entre outros, o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresa Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Sineata), Márcio D'angiolella; e o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo (SNTPV), Jorge Carlos Botelho. Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 12

11 horas Sessão Solene do Congresso Comemoração dos 100 anos do Dia das Mães no Brasil. Plenário do Senado Federal

14 horas Comissão Externa sobre o Endividamento do Setor Agrícola Audiência pública sobre soluções para o endividamento agropecuário nos estados e municípios. Foram convidados, entre outros, os presidentes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar; da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra; e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo de Carvalho Borges. Plenário a definir

14 horas Comissão Especial sobre Código de Processo Penal (PL 8045/10) Eleição do presidente e apresentação de minuta do substitutivo do relator-geral, deputado João Campos (PRB-GO). Plenário 3

14h30 Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania Votação de projetos e requerimentos. Plenário 1

14h30 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Audiência pública para debater a situação dos resíduos gerados pelas construções e demolições. Foram convidados, entre outros, a diretora do departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos (DQAR) do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso; e o presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, Hewerton Bartoli.

Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 8

14h30 Comissão Especial sobre a Entidade Municipal para propor ADIN e ADC (PEC 253/16) Eleição dos vice-presidentes; definição do roteiro de trabalhos; e deliberação de requerimentos . Plenário 10

14h30 Comissão Especial que Torna Permanente o Fundeb (PEC 15/15) Audiência pública para discussão da proposta de substitutivo à PEC. Foram convidados os professores Nelson Cardoso Amaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Fabrício Rodrigues Magalhães, Universidade de Campinas (Unicamp); e Nelton Carlos Conte, da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS); e o representante do Movimento Todos pela Educação, Caio Callegari. Plenário 9

14h30 Comissão Especial sobre Seguros Privados (PL 3139/15) Discussão e votação do parecer do relator, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP). Plenário 5

14h30 Comissão Especial que Regula Defensivos Fitossanitários (PL 6299/02) Discussão e votação do parecer do relator, deputado Luiz Nishimori (PR-PR). Plenário 14

14h30 Comissão Especial sobre as Agências Reguladoras (PL 6621/16) Audiência pública sobre o tema. Foram convidados, entre outros, o senador Tasso Jereissati; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas; e o subprocurador-geral do Ministério Público Federal José Elaeres Marques Teixeira. Plenário 13

14h30 Comissão de Defesa do Consumidor Subcomissão Especial Empresas Aéreas Instalação; eleição de presidente e vice-presidentes da subcomissão especial sobre direitos e deveres das empresas aéreas Plenário a definir

14h30 Comissão Externa sobre a Situação Hídrica dos Municípios de Minas Gerais Votação de requerimentos. Sala 175B do anexo 2

14h30 Comissão Mista Especial sobre a Lei Kandir Apresentação do relatório final do senador Wellington Fagundes (PR-MT). Plenário 15 da ala Alexandre Costa, no Senado

14h30 Comissão Especial sobre a Privatização da Eletrobras (PL 9463/18) Audiência Pública para discutir o modelo de privatização no Projeto de Lei 9463/18, que dispõe sobre a desestatização das Centrais Elétricas Brasileiras S.A.(Eletrobrás) Foram convidados, entre outros, os superintendentes de desenvolvimento de empresas da Brasil Bolsa Balcão, Thiago Curi Isaac; e de regulação, orientação e enforcement de emissor da Brasil

Bolsa Balcão, Patrícia Bolina Pellini. Plenário a definir

15 horas Sessão do Congresso Deliberação dos Projetos de Lei do Congresso Nacional nºs 6 e 7 de 2018 e do Projeto de Resolução do Congresso Nacional nº 3 de 2017. Plenário Ulysses Guimarães

15 horas Comissão Especial sobe Portabilidade da Conta de Luz (PL 1917/15) Instalação da comissão; eleição do presidente e dos vice-presidentes. Plenário a definir

15 horas Comissão mista sobre a MP 818/18 Medida provisória que amplia o prazo para o desenvolvimento urbano integrado. Apreciação do relatório do deputado Fausto Pinato (PP-SP). Plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado

15h30 Comissão Especial sobre o Marco Regulatório da Economia Colaborativa Audiência pública para debater sobre economia colaborativa e mobilidade urbana: transporte de cargas, locação e compartilhamento de veículos. Foram convidados, entre outros, o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Miguel Júnior; e o presidente executivo da Associação Nacional de Empresas de Aluguel de Veículos e Gestão de Frotas (Anav), Paulo Saab. Plenário 15

16h30 Comissão de Seguridade Social e Família Audiência pública para discutir o PL 8363/2017, que dispõe sobre o exercício da profissão de doula. Foram convidados, entre outros, as presidentes da Associação de Doulas do Distrito Federal, Marilda de Cassia Castro; e da Associação de Doulas do Rio de Janeiro, Morgana Eneile Tavares de Almeida. Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 7 18h45 Presidência da Câmara O presidente Rodrigo Maia recebe o ministro do STF Alexandre de Moraes para a entrega do anteprojeto de lei sobre o combate ao tráfico de drogas e armas. QUARTA-FEIRA (9)

8h30 Fórum Parlamentar Catarinense Tratar da Segurança Pública do Estado e ainda envidar os esforços e o apoio da Bancada Catarinense na busca de soluções. Auditório Freitas Nobre

9 horas Comissão de Viação e Transportes 18º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O evento continua à tarde. Auditório Nereu Ramos

9h30 Comissão de Seguridade Social e Família Votação de projetos e requerimentos. Plenário 7

9h30 Comissão de Defesa do Consumidor Audiência pública para debater o aumento no valor dos planos de saúde em percentual muito acima da inflação; a cobrança de franquia e coparticipação em consultas e exames; e a denúncia de indicação de diretor para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em suposta situação de conflito de interesses. Foram convidados o ministro da Saúde, Gilberto Occhi; e o diretor-presidente da ANS, Leandro Fonseca da Silva. Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 8

9h30 Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços Votação de projetos e requerimentos. Plenário 5

10 horas Comissão de Defesa do Consumidor Votação de projetos e requerimentos. Plenário 8

10 horas Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania Votação de projetos e requerimentos. Plenário 1

10 horas Comissão de Educação com a participação das comissões deTrabalho, de Administração e Serviço Público; e Fiscalização Financeira e Controle Reunião de comparecimento do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. Plenário 10

10 horas Comissão de Finanças e Tributação Votação de projetos e requerimentos. Plenário 4

10 horas Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Audiência pública para discutir os resultados das ações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2017 e as prioridades para 2018. Foi convidado o ministro da pasta, Gilberto Kassab. Plenário 13

10 horas Comissão Externa do Fundeb Votação de requerimentos. Sala 175B do anexo 2

10 horas Comissão de Desenvolvimento Urbano Votação de requerimentos. Plenário 16

10 horas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Eleição de presidente e vice-presidentes. Plenário 6

10 horas Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional Votação de projetos e requerimentos. Plenário 3

10 horas Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Votação de projetos e requerimentos. Plenário 9

10 horas Comissão de Minas e Energia Votação de projetos e requerimentos. Plenário 14

10 horas Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público Votação de projetos e requerimentos. Plenário 12

10 horas Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Votação de projetos e requerimentos. Plenário 2

10 horas Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia Audiência pública para debate dos principais programas voltados ao Desenvolvimento Regional e Nacional. Foi convidado o secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Hussein Kalout. Logo após a audiência, haverá reunião deliberativa. Plenário 15

10h30 Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Votação de projetos. Plenário 6

10h30 Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia Votação de projetos e requerimentos. Plenário 15

11 horas Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher Votação de projetos e requerimentos. Plenário 11

11 horas Comissão Externa do Fundeb Audiência com o ministro do TCU Walton Alencar Rodrigues. Tribunal de Contas da União (DF)

14 horas Comissão de Direitos Humanos e Minorias Audiência pública para debater os atos de ódio, discriminação e intolerância na internet. Foram convidados, entre outros, a procuradora regional do Grupo de Trabalho sobre Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal, Priscila Costa Shreiner Roderaos; e os representantes do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Flávia Lefèvre Guimarães; e do Coletivo Intervozes, Bia Barbosa. Plenário 9

