caderno carnaval 01 03 2011

8

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Caderno de Carnaval, edição de 01 de março de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Carnaval 01 03 2011
Page 2: Caderno Carnaval 01 03 2011

Os Blocos do Carnaval 2011Com os nomes mais sugestivos possíveis, os blocos prometem fazer a folia no carnaval2011. A seguir, alguns blocos que participaram do carnaval do ano passado e garantemanimação total nas festas que iniciam neste final de semana

BLOCO NA BOA

BLOCO DNA - DIA E NOITE ALCOOLIZADOS

BLOCO GENÉRICOSCHARANGA SÓ LOKO

BLOCO TININDO AS ESPORAS BLOCO BRIZOLEIROS

BLOCO SE FOR DEU

BLOCO SKOLACHADOS

Page 3: Caderno Carnaval 01 03 2011

A maratona do carnaval exigecuidados especiais com a saúdepara evitar dores de cabeçaposteriores e aproveitar ao máximo afolia. Além de uma atenção especialcom a alimentação e reposição delíquidos e energia, alguns cuidadossão fundamentais. A coordenadorado SAE - Serviço de AtendimentoEspecializado em Aids, aenfermeira Maria Celina deFreitas, ressalta que desdeontem, os blocos podemretirar, no SAE, folders ecartazes, com orientaçõesespecíficas ao carnaval,além de preservativos eporta-celulares. Na sexta-feira, os profissionais doSAE estarão presentes comum estande no carnaval derua na praça, orientandosobre os principais cuidadosdurante a folia.

Segundo Maria Celina,neste ano a foco da preven-ção é as mulheres, principal-mente com faixa etária de 15a 24 anos e de baixa renda."Queremos orientar paraque façam a prevenção epara que, no pós-carnaval,realizem o teste do HIV. Porisso oferecemos a todas aspessoas interessadas atestagem para HIV e sífilis",ressalta.

Cuidados com a saúde no carnaval

Nunca é demais lembrar...

O objetivo, neste carnaval, é deorientar as mulheres a seremprotagonistas de sua própria história,cuidando da saúde e realizando osexames necessários. "A campanhafoi focada nas mulheres, pois vemaumentando o número de mulherescontaminadas. No início, eram 25homens para apenas uma mulher.

Hoje, já é de um homem para umamulher e, na faixa etária de 20 a 29anos, são duas mulheres para umhomem contaminado", alerta,destacando que isso aconteceporque a mulher tem mais dificuldadede negociar com o parceiro o uso dopreservativo, acaba se expondo econtraindo a Aids.

No entanto, a prevenção àsdoenças sexualmente transmissíveisnão são a única preocupação doSAE durante a folia carnavalesca.Confira algumas dicas para pular ocarnaval sem problemas e semculpas.

Hidratação - A coordenadora doSAE orienta os foliões a beber muitaágua, além de abusar dos sucos defrutas. "É preciso lembrar que acerveja e o chopp não hidratam",alerta. A folia de carnaval deve serconsiderada um esporte, e por isso

* Durma bastante, evitando emendar umdia no outro. Quando não estiver na folia,descanse;

* Fique longe das drogas;* Para evitar a Aids e outras doenças

sexualmente transmissíveis, sexo só comproteção;

* Em caso de urgência, o melhor a fazer éprocurar o Pronto Socorro ou posto de saúdemais próximo;

* Hidratar-se é fundamental. Para isso, apessoa deve ingerir cerca de 50 ml de águapor quilo de peso, durante o dia;

* Dê preferência a alimentos leves ecarnes desengorduradas, além dos carboi-dratos (massas, por exemplo), que sãotransformados em açúcar, fornecendoenergia para curtir a festa;

* Evite o excesso de bebida alcóolica e

atenção: bebida alcóolica não hidrata; pelocontrário, desidrata. Beba água sempre queconsumir álcool;

