caderno de questões - rhs consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a...

13
Caderno de Questões Concurso Público • Câmara Municipal de Cerquilho – Edital 001/2016 ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS E TESOURARIA – Nível Superior Dia: 20 de março de 2016 – Horário das 09h00 às 12h00 Duração: 3 (três) horas, incluindo o tempo para preencher o CARTÃO-RESPOSTA. 1. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados corretamente e se o Cargo para o qual se inscreveu corresponde ao Cargo descrito no CARTÃO-RESPOSTA. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. 2. ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos espaços próprios do CARTÃO-RESPOSTA com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 3. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 questões numeradas de 1 a 30, dispostas da seguinte maneira: a) As questões de número 1 a 10 são de Português; b) As questões de número 11 a 20 são de Matemática; c) As questões de número 21 a 30 são de Conhecimentos Específicos; d) As questões de número 31 a 40 são de Conhecimentos Gerais. 4. Confira se seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha defeito ou apresente qualquer divergência, comunique ao aplicador da sala para que ele tome as providências cabíveis. 5. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções. Apenas uma responde corretamente à questão. 6. Não é permitido qualquer tipo de consulta. 7. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas ao(s) aplicador(es). 8. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO- RESPOSTA. O rascunho e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação. 9. Quando terminar a prova, acene para chamar o aplicador e entregue este CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO- RESPOSTA. 10. Você poderá deixar o local de prova somente após decorrida 1 uma hora do início da aplicação e NÃO poderá levar seu CADERNO DE QUESTÕES. 11. Não destaque folhas da prova, sendo que será permitido levar apenas a última folha de RASCUNHO/RESPOSTAS. Para isto, basta solicitar ao aplicador que a destaque na entrega final. LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:

Upload: doankien

Post on 01-Dec-2018

259 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

Caderno de Questões

Concurso Público • Câmara Municipal de Cerquilho – Edital 001/2016

ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS E

TESOURARIA – Nível Superior

Dia: 20 de março de 2016 – Horário das 09h00 às 12h00

Duração: 3 (três) horas, incluindo o tempo para preencher o CARTÃO-RESPOSTA.

1. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão

registrados corretamente e se o Cargo para o qual se inscreveu

corresponde ao Cargo descrito no CARTÃO-RESPOSTA. Caso

haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador

da sala.

2. ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos

espaços próprios do CARTÃO-RESPOSTA com caneta

esferográfica de tinta azul ou preta.

3. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 30 questões numeradas

de 1 a 30, dispostas da seguinte maneira:

a) As questões de número 1 a 10 são de Português;

b) As questões de número 11 a 20 são de Matemática;

c) As questões de número 21 a 30 são de Conhecimentos Específicos;

d) As questões de número 31 a 40 são de Conhecimentos Gerais.

4. Confira se seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade

de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na

instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha defeito

ou apresente qualquer divergência, comunique ao aplicador da

sala para que ele tome as providências cabíveis.

5. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5

opções. Apenas uma responde corretamente à questão.

6. Não é permitido qualquer tipo de consulta.

7. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não

sendo permitidas perguntas ao(s) aplicador(es).

8. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-

RESPOSTA. O rascunho e as marcações assinaladas no

CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.

9. Quando terminar a prova, acene para chamar o aplicador e

entregue este CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-

RESPOSTA.

10. Você poderá deixar o local de prova somente após decorrida 1

uma hora do início da aplicação e NÃO poderá levar seu

CADERNO DE QUESTÕES.

11. Não destaque folhas da prova, sendo que será permitido levar

apenas a última folha de RASCUNHO/RESPOSTAS. Para isto,

basta solicitar ao aplicador que a destaque na entrega final.

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:

Page 2: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 2

PORTUGUÊS – Questões de 1 a 10

Leia a letra da música “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, e o trecho do artigo publicado sobre a

mesma canção para responder as questões 1, 2, 3 e 4.

Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice Pai, afasta de mim esse cálice De vinho tinto de sangue Como beber dessa bebida amarga Tragar a dor, engolir a labuta Mesmo calada a boca, resta o peito Silêncio na cidade não se escuta De que me vale ser filho da santa Melhor seria ser filho da outra Outra realidade menos morta Tanta mentira, tanta força bruta Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado Esse silêncio todo me atordoa Atordoado eu permaneço atento Na arquibancada pra a qualquer momento Ver emergir o monstro da lagoa De muito gorda a porca já não anda De muito usada a faca já não corta Como é difícil, pai, abrir a porta Essa palavra presa na garganta Esse pileque homérico no mundo De que adianta ter boa vontade Mesmo calado o peito, resta a cuca Dos bêbados do centro da cidade Talvez o mundo não seja pequeno Nem seja a vida um fato consumado Quero inventar o meu próprio pecado Quero morrer do meu próprio veneno Quero perder de vez tua cabeça Minha cabeça perder teu juízo Quero cheirar fumaça de óleo diesel Me embriagar até que alguém me esqueça

Afasta de mim esse cálice! Chico Buarque e a censura no Brasil pós 1964

Sabemos que Chico ao longo de sua carreira e através de suas canções, insatisfeito com a realidade do Brasil, procurou denunciar as desigualdades sociais e as injustiças vividas pela sociedade brasileira da época, compondo músicas de protesto, para alertar as pessoas mais atentas. Porém, sempre era necessário encaminhar suas canções à censura para que fossem aprovadas, em razão de suas composições sempre serem vetadas. Cálice é uma canção com muitas metáforas, a partir das quais Chico Buarque e Gilberto Gil contam sobre a situação em que a sociedade vivia durante a ditadura militar. Na canção expressam o desejo de se livrar das desigualdades sociais no Brasil. Eles ainda abordam a questão do envolvimento de políticos com as mortes ocorridas nesse período, e denunciam os métodos de tortura e repressão aos quais eram submetidas as vítimas a fim de silenciá-las, uma vez que reagiam contra as imposições feitas pelo governo Militar.

