caderno getsemani - janeiro/2013

32
MODA “TANGERINE TANGO”, “NECTARINA”, OU SIMPLESMENTE... COMO MELHOR EXTRAIR OS PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES RESPONSABILIDADE E RESPEITO CADA VEZ MAIS AUSENTE NO NOSSO DIA A DIA TEEN O QUE SERÁ QUE PASSA PELA MENTE DELES? QUEM VOCÊ NÃO VÊ ELES CONTRIBUEM DIARIAMENTE PARA O NOSSO BEM ESTAR VEM PRO MEU MUNDO UM PARALELO ENTRE A PROFISSÃO E O MINISTÉRIO www.getsemani.com.br Fevereiro de 2013 - Ano 1 - Edição 1

Upload: getnews

Post on 01-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caderno Mensal Getsemani

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

MODA“TANGERINE TANGO”,

“NECTARINA”, OUSIMPLESMENTE...

COMO MELHOR EXTRAIR OS PRINCÍPIOS E MÉTODOS

DE ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

RESPONSABILIDADE E RESPEITOCADA VEZ MAIS

AUSENTE NO NOSSO DIA A DIA

TEENO QUE SERÁ QUE

PASSA PELA MENTE DELES?

QUEM VOCÊ NÃO VÊELES CONTRIBUEM DIARIAMENTE PARA O NOSSO BEMESTAR

VEM PRO MEU MUNDOUM PARALELO ENTRE A PROFISSÃO E O MINISTÉRIO

www.getsemani.com.brFevereiro de 2013 - Ano 1 - Edição 1

Page 2: Caderno Getsemani - Janeiro/2013
Page 3: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

SUM

ÁRI

O

3

09 QUEM VOCÊ NÃO VÊExistem pessoas que trabalham muito, contribuem para nosso bem estar e quase nunca os vemos e nem mesmosabemos quem são.

16 CAPAA tecnologia tem nos beneficiado proporcionando uma enormidade de informações, sobre quase tudo que existe, estabelecendo contato em tem-po real com o mundo. Isso representa uma fantástica mudança para a humanidade.

04 INDIRETO DA REDAÇÃO06 ABRE ASPAS12 ESPORTE14 TEEN20 MODA / BELEZA25 SAÚDE27 CURIOSIDADE29 KIDS31 MISSÕES GETSÊMANI32 HORÁRIOS DE CULTO

22 VEM PRO MEU MUNDOÉ bem provável que você não saiba que em nossa igreja existam profissionais de várias áreas e tantas especialidades.

Direção Geral: Pr. Jorge Linhares e Daniela LinharesJornalista Responsável:

Peterson Clay França – RGJ/MG: 13840Jornalista: Renata G. Santana – RG16405/MGDesigners: Fabrício Barony, Leonardo Pedras,

Lizemberg Sathler e Patrícia Monteiro. Revisora: Ione Lobo

Fotógrafo: Neylor AlvesAtendimento: Débora Cançado

Contato: (31)3448-9806 E-mail: comunicaçã[email protected]

Twitter: @Getsemani_Facebook: Igreja Batista Getsemani

Comentários, sugestões e críticas: comunicaçã[email protected]

www.getsemani.com.brRua Cassiano Campolina, 360, 31260-210, BH-MG/ (31)3448-9898

Page 4: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

INDIR

ETO

DA

RED

AÇÃ

O

4

Olá! Desta vez estamos aqui para contar um pouco da nossa rotina nesse novo tra-balho que é o Caderno Getsêmani.

Não sabemos quanto a vocês, mas acreditamos que os desafios fazem parte de uma trajetória de sucesso e nos fazem ir adiante a despeito das críticas e obstá-culos.

Procurar superar os próprios limites também faz parte desse processo e ir sempre em busca do novo. Aliás, a palavra é INOVAR!

Nesse caderno compacto e colorido,

você encontra os mais diversos assuntos, dentre eles, valorizar a profissão do próxi-mo que nesse mês aborda o Maquinista (Vide pág. 22).

Bem, 2013 já começou, fevereiro está aí e você vai ficar parado? Mexa-se, não há mais tempo para olhar para traz, é hora de avançar rumo ao novo de Deus!

Aos que tentarem entulhar seus poços, construa outros no lugar e deixe a luz de Jesus brilhar na sua vida – é o que nós desejamos Indiretamente da Redação para você!

Abraços,Comunicação Getsêmani

Page 5: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

INDIR

ETO

DA

RED

AÇÃ

O

5

“Inovação e novos horizontes para a Comunicação e a Igreja Ba-tista Getsêmani romperem num novo tempo – vamos trabalhar por isso e vamos conseguir, porque só conquista quem vai à luta, e dá a cara à tapa!” Dani

“Nosso desejo é que vocês sejam muito abençoados em 2013 e que através de cada publicação possam receber mais de Deus através de um artigo, ou até mesmo de uma imagem, afinal de contas, é Ele que sabe os pensamentos que tem a nosso respeito!” Pet

“Esperança, fé, amor, alegria e sabedoria, que vêm através da pala-vra escrita é o que desejamos para a sua vida – que a Palavra de Deus sempre encontre lugar no seu coração” Renatinha

“Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, neste 2013 vamos nos esforçar ainda mais para produzir imagens que gerem impacto e falem o que você precisa ouvir, Deus te abençoe” Teco

“Singeleza e criatividade também fazem parte do processo de cria-ção – como parte da equipe procurarei conferir a cada edição um toque de graciosidade com muito profissionalismo” Paty

“Receber a solicitação e partir para uma criação envolve uma série de fatores como a captação do objetivo, interação com o cliente, a pesquisa... tudo a favor da excelência!” Fabrício

“O atendimento também faz parte do negócio da informação – con-te comigo para um 2013 com atendimento que produz resultados!” Débora

“Que este novo ano seja repleto de grandes novidades, mas todas elas acompanhadas com paz. Contribuir com vocês com nosso tra-balho, através de referências visuais, cores e formas, sensibilizando o seu coração com a complexidade de Deus. É o que desejamos no decorrer deste ano!” Leo

Page 6: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

ABRE

ASP

AS

Irresponsabilidade e desrespeito são características de uma sociedade ausente de compromisso com Deus e com a vida!

