caderno dia das mães

8
CMYK das Dia Especial das Dia Especial Mães Mães Caderno Especial - Cachoeiro de Itapemirim 10 de Maio de 2014

Upload: jornal-fato

Post on 19-Feb-2016

267 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno dia das mães

CMYK

dasDia

Especial

dasDia

EspecialMãesMãesCaderno Especial - Cachoeiro de Itapemirim 10 de Maio de 2014

Page 2: Caderno dia das mães

Divulgação

Comemoração do Dia das Mães no Brasil

Confira aqui diversas dicas de presentes

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas só em 1932 que o então presidente Getúlio Vargas oficializou o segun-do domingo de maio como Dia das Mães no Brasil.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica no país.

Porta retrato digital ou convencional: Você pode comprar a versão digital e co-locar nele todas as fotos da família e dar de presente para sua mãe exibir na estante. As fotos ficam rodando aleatoriamente ou por temas e ela irá amar exibi-las para suas visitas. Se o dinheiro for curto, um porta-retrato convencional é a opção. Quem sabe você não gaste um pouco mais e faça um belo quadro emoldurado com a foto de todos da família?

Itens para cozinha e para o lar: dar um fogão, uma linda panela ou até mesmo um aspirador de pó pode parecer que você quer é dar mais trabalho para a sua mãe. Muitos não gostam de presentear com estes Itens, mas entenda

Buquê de flores: dar flores no dia das mães é de praxe. Todas ado-ram ganhar este tipo de presente. Pode vir acompanhado de um belo cartão ou como complemento de outro presente. Se quiser criar impacto, e tiver condições, dê o buquê de flores e no meio dele coloque uma cai-xinha com uma joia dentro.

A escolha de um presente especial para o Dia das Mães, comemorado amanhã, pode deixar muita gente com dúvidas na hora de ir às compras. Roupas, acessórios e eletroeletrônicos sempre aparecem na lista de presentes, mas itens clássicos como perfumaria, joias e flores ainda estão entre as alternativas para os filhos. Confira as sugestões do ES de FATO e encontre o presente certo para ela!

aMor Em 1947 a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil

que, se sua mãe lava roupa à mão, uma máquina de lavar facilitaria a vida dela. É válido.

Outros itens interes-santes para a cozinha e para o lar são: máquina de fazer pão, fritadeira sem óleo, panela de arroz, um lindo jogo de edre-dom, kits de temperos ou até mesmo um bonito faqueiro.

Perfumes e chocolate: estes dois itens estão na lis-ta dos principais presentes do dia das mães. Se você for criativo, pode montar um kit simples, barato e bonito unindo perfumes, loções e sabonetes de vá-rias marcas.

Os chocolates você pode comprar tanto de grandes marcas ou até mesmo eco-nomizar muito comprando trufas caseiras. Muitos profissionais utilizam des-ta data para produzir e vender. Pense na questão.

ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 20142 EspECIal (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

CMYK

Page 3: Caderno dia das mães

ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 2014

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 3EspECIal(28) 3511-7481

CoMEMoraÇÃo O evento está marcado para as 09h00 de domingo, na sede HFA (Rua Antônio Lira Monjardim s/nº - Praia do Morro)

Aquivo FATO

HIFa comemora primeirosnascimentos em Guarapari

A diretoria do Hospital Francisco de Assis (HFA) de Guarapari convida a imprensa local para o Ato de Comemoração pelo nascimento dos dois primeiros bebês na ins-tituição – um menino e uma menina –, ocorrido na última segunda-feira.

O evento está marcado para as 09h00 de domin-go, na sede HFA (Rua Antônio Lira Monjardim s/nº - Praia do Morro).

Jailton Alves Pedroso, superintendente do Hos-pital Infantil Francisco de Assis (Hifa), de Ca-choeiro, que administra a unidade no litoral, disse estar “muito alegre com os nascimentos, ocorridos exatos 13 dias depois do início das atividades do hospital na Cidade Saúde”.