Chico se viu obrigado a recorrer a tudo que fosse preciso, para ludibriar a censura, inclusive a pseudônimos, como Julinho da Adelaide e Leonel Paiva, [...] além de compor músicas com duplo sentido, pois assim seria mais fácil passar pela censura e ter a aprovação das canções. (Adaptado de: AMARAL, Roberto Antonio Penedo. SOUSA, Nalva Lopes de. Afasta de mim esse cálice! Chico Buarque e a censura no Brasil pós 1964. Revista vozes dos Vales, MG. Nº02, 2012.)

As vozes não caladas na canção Cálice - uma perspectiva bakhtiniana

Os primeiros versos da letra, “Pai, afasta de mim esse cálice/De vinho tinto de sangue”, e que também voltam como refrão, apresentam uma outra voz, representada pela igreja Católica, com uma analogia entre a Paixão de Cristo e o drama vivenciado pela população. Esses versos poderiam fazer referência à agonia de Jesus no calvário [...]. Somente nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as vozes do regime. Um cálice deve armazenar algo em seu interior, mas se considerarmos os textos bíblicos, o conteúdo será o próprio sangue de Cristo. (OLIVEIRA, F. K. As vozes não caladas na canção Cálice - uma perspectiva bakhtiniana. X Semana de Extensão,

Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014).

QUESTÃO 01

Do trecho que diz silêncio na cidade não se escuta, é

possível depreender:

A As pessoas se mantinham em silêncio, pois se calavam sob a pressão do poder autoritário da ditadura e não se revoltavam por isso, fazendo com que as condições de repressão permanecessem inalteradas.

B Os militares não se faziam escutar e os seus argumentos para manter o regime político que ali havia estabelecido já não convenciam o povo, fazendo com que a transição política se desse de forma democrática, contrariando uma posição popular que testemunhava um período de tolerância ideológica.

C A interpretação literal da palavra silêncio, relacionada ao toque de recolher imposto pelos militares, e que já não se fazia presente após a volta das manifestações culturais de rua, permitidas concomitantemente com o festival internacional de música, que é celebrado no trecho destacado.

D O silêncio está, de forma metafórica, relacionado à censura, que, desta forma, é entendida como um devaneio corrente, porque, na medida em que o silêncio não se escuta, o silêncio não existe, como um paradoxo criado pela propaganda militarista de ordem.

E A existência de uma relação irônica no trecho com a condição singular pela qual o Brasil passava em relação ao resto do mundo, onde não mais existia ditadura e nem regimes repressores e, por isso, a opção de se exilar era tão popular entre os detratores do militarismo brasileiro.

Page 3: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 3

QUESTÃO 02

Do trecho que diz Outra realidade menos morta, é possível

compreender que:

A Os autores desistiram da mudança e optaram por buscar fora do país outra realidade que condizia com os seus anseios.

B O trecho sugere outra realidade, na qual os homens não tivessem sua individualidade e seus direitos anulados.

C O uso de pseudônimos deixava os autores numa situação de incômodo tão latente que eles se sentiam como mortos.

D As liberdades políticas perseguidas durante a ditadura, aquiescidas pelos compositores, sufocavam a sociedade.

E A arte não via uma forma de existir e nem de resistir, fazendo com que, culturalmente, o Brasil sucumbisse.

QUESTÃO 03

Sobre o trecho que diz Pai, afasta de mim esse cálice,

podemos considerar os expostos a seguir, EXCETO que:

A O trecho sintetiza uma súplica por algo que se deseja ver à distância.

B O trecho faz uma analogia com a Paixão de Cristo por meio do cálice sagrado, sob a perspectiva da visão católica.

C O trecho faz uma alusão à agonia de Jesus no calvário.

D Há uma ambiguidade da palavra “cálice” em relação ao imperativo “cale-se”, que remete à atuação da censura.

E A censura é como um vício, do qual ninguém consegue escapar.

QUESTÃO 04

Sobre o trecho Essa palavra presa na garganta, observe as afirmações abaixo:

I O trecho versa sobre a dificuldade para encontrar a liberdade, a livre expressão.

II O trecho expressa o desejo de falar, contar e descrever a todos a repressão que está sendo imposta.

III O trecho explicita o esforço para se manter o silêncio, já que a censura atordoa e provoca desatenção.

A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) para a interpretação do trecho é(são) somente a(s):

A I.

B II.

C III.

D I e II.

E II e III.

QUESTÃO 05

Analisando a frase “Quero morrer do meu próprio veneno”, sobre a palavra MORRER pode-se afirmar que se trata de:

A Verbo na forma do infinitivo.

B Substantivo masculino.

C Adjetivo.

D Advérbio de modo.

