brisa de mar - nº 313 - março 2011

8

Upload: juvmar-andebol

Post on 17-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

BRISA DE MAR - O Carnaval é uma festa muito desejada pelas crianças. É a altura ideal para brincar ao faz-de- conta, viver e criar situa- ções imaginárias que nos levam ao mundo da fantasia. É uma época em que podemos ser o que dese- jamos… explorando ao limite a nossa imagina- ção e desejos sem cho- car ou magoar os outros. No dia 4 de Março participamos no Desfile de Carnaval, em Espo- sende, promovido pela Câmara Municipal de Esposende e Esposende Ambiente. (Foto de cima). ♦

TRANSCRIPT

Page 1: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011
Page 2: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

BRISA DE M AR - MARÇO 2011 2

FICHA TÉCNICA

Corpo Redactorial:

♦ .Fernando Cepa

♦ Dr. António Maranhão Peixoto

♦ Dr. Manuel A. Sampaio Azevedo

♦ Dr.ª Paula Cristina Cepa

Colaboradores:

• Dr.ª Dora Cepa

• Revº Pároco de Mar

• Educadoras do Jardim de

Infância

• Isaac Amorim

Registo Nº 13553/86

ESCUTEIROS

O Centro Escutista de Apúlia foi o campo escolhido para a realiza-ção da IIª Caçada da nossa Alcateia e para a IIª Aventura da nossa Expedição, nos dias 12 e 13 de Março.

“S. Jorge e os amigos Lobitos” foi o tema escolhido e vivido ao longo dos dois dias pelos nossos Lobitos. Na manhã de sábado, a preparação e montagem de campo e ainda a preparação de vestes de “S. Jorge”, tornou os nossos Lobitos, nuns autênticos guerreiros. A parte da tarde foi preenchida com alguns ateliês e jogos, dos quais se destaca a caça ao Dragão. A noite de sábado foi reservada para o Fogo de Conselho, que foi realizado em conjunto com a Expe-dição do nosso Agrupamento e ainda, com os Pioneiros do Agrupa-mento 509 - Bastuço - S. João e a Tribo dos Poncas do Grupo 43, de Leça da Palmeira, da Associação de Escoteiros de Portugal. Ao longo do Fogo de Conselho, foram apresentadas os temas vividos no acampamento; para terminar foram apresentados pelos diferentes Agrupamentos, actividades de intercâmbio para que todos pudes-sem participar, a destacar, jogos, aplausos e brados.

A manhã de Domingo ficou reser-vada para a Eucaris-tia na Igreja Matriz de Apúlia e desmon-tagem de campo. A II Caçada terminou com o almoço, o regresso à Sede, e os ensaios da Fan-farra.

O tema escolhido para os Explorado-res, foi “S. José nos Exploradores de Mar”. A manhã de

Sábado foi para a montagem e preparação de campo, e uma contex-tualização no imaginário, sobre a vida de S. José. Ao longo da manhã, foi ainda possível aos exploradores aprenderem a fazer alguns nós e a fazerem a alimentação para as duas Patrulhas. A tarde foi reservada a um momento de reflexão e início da prepara-ção do “Trivial Escutista” e preparação do Fogo de Conselho.

O fogo de Conselho foi em partilha com os restantes agrupamen-tos, supra citados. O Domingo foi realizado em conjunto com os Lobitos do nosso Agrupamento, participando juntos, na Eucaristia, no almoço e no ensaio da fanfarra.

Carnaval no Centro Social

Continua em bom ritmo a campanha de solida-riedade “Ser Solidário”, que o Agrupamento Nº 82, dos Escuteiros de S. Bartolomeu do Mar, con-celho de Esposende, está a levar a efeito até Junho. Esta iniciativa visa a angariação de produ-tos como brinquedos, peças de roupa, calçado, livros, material escolar e mobiliário que revertem para a Rede Social da Câmara.

Os produtos podem ser entregues na Sede Social dos Escuteiros, no Centro Cívico de Mar, na Rua da Estrada Nova ou contactando os números de telemóvel que constam no cartaz ao lado.

Esta louvável iniciativa que se integra no ano escutista sob o lema “Madre Teresa de Calcutá” conta com o apoio de entidades, como a Junta de Freguesia de Mar e o jornal “Brisa de Mar”.

Escuteiros Solidários

O Carnaval é uma festa muito desejada pelas crianças. É a altura ideal para brincar ao faz-de-conta, viver e criar situa-ções imaginárias que nos levam ao mundo da fantasia.