Não há como obtermos vitórias se não respeitarmos, nem termos respon-sabilidades para com a nossa família, com a sociedade, conosco mesmos e principalmente com Deus.

A palavra “responsabilidade” vem do latim respondere, e significa estar em condições de responder, pelos atos praticados, isto é, justificá-los e assumi-los. Já a palavra “respeito” vem do latim respicere que significa olhar para trás, evocando a ideia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido.

6

Page 7: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

ABRE

ASP

AS

7

Page 8: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

ABRE

ASP

AS

Você se considera uma pessoa respon-sável e respeitadora? Segundo pesquisas, 45.000 pessoas morrem por ano em aci-dentes automobilísticos, são 376.589 feridos, sendo que no Brasil o dado já é considera-do o 2º maior problema de saúde pública no país.

Inúmeras campanhas em favor da seguran-ça nas estradas já foram realizadas, entre-tanto as pessoas insistem em serem irres-ponsáveis e desrespeitam a própria vida e a do próximo, quando dirigem alcoolizadas ou não fazem uma revisão no carro, por exemplo.

Segundo dados da Fundação Sistema Esta-dual de Análise de Dados (Seade), o Brasil é o segundo lugar no planeta, onde mais gente morre envolvida em acidentes com armas de fogo (0,75 por 100 000 habitan-tes) – entretanto, ainda existem pais que guardam armas dentro de casa e em mui-tos casos, essa atitude irresponsável gera morte e muito sofrimento.

Não são poucos os casos em que pela au-sência do respeito e da responsabilidade vemos pessoas irresponsáveis colocando a vida dos outros em risco.

Este ano trabalharemos na igreja o tema: Respeito + Responsabilidade = Resposta Positiva de Deus.

Duas ações que resultarão em vitória, te nho certeza absoluta. Estaremos todos respeitando a Deus e trabalhando com responsabilidade. Respeitando nossos fami-liares com responsabilidade. Respeitando os pais, o cônjuge, as autoridades e princi-palmente respeitando o Senhor.

Não há como uma família ser abençoada, uma empresa, o local de trabalho, seja qual for o ambiente, se essas palavras não estiverem inseridas: Respeito e Responsa-bilidade.

A Palavra de Deus diz que há quem muito é dado, muito será cobrado. Recebemos muito através do sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário, e compete a nós a responsa-bilidade de termos ações que respeitem e que honrem o que Deus fez por nós. Respeite Jesus, tenha responsabilidade com as coisas do Senhor e você colherá respostas Positivas de Deus.

Pr. Jorge Linhares

8

Page 9: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

“O zelo pela Tua casa me consome...” Salmos 69.9.

Cade

rno G

etsê

mani

QUEM

VO

O V

Ê

9

Existem pessoas que trabalham muito, contribuem para o nosso bem- estar e quase nunca os vemos e nem mesmo sabemos quem são. Mas, aqui você terá a chance de saber quem são estes verdadeiros guerreiros, uma “Tropa de Elite Celeste”!

Você conhecerá a equipe dos Serviços Gerais, coordenada pelo “Marquinho”, que já está na função há 12 anos, e conta com 15 colaboradores,

que são eles: Adilson Prata, Andreia Lopes, Edna dos Santos, Edson Aurora, Fabiana Stela, Gessi Brum, Geni Machado, Lilia Pereira, Ivanete Ferreira, Mário Luiz dos Santos, Maria da Conceição Oliveira, Nadir dos Santos, Nívea de Paulo, Terezinha Mode e Tânia da Silva. Eles militam em três turnos diferentes – manhã, tarde e noite.

Page 10: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Luiz

Gessi

Tânia

Andreia

Nívea

Marquinho

Cade

rno G

etsê

mani

QUEM

VO

O V

Ê

10

Se temos o Templo Principal sempre limpo, o altar, bancos, banheiros, bebedouros, Espaço Gospel, salas de Escola Dominical e cursos, os salões Pérola, Diamante, Cenáculo de Oração, Nobre e departamentos, é graças ao desempenho dessa Tropa.

Alguns trabalham em áreas distintas na igreja, a Conceição, por exemplo, trabalha cuidando da limpeza do templo e do gabinete do Pr. Jorge Linhares. O Mário Luiz

Page 11: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Marquinho

Adilson

Conceição

Edna

Ivanete

Edson

Cade

rno G

etsê

mani

QUEM

VO

O V

Ê

11

auxilia na limpeza dos vidros e é o subencarregado da equipe. “Gosto muito de trabalhar na Getsêmani, temos comunhão, trabalhamos num ambiente tranquilo e amigável. Também gosto muito dos nossos cultos que acontecem toda segunda-feira, com a Pra. Leila. Temos desfrutado de momentos especiais com Deus!”, diz Mário que, já trabalha na Getsêmani há 5 anos e 3 meses.

Durante sete dias da semana, nos feriados e eventos da igreja, eles sempre estão por perto zelando pelo nosso ambiente de culto e trabalho. É impossível imaginar a igreja sem eles para nos ajudar.

Quando você os vir pelas salas e corredores, lembre-se: eles estão cuidando de nossa igreja e também de nós. Portanto, eles merecem o nosso carinho e nossas orações!

Page 12: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

ESPO

RTES

12

Page 13: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Investir em alguém pode ser considerado um dom divino. Saber amar ao próximo com responsabilidade, compromisso e até paciência, parece ser para poucos. Em uma tarde de segunda-feira, logo após mais uma rodada de Campeonato Brasileiro, conforme combinado com a minha produção na TV Globo, me encontrei com um jogador de futebol, próximo à Igreja da Pampulha, para gravar uma reportagem. O objetivo era registrar um pouco da vida daquele atleta que havia passado por vários clubes, inclusive na Europa. Depois da gravação, a frustração. Com as câmeras desligadas, ele começou a me dizer como estava a sua vida.A fama, o dinheiro e as incontáveis fes-tas o levaram ao fundo do poço. Perdeu a família, os bens e a glória. Vi, com meus próprios olhos, um homem de quase 2 metros de altura chorar feito uma criança. Deixei de lado o profissional e Deus entrou na conversa. Eu disse a ele que toda aquela frustração poderia se trans-formar em vida abundante, ao lado de Cristo. Quatro anos se passaram e nosso per-sonagem segue lutando. Se as palavras surtiram algum efeito, um dia saberei.