E Verbo no modo imperativo

QUESTÃO 06

Considerando a norma culta da língua portuguesa, sobre o uso do se não/senão, assinale a alternativa INCORRETA:

A Se não puder comparecer, me avise.

B Ela deve estudar, senão será reprovada.

C Anote o meu telefone agora, senão você esquecerá.

D Irei sair hoje se não chover.

E Senão sabe, procure conhecer.

QUESTÃO 07

Identifique a alternativa que apresente APENAS hiatos:

A Chaveiro / Paixão / Mágoa

B Sabão / Saúde/ Tio

C Juízo / Peixe / Dia

D Quente / Ruína / País

E Cruel / Faísca / Saúde

QUESTÃO 08

Assinale a alternativa na qual a palavra “MEIO” é utilizada INCORRETAMENTE:

A Julia está meio preocupada com a prova.

B Quando terminamos o trabalho, era meio-dia e meio.

C Catarina ficou meio encabulada com o comentário.

D A fileira do meio foi a primeira a sair.

E Comprei dois metros e meio de lã.

QUESTÃO 09

Observe as orações a seguir e assinale a opção CORRETA:

I Comeram todo o lanche.

II Quem mandou você pegar?

III É triste ver isso.

IV Não votaram nela.

V Vive-se bem lá!

A O sujeito é oculto na I e IV.

B O sujeito é inexistente apenas na III.

C O sujeito é indeterminado apenas na IV e na V.

D O sujeito é oculto em todas as orações.

E O sujeito é indeterminado em todas as orações.

Page 4: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 4

Leia o poema abaixo para responder a próxima questão.

Colar de Carolina

Com seu colar de coral,

Carolina corre por entre as colunas

da colina.

O colar de Carolina colore o colo de cal,

torna corada a menina.

E o sol, vendo aquela cor do colar de Carolina, põe coroas de coral

nas colunas da colina. Cecília Meireles

QUESTÃO 10

Podemos notar que a autora utiliza-se de uma figura de linguagem ao repetir a consoante “C”. Qual é ela?

A Metonímia.

B Aliteração.

C Catacrese.

D Sinestesia.

E Hipérbole.

MATEMÁTICA – Questões de 11 a 20 QUESTÃO 11

Quantos números com 4 algarismos distintos podem ser formados usando-se os algarismos {1,3,4,5,7,9}?

A 360.

B 720.

C 29.

D 400.

E 3780.

QUESTÃO 12

Suponha que para saber o preço de dois produtos, A e B, sejam dadas as seguintes informações: I. Na compra de 5 unidades do produto A e 4 unidades do produto B, o valor total será de R$ 72,50. II. Comprando 3 unidades do produto A e 2 unidades do produto B, o valor total será de R$ 42,00. Segundo as informações I e II, os preços dos produtos A e B serão, CORRETA e respectivamente:

A R$12,00 e R$ 3,00.

B R$ 13,00 e R$ 1,87.

C R$ 50,00 e 22,50.

D R$11,50 e R$ 3,75.

E R$ 21,00 e R$ 21,00.

QUESTÃO 13

Considere uma sequência numérica 𝑥1, 𝑥2, ... , 𝑥𝑛 que é

definida por:

𝑥1 = 2

3

𝑥2 = 1

𝑥𝑛 = 𝑥𝑛−1 - 𝑥𝑛−2

Sabendo disso, assinale a alternativa que corresponde ao

elemento 𝑥6:

A −5

3

B 10

3

C −1

3

D 5

4

E 1

4

QUESTÃO 14

Sabendo que a razão entre os lados de dois quadrados é 2

5,

assinale a alternativa que corresponde à razão entre as

áreas destes mesmos quadrados:

A 4

10

B 4

25

C 4

5

D 2

5

E 5

2

QUESTÃO 15

Dentre 140 pessoas entrevistadas, entre elas homens e mulheres, 70 falam apenas Espanhol, 40 falam apenas Francês e 30 falam ambas as línguas, Espanhol e Francês. Sabendo que 45,7% de todos os entrevistados que falam Francês é homem, qual é a probabilidade de se selecionar, ao acaso, entre os entrevistados, uma mulher que fala Francês?

A 54,3%

B 27,1%

C 15,7%

D 10%

E 45,7%

Page 5: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 5

QUESTÃO 16

Veja a notícia: “Cerquilho confirma 95 casos de dengue e prefeitura faz campanha - Tietê também combate o mosquito após confirmar 69 registros.” Publicado em 07/04/2015. A Prefeitura de Cerquilho (SP) confirmou, nesta terça-feira (7), 95 casos de dengue em 2015 – uma média de um caso para cada 466 moradores da cidade com 44,3 mil habitantes. De todos os pacientes 71 contraíram a doença na cidade e 24 em outros municípios. A prefeitura diz que a situação está sob controle, mas já faz campanha em casas para o combate do mosquito transmissor da doença. A coordenadora de Controle de Vetores, Silvana Moretti, ressalta que a contribuição dos moradores tem ajudado a desacelerar o crescimento no número de casos. “80% dos mosquitos transmissores da dengue estão dentro das residências. Eles se alimentam picando as pessoas e se reproduzem em locais com água. É muito importante a colaboração tanto no controle dos recipientes com água e em qualquer sinal da doença”, conta.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/04/cerquilho-confirma-95-casos-de-dengue-e-

prefeitura-faz-campanha.html

Suponha que, para estimar uma área afetada por um foco de mosquito da dengue, especialistas tracem um raio de 5 metros a partir da localização do foco encontrado. Segundo essa estimativa, a área afetada por um foco do mosquito tem

valor aproximado de: (Considere 𝝅 ≅ 𝟑, 𝟏𝟒 )

A 31,4 m².

