caderno de respostas - unesp: câmpus de sorocaba · 29. resposta (b ): cada bomba de sódio cria...

15
CADERNO DE RESPOSTAS 1. Resposta (E): Trata-se do ciclo do carbono, em que o elemento encontra-se na forma de gás na atmosfera (CO, CO 2 ) e é incorporado nos organismos sob a forma de compostos orgânicos. 2. Resposta (A): Na sucessão ecológica, os primeiros organismos (pioneiros) darão origem a uma formação complexa. No entanto, não será composta, necessariamente, pelas mesmas populações que habitavam o local anteriormente. 3. Resposta (C): O esquema mostra o fluxo unidirecional da energia nos ecossistemas e sua diminuição ao longo das cadeias alimentares. Dessa forma, os produtores armazenam maiores quantidades de energia. 4. Resposta (B): As briófitas são vegetais que não apresentam tecidos de condução (vegetais avasculares), conferindo, assim, seu pequeno porte. 5. Resposta (C) 6. Resposta (C) 7. Resposta (B) 8. Resposta (C) 9. Resposta (D): As bases nitrogenadas pirimídicas são Citosina, Timina e Uracila. 10. Resposta (C): Espaço 1 – tanto o DNA quanto o RNA possuem uma molécula de fosfato; Espaço 2 – pentose, que no caso do DNA é a desoxirribose; Espaço 3 – base nitrogenada, que no caso do DNA pode ser adenina, guanina, citosina e timina. 11. Resposta (D): Analisando as cadeias apresentadas e suas bases nitrogenadas, pode-se caracterizar a cadeia I como DNA (Citosina, Adenina, Guanina e Timina) e a II como RNA pois possui a base Uracila que o DNA não faz parte da composição do DNA. 12. Resposta (E): A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intercelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons sódio (Na + ) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K + ) e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.

Upload: vonga

Post on 19-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CADERNO DE RESPOSTAS

1. Resposta (E): Trata-se do ciclo do carbono, em que o elementoencontra-se na forma de gás na atmosfera (CO, CO2) e é incorporado nosorganismos sob a forma de compostos orgânicos.

2. Resposta (A): Na sucessão ecológica, os primeiros organismos(pioneiros) darão origem a uma formação complexa. No entanto, não serácomposta, necessariamente, pelas mesmas populações que habitavam o localanteriormente.

3. Resposta (C): O esquema mostra o fluxo unidirecional da energia nosecossistemas e sua diminuição ao longo das cadeias alimentares. Dessaforma, os produtores armazenam maiores quantidades de energia.

4. Resposta (B): As briófitas são vegetais que não apresentam tecidos decondução (vegetais avasculares), conferindo, assim, seu pequeno porte.

5. Resposta (C)

6. Resposta (C)

7. Resposta (B)

8. Resposta (C)

9. Resposta (D): As bases nitrogenadas pirimídicas são Citosina, Timina eUracila.

10. Resposta (C):Espaço 1 – tanto o DNA quanto o RNA possuem uma molécula de fosfato;Espaço 2 – pentose, que no caso do DNA é a desoxirribose;Espaço 3 – base nitrogenada, que no caso do DNA pode ser adenina, guanina,citosina e timina.

11. Resposta (D): Analisando as cadeias apresentadas e suas basesnitrogenadas, pode-se caracterizar a cadeia I como DNA (Citosina, Adenina,Guanina e Timina) e a II como RNA pois possui a base Uracila que o DNA nãofaz parte da composição do DNA.

12. Resposta (E): A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporteativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a depotássio é maior no meio intercelular. A manutenção dessas concentrações érealizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente quecapturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. Nomeio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meiointerno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destesíons iria se igualar.

13. Resposta (D): A função COOH representa um ácido, neste caso,orgânico e a função NH2 , quando ligada apenas a carbonos representa umaamida, como esta está ligada apenas a um carbono é uma amina primária.14. Resposta (A): A resposta “A” está correta, pois, a hidroxila está ligada aum carbono simples e fora do anel aromático. A “B” está errada, pois quando oNH está ligado a um C=O é uma amida e não amina. A “C” está errada, pois Nentre 3 carbonos é uma amina terciária e para ser éter deveria ter um oxigênioentre os carbonos. A “D” está errada, pois OH ligada a um anel aromático échamado de fenol. E a “E” está errada, pois COH é um aldeído; ácidocarboxílico é COOH.