* Lembre-se que álcool e direção não combinam;* Proteja-se do sol. Use bloqueador solar além

de chapéu ou boné;* Vista roupas confortáveis, de tecidos leves e

cores claras;* Use tênis com bom amortecimento, para

evitar lesões nos joelhos e tornozelos, e commeias, para evitar a proliferação de fungos nospés;

* Evite ingerir bebidas diretamente na garrafa,para evitar o risco de contaminação pordoenças como salmonelose, leptospirose ehepatite A;

* Não esqueça que lança-perfume também édroga e que o seu consumo pode gerar lesãocerebral irreversível.

exige hidratação constante. Érecomendado que, entre três equatro horas antes da maratona, ofolião consuma de 250 a 500 mililitrosde água. Durante a folia, o ideal ébeber de 150 a 200 mililitros a cada15 minutos.

Alimentação - Maria Celinasalienta que o folião deve evitarbeber de estômago vazio. "Eleprecisa ter uma alimentaçãoadequada durante o período decarnaval".

Por isso, evite alimentos gorduro-sos e apimentados. Prefira alimentosleves, à base de proteínas ecarboidratos, que fornecem energiapara pular a noite toda. Nessaépoca, o risco de infecções intesti-nais, causadas pelo consumo deágua ou alimentos contaminados,aumenta muito e, por isso, o ideal éjá sair de casa alimentado. Para os

momentos de folia, sãorecomendadas as barri-nhas de cereais, saladasde fruta e sanduíchesnaturais, que são opçõesde lanches bem leves.

Roupas e sapatos - Acoordenadora Celinadestaca como fundamentalque o folião opte por roupasleves e confortáveis, paraevitar lesões. Quanto aossapatos, são preferíveis ostênis ou sandálias baixas,nada de salto alto.

Álcool e direção - Sãoinúmeras as campanhasdestacando que álcool edireção não combinam. Acoordenadora do SAEtambém alerta neste sentidoda segurança. "Se umaturma de amigos resolve-rem ir ao carnaval de carro,é preciso que antes seescolha o motorista paraque este fique a noite sembeber", orienta.

Uma das maiores festas do planeta, o carnavalreúne gente de toda parte do mundo em busca demúsica, dança, artistas, alegria e diversão. Mas agrande festa não pode interferir no estado desaúde dos foliões e, para isso, alguns cuidadosbásicos são necessários. Para curtir o carnavalesbanjando saúde, é preciso ficar de olho emcuidados e orientações que vão desde os alimentosingeridos durante o período até a prevenção dedoenças sexualmente transmissíveis

A folia de carnaval deve ser considerada um esporte, e por isso exige hidratação constante

Maria Celina de Freitas

Para evitar a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, sexo só com proteção

Page 4: Caderno Carnaval 01 03 2011

Animação garantida é notradicional carnaval da Sogi

Ao som das marchinhas decarnaval, no ano de 1988, RenateDalila Kinetz foi consagrada a rainhado carnaval ijuiense. Mais de 20anos depois, ela lembra algunsdetalhes da conquista, destacandoque foi a última rainha do municípiopara contar a história das noitesdivertidas de folia da década de 80."Naquela época o carnaval eradiferente. Nos reuníamos em pontosdiferentes, com charanga. Todos osgrupos pareciam uma escola desamba", relata Renate.

Na época, as rainhas representa-

Lembranças da últimarainha do carnaval ijuiense

Com a tradição que tem emgrandes eventos, a SociedadeGinástica de Ijuí - Sogi, que faz parteda história social do município e daregião, realiza no dia 7 de março, apartir das 23h o seu tradicionalCarnaval e, no dia 8, a matiné infantil,em parceria com a Liga Feminina de

Alegria e descontração são ingredientes essenciais do carnaval da Sogi

Renate Dalila Kinetz, em 1988, foi eleita a Rainha do Carnaval ijuiense

vam o município de Ijuí em todos oseventos relacionados ao carnaval.Quando Renate participou, aos 26anos, ela concorreu com cerca de30 ou 40 candidatas. "Minha funçãoera abrir o carnaval em todas asentidades ijuienses. Eu ia para todosos cantos de Ijuí, inclusive nointerior".