B 15,7 m².

C 25 m².

D 5 m².

E 78,5 m².

QUESTÃO 17

Um investidor aplicou R$ 30.000 num fundo X e R$ 125.000 num fundo Y pelo prazo de 2 meses. Sabendo que, nesse período, o fundo X rendeu 15% e o fundo Y rendeu 8%, qual a taxa final total de rendimento nesses 2 meses?

A 18,2%

B 50,2%

C 9,1%

D 20,5%

E 100%

QUESTÃO 18

Assinale a alternativa que corresponde à expressão:

(𝑥 + 1). (𝑥 + 3)2 − (𝑥 + 1). (2𝑥 − 7)²

(𝑥 + 1)

A 1

B 1

𝑥²−1

C -3x² - 22x + 49

D -3x² + 34x – 40

E x³ + 7x² + 15x + 9

QUESTÃO 19

Em uma pesquisa socioeconômica sobre transporte particular, perguntou-se a cada um dos 600 entrevistados: Quantos carros há em sua casa? Confira os resultados na tabela abaixo:

Número de carros Respostas Porcentagem (%)

0 98 16

1 343 57

2 120 20

3 ou mais 39 7

Sabendo que os resultados dessa amostra representam uma população com um número maior de domicílios do que o entrevistado, qual seria o número de casas em que há 3 carros ou mais, se for considerada uma população com 720.000 domicílios?

A 50.400

B 720.000

C 39.000

D 60.000

E 561

QUESTÃO 20

Uma empresa estimou que são necessários 23 pedreiros para que uma obra seja finalizada em 2 meses. Porém, essa empresa pretende economizar, diminuindo o número de pedreiros contratados. Se o número de pedreiros for inversamente proporcional ao número de dias gastos na obra, e a empresa diminuir o número de pedreiros para 18, quantos dias serão necessários para finalizar a obra? (Considere que em um mês há 30 dias.)

A 100 dias.

B 30 dias.

C 77 dias.

D 10 dias.

E 60 dias.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Questões de 21 a 30

QUESTÃO 21

É função do administrador de recursos materiais e patrimoniais:

A Receber qualquer tipo de bem doado por pessoa jurídica.

B Doar o patrimônio usado exclusivamente para instituições filantrópicas.

C Recepção, registro, controle, utilização e desfazimento do ativo permanente.

D Comprar, vender, cadastrar e doar recursos materiais e patrimoniais.

E Autorizar a aquisição de bens imóveis.

Page 6: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 6

QUESTÃO 22

A prefeitura pretende contratar uma empresa de engenharia para a implantação de um aterro sanitário na cidade com o custo estimado de R$ 640.000,00 (seiscentos e quarenta mil reais). Você é consultado pelo seu superior sobre a necessidade ou não de abrir um processo licitatório nesse caso específico. A resposta CORRETA, segundo a lei n°8.666, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, seria:

A Não é preciso abrir processo licitatório para obras e serviços de engenharia.

B Sim, é preciso abrir um processo licitatório, pois, para obras e serviços de engenharia, a licitação só é dispensável quando o custo não ultrapassa R$15.000,00 (quinze mil reais).

C Sim, é preciso abrir processo licitatório para todas as contratações de empresas de engenharia.

D Não é preciso abrir processo licitatório para obras e serviços de engenharia quando o custo não ultrapassa R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais).

E Não é preciso abrir processo licitatório nesse caso, pois se trata de um caso de calamidade pública.

QUESTÃO 23

Segundo a lei 4.320, de 17 de março de 1964, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento são chamadas de créditos adicionais. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:

A Os créditos adicionais extraordinários são aqueles destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

B Os créditos adicionais suplementares e especiais não dependem da existência de recursos disponíveis, pois o poder executivo pode solicitar empréstimos a qualquer banco público ou privado.

C Os créditos adicionais especiais são aqueles destinados a despesas já previstas na lei orçamentária da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

D Os créditos adicionais só podem ser abertos por decreto do poder legislativo e judiciário.

E Não é necessário apresentar uma justificativa para a abertura de créditos adicionais.

QUESTÃO 24

É função do assistente de recursos humanos e tesouraria na Câmara Municipal de Cerquilho:

A Ao final do expediente, examinar todas as portas, janelas e portões e assegurar que estão devidamente fechados.

B Nos casos de licença do prefeito e do vice-prefeito assumirá o assistente de recursos humanos e tesouraria da câmara municipal, que completará o período se as vagas tiverem ocorrido na segunda metade do mandato.

C Convocar e abrir as sessões da câmara.

D Efetuar a limpeza de veículos oficiais.

E Dar suporte ao contador nas atividades de contabilidade, promovendo prestação acerto e conciliação de contas em geral, conferindo saldos bancários/orçamentos.

Leia o texto abaixo para responder a questão 25 “Como ponto de partida conceitual, entende-se accountability como a obrigatoriedade de dirigentes públicos prestarem contas de seus atos a um órgão de controle, ao parlamento ou à própria sociedade. Mas uma análise sobre as diversas tentativas de tradução do termo accountability leva à constatação de que falta um vocábulo no Brasil, e também na América Latina, que consiga exprimir todo o significado que a palavra encerra. A conclusão é que a ausência de uma tradução significa que os conceitos não fazem parte do cotidiano da cultura local, mas que poderiam ser desenvolvidos a partir da percepção de sua importância e sua incorporação gradativa.”