Quero dizer que a Palavra de Deus precisa andar lado a lado com o esporte. Preciso aproveitar as oportunidades e anunciar Jesus Cristo.O ano de 2012 foi um ano olímpico.Londres foi o centro das atenções e dos altos investimentos.Milhares de atletas de inúmeras modali-dades não pensavam em outra coisa: conquistar medalhas.Quantos cristãos entre eles, não sei, mas creio que muitos levaram a Bíblia na bagagem. O mundo esportivo segue o mesmo ritmo da tecnologia e da evolução. Nada de errado nisso.O problema é que muitos só estão preo-cupados com os índices, os recordes, as metas pessoais. Por isso, vemos tantas decepções no esporte.

ESPO

RTES

Por: Josino Ribeiro

Cade

rno G

etsê

mani

13

Page 14: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Abaixo, segue o “Raio X” de um jovem da UGA (União Getsêmani de Adolescentes).

Nome: Luiz Guilherme da Conceição Thibau, 17 anos, conhecido como Luiz.

Música: Livres para Adorar/ Jesus Culture/ Fleeting Giant/ Salomão doRaggae, Oficina G3.

Filme: Poder da Graça - O filme mostra a história de uma família na qual o filho é problemático. A mãe quer ajudá-lo, e com isso, o filho tem uma grande discussão com o pai, que é um policial. Certo dia, o pai, a trabalho, está com um amigo fazendo uma ronda e seu filho assaltava um estabelecimento. Ele estava com máscara e o pai atirou nele, sem saber que era ele. Levaram o rapaz para o hospital - ele estava muito mal. Ele precisava de um rim e não havia nin-guém compatível. Até que se descobriu que o amigo do pai, que já havia falado do amor de Deus, era com-patível e ele doou seu rim. Com essa atitude, a família toda acabou se convertendo. Trata-se de uma história bem comovente e próxima da realidade. Vale a pena conferir!

Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já

vencestes o maligno. 1 João 2:14

Cade

rno G

etsê

mani

14

TEEN

Page 15: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Tecnologia: Ipad, Iphone.

Livro que está lendo: A Bíblia - especifi-camente Mateus.

O que curte na UGA: A liderança, princi-palmente os pastores João e Alexsandra. A convivência, os amigos e as programações, sempre tem uma festa, um evento, evange-lismos e etc. Sonho: Formar em direito e trabalhar na Policial Federal e também ser um grande ministro de louvor - toca guitarra. Tem uma Ibanez Rg 42.

Referência musical: Juninho Afram. Amigo: Aquele que sempre está ao nosso lado quando tropeçamos, porque quando um cai, o outro o levanta.

Expectativa para 2013: Crescer espiritual-mente e continuar pregando. Sempre que

tenho oportunidade, ministro a Palavra de Deus na UGA e no Juniores também. Sexo: Uma coisa

boa no tempo certo, ou seja, no

casamento. Participo de trabalhos específicos na

UGA, no qual o Pr. João Canuto nos orienta a respeito. Há tam-bém a célula de homens, toda quinta-feira, na sala 352, às 19h,

no templo Sede, quando o Rafaelz-inho, conhecido como “pastorzinho”, conduz a célula falando sobre esses

temas.

Drogas: As pessoas tentam se refugiar nas drogas, mas mal elas sabem que Jesus tem o amor para preencher esse vazio que elas sentem.

Pastor: Aquele que orienta e acompanha de perto. Agradeço a Deus pela vida doPr. João e da Alexsandra, que acompan-ham de perto a minha caminhada e de vários outros adolescentes da UGA.

Igreja: Lugar de comunhão com os irmãos com um só objetivo: buscar a Deus!

Respeito aos pais: Os pais são como guias na terra, que ensinam e passam experiências. Agradeço a Deus pela vida dos meus pais.

Versículo: João 3.16 “Porque Deus amou o mundo tanto que deu seu único filho

para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Luiz irá prestar vestibular para direito este ano. Ore pela vida dele, por seus sonhos e de sua família e também pelos jovens da UGA!

Por: Renata G. Santana

Cade

rno G

etsê

mani

15

TEEN

Page 16: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

CA

PA

“Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5.21.

A tecnologia tem nos beneficiado propor-cionando uma enormidade de informações sobre quase tudo que existe, estabelecen-do contato em tempo real com o mundo. Isso representa uma fantástica mudança para a humanidade.

16

Page 17: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

CA

PA

Por outro lado, essa acessibilidade à infor-mação tornou visível a “raiz do conheci-mento” – há informação demais e tempo a menos.

Isso é notório não só no âmbito secular, mas também no que se refere à religião. A internet chegou a todos os setores, e com a Igreja não podia ser diferente. Hoje, são inúmeras páginas de congregações, pasto-res, células, pequenos grupos, missões, gru-pos de jovens, etc. Além de sites e blogs, existem inúmeros perfis nas mais diversas redes sociais.

17

Page 18: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

CA

PA

18

Page 19: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

CA

PA

A internet serve de busca e base de con-teúdo para muitos, e também para evan-gelizar, é uma ferramenta excelente para propagar o evangelho por todo o mundo. Podemos nos basear nos números apre-sentados por Ryon Braga, especialista em marketing, para ver essa “enxurrada” de informações que nos é oferecida:

- Por dia, são editados mais de 1.000 novos títulos de livros em todo o mundo;

- Uma só edição do jornal americano, The New York Times, contém mais informações que uma pessoa comum poderia receber durante toda a sua vida em 300 anos (Re-vista Veja de 05 de setembro de 2001);

- Na internet hoje, existem mais de 3 bi-lhões de páginas disponíveis;

- Hoje, estão em circulação mais de 100 mil revistas científicas no planeta;

- Há 15 anos, a televisão brasileira tinha menos de 10 canais. Hoje, tem mais de 100, e daqui a 10 anos, estima-se mais de 400 canais.