Renate sente saudades da época."Ijuí era referência regional nocarnaval, que era realizado na praça.Escolas de samba vinham de SantaMaria para participar, com todos osseus carros e alegorias. Era muito

Combate ao Câncer.Alegria e glamour são ingredientes

essenciais dessa festa, que teráanimação de Pimenta e SeusComparsas.

Para participar dessa animadafesta, sócios não pagam ingresso.Para integrantes de blocos interessa-

O carnaval é uma festa que seoriginou na Grécia em meados dosanos 600 a 520 a.C.. Através dessafesta os gregos realizavam seuscultos em agradecimento aosdeuses pela fertilidade do solo e pelaprodução. Posteriormente, os gregose romanos inseriram bebidas epráticas sexuais na festa, tornando-aintolerável aos olhos da Igreja. Como passar do tempo, o carnavalpassou a ser uma comemoraçãoadotada pela Igreja Católica, o queocorreu de fato em 590 d.C.

Em 1545, durante o Concílio deTrento, o carnaval voltou a ser umafesta popular. Em aproximadamente1723, o carnaval chegou ao Brasilsob influência europeia. Ocorriaatravés de desfiles de pessoasfantasiadas e mascaradas. Somenteno século 19 que os blocos carnava-lescos surgiram com carrosdecorados e pessoas fantasiadas deforma semelhante à de hoje.

Curiosidades - O carnaval daAntiguidade era marcado porgrandes festas, onde se comia,bebia e participava de alegres

Da origem às curiosidadescelebrações e busca incessante dosprazeres. O carnaval prolongava-sepor sete dias na ruas, praças ecasas da Antiga Roma, de 17 a 23de dezembro. Todas as atividades enegócios eram suspensos nesteperíodo. As pessoas trocavampresentes, um rei era eleito porbrincadeira e comandava o cortejopelas ruas (Saturnalicius princeps) eas tradicionais fitas de lã queamarravam aos pés da estátua dodeus Saturno eram retiradas, comose a cidade o convidasse paraparticipar da folia.

A data para o carnaval - Todosos feriados eclesiásticos sãocalculados em função da data daPáscoa, com exceção do Natal.Como o domingo de Páscoa ocorreno primeiro domingo após a primeiralua cheia que se verificar a partir doequinócio da primavera (no hemisfé-rio norte) ou do equinócio do outono(no hemisfério sul), e a sexta-feira daPaixão é a que antecede o Domingode Páscoa. Então, a terça-feira deCarnaval ocorre 47 dias antes daPáscoa.

divertido", lembra.Durante a escolha, Renate lembra

que a emoção tomou conta. Maspara ser a rainha do carnaval, nãobastava ser bonita: tinha que tersamba no pé. "Era preciso sambarmuito para ser escolhida", enfatiza.

Na época, era necessária aautorização dos pais para participardo carnaval. Segundo ela, a liberda-de não era tão grande como hoje. "Ocarnaval da época era algo saudá-vel. O máximo que tinha era álcool.Não precisávamos de drogas paranos divertir", salienta.

Apesar do assédio pela sua belezae pelo seu status de rainha, Renateressalta que era extremamenterespeitada. "Tinha um carro daprefeitura que me levava aoseventos e trazia de volta para casa",lembra.

Saudosa, Renate destaca que Ijuídeveria resgatar o carnaval de ruaque existia e mobilizava a regiãointeira, beneficiando o municípioeconomicamente.

dos, até sábado ao meio-dia, o valor éR$ 8,00. Aos não-sócios, individual,R$ 15,00 e casais R$ 25,00.

Você, associado da Sogi, nãopode ficar de fora desta festa.Participe! Mais informações naSecretaria da Sogi, através dotelefone 3332 9887.