SANO, H. Nova gestão pública e accountability: o caso das organizações sociais paulistas. Dissertação (mestrado).

FGV/EAESP. São Paulo, 2003. p. 14

QUESTÃO 25

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta um artigo, inciso ou parágrafo da Constituição Federal brasileira de 1988 que torna viável um controle do tipo accountability.

A Art. 164 - A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo banco central.

B Art. 41 - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

C Art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

D Art. 175 - Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

E Art. 31, § 3º - As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

Page 7: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 7

QUESTÃO 26

Sobre a estabilidade do servidor público é CORRETO afirmar que:

A Os servidores admitidos mediante aprovação em concurso público, podem optar pela estabilidade no emprego ou pelo fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).

B Os agentes públicos admitidos sem concurso público são estáveis no emprego após três anos de efetivo exercício.

C São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

D Somente os servidores públicos admitidos antes de 1988 têm estabilidade no emprego.

E No Brasil, a estabilidade no emprego teve origem no serviço público, no século XXI.

QUESTÃO 27

A aprovação do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual de um município depende:

A De um plebiscito organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

B Da criação de uma nova lei complementar estadual.

C De votação favorável na câmara municipal.

D De votação dos membros do poder judiciário.

E Do aval de empresas privadas especializadas em gestão pública.

QUESTÃO 28

No que diz respeito à contribuição sindical no Brasil, é CORRETO afirmar que:

A A contribuição sindical é facultativa, de modo que os empregadores devem optar pela adesão ou não no momento da abertura do CNPJ.

B O presidente Getúlio Vargas foi o responsável pela proibição do desconto compulsório destinado à contribuição sindical.

C Não havendo sindicato que represente uma determinada categoria, não há obrigatoriedade, por parte do empregador, de descontar a contribuição sindical.

D A contribuição sindical é facultativa, sendo que o empregado deve optar pela adesão ou não no momento da assinatura do contrato de trabalho.

E Os empregadores são obrigados a descontar, da folha de pagamento, um dia de trabalho referente à contribuição sindical.

QUESTÃO 29

Um funcionário da câmara dos vereadores confidenciou a você que, quando não cumpria uma meta proposta pelo seu superior imediato, recebia como prêmio um troféu chamado de pinico. Por conta disso, sentia-se humilhado no trabalho – “a sensação era a pior possível” – dizia ele. Você, como funcionário do setor de RH da Câmara, é visto pelos outros funcionários como alguém independente e autônomo, por isso foi solicitado para resolver esse caso de:

A Bullying.

B Assédio sexual.

C Dano moral.

D Violência no trabalho.

E Assédio moral.

QUESTÃO 30

Tendo em vista a lei complementar 101, de 04 de maio de 2000, – mais conhecida como lei de responsabilidade fiscal – que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, analise as seguintes afirmações:

I O acesso e o acompanhamento, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público é um instrumento de transparência e responsabilidade fiscal.

II A despesa total com pessoal em um município não poderá exceder 5% da receita corrente líquida.

III A operação de crédito por antecipação de receita é proibida no último ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

A III.

B I e II.

C I e III.

D I.

E II.

Page 8: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 8

CONHECIMENTOS GERAIS – Questões de 31 a 40

Leia o texto abaixo para responder as questões 31,

32, 33 e 34.

Coleta Seletiva O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. Por que separar os resíduos sólidos urbanos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão. Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza. Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos. Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários. Como funciona a coleta seletiva?

As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios

recolhendo os resíduos que foram separados pela população. Já os pontos de entrega voluntária consistem em locais situados estrategicamente próximos de um conjunto de residências ou instituições para entrega dos resíduos segregados e posterior coleta pelo poder público. Qual a diferença entre Coleta Seletiva e Logística Reversa?

A logística reversa é a obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos (como pneus, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes...) de estruturar sistemas que retornem estes produtos ao setor empresarial, para que sejam reinseridos no ciclo produtivo ou para outra destinação ambientalmente adequada. Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação principalmente do setor empresarial pois, em geral, tratam-se de resíduos perigosos. Em novembro de 2015, o Governo Federal assinou com representantes do setor empresarial e dos catadores de materiais recicláveis o acordo setorial para a logística reversa de embalagens em geral. Este é um acordo no qual o setor empresarial responsável pela produção, distribuição e comercialização de embalagens de papel e papelão, plástico, alumínio, aço, vidro, ou ainda pela combinação destes materiais assumiu o compromisso nacional de cumprir metas anuais progressivas de reciclagem destas embalagens. Em sua fase inicial de implantação (24 meses) esse sistema priorizará o apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a instalação de pontos de entrega voluntaria de embalagens em grandes lojas do comércio. O sistema também traz a possibilidade de integração com a coleta seletiva municipal, nesses casos devem ser feitos acordos específicos entre o setor empresarial e os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos dentro da área de abrangência do acordo setorial e os operadores do sistema de logística reversa. (Fonte: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento) QUESTÃO 31

O termo Coleta Seletiva se refere especificamente a:

A Todos os materiais recicláveis, independente da sua condição de armazenamento.