É uma época em que podemos ser o que dese-jamos… explorando ao limite a nossa imagina-ção e desejos sem cho-car ou magoar os outros.

No dia 4 de Março participamos no Desfile de Carnaval, em Espo-sende, promovido pela Câmara Municipal de Esposende e Esposende Ambiente. (Foto de cima).

MIGUEL NUNO: Senhor Matemático

João Cepa

O nosso con-terrâneo Nuno Miguel Cepa Abreu (2º à

direita na foto) obteve um honroso 4º lugar no Cam-peonato Nacio-nal de Jogos Matemáticos, c o m p e t i ç ã o o r g a n i z a d a pela Associa-

ção Lupus, pela Associação de Professores de Matemática e Socie-dade Portuguesa da Matemática, contando com o apoio do projecto Ciência Viva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecno-lógica.

Continua p. 6

Continua p. 3

Page 3: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

BRISA DE M AR - M ARÇO 2011 3

Nota: Os artigos assinados são da inteira responsabilidade dos seus auto-

res.

HOMENAGEM AOS EX-COMBATENTES NA FREGUESIA DE MAR

Numa louvável iniciativa da Junta de Freguesia de Mar, do Centro Social da Juventude de Mar e dos ex-Combatentes do Ultramar, vai realizar-se, no próximo dia 1 de Maio, na freguesia de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, uma justa homenagem aos soldados daquela freguesia que durante cerca de década e meia, combateram bravamente em terras de África, na defesa da Pátria.

Esta iniciativa que está a merecer uma extraordinária ade-são e que tem vindo a ser programada com bastante rigor, tem o apoio de diversas entidades locais e nacionais, desta-cando-se o empenho do senhor Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, e do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende.

A ideia, amadurecida há vários anos, remonta ao ano de 2004, quando os ex-Combatentes se reuniram pela primeira vez, no dia 11 de Junho de 2004 no Centro Social da Juven-tude de Mar. Seguiram-se outras reuniões, sem que, se avançasse definitivamente com um programa e um espaço temporal para a homenagem, embora todos concordassem com a justeza da iniciativa.

Entretanto, na passagem dos 50 anos do início da guerra colo- nial, a Junta de Freguesia de Mar e o Centro Social da Juventude de Mar, decidi- ram finalmente avançar com um projecto, ao qual se associaram os ex-Combatentes.

Assim, em reuniões de 15 de Janeiro, 5 de Março e 2 de Abril de 2011, realizadas na Junta de Freguesia de Mar, ficou definitivamente assente o programa a levar a cabo.

Decidiu-se que o Memorial a erigir, evocativo da efeméri-de, seria construído exclusivamente em granito, por ser uma matéria-prima nobre, e característica da nossa região. A figura do soldado destacar-se-á em alto-relevo, personifican-do a bravura duma geração de jovens que se bateram até à exaustão, de armas na mão, na defesa da Pátria. As legen-das serão em baixo relevo para resistirem às intempéries. O cravo simboliza a ligação dos ex-Combatentes à libertação e democratização de Portugal.

Pese embora o facto de a homenagem ser abrangente a todos os militares do Ultramar, decidiu-se, e bem, particula-rizar no Memorial, uma mensagem em que fosse lembrada a memória de dois soldados, filhos desta terra, que tomba-ram em combate e cujos corpos ficaram em África, o José Vaz Saleiro Lima, em Moçambique e o Gastão Vaz Saleiro Lima, em Angola.

Muitas entidades já manifestaram interesse em partici-par nesta homenagem, estando já confirmada a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal de Esposende. Provavelmente, o Contra-Almirante e Vigário Geral Castrense e Capelão Chefe das Forças Armadas, Rev. Padre Manuel Amorim, irá presidir à celebração da Eucaristia.

Através da Liga dos Combatentes, foi requisitada ao Gene-ral Chefe do Estado-Maior do Exército, uma força militar com

secção de Atiradores e Cla-rim para prestar as devidas honras militares.

F. Cepa

.

Carnaval no Centro Social Continuação da p. 2

O tema do desfile era a Floresta. Nós fomos fantasiados de esquilos, coelhos, pássaros, melros e árvores. Surgiram diversos comentários às nossas fatiotas, principalmente quando passavam as árvores, pois elas levavam um ninho e dentro deste estava um ovo. Toda a gente achava graça ao ovo. Foi muito giro.