Como adequar-se ao excesso de infor-mação?

- Todo conteúdo digital é apenas comple-mento e não substituição a doutrina e a ministração que nos é dada na igreja;

- A internet não pode substituir o relacio-namento interpessoal concreto que existe na congregação;

- Entenda que você e eu seremos eternos aprendizes. Nunca poderemos e nem preci-samos saber tudo;

- Não precisamos saber tudo, mas é impor-

tante saber como pesquisar. O mais impor-tante, então, não é acumular informações, mas aprender a localizá-las e aplicar em um contexto, que a esse processo denomi-namos de aplicabilidade.

- Aprenda como funcionam os princípios e métodos de organização das informações, para poder extrair delas valor e significado. Descubra como a estrutura da informação está organizada (num livro, numa revista, num jornal ou na Internet), isto é a chave para a correta busca e seleção da informa-ção;

- Saiba que a maior parte dos textos e sites na Internet traz o mesmo conteúdo usando outras palavras;

- Estabeleça limites na busca de informa-ções (cronológico e quantitativo e qualita-tivo);

- Seja mais criterioso, aprenda a seletivi-dade, priorização é a chave. Leia apenas textos de excelentes fontes, não perca tem-po com fontes não confiáveis;

- Trabalhe sua mente associando sempre ideias e conceitos com fatos, assim, lembrar-se da informação será sempre mais fácil;

- Conclua as leituras que começou. Cada vez que você abandona uma atividade para fazer outra (ler um e-mail, atender ao telefone, por exemplo), o cérebro interrompe a construção de circuitos neuronais neces-sários àquela atividade, para iniciar outra. Isso promove o esquecimento da primeira tarefa e exige mais energia do cérebro.

“...muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.”

Daniel 12:4

19

Page 20: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

20

MO

DA

O verão está no ar e as cores vibrantes anunciam o início do seu reinado. Dentre a cartela de cores existe uma em especial que merece todo o destaque...

Também conhecido como “tangerine tango” ou “nectarina”, o LARANJA, cor quentíssima, tem o poder de deixar o look mais colorido e animado. Ele esteve e está presente, em diversas coleções das passarelas, grandes marcas e também nos looks das blogueiras e famosas.

Aparecendo nas peças mais variadas como vestidos, calças, saias, tops, bolsas, esmaltes, maquiagem e até look festa, ela vem conseguindo um resultado radiante.

Page 21: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Confira abaixo alguns modelos de sapatos que fazem parte dessa tendência

Glitter

Envernizado

Bicolor

Extremamente charmoso, o sapato de verniz vermelho deixa qualquer composição mais jovial. Ele pode ser misturado a itens básicos como calça jeans, camisa e blazer.

O efeito purpurina, herança da década de 70, é glamoroso e atrai todos os olhares. Utilize-o com um look alaranjado em

tecidos levemente brilhantes, como seda e couro.

Com uma infinidade de cores e estilos, o sapato bicolor é um bom investimento para quem está entrando na onda

do laranja. Aposte em misturas de tons

avermelhados e metálicos.

Cade

rno G

etsê

mani

21

MO

DA

A cor pode ser usada sozinha (look monocromático e que emagrece) ou combinada com outras cores como tons pasteis, branco, preto, pink, marrom e até nude. Mas a combinação mais utilizada é com o azul intenso, turquesa ou marinho.

A utilização da cor requer cuidado redobrado. Por chamar tanta atenção, ela não deve ser usada em partes do corpo que precisem ser disfarçadas. Para quem não quer arriscar, a moda se estende aos acessórios como brincos, maxi colares, óculos, relógios, anéis, cintos e braceletes.

Não se esqueça! Não existem regras e sim inovação! Tudo dependerá do seu estilo. Se você for uma mulher com espírito jovial e divertido não pense duas vezes. Afinal de contas, o tangerine é uma cor que exige personalidade.

Mas isso não significa que nem todas podem utilizá-la. O segredo é encher-se

de confiança, sentir-se a vontade, e então, você estará pronta para irradiar o charme que essa cor tem por natureza.

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.’’ Is. 60.1 A mulher cujo interior é belo, é joia rara, deixa transparecer, através da sua vida, um brilho que é visto por todas as

pessoas. É algo que vem do seu interior e é mostrado no exterior. Lembre-se, o tempo que passamos com Deus dá brilho à

nossa vida. Que tenhamos uma postura que glorifique ao Rei dos Reis.

Page 22: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

VEM

PRO

MEU

MUDN

DO

22

Page 23: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

VEM

PRO

MEU

MUDN

DO

É bem provável que você não saiba que em nossa igreja existam profissionais de várias áreas e tantas especialidades. Também não poderia ser diferente, hoje somos mais de 28 mil membros! Mas agora você conhecerá um pouco mais das pesso-as que congregam com você.

Murilo Moura de Carvalho, colaborador da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos – desde 2001, hoje, já com 12 anos de trabalho, pilota o metrô transpor-tando milhares de pessoas todos os dias. O trajeto é de 28 km, sendo 19 estações da Vilarinho até o Eldorado num espaço de tempo que tem duração média de 45 minutos. Conforme dados da assessoria de imprensa da CBTU, no ano passado, foram transportados 57.419.218 passageiros.

De acordo com nosso maquinista, o transporte é seguro e ágil (não tem engarrafamento), também é confortável e econômico para o usuário. “Ainda que no horário de pico de 6h30 as 8h da manhã e depois no final da tarde de 17h as 19h30, não existe o estresse dos carros”.

O trabalho prestado tem mostrado excelência, por exemplo, quando o usuário é portador de alguma deficiência. Os seguranças comunicam ao maquinista e aos demais colaboradores nas pró-ximas estações, para que auxiliem a pessoa. Outro fator de suma importância e que muitos não têm conhecimento, é que em cada estação existe uma sala equipada (possuem até mesmo o desfibrilador) e profissionais aptos a

prestarem os primeiros socorros. E por falar em vidas, o personagem da

nossa matéria conduz pessoas não só no metrô como também em nossa igreja. Mu-rilo, por nós, mais conhecido como “Pastor Murilo”, é casado com a Pra. Rejane há 29 anos, pai de Camilla e Fellipe. É adminis-trador da Getsêmani Templo Jaraguá.