B Todos os resíduos, desde que previamente separados de acordo com sua classificação.

C Recolhimento dos resíduos recicláveis, devidamente higienizados para o processo de reciclagem.

D Recolhimento exclusivo de resíduos orgânicos que serão convertidos em adubos.

E Separação do lixo orgânico – lixo reciclável em ambientes domésticos.

Page 9: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 9

QUESTÃO 32

Sobre resíduos produzidos em ambientes hospitalares, podemos concluir que:

A São rejeitos, e deveriam ser atendidos, principalmente, pelo sistema de logística reversa, por se tratarem de materiais nocivos, que não se qualificam para reciclagem sem o devido tratamento prévio.

B Dentro da coleta seletiva, podem ser agrupados aos resíduos orgânicos, sendo excluídos dos processos de reciclagem por conter materiais tóxicos e de alto nível de contaminação.

C Devem ser distribuídos juntamente com os demais resíduos sólidos, de acordo com a sua classificação de embalagem.

D Devem ser agrupados para descarte em ambiente específico, acompanhado do processo de queima na natureza.

E Devem ser descartados em áreas de mananciais para evitar seu retorno para o convívio urbano.

QUESTÃO 33

A coleta seletiva busca agrupar os resíduos em categorias, a fim de facilitar o destino adequado do lixo urbano. Uma forma MAIS MINUCIOSA de agrupamento seria:

A Resíduos orgânicos e Resíduos inorgânicos.

B Vidro, papel, metal e plástico.

C Rejeitos e Resíduos Orgânicos.

D Lixo tóxico e lixo atóxico.

E Recicláveis secos, Rejeitos e Resíduos Orgânicos.

QUESTÃO 34

A logística reversa é uma atribuição, principalmente

A da indústria, de forma que realoque os rejeitos no setor empresarial.

B do governo, de forma que o recolhimento e distribuição sejam providenciadas pelos municípios.

C dos catadores e centros de reciclagem, que são responsáveis pela separação dos materiais para o processo adequado de reciclagem.

D da sociedade civil, adequando a separação de lixo domesticamente.

E das cooperativas responsáveis pelo recolhimento dos dejetos.

Leia o texto a seguir para responder as questões 35, 36 e 37.

“Ontem me mataram”, a carta em memória das duas viajantes assassinadas no Equador

Dois homens confessaram ter matado as argentinas Marina Menegazzo e María José Coni Texto viral estimula a levantar a voz contra a violência contra as mulheres

As turistas argentinas Marina Menegazzo e María José Coni sumiram em Montañita (Equador) no fim de fevereiro. O Equador e a Argentina assistiram horrorizados, primeiro, ao desaparecimento das jovens, depois à descoberta dos cadáveres, e finalmente à confissão de dois homens que asseguraram ter matado as mulheres com golpes. Guadalupe Acosta, uma estudante de Comunicação do Paraguai, expressou a indignação de muitos com uma carta aberta que viralizou nas redes sociais. Está escrita em primeira pessoa, apesar de não falar por ela. Ayer me mataron (Ontem me mataram) foi compartilhada mais de meio milhão de vezes pelo menos desde terça-feira, dia 1º. O texto convida a levantar a voz contra o machismo e a violência contra as mulheres: Ontem me mataram. Neguei-me a deixar que me tocassem e com um pau arrebentaram meu crânio. Me deram uma facada e me deixaram morrer sangrando. Como lixo, me colocaram em um saco de plástico preto, enrolada com fita adesiva, e fui jogada em uma praia, onde horas mais tarde me encontraram. Mas, pior do que a morte, foi a humilhação que veio depois. A partir do momento que viram meu corpo inerte, ninguém se perguntou onde estava o imbecil que acabou com meus sonhos, minhas esperanças, minha vida. Não, preferiram começar a me fazer perguntas inúteis. A mim, podem imaginar? Uma morta, que não pode falar, que não pode se defender. Que roupa estava usando? Por que estava sozinha? Como uma mulher quer viajar sem companhia? Você se enfiou em um bairro perigoso. Esperava o quê? Questionaram meus pais, por me darem asas, por deixarem que eu fosse independente, como qualquer ser humano. Disseram a eles que com certeza estávamos drogadas e procuramos, que alguma coisa fizemos, que deviam ter nos vigiado. E só morta entendi que para o mundo eu não sou igual um homem. Que morrer foi minha culpa, que sempre vai ser. Enquanto que se o título dissesse “foram mortos dois jovens viajantes” as pessoas estariam oferecendo suas condolências e, com seu falso e hipócrita discurso de falsa moral, pediriam pena maior para os assassinos. Mas, por ser mulher, é minimizado. Torna-se menos grave porque, claro, eu procurei. Fazendo o que queria, encontrei o que merecia por não ser submissa, por não querer ficar em casa, por investir meu próprio dinheiro em meus sonhos. Por isso e por muito mais, me condenaram. E sofri, porque já não estou aqui. Mas você está. E é mulher. E tem de aguentar que continuem esfregando em você o mesmo discurso de “fazer-se respeitar”, de que é culpa sua que gritem que querem pegar/lamber/chupar algum de seus genitais na rua por usar um short com 40 graus de calor, de que se viaja sozinha é uma “louca” e muito seguramente se aconteceu alguma coisa, se pisotearam seus direitos, você é que procurou. Peço a você que por mim e por todas as mulheres que foram caladas, silenciadas, que tiveram sua vida e seus sonhos