No dia 7 de Março, fizemos um desfile pelas ruas da fre-guesia de Mar, com todas as salas do Jardim, o ATL e a sala dos 2 anos, da Creche. Neste dia, as crianças puderam-se divertir sendo o seu herói preferido por um dia. Toda a insti-tuição encheu-se de colorido e de alegria desde os bebés até aos maiores não esquecendo também o pessoal traba-lhador.

O Carnaval é isso mesmo…. Muita alegria e folia nem que seja apenas por um dia.

Texto e Fotos: Educadora Sérgia Pereira

PROGRAMA DA HOMENAGEM

10.00 h – Recepção às Autoridades Civis, Militares e Religiosas na sede da Junta de Freguesia de Mar.

10.15 h – Inauguração da Exposição sobre os ex-Combatentes na sede da Junta de Fregue-sia de Mar.

10.45 h – Missa, sufragando a memória dos ex-Combatentes falecidos, com bênção e inauguração do Memorial.

11.45 h – Sessão de Encerramento.

“Vamos lembrar a memória de dois solda-dos da nossa terra que tombaram em comba-te: o José Lima e o Gas-tão Lima.”

F. Cepa

A nossa história também se faz com sentimentos e ges-

tos de gratidão. O serviço prestado à Pátria no longínquo

período da guerra colonial levou várias dezenas de con-

terrâneos nossos a lutarem em terras ultramarinas por

territórios cujo regime político de então não abdicava da

sua posse administrativa. Destas várias dezenas, dois

conterrâneos nossos e filhos da nossa freguesia tomba-

ram às mãos dos “libertadores”, em condições que só de

pensar faz arrepiar a espinal-medula.

Por isso, a freguesia de Mar vai render uma justa home-

nagem a todos estes heróis que deixando tudo e todos

partiram para terras ultramarinas. É no próximo dia 1 de

Maio. A presença de toda a população é a forma mais

nobre de lhes prestarmos esta homenagem. O Director

E D I T O R I A L

Page 4: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

BRISA DE M AR - M ARÇO 2011

Noticiário Religioso

4

OBRAS NA IGREJA

O tempo não poupa nada nem ninguém. O sobrado da nossa Igreja paroquial, com o decorrer dos anos, encontrava-se em adian-tado estado de deterioração, sobretudo, em determinados perímetros. Antes que cedesse perigosamente com a presença de alguém, era urgente a sua reparação, para evitar consequências adversas.

A Comissão das obras abaixo mencionada, prontificou-se a trabalhar voluntariamente na substituição do referido sobrado por um pavi-mento mais sólido e duradouro, bem como, aproveitando a ocasião, proceder a outras reparações na igreja.

Começamos, no dia 14, com os preparati-vos do retoque da pintura do arco cruzeiro, bastante danificado pela infiltração das águas pluviais nas paredes.

Prosseguimos com a reparação e limpeza do telhado. Procedeu-se à instalação de tubagem condutora dos fios eléctricos.

Feito um apelo na igreja a quem pudesse ajudar no levantamento do soalho, muitas foram as pessoas que se dignaram compare-cer. Foi uma boa e útil ajuda. Alguns marca-ram presença todos os dias em que puderam colaborar. Têm decorrido trabalhos para for-talecer os apoios de assentamento das vigas e suportes do pavimento definitivo e condig-no do lugar onde todos os paroquianos se reúnem para a celebração do culto divino.

Ultimar-se-ão as obras com uma pintura geral interior e exterior da igreja.

Obras dispendiosas, exigem sacrifícios a todos nós, pois a igreja é nossa. Colaborando na medida do possível, beneficiaremos o nosso património, cujo zelo manifestará admiração dos romeiros provenientes de regiões próximas ou longínquas.

Deus compensará tudo o que fizermos por Ele.

PEDITÓRIO O peditório para a Cáritas, realizado nas missas paroquiais do dia 20, rendeu 302,50 Euros.

SAGRADO LAUSPERENE

O Sagrado Lausperene, celebrado habitual-mente no dia 14 de Março, este ano, devido ao decorrer da pintura do arco cruzeiro, foi adiado para o dia 19 do referido mês. Com início na véspera, dia 18, pelas 19 horas, houve Exposição contínua, de noite e de dia, até às 19 horas do dia seguinte.

Nesse dia 19, houve também as Confis-sões Gerais da Desobriga. Como de costume, o povo correspondeu em grande número, a um e a outro acto.

