caderno do ensino mÉdio em notícia -...

8
Bandas de rock influentes no mundo da música. O perfil dos professores do primeiro ano do Ensino Médio. Uma pesquisa sobre a confiança entre os alunos da escola. Lollapalooza, um dos maiores festivais de rock do mundo. A história do badminton e os cinco esportes mais perigosos do mundo. As manifestações populares pelo Brasil. Cinco jogos para celular e cinco estréias no cinema. ‘‘O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.’’ Antoine de Saint-Exupéry 2013 está chegando ao fim e com ele a sensação de mais um ano de trabalho realizado. Ano este especial para a Escola Barão do Rio Branco que comemora seus 60 anos de história. Uma instituição de tradição caracterizada por fomentar a educação e a cultura, pilares essenciais para a formação do ser. Esta preocupação com o desenvolvimento dos saberes se efetiva em mais uma edição do Barão em Noticia, um jornal de cunho pedagógico produzido pelos próprios alunos. Transparece e materializa-se aqui a excelência do ensino nos textos realizados pelos educandos, a partir de temas que eles mesmos se propõem a pesquisar. Assim, todo o esforço da escola em trazer para a comunidade, além da educação, significativos eventos culturais, tem seu respaldo na formação dos alunos, visível em sua capacidade de realizar um belo trabalho como este. Professor Darlan Carlos Dias O Barão em Notícia entrevistou os alunos intercambistas da escola. Do fundo do baú P. 2 P. 3 P. 6 P. 4 P. 6 P. 7 P. 5 P. 8 Barão 60 anos Histórias do coração Cultura Esporte Causas populares Top 5 Editorial Corpo editorial: O mundo cultural da Barão em Notícia em Notícia ANO II - NOVEMBRO Nº 06 - 2013 CADERNO DO ENSINO MÉDIO Darlan Carlos Dias – Orientador Júlia Koser de Oliveira – 2.1.2 – Co-editora da Capa Larissa Yelena Rachor – 2.1.2 – Co-editora da Capa Letícia Warmling Schramm – 2.1.2 – Co-editora da Capa Aline Sousa Morais – 2.1.3 – Co-editora da página Do fundo do baú Gabriela Ruediger – 2.1.3 – Co-editora da página Do fundo do baú Ana Luiza Beck Santos – 2.1.1 – Editora da página Barão 60 anos Beatriz Gonçalves – 2.1.3 – Co-editora da página Histórias do coração Giulia Eccel Kuck – 2.1.3 – Co-editora da página Histórias do coração Isabella Ribeiro da Silva – 2.1.3 – Co-editora da página Histórias do coração Giulia Leal Oliveira – 2.1.2 – Co-editora da página Causas populares Evelin Johanna Kock – 2.2.2 – Co-editora da página Cultura Gabriela Carolina Cavalheiro – 2.2.1 – Co-editora da página Cultura Giulie Evelyn Azevedo Vidal – 2.2.1 – Co-editora da página Cultura Carla Martins Mereles – 2.2.3 – Co-editora da página Cultura Isabele Tridapalli – 2.1.3 – Co-editora da página Cultura Ester Jessica Hostert – 2.2.3 – Editora da página Esportes Filipe Carvalho Canilha – 2.1.1 – Co-editor da página Top 5 Heloise André – 2.2.3 – Co-editora da página Top 5

Upload: doxuyen

Post on 01-May-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Bandas de rock influentes no mundo da música.

O perfil dos professores do primeiro ano do Ensino Médio.

Uma pesquisa sobre a confiança entre os alunos da escola.

Lollapalooza, um dos maiores festivais de rock do mundo.

A história do badminton e os cinco esportes mais perigosos do mundo.

As manifestações populares pelo Brasil.

Cinco jogos para celular e cinco estréias no cinema.

‘‘O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.’’

