caderno de questões - servidor-ead.com.br · ciÊncias da natureza e suas tecnologias física...

12
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Física Química Biologia caderno de questões Euler de Freitas Silva Junior João Pedro Alvarez Mateos Luis Fernando Cordeiro Ricardo Luiz de Mello Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

Upload: vudat

Post on 19-Sep-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CIÊNCIAS DA NATUREZAE SUAS TECNOLOGIAS

FísicaQuímicaBiologia

caderno de questões

Euler de Freitas Silva JuniorJoão Pedro Alvarez Mateos

Luis Fernando CordeiroRicardo Luiz de Mello

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

© 2009 – IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais.

Todos os direitos reservados.IESDE Brasil S.A.

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.482 • Batel 80730-200 • Curitiba • PR

www.iesde.com.br

Capa: IESDE Brasil S.A.

Imagem da capa: Comstock Complete Corel Image Bank Creative Suíte Digital Juice Estúdio Portfólio Getty Images Istock Photo Júpiter Images/DPI Images

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

C986

Curso preparatório para o novo ENEM : caderno de questões : ciências da na-tureza e suas tecnologias : física, química, biologia / Euler de Freitas Silva Junior... [et al.]. - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2009.

il.134 p.

ISBN 978-85-387-0811-7

1. Exame Nacional de Ensino Médio. 2. Física (Ensino médio) - Problemas, questões, exercícios. 3. Química (Ensino médio) - Problemas, questões, exercícios. 4. Biologia (Ensino médio) - Problemas, questões, exercícios. I. Silva Junior, Euler de Freitas. II. Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino. III. Título. IV. Título: Ciências da natureza e suas tecnologias.

09-4773. CDD: 373CDU: 373.5

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

BiologiaBiologiaRicardo Luiz de Mello

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

SumárioAula 1 .................................................................................... 93

Gabarito ..................................................................................... 99

Aula 2 .................................................................................. 101

Gabarito ................................................................................... 107

Aula 3 .................................................................................. 109

Gabarito ................................................................................... 115

Aula 4 .................................................................................. 117

Gabarito ................................................................................... 124

Aula 5 .................................................................................. 127

Gabarito ................................................................................... 132

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

109

Aula 3

QUESTÃO 1

O mapa a seguir representa a localização ge-ográfica dos principais biomas brasileiros.

IES

DE B

rasi

l S.A

.

Bioma Amazônia

Bioma Cerrado

Bioma Caatinga

Bioma MataAtlântica

Bioma Pantanal

Bioma Pampa

Biomas do Brasil.

A seguir são feitas afirmações a respeito das características biológicas desses biomas:

Vegetação com adaptações a solo lodo-I. so e de alta salinidade caracteriza os mangues encontrados no pantanal.

Solo coberto por densa cobertura de II. vegetais representada por seringueiras, cupuaçu e castanheiras caracteriza o bioma amazônico.

Vegetação tipicamente representada III. por plantas xeromórficas e adaptadas a solos ácidos e fauna de vertebrados representada por lobo-guará, ema e ta-manduá caracterizam o pampa gaúcho.

Vegetação típica de regiões semiáridas IV. com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca caracteriza a caatinga.

Vastas extensões de campo aberto e V. predomínio de gramíneas caracterizam o pampa gaúcho.

Assinale a afirmativa que resume as afirma-ções acima:

são falsas as afirmações I, II e III.a)

são verdadeiras as afirmativas III, IV e b) V, apenas.

são verdadeiras as afirmativas I, II e V, c) apenas.

são falsas a afirmações I e III, apenas.d)

são verdadeiras as afirmações I, III e IV, e) apenas.

QUESTÃO 2

Aguapés poderão ser usados como adubo

Os aguapés encontrados em toda a extensão urbana do Rio Mossoró estão sendo retirados pela Gerência de Gestão Ambiental, com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos (SESUTRA). A retirada das plantas aquáticas do leito do rio é uma atividade comum, mas este ano apresenta um di-ferencial, já que passarão por análise na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e poderão ser usadas em breve na produção de adubos.