Page 10: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 10

ferrados, levante a voz. Vamos brigar, eu ao seu lado, em espírito, e prometo que um dia seremos tantas que não haverá uma quantidade de sacos plásticos suficiente para nos calar. A indignação pelo ocorrido está se expandindo para vários países da América Latina, enquanto os familiares das vítimas colocam em dúvida a versão oficial das autoridades equatorianas, segundo a qual os dois detidos pelo crime as conheceram e as levaram a uma casa onde supostamente cometeram os crimes. O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que, se a lei permitir e se for o desejo das famílias, o país aceitará a possibilidade de que médicos legais da Argentina investiguem o assassinato das duas turistas daquele país. Ontem me mataram denuncia a culpabilização da mulher por ser vítima de violência de gênero: “Questionaram meus pais, por me darem asas, por deixarem que eu fosse independente, como qualquer ser humano. Ao ser mulher, (o crime) é minimizado. Torna-se menos grave, porque, claro, eu procurei. Fazendo o que queria, encontrei o que merecia por não ser submissa, por não querer ficar em casa, por investir meu próprio dinheiro em meus sonhos”, denuncia. Em seu perfil na rede social, Guadalupe Acosta também promove um evento do Facebook que convoca as pessoas a se manifestarem no centro de Assunção (Paraguai) pedindo “verdade e justiça” para as turistas argentinas e denunciar a violência contra as mulheres. (Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/02/interna cional/ 1456911848_192026.html - adaptado)

QUESTÃO 35

De acordo com o Instituto Avante Brasil uma mulher morre a cada hora no Brasil. Quase metade desses homicídios são dolosos praticados em violência doméstica ou familiar através do uso de armas de fogo. Em 2015 estabeleceu-se a Lei que prevê mais uma modalidade de homicídio qualificado, quando crime for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. Essa lei ficou conhecida como:

A Lei de Crimes Hediondos.

B Lei Anti-misoginia.

C Lei do Feminicídio.

D Lei Maria da Penha.

E Lei de Defesa da Mulher.

QUESTÃO 36

Sobre o uso das mídias sociais para mobilização, podemos entender o termo viralizar como efeito midiático, que, através

da ampla divulgação espontânea, atinge a população sobre determinada causa ou assunto. De acordo com o artigo, podemos afirmar que o(a):

A Efeito viral da carta divulgada é uma condolência para as famílias das vítimas do ocorrido.

B Temática da violência contra a mulher atinge apenas as nações envolvidas no ocorrido.

C Repercussão do caso não pode ser medida, visto que o fenômeno, através da internet, não pode ser mapeado, porém permite que haja mobilização em outros países além do envolvido.

D Manifesto é um desabafo pessoal, e não pode se estender a outras pessoas se não a autora.

E Evento é um fato isolado e ganhou repercussão por ser único.

QUESTÃO 37 Em dezembro de 2014, o deputado Jair Bolsonaro, em sessão parlamentar, insultou a colega de plenário, Maria do Rosário, afirmando que não a estupraria 'porque ela não merece'. Dada a ocasião, que foi amplamente divulgada com a viralização do vídeo do deputado, houve na época a repercussão da palavra misoginia. Dados os fatos acima e relacionando-os com o texto, quanto ao significado da palavra misoginia, pode-se afirmar:

A Associa-se a mulher que favorece, através de ações comportamentais, a prática de assédio.

B Relaciona-se a ódio, repulsa ou desprezo ao gênero feminino.

C Associa-se ao nome dado à resposta feminina às ações de violência contra o gênero.

D Relaciona-se à repercussão causada por todas as temáticas que envolvem violência contra o gênero feminino.

E Remete à divulgação de conteúdos, por mídias sociais, de manifestos em defesa da mulher.