No dia 19, na missa paroquial das 9 horas, houve um sermão de promessa, em honra de S. José.

ÓBITOS

No dia 10 de Março, faleceu na sua resi-dência Maria Irene Martins Rei, de 79 anos, viúva de Virgílio Martins Capitão; filha de António Martins Rei Júnior e de Maria Laura Martins Capitão, da Avenida da Praia.

No dia 18, faleceu Isaque Martins Capi-tão Amorim, de 89 anos, viúvo de Beatriz Vaz Saleiro; filho de António Marques Gonçal-ves Capitão e de Vitória Rodrigues Amorim, da Rua da Lage.

“Brisa de Mar” endereça sentidos pêsa-mes às famílias.

Pelo Pároco de Mar

COMISSÃO DAS OBRAS

A Comissão das Obras é constituí-da pelos seguintes membros: Con-selho Económico Paroquial; António Fernando Abreu Cepa; Carlos Manuel Sampaio Brás Lima (Eng.º); António Martins Barbosa; Manuel António Correia Martins Sapateiro; José António Almeida Torres; Abílio Cepa Cerqueira e António Laranjei-ra Ribeiro.

P Á S C O A

Aproximamo-nos do dia da Ressurreição de Cristo. Triunfo completo de Cristo e confirma-

ção da sua Palavra. Honra e esperança de, apoiados nos

méritos de Cristo, triunfarmos também de tantos inimigos da salvação eterna. Dia de glória

e alegria perene pela vitória sobre as forças do mal. Peran-

te a Ressurreição de Cristo, não procedamos como os

seus inimigos, coevos e futu-ros que, não podendo negar a

evidência dos factos, quise-ram atribuir a Ressurreição a um embuste inventado pelos Discípulos. É triste que, para

se negar a verdade, se recorra à mentira. Mediante a alegria dos que acreditaram em Cris-to, como reagiram os duvido-

sos perante Cristo ressuscita-do? É a fé que nos encaminha

para Deus. Sem fé não pode-mos agradar a Deus. E sem

Deus, quem somos nós?

Preparemos conveniente-mente a Páscoa de Cristo res-

suscitado, na esperança de um dia também ressuscitar-mos com Ele. Porque a Res-

surreição é vida, e vida eterna.

Com Cristo triunfaremos.

Page 5: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

BRISA DE M AR - M ARÇO 2011 5

ESCUTEIROS : PROMESSAS

A Velada de Armas realizou-se às 18h30 na sede do Agrupamen-to, com uma pequena introdução à Cerimónia, realizando-se depois, dentro de toda a envolvência e mística uma abordagem simples, e bastante compreensiva ao tema, pelo nosso Assistente.

O dia de sábado terminou com o Fogo de Conselho, todo ele voltado para apresentação de alguns jogos e cânticos entre outros.

A manhã de Domingo ficou marcada pela romagem ao cemité-rio, onde se visitaram e homenagearam os nossos irmãos Escutei-ros que infelizmente já partiram para o Acampamento Eterno.

Na Eucaristia das 11h, realizaram-se as Promessas do Agrupa-mento, onde foram investidos pela primeira vez a Lobita Carina Sofia Saleiro Lima, o Explorador Sidonio Gregorie Sampaio Martins e o Caminheiro Pedro Renato Matos Lima. Renovaram a sua pro-messa sendo investidos como Exploradores: Inês Bruna Filipa da Silva Fino e Andreia Sampaio Capitão; como Pioneiros: Cintia Sam-paio Capitão, Marlene Cachada Capitão, Pedro Miguel Lima Cardo-so e Romana Quitéria Sampaio Capitão; e como Caminheiros: Marina Figueiredo da Silva Lima e Victória Sampaio Martins.

Ao longo da Eucaristia foram dirigidas algumas palavras aos Escuteiros pelo Assistente de Agrupamento, as quais nos dão for-ças e incentivo para continuar cada dia a fazer mais e melhor.

A toda a população que presenciou as nossas promessas, fica-mos gratos por se juntarem a esta grande festa que é um marco na progressão pessoal de cada Escuteiro, dentro do movimento Escutista e na paróquia em que está inserido.

Após a Eucaristia foi organizado um almoço convívio entre Escu-teiros, familiares e amigos, onde foi cantado os Parabéns aos 35 anos, em que se começaram a dar os primeiros passos do Escutis-mo na nossa freguesia.

A todos os Escuteiros que fizeram a sua promessa, ou a renova-ram, muitos Parabéns.