Foi consagrado ao ministério pastoral no dia 15 de novembro de 2005, pelo Pr. Jorge Linhares. Ao ser questionado sobre o paralelo entre sua função de maquinista e o exercício do ministério pastoral, ele defi-ne da seguinte forma: “Deus me abençoou para conduzir vidas em segurança, tanto na CBTU quanto na igreja. No metrô, eu as conduzo até a estação que elas escolheram, na igreja, como pastor, as mostro através da Palavra de Deus o caminho que as levará rumo ao céu, nossa estação final”.

Hoje, somos milhares de membros de um só corpo. E agora, você sabe que tem um pastor que te auxilia a trilhar rumo ao céu e também te conduz através dos Trens Urbanos de BH numa viagem tranquila e abençoada. “Vem pro meu mundo”!

23

Page 24: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

VEM

PRO

MEU

MUDN

DO

Você sabia?‘Homem-morto’ é um dispositivo que

o condutor deve manter a mão, seja um botão ou uma alavanca, para que o trem possa se deslocar. Garante que o condutor está realmente dentro da cabine operan-do o trem. É um dispositivo de segurança. Caso o condutor tire a mão do homem--morto, o freio de emergência é aplica-do automaticamente. Isso evita possíveis acidentes.

Na vida do cristão também é assim! Como o apóstolo Paulo mesmo disse: Já estou crucificado com Cristo; Gálatas 2.20 – Devemos ter em nossos corações esse dispositivo de homem-morto para o mundo e vivos para Deus. Isso é dispositivo de se-gurança, evita um possível acidente eterno!

Curiosidades:Velocidade máxima: 80 km/h.“Lembro-me de um passageiro que sem-

pre embarcava na estação Central e descia na estação Eldorado pela manhã só para tomar café e comer Pão de Queijo”.

“Outro passageiro legal fazia o seguinte: desembarcava na estação Eldorado, ia até a cabine, me entregava uma bala e dizia que o meu trabalho era muito importante”.

“Tinha também um senhor de idade que descia pela manhã na estação Sta. Efigênia simplesmente para jogar canjiquinha para os pombos”.

A CBTU tem Projetos de Responsabili-dade Social e você pode participar:

Bastidores do Metrô: O projeto busca apresentar ao público como funciona e quem supervisiona e mantém a operação do metrô todos os dias.

Quarta Cultural: A Quarta Cultural leva arte e cultura às plataformas do Metrô e já viabilizou cerca de 150 apresentações gratuitas realizadas em diferentes estações do sistema, incluindo musicais, dança, tea-tro, poesia e apresentações temáticas.

Cidadão do Futuro: O projeto que se preocupa com a qualidade de vida e o bem--estar de seus futuros usuários. O objetivo é educar e preparar o futuro cidadão para usar o metrô de forma segura, evitando acidentes e possíveis transtornos, além de mostrar as vantagens de se utilizar o transporte, com rapidez, conforto e segurança.

Estação Sensorial: O projeto busca apresentar o metrô de Belo Horizonte a pessoas com alguma deficiência ou mobili-dade reduzida por meio de visitas moni-toradas que apresentam os recursos de acessibilidade disponíveis nas estações.

Estação Terceira Idade: tem como objetivo integrar e promover a valorização dos idosos em atividades educativas e culturais.

Para participar, basta se inscrever atra-vés de formulário disponível nas caixas de sugestão das estações, ou pelo telefone (31) 3250-3926 ou, ainda, pelo e-mail: [email protected]

24

Page 25: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

SAÚDE

A comunicação verbal é de extrema importância, seja nas relações interpesso-ais, seja como meio de aprendizagem. É um mecanismo riquíssimo em informações objetivas e subjetivas, diretas e veladas. Traduz as emoções do falante, muitas vezes até mais do que ele mesmo pretendia ao formular uma frase.

Por outro lado, as alterações da fala, por interferirem no processo de comunicação,

25

“Louvarei grande-mente ao Senhor com a minha boca; louválo-ei entre a multidão.”Salmos 109.30

tornam o falante “diferente”, o impedindo de produzir de forma adequada algo apa-rentemente “tão corriqueiro” como falar.

O Fonoaudiólogo lida diretamente, em sua prática clínica, com as frustrações que permeiam o dia a dia dos indivíduos cuja fala é caracterizada por distorções, substi-tuições ou omissões.

As disfunções mais comuns na fala são o ceceio e a língua presa. O ceceio é o nome popular da interposição da língua

Page 26: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Cade

rno G

etsê

mani

SAÚDE

na arcada dentária, quan-

do se fala com a língua entre dentes

em alguns sons. A pro-jeção pode ser anterior ou lateral e ocorre principalmente na produção dos fonemas /s/ e /z/, ou seja, na forma de falar algumas palavras que tenham as letras /s/ e /z/.

Observa-se que na infância, com relati-va frequência, o ceceio parece ocorrer de forma transitória e desaparece por comple-to com o crescimento e desenvolvimento da criança. Porém, em algumas delas, tais al-terações permanecem inalteradas acompa-nhando-as até a vida adulta, provavelmente trazendo prejuízos à comunicação.

Essa alteração lingual é observada em pessoas no mundo inteiro, inclusive pes-soas famosas como o ex- presidente Lula e Felipe Massa, piloto de Fórmula 1. Essa distorção da fala muitas vezes está relacio-nada a maus hábitos como chupar dedo ou chupeta, a baixa de tônus da língua e a problemas na arcada dentária, que preju-dicam também a boa mastigação.

O tratamento fonoaudiólogo para o ceceio é feito por meio de exercícios e orientações em relação à mastigação, deglutição e postura de repouso da face e estruturas relacionadas.

A dedicação do paciente é fator funda-mental para que o tratamento tenha resulta-do, já que os exercícios melhorarão a força da musculatura e a posição da língua.

