brochura parceiros redes para o desenvolvimento

32
www.redesparaodesenvolvimento.org

Upload: imvf

Post on 17-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

TRANSCRIPT

Page 1: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

www.redesparaodesenvolvimento.org

Page 2: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento
Page 3: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

AS MAIS-VALIAS DA COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA

O despontar de novos intervenientes trouxe novas dinâmicas à política de Cooperação Internacional. As parcerias multi-actor têm por isso despontado, comprovando ser um elemento preferencial para o sucesso das intervenções. A conjugação de diferentes actores, de distintos campos de intervenção e nacionalidades transporta inúmeras mais-valias para os processos de Desenvolvimento, contribuindo, inclusivamente, para a Boa Governação Local. O envolvimento das Autoridades Locais em iniciativas de Cooperação reforça as comunidades locais - aproxima os cidadãos dos processos de decisão, apoia os mecanismos de consulta pública e reforça a democracia participativa.

Efectivamente, enquanto elemento focal, a Autoridade Local tem a capacidade única de reunir, em torno de um objectivo comum, as forças vivas do seu território. Seja a comunidade, as associações da sociedade civil, as entidades do sector privado, os serviços municipalizados e outros actores não estatais com sede e actividade no município.

Nesse sentido, aliar as mais-valias das Autoridades Locais ao conhecimento técnico e experiência das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), deriva, naturalmente, numa intervenção mais integrada, profissional e eficiente.

3

Page 4: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

O DESAFIO - APROFUNDAR AS TRADICIONAIS RELAÇÕES DE GEMINAÇÃO

Face à fraca expressividade da participação dos Municípios Portugueses em iniciativas de Cooperação para o Desenvolvimento, o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em parceria com a ONGD Alemã Finep, o Fundo Galego da Cooperação e Solidariedade e dois municípios portugueses com experiência em iniciativas de Cooperação Descentralizada - Câmara Municipal de Loures e Câmara Municipal da Marinha Grande - desafia os Municípios Portugueses a aprofundar as tradicionais relações de Geminação para intervenções mais estruturadas e sustentáveis, com impactos directos no Desenvolvimento das comunidades mais vulneráveis.

Para além de visar o reforço do trabalho em rede entre os Municípios Portugueses e procurar promover novas relações de parceria com outros actores de Desenvolvimento, o projecto inclui igualmente actividades junto de Autoridades Locais Alemãs e actores de Desenvolvimento da Galiza, favorecendo assim o reforço da relação entre os três países.

Page 5: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

MUNICÍPIOS PORTUGUESES A TRABALHAR EM REDE

Em curso desde 2010, o projecto Redes para o Desenvolvimento: da Geminação a uma Cooperação mais Eficiente une já 14 Municípios portugueses em torno do objectivo comum de reforçar o seu papel enquanto agentes activos de Cooperação para o Desenvolvimento. • Amadora• Cascais• Faro• Grândola• Loures• Maia• Marinha Grande

Cada um destes municípios desenvolve relações de Geminação com entidades congéneres de Países de Língua Oficial Portuguesa e pretende agora reforçar as suas relações de Cooperação com os seus pares.

A par das várias reuniões de trabalho, a Plataforma Virtual www.redesparaodesenvolvimento.org apoiará a dinamização desta rede. Esta funcionará como página de referência na divulgação de iniciativas de Cooperação Descentralizada seja de municípios portugueses, alemães, espanhóis ou de Países de Língua Oficial Portuguesa.

Apresentando de forma inovadora as experiências portuguesas neste domínio, a Plataforma reunirá informação útil e actualizada sobre as relações de Geminação e Cooperação em curso, dando a conhecer Boas Práticas e potenciais parceiros para projectos futuros, nomeadamente municípios, ONGD e entidades do sector privado nacionais e internacionais.

• Miranda do Corvo• Moita• Odivelas• Oeiras• Palmela• Seixal• Setúbal

5

Page 6: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

DA GEMINAÇÃO A UMA COOPERAÇÃO MAIS EFICIENTE

No sentido de promover sinergias entre projectos de Cooperação para o Desenvolvimento como estratégia eficaz para a redução da pobreza e para o alcance das metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e de promover novos canais de comunicação entre autoridades locais a nível nacional e internacional, contribuindo para a Boa Governação local, o projecto Redes para o Desenvolvimento apresenta uma abordagem integrada dividida em três eixos centrais de intervenção:

Page 7: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

O PROJECTO EM ACÇÃO

O interesse dos Municípios portugueses em trabalhar em conjunto, reforçar os laços com os seus pares do Sul e a vontade em abraçar este projecto foram bastante expressivos. Um ano após o início do mesmo foram já criados novos canais de diálogo entre os diferentes actores da Cooperação e os Municípios reforçaram a sua confiança enquanto entidade focal nos processos de Desenvolvimento.