A todos os familiares e amigos que se juntaram a esta pequena festa, mas grande em significado, o nosso bem-haja.

“Trago estes rabiscos. Veja, emende os erros, escolha o que interessa. Eu sou um simples analfa-

beto que rabisco algumas coisas, sem interesse”, disse-me muitas vezes o Sr. Isaque Amorim.

A freguesia de S. Bartolomeu do Mar ficou bem mais pobre com a partida para o Pai do nosso conterrâneo Isaque Mar-tins Capitão Amorim.

O Sr. Isaque era um verdadeiro amigo da nossa terra e as suas grandes preocupações passavam por tudo o que cheira-va a cultura do povo. Escrevia à sua maneira, por vezes com erros como era natural, mas escrevia muito. Por isso, a sua mensagem de transmitir as suas experiências às gerações mais novas foi uma constante e permanente preocupação. Conhecia a história da nossa terra como poucos. E, por isso mesmo ia muitas vezes à Escola Básica conversar com os alunos e explicar-lhes os “segredos” da nossa terra. Que ale-gria tinha nestas coisas simples, mas encantadoras, porque teimava em dar a conhecer o património cultural do nosso povo aos mais novos.

Foi com este objectivo cultural e enquanto a vista permitiu debruçar-se sobre a máquina de escrever que durante muito tempo tivemos a honra - nós leitores do “Brisa de Mar” - de bebermos muito do seu conhecimento sobre as tradições das nossa gente e da nossa freguesia através da rubrica “Nacos da Nossa Terra”. Penso que ainda restam alguns pequenos textos deixados por este nosso conterrâneo que iremos dar à estampa muito brevemente, até como simples homenagem. É bom que fique a imagem para a posteridade que o Sr. Isa-que era um homem que sonhava com a vida cultural. Para além de participar, nos seus tempos de jovem, em peças de teatro deixou-nos alguns trabalhos escritos nesta área. Por-que sonhava sempre com mais e melhor.

Mas era também um homem que gostava de comunicar, um conversador nato. O diálogo e o partilhar de opiniões, mesmo discordando era um dos seus pratos fortes. Mas sobretudo, nunca esquecia a gente da sua idade. E, por isso, todos os dias, a sua vespa (lambreta), enquanto as forças permitiram as deslocações, percorria a freguesia para con-versar horas a fio com os seus camaradas e colegas de ida-de.

Homem dedicado e preocupado com a problemática varia-da da freguesia era uma figura que pensava pela sua cabeça e sabia dizer não. Mas era acima de tudo um homem que vivia a cultura do seu povo com um sentido e querer cada vez mais altos e dignificantes.

O nosso obrigado pela extraordinária colaboração.

ISAQUE AMORIM DEIXA-NOS Continuação da p. 8

João Paulo

Os Pioneiros do nosso Agrupamento realizaram, no dia 19 de Março de 2011, "O Preço Certo Escutista", celebrando assim o Dia do Pai de uma maneira diferente.

Este "Preço Certo Escutista" realizou-se no Centro Cívico de Mar pelas 21h. Estiveram presentes cerca de 150 pes-soas, contando com a participação dos Pioneiros do Agrupa-mento de Fragoso, que nos emprestaram alguns dos jogos para realizar "O Preço Certo Escutista".

Ao longo dos 3 meses de preparação desta actividade, os Pioneiros tiveram o patrocínio de diversos estabelecimentos comerciais como cafés, cabeleireiros, supermercados, lojas comerciais e oculistas, entre outros.

A actividade teve como objectivo angariar fundos, para as próximas actividades.

Joanna Capitão

PIONEIROS E DIA DO PAI

Page 6: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

BRISA DE M AR - M ARÇO 2011 6

DAR SANGUE É… DAR VIDA. DÊ SANGUE. SEJA SOLIDÁRIO!

Este ano, o campeonato nacional contou com a participa-ção de mais de 500 estabelecimentos de ensino, nomea-damente a Escola de Santana, em S. Romão de Neiva, Via-na do Castelo, que o Miguel Nuno frequenta no 4º ano.

Numa primeira fase, o campeonato nacional começou com uma eliminatória inter-turmas onde foram escolhidos e seleccionados os representantes de cada uma delas para cada um dos jogos disponíveis. A esta seguiu-se a elimina-tória da Escola para apurar um representante para cada um dos jogos de cada ciclo de ensino (1º, 2º, 3º e 4º). Após estas duas eliminatórias ficaram apurados os representan-tes para a final nacional, a qual decorreu no dia 18 de Mar-ço, no Campus do Instituto Superior de Engenharia de Lis-boa.