Ele informa: “trata-se da conclusão da primeira etapa. As outras consis-tiram na ampliação do atendimento para darmos

cada vez sustentação à qualidade da assistência hospitalar em Guarapari”.

Confirmaram presença no evento o prefeito de Guarapari, Orly Gomes, e a secretária municipal de Saúde, Aurelice Vieira.

Na ocasião, as novas mamães receberão um kit do H.F.A, com produtos para os primeiros cuida-dos do bebê. O mesmo kit será entregue às 100 primeiras crianças que nascerem no hospital.

De acordo com a enfer-meira chefe do H.F.A, Keila Martins, os pro-cedimentos atenderam todas as exigências do Projeto Rede Cegonha, que tem como premissa promover partos huma-nizados.

“Desde janeiro trabalha-mos com as adequações do espaço e compra dos equipamentos para ter estrutura adequada, como exigido pelo projeto“, assegura.

ATO DE COMEMORAÇÃO

PELO NASCIMENTO

DOS PRIMEIROS BEBÊS NO H.F.A

Data: 11/05/2014Horário: 9h00Local: Hospital Fran-cisco de Assis (antiga Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns): Rua Antônio Lira Monjardim s/nº - bairro Praia do Morro, Guarapari

SERvIçO:Jailton Alves Pedro-

so, superintendente do Hospital Infantil Francisco

de Assis (Hifa), de Ca-choeiro, que administra a unidade no litoral, disse estar “muito alegre com

os nascimentos, ocorridos exatos 13 dias depois do início das atividades do

hospital na Cidade Saúde”

Page 4: Caderno dia das mães

Visu

al Pe

rsonaS í t i o

Natureza & L azer

Cardápio especial, distribuição de brindes, música ao vivo e Sorteio de uma viagem para a Praia de Porto de Galinhas

Rodovia Cachoeiro x Atílio Vivácqua - Moitãozinho, Cachoeiro de Itapemirim Tel: 28 3511-4070

4 ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 20144 EspECIal (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

sítio Moitão – natureza e lazerUma pedida especial

para este domingo, Dia das Mães, é participar da programação especial do Sítio Moitão, onde a natureza é um dos prin-cipais atrativos. O espaço de lazer, na rodovia Ca-choeiro-Atílio Vivácqua, na localidade de Moitão-zinho, abre as portas às 10h00, para receber seus convidados especiais.

Restaurante self-service com uma grande varie-dade de comidas típicas, além de choperia, também no mesmo estilo, são al-guns dos componentes oferecidos. Porções à la carte e churrasco a quilo compõem o delicioso bu-ffet para ser compartilha-do por todos. Tudo isso, com música ao vivo.

Mas o melhor da festa fica para depois do al-moço: o sorteio de uma viagem para o litoral pa-radisíaco de Porto de Ga-

linhas, no Nordeste bra-sileiro, com passagem de avião, estadia e translado inclusos no pacote. Um presente e tanto.

O Sítio Moitão também oferece várias opções de lazer, como: passeio a cavalo, passeio de char-rete, pedalinho, pesque e pague, bicicletas, campo de futebol, pula-pula, en-tre outros.

Todos os cartões são aceitos e não há cobrança para entrada ou estaciona-mento. Vale a pena curtir essa festa em família.

Fotos: Divulgação

CMYK

Page 5: Caderno dia das mães

ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 2014

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 5EspECIal(28) 3511-7481

DIa Das MÃEs no “Clube da Colina”

O Jaraguá Tênis Clube, o tradicional “Clube da Colina”, não poderia dei-xar passar em branco uma data tão especial como o Dia das Mães. Para isso, a diretoria promove, para os seus associados, o Almoço Especial, no Restaurante

Panorâmico, para home-nagear as mamães amanhã. O cardápio é de dar água na boca.

Tudo regado à música ao vivo e com direito a sorteio de vários brindes entre as participantes. A festa co-meça ainda pela manhã e

não tem hora para terminar. A organização promete um domingo de confraterniza-ção entre mães e filhos.