O primeiro ano de projecto focou por isso a sensibilização dos eleitos para as mais-valias do envolvimento dos seus Municípios em iniciativas de Cooperação mais eficazes, reforçando assim as actuais relações de Geminação.

Paralelamente, com vista ao reforço e promoção de parcerias multi-actor, foram promovidos encontros entre os Municípios da rede e outros actores de referência do âmbito do Desenvolvimento como a Plataforma Portuguesa das ONGD, a representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e o Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade. A nível local, foram igualmente promovidos encontros públicos que convidaram os munícipes a reflectir sobre a importância da Cooperação e a mais-valia da participação do seu Municípios em iniciativas deste cariz. A promoção destes momentos de diálogo e reflexão têm contribuído, de forma decisiva, para a criação de novas sinergias e dinâmicas a nível nacional e no seio dos diferentes municípios.

Com vista ao reforço das competências técnicas dos municípios, o projecto promoveu já o seu primeiro módulo de formação no qual técnicos autárquicos dos 14 Municípios aprofundaram o seu conhecimento na elaboração e apresentação de projectos de Cooperação. O reforço e formação dos quadros técnicos autárquicos visa capacitar o município para que

7

Page 8: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

este possa, autonomamente, concorrer a projectos de Cooperação contribuindo para o respeito dos compromissos internacionais de Ajuda Pública ao Desenvolvimento e para o alcance das metas estabelecidas pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A Plataforma Virtual assegurará agora uma nova dinâmica ao projecto, na qual todos os intervenientes em iniciativas de Cooperação, a nível nacional e internacional, serão convidados a participar.

Visite www.redesparaodesenvolvimento.org e partilhe connosco a sua experiência na Cooperação. Poderá também procurar potenciais parceiros para projectos futuros e ficar a conhecer melhor o trabalho de cada um destes municípios.

Page 9: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

MUNICÍPIOS PORTUGUESES A TRABALHAR EM REDE

Page 10: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção A cooperação do município da Amadora tem sido realizada em grande medida pela EIPDA. Trata-se de uma empresa municipal que integra a Câmara Municipal da Amadora, EPGE e a AERIS, numa perspectiva integrada de educação que abrange uma forte componente de apoio à inserção profissional. As acções de cooperação têm sido direccionadas para a formação profissional e para a criação de emprego. Nesse âmbito, foram construídos centros de formação profissional com cursos vocacionados para a inserção profissional, sendo que em alguns dos casos os próprios formandos deram o seu contributo na recuperação e reabilitação das próprias infra-estruturas (Díli, Ilha do Sal). É, pois, objectivo do Município da Amadora na sua politica de cooperação dinamizar e reforçar as capacidades dos parceiros locais na perspectiva de um desenvolvimento continuado e sustentado das comunidades beneficiárias.

País   Município  

Data  de  inicio  da  

Geminação  /  

Cooperação  

Cabo  Verde   Tarrafal   11.09.1989  

Angola   Huambo   27.07.1999  

Brasil   Piracácaba   20.03.2000  

Tímor   Dili   2000  

Cabo  Verde   Sal   04.05.2007  

Câmara Municipal da AmadoraNome do/a Presidente: Joaquim Moreira RaposoMorada: Avenida Movimento das Forças Armadas - MinaTelefone: 214369000 | Fax: 214922082www.cm-amadora.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Gabinete de Imprensa e Relações Públicas Trabalho de Geminação / Cooperação:

Page 11: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

11

País   Município  Data  de  inicio  da  

Geminação  /  Cooperação  

Moçambique   Xai-­‐Xai   Geminação  Maio  2000  

São  Tomé  e  Príncipe   Cidade  de  Santana,  Distrito  

de  Cantagalo  

Geminação  Agosto  1986  

Cabo  Verde   Ilha  do  Sal   Geminação  Nov.  1993  

Guiné-­‐Bissau   Bolama   Protocolo  Cooperação  

Aprovado  em  Maio  2010  

Brasil   Cidade  de  Vitória  (ES)   Geminação  Maio  1986  

Brasil   Guarujá  (SP)   Geminação  Set.  2001  

França   Biarritz   Geminação  Maio  1988  

Itália   Racconigi   Protocolo  Cooperação  

Setembro  2003  

Japão   Atami   Geminação  Julho  1990  

China   Wuxi   Geminação  Set.  1993  

Palestina   Gaza   Geminação  Março  2000  

Câmara Municipal de CascaisNome do/a Presidente: Carlos CarreirasMorada: Praça 5 de Outubro, 2754-501 CascaisTelefone: 21 481 50 00 | Fax: 21 482 50 40www.cm-cascais.ptUnidade Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Gabinete de Relações InternacionaisResponsável pela área da geminação / cooperação: O Vereador das Relações Internacionais, Dr. Alexandre FariaTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 12: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção A cooperação do município da Amadora tem sido realizada em grande medida pela EIPDA. Trata-se de uma empresa municipal que integra a Câmara Municipal da Amadora, EPGE e a AERIS, numa perspectiva integrada de educação que abrange uma forte componente de apoio à inserção profissional. As acções de cooperação têm sido direccionadas para a formação profissional e para a criação de emprego. Nesse âmbito, foram construídos centros de formação profissional com cursos vocacionados para a inserção profissional, sendo que em alguns dos casos os próprios formandos deram o seu contributo na recuperação e reabilitação das próprias infra-estruturas (Díli, Ilha do Sal). É, pois, objectivo do Município da Amadora na sua politica de cooperação dinamizar e reforçar as capacidades dos parceiros locais na perspectiva de um desenvolvimento continuado e sustentado das comunidades beneficiárias.

A orientação da política de cooperação para o desenvolvimento do município de Cascais privilegia a concentração da cooperação internacional nos países de língua portuguesa.

O mais recente projecto de cooperação foi desenvolvido no âmbito da geminação com a Cidade de Santana (STP). Entre os anos 2007 e 2010 a CMC investiu cerca de 500 mil Euros, acrescidos de trabalho técnico, na Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água à Cidade de Santana, em benefício de 90% da população da Cidade de Santana. Os habitantes passaram a contar com 19 chafarizes, alguns novos e outros recuperados, possibilitando o acesso a água potável, para satisfação das necessidades básicas.

Estima-se que o Distrito de Cantagalo terá cerca de 16 mil habitantes no ano horizonte do projecto: 2017.

Em paralelo, aproveitando a execução das valas da rede de distribuição, foi construída uma nova, rede de distribuição de água não potável, utilizada para serviços, permitindo poupar a água tratada, utilizando-a apenas para consumo humano.

Page 13: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

13

Resumo da Intervenção No âmbito do protocolo de geminação celebrado a 19 de Novembro de 2008 entre o Região Autónoma do Príncipe na Republica de São Tomé e Príncipe, e o Município de Faro. Pretendemos desenvolver alguns projectos dentro de variadas áreas, como Apoio Social e Educativo, Turismo, Segurança Alimentar, Formação de Quadros Técnicos, entre outros. Numa perspectiva de fomentar as nossas relações vamos encetar com um projecto na área educativa que terá o nome de “BAÚ ENCANTADO”. Este projecto é direccionado para escolas básicas, numa tentativa de apoiar as mais carenciadas com material pedagógico e de apoio ao estudo.

País   Município  Data  de  inicio  da  

Geminação  /  Cooperação  

Cabo  Verde   Praia   7  de  Setembro  de  1997  

São  Tomé  e  Príncipe   Região  do  Príncipe   19  de  Novembro  de  2008  

Guiné-­‐bissau     Bolama   7  de  Setembro  de  1988  

Moçambique   Maxixe   7  de  Novembro  de  2000  

Câmara Municipal de FaroNome do/a Presidente: Eng. Macário CorreiaMorada: Rua do MunicípioTelefone: 289870870 | Fax: 289870883Website: www.cmfaro.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: GAP – Adjunta do PresidenteResponsável pela área da geminação / cooperação: Eng. Natacha AlentejanoTrabalho de Geminação / Cooperação:

A

g

r

ç

ã

d

M

a

t

e

r

i

a

l

E

c

l

a

r

p

n

a

i

a

o

e

s

o

a

r

a

S

Ã

O

T

O

M

É

e

P

Í

N

C

I

P

E

R

Tu podes

ajudar!