O carnaval ijuiense já foi referência da folia emtoda a região. Carros alegóricos vinham atémesmo de Santa Maria para participar dasprogramações. Todos os anos, as rainhas erameleitas e mostravam que realmente tinham"samba no pé". A última delas, Renate DalilaKinetz, conta como era a emoção de representaro município durante o carnaval

Page 5: Caderno Carnaval 01 03 2011

Aruba: o maior e maisanimado carnaval de 2011

O Carnaval 2011 está chegando e umaanimada festa vai rolar no Aruba. Uma programa-ção exclusiva aguarda pelos foliões maisanimados, no maior e melhor carnaval da região.Serão cinco noites de festa.

Na Tenda Principal, Primas e Bordões coman-darão a festa com o autêntico repertório carnava-lesco. Na Tenda Eletrônica, Fabio Cunha, RenanGeiss e convidados. A supernovidade será aTenda Sertaneja com Diego e Paulinho.

Para o maior carnaval da região, a expectativapara as cinco noites de folia é de um público de25 mil pessoas. Mais de 100 blocos já estãoconfirmados.

Priorizando a comodidade dos foliões, nesteano o Aruba contará com uma estrutura aindamelhor ao público: o estacionamento está sendoasfaltado, o que facilitará o acesso dos foliões.

Atenção blocos! Estão à venda no Absoluto ospacotes para os blocos carnavalescos. Passa-porte para todas as noites a R$ 35,00, somenteaté hoje. Blocos de fora de Ijuí podem garantirpreços especiais. Informações 8111-1234 ou8111-9027. Pacotes até hoje, 1º de março, a R$40,00 e até o dia 4 a R$ 45,00. Inclui ingressosdia 2 e 3 no Absoluto.

Neste ano, um incêndio de grandes proporções, vaiamenizar o brilho das escolas na Marquês de Sapucaí. Àsvésperas do desfile, as três escolas de samba cariocasafetadas pelo incêndio - União da Ilha, Portela e Grande Rio- continuam seus trabalhos de recuperação das fantasias ealegorias destruídas. Na Portela, que perdeu mais de 2,5mil das 4,5 mil fantasias no incêndio, o trabalho emergencialjá conseguiu recuperar cerca de 1,5 mil. Os carrosalegóricos, no entanto, bastante destruídos, deverãodesfilar com menos da metade das esculturas previstas.

Na União da Ilha, que perdeu quase a totalidade dasfantasias destinadas à comunidade, os trabalhadoresconseguiram reconstruir 70% delas. O único carrodestruído da escola, que representa uma aranha gigante,teve sua reconstrução concluída na sexta-feira.

Veja a ordem dos desfiles e os respectivos sambasenredo das escolas de samba do Rio de Janeiro, naMarquês de Sapucaí:

Domingo, 6 de março1 - São Clemente - Samba-Enredo: "O seu, o meu, o

nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza"2- Imperatriz LeopoldinenseSamba-Enredo: "A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à

saúde"3 - PortelaSamba-Enredo: "Rio, azul da cor do mar"4 - Unidos da TijucaSamba-Enredo: "Esta Noite Levarei Sua Alma"5 - Vila IsabelSamba-Enredo: " Mitos e Histórias Entrelaçadas Pelos

Fios de Cabelo"6 - Estação Primeira de MangueiraSamba-Enredo: "O filho fiel, sempre Mangueira"__________________________________________Segunda-feira, 7 de março:1 - União da IlhaSamba-Enredo: "O Mistério da Vida"2 - Acadêmicos do SalgueiroSamba Enredo: "Salgueiro apresenta: O Rio no cinema"3 - Mocidade Alegre de Padre MiguelSamba-Enredo: "Parábola dos Divinos Semeadores"4 - Grande RioSamba-Enredo: "Y-JURERÊ MIRIM - A Encantador Ilha

das Bruxas (Um conto de Cascaes)"5 - Porto da PedraSamba-Enredo: "O sonho sempre vem pra quem

sonhar"6 - Beija-FlorSamba-Enredo: "A Simplicidade de um Rei"

O brilho e a alegriana Marquês deSapucaíEnquanto alguns aguardam semanas, ou atémesmo meses, para a chegada da festapreferida dos brasileiros, outros sãoadversos à folia e preferem ficar noaconchego de sua casa. Nesses casos, umadas formas de entretenimento é assistir aodesfile das escolas de samba pela televisão

O Carnaval na Praça 2011 será realizado na sexta-feira, dia 4de março, abrindo o Carnaval ijuiense. A animação será dePimenta e Seus Comparsas, das 20h às 24h.