15. Resposta (C): A resposta “C” está correta, pois N-C=O, é uma funçãoamida e C=O=C é uma função cetona.

16. Resposta (D): A “D” está correta, pois o primeiro composto apresenta 6cloros, ligados a um benzeno, ou seja, pode ser chamado de cloro-benzeno, osegundo composto é um ácido com dois carbonos e um cloro ligado ao últimocarbono, assim é um ácido cloro- etanóico pois o cloro entra como um radical epor fim, o último composto, apresente 6 cloros ligados a um ciclo hexano, ouseja, um ciclo com 6 carbonos.

17. Resposta (A): De acordo com o gráfico, a solubilidade de KNO3 à 30°C éde (50g/100g de H2O).Para esta solubilidade a solução teria uma massa:msolução= 50g de KNO3 +100g de H2OAssim, para uma solução de m=750g, a massa de KNO3 equivalente é igual a:

50g KNO3 –--- 150g de soluçãox g KNO3 –--- 750 g de solução

x=((750)(50))/150x= 250g de KNO3

18. Resposta (A): Para o cálculo da molaridade da solução, é necessárioencontrar o valor da massa presente de hipoclorito de sódio. De acordo com asrelações e volume de 10mL oferecidos:

37,5 g NaClO ---- 1000 mLx g de NaClO ---- 10 mL

x= 37,25/100x=0,3725 g de NaClO

Assim, para o cálculo da molaridade, calculando-se o valor da massamolar do hipoclorito de sódio:NaClO = 23+35,5+16 = 64,5

O valor da molaridade da solução é de:Ӎ=__m__

M. VӍ=_0,3725_

(64)(1)Ӎ=0,005 mol/L

19. Resposta (E): A queima de carvão é um processo exotérmico. Acombustão é um processo exotérmico na qual há liberação de energia para o

meio externo. Desta forma a combustão da madeira é um processo exotérmico.Para a fusão do gelo, necessita-se de calor do meio para que o mesmo derretae transforme-se fisicamente em água. Neste processo é necessária a absorçãode energia, portanto, um processo endotérmico.

20. Resposta (E): O valor da variação da entalpia em uma determinadareação pode ser obtido numericamente através da energia de ligação presentenas substâncias envolvidas. Dessa forma, com base nas energias de ligaçãofornecidas,o valor da entalpia desta reação é:Reagentes:H – Br: 87,4(2) = 174,8Cl – Cl: 57,9(1) = 57,9

Produtos:H – Cl: 103,1(2) = 206,2Br – Br: 46,1(1) = 46,1

Assim:ΔH = Reagentes - ProdutosΔH = 174,8+57,9 - (206,2 + 46,1) = -19,6.

21. Resposta (E): Vitaminas Solúveis em Gordura (Grupo A) poucos átomos de oxigênio semelhante a hidrocarboneto de longa cadeia apolarVitaminas Solúveis em Água (Grupo B) alta proporção em O e N (pontes de hidrogênio com a água) forte interaço com a água polar

22. Resposta (B): Os elementos estão dispostos na mesma família da tabelaperiódica, portanto possuem mesma carga elétrica.

23. Resposta (C):I -- H2O, H2S, ,H2Se, H2Te seria a ordem correta.III – Quebra-se primeiro as ligações intermoleculares.

24. Resposta (B): É o único composto iônico dentre as alternativas

25. Resposta: (A)Sabemos que:Do enunciado temos que m = 5kg e que , comparando com aequação , verificamos que a = 6.

26. Resposta (C)Pela primeira lei de Newton sabemos que um corpo que está em movimentoassim permanecerá até que seja aplicada nele uma força e que um corpo que

está em repouso ficará assim até a aplicação de uma força. Dessa forma,verifica-se que o enunciado da alternativa C contradiz a Lei da Inércia.