Page 14: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da IntervençãoProtocolo de Geminação com Tarrafal, Cabo Verde - O acordo assinado em 15 de Janeiro de 2007, entre os Municípios de Grândola e Tarrafal, tem por base os laços de amizade e cooperação existentes entre as duas Comunidades e a ligação de ambas as regiões aos valores e ideais da Liberdade, da Democracia e da Solidariedade entre os povos.

Protocolo de Cooperação com o Rhein-Kreis Neuss (Alemanha) e Mikolow (Polónia) - O Município de Grândola assinou, no dia 15 de Março de 2006, com os concelhos de Rhein-Kreis Neuss, na Alemanha, e Mikolow, na Polónia e um Protocolo de Cooperação Internacional de Juventude.

País   Município  

Data  de  inicio  da  

Geminação  /  

Cooperação  

Cabo  Verde     Tarrafal     15  Janeiro  2007  

Alemanha     Rhein-­‐Kreis  Neuss   15  Março  2006  

Polónia     Mikolow   15  Março  2006  

Portugal     Santarém     25  Abril  2006  

     

Câmara Municipal de GrândolaNome do/a Presidente: Dr. Carlos BeatoMorada: Rua José Pereira Barradas, 11 7570-281 GrândolaTelefone: 269 750 252www.cm-grandola.pt | [email protected] Célia.costa@cm-grandola-ptUnidade Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Equipa municipal de Coordenação Estratégica, Desenvolvimento, Relacionamento Institucional, qualidade e InovaçãoResponsável pela área da geminação / cooperação: Dr. Alcides Bizarro Trabalho de Geminação / Cooperação:

Page 15: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

15

Resumo da Intervenção Loures desenvolve há cerca de duas décadas uma politica de cooperação intermunicipal baseada em protocolos de geminação e acordos de cooperação, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das populações das suas cidades irmãs. Para garantir uma maior eficiência, eficácia, sustentabilidade e complementaridade de acções executadas no terreno, a Câmara Municipal de Loures aposta em parcerias com Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento portuguesas e locais com vista à implementação de projectos nas cidades geminadas.

País   Município  

Data  de  início  da  

Geminação  /  

Cooperação  

Cabo  Verde   Maio   1993  

Moçambique   Matola   1996  

Índia   Diu   1998  

São  Tomé  e  Príncipe   Água  Grande   2011  

Câmara Municipal de LouresNome do/a Presidente: Carlos Alberto Dias TeixeiraMorada: Praça da Liberdade, 2674-501 Loures Telefone: 211 150 143 www.cm-loures.pt | [email protected]; [email protected]; [email protected] Unidade Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Departamento de Apoio Institucional/Divisão de Apoio à Presidência (área de cooperação externa)Responsável pela área da geminação / cooperação: Luisa Teixeira Trabalho de Geminação / Cooperação:

Page 16: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

País   Município  Data  de  início  da  

Geminação  /  Cooperação  

São  Tomé  e  Príncipe   Água  Grande   Protocolo  de  Cooperação  

30/  Abril/2008  

Cabo  Verde   São  Nicolau   Protocolo  de  Geminação  

29/Junho/1998  

Moçambique   Nampula   Protocolo  de  Cooperação  9  

/Julho/2001  

França   Andréziex-­‐Bouthéon   Protocolo  de  Geminação  

16/Junho/2002  

França   Mantes-­‐la-­‐Jolie   Protocolo  de  Geminação  

9/Setembro/2000  

Espanha   Castilla  y  León   Protocolo  de  Colaboração  

17/Janeiro/1997  

Canadá   Sault  Ste.  Marie   Protocolo  de  Geminação  

18/Maio/  1999  

 

China   Lanzhou   Protocolo  de  Cooperação  

Comercial  e  Industrial  

Câmara Municipal da MaiaNome do/a Presidente: António Gonçalves Bragança Fernandes (Eng.)Morada: Praça do Doutor José Vieira de Carvalho // 4474-006 MaiaTelefone: 22 940 86 00 | Fax: 22 941 28 46 www.cm-maia.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Divisão de Relações Internacionais e Cooperação EconómicaResponsável pela área da geminação / cooperação: Paulo RamalhoTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 17: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