O Miguel Nuno foi o vencedor da Escola de Santana-Neiva e representou-a, de forma brilhante, no “Jogo do Semáforo”. Dos 16 alunos do Agrupamento de Escolas Foz do Neiva, que participaram na fase final, apenas o Miguel Nuno conseguiu atingir a finalíssima deste duro e renhido campeonato.

Depois de se ter qualificado entre os melhores vinte joga-dores do país, o Miguel Nuno na final, arrecadou um honro-so 4º lugar a nível nacional.

Resta-nos felicitar o Miguel por este feito, dar-lhes os parabéns e que esta façanha seja o início de outras seme-lhantes.

Dê Sangue! Seja Solidário!

Próximas recolhas - ABRIL: 28 - Câmara Municipal de

Esposende; MAIO: 05 - Escola S. Henrique Medina (14,30-19,30 Horas); 08 - Belinho; 15 - Palmeira; 16 - Escola B.I de Forjães (16-19,30Horas); 18 - Escola B. 2,3 António Correia de Oliveira (Esposende); 22 - Curvos; 25 - Escola B 2,3 Antó-nio Correia de Oliveira (9,30-17,30 Horas); 29 - Apúlia. As recolhas decorrem entre as 9,00 e 12,30 Horas.

Dar sangue é um dever cívico, que honra e enobrece quem o pratica. Numa sociedade para quem o sofri-mento é desvalorizado no dia a dia, não dar sangue constitui quase uma atitude de egoísmo. Por muitas razões, e sobretudo porque nada custa. E, mesmo que cause impressão ao usar a agulha, a solução passa por olhar para o lado, fechar os olhos e deixar que os pro-fissionais e técnicos de saúde façam o seu trabalho. É uma questão de confiança. Muitas vezes ouvimos dizer que o hospital tal adiou uma operação por motivos técnicos. Pois bem. Muitas vezes a única razão é por falta de sangue do banco hospitalar que não permite realizar em segurança a dita cirurgia. Isto porque a culpa foi minha… que faltei à dádiva ou ainda não dei sangue. E, se o adiamento for de alguém da minha família, como reagirei? Vamos lá! Dê sangue.

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO

ANIVERSÁRIOS

MARÇO

03 – Abílio Cepa Cerqueira, Presidente da Junta e Director do Centro, 70

- Manuel Martins de Abreu Cepa, 81

- Manuel dos Santos Cepa, 35

- Maria Afonso Pires Sampaio, 67

- Gabriel Amorim Martins Capitão, 83

04 – Carlos Alberto Capitão Rei, 44

- Estevão Vaz Saleiro Laranjeira, 37

06 – Ana Maria Capitão Carqueijó, 24

- Maria Carolina Alves Cardante, 62

07 – Rui Alexandre da Silva Afonso, 28

10 – Delfim Fernando Dias e Cepa, 53

13 – Adão Sapateiro Patrão, 64

15 – Manuel Sampaio Martins, 48

- Maria Manuela C. Sousa Viana Mara-

nhão, 67

17 – Profª. Maria Fernanda Martins

Valença, 54

21 – António Neiva Marques, 61

23 – Manuel da Cruz Rei, 67

- António Jorge da Costa, Director do

Centro, 64

24 – José Capitão Vila-Chã, 26

26 – Maria Conceição Laranjeira Alves,

56

28 – Joel Pires Sampaio, 39 30 – Madalena Laranjeira de Sá, 27

A todos os aniversariantes “Brisa de Mar” deseja muitas felicidades e lon-gos anos de vida.

Miguel Nuno: Senhor Matemático

A equipa Sénior de Andebol Feminino, do Centro Social da Juven-tude de Mar está a disputar a fase final do campeonato nacional da 1ª Divisão, juntamente com mais sete equipas. Este campeonato realiza-se em duas mãos e, neste momento estão decorridas oito jornadas, e depois de imporem um empate na jornada inaugural, têm vindo a esmorecerem termos de vitórias. Neste momento ocupa a última posição, com sete derrotas e um empate. O campeonato é liderado pelo Gil Eanes que conta por vitórias todos os jogos dispu-tados até ao momento.