27. Resposta (D)

Para eles se encontrarem

Substituindo na equação:

28. Resposta (D)

Sabe-se que:e

Então:

29. Resposta (B): Cada bomba de sódio cria uma diferença de 70 íons porsegundo (200 íons de Na+ - 130 íons de K+). Como são um milhão de bombas,isso significa uma diferença de 70.106 íons por segundo, ou ainda 7.107 íonspor segundo. Como cada íon tem carga (q) equivalente à 1,6.10-19 C, no total, acorrente é de:i = ∆Q/∆t ... i = ∆n.q/∆t ... i = (∆n/∆t).q ... i = 7.107.1,6.10 -19 ... i = 1,12.10-11 A

30. Resposta (E): A corrente da lâmpada pode ser achada por: P = U.I, ondeP = 44 W e U = 220 V. Portanto, a corrente da lâmpada é de:P = U.i, i = P/U … i = 0,2 A ou 200 mAUsando a Lei de Ohm, U = R.i, podemos chegar a P = U2/R. Como a tensão dalâmpada cai pela metade, a potência da lâmpada cai em um quarto (metade aoquadrado), se tornando 11 W.

31. Resposta (C): A resistência do chuveiro é achada como:R = U2/P onde P = 4800 W e U = 240 V … R = 12 ΩSimilarmente, a resistência do ferro é achada como:R = U2/P onde P = 1200 W e U = 120 V … R = 12 Ω

32. Resposta (D): Na posição “Verão” a potência do chuveiro pode serachada como:P = U.i, onde U = 220 V e i = 10 A … P = 2200 W, ou ainda 2,2 kWNa posição “Inverno”, a potência do chuveiro é a de 3,3 kW (já que na maiorpotência se consegue a maior temperatura).Durante o mês de Junho, o chuveiro fica ligado por um total de 30.20 minutos,ou seja, 600 minutos. Em horas, isso resulta em 10 horas. Portanto, o consumodo chuveiro em Junho é de 3,3.10 kW.h, ou seja, 33 kW.hDurante o mês de Novembro, o chuveiro fica ligado por um total de 30.10minutos, ou seja, 300 minutos. Em horas, isso resulta em 5 horas. Portanto, oconsumo do chuveiro em Junho é de 2,2.5 kW.h, ou seja, 11 kW.hOu ainda: Como o a potência do chuveiro na posição “Verão” é dois terços dapotência do chuveiro na posição “Inverno”, e o chuveiro fica ligado emNovembro durante metade do tempo que ele fica ligado em Junho, o consumodo chuveiro em Novembro será a metade de dois terços do consumo em Junho(já que a potência cai em dois terços e o tempo cai pela metade). (2/3).(1/2) =1/3. Somente uma alternativa mostra o consumo de Novembro ser um terço doconsumo de Junho.

33. Resposta (C): Como a distância entre o objeto e o espelho é maior que oraio de curvatura do espelho, deduzimos que o objeto está localizado entre ofoco e o infinito.Logo, a imagem desse objeto será real, invertida e menor que oobjeto. Alternativa C.

34. Resposta (A): Num espelho convexo a altura da imagem de um objeto édiretamente proporcional à distância entre o objeto e o espelho. Ou seja,quanto mais próximo o objeto estiver do espelho, maior será a sua imagem.Sabendo disso, temos que i1 < i2. Reduzimos então o exercício a apenas duasalternativas, a A e a E. Ao aproximarmos o objeto do espelho côncavo salrespectiva imagem tmb ficará mais próxima do espelho. Portanto, a alternativacorreta é a alternativa A.

35. Resposta (E): Não haverá nenhuma mudança no comportamento doselementos desse sistema espelho objeto e imagem. Logo, a alternativa corretaé a aternativa E.

36. Resposta (E): p = 4cm. Como a imagem é REAL, p’ = 12cm.

Utilizando a Função de Gauss temos:

Resolvendo temos que = 3cm.

Portanto, R = 6cm.

37. Reposta (D): Quando um material é fundido seu volume permanece omesmo. Portanto, quando os dois cubos foram fundidos e misturados seusvolumes também se misturaram, ou seja, se somaram:Vt = V1 + V2Sendo que:V1 = 10 x 10 x 10 = 1000 cm3

E:V2 = 6 x 6 x 6 = 216 cm3

Portanto, Vt = V1 + V2 = 1000 + 216Vt = 1216 cm3 (1)Segundo o enunciado, o Vt é de um paralelepípedo, e que:Vt = 8 x 8 x Y (2)Juntando (1) e (2), temos:1216 = 8 x 8 x Y, logo:Y = 19 cm