Já a língua presa é quando a pessoa nasce com o frênulo lingual muito curto e não consegue desenvolver os movimentos da língua para pronunciar e articular todos os sons. Nesse caso, há dificuldade de

elevação da língua, o que fica nítido ao pronunciar as letras L ou R vibrante (como na palavra “barata”).

No caso da língua presa, é necessária uma intervenção cirúrgica feita por um dentista ou um otorrinolaringologista.

O fonoaudiólogo atua avaliando as con-dições do frênulo da língua via inspeção visual, verificando os movimentos da língua e avaliando as funções orofaciais de masti-gação, deglutição e fala. Quando necessá-rio, sugere avaliação de outro profissional, intervenção cirúrgica ou fonoterapia para correção das alterações encontradas.

Apesar das alterações mais comuns serem ceceio e língua presa, é importante fazer uma avaliação geral com um fonoau-diólogo, pois há outros fatores individuais que interferem na fala, mas isso, deixaremos para outra oportunidade.

Referências Consultadas:Wertzner, H.F. Fonologia: Desenvolvimento e Alterações. In: Trata-

do de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004, Capítulo 62.

Caldeira HJM, Antunes SLNO, Rossi-Barbosa LAR, Freitas DA,

Barbosa MR, Caldeira AP. Rev. CEFAC, São Paulo. Dissertação de

mestrado de Alessandra Salles Machado, 2006. Leite AF, Silva SB,

Oliveira e Britto ATB, Di Ninno CQMS. Ver. Soc. Bras. Fonoaudiol.

2008; 13(1): 30-6

1 Braga LAS, Silva J, Pantuzzo CL, Motta AR. Ver. CEFAC, v.11,

Supl3, 378-390, 2009

MARINEUSA MUNIZ DE

FREITAS,

FONOAUDIÓLOGA

CRFª8357-MG

[email protected]

2626

Page 27: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Quem mora em zonas rurais ou em cidades do interior está acostumado a acordar com o canto dos galos. Pode ter certeza, os machos galináceos nunca perderão a hora, e por isso são ótimos despertadores. Mas por quê será que os galos cantam de manhã? A verdade é que essa espécie se dedica muito a manter o controle sobre seu território e, por isso, canta logo que o dia nasce para mostrar aos rivais que ainda está na área, vivo e comandando o galinheiro. Assim, podemos dizer que os galos cantam de manhã por um simples instinto de defender seu espaço e, claro, suas galinhas. A cerimô-nia é sempre a mesma: o galo estufa o peito, abre a crista e canta. Seu objetivo com isso é assustar qual-quer invasor.

Vale lembrar, que os galos são aves de hábitos diurnos, que dormem e acordam cedo. E geralmente, o galinheiro apresenta apenas um galo, pois os machos da espécie são extremamente competitivos e não aceitam dividir a liderança.

Fonte: www.sitedecuriosidades.com

Cade

rno G

etsê

mani

27

CURI

OSI

DA

DES

Page 28: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Pesquisadores holandeses e britânicos comprovaram que a falta de sono pode sim prejudicar o sistema imunológi-co. Segundo o estudo, a privação de sono pode nos afetar de tal forma a nos levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, aumentar nosso estresse físico e causar altera-ções nos glóbulos brancos, as células de defesa do nosso corpo.Os pesquisadores realizaram estudos com 15 homens jo-vens em condições normais de oito horas de sono, e após ficarem 29 horas acordados. Nessa comparação ficou claro que dormir bem ajuda a manter o funcionamento do sistema imunológico.O efeito que a falta de sono causa sobre o sistema imunológico relaciona-se principalmente a reprodução anormal das células. Ao ser privado do sono, o corpo

deixa de produzir as T-células, o que resulta no enfraquecimento do organismo para combater bactérias e vírus. Com isso, o desenvolvimento de doenças será mais fácil.A privação de sono também afeta hormônios do metabolismo, levando às pessoas a desenvolve-rem problemas como obesidade.

www.sitedecuriosidades.com

Ao contrário do que possa parecer, o Mar Vermelho, braço do Oceano Índico entre a costa da África e a Península Arábica, não tem esse nome por causa de sua cor. De longe suas águas têm um aspecto azulado. Normalmente são também bastante límpidas, o que faz com que a região seja utilizada para atividades de mergulho. A mais provável origem do nome são as bactérias Trichodesmium erythraeum, presentes na superfície da água. Durante sua proliferação, elas deixam o mar com manchas avermelhadas em alguns lugares. Outra pos-sibilidade são as montanhas ricas em minerais na costa arábica, apelidadas de “montanhas de rubi” por antigos viajantes da região.

Fon

te: C

olu

mb

ia U

niv

ers

ity

Pre

ss; W

ikip

ed

ia

Cade

rno G

etsê

mani

CURI

OSI

DA

DES

28

Page 29: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

Leia a história abaixo e complete as lacunas com palavras do caça palavras:

Obs: Caso necessário, consulte atos 9.

Cade

rno G

etsê

mani

GET

KIDS

29

Depois da morte e _______ de Jesus, Deus fez grandes coisas através de seu povo nas primeiras igrejas que surgiram.

Nessa edição, vamos conhecer Saulo, natural de ____, um homem de pequena estatura, judeu e que não gostava dos _____. Ele os perseguia, prendia com correntes e os levava para a _____. Por conta disso, muitos cristãos da primeira igreja foram obrigados a fugir para outras cidades.

Mas Saulo, mesmo sabendo disso, não desistiu, continuou sua _______. Ele partiu para a cidade Damasco com credenciais que lhe davam autoridade para prender os cristãos.

Durante sua longa viagem sob o calor escaldante do sol, Saulo viu uma forte ____ vinda do céu que brilhava e atrapalhava sua ____. Todos que estavam com Saulo caíram no chão e ele ouviu uma ___ que dizia: — Saulo, por que você me _____? — Quem é o senhor? — perguntou ele. E a voz respondeu: — Eu sou _____, aquele que você persegue. Levante-se, entre na cidade, e ali dirão o que você deve fazer.