14 horas Comissão de Viação e Transportes 18º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas Segundo painel: roubo de cargas e respostas governamentais. Auditório Nereu Ramos

14 horas Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa Votação de projetos e requerimentos. Plenário 16

14 horas Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Votação de projetos e requerimentos. Plenário 13

14 horas Comissão do Esporte Votação de projetos e requerimentos. Plenário 4 14 horas Comissão de Turismo Votação de projetos e requerimentos. Plenário 5 14 horas Comissão de Legislação Participativa Reunião para debater as demandas da sociedade civil organizada, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho da CLP para 2018. E votação de sugestões. Plenário 3

14 horas Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado Votação de projetos e requerimentos. Plenário 6

14h30 Comissão de Finanças e Tributação Audiência pública para debater empréstimos dos bancos públicos brasileiros a outros países. Foram convidados, entre outros, o presidentes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro; e o gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio Padovani. Plenário 8

14h30 Comissão Especial sobre as Agências Reguladoras (PL 6621/16) Audiência pública para discutir o tema. Foram convidados, o advogado e professor da FGV (SP) Fernando Scharlack Marcato; o

professor de Direito da USP Otávio Luiz Rodrigues Junior; e a professora da Escola de Direito da FGV-RJ Patrícia Sampaio. Plenário a definir

14h30 Comissão Especial sobre o Código Comercial (PL 1572/11) Discussão e votação do parecer do relator-geral, deputado Paes Landim (PTB-PI). Plenário a definir

14h30 Comissão de Cultura Votação de projetos e requerimentos. Plenário 10

14h30 Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania Votação de projetos e requerimentos. Plenário 1 14h30 Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher Audiência pública interativa sobre desafios e possibilidades da guarda compartilhada frente à violência doméstica. Foram convidados, entre outros, a chefe do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (Université du Québec), Denyse Cotê; a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Maria Berenice Dias; e a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da Universidade de Brasília, Ana Liési Thurler. Logo após haverá votação de requerimentos. Evento interativo pelo e-Cidadania Plenário 9, da ala Alexandre Costa, no Senado 15 horas Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa Audiência pública para debater o PL 723/11, que possibilita o aumento do valor do benefício de prestação continuada para o idoso e a pessoa com deficiência que necessite de auxílio permanente de terceiros. Foram convidados, entre outros, o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (Cndi), Bahij Amin Aur; e a presidente do Conselho Estadual do Idoso de Goiás (CEI/GO), Ignês Luzia Guardiola. Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 16

15 horas Comissão do Esporte Audiência pública para apresentação da proposta e do plano de trabalho do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa. Foi convidado o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, o general de divisão Jorge Antonio Smicelato. Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 4

16h30 Comissão Externa sobre a Situação das Emergências dos Hospitais Federais/RJ Reunião acerca do fechamento dos trabalhos do colegiado. Plenário a definir

QUINTA-FEIRA (10)

9 horas Comissão Especial sobre a Privatização da Eletrobras (PL 9463/18) Seminário sobre o PL 9463/18 de desestatização da Eletrobras. Assembleia Legislativa de Sergipe (SE)

9h05 Sessão Solene Homenagem aos Trinta Anos do Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil Plenário Ulysses Guimarães

10 horas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Audiência Pública para discutir a situação da BR 367 nos trechos: Ijicatu a Virgem da Lapa; Salto da Divisa - Jacinto - Almenara; Minas Novas - Virgem da Lapa, no Estado de Minas Gerais. Foram convidados, entre outros, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira; o prefeito do município de Almenara (MG), Ademir Gobira; o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), Davidsson Canesso de Oliveira. Plenário 6

10 horas Comissão de Seguridade Social e Família Audiência pública para debater o PL 5559/16, que trata dos direitos dos pacientes. Foram convidados o médico psicanalista do Comitê de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição Rogério Amoretti; a advogada da União Aline Albuquerque de Oliveira; os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; e do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz de Camargo Barros; a especialista em oncologia cirúrgica Nathália Pinheiro Müller; e representante do Ministério da Saúde. Evento interativo pelo e-Democracia Plenário 7