Uma programação exclusiva aguarda pelos foliões no maior e melhor carnaval da região

Foliões se preparam para Carnaval na PraçaA Praça da República receberá blocos e foliões de toda a

região. A entrada é franca. A promoção é da CoordenadoriaEspecial de Cultura, da prefeitura de Ijuí.

Page 6: Caderno Carnaval 01 03 2011

Entretenimento longe da folia

Há quem fique os 12 meses doano à espera do carnaval. Outros,no entanto, permanecem alheios àfolia carnavalesca, preferem outrasatividades ou outras formas deentretenimento. É o caso dos jovensda Igreja de Cristo, com sede emAugusto Pestana, que realiza,durante o feriado de carnaval, umretiro com aproximadamente 20 a 30participantes. Neste ano, quando sãocomemorados os 30 anos do evento,a previsão é de que 30 jovensparticipem das programações.

De acordo com o pastor da Igrejade Cristo, Esdras Alves, um dosorganizadores do evento, o motivoprincipal do retiro é espiritual, alémde visar a integração do grupo."Neste período do ano, e principal-mente neste feriado, é dada ênfaseno prazer carnal, na liberação total, ena permissão de tudo. Mas naverdade isso não é felicidade",garante o pastor.

Além dos estudos bíblicos,durante o retiro são organizadasatividades físicas como: corrida desaco, corrida para encher garrafascom água, frescobol e brincadeirascoletivas para descontração e uniãoda grupo. "Também são programa-das atividades intelectuais, comomemorização de textos bíblicos eolimpíadas bíblicas, com perguntassobre personagens, sobre passa-gens, com o objetivo de premiar ovencedor", explica Esdras.

Assim como os jovens da Igreja deCristo, que ficam bem longe da foliado carnaval, pessoas da regiãoparticipam da Caminhada de

Carnaval no Caminho das Missões.O roteiro é direcionado para aquelesque preferem uma atividade alternati-va à folia carnavalesca paraconhecer a história das Missões e acultura local.

O roteiro partiu ontem de SãoBorja e deve percorrer os 325km decaminhada até Santo Ângelo em 13dias. No dia 5 chegam em SãoNicolau, local em que os peregrinosque percorrerão os 170 km finaisunem-se ao grupo para os seteúltimos dias de caminhada. No dia 9o grupo alcança São Miguel dasMissões. Nessa cidade os cami-nhantes que optaram em percorreros últimos três dias estarão esperan-do o grupo para os 72km finais.

O ritmo que vai embalaro carnaval 2011

"Vou não, quero não, posso não, minha mulher não deixa não,não vou não, quero não."

O carnaval ainda não começou e muita gente já tem na pontada língua o refrão da música que virou hit após ser divulgada nainternet . E ao que tudo indica, dificilmente outra música conse-guirá superar o 'forró' como principal hit no carnaval deste ano.O desafio agora é saber na voz de quem o ritmo fará maissucesso, já que - de Ivete a Aviões do Forró - várias versõesforam feitas após o sucesso na web. Entre as versões maispopulares de "Vou não...", está a gravação feita pelo cantor LeoSantana, da banda Parangolé, autor e intérprete do maiorsucesso do último carnaval, o "Rebolation".

Letras fáceis, engraçadas ou com duplo sentido acompanha-

das de coreografias simples. Essa é a receita básica paraconquistar os foliões, uma vez que, em pleno carnaval, poucagente vai querer se preocupar em decorar canções e passos dedança mais complexos. E quem escolhe o hit é o povo!

Além das músicas, o público também tem seus músicospreferidos para animar o período de folia: Luan Santana, IveteSangalo, com o hit Acelera aê, Claudia Leitte, com a músicaÁgua, Parangolé, com "Tchubirabiron" e Daniela Marcury - Écarnaval.