Antoine de Saint-Exupéry

2013 está chegando ao fim e com ele a sensação de mais um ano de trabalho realizado. Ano este especial para a Escola Barão do Rio Branco que comemora seus 60 anos de história. Uma instituição de tradição caracterizada por fomentar a educação e a cultura, pilares essenciais para a formação do ser. Esta preocupação com o desenvolvimento dos saberes se efetiva em mais uma edição do Barão em Noticia, um jornal de cunho pedagógico produzido pelos próprios alunos. Transparece e materializa-se aqui a excelência do ensino nos textos realizados pelos educandos, a partir de temas que eles mesmos se propõem a pesquisar. Assim, todo o esforço da escola em trazer para a comunidade, além da educação, significativos eventos culturais, tem seu respaldo na formação dos alunos, visível em sua capacidade de realizar um belo trabalho como este.

Professor Darlan Carlos Dias

O Barão em Notícia entrevistou os alunos intercambistas da escola.

Do fundo do baú P. 2

P. 3

P. 6

P. 4

P. 6

P. 7

P. 5

P. 8

Barão 60 anos

Histórias do coração

Cultura

Esporte

Causas populares

Top 5

Editorial

Corpo editorial:

O mundo cultural da Barão

em Notíciaem NotíciaANO II - NOVEMBRO Nº 06 - 2013

CADERNO DOENSINO MÉDIO

Darlan Carlos Dias – OrientadorJúlia Koser de Oliveira – 2.1.2 – Co-editora da CapaLarissa Yelena Rachor – 2.1.2 – Co-editora da CapaLetícia Warmling Schramm – 2.1.2 – Co-editora da CapaAline Sousa Morais – 2.1.3 – Co-editora da página Do fundo do baúGabriela Ruediger – 2.1.3 – Co-editora da página Do fundo do baúAna Luiza Beck Santos – 2.1.1 – Editora da página Barão 60 anosBeatriz Gonçalves – 2.1.3 – Co-editora da página Histórias do coração

Giulia Eccel Kuck – 2.1.3 – Co-editora da página Histórias do coraçãoIsabella Ribeiro da Silva – 2.1.3 – Co-editora da página Histórias do coraçãoGiulia Leal Oliveira – 2.1.2 – Co-editora da página Causas popularesEvelin Johanna Kock – 2.2.2 – Co-editora da página CulturaGabriela Carolina Cavalheiro – 2.2.1 – Co-editora da página CulturaGiulie Evelyn Azevedo Vidal – 2.2.1 – Co-editora da página CulturaCarla Martins Mereles – 2.2.3 – Co-editora da página CulturaIsabele Tridapalli – 2.1.3 – Co-editora da página CulturaEster Jessica Hostert – 2.2.3 – Editora da página Esportes Filipe Carvalho Canilha – 2.1.1 – Co-editor da página Top 5Heloise André – 2.2.3 – Co-editora da página Top 5

Por Aline Sousa Moraes e Gabriela Ruediger

Do fundo do baú

As gerações anteriores foram marcadas por artistas e bandas que fizeram e continuam a fazer sucesso. Muitas delas, como os Ramones, The Rolling Stones, The Beatles e até bandas nacionais como Los Hermanos,continuam a influênciar os jovens dos dias de hoje. Atualmente são encontradas bandas de estilos parecidos que se inspiraram nesses ícones do passado. Para aqueles que curtem um som das antigas com misturas modernas, veja esse indicador de bandas nacionais que se inspiram no som de The Beatles, Ramones e Los Hermanos:

Banda de rock britânica, formada em Liverpool na Inglaterra em 1960. É um dos grupos musicais mais bem-sucedidos da história da música no século XX. Sua formação principal era composta por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). É uma das bandas que mais influênciou os músicos da atualidade. Foi fonte de inspiração de grupos brasileiros como Vivendo do Ócio, O Terno, Pata de Elefante e Los Hermanos.

Fontes:

http://defato.com/blog/comida-diversao-arte/2013/08/01/select-nouveau-faz-sexta-universitaria-e-especial-the-beatles/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509517649-ramones-poster-the-ramones-poster-modelo-03-_JM

http://imagens.us/bandas/los-hermanos/

2

Um pouco das influências do rock

The Beatles

Banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997. O grupo é constituído pelos músicos Marcelo Camelo (vocais, guitarra e baixo), Rodrigo Amarante (vocais, guitarra e baixo, Rodrigo Barba (bateria) e Bruno Medina (teclado). Mesmo tendo The Beatles como inspiração, seu som é único, fazendo assim várias bandas se inspirarem neles, tais como Apanhador Só, A Banda Mais Bonita da Cidade, Mombojo e Los Porongas.