10 horas Comissão Mista sobre a MP 821/18 Audiência pública sobre a medida provisória que cria o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Foram convidados o ministro do STF Alexandre de Moraes; o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo; e representantes do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, da Justiça e da OAB. Evento interativo pelo e-Cidadania Plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado

SEXTA-FEIRA (11)

9 horas 95) Seminário para debater o PL 1292/95, que propõe uma nova lei de licitações. Recife (PE)

10 horas Comissão Especial sobre a Privatização da Eletrobrás (PL 9463/18) Seminário sobre os impactos do PL 9463/18 na prestação de serviços à população do Distrito Federal. Foram convidado o diretor de Distribuição da CEB, Mauro Martineli; o ex-ministro de Minas e Energia Nelson Hubner; o professor de Finanças Públicas da UnB Roberto Piscitelli; os integrantes do Sindicato dos Urbanitários no DF, Ikaro Chaves; e do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Fabíola Antezana; além de representante do Movimento dos Atingidos por Barragens. Plenário 3

14h30 18) Seminário sobre os impactos do PL 9463/18 na prestação de serviços à população da Região Sudeste. Rio de Janeiro (RJ)

17 horas 18) Seminário sobre os impactos do PL 9463/18 e a consequente privatização da Eletrobrás e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista). Câmara Municipal de Franca (SP)

Link: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/556715-AGENDA-DA-

SEMANA.html

2. PODER LEGISLATIVO -

2.1 PROPOSIÇÕES

APRESENTADAS

Comissões definem políticas públicas que serão analisadas em 2018

Sete das 13 comissões permanentes do Senado já definiram as políticas públicas a serem avaliadas em 2018. A avaliação passou a ser realizada a partir de 2013 para fortalecer o papel fiscalizador do Senado. Entre as comissões que já definiram a política a ser avaliada está a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que vai se concentrar na segurança pública, tema prioritário para o Senado em 2018. O tema já aprovado pela CAE foi proposto por seu presidente, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é a questão orçamentária e reflexos econômicos da crise da segurança pública. No requerimento em que sugeriu o tema, o senador lembrou que o Brasil vive uma grave crise na segurança pública, que culminou com a recente intervenção federal no Rio de Janeiro. A intenção do senador é avaliar as ações do Executivo na segurança pública e os impactos na economia.

6. ASSUNTOS DE INTERESSE DA FENEME

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA COMISSÃO DE UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS

MILITAR E CIVIL REALIZADO NA CAMARA DOS DEPUTADOS

Durante todo dia 03 de maio (quinta-feira) no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, houve Seminário Internacional organizado pela Comissão Especial sobre a Unificação das Polícias Civil e Militar da mesma casa legislativa. Vários debatedores expuseram suas experiências na ocasião. Dentre os participantes encontravam-se presentes vários Oficiais Militares representantes de entidades e das Instituições destacando-se os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

POLÍCIA MILITAR LAVRARÁ TERMO CIRCUNSTANCIADO NO CEARÁ

Mais um Estado brasileiro passará a realizar o Termo Circunstanciado no atendimento de delitos de menor potencial ofensivo, o CEARÁ.

Após um esforço junto a autoridades da área de segurança pública e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, provimento foi baixado autorizando os Juízes de Direito a receberem os referidos Termos Circunstanciados lavrados pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

NOTÍCIAS DE BRASÍLIA

7. CURTA E SIGA A FENEME NAS REDES

SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/secretariofeneme.feneme

Twitter: https://twitter.com/realfeneme

Sites: www.feneme.org.br / www.ciclocompleto.com.br

Brasília, 07 de maio 2018.

OUTRAS INFORMACOES RELEVANTES E ESTRATEGICAS PARA A FENEME NO AMBITOS DOS PODERES, ORGAOS E INSTITUICOES, ESTAO SENDO REPASSADAS VIA RELATORIOS E COMUNICACOES COMPLEMENTARES AO PRESIDENTE DA ENTIDADE, PARA OS ENCAMINHAMENTOS NECESSARIOS.