17

Resumo da Intervenção:Relativamente aos Protocolos de Geminação com Espanha e França foram realizadas inúmeras actividades nas áreas da cultura e desporto, nomeadamente, encontros de jovens; participação em provas desportivas; exposições colectivas e individuais de artes plásticas, espectáculos de música e teatro, workshops de fotografia e artes cénicas, etc. O Protocolo com Sault Ste. Marie resume-se a duas missões empresariais - na Maia e no Canadá – das quais resultaram importantes contactos para os empresários locais. No que concerne aos Protocolos de Cooperação, particularmente, o de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, as iniciativas desenvolvidas incidem no domínio da formação - estão a estudar na Maia 30 jovens oriundos de Água Grande – 5 a tirar um curso superior e 25 a tirar um curso intermédio. A par desta iniciativa foram também doadas 2 ambulâncias e diverso material para constituir um corpo de bombeiros.

Page 18: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção Projecto /Programa “À Descoberta das 4 Cidades”, com os Municípios do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de santo António.Plataforma intermunicipal de cooperação com o Tarrafal composta, ainda, pelos Municípios da Amadora, Fundão, Grândola, Moita, Montemor-o-Novo, Nisa, Setúbal e Vila Real de Stº António.

País   Município   Data  de  inicio  da  Geminação  /  

Cooperação  

Portugal   Fundão   11  de  Março  de  1993  

  Montemor-­‐o-­‐Novo   11  de  Março  de  1993  

  Oeiras      7  de  Junho  de  1999  

  Oliveira  de  Azeméis      7  de  Outubro  de  2002  

  Salvaterra  de  Magos   17  de  Julho  de  1999  

  Vila  Real  de  Stº  António   11  de  Março  de  1993  

França   Fontenay-­‐Sous-­‐Bois   6          6  de  Outubro  de  1984  

Espanha   Sal  Ildefonso  La  Granja   23  de  Agosto  de  2000  

Cabo  Verde    

(Ilha  de  Santiago)  

Tarrafal     15  de  Janeiro  de  2008  

 

Câmara Municipal da Marinha GrandeNome do/a Presidente: Álvaro Manuel Marques PereiraMorada: Praça Guilherme Stephens, 2430 – 960, Marinha GrandeTelefone: 244 57 33 00 | Fax: 244 561 710www.cm-mgrande.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: DCCM – Divisão de Cooperação, Comunicação e ModernizaçãoResponsável pela área da geminação / cooperação: Ana Cristina Fernandes Simões (Chefe de Divisão) com a colaboração Técnica de : Luis Manuel Barreiros Oliveira (Técnico Superior)Trabalho de Geminação / Cooperação:

Page 19: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

19

Resumo da Intervenção Com a assinatura do Acordo de Geminação entre o Município de Miranda do Corvo e o Município de Santa Catarina do Fogo, deu-se início a uma relação de amizade e de cooperação entre estes dois Municípios. O trabalho desenvolvido e a desenvolver é no sentido de encontrar vias alternativas para a promoção do desenvolvimento do município de Santa Catarina do Fogo, pretendendo-se empreender programas de cooperação tendo em vista o seu desenvolvimento numa base de interesses e opções de cada município.

País   Município  Data  de  inicio  da  

Geminação  /  Cooperação  

Cabo  Verde   Santa  Catarina  do  Fogo   Novembro  de  2008  (Ratificação  do  Acordo  em  Estrasburgo)  

01  de  Junho  de  2009  (assinatura  do  Acordo  de  Geminação  em  Miranda  do  Corvo)  

Câmara Municipal de Miranda do CorvoNome do/a Presidente: Maria de Fátima Simões Ramos do Vale FerreiraMorada: Praça José Falcão, 3220-206 Miranda do CorvoTelefone: 329 530 320 | Fax: 239 532 952www.cm-mirandadocorvo.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Divisão de Obras e Urbanismo e Serviço de Acção Social – Secção de Educação, Cultura, Desporto e TurismoResponsável pela área da geminação / cooperação: Dra. Fátima Ramos, Ana Patrícia Cortês e Alda GonçalvesTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 20: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção:Em relação à geminação com Plaisir as acções têm sido desenvolvidas fundamentalmente pela Associação de Geminação da Baixa da Banheira (desde 1996).Em relação ao Tarrafal, o município da Moita tem-se empenhado na dinamização de acções que visem sobretudo suprir dificuldades sentidas no Tarrafal, quer no âmbito da organização administrativa daquele município, quer no âmbito da formação em desporto e artes; ocorreram visitas de trabalho de autarcas e técnicos (Ordenamento do Território, Urbanismo, Administração e Finanças, Organização e Informática). No domínio dos projectos desenvolvidos, e à nossa dimensão, são de destacar: presença no Tarrafal de técnicos do Desporto da CMMoita, para um Formação de Formadores na área do Desporto, em 1998, e Formação de Animadores Desportivos, em 2001.A criação da «Oficina de Cerâmica» visando a preservação do artesanato tradicional de Cabo Verde; com uma formadora presente no Tarrafal durante 2001.