Banda norte-americana de rock formada em Nova York, no ano de 1974. Considerada como uma das principais precursoras do estilo punk rock é uma das bandas mais importantes da história do rock. Teve várias formações, mas a original era composta por Joey Ramone (vocal), Dee Dee Ramone (baixo), Johnny Ramone (guitarra) e Tommy Ramone (bateria). A banda continua a agradar os jovens na atualidade, inspiradoras de bandas mais ligadas ao som punk como Dead Fish, Raimundos e Garotos Pobres.

Ramones

Los Hermanos

Barão 60 ANOSPor Ana Luiza Beck Santos

Alexandre de Oliveira

Alves

Disciplina: EspanholNascimento: 16/10/1981Tempo na escola: 1 ano

Uma curiosidade: adora o cheiro de livros.

Disciplina: GeografiaNascimento: 13/02/1985

Tempo na escola: 4 mesesUma curiosidade: já

trabalhou como modelo.

Disciplina: Língua Portuguesa e Oratória

Nascimento: 20/05/1985Tempo na escola: 1 ano

Uma curiosidade: gosta de cozinhar.

Disciplina: Educação FísicaNascimento: 22/03/1976Tempo na escola: 8 anos

Uma curiosidade: iniciou a prática de basquete aos 7

anos de idade.

Disciplina: Artes e Linguagens Contemporâneas

Nascimento: 27/05/1981Tempo na escola: 10 mesesUma curiosidade: é fanático

por vários tipos de jogos.

Disciplina: BiologiaNascimento: 24/06/1965

Tempo na escola: 19 anos (se afastou de 2004 a 2008)

Uma curiosidade: gosta de dançar com amigos e

parentes.

Disciplina: FilosofiaNascimento: 02/10/1978Tempo na escola: 3 anos

Uma curiosidade: a esposa dele está grávida!

Disciplina: FísicaNascimento: 30/06/1988Tempo na escola: 1 ano e

meioUma curiosidade: não gosta

de café.

Aline Cristiane

Nuhs

AluisianeKraish

Angelis Juliana de

Souza

Ângelo Vandiney Cordeiro

Christian Gerhard

Nau

Darlan Carlos Dias

Débora Eberhardt Schneider

Disciplina: Nascimento: 10/07/1981

Tempo na escola: 6 mesesUma curiosidade: já morou

no meio do Pantanal.

Inglês Disciplina: BiologiaNascimento: 18/06/1963Tempo na escola: 26 anos

Uma curiosidade: foi jogadora profissional de

basquete pelo Corinthians.

Gisele Raquel Vanin

Gláucia Castelo

Branco de Francisco

Disciplina: Nascimento:15/07/1965

Tempo na escola: 12 anosUma curiosidade: seu primeiro idioma foi o alemão. Toca flauta.

Alemão Disciplina: Nascimento: 13/06/1976Tempo na escola: 5 anosUma curiosidade: adora

pescar.

História

Disciplina: Linguagens Contemporâneas

Nascimento: 11/02/1983Tempo na escola: 2 anos

Uma curiosidade: é ex-aluna da escola.

Disciplina: Contemporâneas

Nascimento: 25/10/1963Tempo na escola: 9 anos

Uma curiosidade: passou a virada do ano no morro do

Spitzkopf.

Linguagens Disciplina:Nascimento: 23/07/1984Tempo na escola: 9 anosUma curiosidade: é uma

pessoa distraída.

MatemáticaDisciplina: Nascimento: 04/06/1986Tempo na escola: 1 ano Uma curiosidade: adora

correr.

Química

Iracema Bauer

Krueger

Jader Rene Cipriani

Juliana Bertoldi Ferreira

Paula Cristina Bacca

Sandoval Reginaldo Pinheiro

Tamily Roedel

Conheça um pouco mais sobre os professores! Uma homenagem e despedida aos mestres do primeiro ano do Ensino Médio!

Por Beatriz Gonçalvez, Giulia Kuck e Isabella Ribeiro.

Histórias do Coração

Confiança

A confiança vem de casa

"Confiança leva muito tempo para se conquistar, e segundos para se perder".