Page 30: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

1

6

2

7

3

8

4

5

complete a Palavra Cruzada de acordo com a história de paulo:

Cade

rno G

etsê

mani

30

GET

KIDS

Os homens que estavam com Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, porém não podia ver nada. Então Saulo foi levado à Damasco, e lá ficou por três dias, sem poder ver. Durante os dias em que estava lá, Saulo não comeu nem bebeu nada.

Deus tinha tudo planejado. Em Damasco, morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ananias teve uma visão, e nela o Senhor o pedia para que fosse a casa de Judas e procurasse um homem chamado Saulo. Deus disse a ele que havia escolhido Saulo para anunciar o nome de Jesus aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel.

Então Ananias foi até Saulo, impôs as mãos sobre ele, e no mesmo instante, escamas caíram dos seus olhos, e ele pôde ver de novo, ficou cheio do Espírito Santo e foi batizado!

Saulo ficou alguns dias com os cristãos, em Damasco, anunciando Jesus nas sinagogas. Todos

os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam:

— Não é este o homem que em Jerusalém estava matando os cristãos? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes?

Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas, e as provas que ele apresentava que Jesus era o Messias eram tão fortes que todos ficavam calados, sem ter o que dizer e muitos queriam matá-lo.

Deus, através do seu filho Jesus, resgatou Saulo, o perdoou de seus pecados, mudou o seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.

1 • Primeiro mártir cristão - Atos 8.22 • Cidade em que Saulo foi prender os cristãos - Atos 9.23 • Dias que Saulo ficou sem ver - Atos 9.94 • Seguidor de Jesus que foi até Saulo - Atos 9.105 • Dono da casa em que Saulo ficou enquanto estava cego - Atos 9.176 • Coisas que cairam dos olhos de Saulo - Atos 9.187 • Onde Paulo foi colocado para fugir de Damasco - Atos 9.258 • Novo nome de Saulo - Atos 13.9

Page 31: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

- Pr. Edmílson Fialho - 8766-2956

- Pr. Antônio - 8338-4130

- Pr. Nivânio - 3491-4886 / 8543-8141- Pr. Ricardo Botelho

- Pr. Leonardo F. - 8647-2901- Pr. Geraldo, Pra. Nilzete, Pra. Solange

- Pr. Neri - (31) 3826-6286, (31) 8514-9624- Pra. Marlí - (31) 8514-9629

- Pr. Eliseu Fialho - 9276-1424- Pr. Antônio Augusto - 9723-7325

- Pr. Ronaldo Luiz - 8661-4092- Pra. Raquel - 8661-4093

- Pr. Alessandro Di Spirito - 8661-3766

- Pr. Paulo Ricardo - 8483-2969

- Pr. Alysson Aragão - 8647-4215

- Pr. Wanderson - 9675-4932

- Pr. Gesiel de Oliveira - (37) 8844-2771- Kelly Grey - (37) 9114-1606

- Pr. Gustavo Viana - (31) 8647-2873- Pr. Cristiano França - (31) 8878-3666

- Pr. Ricardo Cota - 8838-6454

- Pr. Wellington Highlander - 8801-7923

- Pr. José Barbosa - (33) 8804-1381

- Pr. Robson - (27) 8121-0073

- Pr. Alex Gomes - (37) 8647-2868 - Pra. Keila Ferrari - (37) 9158-6007

- Pr. Wellington Melo - (31) 9897-5357

- Pr. Raimundo Fialho - 3491-5953- Pr. Gilson Costa - 8647-4252

- Pr. Clovis Costa - 9901-8356- Pra. Joelma Sabino - 9902-8100

- Pr. Maurício Rocha - 9765-6465

- Pr. Marcos Antônio de Jesus - 9970-9580

- Pr. José Rodrigues - 9906-1883- Pra. Maria de Fátima - 9675-2699

- Pr. Luiz Adriano - Soraia - 9121-8351

- Pr. Nilton José - 9108-4376 - Pr. Leonardo - (31) 8841-1259

- Pr. Alysson - 8647-4215- Pr. Rodney - 9201-3844

- Pr. José Carlos Frade - 8661-3810

- Pr. Cirosi Tavares - 8647-4332

- Pr. Wanderson - 9978-5115

- Pr. Ramom Barros - 9766-3226

- Pr. Ricardo Rocha Costa - 8877-0735

- Pr. Idelondes Gomes - 8647-2867

- Pr. Enoque Fernandes - 7562-9463

- Pr. Ernani Santos - 8661-3797

- Pr. Sandro - (15) 9144-5071

- Pr. Rodrigo Rodrigues - 8895-7557 /(34) 3086-4608

- Pr. Ricardinho - 9136-4536

- Pr. Renato de Jesus - 8647-2899

- Pr. Robson - (27) 8121-0073

- Pr. Nellington de Barros - (31) 9978-0334

- Pr. Claúdio Rosa – 8661-4046

- Pr. Décio - 8647-4207- Pr. Edgar Gomes - 8823-8267

- Pr. Ademir - 8558-6069

- Pr. Francisco Vieira - 8647-2917

- Pr. Rafael Rezende - 8664-9299- Pra. Dayana R. - 8565-7550 / 8374-7425

- Pr. João Batista - 8628-4159

- Pr. Edson - 8691-6239

- Pr. Décio Moura - 8647-4207

- Pra. Jaqueline Soares (31) - 8827-3496

- Pr. Sandro Citrângulo - (32) 8825-0377

ALPHAVILLE - MG(NOVA LIMA)

ALTO VERA CRUZ - BH

ANA LÚCIA - BH

ANCHIETA - BH

BARREIRO - BH

BELA VITÓRIA - BH

BELVEDERE - BH(SEIS PISTAS)

BETIM - MG

BURITIS - BH

CASTELO - BH

CONTAGEM -MG

DIVINÓPOLIS - MG

DOM SILVÉRIO

FERNÃO DIAS - BH

FLORAMAR - BH

GOV. VALADARES - MG

GUARANI - BH

GUARAPARI - ES

HELIÓPOLIS - BH

IPATINGA -MG

NOVA SERRANA - MG

Pe EUSTÁQUIO - BH

PEDRO LEOPOLDO - MG

PLANALTO - BH

PORTUGAL - BH

PRIMEIRO DE MAIO - BH

SANTA AMÉLIA - BH

SANTA INÊS - BH

SANTA MÔNICA - BH

SANTA LUZIA - MG

SÃO BENEDITO - MG(SANTA LUZIA)