Page 11: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 11

Leia o texto a seguir para responder as questões 38 e 39

Após demissão, professora denuncia transfobia em colégio particular de SP Julia Zanolli Luiza Coppieters começou a dar aulas no colégio Anglo-Leonardo da Vinci, em São Paulo, quando ainda era Luiz, ou professor Luizão, como era conhecida pelos alunos. Apesar do apoio de boa parte dos alunos, ela afirma ter sido vítima de diversas formas de discriminação depois de assumir publicamente sua transexualidade. Após ser demitida sem justa causa da instituição, Luiza decidiu entrar com uma ação no Ministério Público do Trabalho. A ação será movida com apoio de várias entidades, dentre elas o Sindicado dos Advogados de São Paulo e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLGBT). No relato abaixo, a professora Luiza Coppieters fala sobre sua relação com o colégio e o processo de demissão. "Venho registrar com profunda tristeza e indignação a discriminação ocorrida comigo, professora de Filosofia do Ensino Médio do Colégio Leonardo da Vinci, ao ser injustamente dispensada ao retornar de licença saúde, cuja patologia foi desencadeada por problemas no ambiente de trabalho. Explico. (...) Trata-se de escola renomada, com várias unidades e que presta ensino de qualidade aos alunos. No início do contrato de trabalho, sequer existia no âmbito da escola a disciplina de Filosofia, pois como o foco é voltado para o vestibular, centram o ensino na área de Exatas. Aos poucos, com muita dedicação, fui conquistando meu espaço e a disciplina de Filosofia ganhou peso e destaque, a ponto de em 2014 contratarem um plantonista para auxiliar os alunos. Ou seja, a matéria pode ser aplicada com o mesmo rigor e alcançou o mesmo status de dificuldade que uma matéria de exatas – algo incomum em qualquer escola. (...) Sempre fui muito participativa e envolvida com as atividades da escola, desenvolvendo vários trabalhos, montando e coordenando grupos de debates, visando a formação humana e crítica dos alunos, de modo a propiciar e divulgar meu conhecimento, e, sobretudo, contribuir no desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativo. No final de 2012, comecei o tratamento com hormônios, pois cheguei ao limite da minha existência e do sofrimento, de modo que senti a necessidade de assumir minha identidade feminina. Como tinha receio da reação da escola e da família, usava roupas para esconder o corpo em mudança pela hormonização, pois já sentia o fantasma da discriminação e preconceito. Em 2013, minha aparência estava se transformando, as pessoas percebiam o emagrecimento e mudança no modo de vestir – recebendo sempre muitos elogios. Passei a usar camisas e não mais camisetas, além de uma camiseta modeladora de elástico, tentando esconder a transição do corpo. O reconhecimento profissional sempre foi algo que me motivou. Em 2013 fui paraninfo da turma do 3º ano. Sempre participei das reuniões de planejamento, conselhos de classe, enfim trabalhava com prazer, até decidir por assumir minha condição de transexual/feminina. Em 2014, comecei a contar para os colegas e professores mais próximos o momento de transformação que estava passando. Em abril de 2014, a notícia de minha transformação chegou à direção da escola e soube, em junho de 2014, que os

proprietários, por evidente preconceito, já pediram minha demissão. (...) A relação que era harmônica até o início da exposição da minha transição passou a ser difícil, pois existia pressão psicológica, ameaça velada de dispensa: eu deveria ser perfeita, não poderia errar, não podia discutir nada relativo a gênero ou sexualidade. (...) Os alunos - cerca de 400 do primeiro ao terceiro colegial - compreenderam perfeitamente a situação e se sensibilizaram, manifestando irrestrito apoio em redes sociais. Mas não foi suficiente para vencer o preconceito dos diretores da escola, o que aos poucos foi minando minha estrutura psíquica e emocional. (...) Em março de 2015 o site Catraca Livre fez uma reportagem em quadrinhos (“Minha professora é trans, e daí?”) com minha história e depoimentos de alunos, que compartilharam com total apoio e carinho a minha condição e ao meu valor como professora. Entretanto nada venceu o preconceito da direção da escola, que havia reduzindo minha carga horária e salário, imaginando que eu não suportaria e pediria demissão. A redução de aulas e de salário ocorreu sem o meu consentimento e ao arrepio da lei. Houve uma conversa com o coordenador geral em que reforcei que não aceitava a redução salarial e ele, a contragosto pois ia contra o histórico da instituição, disse que não reduziria. No entanto, em março, quando entra em vigência o salário das aulas de 2015, tive a surpresa da redução. Em virtude da situação ocorrida passei a desenvolver quadros depressivos, inclusive com tentativa de suicídio diante do preconceito e discriminação ocorrida no ambiente de trabalho. Devido ao quadro depressivo instalado (síndrome do pânico), precisei me afastar temporariamente do trabalho. Todavia, às vésperas do meu retorno às aulas, fui comunicada de que estava sendo dispensada sem justa causa e que deveria assinar o aviso prévio. Aqui fica registrada a minha indignação contra o preconceito e discriminação de que fui vítima e solicito providências, pois entendo não ser correta a postura dos dirigentes da escola. Durante todo o período em que trabalhei, aproximadamente 6 anos, fui profissional digna e responsável, independente de minha identidade de gênero. Depois de assumir a condição de mulher transexual passei a ser vítima de assédio moral, sendo clara a discriminação que desaguou na dispensa efetuada, na modalidade “sem justa causa”. Entretanto está clara a “causa’ da dispensa: ser transexual. Prof. Luiza Coppieters". (Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/apos-demissao-professora-denuncia-transfobia-em-colegio-particular-de-sp/ - Adaptado)

QUESTÃO 38

Na matéria acima, a professora é tratada pelos artigos femininos cabíveis, tendo em vista a sua identidade de gênero e pelo nome assumido após o processo de transição. Essa tratativa corresponde, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, ao uso

A da ética social.

B da identidade especial.

C da identidade de gênero.

D do nome social.

E dos direitos civis.

Page 12: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 12

QUESTÃO 39

Valendo-se do relato da professora na matéria acima, podemos caracterizar transfobia como:

A O processo de transição através da hormonização.

B O processo de omissão social da identidade de gênero.

C O processo de omissão da identidade em ambientes educacionais.

D A discriminação da pessoa transexual.

E As adequações trabalhistas pertinentes à transição de gênero.

QUESTÃO 40

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo programa. Esse benefício é conhecido nacionalmente como:

A Renda Mínima.

B Renda Cidadã.

C Renda Melhor.

D Bolsa Família.

E Auxílio Reclusão.

Page 13: Caderno de Questões - RHS Consult · nesses versos, é possível identificar a voz dos autores, a voz da igreja Católica e a voz do povo, numa tentativa de enfrentar e calar as

| RHS Consult Ltda | Concurso Público • CÂMARA MUNICIPAL DE CERQUILHO 13

RASCUNHO

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40