Sem dúvida a confiança é uma das bases que fundamentam um relacionamento. A confiança em si mesmo também é de grande importância.

Podemos dizer que há diferentes tipos de confiança. A entre um relacionamento amoroso, as de amizade, em uma relação profissional, a confiança de pais e filhos, entre irmãos e a confiança em si mesmo. É fato que nem tudo que contamos para nossos amigos, nosso pais tem conhecimento. Contudo, não quer dizer que não há confiança, mas sim, que é diferenciada.

A palavra confiar nos dias atuais abrange vários significados como alguém que você pode contar tudo e sabe que ainda vai estar seguro, ou alguém que sempre pode te ajudar. O real significado dessa palavra tirada do dicionário online de português mostra que é a esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro.

Confiar é acreditar que não morreremos de fome nem frio, pois a pessoa em quem confiamos nos trará algo para nos confortar, nos ajudará nos trabalhos e momentos difíceis; não contará nossas intimidades e segredos para os outros.Quando a confiança é quebrada, sendo por mentiras ou frustrações, é dado lugar para a desconfiança e cobrança excessivas, tendo como consequência, desentendimentos e brigas.

Uma pesquisa realizada pela alunas Beatriz, Isabella e Giulia, indicou que 60% dos jovens entrevistados confiam mais nos seus pais do que em seus amigos. Isso mostra que a confiança é adquirida através de anos. A convivência é um importante fator para o fortalecimento desse sentimento, pois é no dia a dia que precisamos dessa confiança.

Foto: http://images.cdn.impresa.pt/activa/2013-03-20-como-falar-de-sexo-com-adolescentes1?v=w620h395

4

Sobre confiança entrevistamos 50 estudantes de diferentes escolas de Blumenau e fizemos as seguintes perguntas: “Quantos grandes amigos você tem na escola?” e “Você confia em seus amigos da escola?”. O resultado da pesquisa esta apresentado nos gráficos abaixo.

Quantos grandes amigos você tem na escola?

Você confia em seus amigos da escola?

Por Giulia Oliveira

Causas populares

Liberdade e Expressão? Error 404

Os protestos que ocorreram no Brasil, neste ano de 2013, são manifestações populares que começaram em agosto de 2012 em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por conta das altas tarifas do transporte público. Porém, apenas em Março deste ano ganharam força e repercussão, se disseminando por cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo novamente contra os acréscimos no valor do transporte coletivo. Mas o auge dos protestos foi durante a Copa das Confederações.

Como começou?

As manifestações foram organizadas através das mídias sociais, tais como F a c e b o o k ,

e

promoveram uma real mobilização no país. Porém, o que era para ser um protesto

pacífico contra o aumento da tarifa do transporte público, tornou-se um campo de guerra traçado entre manifestantes e policiais que reprimiram com violência os protestos ocorridos nos dias 6, 7 e 11 de Junho noticiados pela mídia como “atos de vandalismo”. Como resposta, na quinta-feira dia 13 os protestos se espalharam em Natal, Porto Alegre, Teresina, Maceió, Rio de Janeiro e Sorocaba.

Ainda no dia 13 as ruas de São Paulo se tornaram um campo de guerra, onde de um lado estavam os policiais e de outro os manifestantes, visto claramente nos vídeos postados na internet. Neste dia houve muitos feridos, inclusive jornalistas, que após estes acontecimentos acabaram mudando seu discurso, passando a “atacar” a postura policial.

No final do mesmo mês podemos observar uma reviravolta nos protesto que se tornaram mais pacíficos, com alguns atos de vandalismo isolados. A mídia passou a encobrir constantemente as passeatas se tornando imparcial com relação ao povo e a força policial. As pautas também mudaram de foco e o valor do transporte coletivo acabou sendo substituído pela Pec 37 e 33, cura gay, gastos de dinheiro com a copa mundo que será sediada no Brasil em 2014.

Houve ainda protestos pacíficos em vários países da Europa, Estados Unidos, Canadá, entre outros, apoiando as manifestações no Brasil.