OURO BRANCO(CONTAGEM)

SÃO JOAQUIM DE BICAS - MG

SÃO JOSÉ DA LAPA - MG

SERRA DOURADA - MG(VESPASIANO)

SETE LAGOAS - MG

SOROCABA - SP

UBERLÂNDIA - MG

UNIÃO - BH

VALE DO SOL(NOVA LIMA)

VENDA NOVA - BH

VESPASIANO - MG

VILA VELHA - ES

PALMEIRAS - MG

CABRAL - BH

SANTA BRANCA - BH(RIO BRANCO)

IPIRANGA - BH

LAGOA SANTA - MG

NOVA LIMA - MG

JULIANA - BH

GOIÂNIA - BH

JUIZ DE FORA - MG

SABARÁ - MG - Pr. Florisvaldo - (31) 3426-5356

- Pr. Kill Santos - 8722-7910CONHEÇA NOSSAS

MISSÕES

- Pr. Wanderley Campos - (31) 8555-2923POUSADA - BH

- Pr. Josué Leite - (27) 8811-0342VITÓRIA - BH

- Pr. Antonio Cruz - 9659-7042SERRANO -BH

ACONSELHAMENTO

PASTORAL

Gabinete Pastoral para Mulheres - 13:30às18h

Pra. Áurea Marciano - (31)8647-2897Pra. Lucile Canuto - (31) 8647-4361

Pra. Grace - (31) 3448-9898Pra. Wanda Mota, (31) 9915-8307

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Sec. Templo Jaraguá: 3492-6366Esmeralda e Waldívia de 13h às 19h.SEG a SEX

Casa da Família - 3347-6732

TEMPLO JARAGUÁ - 13às19h - 3492-6366

Murilo M., Maria Geralda, Pr. Ricardo SantosSEG

Ademir, Enoque, Divino, Leila e Pra. ÁureaAluisio, Geraldo Galdino, Andrea, Vanda L.

Carlos M., Ronaldo L., Alessandro e MarcenilAluisio, Andrea, Lucile, Luís Moreno.

TEMPLO SEDE - 8 às 13 - 13 às19h - 3448-9898

Larangeiras, Elienos, Wanderley Aluisio, Marcenil Bentes, Andrea.

Divino, Jaqueline, Leonardo.Aluisio, Andrea, Wanderley, Chicão, Wanda M.,Antônio Cruz, Luzimar e Elias.

Marco Antônio, Marcenil, Aluisio, Andrea, José Rodrigues e Grace.

Pra. Andréa - (31) 3448-9898

Atendimentos - 13às19hE-mail: [email protected]

Grupos de Comunhão

Page 32: Caderno Getsemani - Janeiro/2013

DOMINGO

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

SEGUNDA

TERÇA

DOMINGO

SÁBADO

SEGUNDA

TERÇA

SEXTA

SÁBADO

07h45 - Manhã com Deus 10h00 - Pastoral 18h00 - Evangelístico

19h30 - Culto dos Empresários

16h00 - Tarde da Vitória 18h00 - Crescendo na Palavra19h00 - Culto da Vitória 09h00 - Manhã com Deus15h00 - Cura e Poder 19h30 - Culto da Família

19h30 - Transformando Vidas

19h30 - Libertação

19h00 - Mocidade

19h00 - Juniores 22h00 - Mocidade

10h00 - Juniores18h00 - Juniores21h00 - Caixa D’Água

19h00 - AdolescentesSÁBADO

CULTOS TEMPLO

SEDERua Cassiano Campolina, 360 - Dona Clara - 3448-9898

DOMINGO

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SEGUNDA

CULTOS TEMPLO

JARAGUÁ3492-6366 - Rua Silvério Ribeiro, 360- Jaraguá

Ceia do SenhorVigília de Oração (0h às 6h)Recepção Novos Membros

Última SemanaDOM Batismo

SEG Culto dos Motociclistas

SÁBReunião DiaconalCulto de Milagres

2ª SemanaSÁB Projeto T’amar

SÁB Encontro de CasaisEncontro Melhor Idade

3ª SemanaSEX Reunião das

Autoridades

QUI Desperta DéboraSalão Pérola

1ª Semana

DOM SEG TER QUA Ceia doSenhor

Profissionais da Educação

SEX

Nayara - 8862-9519

Eduardo - 9998-3352

Gláucia - 3427-6074Graça - 3497-0016

SEG

QUA

QUI

Gladston - 9743-8164SÁB

Sala - 35719h30

Sala - 35719h30

Sala - 25319h30

Sala - 25317h00

PROGRAMAÇÕESMENSAIS

CURSO PRIMEIROSPASSOS NA FÉPra. Daniele - 8661-3816

www.getsemani.com.br

MULT-SPACE

19h30 - Oração e Fé

19h30 - Adolescentes

QUARTA 19h30 - Juniores

19h30 - Culto de Israel

17h00 - Culto em Inglês19h30 - Jovens Adultos

08h30 - Pastoral16h00 - Libertação 19h30 - Evangelístico

15h00 - Tarde da Vitória 19h30 - Poder e Avivamento

15h00 - Tarde da Benção

07h00 - Manhã com Deus 15h00 - Tarde Abençoada19h30 - Get Tribos

15h00 - Transformação de Vidas

17h30 - Culto das Nações

CEN. DE ORAÇÃO

QUI

SALÃODIAMANTE

SALÃONOBRE

SALÃO PÉROLASEGUNDA 19h30 - Atletas com Cristo

QUINTA 19h30 - Culto da Mulher

Atenção: Estamos priorizando o nome e telefone dos pastores dirigentes dos cultos e ministérios no boletim. Portanto, caso não encontre algum pastor que precise do contato, por favor ligue para a secretaria da igreja no horário de 13h as 19h , de 2ª a 6ª feira. (31)3448-9898.

Curso Gratuito

Para o pai e a mãe que cria seus filhos sozinho(a).