O associado deve reser-var a sua mesa até a tarde de hoje (10). Uma dica imperdível para um dia tão especial.

Divulgação

CMYK

Page 6: Caderno dia das mães

6 ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 20146 EspECIal (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

EDuCar Poucas coisas angustiam tanto quem tem filhos do que dizer não. Por isso, às vezes da boca saem palavras permissivas

Aquivo FATO

o quE é sEr uMa MÃE BonDosa?Poucas coisas angustiam

tanto quem tem filhos do que dizer não. Por isso, às vezes, o coração aperta e da boca saem palavras per-missivas. Mas dizer sempre sim e atender a todas as vontades dos filhos podem fazer uma mãe boazinha, mas não necessariamente uma boa mãe.

Embora ainda não tenham descoberto a fórmula exata, uma coisa é certa: se existis-se receita para mãe ideal, ela começaria com a seguinte recomendação: imponha limites. Por mais que doam, para os dois lados, eles são fundamentais para garantir que a criança se transforme num adulto responsável e bem-estruturado emocio-nalmente.

A tarefa não é fácil. Co-locar limites, na maioria das vezes, resulta em caras feias, birras, chantagens e até discussões acaloradas, dependendo da idade do filho.

E que o diga a representan-te comercial Dalva Feital, que, diariamente, sofre com as manhas da filha pré-ado-lescente, Bruna. “Tento ser uma boa mãe, conversando, não reprimindo muito, mas ela está naquela fase em que questiona tudo, bate-boca, enfim. É muito difícil”, avalia.

Por essas e outras, muitas mães optam por dançar con-forme a música, concordan-do com tudo e fingindo não ver o que a garotada apronta. Não por bondade, mas, simplesmente, para não se aborrecer. E é aí que mora o perigo, frisam especialistas.

“A mãe boazinha é per-missiva; não está sendo uma boa mãe. Dizer ‘não’ prepara melhor para a vida,

porque cria casca para lidar com as frustrações. Caso contrário, no primeiro pro-blema, o sujeito desmoro-na e pode até procurar as drogas para se anestesiar”, alerta a psicóloga Cristina Werner.

A IMpORTâNCIA dO “NÃO”

Na verdade, a compreen-são incondicional da mãe boazinha pode ser resultado de uma educação deficiente no passado. Segundo a psi-cóloga Maria da Graça Go-mes Cezar Coelho, essa mãe age assim porque ela não tem seus próprios limites. “Por isso, a insegurança de definir o que é bom ou não para o filho”, garante.

A auxiliar de coordenação de pré-escolar Monique Ro-cha de Oliveira admite que vive insegura em relação à educação do filho, César, de quatro anos. “Penso muito em procurar um terapeuta, mas falta grana, então, peço ajuda a minha mãe, aos colegas e à coordenadora da escola onde trabalho”, conta.

Tamanha insegurança faz com que Monique frequen-temente volte atrás depois de dizer um “não”. “Me sinto culpada a toda hora. Aliás, os dicionários deve-riam colocar a palavra culpa como sinônimo de mãe”, exagera.

Para aquelas que, como Monique, às vezes se sen-tem culpadas por dizer um “não”, Cristina Werner sai em socorro. “A vida é feita mais de ‘não’ do que de ‘sim’. Se o sinal de trânsito fecha, não pode passar; se for reprovado no vestibular, não cursa uma faculdade, e por aí vai. A vida é cheia

No propósito de impor limites aos filhos, enfrentamos verdadeiras batalhas

de limites. Então, é preciso dá-los em casa, porque au-tocontrole não é comprado, é desenvolvido. E o ser humano precisa se controlar, senão fica à mercê das ondas e acaba no fundo do mar”, orienta a psicóloga.