Resultados: Colégio Gaia, 21 - Juve Mar, 21; Juve Mar, 14 -Madeira SAD, 27; Académico, 23 - Juve Mar, 22; Alavarium, 26 - Juve Mar, 19; Juve Mar, 20 - Colégio João Barros, 25; Juve Lis, 25 - Juve Mar, 19; Juve Mar, 26 - Gil Eanes, 38; Juve Mar, 24 - Colégio Gaia, 27.

CAMPEONATO NACIONAL 1ª DIVISÃO - JUVENIS

Resultados: Juve Mar, 29 - Colégio Gaia, 23; Juve Mar, 29 - Valongo Vouga, 41; Académico, 28 - Juve Mar, 23; Colégio Gaia, 30 - Juve Mar, 29.

CAMPEONATO NACIONAL 1ª DIVISÃO - INICIADAS

Resultados: Espinho 25 - Juve Mar, 15; Juve Mar, 26 - Alpendorada, 39; Juve Mar, 25 - S. Félix Marinha, 41; Almeida Garrett, 39 - Juve Mar, 29; Juve Mar, 18 - Espinho, 33.

A.A. BRAGA: CAMPEONATO NACIONAL - INFANTIS

Resultados: Juve Mar, 19 - Fafe, 14; Juve Mar, 38 - Maiastars, 10; Manabola, 4 - Juve Mar, 18; Fafe 14 - Juve Mar, 16; Maiastars, 10 - Juve Mar, 32; Juve Mar, 15 - Manabola, 0 (por falta de comparên-cia).

Desporto – andebol feminino

Continuação da p. 2

CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO

FASE FINAL

Redacção

F. Cepa

Page 7: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

7

BRISA DE M AR - M ARÇO 2011

A T L ... Centro Social da Juventude de Mar Animadora

Susana Vilas Boas

PUB

FESTAND EM MAR

A Família vem, por este único meio, agradecer a todas as pes-soas que assistiram ao funeral da s a u d o s a e x t i n t a MARIA IRE-

NE MARTINS REI, assim como àque-las pessoas que participaram na Missa de 7º Dia e que lhe manifestaram o seu pesar neste momento de dor.

Mar, 2011.03.20

A Família

A P r i m a v e r a A Primavera é bela, E as flores são como ela. Chegou e disse ”olá”, Com o sol sorridente. (Liliana)

Na Primavera o ar é doce, As flores são bonitas, que apetece procurá-las São de todas as cores, formas e feitios Que só apetece adorá-las. (César)

Na Primavera há flores E pássaros lindos a cantar. Se não houvesse Primavera As flores e os pássaros bonitos iam acabar. (Guilherme)

A Primavera chegou, E o Inverno foi embora. Os casacos arrumei, E um chapéu comprei. (Verónica)

A Primavera chegou E já está a ser um “show”. O Inverno foi embora Pois o sol chegou agora. (Margarida)

Na primavera há muitas flores, Luz e muita cor. Estão todas a sorrir Até o dia partir. (Luzia)

A Primavera é calorenta E é muito colorida. A todos disse “bom dia, Hoje é dia de alegria”. (Jéssica)

Hoje é dia de amores, O sol apareceu a sorrir. É dia de aparecerem as flores, Que finalmente se fazem sentir. (Diana)

A G R A D E C I M E N T O S MARIA IRENE MARTINS

REI ISAQUE M. CAPITÃO

AMORIM

A Família vem, por este único meio, agradecer a todas as pessoas que assistiram ao funeral do s a u d o s o extinto ISA-QUE MAR-

TINS CAPITÃO AMORIM, assim como àquelas pessoas que participa-ram na Missa de 7º Dia e que lhe manifestaram o seu pesar neste momento de dor.

Mar, 2011.03.27

A Família

No dia 6 de Fevereiro, o Centro Social de Mar promo-veu mais uma festa do andebol para os mais p e q u e n i n o s . Participaram as equipas do M a i a s t a r s , Fafe, Manabo-la, Fermentões A e B e Centro Social de Mar A, B e C.

O dia amanheceu Na Primavera a raiar, O sol convidou as crianças Para com ele ir brincar. (Beatriz Barata)

Na Primavera há coisas tão bonitas, Lindas como o mar a brilhar! As joaninhas mostram as pintas E as andorinhas não param de voar. (Maria Inês)

A Primavera chegou E o cuco cantou: “cu cu…cu cu…cu cu…” A Primavera chegou. (Matilde)

BODAS DE OURO MATRIMONIAIS

No dia 12 de Março o casal José António

Costa Leitão e Germana dos

Santos Arezes

celebraram as Bodas de Ouro Matrimoniais. A cerimónia reu-niu toda a famí-lia do simpático casal, tendo as cerimónias reli-giosas decorri-do na Igreja

paroquial, e foram presididas pelo Rev. Alfredo Cardoso. A bonita festa teve continuidade na Estalagem Zende, onde não faltou grande animação. Parabéns aos nubentes e muitas felicidades são os votos do “Brisa de Mar”.