Pronunciamento presidencial e mais médicos

No dia 21 de junho a presidente Dilma Rousseff finalmente se pronunciou em relação aos protestos, tentando acalmar os manifestantes e dizendo que o governo estava ouvindo tais reivindicações. Falou sobre o projeto “mais médicos”, que tem o intuito de trazer médicos estrangeiros

para trabalhar em lugares no Brasil onde não há interesse. O fato causou mais revoltas e levou vários médicos as ruas, temas como “do que adianta mais médicos se não tem condições para trabalhar?” e a prova revalida que não será aplicada aos médicos extrangeiros, prova aplicada

para todo médico formado fora do Brasil, foram colocadas em pauta.

Em Blumenau

Blumenau também participou dos protestos. No dia 20 de junho, cerca de 18 mil pessoas marcharam pela Rua Sete de Setembro e Avenida Castelo Branco até prefeitura. A manifestação ficou marcada pela reivindicação da diminuição da tarifa de ônibus e do andamento da Operação Tapete Negro.

Crédito das imagens:1- http://colunas.revistaepoca.globo.com/brunoastuto/2013/06/17/the-new-york-times-destaca-os-protestos-no-brasil/2- http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=536803- http://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2013/06/protestos-no-brasil-como-conversar-com-criancas.html4- http://jaimebatistadasilva.blogspot.com.br/2013/06/vai-ficar-para-historia-de-blumenau.html

4

2

1 3

Por Evelin Kock, Gabriela Cavalheiro e Giulie Vidal

Cultura

O mundo cultural da Barão

6

Nesse ano de 2013 cinco intercambistas chegaram na Escola Barão do Rio Branco para adquirir experiências e conhecimento sobre a Língua Portuguesa. Os intercambistas são, a Iselin (Noruega); Marie (Alemanha); Oka (Indonésia), Bram (Holanda) e Lexie (Estados Unidos). Aqui está a entrevista feita com eles, falamos sobre seus estilos de vida e convivência (tradução livre):

1. O que você imaginava do Brasil e o que encontrou aqui?Pessoas mais felizes e de coração aberto do que na Alemanha,

um bom clima e natureza maravilhosa (Florestas/Praias). Acho que tudo se mostrou verdade, e eu também não achei que viria para uma parte do Brasil tão europeia. (Marie)

Esperava fazer novos amigos, conhecer a cultura do Brasil e ter muita diversão! Também esperava que fosse quente, ensolarado, com palmeiras e bananeiras. (Iselin)

2. Qual foi a sua primeira impressão de Blumenau?Não tão alemã quanto a Internet tentou me fazer pensar (graças a

Deus). (Marie) Que é uma grande cidade e que tem uns edifícios muito legais.

Minha cidade nos EUA tem apenas 17 mil pessoas. (Lexie)Para mim, a cidade parecia um labirinto de estradas totalmente

ilógicas no primeiro momento. Apesar disso, fiquei espantado com as belas paisagens ao redor, e ainda fico todos os dias. (Bram)

Minha primeira impressão de Blumenau foi de que a cidade era enorme e que as pessoas eram loiras e muito parecidas com europeus. (Iselin)

Todos me diziam que a cidade era linda e quando cheguei a Blumenau consegui entender o porque. Também acho muito legal o fato de terem preservada a cultura germânica. (Oka)

3. Qual foi a maior diferença sentida por você entre o Brasil e o seu país desde que chegou?

O sistema escolar é muito diferente aqui, porque é mais curto e o aluno precisa fazer um estudo mais independente. Eu amo o fato de que aqui a alimentação saudável é muito mais barata. (Lexie)

A maior diferença deve ser que eles (brasileiros) comem um grande almoço aqui, eles começam as festas à noite, dão beijos e abraços o tempo todo na escola. (Iselin)

A comida, os ingredientes e o modo como é feita. A cultura foi um grande choque, todos são muito amigáveis. (Oka)

4. Você sente falta de algo do seu país que não temos aqui?

Eu tenho que admitir que sinto falta de todas as pequenas coisas, como a minha bicicleta, cafés típicos , cidades antigas e da calma da Holanda. Porém eu não tenho saudade, pois os prós de viver aqui compensam. (Bram)

5. Os estudantes da Barão foram receptivos? Como foi seu primeiro dia aqui?

Eu amo a minha sala (realmente), eles me fizeram sentir acolhida desde o primeiro dia. Estou muito feliz que eu os conheci. Foi cansativo porque a escola aqui é muito diferente do que na Alemanha, mas foi bom. (Marie)

