cafÉ, a paixÃo do paulistano

10
www.vmoeventos.com.br ROTEIRO Por: Samilly Santos CAFÉ, A PAIXÃO DO PAULISTANO

Upload: others

Post on 21-Oct-2021

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ROTEIRO
3
Roteiro: Café, a paixão do paulistano
O café foi responsável por trazer grandes mudanças ao Brasil e ao mundo, e chegou a nosso país no ano de 1727. Há diversas versões para explicar como as sementes foram introduzidas aqui, mas a versão mais conhecida é que elas foram surrupiadas da Guia- na Francesa, por Francisco Palheta que trouxe mais de mil sementes e quatro mudas de café. Assim que chegou ao Brasil, especificamente a Belém do Pará, ele dividiu com os agricultores que, assim, iniciaram a cafeicultura brasileira.
Posteriormente, o café chegou ao Rio de Janeiro e de lá se expandiu atingindo a província de São Paulo. O ciclo durou mais de 100 anos, entre os anos de 1800 e 1930, e o grande impacto na produção e comércio do café se deu com a crise de 1929. Entretanto, o país se recuperou e até então ainda é o maior produtor mundial do grão.
É importante lembrar que o café favoreceu o surgimento e crescimento de diversos bairros de São Paulo, o que movimentou a economia e trouxe grande crescimento, simultaneamente, à região litorânea do estado de São Paulo, onde hoje podemos encontrar um dos portos mais importantes e o maior terminal exportador de café mundial, o Porto de Santos.
Podemos dizer que em 1850 o “Café da Maria Punga” foi a primeira cafeteria da cidade, localizada na Rua do Rosário (atual XV de Novembro) e desde então, se tornou uma das paixões dos paulistanos.
São Paulo, uma das capitais mundiais da gastronomia, traz diversas opções para quem gosta de degustar um excelente café a qualquer hora do dia. Das tradicionais padarias aos famosos cafés gourmets, a cidade tem alternativas para todos os gostos e bolsos.
4
Proposta
Este roteiro tem a finalidade de apresentar opções de cafeterias famosas e importantes, localizadas no centro da cidade de São Paulo. Serão 5 pontos que podem ser visitados a pé, com ponto de partida no Metrô Sé, da Linha Azul.
Mapa do roteiro
2ª PARADA: Café Girondino
4ª PARADA: Caffé Latte
PONTO FINAL: Metrô Sé
Informações Gerais Por se tratar de um Roteiro de Cafeterias, os valores serão de acordo com o consumo de cada Turista/Visitan- te. O trajeto conta com ruas planas e poucas inclinações.
Deslocamento / Tempo estimado O tempo total de deslocamento é de 30 minutos; o percurso é de 2,1km. Por se tratar de um roteiro, o turista/visitante pode fazê-lo no tempo que preferir.
Atalhos do tecladoDados cartográcos ©2021 Google Termos 100 m
LOCALIZAÇÃO