38. Resposta (A): O Volume total do cubo é: Vc = 1 x 1 x 1 = 1 cm3. A basedo prisma será A1 + A2:

Sendo A1 um trapézio de bases 1 e ½ e altura ½ :A1 = (1 + ½) x ½ x ½ = 3/8E, sendo A2 um triangulo de base ½ e altura 1:A2 = ½ x 1 x ½ = ¼Portanto a área total da base do prisma, será:Ab = A1 + A2 = 3/8 + ¼ = 5/8

Sabendo que todo prisma tem volume:V = Ab x h, sendo Ab = Área da Base; h = Altura.Teremos:V = 5/8 x 1 = 5/8 = 0,625 cm3

39. Resposta (C): A Razão entre as áreas de um polígono é:2 = K =

A razão entre os lados de um polígono é:

40. Resposta (A): Sendo ”a” a aresta do cubo C2 e x sua diagonal, teremosque:X é também a aresta de C1. A relação entre os volumes é:

E a relação entre os lados é:

Portanto:

41. Resposta (D): Primeiro passo: Quando o módulo corrige o sinal, ou não.Iguala o conteúdo do módulo, no caso f(x), a zero.f(x) = 0 Ponto de correção (para menos corrige, para mais não corrige)

- f(x), se f(x) >= 0 e f(x), se f(x) < 0

Segundo passo: Determinar as funções para antes e depois do ponto decorreção. Para f(x) < 0, temos:

g(x) = -f(x) – 1 Sabendo que f(x) = -2, se -2 <= x < 0 g(x) = -(-2) – 1 g(x) = 1

Para f(x) >= 0, temos:

g(x) = f(x) – 1 Sabendo que f(x) = 1, se 0 <= x < 2 g(x) = (1) – 1 g(x) =0

Tendo as duas equações de reta, basta olhar no gráfico a alternativa que asrepresenta corretamente.

42. Resposta (D): Se a função é sobrejetora, o conjunto imagem é o própriocontra-dominio, por isso é possível afirmar que a imagem é R+ (Reaispositivos). Sabendo disso, uma forma de determinar os coeficientes é atravésdo cálculo do theta da equação de Báskara.f(x) = -x2 + kx – 9 a = -1 ; b = k ; c = -9Theta = k2 – 4 . (-1) . (-9) = k2 – 36Como a imagem é R+, temos que theta > 0. Logo,k2 – 36 > 0Resolve-se a inequação:k2 – 36 > 0 k2 – 36 = 0 (k – 6)(k + 6) > 0. Forma-se uma parábula viradapara cima com raízes abertas em k = -6 e k = 6. Como as raízes são abertas,os valores possíveis para k são ]-, -6[ ou ]6, [. O único valor dentro dasalternativas que se encaixa nesta restrição é 8.

43. Resposta (E):f(x + 2) = {(x + 2) . [(x + 2) – 1)]}/2 = [(x + 2) . (x + 1)]/2Multiplica-se a equação obtida por 1 = x/x, Dito que x 0[(x + 2) . (x + 1)] . x/ 2x [(x + 2)/x] . {[(x + 1) . x]/2} [(x + 2)/x] . f(x + 1) [(x+ 2) . f(x + 1)]/x

44. Resposta(D):2x + 3 + 2x + 1 = 5y + 3+ 3 . 5y

2x . 23 + 2x . 21 = 5y . 53+ 3 . 5y

2x (23 + 2) = 5y (53 + 3)2x/5y = 128/10

Sabendo que 10 = 2 . 5 e que 128 = 27, temos:

2x/5y = 27/2 . 52x/5y = 26/5Perceba que a igualdade se mantenha, x=6 e y=1.Fazendo x – y 6 – 1 = 5

45. Resposta (A): Sabemos que sen(a+b)=sen(a).cos(b)=sen(b).cos(a) eque vale a relação fundamental cos²(x)+sen²(x)=1, para todo x real, assim:

Logo: (a pertencente ao 3º quadrante)

(b pertencente ao 2º quadrante)Assim:

Resolvendo, chegamos que:

46. Resposta (D): 1.A função f de R em R é definida por ;seu conjunto imgem é [0; 4]; no intervalo é decrescente e o período de fé .

2.