[...] A grande proliferação desse tipo de planta aquática no leito do rio, principalmen-te nos trechos urbanos, pode ser explicada pelo alto grau de poluição da água e já

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

110

que possui grande tolerância a poluentes como metais pesados, o aguapé é consi-derado uma planta daninha, pois quando é encontrada em grande quantidade impede o desenvolvimento de algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos.

(Disponível em: <ww.correiodatarde.com.br/editorias/

correio_mossoro-41154>.)

QUESTÃO 3

A reportagem acima destaca um procedi-mento cada vez mais frequente no trata-mento de águas eutrofizadas por esgotos domésticos oriundos de grandes cidades. Os aguapés, quando são manejados de forma adequada, podem ser entendidos, assim, como verdadeiros controladores biológicos na medida em que:

absorvem boa parte do excesso de sais a) minerais liberados pela decomposição mi-crobiana dos esgotos, impedindo a proli-feração exagerada de algas na superfície.

impedindo a passagem de luz para as b) zonas mais profundas do rio, impedem a proliferação de micro-organismos pa-togênicos e prejudiciais aos ambientes ribeirinhos.

agem como decompositores de fezes e c) urina presente na água em função dos despejos constantes de esgotos sem tratamento por muitas cidades.

fixando o nitrogênio atmosférico, ga-d) rantem o abastecimento de compostos nitrogenados que suprem as necessi-dades das populações de comunidades aquáticas.

suas raízes, bastante ramificadas e es-e) ponjosas, arejam a água desoxigenada por causa da proliferação de bactérias aeróbias decompositoras do esgoto.

Controle biológico de pragas agrícolas torna- -se alternativa concreta aos agrotóxicos

A joaninha é um inseto encantador para as crianças, o que leva a espécie a ser protagonista em desenhos animados. Na vida real, porém, trata-se de um voraz predador e, entre seus acepipes, incluem-se pulgões, ácaros e cochonilhas, três das mais danosas pragas agrícolas.

Transformar esse conhecimento em benefícios para a agricultura, por intermédio do controle biológico de pragas, é um de-safio constante para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O órgão, uma das 41 unidades de pesquisa da Embrapa, faz da natureza seu laboratório, nesse caso procurando uma alternativa aos agrotóxicos, notoriamente danosos não só ao meio am-biente, mas também à saúde de quem os aplica e acaba consumindo-os, residuais nos alimentos.

(Disponível em: <www.seder.mt.gov.br>.)

Preocupado com seu pomar que estava sendo atacado por pulgões parasitas, um agricultor, após ler o texto publicado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, resolveu levar à prática a técnica do controle biológico de pragas e dispersou, mediante orientações dos agrônomos, uma determinada quantidade de joaninhas em seu pomar.

Podemos afirmar, com base em nossos conhecimentos em ecologia, que esse tipo de técnica:

não apresenta resultados significativos a) no que diz respeito à contaminação am-biental por defensivos químicos.

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

111

mostra-se muito mais eficiente, uma b) vez que os controladores biológicos agem sempre de forma mais rápida e fulminante que os agrotóxicos químicos convencionais.

resulta, a médio e longo prazo, numa c) redução significativa da contaminação dos últimos níveis tróficos das cadeias alimentares da região.

potencialmente prejudicial, uma vez d) que a joaninha, trabalhando como pre-dador e se comportando como consu-midor secundário, vai levar à extinção todos os consumidores primários da região.

perigosa, uma vez que a ação preda-e) dora da joaninha sobre os pulgões, certamente, vai acarretar a superpopu-lação de todas as outras espécies do pomar.

QUESTÃO 4

Um grupo de estudantes de medicina foi encarregado por seu professor orientador de fazer um levantamento nutricional de uma população isolada no interior do estado. Os resultados obtidos depois do levantamento estão apresentados na tabela abaixo.

Problema detectadoNúmero de casos

registradosOsteoporose 12

Bócio 8

Gengivas sangrando 22

Anemia 27

Cegueira noturna 23

Cárie dentária 87

Como proposta de solução para esses pro-blemas de saúde, eles apontaram no relató-rio de seu trabalho as seguintes medidas:

Medida 1Fornecer sal iodado para regularizar a produção de hormônio da tireoide.

Medida 2

Estimular os habitantes a con-sumirem frutas cítricas a fim de regularizar os níveis de vitamina C e combater os problemas de escorbuto.