País   Município  Data  de  inicio  da  Geminação  /  

Cooperação  

Cabo  Verde   Tarrafal   Protocolo  Cooperação  em  1994;  

Protocolo  de  Geminação  1996  

França   Plaisir   Protocolo  de  Geminação  2001  

Cabo  Verde   Acordo  Intermunicipal  de  

Cooperação  com  o  Tarrafal  

Setembro  2008  

Câmara Municipal da MoitaNome do/a Presidente: João Manuel da Jesus LoboMorada: Praça da República, 2860-422 MOITATelefone: 212806718 | Fax: 212801008www.cm-moita.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Gabinete da PresidênciaResponsável pela área da geminação / cooperação: Mónica RibeiroTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 21: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

21

Resumo da Intervenção:Quanto ao Município do Paul, abrange cooperação nas áreas do Desporto, Associativismo, Cultura e Educação; Comunidades migrantes; Planeamento urbanístico e equipamento urbano; foram atribuídos recursos financeiros para a construção do Ginásio de Cabo de Ribeira. A cooperação com o Governo da Região Autónoma de Príncipe engloba a área da Educação, com a vinda a Portugal de 9 discentes, todos integrados em estabelecimentos de ensino médio e superior; e da Cultura, por meio da promoção da Cultura do Príncipe através de iniciativas no âmbito da Lusofonia. Sobre o Município da Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha, pressupõe-se cooperação nas áreas da Cultura, Educação/Formação, Ambiente, Histórico e Económico. Contudo, os procedimentos protocolares encontram-se ainda em andamento.

País   Município  Data  de  inicio  da  

Geminação  /  Cooperação  

Cabo  Verde   Paúl   2000  

Cabo  Verde   Ribeira  Grande  de  Santiago  

/  Cidade  Velha  

2010  

São  Tomé  e  Príncipe   Governo  da  região  

autónoma  do  Príncipe  

2008  

Câmara Municipal de OdivelasNome do/a Presidente: Susana AmadorMorada: Centro de Exposições, Rua Fernão Lopes, 2675-348Telefone: 21 932 08 00 | Fax: 21 933 36 21www.cm-odivelas.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Pelouro da Cultura/ Divisão de Cultura, Turismo e Património CulturalResponsável pela área da geminação / cooperação: Vereador Mário Máximo (programa de Geminação do Município de Odivelas); Fernanda Moroso (tramitação dos procedimentos, após decisão da Administração)Trabalho de Geminação / Cooperação:

Page 22: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

País   Município  Data  de  inicio  da  

Geminação  /  Cooperação  

Portugal   Pombal    05  Junho  1988  

(geminação)  

Portugal   Vila  Real  de  Santo  António    17  Junho  1989  

(geminação)  

Portugal   Marinha  Grande    07  Junho  1999  

(geminação)  

Portugal   Régua  07  Junho  2000  

(geminação)  

Portugal  Vila  Real  

07  Junho  2000  

(geminação)  

Portugal  Covilhã  

07  Junho  2000  

(geminação)  

França  Saint-­‐Etienne  

20  Janeiro  1996  

 (geminação)  

Estados  Unidos  da  América     San  Jose,  California  02  Julho  1997  

(Cooperação)  

Câmara Municipal de OeirasNome do/a Presidente: Isaltino MoraisMorada: Largo Marquês de Pombal 2780-501 OeirasTelefone: +351 21 440 83 00 (Geral) ou +351 21 440 83 18 (Gabinete da Presidência) | Fax: +351 21 446 05 37www.cm-oeiras.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Gabinete da Presidência Responsável pela área da geminação / cooperação: Francisco Rocha GonçalvesTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 23: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