Café Girondino
27 visualizações
5
1- CAFÉ DO 26
Para iniciar o roteiro, a primeira parada é no Café do 26, que se encontra dentro do Edifício Altino Arantes, hoje conhecido como Farol Santander, trazendo consigo mais um motivo para conhecê-lo, não só pelo café, mas também por ser um ponto de referência cultural da cidade, repleto de exposições e por estar localizado no centro histórico da cidade. É importante lembrar que para acessar o café é preciso pagar pelo ingresso do Farol Santander, que custa R$ 25,00.
O café servido e comercializado é de origem brasileira, o Mogiana Paulista, que é produzido no interior de São Paulo com moagem fina, e o resultado é um café saboroso e de muita qualidade. Isso explica o porquê você precisa experimentá-lo. No café do 26, o cardápio foi desenvolvido por “Mário Azevedo Gastronomia” para ter a cara de SP, “Urbano e Contemporâneo”.
Surpreendentemente, no Café do 26 é possível experimentar outros itens que compõem o cardápio como bolo de chocolate, mini pão de queijo, cookies, brownies, bolos de pote gelado, doce de colher dentre outros. Sem dúvidas, o que difere essa cafeteria das demais é o mirante que se encontra no mesmo andar, com uma vista privilegiada e excluisiva para a cidade de São Paulo e seu entorno, além da decoração com fotos antigas.
6
2- CAFÉ GIRONDINO Seguindo o roteiro, a segunda parada é em uma das cafeterias mais famosas de SP e que, inclusive, já foi pauta em importantes veículos de comunicação como o VEJA São Paulo, TV Brasil dentre outros. Sem dúvida, uma das coisas que mais chama a atenção nessa cafeteria é sua arquitetura de estilo vintage e sua decoração interna, com lustres e madeira e um ambiente super charmoso, agradável e de três andares.
Ideal para apreciar um ótimo café, ela é considerada uma das cafeterias mais antigas da cidade. Suas atividades tiveram início em 1875, com a primeira unidade localizada na rua XV de Novembro, porém, o funcionamento encerrou-se em 1919. Para resgatar a história e dar continuidade à cafeteria, uma outra família resolveu reabri-la em 1998, em um outro importante ponto da cidade, na esquina da Rua São Bento com a Rua Boa Vista. Uma atração do local é a vista e que de algumas de suas janelas é possível avistar o Mosteiro São Bento.
A sugestão é experimentar o Café Mauá, um café expresso junto com sorvete de creme, leite batido e chantilly. É possível encontrar também um cardápio variado de sobremesas, lanches, como sanduíches que são inspi- rados na história da cidade e muito mais. Como diferencial, o Girondino faz questão de trazer apresentações musicais ao vivo para os clientes. No geral, os estilos musicais são: Jazz, MPB, Pop-Rock dentre outros, sem dúvidas um dos pontos indispensáveis do roteiro.
7
3 - BADARÓ ART CAFFÉ
Esse é o ponto mais contemporâneo e charmoso do roteiro. O Badaró se destaca por sua decoração que tem arte e design. Ele conta com quatro ambientes que apresentam um detalhe interessante: cada andar recebeu o nome de uma região do centro histórico de São Paulo, que são eles: Piso Praça da Liberdade, Piso Praça do Patriarca, Piso Bom Retiro e Piso Líbero Badaró.
Sua inauguração ocorreu em 2018, apesar de ser um espaço novo comparado aos outros pontos, é importante conhecê-lo para ter a percepção das transformações que as cafeterias tiveram com o passar do tempo. Para complementar, ao visitar o último andar do Badaró você irá encontrar um espaço que é destinado para eventos e poderá apreciar uma vista privilegiada do Theatro Municipal e dos prédios históricos à sua volta.
Falando do café, no Badaró ele é tradicionalmente extraído da máquina de expresso e conta com opções dife- rentes como, o expresso com brigadeiro de chocolate belga, um dos mais procurados e tem mais, para quem aprecia um bom vinho, eles também comercializam, além de saladas e outras opções.
8
4 - CAFFÈ LATTE
Essa cafeteria também é considerada uma das primeiras a se instalar no centro histórico. Antes, se encontrava no centro antigo, em um edifício do século 19, trazendo o vínculo da história da capital à história do café. Atu- almente, se encontra no Largo do Café, ao lado de edifícios históricos e em um dos pontos mais movimentados do centro, na única rua da cidade em que todos os imóveis são tombados.
Inaugurada em 2004, está localizada em um edifício onde a fachada é tombada pelo patrimônio histórico. Com espaço amplo, conta com um mezanino para reuniões e reservas com maior número de pessoas. Como resul- tado de sua qualidade, o Caffè Latte foi matéria em jornais como o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Veja São Paulo dentre outros.
Um diferencial é que você pode escolher entre dois dos melhores grãos de café do Brasil, o da Fazenda Pes- segueiro, da região de Alta Mogiana, SP, ou o Café Orfeu, da Fazenda Sertãozinho, de Botelhos, Sul de Minas. Outro cuidado que a Caffè Latte possui é com as xícaras, elas possuem um fundo arredondado e borda fina, e têm o objetivo de otimizar o sabor e o aroma do café expresso.
9
5 - PADARIA SANTA TEREZA Ao falarmos de café e história da cidade, a Padaria Santa Tereza é ponto de parada obrigatório, aliás, ela foi fundada por portugueses, em 1872, no período imperial, e hoje é considerada a mais antiga padaria em ativi- dade do Brasil e uma das mais renomadas e tradicionais panificadoras de São Paulo.
Na época de sua inauguração, os escravos ainda circulavam pela cidade. Sua localização inicial, até a déca- da de 1940, era na Rua Santa Tereza, (isso explica o nome da mesma), mas o imóvel foi desapropriado para compor onde hoje é a Praça da Sé. Assim, a padaria precisou mudar para a Praça Dr. João Mendes, onde se encontra até os dias de hoje.
No histórico da padaria, consta que a mesma era frequentada por personalidades da época, como Jânio Qua- dros, Adoniran Barbosa, Nelson Gonçalves dentre outros. Atualmente, ela é ponto de parada de todo paulis- tano e, principalmente, dos advogados e funcionários do Fórum João Mendes e do Tribunal de Justiça, que é vizinho da padaria.
Um dos privilégios de tomar café neste local é que a padaria possui uma escada “secreta” que leva até o piso superior, onde se tem uma vista privilegiada da Catedral da Sé. Além de oferecer receitas próprias, como a coxa creme, e a tradicional canja, é possível encontrar um cardápio com diversas opções, além de servir café expresso desde o tradicional até o café gourmet.
10
CAFÉ DO 26 HORÁRIO: de terça a domingo, das 09h às 20h.
R. João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-900
CAFÉ GIRONDINO HORÁRIO: domingo (fechado) De segunda a quarta, das 08h às 19h. De quinta a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 08h às 18h.
R. Boa Vista, 365 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-001
BADARÓ ART CAFFÉ HORÁRIO: sábado e domingo (fechado) De segunda a sexta, das das 8h às 18.
R. Líbero Badaró, 408 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01008-000
CAFFÉ LATTE HORÁRIO: sábado e domingo (fechado) De segunda a sexta, das das 10h às 18h
R. do Comércio, 58 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01013-010
PADARIA SANTA TEREZA HORÁRIO: domingo (fechado) De segunda a sábado, das 6h às 20h.
Praça Dr. João Mendes, 150 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01501-000