Medida 3Estimular as autoridades locais a adicionarem flúor na água forneci-da aos habitantes.

Medida 4

Orientar essa população a utiliza-rem panelas e utensílios de ferro na preparação de alimentos a fim de normalizar os níveis de ferro e combater a incidência de anemia.

Medida 5

Estimular as autoridades locais a cadastrarem essa população em programas do governo que fornecem leite e seus derivados às populações carentes.

Qual das alternativas abaixo relaciona cor-retamente a medida a ser tomada com o problema de saúde específico:

a)

Medida 1 Osteoporose

Medida 2 Cegueira noturna

Medida 3 Cárie dentária

b)

Medida 1 Bócio

Medida 4 Anemia

Medida 5 Osteoporose

c)

Medida 2 Gengivas sangrando

Medida 3 Bócio

Medida 5 Anemia

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

112

d)

Medida 2 Anemia

Medida 3 Cegueira noturna

Medida 4 Cárie

e)

Medida 1 Cegueira noturna

Medida 3 Bócio

Medida 5 Osteoporose

QUESTÃO 5

infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

(Disponível em: <www.mt.gov.br>.)

Em 2004 completará um século a pri-meira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por ninguém me-nos do que Oswaldo Cruz, o fundador da

Cuidado com o consumo de sal

O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos in-dustrializados. Saiba as consequências do consumo exagerado de sal e alguns truques para evitá-lo.

Há muito tempo ouvimos os médicos dizerem que reduzir a ingestão de sal pre-vine doenças do coração, principalmente a pressão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, somente a redução do sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.

Qual o problema do sal?

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos indus-trializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados etc.

Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta?

A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sanguínea e causar a hipertensão, responsável por

Na medida em que o sal se acumula no sangue:

os tecidos subjacentes aos vasos san-a) guíneos perdem água por osmose para o sangue, o volume sanguíneo aumen-ta e a pressão na parede dos vasos aumento, o que, por sua vez, aumenta também os riscos de AVC.

os tecidos subjacentes aos vasos san-b) guíneos ganham água por osmose e a pressão dos líquidos dos tecidos au-menta pela acentuada retenção de líqui-dos nos tecidos.

a concentração do sangue aumenta, o c) que força a saída de água dos vasos sanguíneos para equilibrar a pressão in-terna e externa.

a concentração do sangue se torna muito d) alta, o que, por sua vez, força os glóbulos brancos a saírem dos vasos sanguíneos através do fenômeno da diapedese, au-mentando a pressão nos tecidos e au-mentando as chances de AVC.

o fígado, através de sua função detoxifi-e) cadora, retira os excessos de sódio da corrente sanguínea para evitar o aumen-to excessivo da pressão arterial.

QUESTÃO 6

No livro Programa Nacional de Imunizações, produzido pelo Ministério da Saúde, Moacyr Scliar escreve:

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

113

saúde pública no país, tinha por objetivo controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro. Cem anos após a introdução da vacina, esse nos parece um objetivo exequível. No entanto, a iniciativa de Oswaldo Cruz resultou em fracasso e em grave conflito: os protestos contra a vacinação obrigatória foram cres-cendo até eclodirem na chamada Revolta da Vacina, que transformou as ruas da então capital federal em verdadeiro campo de batalha, com barricadas que lembravam a Comuna de Paris, ocorrida alguns anos antes. O conflito deixou mortos e feridos; a obrigatoriedade da vacinação foi revogada. Seguiu-se uma epidemia da doença, que resultou em milhares de vítimas.

o organismo a produzir, ativamente, os anticorpos específicos e desenvolver a resistência.

a vacina é um meio muito eficiente de e) tratamento de várias doenças. Ela é produzida com a finalidade de destruir organismos patogênicos e ser um po-tente auxiliar da medicina no combate às doenças.

QUESTÃO 7

Muito tem se falado sobre a importância da redução do consumo de gorduras saturadas na dieta humana. Muitos problemas que afligem a saúde de milhões de brasileiros poderiam ser reduzidos com simples me-didas alimentares que visassem reduzir a presença dessas gorduras e de alimentos ricos em colesterol na mesa das pessoas.