Page 8: Brisa de Mar - nº 313 - Março 2011

BRISA DE MAR - MARÇO 2011 8

Nesta edição do “Brisa de Mar” vou falar acerca da sala dos 4 anos e de algumas actividades nestes dois meses. É uma sala constituída por 24 crian-ças com idades entre os 4 e os 5 anos, sendo 12 meninas e outros tantos meninos, a educadora Sofia e a Auxiliar Aida. Durante o mês de Fevereiro estivemos a con-feccionar os fatos de Carnaval para o desfile organizado e patrocinado pela Câmara de Espo-sende e Esposende Ambiente. O tema era acerca da “Floresta” e o nosso subtema foi “Os Animais da Floresta”. Por isso, as nossas crianças foram vestidas de árvores, esquilos, coelhos, pássaros e melros… tudo feito em material reciclado. No dia 4 de Março desfilaram em Esposende, alegres e entusiasmados, porque era a primeira vez que iam em conjunto com a sala dos 5 anos. Ao som da música dançaram e brincaram ao Carnaval nos seus fatos que estavam muito giros. No dia 7, foi o desfile do Centro Social. Adultos e crianças, desde a sala dos 2 anos até ao ATL, fantasiados de casa e com muita alegria, desfilamos pelas ruas da fre-guesia. Depois da folia carnavalesca, chegou a hora de fazer a prenda para o Dia do Pai. Este ano os Pais receberam um calendário. Cada sala decorou o calendá-rio com técnicas diferentes. As crianças da Sala dos 4 anos fizeram estampa-gem com carimbos na moldura e escreveram o nome (ou passaram por cima

do nome aqueles que ainda não escrevem). Depois de pronto, foi para plastifi-car para ficar mais resistente; para embrulhar fizeram um desenho no papel de embrulho. As prendas ficaram muito giras e os Pais gostaram muito.

No dia 21 de Março, falamos da Primavera… como os jardins ficam coloridos, cheios de cores das flores e com um cheirinho muito agradável, com borboletas, abelhas e as árvo-res que ficam cheias de folhas. Depois fomos dar um passeio para ver os jardins e as árvores e como tudo fica mais bonito com a chegada da Primavera. No dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, ouviram a história “A gota gotinha”, acer-ca da água. Após a história ficaram a saber para que serve, a sua importância e que é

necessário poupar a água. No dia seguinte, pintaram um desenho sobre a água. Durante este mês ainda vamos fazer muitas actividades sobre a Primavera. No mês de Abril e seguintes vem a Páscoa, o Dia da Mãe e o Dia da Família. Segue-se o Dia da Criança, a praia, a festa de finalistas….ou seja, há muito trabalho num infantário a realizar todos os dias. E, para além disso, não pode-mos esquecer que as crianças têm de brincar, pular, saltar...enfim, de ser Crianças… Crianças Felizes e Saudáveis, pois este é o nosso maior objectivo. Até qualquer dia e … muito obrigada.

Foi nos dias 26 e 27 de Março, que o nosso Agrupa-mento realizou mais uma actividade tendo em conta as comemorações do 35º ani-

versário. O acantonamento que teve como tema, “Promessas 2011 - 35anos -

um só ideal” teve como envolvência principal os 35 anos do Agrupamento, desde o seu inicio até à actualidade. Porque o dia foi chuvoso, foi necessário optar pelo pla-no B, e recolher todo o Agru-

pamento na Sede, e realizar toda a sua actividade da melhor forma possível. Ao longo do dia de Sábado, foram várias e diversas as

actividades realizadas por secção, sendo de destacar a preparação para a Vigília da Velada de Armas, onde este-ve presente o Assistente de Agrupamento, Padre Jaime Cepa Machado, bem como a preparação para as Promes-sas.

ESCUTEIROS : PROMESSAS

Cantinho do Jardim

Continua p. 6

Educadora Sofia Castilho

Caros Pais e Encarregados de Educação:

VIA SACRA EM MAR