Marchinha, samba, frevo, axé, sertanejo universitário... estãoentre os ritmos que vão embalar o carnaval 2011 e devemembalar e divertir milhares de foliões em clubes, blocos, trioselétricos, bares, restaurantes e festas a céu aberto.

Enquanto algunssambam, outrosaproveitam atranquilidade danatureza ou aespiritualidadede um retiro

Caminhada de carnaval é uma das alternativas para quem deseja ficar longe da folia

Alheios às festascarnavalescas,jovens participamde retiro espiritual

Músicas de Ivete Sangalo e Claudia Leittedevem ser hit do carnaval 2011

Page 7: Caderno Carnaval 01 03 2011

A magia e a diversão do carnaval infantil

Expectativa. Esta é a palavra quedefine o sentimento de GiovannaBurtet, de 9 anos, que aguardaansiosa para a realização doCarnaval Infantil da Sogi, que serárealizado no dia 8 de março, a partirdas 16h. Ela participa da matinêdesde os três anos. Segundo a mãe,Solange Marques, todos os anos amenina capricha na fantasia."Quando existia o concurso defantasias, ela geralmente ganhavaum prêmio pela criatividade", relata amãe, orgulhosa, acrescentando queno último ano do concurso, a filhadestinou o valor do prêmio à LigaFeminina de Combate ao Câncer,que promove o evento.

A pequena já se fantasiou de índia,Indiana Jones, Mestre Cuca e,nesse ano, já escolheu a suafantasia, inspirada no desenhoJeannie é um gênio. "A Giovanna ficatão entusiasmada que, de um anopara outro, já pensa na fantasia quevai usar. Ela também convida asamigas e as ajuda nas fantasias".

Mas, além da diversão, a mãealerta a filha para os cuidadosdurante a folia infantil. "Sempreoriento a tomar bastante líquido e

As fantasias infantisCarnaval infantil sem fantasia, não é carnaval! Hoje, são inúmeras as opções, desde as mais elaboradas às mais simples. Mas nada mais originaldo que uma fantasia feita por você... Além de original, o seu filhote pode participar na confecção. Serão horas de muito divertimento!

não andar descalça, para evitaracidentes. Também digo para elacuidar com os menores ao correrpelo salão", ressalta Solange,acrescentando que a participaçãotambém é uma forma de solidarieda-de, pois contribui com a LigaFeminina de Combate ao Câncer.

COMO APROVEITAR A DIVERSÃODO CARNAVAL INFANTIL

Primeiro escolha o local da matinê,dê preferência a lugares amplos earejados, como campings, ou clubes.Se a segurança não for adequada, oseu trabalho será dobrado.

Como escolher a fantasia decarnaval adequada para ascrianças - Escolha a fantasia comantecedência, cuide para que sejaconfortável, evite tecidos sintéticos,que não permitem a transpiraçãoadequada do corpo, causandodesconforto para a criança. Lante-joulas e brilhos que se soltemfacilmente da roupa, devem serevitados, pois podem machucar osolhos, ou ir à boca da criança,principalmente no caso de criançasmenores de três anos.

Prefira um calçado confortável

como, sapatilhas e tênis. Sandáliascom salto, além de cansativas,podem causar torção nos tornoze-los, e aí acabou a festa!

Alimentação - Ofereça carboidra-tos, como pães, arroz, batatas ...mas fuja das frituras.

Líquido à vontade, muita água, esucos naturais, que mantém ahidratação.

Não espere a criança pedir parabeber, ofereça sempre. Na folia, muitasesquecem que estão com sede.

HARRY POTTER- Gravata e camiseta de mangas

longas do papai vão transformar ofilhão no bruxinho mais adorado domomento. Tire as lentes de óculosantigos ou faça uma armação comarame.