CulpA INIBE EduCAÇÃO

Apesar de ser normal, a culpa pode ser reflexo de imaturidade, insegurança ou falta de consciência do papel da mãe na vida de uma criança, como lembra Maria da Graça. “A mãe culpada tem dificuldade de educar, porque a culpa imo-biliza o lado afetivo e inibe a educação”, diz a psicóloga. A professora Rosália Ventu-relli, mãe de Dione, 21, e de Théo, 17 anos, garante que desse mal não morre. “Fico até com pena, mas nunca me arrependo. Prefiro exa-gerar no ‘não’ a ser a ‘mãe boazinha’. Nesse ponto, tenho minha consciência tranquila”, afirma.

Bem, a consciência pode até ser tranquila, só que o dia-a-dia... No propósito de impor limites aos filhos, Ro-sália enfrenta uma verdadei-

ra batalha. As discussões são constantes; as preocupações, enormes; e as “saias justas”, de tirar o fôlego. Outro dia, encontrou Dione com o namorado em casa. “Fiquei chocada, desesperada, não sabia o que dizer”, lembra. Os dois estavam transando? “Não!”, responde, surpresa, como se a possibilidade fosse incogitável. E qual o problema então? “Ah, Dione também quis saber.

Ora, os dois sozinhos em casa, o que os vizinhos vão falar?”, preocupa-se. O argumento soou fraco aos ouvidos da moça e o embate começou. Depois de muitos “por quês” de um lado e explicações do outro, re-sultado do jogo: na casa de Rosália ninguém mais fica sozinho com namorados. “E ai de quem tentar ultra-passar o limite”, ameaça a professora.

Talvez o segredo para nunca cruzar essa tênue fronteira entre gostar de-mais e ser permissiva seja colocar a razão em prática. Não pensar no filho como uma criança que precisa ser munida de todas as vontades e desejos e, sim, como pessoa que terá que lidar com um mundo cheio de percalços e dificuldades. Afinal de contas, amar é preparar um ser humano.

Page 7: Caderno dia das mães

ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 2014

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 7EspECIal(28) 3511-7481

CoMEMoraÇÃo O 2º Encontro de Empresários de 2014 reuniu executivos para um descontraído batepapo com a presença de empresárias e mães

“Encontro de Empresários” EspECIal DIa Das MÃEs

As homenagens alusivas ao Dia das Mães foram antecipadas, na última quinta-feira, no 2º En-contro de Empresários de 2014. O tradicional even-to que reúne os executi-vos para um descontraído bate papo contou com as empresárias e mães do mundo dos negócios. O encontro mensal acontece no Jaraguá Tênis Clube, com Buffet Dom Garcia.

Nesta edição, os organi-zadores iniciaram as ati-vidades com homenagens ao médico e ex-vice-pre-sidente da Unimed Sul Capixaba, Silvio Casotti, “pelo brilhante trabalho realizado à frente da co-operativa”, e a Ruberval Rocha, “pelo dinamismo e competência durante sua gestão na Acisci”.

A médica Ermelinda Moura, no uso da palavra, emocionou a todos ao dis-cursar em nome das mães presentes. Em seguida, foi aberto o almoço. E,

depois, houve sorteio de brindes, que desta vez foi especial para elas.

Para Rubens Moreira, presidente da Selita e do Sicoob Sul, esses encon-tros “são de fundamental importância para os em-presários, pois, além do ambiente familiar e aco-lhedor, é realizada uma troca de informações que auxiliam no relaciona-mento empresarial e na possibilidade de novos negócios”.

O Encontro de Empre-sários é uma iniciativa de Marcos Jacob e Juarez Marquetti, com o apoio da Unimed Sul Capixa-ba, Sicoob Sul, Acisci, Kurumá Veículos, Es-critório Sérgio Soares, Cofril, Odebrecht Am-biental, Orient, Rozane Barreto, Estúdio HG2, Dom Garcia , Events Macchina, Jaraguá Tê-nis Clube e Centro de Formação de Condutores Renascer.

Fotos: Briefing

CMYK

Page 8: Caderno dia das mães

8 ES dE Fato, Sábado, 10 dE Maio dE 20148 InForME (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

CMYK