47. Resposta (E): Pelo enunciado temos:

0 < x < 90° e

Portanto:

48. Resposta (C): A partir do enunciado, no triângulo ABC, temos:

A distância em quilômetros, que o avião percorreu partindo de A até chegar B,é:

49. Resposta (C): – A maior característica da Polis grega é sua autonomiadiante de outros territórios. As cidades tem sua formação iniciada, em suamaioria, pelos povos de origem indo europeia que colonizaram a região dacidade estado em questão.

50. Resposta (A): – A expansão do domínio romano acabou por criar novascondições econômicas e sociais que o sistema de governo até então praticadose tornou ineficiente para resolvê-los.

51. Resposta (B): – As chamadas invasões bárbaras, ou seja, o longoprocesso de deslocamento de populações germânicas que atingiu o continenteEuropeu entre os séculos III e VI, resultaram no surgimento de uma novasociedade na Europa ocidental, a sociedade feudal, cuja igreja cristãrepresentava o maior poder.

52. Resposta (C): – Do ponto de vista econômico, as Cruzadas foram aporta de abertura das relações do Ocidente com o Oriente. Nesse contextotem-se o surgimento da classe que se tornaria a mais poderosa do final daidade média e revolucionaria a forma de vida na Europa; a burguesia.

53. Resposta (B): – As Cruzadas foram um movimento pelo qual cavaleiroscristãos tentaram conquistar os lugares santos do Oriente, como Jerusalém,por conta do Santo Sepulcro. Porém, as Cruzadas resultaram na derrota militardos cristãos. Os Turcos otomanos convertidos ao Islã avançam para oOcidente e conquistam, em 1453, a cidade de Constantinopla, capital doImpério Bizantino.

54. Resposta (C): – Segundo o texto, mesmo nos momentos de crise dosistema capitalista, há, em contrapartida, oportunidades de continuar aexpandir o valor do capital

55. Resposta (C): O consequente desenvolvimento do comércio, a exemplodo que ocorreu em Ceuta, permitiu aos reis aumentarem sua arrecadação comimpostos e se fortalecer, consolidando o absolutismo.

56. Resposta (C): Os quilombos eram uma ameaça à ordem escravista, oque fez com que fossem fortemente combatidos.

57. Resposta (E): O texto desmente a versão de que os indígenas forampreteridos por realizarem um trabalho inferior ou resistirem mais, mostrandoque os negros foram escolhidos por representarem o nascimento de um novocomércio que traria mais lucro, em conformidade com o sistema mercantilistaem vigor.

58. Resposta (D): Diferentemente da colonização inglesa no Norte dos EUA,os portugueses tinham interesse apenas em explorar o Brasil, tirando o máximode lucro possível dele. Para tanto desenvolveu-se lá o Plantation, sistemabaseado no latifúndio, trabalho escravo e monocultura.

59. Resposta (A): Os principais objetivos das bandeiras eram aprisionaríndios, que serviriam como escravos, e procurar metais preciosos. Contudo, aexploração do interior do país e consequente fundação de vilas acarretaram naampliação do território brasileiro.

60. Resposta (E): A pecuária, especialmente após ser empurrada para ointerior pela expansão da cana-de-açúcar no litoral nordestino, colaborou com aampliação do território brasileiro.

61. Resposta (B):Devido a necessidade da busca de melhorias na qualidadede vida, emprego, muitos moradores de zonas rurais migravam para ascidades, e no período de 1930-1980 já via-se uma grande demanda depessoas nas maiores cidades, então as cidades em crescimento eram locaischamativos às pessoas que migravam do campo, do sertão.

62. Resposta (E):O Acordo de Schegen foi criado para a livre circulação doseuropeus nos países da União Europeia, e assim qualquer país que queiraentrar na UE tem que aceitar este acordo. Contudo, posteriormente a criaçãodesse acordo, ele foi modificado de modo a expandir a livre circulação apessoas com vistos europeus, passaportes ou dupla nacionalidade, desdeentão muitas pessoas de países colonizados por algum dos países europeustem migrado para a Europa.

63. Resposta (E): Nas áreas marcadas estão presentes os climastemperado e subtropical, onde o solo é favorável ao cultivo de cereais, como otrigo. E isso apenas é possível à baixa declividade das áreas de produção ondese pode cultivar.