Você vai precisar de:1 camiseta de mangas longas preta,

no tamanho adulto;1 calça social ou de agasalho;1 camisa branca infantil;1 gravata;1 cinto preto;1 armação de óculos redonda;1 varinha;1 tesoura;Agulha e linha;1 metro de feltro com 10 cm de

largura. Como fazerCorte o punho do decote da camise-

ta. Abra a frente da camiseta como sefosse uma camisa.

Dobre as laterais e costure a lapelada capa. Costure os punhos nasmangas. Pregue o feltro no casaco.

POCAHONTASAs mais românticas vão

amar a fantasia destaindiazinha americana. E omelhor é que esta roupa éfresquinha e leve, perfeitapara a folia. As bijuterias sãofeitas de papel e de feltro,decorados com purpurina.

Você vai precisar de:1 vestidinho ou camiseta de

adulto de um ombro só;1 metro de franja;1 aplique de cabelo

trançado;0,5 metros de feltro

marrom;Purpurina azul e vermelhaComo fazerSe a camiseta for de adulto,

faça os ajustes para transfor-má-la em um vestido. Preguea franja.

Risque o cinto, o bracelete,o colar e o enfeite para aperna no feltro. Recorte edecore-os com purpurina.

Segurança - É importante não tiraros olhos desses pimpolhos nem porum segundo sequer. Nunca deixe acriança sozinha com estranhos.

Toda criança deverá ter umcrachá, amarrado ao pulso, comouma pulseirinha, contendo nome,telefone, endereço, e nome dos pais.

Em caso de dor de cabeça, enjooe tontura, procure rápido umatendimento médico!

Barulho em excesso podecausar danos à audição

Pais devem ficar atentos tambémaos altos ruídos, comuns em shows etrio-elétricos, e que podem trazerdanos, muitas vezes irreversíveis, àaudição. Todos os ruídos comintensidade maior que 85 decibéis,que equivale a um grito, são conside-rados prejudiciais ao ouvido. E quantomaior a intensidade e mais repetitivofor o som, maior será o dano àscélulas ciliadas da cóclea (órgãoresponsável pela audição sensorial),podendo levar até à surdez.

Folia, diversão e muita festa fazem parte dosquatro dias de carnaval. Mas não é só isso, cuidarda saúde também faz parte da rotina. Para pulartodos os dias de festa é preciso cuidar daalimentação, principalmente das crianças. Paraque as matinês tão animadas sejam muito bemdesfrutadas, alguns cuidados são fundamentais

Giovanna Burtet (esquerda) participa do Carnaval Infantil da Sogi desde os três anos

Page 8: Caderno Carnaval 01 03 2011

As mulheres não podem descui-dar, e o carnaval também significamoda, vale conferir a tendênciaverão 2011, com roupas bemcoloridas e bem fresquinhas. Atendência de cores do verão 2011também deve ser seguida. Pode-setambém incluir brilhos e até mesmocustomizar algumas roupas. A modacarnaval 2011 é bem democráticacom vários modelos de roupas paracarnaval, é só escolher o que caimelhor com seu estilo.

Seus cabelosBabyliss, escovas, penteados

irreverentes, naturalmente você…Escolha sempre o que combina como seu estilo. Porém, lembre-se:

quanto mais à vontadeestiver, sem ter de sepreocupar se seu cabelo iráencher, se for cacheado,ou se sua escova irá sair,se molhar, as chances deaproveitar melhor estemomento serão muitomaiores.

Makes para a foliaUse e abuse de tons

laranja, verde, rosa, roxo,azul e metálicos. Tambémestarão em alta as coresfoscas, para quebrar aseriedade e transmitir adescontração do verão.Sendo assim, escolha otom que mais combina comvocê e aproveite muito, eem grande estilo, a festa!

Figurinos descontraí-dos

A comemoração requercautela na escolha dofigurino, pois a vestimentaerrada pode minar adiversão. Shorts (jeans oude tecidos mais leves;justos ou mais larguinhos;de cós baixo ou mais alto -este ainda mais em alta), saias,vestidos de alcinha ou drapê, calçasleves, como as utilizadas paramalhar, ou mais larguinhas, do tiposaruel, blusinhas básicas, de umombro só, tomara-que-caia, regatas,batas… são roupas para acertar emcheio e garantir a diversão paraquem for curtir o carnaval nos blocosou na boate. Abuse de corescítricas, como o verde e o amarelo-limão, tendências da estação.

Um item que é sucesso é o

macacão, pouco a pouco estácaindo no gosto das fashionistas,longos ou curtos eles são peçaspráticas e super atuais, fáceis decombinar, ou seja, muito bom eprático ter um por perto, principal-mente no carnaval!

Vale a pena investir nas estampas!O importante mesmo é a diversão,mas vale a pena lembrar que essa éuma das últimas oportunidades dearrasar com looks que são a cara doverão!

Acessórios e fantasias garantem a diversão no carnavalO carnaval é época de muita cor,

brilho e também de muito calor. Porisso, vale apostar em uma fortetendência de moda, que são aspresilhas para manter os cabelospresos. Vale investir em modeloscom flores e ainda os badaladosheadbands, que dão charme ebeleza ao visual da mulher brasileira.

Existem diversas dicas deacessórios 2011, porém vale seguiralgumas tendências de moda: asflores estão em alta, por isso aposteem modelos para encaixar esseacessório superfeminino. As penastambém continuam fazendo grandesucesso, ainda mais no carnaval.Vale abusar deste acessório tão

simples e que dá vida ao visual.A folia carnavalesca é um

verdadeiro sucesso, com muitobrilho e alegria. Por isso capriche nasua fantasia e opte por cores alegrese vibrantes. Faça um make paracompor seu look e caia na folia. Alémdas roupas, também é possível usaracessórios de enfeite, como colares,

pulseiras neon,máscaras, chapéus,entre outros.

Looks descontra-ídos clamam poracessórios grandese bem coloridos.Abuse de colares,pulseiras, tornoze-leiras, tiaras, flores,óculos, brincos,lenços. Dê muitaschances aos tonscítricos. Nas LojasCampeã vocêencontra umavariedade deopções de acessó-rios e fantasias,além de buzinas,tintas, confetes e

ainda as tradicionais canecas dechopp. De acordo com o gerente,José Risso, a procura por estesprodutos aumentou muito nasúltimas semanas. "Esses dias

comercializamos 100 canecas dechopp para um bloco", salienta,acrescentando que a loja ofereceinúmeras opções para os foliõesarrasarem neste carnaval.

Os pés que quere-mos

Tênis, chinelinhos,havaianas, rasterinhas esandálias com saltosmais baixos: fartem-sedeles, principalmente emlugares com grandeconcentração depessoas para não teremos pés danificados.

MaquiagemA maquiagem é um

item importante emqualquer ocasião, nocarnaval então, nãopodemos deixá-las defora. A tendência demaquiagem para ocarnaval 2011 tem coresalegres, usando váriascores diferentes, osolhos são os grandesdestaques e permitemsoltar a imaginação.

EsmaltesPara ficar com as

unhas prontas para aépoca mais animada doano, nada melhor do queapostar em tons alegrese fortes para curtir aindamais a festa. A modaprovou que a monotoniamerece ser deixada de

lado e as mãos também devemreceber uma pitadinha extra de bomhumor. As variações de amarelo,azul, rosa, vermelho e lilás estãocom tudo e são as maiores vedetespara as unhas durante a folia.

Só tem um lugar que te deixapreparada para arrasar nestecarnaval: a Sem Igual está com todaa linha de shorts, blusas, macacõesjeans, minissaias, tudo com 40% eainda parcelados em quatro vezes,ou 50% à vista.

Como o brasileiro éfesteiro por natureza, aexpectativa da folia játoma conta dospreparativos sobre oque vestir no maiorperíodo de festa dopaís. Quando o assuntoé este, fantasias, looksdescontraídos e, éclaro, coloridos ebastante confortáveisvêm à mente deimediato

O look perfeito para a folia

Capriche na sua fantasia, optando pelas cores alegres e vibrantes das Lojas Campeã

A Sem Igual o look perfeito para este carnaval