caderno técnico jordan 2015/1

19
muro

Upload: jordan-ferreira

Post on 16-Aug-2015

29 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Técnico Jordan 2015/1

muro

Page 2: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 3: Caderno Técnico Jordan 2015/1

--

Sumário

IntroduçãoGlauraLocal

IntervençãoBalões

MonóculosMotores

IluminaçãoResultadoCréditos

01030407091317212530

Page 4: Caderno Técnico Jordan 2015/1

introdução

Este caderno visa descrever uma intervenção realizada em Junho de 2015, por alunos do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, com o intuito de modificar temporariamente um local, levando em consideração todas as caracteristicas e especificidades deste.

Page 5: Caderno Técnico Jordan 2015/1

local

A cidade escolhida foi a antiga e pacata Casa Branca (também conhecida por Glaura) - que na verdade é um distrito do município de Ouro Preto - Minas Gerais). Criada aproximadamente no século XVIII - auge da exploração do ouro no Brasil - a cidade mantém uma arquitetura colonial, com um clima muito acolhedor assim como seus moradores.

glaura

O local escolhido pelo grupo foi um grande muro localizado na Rua do Contorno. A escolha do local foi devido à discrepância que este gera em relação à cidade, seu tamanho e monotonia quebram a harmonia de Casa Branca. A parte da rua que localiza-se o muro é bem estreita e a largura da calçada não passa de 40cm, tornando a passagem inóspita.

Page 6: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 7: Caderno Técnico Jordan 2015/1

intervenção

O objetivo da nossa intervenção foi quebrar a monotonia e estagnação da rua causadas pelo muro - aproveitando o aspecto de passagem. Também instigar a curiosidade de quem passa se perguntando o que há por trás dele. Para dar mais movimento, usamos balões pendurados um a um, as sombras geradas foram mais um elemento visual que ajudou a tornar a passagem agradável.

Para a questão da curiosidade, montamos monóculos com fotos em seu interior e os fixamos nos tijolos de concreto, simulando a situação de alguém olhando através do muro.Optamos em montar também um sistema com motores para vibrar os cordões em que estavam amarrados os balões, criando um movimento diferenciado. Ao ligar todos, o som gerado pelos motores criou uma ambiência e enriqueceu bastante o efeito que queríamos, ao diversificar os elementos presentes na rua.

Page 8: Caderno Técnico Jordan 2015/1

Baloes

Cobrimos um “corredor” de 50 metros da rua com 500 balões tamanho 5. Para pendurá-los, usamos fios de nylon ligando o muro com as casas do outro lado da rua (aproximadamente 4 metros). No muro, usamos ganchos de arame para prender uma ponta do fio e nas casas amarramos nas estruturas dos telhados, ou calhas por exemplo. Com um espaçamento médio de 1 metro entre os fios,

totalizaram 50 fileiras com 10 balões cada. Para conectar o balão a esses fios, cortamos pedaços menores de nylon (entre 30 e 100 cm) e amarramos uma ponta num balão e a outra no fio. O tamanho desses nylons menores, são o suficiente para que os balões chegassem a altura da cabeça de uma pessoa de estatura média. Para facilitar o processo, usamos inflador elétrico para os balões. Após dar o nó, é importante achatar o balão, moldando-o para que perca seu aspecto de festa e adquira um formato mais arredondado.

Page 9: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 10: Caderno Técnico Jordan 2015/1

;;

Monóculos

Construímos 10 monóculos, presos com cola quente no muro, cada um com uma foto em seu interior, e ao que a pessoa interagia com o tubo móvel, mais elementos dessa foto se revelava. A parte externa fizemos de papel paraná - no formato mostrado nas fotos a seguir - e para o tubo usamos metade de uma garrafa pet de 300mL, sendo que na parte da tampa colamos um rolo de acetato (saíndo do monóculo) que é onde

a pessoa aproxima os olhos, já a abertura da garrafa virada pra dentro, colamos uma lente de aumento feita de plástico (vende em formato de cartão em papelarias), proporcionando uma certa imersão. Para o mecanismo de tornar o tubo móvel, furamos 4 lados da garrafa e as 4 faces do monóculo, passamos pelos furos aqueles elásticos de escritório. A foto só terá um bom efeito se for de resolução muito boa e com muitos elementos.

Para a iluminação dessas fotos, fizemos um circuito em série de 3 leds brancos de alto brilho com um resistor e uma bateria de 9v, colamos esses componentes nas paredes internas dos monóculos, de modo que não apareça nenhum componente nem os fios quando alguém estiver utilizando. Tomamos cuidado também para o led não formar pontos de reflexo na foto e os colamos com uma certa inclinação, não virado diretamente para a foto.

Page 11: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 12: Caderno Técnico Jordan 2015/1

Motores

Para o sistema de vibração dos cordões e também o som da intervenção, usamos como suporte uma placa quadrada de 10x10cm de papel paraná e fixamos nele um motor de corrente contínua de 3,5V conectado numa bateria de 9V. No caso do motor, não faz diferença em qual terminal conectar o positivo da bateria, isso apenas controla o sentido de rotação.

Para interligar aos cordões, colamos uma tampa de garrafa pet ao motor , para isso furamos o meio da tampa com ferro de solda e encaixamos no eixo do motor , após isso colamos com cola quente (não foi a melhor solução nesse caso, em pouco tempo de funcionamento a tampa se solta do motor).Colamos na tampa um pedaço de arame e nele um segundo pedaço foi colocado para interligar ao cordão (fotos a seguir). Ao todo foram 25 placas alternadas nos 50 cordões e para fixa-las ao topo do muro usamos bastante cola quente.

Page 13: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 14: Caderno Técnico Jordan 2015/1

vv

iluminação

A iluminação do projeto também é um elemento importante para causar o clima certo para a proposta. Usamos 4 mini olofotes distribuídos nos 50 metros de intervenção - apoiados nos telhados das casas,iluminando os balões. Cobrimos os olofotes com folha gelatina nas cores vermelho e azul. Optamos por duas cores para produzir mais sombras. No caso da azul, a cor não ficou tão forte,

mas nossa tentativa de colocar duas folhas juntas foi falha, pois a gelatina funciona se resfriando na face voltada para o ambiente, logo, colocando duas, a de dentro se derreteu pois não houve o resfriamento. Outra dica é desligar o poste de iluminação da rua, para as cores dos olofotes se intensificarem. Para a fonte de energia usamos 5 extensões grandes e pedimos as tomadas nas casas à frente, é importante isolar bem os cabos para evitar curto circuitos.

Page 15: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 16: Caderno Técnico Jordan 2015/1

resultado

Ao final do dia, a população da cidade começou a chegar e se apropriar das intervenções. O que poderia ter melhorado mais o resultado, seria se os monóculos tivesem algum mecanismo de ajuste de altura para que pessoas de todas as alturas pudessem ver as fotos sem dificuldade. Fora isso, ficamos satisfeitos com a reação de todos, e a ideia de tornar a passagem da rua mais agradável foi atingida.

Page 17: Caderno Técnico Jordan 2015/1
Page 18: Caderno Técnico Jordan 2015/1

Integrantes:antonino calichio, carolina almeida

jordan de oliveira, lucas dias mayara almeida, natalia ravagnani

raquel ivo, rayane minas

Fotografia por:carolina almeida, lagear - ufmg

lucas dias

Edição:jordan de oliveira

Page 19: Caderno Técnico Jordan 2015/1