64. Resposta (C): Como os conflitos ocorrentes na região de Israel nãocessaram e as prerrogativas de que a ampliação territorial fosse uma soluçãoaos conflitos entre palestinos e israelitas não demonstraram eficiência, opresidente dos Estados Unidos acredita que a demarcação do território israelitadeva ser remarcada ao que era anterior à Guerra dos Seis Dias e buscar outrassoluções aos problemas entre palestinos e israelitas.

65. Resposta (A): caracteristica tipica da região Sudeste, o mar de morro éevidenciado principalmente em épocas de chuva, quando deslizamentosocorrem causando acidentes, já que a civilização tem crescido nessas áreas,ao redor das maiores cidades.

66. Resposta (C): O gráfico mostra uma realidade ocorrente na Europa, oenvelhecimento da população que após as guerras tem diminuido o índice denatalidade, o que resulta em gerações posteriores menos populosas.

67. Resposta (A) Os estados do sudeste tem maior investimento por causada sua proximidade com o mercado consumidor e condições climáticasfavoráveis. O nordeste tem a cultura da cana desde sua colonização; a culturade cana nordestina se encontra na zona da mata, não no sertão onde sofrecom o clima semi-árido; A estrutura fundiária, ou seja, a divisão da terra empropriedades não influencia na produtividade da terra;a baixa altitude nãoinfluencia na produtividade.

68. Resposta (B): A maior quantidade de bacias petrolíferas está localizadana bacia oceânica e não em terra firme.

69. Resposta (C): 4:A caatinga não é uma região desértica, mas sim semi-árida; 5: A bacia amazônica também tem rios de regime nival, como é oAmazonas antes de pertencer ao Brasil.

70. Resposta (D): A eutrofização é um processo estritamente de corposhídricos superficiais, uma vez que depende de espécies vegetais e animais

71. Resposta (E): na aula, o gráfico do 10º slide mostra o aumento dapopulação urbana e a discreta queda na população rural por conta do êxodorural, mas a população urbana, por ser maior em número absoluto e teremmenos filhos, aumentam o número absoluto da população urbana, mas diminuia média de filhos por mil habitantes no Brasil.

72. Resposta (A): a Principal renda vem do setor primário, extração derecursos naturais como minérios, agricultura e pecuária.

73. Resposta (D): note que o autor afirma que “quem faz a língua não é odicionário e sim o povo”. Dessa forma, podemos concluir que o autor se vale decontextos (sejam regionais ou locais) para validar a língua portuguesa.

74. Resposta (B): o trocadilho do autor significa que não importa a estruturaou a forma em que está inserida alguma coisa, mas sim o seu conteúdo, amensagem que será passada, se ela atingirá seu público.

75. Resposta (D): “diferente” qualifica o substantivo “galinha”, que éretomado pelo pronome demonstrativo “esta”.

76. Resposta (B): No trecho “ele é o médico”, o artigo grifado indica que elenão é um médico qualquer, qualificando-o como o melhor.

77. Resposta D. As informações da charge, presentes nas falas de ambasas personagens, permitem afirmar que o preço do combustível está muito alto,portanto, é mais barato comprar sapato toda semana do que abastecer o carro.

78. Resposta A. O adjetivo preferível, como o verbo preferir, rege aproposição “a” (alguma coisa é preferível a outra). Não são aceitas as formaspreferível que, a que, do que ou ante.

79. Resposta (C): Explorar assuntos ligados à Antiguidade Clássica,imitando-lhes os poetas, é próprio do Arcadismo e não do Romantismo.

80. Resposta (C): Ela é jovem, adolescente e virgem, puríssima, imaculada.O homem dá-se por muito feliz se puder apenas cantar sua senhora, cobrir-lhede glórias e andar seguindo seus pés, pensando nela, apenas. Mesmo noplano do pensamento, não observamos sensualidade, muito menos sexo. Oamor é puro, o homem é protetor submisso, e nada de concreto se realiza entreos amantes, devido à enorme distância entre ambos. Há muita contemplação epouca ação, logo a idealização.

81. Resposta (C): As principais características do Romantismo: liberdade decriação e de expressão, nacionalismo, historicismo, medievalismo, tradiçõespopulares, individualismo, egocentrismo, pessimismo, escapismo, crítica social.