IES

DE B

rasi

l S.A

.

AlimentaçãoSaudável

Em relação aos problemas cardíacos, mu-danças de hábitos alimentares que tivessem como objetivo a redução do consumo de gor-duras animais e carnes ricas em colesterol se refletiriam:

O mecanismo de ação da vacina que, infe-lizmente, não era bem compreendido pela população da época, pode ser resumido da seguinte forma:

a vacina consiste na introdução do a) agente inativo ou abrandado no corpo de uma pessoa sadia a fim de estimular o organismo a produzir, passivamente, os anticorpos específicos e desenvolver a resistência.

a vacina consiste na introdução do b) agente inativo ou abrandado no corpo de uma pessoa sadia a fim de estimular o organismo a produzir, passivamente, os antígenos específicos e desenvolver a resistência.

a vacina estimula o sistema imunológico c) a reconhecer e fagocitar, por meio dos glóbulos brancos, os micro-organismos invasores que podem levar a pessoa a desenvolver doenças potencialmente fa-tais ou que criem problemas definitivos na coordenação neuromuscular.

a vacina consiste na introdução do d) agente inativo ou abrandado no corpo de uma pessoa sadia a fim de estimular

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

114

numa redução significativa dos proble-a) mas de taquicardias, uma vez que as gorduras saturadas afetam diretamente o nódulo sinoatrial.

em resultados pouco eficientes, pois b) apenas o baixo consumo de gorduras saturadas e de colesterol, sem a prática regular de exercícios físicos, não reduz em nada a formação de ateromas que levam ao infarto do miocárdio.

numa alteração genética positiva das c) células musculares cardíacas, que se re-produziriam de forma mais equilibrada e saudável, reduzindo, de modo significati-vo, os casos de infarto do miocárdio.

numa redução significativa no número d) de casos de infartos cardíacos, uma vez que a formação de isquemias nas coro-nárias seria reduzida.

numa redução da produção de hormô-e) nios prejudiciais ao metabolismo do co-ração, o que reduziria significativamente as estatísticas a respeito de morte por infarto do miocárdio.

QUESTÃO 8

Os tradicionais óculos escuros que muitas pessoas usam nos dias ensolarados podem esconder perigos que a maioria das pessoas desconhece. Apesar de nos proporcionar aquela sensação de conforto diante o ex-cesso de luminosidade, as lentes de nossos óculos devem ser bastante eficientes na absorção dos raios ultravioleta. O uso pro-longado de óculos escuros que não sejam certificados por autoridades competentes pode trazer sérios prejuízos à saúde dos olhos, pois:

a falta de filtradores de raios UV nas len-a) tes provoca um aumento na pressão do humor vítreo no interior do globo ocular, levando ao glaucoma.

a lente mais escura leva a uma maior di-b) latação da pupila, o que, por sua vez, leva a uma maior entrada de radiação nociva aos neurônios da retina, caso a lente não tenha filtradores UV eficientes e homolo-gados por autoridades competentes.

a lente mais escura leva a uma menor c) dilatação da pupila, o que, por sua vez, leva a uma maior entrada de radiação nociva aos neurônios do cristalino do olho, caso a lente não tenha filtradores UV eficientes e homologados por autori-dades competentes.

a lente mais escura leva a uma maior d) dilatação da córnea, o que, por sua vez, leva a uma maior entrada de ra-diação nociva aos neurônios da retina, caso a lente não tenha filtradores UV eficientes e homologados por autorida-des competentes.

a falta de filtradores de raios UV nas e) lentes provoca variações do foco da imagem sobre a retina, podendo gerar a miopia ou a hipermetropia no olho da pessoa que faz uso frequente desse tipo de óculos de baixa qualidade.

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

115

Gabarito

QUESTÃO 1

Alternativa D.

Comentário:

A afirmação I é falsa na medida em que os mangues são ecossistemas típicos de áreas litorâneas encontradas ao longo do extenso litoral brasileiro.

A descrição oferecida pela afirmação III carac-teriza o cerrado e não o pampa gaúcho.

QUESTÃO 2

Alternativa A.