6. Os hábitos de sua família hospedeira são muito diferentes dos seus?

Eu não estou acostumada a jantar tão tarde, e minha mãe hospedeira trabalha em casa, então eu não estou acostumada a ter sempre pessoas em casa comigo. (Lexie)

Eles têm alguns hábitos diferentes. Alguns eu gosto, outros não. É bom experimentar e aprender coisas novas, pois você vai voltar pra casa apreciando alguns hábitos bobosdos seus pais! (Bram)

Minha família hospedeira, não costuma fechar a porta do quarto ao dormir, também sou responsável por lavar minha própria roupa. (Oka)

7. O que você levará da nossa cultura para o seu país?Alegria. Acho que é disso que a Alemanha precisa! (Marie)Eu adoro a forma como a Oktoberfest é autêntica aqui. Temos

uma pequena na minha cidade natal, mas são apenas três dias de duração e não é muito alemã. Eu provavelmente não vou gostar da que tem na minha cidade depois que eu vi o que uma real se parece. Quero aprender a fazer brigadeiro e pizza de chocolate e fazê-los para a minha família quando eu chegar em casa. (Lexie)

As garotas (risos), estou apenas brincando. Levarei tudo o que aprendi com o Brasil e a cultura alemã. (Oka)

Por Carla Mereles e Isabele Tridapalli

Reinventando músicaO Lollapalooza é um festival de música que envolve os mais

diversos gêneros e vertentes do rock. Foi criado em 1991, pelo vocalista da banda Jane'sAddiction, Perry Farrell, como uma turnê de despedida da mesma, que percorreu o Canadá e os Estados Unidos. O evento tomou maiores proporções e desde então ficou internacionalmente conhecido. No Brasil, não foi diferente e a repercussão foi bastante positiva no cenário musical geral, tanto para os músicos como para o público consumidor.

A primeira edição brasileira deste grande evento aconteceu em 2012. Devido ao sucesso, em abril deste ano, foi realizada a segunda edição do Lollapalooza no Brasil. Em 2013, o “Lolla” mobilizou 167 mil pessoas no decorrer dos três dias do festival, no Jockey Club de São Paulo, e contou com a apresentação de bandas como Pearl Jam, Black Keys, Queens Of The Stone Age, CAKE, The Killers, Franz Ferdinand e Planet Hemp.

Confirmou-se a terceira edição do Lollapalooza Brasil em 2014 nos dias 5 e 6 de abril, em Interlagos e asatrações ainda não têm previsão de serem divulgadas, segundo a produtora do evento.

Primeira edição do festival no Jockey Club. http://siterg.terra.com.br/news/2011/07/04/lollapalooza-brasil/

Crédito da imagem:

Os alunos: Gabriela, Oka, Giulie, Bram, Lexie, Marie e Evelin

Por Ester Jessica Hostert

Esportes

Badminton: um esporte um tanto diferenteÉ possível que você já tenha praticado o badminton ou

pelo menos tê-lo visto nas aulas de Educação Física. Mas você conhece a origem do badminton, suas características e a sua história?

O badminton é o esporte de raquete mais rápido do mundo. Para jogá-lo é necessária uma raquete (muito mais leve do que a de tênis), e em vez de uma bola usa-se uma peteca de nylon em jogos

para iniciantes e peteca de penas em jogos de nível profissional. Há indícios de que o badminton vem de um esporte disputado com os pés e uma peteca na China do século V antes de Cristo, o Ti Jian Zi. Cinco séculos depois, um jogo chamado battledore (as antigas raquetes) e shuttlecock (as petecas) se popularizou em lugares como China, Japão, Índia e Grécia.

Devido a falta de provas da prática desses jogos na antiguidade, o nascimento oficial do badminton é considerado na Índia, com o nome de “Poona”, no século XIX. Sua popularização aconteceu por meio de ingleses a serviço neste país que gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O “poona” passou a se chamar Badminton apenas em 1870 pelos ingleses.