82. Resposta (D): No Romantismo a natureza reflete o estado emocional doeu-lírico, o “eu” é a principal preocupação traduzindo o individualismo eegocentrismo característicos desta escola literária, logo o poema édeterminado pela inspiração do poeta.

83. Resposta (D): Apenas as afirmativas I e V estão corretas porque, aprimeira afirma que a casa economiza muito energia e o texto diz “It (also) usesvery little energy” (ela usa pouca energia) no parágrafo 2. A alternativa V afirmaque as pessoas apreciaram visitar a casa e o texto contém uma frase dizendo“Visitors to the Eye of the Storm love it.“ (parágrafo 5). A afirmativa II diz queHugo deu a idéia de construir uma casa em formato de cúpula, porém Hugo é onome do furacão, portanto esta afirmativa está errada. A III afirma que a casadeles foi destruída por queimada, mas no texto encontramos o trecho que diz“Hurricane Hugo destroyed their home” (parágrafo 1) e a IV diz que a sala deestar se encontra abaixo do andar térreo da casa, porém no texto encontramos“On the ground floor is a parking area. An elevator goes up to the entrance onthe next floor. This is the main living área.”, que diz que a partir do térreo umelevador SOBE e ai chega-se à sala de estar, portanto a sala está acima dotérreo, não abaixo.

84. Resposta (A): A I está correta porque “they” (eles) está relacionado aquem construiu uma nova casa, que foram os proprietários Huiet and HelenPaul. O “it” do parágrafo 1 está relacionado com a casa e não com os pisos, sefosse pisos deveria ser o pronome “they”, portanto a relação está errada. O “it”do parágrafo 2 foi corretamente relacionado com a casa (dome home). “This”no parágrafo 3 relaciona-se com o “next floor” e não com o elevador, por issoestá errada. “Here” relaciona-se com o “top floor” e não com a área deentretenimento que encontra-se no terceiro andar. E, por último, a relação de“them” com as pessoas está correta segundo o trecho “People say the domehome makes them “feel alive,””.

85. Resposta (C): As questões “Who lives in the Eye of the Storm?; Why didHuiet and Helen decide to build a dome home?; Where do the kids like tosleep?” são as únicas questões que podem ser respondidas já que o texto dáinformações suficientes para elas. Para as outras questões não há trechos quedigam, por exemplo, quanto tempo levou para a casa ser construida, ouquantas pessoas foram visita-la.

86. Resposta (D): A alternativa d) é a correta pois segundo o texto,Harrington disse ““You see a tiny crack in the door, and you have to run throughit,” she says. “I really believed I could do this.””, ou seja, considerou suaoportunidade como uma rachadura que viu em uma porta e que não podiafalhar para passar através dela, ou seja, deveria aproveitar a oportunidade quelhe foi concedida.

87. Resposta (E): “Hera ha moment” foi um momento de sucesso ereconhecimento que aconteceu “after she was nominated in 1992 to be on theMcDonald’s bun committee”.

88. Resposta (B): Completando apenas a primeira e a segunda lacuna jápoderíamos ter chegado à resposta b. Pois primeiramente diz que a senhoraHarrington estava cansada DE (of) e não off (fora) e depois fala de chegarcheirando a fritura à noite em casa, o que seria “at night”, do mesmo jeito quesó podemos escrever IN the morning, ou IN the afternoon, com o “night” sópodemos utilizar a preposição “at”. Analisando as próximas lacunas temos,mãe DE 3 crianças (mother OF), ela ansiava POR um negócio (FOR abusiness), na V temos “provide FOR”, que é uma expressão que significa“fornecer para”, depois temos “passar mais tempo COM eles”, portanto usa-se“with”.

89. Resposta (C): Segundo a Teoria da Caverna de Platão, existe umperíodo de adaptação tanto de que sai da caverna para o mundo real, quantopara quem vem do mundo real e se depara com a escuridão. A pessoa à quemse deveria ter compaixão seria o segundo caso citado: “se por vir de uma maiorignorância a uma luz mais brilhante, não estaria deslumbrada por reflexosdemasiadamente refulgentes [brilhantes]”.

90. Resposta (C) – as premissas são verdadeiras, porém a conclusão éfalsa, já que a palavra “muitas” não generaliza todas as “pessoas de mais de

30 anos”, por isso, embora “esta pessoa” tenha mais de 30 anos, ela não énecessariamente chata.