Comentário:

A alternativa “A” é verdadeira uma vez que o rápido crescimento dos aguapés exige retirada de grandes quantidades de sais minerais da água. A alternativa “B” é falsa, pois o sombreamento proporcionado pela cobertura vegetal de aguapés leva a morte de muitos organismos que vivem em regiões mais profundas. Com a morte desses seres, ocorrerá um aumento nas populações de micro-organismos decompositores. A alter-nativa “C” é falsa, uma vez que os vegetais jamais realizam a decomposição da matéria orgânica. Isso é uma função típica de bac-térias e fungos, ou seja, decompositores. A alternativa “D” é falsa, uma vez que os ve-getais não conseguem absorver o nitrogênio atmosférico (N

2) diretamente do ar. Somente

alguns poucos organismos conseguem isso, são os fixadores. A alternativa “E” é falsa na medida em que o arejamento da água é proporcionado pelo oxigênio liberado no processo de fotossíntese.

QUESTÃO 3

Alternativa C.

Comentário:

Utilizando-se da joaninha para fazer o controle da praga que ataca a plantação, reduz-se a utilização de defensivos químicos. Uma vez que os defensivos são substâncias que têm efeito bioacumulativo, haverá uma menor con-taminação das cadeias alimentares, o que, por sua vez, é descrito na afirmativa “C”.

QUESTÃO 4

Alternativa B.

Comentário:

A alternativa “B” é a única que faz a correla-ção adequada entre a medida e o problema detectado. O bócio é resultante de uma disfunção da tireoide em função da carência de iodo na dieta. Panelas de ferro liberam íons Fe+ essenciais para a produção de he-máceas pelo tecido hematopoiético. O leite e seus derivados são fontes de cálcio para o perfeito desenvolvimento e estruturação do tecido ósseo, o que, por sua vez, previne problemas ligados à osteoporose.

QUESTÃO 5

Alternativa A.

Comentário:

A alternativa “A” justifica corretamente os eventos que se sucedem ao consumo exagerado de sal na dieta. Na medida em que esse sal se dispersa pelo sangue, a

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br

116

concentração sanguínea aumenta de forma correspondente. Os tecidos próximos aos vasos sanguíneos tendem a perder água por osmose para esses vasos. A água que entra para o sangue realmente dilui esse sangue para níveis normais. O volume de sangue, porém, aumenta muito. Com o aumento do volume de sangue, tem-se um aumen-to na pressão exercida sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Quanto maior essa pressão, maiores as chances de ocorrerem rupturas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

QUESTÃO 6

Alternativa D.

Comentário:

A alternativa “D” conceitua corretamente a vacina. O agente etiológico da doença é isolado e abrandado por técnicas específi-cas de laboratórios. Uma vez abrandado, o patógeno é inoculado em uma pessoa sau-dável. Prontamente seu sistema imunológico percebe o invasor e passa a desenvolver anticorpos específicos. Uma vez que o agen-te inoculado está abrandado, seus efeitos sintomáticos são mínimos ou desprezíveis. No entanto, caso a pessoa se contamine com o agente selvagem, seu sistema imu-nológico já está sensibilizado e a produção de anticorpos é rápida e eficiente.

QUESTÃO 7

Alternativa D.

Comentário:

A afirmativa “D” é verdadeira, pois, na me-dida em que se consomem menores quan-tidades de gordura animal, menores são as chances de se formarem depósitos que tendem a obstruir os vasos sanguíneos (ate-romas). Com menor formação de ateromas, menores serão as chances de as coronárias

(artérias que irrigam o miocárdio) sofrerem obstruções, o que, por sua vez, é uma das principais causas de infarto do coração.

QUESTÃO 8

Alternativa B.

Comentário:

A afirmação “B” está correta. A redução da luminosidade que atinge os olhos, proporcio-nada pelos óculos escuros, faz com que a pupila, por ação reflexa, sofra uma dilatação e aumente sua abertura. Na medida em que a pupila se dilata, uma maior quantidade de radiação consegue entrar para o interior do globo ocular. Caso a lente não tenha filtros adequados à radiação ultravioleta, a estru-tura interna do olho vai ser muito agredida e sofrer sérios danos.

Esse material é parte integrante do Aulas Particulares do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.aulasparticularesiesde.com.br