Tênis X Badminton

As estatísticas não mentem, veja esta comparação entre um jogo de tênis (Boris Becker X Kevin Curren pelo All England Championship) e um jogo de badminton (Han Jian X Morten Frost pelo World Badminton Championship):

Note que os jogadores de badminton competem metade do tempo dos tenistas e mesmo assim, correm duas vezes mais e golpeiam quase o dobro de vezes.

1- Wing Walking: a cada mil praticantes 5 morrem.

2- Big Wave Surf: a cada mil praticantes 3 morrem.

3- Freestyle Motocross: a cada mil praticantes 1,8 morrem.

4- Street Luge: a cada mil praticantes 1,7 morrem.

5- Base Jump: a cada mil praticantes 0,83 morrem.

Fonte das imagens:1- 2- https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS0D3Kqtgck-ZUKpF_ViT1e5ZXmFF9SZyjkyWz5iYzuCSZbqH5kfg

http://www.medalhabrasil.com.br/badminton/historia-no-mundo

Fonte das imagens:1- http://www.telegraph.co.uk/travel/activityandadventure/2162719/Competition-Win-a-wing-walking-experience.html2- http://surf.transworld.net/1000077662/news/watch-all-the-big-wave-action-at-mavericks-live-on-your-mobile-phone/3- https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRsDX9spV65BmyyU qVzgWLBKUmJ4BPTphW5q5-GJMBOnnEYvdixuA4- http://www.womensportreport.com/features_street-luge-for-girls_985- http://en.wikipedia.org/wiki/BASE_jumping

Fonte: www.badmintonconfbrasil.com.br

7

Os 5 esportes mais perigosos do mundo

1

2

Quantas vezes você já ficou esperando numa fila qualquer ou no ponto de ônibus? Confira cinco jogos para smartphones que transformarão o seu tempo ocioso em diversão.

O Cinco por cinco é uma lista de tópicos de variados assuntos sobre um determinado tema. Nele você encontra entretenimento, novidades, tecnologia e conhecimento.

Real Racing 3 (IOS, Android): Para quem é fã dos jogos de corrida, a dica é Real Racing 3. É um simulador de corridas em circuitos fechados ou em ruas, em que um piloto participa de competições e cumpre objetivos específicos, podendo ainda fazer modificações no carro ou consertar algum dano. Pode ser baixado de graça na App Store e na Google Play.

Top 5

Top 5 jogos

Por Filipe Carvalho Canilha e Heloise André

Candy Crush (IOS, Android): É um puzzle famoso em que você precisa juntar três doces em sequência para conseguir os pontos. Disponível para IOS e Android, é gratuito.

Plants vs Zombies 2 (IOS, Android): Jogo de estratégia em que o jogador precisa cultivar as mais diversas plantas que irão destruir os zumbis. Novas plantas vão sendo desbloqueadas ao longo do jogo e cada uma tem um poder diferente. É gratuito para IOS e Android.

Subway Surfers (IOS, Android): O jogador é um pichador que precisa coletar moedas e fugir do inspetor e de obstáculos que são gerados aleatoriamente. O jogo é gratuito.

Punch Quest (IOS, Android): É um jogo de aventura com o design baseado em jogos antigos, como os clássicos do Super Mario. O jogo basicamente não tem fim e você tem como missão destruir zumbis, esqueletos e outros personagens. Pode ser baixado de graça pela App Store ou por R$2,19 pela Google Play.

5 estréias de dezembro no cinema

8

Fontes: O Hobbit h�p://cinema10.com.br/filme/o-hobbit-2; Carrie h�p://cinema10.com.br/filme/carrie-a-estranha; Até Que a Sorte Nos Separe h�p://www.adorocinema.com/filmes/filme-217009/fotos/detalhe/?cmediafile=21055155; A Ul�ma Viagem a Vegas h�p://cinema10.com.br/filme/last-vegas; A Música Nunca Parou h�p://cinema10.com.br/filme/a-musica-nunca-parou

A Última Viagem a Vegas06 de Dezembro de 2013

A Música Nunca Parou20 de Dezembro de 2013

Até Que a Sorte Nos Separe 227 de Dezembro de 2013

Carrie - A Estranha 06 de Dezembro de 2013

O Hobbit - A Desolação de Smaug13 de Dezembro de 2013