23

Estados  Unidos  da  América     San  Jose,  California  02  Julho  1997  

(Cooperação)  

Estados  Unidos  da  América     Cambridge  25  Fevereiro  2008  

(cooperação)  

Angola   Benguela  27  Junho  1997  

(geminação)  

Cabo  Verde   Mindelo  (São  Vicente)  19  Junho  1988  

(geminação)  

Cabo  Verde   Sal  23  Janeiro  2007  

(cooperação)  

Cabo  Verde   Boavista  30  Abril  2007  

(cooperação)  

Cabo  Verde   Santa  Catarina  29  Abril  2009  

(cooperação)  

Cabo  Verde   Praia  23  Outubro  2008  

(cooperação)  

São  Tomé  e  Príncipe  Ilha  do  Príncipe  

04  Março  1997  

(geminação)  

Moçambique   Inhambane   28  Junho  1999  

Guiné-­‐Bissau  Quinhamel  (Biombo)  

06  Junho  2001  

(geminação)  

(geminação)  

Portugal   Régua  07  Junho  2000  

(geminação)  

Portugal  Vila  Real  

07  Junho  2000  

(geminação)  

Portugal  Covilhã  

07  Junho  2000  

(geminação)  

França  Saint-­‐Etienne  

20  Janeiro  1996  

 (geminação)  

Estados  Unidos  da  América     San  Jose,  California  02  Julho  1997  

(Cooperação)  

Resumo da IntervençãoO Município de Oeiras tem procurado desenvolver protocolos de geminação com municipalidades de outros países com as quais possamos estabelecer uma relação biunívoca. Apesar de Oeiras, em relação aos Municípios dos PALOP ter uma situação financeira mais confortável, a verdade é que os conhecimentos extraídos das geminações foram muito importantes nas políticas de integração social adoptadas.

Page 24: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção Garantir a eficácia e sustentabilidade às relações de cooperação: Não assumir compromissos acima das possibilidades materiais; Estabelecer um número de acordos reduzido, de modo a evitar a pulverização de recursos e meios; optar por parceiros com afinidades históricas e culturais ou de outra natureza, de modo a facilitar os contactos e o aprofundamento das relações; Sempre que possível, evitar que os custos de logística comprometam o desenvolvimento dos projectos e sua eficácia.Práticas e Metodologias de Trabalho: Cooperação Directa e Indirecta; Avaliação Directa das Necessidades e Áreas de Projecto; Trabalho em Parceria; Envolvimento da Comunidade Local; Informação e Transparência através dos Documentos Previsionais, Relatórios de Missão e Sessões Públicas de Apresentação de Resultados.

País   Município  

Data  de  inicio  da  

Geminação  /  

Cooperação  

Cabo  Verde   S.  Filipe-­‐  Ilha  do  Fogo   1996  

Espanha   Barcarrota   1998  

Espanha   Jávea   1999  

Cabo  Verde   Praia  –  Ilha  de  Santiago   2002  

Câmara Municipal de PalmelaNome da Presidente: Ana Teresa VicenteMorada: Largo do Município 2954-001 PALMELATelefone: 212336654 | Fax: 212336659www.cm-palmela.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Gabinete de Apoio à Presidência (GAP)Responsável pela área da geminação / cooperação: Patrícia SoaresTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 25: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

25

País   Município  

Data  de  início  da  

Geminação  /  

Cooperação  

Angola   Administração  Municipal  

de  Lobito  

Protocolo  de  Geminação  e  

Acordo  de  Cooperação  -­‐  

1997  

Brasil   Prefeitura  de  Assis  

Chateaubriand  

Protocolo  de  Geminação  e  

Acordo  de  Cooperação  -­‐  

1997  

Cabo  Verde   Município  da  Boa  Vista   Protocolo  de  Geminação  e  

Acordo  de  Cooperação  -­‐  

1990  

Guiné-­‐Bissau   Farim   Acordo  de  Intenção  de  

Geminação    -­‐  2000  

Moçambique   Conselho    Municipal  da  

Beira  

Protocolo  de  Geminação  e  

Acordo  de  Cooperação  -­‐  

1997  

São  Tomé  e  Príncipe   Distrito  Municipal  da  

Lobata  

Protocolo  de  Geminação  e  

Acordo  de  Cooperação  -­‐  

Câmara Municipal do SeixalNome do/a Presidente: Alfredo José Monteiro da CostaMorada: Alameda dos Bombeiros Voluntários do Seixal, n.º 45, Seixal 2844-001 SeixalTelefone: 21 227 67 00 | Fax: 21 227 67 01www.cm-seixal.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Divisão das Migrações e CidadaniaResponsável pela área da geminação / cooperação: Dra. Maria Helena PalacinoTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 26: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção Atendendo ao crescente número de imigrantes que escolheram o Seixal para se fixar e ao reconhecimento do seu papel activo na vida municipal, como factor de desenvolvimento económico-social, o Município do Seixal delineou estratégias de acção no quadro da cooperação externa, com os municípios com os quais firmou Protocolos de Geminação e Acordos de Cooperação, e na integração destas comunidades residentes no Seixal. Deste modo, o Município do Seixal tem sido promotor de projectos que embora distintos se complementam, nomeadamente os projectos de intervenção comunitária, os serviços de atendimento público para imigrantes e outras comunidades culturais e os projectos de cooperação com municípios dos países de origem destas comunidades. No contexto da cooperação intermunicipal foram definidas quatro áreas prioritárias de intervenção: infra-estruturas, saúde, educação e desporto.

Page 27: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Resumo da Intervenção As actividades desenvolvidas pelo Município de Setúbal na área da cooperação/geminação abrangem sobretudo a área da formação/educação, bem como a área desportiva e cultural.

27

País   Município  

Data  de  inicio  da  

Geminação  /  

Cooperação  

Cabo  Verde   Tarrafal   2002  

Brasil   Porto  Seguro   2000  

França   Beauvais   1982  

França   Pau   1991  

França   Bobigny   2003  

Moçambique     Quelimane   2000  

Espanha   Tordesilhas   1994  

Portugal   Leiria   1982  

Marrocos   Safi   1990  

Hungria   Debrecen   2000  

Câmara Municipal de SetúbalNome do/a Presidente: Maria das Dores Marques Banheiro MeiraMorada: Paços do Concelho, Praça do Bocage, 2910-866 SetúbalTelefone: 265541555 | Fax: 265238855www.mun-setubal.pt | [email protected] Orgânica que trabalha a área da Geminação / Cooperação: Gabinete da PresidênciaResponsável pela área da geminação / cooperação: Susana UllrichTrabalho de Geminação / Cooperação:

Page 28: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Uma boa prática de geminação/cooperação foi a celebração de um acordo intermunicipal de cooperação com o Município do Tarrafal que envolve 9 municípios portugueses e que visa a desenvolver projectos de cooperação conjunta, em áreas como a formação profissional, empreendedorismo empresarial e cultural, administração autárquica, entre outras, com vista a uma melhor optimização dos recursos disponíveis.

Page 29: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

As informações contidas nas fichas das Câmaras Municipais são da responsabilidade das mesmas.Ultima Actualização: Maio 2011

Page 30: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento
Page 31: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

IMVF Instituto Marquês de Valle Flôr

Rua de São Nicolau, 105 1100-548 Lisboa

Portugal Tel: +351 213 256 300 Fax: +351 213 471 904 E-mail: [email protected]

www.imvf.org

Câmara Municipal de LouresPraça da Liberdade, 4

2674-501 LouresPortugal

Tel: +351 211 150 100Fax: +351 211 151 709

E-mail: [email protected]

Câmara Municipal da Marinha Grande

Praça Guilherme Stephens 2430-960 Marinha Grande

PortugalTel: +351 244 573 300Fax: +351 244 561 710

E-mail: [email protected]

FINEPForum für internationale entwicklung +

planungHindenburgstr. 2

D-73728 EsslingenTel: +49711/91242690Fax: +49711/91242688E-mail: [email protected]

www.finep.org

FGCSFondo Galego de Cooperación e Solidariedade

IIlla de San Simón36693 - Cesantes - Redondela

Galicia - EspañaE-mail: [email protected]

Page 32: Brochura Parceiros Redes para o Desenvolvimento

Esta publicação foi produzida com o apoio da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do Instituto Marquês de Valle Flôr e não pode, em caso algum, ser tomado como a expressão das posições da União Europeia.

Co-financiamento: Execução: Parceiros: Apoio Apoio: ConcepçãoInstitucional: Gráfica: